Vous êtes sur la page 1sur 22

RX-200 RX-200 PLUS

ES DE

Termostato inalmbrico programable

Instrucciones de Instalacin, Montaje y Funcionamiento para INSTALADOR y USUARIO


GB

Programmierbarer Funkthermostat

Installations-, Montage-und Betriebsanleitung fr den INSTALLATEUR und BENUTZER


IT

Programmable Wireless Thermostats


Installation, Assembly and Operating Instructions for the INSTALLER and USER
FR

Cronotermostato Senza Fili

Istruzioni per lInstallazione,il Montaggio e il Funzionamento per lINSTALLATORE e lUTENTE


PT

Thermostats sans l programmables

Instructions dInstallation, de Montage et de Fonctionnement pour lINSTALLATEUR et lUSAGER

Termostato programveis Sem Fios

Instrues de Instalao, Montagem e Funcionamento para o INSTALATOR e UTENTE

PT

Descrio

O termostato ambiente RX-200 um termostato programvel, sem fios, composto por um emissor (termostato) e um receptor. O receptor est associado ao emissor por meio de um protocolo de comunicaes para aplicaes de comando distncia. O receptor incorpora um rel com antena interior. O termostato ambiente RX-200 Plus s compatvel com a gama de caldeiras mistas LAURA Plus. Para alm das funes que integram o termstato RX-200, este modelo permite estabelecer desde o prprio emissor, a temperatura programada de gua quente sanitria (A. Q. S.). O emissor do RX-200 pode ser considerado como um comando distncia do aquecimento, que permite ao utente obter uma melhor temperatura ambiente no local onde se encontre.

1. Caractersticas
1.1. Receptor
Alimentao 230 V 50 Hz.(S RX-200) Consumo de 1.5 VA. Sada contacto seco de trabalho 8 A, 250V Cos =1. (S RX-200) Cabo de 4 condutores (4 x 0.75 mm2).(S RX-200) Abertura do contacto do rel ao m de uma hora de ausncia de recepo radio. Visualizao do correcto funcionamento, da transmisso e do estado do rel. Alcance mdio do sinal de rdio de 90 m ao livre, 20 m no interior de uma casa. Frequncia de transmisso 868 Mhz. Dimenses 48 x 166 x 28 mm IP40 Temperatura de funcionamento: 0 a 40 C lsolamento classe ll Este aparelho cumpre as Directivas CEE 1999/5.
94

1.2. Emisor
Duas temperaturas regulveis (de 5 a 35 C) para programao em Aquecimento. 6 programas possveis por dia, 5 programas xos e um personalizavel (por dia). Possibilidade de seleccionar a temperatura programada de AQS entre 30 e 60C. (S RX-200 Plus) Anulao manual, temporizada ou fixa, da programao. Possibilidade de seleccionar uma temperatura entre 5 e 35C. Possibilidade de seleccionar uma temperatura regulvel entre 5 e 15 C, devido a uma ausncia (de 1 a 99 dias). Apresentao digital. Porta deslizante para acesso s teclas de programao. Dimenses exteriores da caixa 123 x 85 x 30 mm. Fixao mural ou sobre o suporte fornecido. Alimentao por trs pilhas alcalinas de 1.5 V do tipo LR03 ou AAA (fornecidas), com uma autonomia superior a um ano. Indicao de substituio de pilhas um ms antes de se esgotarem. Frequncia de transmisso 868 Mhz. lsolamento classe Il. Aparelho conforme as directivas CEE 73/23, 89/336 y 1999/5. Emisso de ordem ON/OFF cada 15 minutos ou em caso de mudana do estado de regulao.

2. Elementos do receptor
1. LED de tenso 2. LED do rel 3. Boto modo manual

3
95

3. Instalao do receptor
3.1. Seleco do local de instalao
O receptor deve ser colocado numa posio alta. O receptor dever estar afastado de elementos condutores (cabos elctricos, superfcies metlicas, ...etc.) A propagao das ondas radioelctricas efectua-se como a luz, em linha recta. Dentro de casa, a propagao reecte-se e atenua-se nos obstculos que encontra no caminho.

3.2. Fixao
a) Em caso de usar adesivo na parte traseira Iimpar a superfcie onde se vai colocar o receptor e em seguida pressionar fortemente. b) No caso de optar pela xao com os parafusos e as buchas fornecidas, usar brocas de dimetro de 5 mm.
3

4 1

c) Cortar a corrente elctrica e ligar o aparelho, conforme o indicado no pargrafo seguinte.


96

3.3. Ligao elctrica


Antes de qualquer interveno desligar a tenso elctrica.

3.3.1. Receptor RX-200


Dos 4 cabos do receptor, 2 devem ligar-se fase e ao neutro da tenso elctrica e 2 devem ser ligados ao termostato ambiente da caldeira, como se indica: Cabo do receptor: (4 x 0,75 mm2). Azul = Neutro Castanho= Fase 2 x Negro = Termostato ambiente da caldeira Geralmente a ligao do termostato ambiente da caldeira, tem uma ponte, que se deve retirar antes de ligar os cabos correspondentes.
N F Receptor

Negro Azul Castanho Negro

Ponte T.A.

3.3.2. Receptor RX-200 Plus


O receptor do termostato RX-200 Plus incorpora um cabo de ligao caldeira por onde alimentado electricamente a 230V. A ligao caldeira feita no ligador especco do quadro de controlo das caldeiras LAURA Plus.

97

4. lnstalao do emisor
Para um funcionamento correcto da regulao, necessrio situar o emissor num local trmicamente representativo da habitao, evitando os cantos, proximidade de portas ou janelas, bem como locais sujeitos inuncia do sol, chamins, radiadores...

4.1. Fixao mural


Para instalar o emissor numa parede, necessrio separar a base traseira. Uma vez separado o termostato da base, esta deve ser xa parede com os parafusos fornecidos atravs dos oricios indicados.

4.2. Fixao sobre o suporte


lntroduzir os clips de suporte de p, nos oricios da parte traseira do termostato, podendo assim colocar-se sobre um mvel ou uma mesa. No se deve esquecer das condies de transmisso e de adequao trmica de funcionamento.

5. Elementos do Emissor
Teclado: 1 Boto de conrmao OK 2 Boto para diminuir 3 Boto para aumentar + existe 4 Boto para cancelar C (No RX-200 Plus uma tecla de cancelamento e seleco de temperatura programada de AQS). 5 Standby / Frias 6 Boto para acertar a hora e o dia 7 Boto de acesso programao 8 Selector de programao da temperatura do programa Lua 9 Selector de programao da temperatura do programa Sol

98

cran: 10 Smbolo de avaria 11 Relgio 12 Smbolo de funcionamento no modo Manual 13 Smbolo do modo Standby 14 Smbolo de funcionamento do programa Lua 15 Smbolo de funcionamento do programa Sol 16 Smbolo de funcionamento do modo Frias 17 Dias da semana 18 Temperatura instantnea / programada (ajuste). 19 Smbolo de pedido de calor 20 Perl do programa dirio. 21 Indicador de mudaa de pilhas
15 16 17 18 19 20 1 2 3 4 21 5 14 13 12 11 10 9 8 7 6

O emissor inclui, na parte posterior da tampa frontal de acesso, uma etiqueta de ajuda rpida.

6. Incio de funcionamento
O emissor fornecido com pilhas. Separar a tampa traseira e retirar a tira de plstico que evita o contacto com as pilhas.

6.1. Troca de pilhas


Quando o smbolo aparecer iluminado no cran, devem mudarse as pilhas pois a sua degradao poder causar danos ao interior do aparelho. O smbolo de falta de pilhas pode aparecer em todos os crans. No usar pilhas recarregveis. Dispe-se de 1 minuto para colocar as pilhas novas, sem que o aparelho desmemorize a hora certa introduzida.
99

6.2. Acerto da hora


1 Pressionar 2 Ajustar a hora com as teclas + ou (A) 3 Validar com a tecla OK 4 Ajustar os minutos com as teclas + ou (B) 5 Validar com a tecla OK 6 Ajustar o dia da semana com as teclas + ou (C) (1=segunda, 2 = tera...) 7 Validar e voltar ao modo automtico com a tecla OK 8 Para anular pressionar a tecla C ou aguardar 30 segundos.

7. Congurao do termostato
A cada receptor corresponde um emissor. O modo de congurao permite pr a par um receptor com um emissor (sem que existam interferncias entre instalaes. Permite tambm vericar a sua correcta transmisso. Os termostatos RX-200/RX-200 Plus so fornecidos j congurados, no entanto, no caso de ser necessrio, possvel congurar um qualquer emissor a um receptor seguindo os passos abaixo indicados:

100

1 No emissor, pressionar a tecla durante 3 segundos a partir do modo Standby. Uma vez activo este modo, no cran aparecem as letras CnF. Pressionando a tecla +, o emissor emite um sinal que ca indicado no cran com o aparecimento das barras do menu de congurao cada vez que se pressiona a referida tecla. 2 Sobre o receptor, pressionar e manter pressionada a tecla durante trs segundos, com o qual o led do rel ca intermitente de forma lenta. Esta intermitncia pra quando recebe o sinal correcto de congurao, cando ento o equipamento congurado e regressando o receptor ao seu modo Normal de Funcionamento. No caso de terem passado 15 minutos sem receber qualquer sinal de congurao, o receptor regressa ao modo Normal de funcionamento.

Para sair do modo de Congurao e regressar ao modo Standby deve pressionar-se a tecla C. Se for necessrio eliminar a congurao de um receptor, deve-se pressionar a tecla do receptor. Inicialmente o led do rel estar piscando. A tecla dever manter-se pressionada at que o led deixe de piscar denitivamente, deixando o receptor livre de qualquer congurao.

101

Para vericar a qualidade de transmisso de rdio desde o durante modo Paragem (Standby) (Ver 10.3), pulsar a tecla 3 segundos a partir do modo Standby. No monitor devem aparecer as letras tESt. O emissor emite um sinal que fica indicado no cran do termostato atravs do aparecimento das barras do menu de congurao a cada 2 segundos. O indicador do rel ca intermitente quando recebe o sinal do emissor. Se a recepo for correcta, deve piscar a cada 2 segundos.

8.Vericao da transmisso rdio

Para sair do modo Teste e regressar ao modo Standby deve pressionar-se a tecla C.

9. Modos de funcionamento do receptor


O indicador de tenso (1) permanece iluminado enquanto o receptor est ligado corrente.

102

9.1. Modo Normal

O modo de funcionamento Normal coincide com os modos de funcionamento do emissor Automtico, Manual e de Espera (Standby). O rel abre-se ou fecha-se em funo das ordens recebidas do termostato (emissor). O indicador do rel (2) ca intermitente quando recebe o sinal do emissor. Se o rel est aberto (sem pedido de calor), o LED indicador do rel ca apagado. Quando o rel se fecha (h pedido de calor), o LED acende-se.

9.2. Modo Manual


No caso de, devido a alguma anomalia, decorrer uma hora sem que o receptor receba informaes do emissor, o rel do receptor ca aberto (led do rel (2) apagado, activando-se o modo manual. S nesta situao, accionando o boto do receptor (3) podese abrir ou fechar o rel manualmente at prxima recepo de sinal do emissor, cando o led do rel apagado ou aceso conforme a devida correspondncia.

10. Modos de funcionamento do emissor


10.1. Modo Automtico
Modo de funcionamento por defeito conforme o programa prdeterminado. Est activo quando no est nenhum dos outros modos de funcionamento seleccionado. Estando o modo Automtico activo, visualiza-se no cran o smbolo Sol ou Lua (em funo do programa activo), a hora, todos os dias da semana com o prprio dia intermitente, o perl do programa do prprio dia (com o menu da hora em curso intermitente) e a indicao da temperatura actual. Dentro deste modo, se pressionarmos OK, mostra a temperatura programada actual, no se mostrando intermitente, e o smbolo ou , conforme corresponda.
103

10.1.1. Modificao do programa do modo Automtico 10.1.1.1. Modicao dos valores da temperatura programada
A alterao das temperaturas de economia (programa ) activada ao pressionar a tecla conforto (programa a partir do modo Automtico. )e ou

Uma vez activada, aparece a temperatura correspondente (a ou a do programa ) intermitente, podendo-se do programa variar, em intervalos de 0,5 C, com as teclas + ou , entre 5 e 35 C. A temperatura nal validada com o OK. Pressionando a tecla C ou ao m de 30 segundos aps o ltimo pressionar, sai-se do perodo transitrio de seleco da temperatura programada, mantendo-se o valor original.

10.1.1.2. Modicao da programao semanal


A programao semanal consiste em atribuir um programa a cada dia da semana. Acede-se alterao da programao pressionando a tecla P a partir do modo Automtico. Uma vez activada a modicao, pressionando as teclas + ou -, aparecem os programas que se podem atribuir a cada dia da semana. Os programas de P1 a P5 so pr-determinados e xos, e P = editvel. O programa seleccionado para um dia da semana valida-se com a tecla OK.

Se seleccionarmos P = : No programa o sector correspondente s 0 - 1h fica intermitente. insere-se um sector correspondente Pressionando a tecla . a uma hora do programa Pressionando a tecla mantm-se s o sector correspondente a uma hora do programa . Ao chegar ao sector 23-24 h e, se avanarmos, regressa-se ao sector 0-1h. A programao seleccionada valida-se com a tecla OK. Ao pressionar esta tecla, tambm se avana para a seleco da programao do dia seguinte, que aparece intermitente. Caso se tenha alterado a atribuio dum programa de um determinado dia da semana, recupera-se o programa anterior pressionando a tecla C. Durante o tempo da atribuio de se pressionarmos a tecla C volta-se ao modo Automtico.

Pressionando e mantendo pressionada a tecla OK durante trs segundos, copia-se o programa do dia actual para o dia seguinte. Ao validar o programa para o dia 7 volta-se ao modo Automtico.

10.2. Modo Manual


Modo de funcionamento com uma temperatura xa programada durante um perodo de tempo estabelecido (entre 1 e 48 horas) ou de forma permanente. Para activar o modo Manual desde o modo Automtico, pulsar as teclas + ou -. Uma vez pulsadas aparece a temperatura programada piscando durante 5 segundos e podendo-se modicar com as teclas + e -. A temperatura programada pode alterar-se pressionando as teclas + ou . Durante o perodo de possvel variao (5 segundos) cando a temperatura intermitente. A temperatura programada valida-se ao pressionar o OK, cando intermitentes durante 5 segundos as horas de funcionamento da referida temperatura na zona do relgio (--H caso no tenham sido introduzidas). Com as teclas + ou aumenta-se/diminui-se o tempo numa hora. Para validar as horas de funcionamento temporizado pressionar OK. No caso de terem decorrido 5 segundos sem introduzir dados (sem pressionar o OK) regressa-se ao modo Automtico.
106

Finalizada a programao, aparecer no monitor a temperatura actual e, na zona correspondente ao relgio, a indicao das horas (XX H) que faltam para o regresso ao modo Automtico, ou indicao em branco no caso de no se ter especicado o referido tempo. Mantendo a tecla OK pressionada, aparece a temperatura programada sem piscar. O termostato passar do modo Manual ao modo Automtico uma vez transcorrido o perodo pr-estabelecido, ou premindo a tecla C.

10.3. Modo de Espera (Standby)


Quando este modo est activo, a temperatura programada passa a ter um valor xo e no modicvel de 5 C. Este modo de funcionamento activa-se pressionando a tecla Paro a partir do modo Automtico ou Manual. No monitor aparecer o smbolo do modo de Espera e a temperatura actual. Enquanto se pressiona a tecla OK, aparece a temperatura programada actual (5 C). Pressionando a tecla C, volta-se ao modo de funcionamento anterior. As outras teclas cam inactivas.

107

10.4. Modo Frias


No caso de uma ausncia prolongada, pode xar-se uma temperatura (de 5 a 15 C) para um determinado nmero de dias (entre 1 e 99 dias). s 00:00 horas depois de ter sido activado o modo Frias, contabiliza-se o primeiro dia dos que foram estabelecidos. Este modo de funcionamento activa-se pressionando durante a partir do modo Automtico ou 2 segundos a tecla Manual. Ao activar-se, desaparece o cran do modo anterior e aparece a temperatura programada intermitente e que pode ser alterada com as teclas + ou - . A temperatura valida-se pressionando a tecla OK. Uma vez validada, aparece 01d para estabelecer os dias de validao do modo Frias. Os dias aumentam-se ou diminuem-se com a tecla + ou e conrmam-se com a tecla OK, com o qual ca guardado o modo Frias durante o tempo seleccionado. Se na fase transitria nenhuma das teclas pressionada ao m de 30 segundos, volta-se ao modo precedente Decorrido o tempo indicado ou pressionando a tecla C, regressase ao modo anterior.
108

Quando estiver activo este modo, no cran aparece o smbolo do modo Frias, a temperatura programada e a indicao dos dias (XX d) que restam at ao regresso ao modo anterior.

10.5. Modo AQS (s RX-200 Plus)


Para que o termostato possa controlar a temperatura ambiente e a programada de gua quente sanitria (AQS), deve-se pulsar ) do quadro de controlo da o boto manual/automtico ( caldeira Laura Plus. Uma vez que se haja activado o modo Automtico da caldeira, no cran do quadro de controlo da caldeira aparecer o smbolo ( ). A caldeira s poder funcionar para o servio de aquecimento por ordem de pedido do termstato RX-200 Plus, se estiver montada a ponte (shunt) do ligador do termstato ambiente da caldeira ou, por defeito, outro termstato ambiente (tambm com ordem de pedido de servio). Em quanto a caldeira estiver em modo automtico e o RX-200 Plus ligado, no se poder aceder programao de aquecimento da caldeira e no se poder modificar a temperatura programada de AQS desde o quadro de controlo. Se o RX-200 Plus est ligado mas a caldeira est em modo Manual, pode aceder-se programao da caldeira e temperatura programada de AQS, sendo que prevalece a que introduzida desde o quadro de controlo da caldeira.
109

Se se pressionar o pulsador do receptor, estando este em modo automtico, passa a car em modo manual. A caldeira volta tambm a funcionar em modo manual. Para recuperar o controlo desde o ) do quadro de RX-200 Plus deve-se voltar a pulsar a tecla ( controlo da caldeira e o pulsador do receptor do termostato. Para variar a temperatura programada de AQS, estando o termostato em Automtico ou em modo Manual, pulsar a tecla ) durante 3 segundos. Ao pulsar a tecla, aparece piscando ( a actual temperatura programada de AQS. Para aumentar ou diminuir o seu valor pulsar as teclas + ou -. A temperatura programada e denitiva de AQS validada pulsando a tecla OK antes que decorram 5 segundos desde o ltimo pulsar da dita tecla. Se decorrem 5 segundos sem pulsar nenhuma tecla ou, uma ) e volta-se ao vez activo o modo AQS, pulsa-se a tecla ( modo anterior.

110

DECLARACIN DE CONFORMIDAD R&TTE DECLARATION OF CONFORMITY R&TTE DECLARATION DE CONFORMITE R&TTE DECLARAO DE CONFORMIDADE R&TTE
Designacin / Brand name / DsIgnation / Designao: Termostato ambiente inalmbrico programable / Programmable radio roomthermostat / Thermostat radio dambiance programmable / Termostato sem os programvel Distribuidor / Distributors name / Distributeur / Distribuidor: Baxi Calefaccin, S.L.U. Referencia / Reference / Rfrence /Referncia: RX-200 / 195180028 Tipo / Type / Type / Tipo: Emisor / Emissor Declara que el producto arriba referenciado cumple con los requisitos esenciales de la Directiva R&TTE 1999/5/CE. Declare that the above equipement comply with comply with the essential requirement of the Directive R&TTE 1999/5/ CE. Dclare que le produit rfrenc ci-dessus est conforme aux exigences essentielles de la directive. Declara que o produto acima referenciado cumpre com todos os essnciais da Directiva R&TTE 1999/5/CE 3.1a Seguridad elctrica / Safety / Scuri lectrique / Segurana elctrica: NF EN 60950 (10/2000) / producto - produit TBTS / clase -classe III.
111

3.1b Compatibilidad electromagntica / Electro magnetic compatibility / Compatibilit lectromagntique / Compatibilidade electromagntica: EN 301489_3 V1.4.1 (08/2002) 3.2 Uso efectivo del espectro radioelctrico / Effective use of radioelectrical spectrum / Utilisation efcace du spectre radiolectrique / Uso efectivo do espectro radioelctrico: EN 300-220_3 V1.1.1 (09/ 2000). Declara que los ensayos esenciales han sido efectuados. Declare that the essential radio test have been done Dclare que les essais radio essentiels ont t effectus. Declara que os ensaios essenciais foram efectuados.

112

A marcao CE 053 e marcao de advertncia impressos sobre o produto.

esto

Le marquage CE 0536 et le marcage davertissement sont apposs sur le produit.

The CE 0536 marking and the warning marking printed on the equipement.

El marcaje CE 0536 y el marcaje de advertencia impresos sobre el producto.

estn are

Ao de aplicacin del marcaje CE / Date of afxing CE marking / Anne dapposition du marcage CE / Ano da aplicao da marcao CE: 2004. Declaracin CE fabricante / CE declaration manufacturer / Dclaration CE Constructeur / Declarao CE do fabricante: N 04-006_1. Fecha / Date / Date / Data: 29/01/04

113

Baxi Calefaccin, S.L.U.


Salvador Espriu, 9 08908 LHospitalet de Llobregat T. 93 263 0009 TF. 93 263 4633 www.baxi.es Barcelona

2-6936-3-0209-CE

Baxi Calefaccin, S.L.U., LHospitalet de Llobregat 2009

Vous aimerez peut-être aussi