Vous êtes sur la page 1sur 7

CRTEX CEREBRAL

Camada mais externa do crebro(massa cinzenta) , cuja estrutura formada essencialmente por corpos de neurnios

REAS FUNCIONAIS DO CRTEX


reas funcionais: Visuais: encontram-se no lobo occipital. Sensoriais somticas: localizam-se no lobo parietal. Auditivas: situam-se no lobo parietal. Gustativas: encontram-se ocultas junto com a nsula. Motoras: localizam-se no lobo frontal, anteriormente ao sulco
central.

Associativas: no esto envolvidas diretamente com funes


motoras ou sensoriais algumas das reas associativas mais importantes so o crtex pr-frontal, o crtex parietal posterior e o crtex temporal inferior.

REAS FUNCIONAIS DO CRTEX


unes do C!"#$ C#!#%!&'( Pensamento,Movimento voluntrio, Julgamento,Linguagem,Percepo,Aprendizado e Sensaes.

HIPOTALAMO
ontrole da temperatura corporal, mani!estaes sintomticas dos estados emocionais, regula o sono, sede, !ome e o "alano #$drico% comanda o S&A% papel c#ave na motivao para a "usca de comida e de parceiros se'uais% comanda as respostas corporais por interm(dio de cone'es com a #ip)!ise.

CORPO PINEAL
Localizado dorsalmente ao *lamo% Secreta M+LA*,&-&A relacionada com a regulao do sono e comportamento se'ual.

MESENCFALO
ontrole dos movimentos voluntrios, controle dos movimentos oculares% Serve como estao de retransmissora da in!ormao auditiva% 2egula o #umor,o prazer e a dor

PONTE
Participa de algumas atividades do "ul"o, inter!erindo no controle da respirao. Serve de passagem para as !i"ras nervosas .ue ligam o enc(!alo / medula e serve como centro de retransmisso da in!ormao ao cere"elo.

BULBO
ontrole das !unes aut0nomas1 "atimentos cardiacos, respirao, PA, re!le'os de salivao, tosse, espirro e o ato de engolir

BULBO - DECUSSAO
Cruzamento axonal no bulbo prximo onde se une com a medula espin+al

CEREBELO
Movimento, e.uil$"rio, postura e t0nus muscular

MEDULA ESPINAL
#ncontra-se no canal vertebral e funciona como centro nervoso de atos involuntrios e, tambm, como veculo condutor de impulsos nervosos. )ossui dois sistemas de neurnios( sistema descendente: controla funes motoras dos msculos, regula funes como presso e temperatura e transporta sinais originados no crebro at seu destino* sistema ascendente: transporta sinais sensoriais das extremidades do corpo at a medula e de l para o crebro. Os corpos celulares dos neurnios se concentram no cerne da medula massa cinzenta. Os axnios ascendentes e descendentes localizam-se na substncia branca. s duas re!i"es tambm abri!am clulas da #lia.

MEDULA ESPINAL

SISTEMA NERVOSO PERI RI!O

NERVOS
,#!-. a reunio de vrias fibras nervosas, /ue podem ser formadas de axnios ou de dendritos. &s fi"ras nervosas# formadas pelos prolongamentos dos neurnios e seus envoltrios, organizam-se em feixes. Cada fibra nervosa envolvida por uma camada conjuntiva endoneuro. Cada feixe envolvido por uma bain+a conjuntiva $erineuro. -rios feixes agrupados formam um nervo envolvido por uma bain+a de tecido conjuntivo e$ineuro. #m nosso corpo existe um nmero muito grande de nervos seu conjunto forma a rede nervosa.

NERVOS !RANIANOS
)artem do encfalo doze pares de nervos cranianos tr0s so exclusivamente sensoriais (1, 11 e -111), cinco so motores (111, 1-, -1, $1 e $11) e os /uatro restantes so mistos.

NERVOS !RANIANOS
I II III IV V VI VII VIII I+ + +I +II o'fativo ($tico ocu'omotor troc'ear tri&*mio a"ducente facia' Vesti"u'o) coc'ear G'ossofa) rin&eo va&o Es$in%a' acess(rio %i$o&'osso sen sen mot mot mist mot mist sen mist mist mot mot
)ercep6o do olfato. )ercep6o visual. Controle do movimento do globo ocular, da pupila e do cristalino. Controle do movimento do globo ocular. Controle dos movimentos da mastiga6o (ramo motor)* percep6es sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensitivo). Controle do movimento do globo ocular. Controle dos m2sculos faciais 8 m3mica facial (ramo motor)* percep6o gustativa no ter6o anterior da l3ngua (ramo sensorial). )ercep6o postural origin7ria do labirinto (ramo vestibular)* percep6o auditiva (ramo coclear). )ercep6o gustativa no ter6o posterior da l3ngua* percep6es sensoriais da faringe, laringe e palato. )ercep6es sensoriais da orel+a, faringe, laringe, t4rax e v3sceras* inerva6o das v3sceras tor7cicas e abdominais. Controle motor da faringe, laringe, palato, m2sculos esternocleidomast4ideo e trap5zio. Controle dos m2sculos da faringe, laringe e l3ngua.

NERVOS RA,UIDIANOS
)artem da medula espin+al 9: pares de nervos ra-uidianos ou es$in%ais relacionam-se com os msculos es/uelticos( oito pares de nervos cervicais* doze pares de nervos torcicos* cinco pares de nervos lombares* cinco pares de nervos sagrados ou sacrais. um par de nervo coccgeno

NERVOS RA,UIDIANOS

NERVOS RA,UIDIANOS
;uando o nervo atravessa o forame intervertebral divide-se em duas razes( raiz posterior ou dorsal sensitiva* raiz anterior ou ventral motora. #ssas razes se unem logo aps sarem da medula nervos ra/uidianos so todos mistos. & subst<ncia cinzenta divide-se em cornos dorsais, laterais e ventrais.

NERVOS RA,UIDIANOS
.s corpos dos neurnios /ue formam as fi"ras sensitivas dos nervos sensitivos situam-se prximo $ medula, porm fora dela, reunindo-se em estruturas especiais c+amadas &.n&'ios es$inais. .s corpos celulares dos neurnios /ue formam as fi"ras motoras localizam-se na medula.

SISTEMA NERVOSO AUT/NOMO 0SNPA1


"ambm c+amado =,) visceral ou vegetativo. !elacionado $ regulao dos rgos internos, gl<ndulas e vascularizao. Divis2o: SNPA sim$tico: inclui a cadeia de g<nglios /ue se estende ao longo da coluna vertebral comunicam-se com os nervos espin+ais, um com o outro, e com um grande nmero de rgos internos. SNPA $arassim$tico: a maior parte da inervao parassimptica das vsceras origina-se do nervo vago, /ue emerge do bulbo. & outra fonte de fibras parassimpticas so os nervos espin+ais sacrais.

SISTEMA NERVOSO AUT/NOMO 0SNPA1

SISTEMA NERVOSO AUT/NOMO 3


>m nervo motor do =,) autnomo contm dois tipos de neurnios( neur4nio $r)&an&'ionar* neur4nio $s)&an&'ionar. . corpo celular do neurnio pr-ganglionar fica localizado dentro do =,C e seu axnio vai at um g<nglio, onde o impulso nervoso transmitido sinapticamente ao neurnio ps-ganglionar. . corpo celular do neurnio ps-ganglionar fica no interior do g<nglio nervoso e seu axnio conduz o estmulo nervoso at o rgo efetuador, /ue pode ser um msculo liso ou cardaco.

SISTEMA NERVOSO AUT/NOMO 3


ibras ps-ganglionares dos sistemas simptico e parassimptico normalmente secretam diferentes neurotransmissores( Sim$tico: noradrena'ina neurnios adrenrgicos.
?l<ndulas supra-renais (adrenais) &umento da secreo de adrenalina

Parassim$tico: aceti'co'ina neurnios colinrgicos. A noradrenalina e a acetilcolina tm a capacidade de e citar al!"n# r!$o# e ini%ir o"tro#& de maneira anta!'nica(

SISTEMA NERVOSO AUT/NOMO 5

=o respostas automticas, involuntrias a um estmulo sensorial. . estmulo c+ega ao rgo receptor, enviado $ medu'a atravs de neurnios sensitivos ou aferentes (c+egam pela raiz dorsal). ,a medula, neurnios associativos recebem a informao e emitem uma ordem de ao atravs dos neurnios motores (saem da medula atravs da raiz ventral). .s neurnios motores ou eferentes c+egam ao rgo efetor /ue realizar uma resposta ao estmulo inicial. #sse camin+o seguido pelo impulso nervoso e /ue permite a execuo de um ato reflexo c+amado arco ref'e6o.

ATOS RE LE+OS

acetilcolina

noradrenalina

ATOS RE LE+OS

Vous aimerez peut-être aussi