Vous êtes sur la page 1sur 11

www.ResumosConcursos.

com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

Resumo de Direito Processual Civil

Assunto:

INTRODUO AO PROCE

O CI!I"

Autor:

DE CON#ECIDO

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

Introduo ao Processo Civil

Introduo
Conceitos Iniciais
Interesse:
O interesse surge na relao entre o homem e os bens, ora maior, ora menor, onde consiste esse interesse na posio favorvel satisfao de uma necessidade. Sujeito do interesse o homem, o bem seu objeto.

Conflito de Interesses:
ressup!e ao menos, duas pessoas com interesses pelo mesmo bem. "#iste $uando intensidade bem se op!e a uma pessoa por determinado bem se op!e intensidade do interesse de outra pessoa pelo mesmo bem, donde a atitude de uma tendente e#cluso da outra $uanto a este.

Relao Jurdica:
% o conflito de interesses regulado pelo direito. &ela se compreendem duas situa!es jur'dicas: uma subordinante ou protegida, tambm dita ativa, e outra subordinada, tambm dita passiva.

Pretenso:
% a e#ig(ncia da subordinao de um interesse de outrem ao pr)prio.

Lide:
% o conflito de interesses $ualificado pela pretenso de um dos interessados e pela resist(ncia do outro a este interesse.

Processo:
rocesso um meio ou instrumento da composio da lide, ou seja, uma operao por meio da $ual se obtm a composio da lide. *ompor a lide resolver o conflito segundo a ordem jur'dica, restabelecendo a ordem inicial.

Sanes:
So medidas estabelecidas pelo direito como conse$+(ncia a um imperativo legal, classificam,se em penais e civis. Se se trata de inobserv-ncia de um imperativo da lei penal, $ualifica,se como crime, fala,se em sano penal, ou pena.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

Conceito de Processo
Instrumento da Jurisdio:
rocesso a operao por meio da $ual se obtinha a composio da lide. *ompor a lide significa resolv(,la conforme a vontade da lei reguladora da espcie. *ompor a lide funo da jurisdio. rocesso, assim, meio de $ue se vale o "stado para e#ercer sua funo jurisdicional, isto , para resoluo das lides e, em conse$+(ncia, das pretens!es. rocesso o instrumento da jurisdio.

Atos Coordenados:
*omo operao, o processo de desenvolve numa srie de atos. .tos dos )rgos jurisdicionais, atos dos sujeitos da lide e at mesmo de terceiras pessoas desinteressadas. "ssa srie de atos obedece a uma certa ordem, tendo em vista o fim a $ue visam. rocesso, assim, a disciplina dos atos coordenados, tendentes ao fim a $ue visam.

Pode se dizer ento que rocesso ! um com le"o de atos coordenados# tendentes ao e"erccio da funo $urisdicional% &efinio:
/efiniu,se, pois, o processo como o comple#o de atos coordenados, tendentes ao e#erc'cio da funo jurisdicional. Ou, mais minuciosamente, 0o comple#o de atos coordenados, tendentes atuao da vontade da lei s lides ocorrentes, por meio dos )rgos jurisdicionais1.

&ireito Processual
Conceito de &ireito Processual:
Sistema de princ'pios e normas legais $ue regulam o processo, disciplinando as atividades dos sujeitos interessados do )rgo jurisdicional e seus au#iliares.

&iviso do &ireito Processual:


*omo una a jurisdio, e#presso do poder estatal tambm uno, tambm uno o direito processual, como sistema de princ'pios e normas para o e#erc'cio da jurisdio. O direito processual como um todo descende dos grandes princ'pios e garantias constitucionais pertinentes e a grande bifurcao entre processo civil e processo penal corresponde apenas a e#ig(ncias pragmticas relacionadas com o tipo de normas jur'dico,substanciais a atuar.

Processo e Constituio:
2odo o direito processual, como ramo do direito p3blico, tem suas linhas fundamentais traadas pelo /ireito *onstitucional. &ota,se, inicialmente, $ue a pr)pria *onstituio brasileira se incumbe de configurar o direito processual no mais como mero conjunto de regras acess)rias de aplicao de direito material, mas, cientificamente, como instrumento p3blico de reali4ao da justia.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

&ireito Processual Civil


Conceito '(oac)r Amaral dos Santos*:
O /ireito rocessual *ivil consiste no sistema de princ'pios e leis $ue regulamentam o e#erc'cio da jurisdio $uanto s lides de nature4a civil, como tais entendidas todas as lides $ue no so de nature4a penal e as $ue entram na )rbita das jurisdi!es especiais.

&ivises:
O /ireito rocessual *ivil divide,se em processo de conhecimento, processo de e#ecuo e processo cautelar. &o primeiro o processo se instaura para $ue seja reconhecido um direito, no segundo, este direito j est reconhecido, seja pela e#ist(ncia de um processo anterior j julgado ou por um t'tulo e#trajudicial, e o pedido para $ue seja cumprido esse direito. &o processo cautelar visa,se resguardar um direito para $ue no decorrer do processo principal este no perca a sua integridade.

Princ ios do &ireito Processual Civil


+oes Iniciais:
Os princ'pios orientam a formao dos sistemas $ue comp!em o /ireito seguintes princ'pios: rocessual *ivil. So os

Princ io da Im arcialidade do Juiz:


ara $ue o processo seja justo e vlido, preciso $ue o jui4 atue de forma imparcial, ou seja, no e#ibir,se de forma tendenciosa para $ual$uer das partes. O jui4 coloca,se entre as partes e acima delas: esta a primeira condio para $ue possa e#ercer a sua funo dentro do processo. . imparcialidade do jui4 pressuposto para $ue a relao processual se instaure validamente.

Princi io da I,ualdade:
.s partes e seus advogados devem ter igual tratamento pelo jui4. "sse princ'pio encontra seus traos fundamentais no art. 5.6 da *7. .s partes e os procuradores devem merecer tratamento igualitrio, para $ue tenham as mesmas oportunidades de fa4er valer em ju'4o as suas ra4!es.

Princ io do Contradit-rio e da Am la &efesa:


2odas as partes no processo devem ter direito de se manifestar sobre o processo e de se defender de todas as afirma!es $ue lhe forem atinentes.

Princ io da Ao:
rinc'pio da .o, ou princ'pio da demanda, indica a atribuio parte da iniciativa de provocar o e#erc'cio da funo jurisdicional. /enomina,se ao o direito de ativar os )rgos jurisdicionais, visando satisfao de uma pretenso. . jurisdio inerte e, para a sua movimentao, e#ige a provocao do interessado. % a isto $ue se denomina princ'pio da ao: 0nemo iude# sine actore.

Princ io da &is oni.ilidade e da Indis oni.ilidade:


*hama,se poder dispositivo a liberdade $ue as pessoas t(m de e#ercer ou no seus direitos. "m direito processual tal poder configurado pela possibilidade de apresentar ou no sua pretenso em

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

ju'4o, bem como de apresent,la da maneira $ue melhor lhes aprouver e renunciar a ela ou a certas situa!es processuais. 2rata,se do princ'pio da disponibilidade processual. "sse poder dispositivo $uase absoluto no processo civil, merc( da nature4a do direito material $ue se visa atuar. Sofre limita!es $uando o pr)prio direito material de nature4a indispon'vel, por prevalecer o interesse p3blico sobre o privado. ela ra4o inversa, prevalece no processo criminal o princ'pio da indisponibilidade. O crime uma leso irreparvel ao interesse coletivo e a pena realmente reclamada, para a restaurao da ordem jur'dica violada.

Princ io &is ositivo e Princ io da Livre Investi,ao das Provas /erdade 0ormal e /erdade Real:
O princ'pio dispositivo consiste na regra de $ue o jui4 depende, na instruo da causa, da iniciativa das partes $uanto s provas e s alega!es em $ue se fundamentar a deciso. 8esmo $uando, no processo civil, se confiava e#clusivamente no interesse das partes para o descobrimento da verdade, tal critrio no poderia ser seguido nos casos em $ue o interesse p3blico limitasse ou e#clu'sse a autonomia privada. 9sso por$ue, en$uanto no processo civil em princ'pio o jui4 pode satisfa4er,se com a verdade formal, no processo penal o jui4 deve atender averiguao e ao descobrimento da verdade real como fundamento da sentena.

Princ io da 1conomia e Instrumentalidade das 0ormas:


Se o processo um instrumento, no pode e#igir um disp(ndio e#agerado com relao aos bens $ue esto em disputa. " mesmo $uando no se trata de bens materiais deve haver uma necessria proporo entre fins e meios, para e$uil'brio do bin:mio custo,benef'cio.

Princ io do &u lo 2rau de Jurisdio:


"sse princ'pio indica a possibilidade de reviso, por via de recurso, das causas j julgadas pelo jui4 de primeiro grau ;ou primeira inst-ncia<, $ue corresponde denominada jurisdio inferior. =arante, assim, um novo julgamento, por parte dos )rgos da 0jurisdio superior1, ou de segundo grau ;tambm denominada de segunda inst-ncia<. O princ'pio do duplo grau de jurisdio funda,se na possibilidade de a deciso de primeiro grau ser injusta ou errada, da' decorrendo a necessidade de permitir sua reforma em grau de recurso.

Princ io da Pu.licidade:
O princ'pio da publicidade do processo constitui uma preciosa garantia do indiv'duo no tocante ao e#erc'cio da jurisdio. . presena do p3blico nas audi(ncias e a possibilidade do e#ame dos autos por $ual$uer pessoa representam o mais seguro instrumento de fiscali4ao popular sobre a obra dos magistrados, promotores p3blicos e advogados. "m 3ltima anlise, o povo o jui4 dos ju'4es.

Princ io da (otivao das &ecises Judiciais:


Outro importante princ'pio, voltado como o da publicidade ao controle popular sobre o e#erc'cio da funo jurisdicional, o da necessria motivao das decis!es judicirias.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

A Lei Processual
+orma (aterial e +orma Instrumental
+ormas Jurdicas (ateriais:
So as $ue disciplinam imediatamente a cooperao entre pessoas e os conflitos de interesses ocorrentes na sociedade, escolhendo $ual dos interesses conflitantes e em $ue medida, deve prevalecer e $ual deve ser sacrificado.

+ormas Jurdicas Instrumentais:


So as $ue apenas de forma indireta contribuem para a resoluo dos conflitos interindividuais, mediante a disciplina da criao e atuao das regras jur'dicas gerais ou individuais destinadas a regul,los diretamente. .s normas jur'dicas materiais constituem o critrio de julgar, de modo $ue, no sendo observadas, do lugar ao 0error in judicando1> as processuais constituem o critrio do proceder, de maneira $ue, uma ve4 desobedecidas, ensejam a ocorr(ncia do 0error in procedendo1.

3nus Processuais
3nus:
?nus uma cominao ou imposio de praticar um ato. O :nus um imperativo do interesse pr)prio. @uem tem :nus deve praticar determinado ato para ver seu interesse atendido. @uando a lei cria um :nus, o imperativo jur'dico d origem a uma situao alternativa e coloca o titular de um determinado interesse diante de um dilema ou atende ao :nus ou sofre o preju'4o resultante de seu 0non facere1.

3nus e 4.ri,ao:
O :nus no se confunde com a obrigao. &esta o mandamento legal imposto em funo de um interesse alheio, pelo $ue o obrigado no pode escolher entre cumprir ou no a obrigao.

Classificao dos 3nus Processuais:


*arnelutti classifica os :nus processuais em: a< :nus de impulso processual: a$uele $ue movimenta o processo> b< :nus de a$uisio processual: a$uele $ue proporciona elementos e meios para a relao processual, sendo os mais importantes o :nus de afirmar e o :nus da prova.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

+orma Jurdica Processual


+atureza da +orma Jurdica Processual:
9ncidindo sobre a atividade estatal atravs da $ual se desenvolve a funo jurisdicional, a norma de processo integra,se no direito p3blico. ", com efeito a relao jur'dica $ue se estabelece no processo no uma relao de coordenao, mas, de poder e sujeio predominando sobre os interesses divergentes dos litigantes o interesse p3blico na resoluo dos conflitos e controvrsias, sendo uma resoluo processual e, pois, pac'fica. . nature4a de direito p3blico da norma processual no importa em di4er $ue ela seja necessariamente cogente, pois em certas situa!es a aplicao fica na depend(ncia da vontade das partes, tendo ento normas processuais dispositivas.

4.$eto da +orma Jurdica Processual:


O objeto das normas processuais a disciplina do modo processual de resolver os conflitos e controvrsias mediante a atribuio ao jui4 dos poderes necessrios para resolv(,los, s partes, de faculdade e poderes destinados eficiente defesa de seus direitos, alm da correlativa sujeio autoridade e#ercida pelo jui4.

Conceito da +orma Jurdica Processual:


ode,se enfim conceituar norma jur'dica processual como sendo uma norma jur'dica p3blica, instrumental, representativa de :nus e sendo destinada a regular e disciplinar o processo. &orma processual uma espcie do g(nero norma jur'dica.

Classificao das +ormas Processuais 5uanto ao 4.$eto


6* +ormas Processuais de 4r,anizao Judici7ria:
2ratam primordialmente da criao e estrutura dos )rgos judicirios e seus au#iliares. "#.: criao de uma comarca.

8* +ormas Processuais em Sentido 1strito:


So as normas processuais propriamente ditas, destinadas a regular o processo, como tal, atribuindo poderes e deveres processuais. "#.: ao de despejo.

9* +ormas Processuais em Sentido Lato:


So a$uelas $ue regulam o procedimento, inclusive a estrutura e coordenao dos atos processuais $ue comp!em o processo. "#.: doao.

0ontes da +orma Processual


+oes Iniciais:
*hamam,se fontes formais do direito os meios de produo ou e#presso da norma jur'dica. *onforme sejam apreciados em seu aspecto genrico ou particular, as fontes das normas processuais no direito brasileiro podem ser encaradas em abstrato ou em concreto.

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

0ontes A.stratas:
.s fontes abstratas da norma processual so as mesmas do direito em geral, a saber: a lei, os usos e costumes e o neg)cio jur'dico, e, para alguns, a jurisprud(ncia.

0ontes Concretas:
.s fontes concretas da norma processual so a$uelas atravs das $uais as fontes legislativas j e#aminadas em abstrato efetivamente atuam no Arasil. 2ais fontes concretas desdobram,se em fontes constitucionais, fontes da legislao complementar *onstituio e fontes ordinrias.

1fic7cia da Lei Processual no :em o e no 1s ao


+oes Iniciais:
"ficcia a produo dos efeitos jur'dicos, ou seja, a aptido ou idoneidade para produ4ir fatos jur'dicos. 2oda norma jur'dica tem eficcia limitada no espao e no tempo, isto , aplica,se apenas dentro de dado territ)rio e por um certo per'odo de tempo. 2ais limita!es aplicam,se inclusive norma processual.

Lei Processual no 1s ao:


O princ'pio $ue regula a eficcia espacial das normas de processo o da territorialidade, limitando,se o jui4 a aplicar a lei local ;aplicao da lex fori<. Sendo, porm, necessria a colheita de provas no e#terior, poder ser utili4ada a lei processual de outro pa's ;art. BC, D9**<. . sentena estrangeira poder ser e#ecutada no Arasil, atendidos os re$uisitos do art. B5 da D9**, entre os $uais a homologao pelo S27. O autor $ue residir fora do Arasil ou dele se ausentar, ter de prestar cauo, se a$ui no tiver bens im)veis $ue assegurem o pagamento das custas e honorrios advocat'cios ;cautio judicatum solvi< ;art. EC5 do * *<.

Lei Processual no :em o:


"stando as normas processuais limitadas tambm no tempo como as normas jur'dicas em geral, so como a seguir as regras $ue comp!em o direito processual intertemporal:

6* .s leis processuais brasileiras esto sujeitas s normas relativas eficcia temporal das leis,
constantes da Dei de 9ntroduo ao *)digo *ivil.

8* /ada a sucesso de leis no tempo, incidindo sobre situa!es id(nticas, surge o problema de
estabelecer $ual das leis , se a anterior ou a posterior , deve regular uma determinada situao concreta.

Lei +ova:
&o de encontra problemas com relao aos processos findos, onde a lei irretroativa, como tambm aos processos a serem iniciados. . $uesto coloca,se, pois, apenas no tocante aos processos em curso por ocasio do in'cio de vig(ncia da lei nova. /iante do problema, tr(s diferentes sistemas poderiam hipoteticamente ter aplicao: a< sistema da unidade processual: o processo um todo indivis'vel>

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

b< sistema das fases processuais: distinguem,se fases processuais aut:nomas, cada uma suscet'vel de per si, de ser disciplinada por uma lei diferente> c< sistema do isolamento dos atos processuais: cada ato do processo considerado unidade, onde a lei nova no atinge os atos processuais j praticados.

Sistema do Isolamento dos Atos Processuais:


"sse 3ltimo sistema tem contado com a adeso da maioria dos autores e foi e#pressamente consagrado pelo *)digo de rocesso *ivil e o *)digo de rocesso enal. /e fato, o art. B5E do * * resguarda os atos j praticados da lei nova, $ue no os atinge. 2odos atos processuais tem um pra4o. Se por ventura e#istir um pra4o de FG dias e a lei nova vier a definir como BG dias, a soluo encontrada foi a aplicao da lei velha para estes casos.

Inter retao da Lei Processual


(!todos:
9nterpretar a lei consiste em determinar o seu significado e fi#ar o seu alcance.

6* 8todo gramatical: como as leis se e#pressam por meio de palavras, o intrprete de analis,las,
tanto individualmente como na sua sinta#e.

8* 8todo l)gico sistemtico: e#ame em suas rela!es com as demais normas $ue comp!em o
ordenamento e lu4 dos princ'pios gerais $ue o informam.

9* 8todo hist)rico: anlise das vicissitudes sociais de $ue resultou e das aspira!es a $ue
correspondeu.

;* 8todo comparativo: os ordenamentos jur'dicos, alm de enfrentarem problemas id(nticos ou


anlogos, avi4inham,se e se influenciam mutuamente.

1s !cies:
*onforme o resultado dessa atividade, a interpretao ser:

6* /eclarativa: a interpretao $ue atribui lei o e#ato sentido proveniente do significado das
palavras $ue a e#pressam.

8* "#tensiva: considera a lei aplicvel a casos $ue no esto abrangidos pelo seu teor literal. 9* Hestritiva: a interpretao $ue limita o -mbito de aplicao da lei a um c'rculo mais estrito de
casos do $ue o indicado pelas suas palavras.

10

www.ResumosConcursos.com
Resumo: Direito Processual Civil por Desconhecido

;* .b,rogante: a interpretao $ue, diante de uma incompatibilidade absoluta e irredut'vel entre dois
preceitos legais ou entre um dispositivo de lei e um princ'pio geral do ordenamento jur'dico, conclui pela inaplicabilidade da lei interpretada.

Inter retao e Inte,rao


Lacunas da Lei:
*onsiderando como ordenamento jur'dico, o direito no apresenta lacunas: sempre haver no ordenamento jur'dico, ainda $ue latente e ine#pressiva, uma regra para disciplinar cada poss'vel situao ou conflito entre pessoas. O mesmo no acontece com a lei, por mais imaginativo e previdente $ue fosse o legislador, jamais conseguiria cobrir atravs dela todas as situa!es $ue a multifria ri$ue4a da vida social, nas suas constantes muta!es, poder provocar.

Inte,rao:
8as, evidentemente, no se pode tolerar a perman(ncia de situa!es no definidas perante o direito, tornando,os ento necessrio preencher a lacuna da lei. I atividade atravs da $ual se preenchem as lacunas verificadas na lei, mediante a pes$uisa e formulao da regra jur'dica pertinente situao concreta no prevista pelo legislador, d,se o nome de integrao.

A Analo,ia e os Princ ios 2erais do &ireito:


O preenchimento das lacunas da lei fa4,se atravs da analogia e dos princ'pios gerais do direito. *onsiste a analogia em resolver um caso no previsto em lei, mediante a utili4ao de regra jur'dica relativa a hip)tese semelhante. @uando ainda a analogia no permite a soluo do problema, deve, se recorrer aos princ'pios gerais do direito, $ue compreendem no apenas os princ'pios decorrentes do pr)prio ordenamento jur'dico, como ainda a$ueles $ue o informam e lhe so anteriores e transcendentes.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 0 I ( <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

11

Vous aimerez peut-être aussi