Vous êtes sur la page 1sur 5

1

ALIMENTAO SAUDVEL

A alimentao saudvel a alimentao ou nutrio na qual deve-se comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianas se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hbito alimentar. Adicionalmente, a alimentao saudvel envolve a escolha de alimentos no somente para manter o peso ideal, mas tambm para garantir uma sade plena. As dietas so rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vo ao encontro de conceito de alimentao saudvel. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do Dr. Atkins, no preenchem os critrios de alimentao saudvel. Complementao ou implementao de vitaminas podem ser necessrias para que uma dieta seja realmente saudvel, segundo estudos e consensos de especialistas. A roda dos Alimentos constituda de 7 grupos de alimentos com dimenses diferentes, representando a proporo do peso que, cada um deles, deveria ser presente na nossa alimentao diria. Muitos alimentos so utilizados na preveno de doenas

especficas ou para melhorar aspectos da sade, sendo considerados alimentos funcionais. Alimentao saudvel uma dieta composta de protenas, carboidratos, gorduras, fibras, clcio e outros minerais, como tambm rica em vitaminas. uma dieta variada, possui todos os tipos de alimentos, sem abusos e tambm sem excluses. Essa dieta tambm constitui na variao os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais que do as diversas coloraes aos alimentos.

Harvard apresenta nova pirmide dos alimentos

O Departamento de Nutrio da Universidade de Harvard props substituir a pirmide ou roda dos alimentos, apresentando a figura de um prato que mostre quantidades aconselhveis e incluindo exerccio fsico e corrigem as alegas falhas do guia alimentar My Plate, sugerido pelo departamento da agricultura norte-americano. Os especialistas dizem que esta sugesto " baseada em investigao mais atual, sem interesses da indstria nem presses polticas e, para alm disso, d recomendaes mais especficas e precisas". O novo guia de alimentao aventa ser mais informativo e intuitivo do que o modelo piramidal, j que as propores dos alimentos a ingerir so mais explcitas. A proposta encher metade do prato com fruta e legumes, um dos quartos restantes para cereais e o outro reservado a protenas (recomendando peixe, aves, feijo e nozes), mas inclui ainda leos vegetais e um copo de gua, que pode tambm ser substitudo por uma chvena de caf ou ch (limitando para crianas), sumos e alerta para no exagerar no leite. Quanto a leos, o esquema em forma de prato refere o azeite e outros leos vegetais, mas avisa para limitar gorduras como a manteiga. Esta nova pequena roda dos alimentos inclui ainda o exerccio fsico, um sector que at agora nunca tinha sido abordado. A sugesto principal deste esquema alimentar ter um prato colorido e variado. Alguns especialistas criticam de forma negativa o "My Plate" por parecer ser mais a favor de ir buscar protena carne vermelha do que ao peixe.

Guia da Pirmide Alimentar (americana)

O guia da pirmide alimentar (Food Guide Pyramid) foi proposto como forma de roteiro geral da alimentao saudvel para a populao adulta dos Estados Unidos. No uma prescrio diettica rgida mas um guia geral que permite a escolha de uma dieta mais saudvel. O guia da pirmide indica a ingesto de grande variedade de alimentos para a obteno de nutrientes necessrios, ao mesmo tempo em que se obtm a quantidade correta de calorias (energia) para manuteno do peso corporal adequado. O guia da pirmide alimentar para os norte-americanos baseia-se no consumo dirio de alimentos em qualidade e quantidades especficas. Na base da pirmide esto os alimentos que devem ser ingeridos mais vezes e em maior nmero de pores. Na ponta da pirmide esto os alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderao. O guia da pirmide organiza os alimentos em cinco grupos e orienta sobre trs elementos essenciais.

1 - Proporcionalidade, ou seja a quantidade apropriada de alimentos a ser escolhida de cada grupo;

2 - Variedade, isto , deve-se comer alimentos variados de cada grupo todos os dias e;

3 - Moderao no consumo de leos, gorduras e doces.

Brasil ter nova pirmide alimentar

Calorias e tempo entre as refeies sero reduzidos e alimentos tpicos e exerccios includos no grfico Menos calorias e tempo entre as refeies, mais alimentos tpicos e atividade fsica. A conta simples pode resumir as alteraes previstas na pirmide alimentar do brasileiro. Criado em 1999, o grfico, que orienta a populao sobre os tipos e quantidade de alimentos que devem ser ingeridos em um dia, passar por uma reformulao. O anncio ocorreu no ms passado (junho) no 5 Congresso Brasileiro de Nutrio Integrada. A nova pirmide modifica a recomendao de calorias/dia: a atual prega o consumo de 2.500 calorias/dia. Com a mudana esse nmero ser de 2 mil. Outra reduo ser no intervalo entre as refeies, explica a nutricionista, Thais Eliana Carvalho de Lima, do Einstein. A nova pirmide vai oficializar a recomendao de comer a cada trs horas. Assim, seis refeies devero ser feitas diariamente. A diviso (comer de trs em trs horas) j utilizada (por nutricionistas), mas ser recomendada por rgos oficiais, como o Ministrio da Sade. Mas nem s de restries e cortes ser feito o novo grfico. A atividade fsica e alimentos tpicos do Brasil foram includos. Pela primeira vez uma tabela nutricional recomenda atividade fsica, ressalta Thais. A recomendao de no mnimo 30 minutos dirios de exerccios. Somados atividade fsica, alimentos brasileiros ganharo espao na pirmide, como por

exemplo o caju, a graviola, e as castanhas do Par e de caju. uma adequao ao paladar nacional (a atual pirmide inspirada em um modelo norte-americano).

Motivos da reformulao

Os hbitos brasileiros podem ser apontados como responsveis pelo redesenho do grfico alimentar. Os ltimos dados da Pesquisa de Oramento Familiar, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), mostraram uma epidemia de excesso de peso. Entre 2006 e 2010, o nmero de homens com quilos a mais do recomendado passou de 18,5% para 50,1%. J entre as mulheres, no mesmo perodo a proporo passou de 28,7% para 48%.

Vous aimerez peut-être aussi