Vous êtes sur la page 1sur 52

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.

br/
Acetato: o acetato ou raiom acetato, uma fibra artificial a base de celulose, obtida por processo semelhante ao da viscose, utilizada como substituta da seda natural, o consumo do acetato reduzido, especialmente no caso de aplicaes txteis. Embora apresentando caractersticas gerais similares s da viscose, n!o reage bem aos processos normais de tingimento, exigindo a utiliza!o de tcnicas especiais. "uas maiores aplicaes est!o na produ!o de filtros para cigarros, rendas, cetins e material de estofamento. #er: raiom, cetim e tafet$ alpaseda, viscose e "imbologia %ibras.

Acrlico ou Poliacrlico: fibra sinttica &ue embora sendo a menos consumida dentre as fibras &umicas txteis, o acrlico, por suas caractersticas, ocupa espao pr'prio no setor de confeccionados txteis como o melhor substituto da l!. ( matria prima acrilonitrilo )cianeto de vinila* &ue pode ser obtido a partir do amonaco, propilenos e oxignio. ( polimeriza!o do acrilonitrilo efetua+se em emuls!o na $gua e os catalisadores utilizados s!o per'xidos minerais. ,odem ser utilizados dois processos de fia!o: Fiao a seco: ( fieira desemboca numa c-mara de evapora!o onde os filamentos reencontram uma corrente de ar &uente, de azoto ou vapor de $gua. Fiao mida: a coagula!o faz+se num banho rico em $gua, o &ual contm um coagulante &ue , a maior parte das vezes, uma mistura $gua diluente. . um produto /&uente/ )bom isolante trmico* e leve, muito resistente a!o dos raios solares )radia!o ultra+violeta* e aos agentes &umicos, n!o amassa,de f$cil lavagem, n!o encolhe e seca rapidamente. 0em larga aplica!o na fabrica!o de artigos de inverno: agasalhos em geral, meias, gorros, cobertores, mantas e tecidos felpudos1 alm disso, por ser n!o+alergnico, muito utilizado na produ!o desses mesmos artigos para uso infantil. #er: %eltro %elt2cril, ,el3cia, ,el3cia "elvagem.

Albene: tecido para vestu$rio produzido com fio de acetato opaco. Algodo: fibra natural de origem vegetal procedente do algodoeiro. 4 tecido a base de algod!o detm melhor capacidade de absor!o de umidade ade&uado para o clima brasileiro, &uente e 3mido. ( transpira!o do corpo mais bem absorvida &uando se usa tecido com algod!o em sua composi!o. 5aractersticas: macio e confort$vel1 dur$vel1 resistente ao uso, lavagem, traa e insetos1 lava+se com facilidade1 tem tendncia a encolher e a amarrotar1 atacado por fungos1 &ueima com facilidade1 n!o resiste a produtos &umicos16imite de umidade: 7!o mercerizados: 8,9:1 ;ercerizados: <=,9:. (plicaes: 5onfec!o, tecidos para uso domstico, tecidos profissionais.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/

Algodozinho ou Algodo: nome genrico utilizado para denominar &ual&uer tipo de tecido cru ou alve>ado, geralmente com ligamento sar>a, feito com fibras de algod!o. Alpaca: tecido barato de algod!o ou viscose empregado em forros de roupas. 4rigin$rio de tecido antigo, fino e brilhante, &ue era produzido com fios dos pelos da (lpaca. Alta Costura: "etor da ind3stria txtil, envolvendo os tecidos, as f$bricas e especialmente os costureiros, produzindo vestidos de alto luxo, feitos a m!o e com exclusividade. 4s tecidos e os vestidos s!o sempre realizados por especialistas e artistas de muito bom gosto, ditando a moda para o mundo inteiro. 4s principais costureiros franceses s!o: 5hristian ?ior, @almain Aivench2, 5hanel, 6. %erraud, ArBs, @alenciaga, C. %ath, Cean ,atou, ,ierre 5ardin, D. "aint 6aurent, 5ourrBges, Engaro, etc. Anarruga: tecido com efeito enrugado ou plissado no urdume ou na trama, conseguido atravs da utiliza!o de fios com encolhimentos diferentes, muito utilizado em roupas leves para o ver!o, como blusas, vestidos, etc.. Angor: variedade de gato, coelho e cabra da regi!o de (ngor$, na 0ur&uia. 4s plos destes animais s!o muito compridos, brilhantes e macios. Etiliza+se tambm esta palavra para denominar os tecidos feitos com estes fios. Aniagem: pano grosseiro sem acabamento, de >uta, c-nhamo, ou de outra fibra vegetal an$loga, usado para confec!o de fardos. Arrasto: tipo de malha com ligamentos bastante abertos, semelhante a um rede de pescador. Astrac ou Astrakan: tecido, parecido com a pel3cia, imitando a pele deste animal. Atoalhado (Felpo : tecido obtido por fios em forma de laos &ue emergem da estrutura b$sica, dando um efeito felpudo em uma ou ambas as faces. Esado em toalhas de banho, roupes, etc. 5onhecido tambm como felpa ou felpudo. #er: 0ecido %elpo !aeta: tecido felpudo normalmente feito de l!.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


!ailarina: tecido de malha de poliamida texturizada, de gramatura mdia.

!ata"ia: ligamento sar>a FGF, denomina+se, tambm, tecido de l! para uso masculino com este ligamento, muito divulgado pelos lanifcios.

!atik: tecido muito antigo de algod!o, estampado e produzido na Hndia e Indonsia. (tualmente, ainda muito utilizado, ele estampado com o processo cera e ap's pintado a m!o, o &ue lhe confere uma caracterstica original e delicada.

!atiste: tela fina, semelhante a cambraia, e transparente de linho,de algod!o ou mista com acabamento firme )inventor: Cean @aptiste 5hambra2 + sculo JIII*, muito utilizado para blusas, lenos, lingerie e sub vestimentas. !a#ad$re: 0ecido onde os desenhos formam listras brilhosas, cor ou aspecto diferentes no sentido da trama. Ko>e, o efeito ba2adBre pode ser obtido pelos desenhos e atravs de fios de cores, brilhos ou tores diferentes.

!inar: ato de >untar dois fios a. !ordado: lavor feito em relevo, sobre estofo ou pano, ouro, etc. linha, fio de l!, prata ou

!oton%: tecido fantasia com efeito de coco ralado, produzido com fio fantasia do mesmo nome e &ue tm pe&uenas bolas de fibras enroladas. !oucl%: tecido com efeito fantasia de laadas, resultando numa textura crespa, produzido com fio fantasia do mesmo nome, &ue um fio retorcido onde aparecem laadas e n's, resultando uma textura crespa, o nome origina+se da palavra francesa /boucler/ &ue significa encaracolar.

!rim: tecido forte com desenho em sar>a, de algod!o. Ele se assemelha ao coutil, >eans, denim. (tualmente muito utilizado alm de confec!o )calas, bermudas, uniformes, etc.*, para decora!o, toalhas de mesa, guardanapos, fundo de palco, etc. #er: @rim sar>ado, fortbrim, m2Lonos, etc.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


!rocado: tecido >ac&uard com desenhos em relevo realados por fios de ouro ou de prata, origina+se da palavra francesa /broucart/ &ue significa ornamentar. Cala: a abertura formada por duas camadas de urdume )entre os fios pares e impares* por onde se passa os fios da trama. Calandra: m$&uina composta basicamente por dois cilindros de ao a&uecidos nos &ual o tecido passa para obter diversos tipos de tratamentos, com dar brilho, alisar, fechar porosidades, encorpar )usando resinas*, e obter outros tipos de efeitos. Cama#eu&: chamamos duas cores em /cama2eux/, &uando elas s!o da mesma cor porm com intensidade ou tom diferentes. Exemplo: azul claro + azul marinho, amarelo claro + amarelo ouro. Efeito destinado a >ac&uard, estampado, mistura de fios, etc.

Cambraia ('!atiste' : tecido de algod!o ou linho leve, com desenho tafet$, para camisas e blusas finas, semelhante ao @atiste. 7ome originado da cidade de 5ambraia, %rana. ( cambraia de l! um tecido mais pesado em ligamento sar>a com fios de cores contrastantes no urdume e na trama, usado para ternos. Canela: pe&ueno canudo ou bobina em &ue se enrola o fio para a tecelagem. Canelado('Cannel(' : (*0ecido com listras verticais ou horizontais em relevo formadas pelo ligamento reps. @* 6igamentos chamados tambm de reps pelo urdume, apresenta ranhuras, estrias ou sulcos semelhantes a diminutos canaletes. "!o semelhantes aos desenhos de cotel, ottoman e faile, existem dois tipos b$sicos deste desenho, a saber: I+ 5anelado ?uplo: 4s fios mpares flutuam em cima de uma &uantidade de batidas determinada. 4s pares formam o tafet$. ( propor!o pode variar para FG<, FGF, <GF. ?epois os mpares formam o tafet$ e os pares flutuam. 4 tamanho do efeito cotel depende da &uantidade de batidas para cada grupo de fios pares e mpares. 0ecido feito apenas com um rolo. II+ 5anelado "imples: 4s fios mpares sempre flutuam para formar o cotel e os fios para sempre ligam em tafet$. 7este caso os fios flutuando devem ser ligados com uma ou trs tramas, entre cada cotel. 4 inconveniente deste desenho o fato de necessitar F rolos de urdume. Estes tipos de desenho s!o muito utilizados para os tecidos >ac&uard.

C)nhamo: fibra, fio ou tecido de c-nhamo, &ue uma planta herb$cea da famlia

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


das canabid$ceas M 5annabis sativa )v. c-nabis N , amplamente cultivada em muitas partes do mundo. (s folhas s!o finamente recortadas em segmentos lineares1 as flores, unissexuais e inconspcuas, tm plos granulosos &ue, nas femininas, segregam uma resina1 o caule possui fibras industrialmente importantes, conhecidas como c-nhamo1 e a resina tem propriedades estupefacientes. . uma fibra mais lenhosa do &ue o linho e, conse&Oentemente, mais rgida. 4 c-nhamo tem sido usado em &uase todas as formas de aplica!o txteis: tecidos finos, cortinas, cordas, redes de pesca, lonas, etc., alm de misturado a outras fibras, naturais eGou artificiais.

Can"as: tecido pesado de algod!o em ligamento tela, usado para calas tipo >eans. Carda: instrumento constitudo de um banco ao &ual se ap'ia uma espcie de grande pente com dentes de madeira, compridos e bastante pr'ximos, e &ue serve para desembaraar o c-nhamo, o linho, a l!, o algod!o, etc. 0ambm conhecida a m$&uina &ue desembaraa, destrina )separa os fios de* e limpa fibras txteis, constituda de cilindros girat'rios guarnecidos de milhares de agulhas. Casa de Abelha: tecido com desenho fantasia base de pe&uenos losangos, efeito obtido atravs de ma&uineta &ue alterna as flutuaes de urdume e de trama, provocando um aspecto &ue imita o alvolo da abelha. Casimira: tecido encorpado de l!, usado em geral para vestu$rio masculino )calas, coletes, etc.*. "emelhante ao drap. Celulose: polmero natural, encontrado nos vegetais, e constitudo pela polimeriza!o da celobiose, subst-ncia branca, fibrosa, usada na fabrica!o de papis. Cetim ('*atin' : ?enomina!o usada para tipo de ligamento ou tecido: <. +igamento: . semelhante ao ligamento sar>a, porm geralmente utilizada em repeties de cinco a doze fios de urdume e de trama. ( principal diferena entre os dois ligamentos &ue a diagonal n!o claramente visvel no cetim. ela intencionalmente interrompida a fim de contribuir para uma superfcie lisa e lustrosa. ( textura n!o t!o visvel do lado direito, por &ue os fios &ue o compe s!o, geralmente, mais finos e em maior &uantidade do &ue os &ue formam o avesso. ,ecido: tecido de aspecto brilhante, absolutamente liso, obtido a partir de flutuaes dos fios de urdume. 4 5etim pode ser de &ual&uer matria+prima, com densidade elevada de fios no urdume. 4 to&ue em geral fluido e macio, e o

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


aspecto brilhante. 0odos os cetins podem ser brilhantes, semi+opacos ou opacos, conforme a matria )acetato, viscose, polister, etc.*, a tor!o ou o tratamento do acabamento )como na seda*. #er: 5etim (lpaseda, 5etim 5harmeuse, 5etim 6iso e 5etim ,eau ?P(nge.

Cetim !oucol: semelhante ao cetim duchese porm mais pesado, tambm muito utilizado pela alta costura e para vestidos de noivas. Cetim Changeant: 5etim com duas cores na trama, desenho /Aros de 0ours/. (s duas tramas )uma de cada cor*, se desenrolam na mesma abertura de cala, com duas lanadeiras diferentes ),icLG,icL*, ou ainda com uma lanadeira especial de duas espulas. 4 importante &ue cada trama se colo&ue na posi!o certa e sempre a mesma, na cala. (ssim, conforme a posi!o da pessoa olhando o tecido, ele aparece com uma cor diferente. Cetim Charmeuse: cetim leve com bom caimento, brilho intenso e uma trama suplementar no avesso, urdume em grge, acetato, viscose ou polister, e com F tramas, uma delas em crepe e &ue aparece somente no avesso.

Cetim -uchese: cetim mais pesado &ue o 5harmeuse, tambm com brilho mais intenso e um excelente caimento, geralmente em seda, acetato ou polister , com fio tinto, tor!o /4rgansin/. 5etim de &ualidade, destinado (lta 5ostura, muito utilizado em vestidos de noivas. Cetim Peau -.Ange ou Cetim /ison: cetim mais encorpado &ue o cetim comum, com bom caimento e brilho discreto, muito utilizado para becas, decora!o )toalhas de mesa , cortinas, etc.*. 7a tradu!o do francs ,eau ?P(nge &uer dizer pele de an>o. Cetim 0ebeline: cetim pesado com um brilho acetinado, avesso em crepe, bem encorpado, sendo perfeito para os modelos evas. Challis: 0ecido produzido com viscose fiada, origin$rio da Hndia1 significa em Kindu de to&ue agrad$vel. Chamalote: tecido furta+cor em &ue a posi!o do fio produz um efeito ondeado, o mesmo &ue /;oir/, tambm chamado o tecido de plo ou de l!, em geral com mistura de seda. #er ;oirage. Chambra# 1 0ecido similar ao ndigo )>eans* , porm com ligamento tela, de

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


gramatura mdia.

Chamoi& (Camura2 *u(dine : tecido em &ual&uer matria+prima, mas principalmente de algod!o, &ue recebe um tratamento de acabamento tipo flanelagem, com navalhagem, dando+lhe um aspecto &ue imite um pouco o veludo e a pele de camura. Changeant (Camaleo : tecido &ue tem por caracterstica aparentar mudana de cor, semelhante ao %urta+5or. Chenille: tecido felpudo de algod!o, usado para colchas e roupes. Che"ron : tambm conhecido como /Espinha de ,eixe/, desenho base de ligamento sar>a, onde o efeito diagonal se forma em sentidos contr$rios, em faixas determinadas. Chi33on: origina+se na palavra francesa &ue significa trapo. 0rata+se de tecido muito fino e transparente de seda ou de fibras &umicas )normalmente polister ou poliamida*, com fios com grande tor!o e resistentes. . um tecido aberto, o &ue lhe d$ transparncia. Etilizam+se fios retorcidos, usualmente dispostos de forma alternada , um fio com tor!o no sentido " e outro em sentido Q, tanto no urdume &uanto na trama. ( palavra 5hiffon utilizada em conex!o com o nome de outros tecidos denota leveza em peso, por exemplo: crepe chiffon, tafet$ chiffon, veludo chiffon, etc. #er: 5repe 5hiffon 6isoGEstampado.

5hintz )5hint, 5hinte*: tecido de algod!o, muito leve, tafet$, estampado com acabamento firme e brilhante,com calandragem muito utilizado em decora!o de ambientes. Chita 2Chito ou 4eps 5stampado: tecido simples de algod!o ou misto estampado em cores. #er: Reps Estampado )5hit!o* Cirr%: acabamento com calandra, destinado a dar um aspecto muito liso e brilhante ao tecido. 0ambm conhecido como la&ueamento. Clo6u%:tecido tipo pi&uet, de seda, raiom, ou algod!o, com efeito de alto relevo produzido por fios de crepe ou fios de encolhimento elevado. 0ecido ma&uinetado ou >ac&uard. Coenizao: tratamento de colagem de dois tecidos , sendo um sobre o outro, destinado a evitar o esgaramento, dar um melhor caimento )mais encorpado* e

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


substituir o forro do vestido, durante a sua confec!o. ,or esse motivo, em geral no avesso, colado um tecido leve ou em >erse2, do tipo forro. Conte&tura:densidade dos fios e das tramas em &ual&uer tecido, calculada em fios ou batidas por centmetro, ou por polegada. Contrao e 7ndulao: 4ndula!o a rela!o entre a diferena do comprimento do fio esticado e o comprimento do fio contrado, en&uanto a contra!o )ou encolhimento* a rela!o dessa diferena com o fio esticado. C8s: tira de pano usada para arrematar certas peas de vestu$rio, especialmente as calas e as saias, no lugar em &ue cingem a cintura. Cotel%: listas em relevo, e rasas, &ue se alternam. Cotton: palavra em ingls &ue define algod!o, bem como fio, fibra ou tecido de algod!o. Coutil: tecido <==: algod!o ou linho + fios retorcidos com ligamento sar>a FG< )diagonal ou espinha de peixe*, muito resistente e utilizando para: colches, calas, sapatos, etc. 0ambm chamado /Cean/, /"er>e/, /@rim/, /?enim/, etc. Crepe: (. %io + 0or!o dada a diversos fios como: seda, l!, algod!o, viscose, polister. Essa tor!o bastante elevada: F=== a S9== vGm, conforme o ttulo. Ela provoca um encolhimento do fio durante o tingimento, dando ao fio e ao tecido um aspecto opaco, granulado e um to&ue seco. ( tor!o crepe aumenta o ttulo do fio de <= a S9:, proporcionalmente ao ttulo e a tor!o. @. ?esenho + Representa um mistura de tafet$, sar>a , para obter um aspecto granit no tecido. . utilizado em geral com fios crepe para aumentar o aspecto granulado do tecido. 5. 0ecido + 0ecido com aspecto granulado e to&ue $spero obtido com fios &umicos ou naturais com alta tor!o. 7ome derivado da palavra francesa /crpe/ &ue significa crespo. ,roduzido geralmente com fios dispostos alternadamente F" e FQ na trama e no urdume. Existe uma grande variedade de tecidos chamados crepes. (s caractersticas principais s!o: um aspecto granulado )granit* e opaco, um to&ue seco + at $spero e muita fluidez. ,ara realizar este tecido se utilizam v$rios desenhos )principalmente crepe e granit* e fios de tores elevadas: #oil, ,oil, grenadine e, principalmente, fios crepe. 4 aspecto definido do tecido , em grande parte, obtido durante o tingimento e o acabamento, onde o encolhimento dos fios releva o aspecto /5repe/. Estes tecidos fazem parte da linha alta costura ou

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


/pret+ +porter/ de luxo. )Ex. 5hanel sempre foi uma grande f! dos tecidos crepe*. #er: 5repe Toshibo, 5repe 5hiffon 6isoGEstampado, etc. Crepe Casca de 9elo: semelhante porm mais pesado &ue o crepe madame, com um lado acetinado, com desenhos em relevo imitando pele e o avesso fosco. (plicaes mais comuns: #estidos, roupas de festa cl$ssicas,tra>es a rigor, lingerie, robes, bab2 dolls, camisetinhas, pi>amas, len'is, edredons. Crepe Changeant: semelhante ao crepe chiffon ou musseline, porm com efeito furta+cor em um dos lados e avesso fosco.

Crepe Chi33on ou Crepe :i 9ulti Chi33on: tecido semelhante a musseline, geralmente de polister, muito leve e transparente com textura levemente enrugada, de to&ue macio e fluido. (plicaes mais comuns: camisas , batas, vestidos, lenos, echarpes, etc.

Crepe da China: tecido de seda ou de fibras &umicas )normalmente polister * muito fino e leve, obtido por ligamento crepe e utilizado no urdume fios com pouca tor!o e na trama fios retorcidos )tor!o crepe* dispostos alternadamente em dois fios com tor!o no sentido " e dois fios sentido Q. usualmente tinto em pea ou estampado. (plicaes mais comuns: Roupas cl$ssicas, camisaria feminina e masculina, gravataria, echarpes, pi>amas masculinos e femininos, cuecas,almofadas, len'is, edredons, xales de sof$.

Crepe ;eorgette: tecido, de origem francesa, com ligamento tafet$, cu>os fios s!o de crepe de seda, polister, ou viscose. Etiliza tanto no urdume &uanto na trama, fios retorcidos )tor!o crepe* dispostos dois fios com tor!o no sentido " e dois no sentido Q. . uma musseline mais pesada, porm ainda transparente, e com um lado $spero. Uuando apenas um sentido de tor!o utilizado no urdume e na trama, pode ser conhecido como 5repe "uzette. (plicaes mais comuns: 5amisas, camisetas, camisolas, an$guas, lenos, echarpes, cortinas leves, balda&uinos para prote!o de camas e bero, etc.

Crepe <oshibo:: "emelhante ao crepe georgette, porm mais grosso e pesado, liso e tambm transparente= (plicaes mais comuns: ;esmas do crepe georgette. Crepe 9adame ou Chanel:0ambm conhecido como /5repe ,atoux/, tecido grosso, tem com caracterstica um lado acetinado e o avesso fosco e poroso, pode ser usado dos dois lados. (plicaes mais comuns: #estidos, roupas de festa

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


cl$ssicas,tra>es a rigor, lingerie, robes, bab2 dolls, camisetinhas, pi>amas, len'is, edredons.

Crepe 9arro6uino ('Crepe 9arrocain' : tecido de seda ou de fibras &umicas )normalmente polister*, similar ao 5repe da 5hina, porm mais pesado e com granula!o mais acentuada.

Crepe 4omain: tecido de seda, polister, ou viscose, origin$rio da It$lia, similar ao crepe georgette, porm com ligamento panam$ de F. ,or essa raz!o o tecido mais fechado e a granula!o mais acentuada. Etiliza fios retorcidos )tor!o crepe* tanto no urdume &uanto na trama, dispostos alternadamente de dois em dois fios com tor!o em sentido " depois Q. (plicaes mais comuns: Roupas cl$ssicas, vestidos b$sicos, con>untos de cala e blusa, moda para senhoras.

Crepe *atin: tambm conhecido com /5ristal 6&uido/ ou /,rel3dio/, semelhante ao crepe patoux ou madame, sendo, porm &ue o lado acetinado furta+cor. Cretone (bramante : tecido de algod!o ou misto )algod!o V polister*, liso ou estampado, usado para vestidos, cortinas, roupas de cama. #er: 5retone ;isto. Croch%: tecido rendado executado m!o com uma agulha provida dum gancho na extremidade, e utilizado na confec!o de peas ornamentais, de vestu$rio e outras. Cru: nome genrico dado a tecidos, geralmente de algod!o, com aspecto r3stico, &ue n!o foram submetidos a processos de beneficiamento, alm da purga. -amasco: tecido , normalmente com ligamento cetim, encorpado, de uma s' cor, com fundo fosco e desenhos acetinados, &ue era usado em tra>es de aparato e, atualmente, em estofos de luxo. 4riginalmente o ?amasco era um tecido de seda ricamente decorado, trazido ao ocidente por ;arco ,olo no sculo JIII de suas viagens ao oriente. ( cidade de ?amasco era a principal entre o oriente e o ocidente e emprestou seu nome a esse tecido luxuoso. (tualmente s!o obtidos em teares com ma&uineta >ac&uard.

-(grad(: tecido com listras ou barras, onde o efeito de cor muda de tonalidade, gradativamente de escura para clara )at branca* e depois recomea identicamente. Em geral feito a partir de uma s' cor. Este efeito geralmente obtido com fios tintos ou na estampagem. (ntigamente era muito utilizado no

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


>ac&uard. ,or extens!o, pode ser obtido este aspecto com brilhos de intensidade diferentes, com desenho apropriado )ver traado*. -(la"(: processo de lavagem estonada com aplica!o de clareamento e alve>ante &umico, deixando o tecido com um visual mais macio &ue o simples estonado. -enim: tipo de coutil ou >eans , antigamente fabricado na cidade de /7imes/, na %rana. Em geral, urdume (zul Hndigo )foi utilizado para as velas no veleiro de 5rist'v!o 5olombo, durante sua viagem de descoberta das (mricas*. -esenho (Armao2 Construo ou +igamento : traado &ue permite plane>ar o entrelaamento dos fios de urdume e de trama, para realizar &ual&uer tecido. . feito sobre um papel especial &uadriculado e depois realizado no tecido atravs da /;a&uineta de ?esenho/. Ema constru!o simples necessita de apenas dois &uadros de lios, uma vez &ue a trama entrelaa+se com o urdume cruzando+o um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. 5ada vez &ue o padr!o vai ficando mais complexo, maior a &uantidade de &uadros de lios necess$ria. Em Cac&uard o nome usado /dessin/ )desenho*, devido ao se tratar nesse caso, de um con>unto de desenhos. 4s principais desenhos ou ligamentos s!o os tela ou tafet$, sar>a e cetim . -e"or%: tecido &ue apresenta desenhos com efeitos de transparncia, produzido a partir de um tecido com fio celul'sico binado com um fio de fibras sintticas, estampado com produto corrosivo &ue destr'i a fibra celul'sica. -icron: uma malha stretch, elaborada com microfibra e elastano &ue garantem a maciez e a elasticidade da pea. 4 diferencial deste produto o brilho discreto obtido atravs do uso de um fio iridescente &ue emite pe&uenos pontos de luz com o movimento e a incidncia da luz sobre a pea. -rap: tecido de l! ou l! mista com seda, pesados e utilizados para uniformes, ternos, calas, casacos, etc. "emelhante a casimira. -r# Fit: conceito utilizado para definir o tecido feito com poliamida e elastano, ou se>a, o "uplex &ue, devido a sua estrutura e a titulagem do fio, proporciona um conforto propcio para peas de esporte &ue exigem uma alta capacidade de transpira!o. ( pea com o conceito ?r2 %it, possui o tecido com capacidade de tirar a umidade do corpo e transport$+lo para fora do tecido. /?r2 fit/ significa em ingls /5aimento seco/, >ustificando assim seu benefcio.

-upla1Face: tecido com os dois lados reversveis,ou se>a, &ue tanto pode ser usado pelo direito como pelo avesso, e onde cada um deles apresenta um aspecto

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


diferente, devido a utiliza!o de F desenhos e, eventualmente, F urdumes e ou FGS tramas. Ex. ?ireito: ligamento cetim , (vesso: ligamento sar>a SGF. 4s pontos de liga!o devem ser bem escondidos para serem pouco visveis e somente no avesso. Etilizado para tecidos pesados, de alta costura ou para o inverno. Eso feminino e masculino. 5lastano (Poliuretano : fibra &umica polimrica e sinttica, obtida a partir do etano, &ue tem o grupo caracterstico +7K54F+ na cadeia do polmero, tambm conhecido como /l2cra/, as fibras elastomricas exercem um papel complementar em rela!o s demais fibras txteis )naturais ou &umicas*. "ua fun!o especfica conferir elasticidade aos tecidos convencionais )de malha ou planos* o &ue permite confeccionar peas de vestu$rio &ue aderem ao corpo, acompanhando+lhe as formas sem tolher os movimentos. Essa caracterstica as torna particularmente apropriadas confec!o de roupas de praia, roupas femininas e esportivas, roupas ntimas, meias e artigos para aplicaes mdicas e estticas. (s fibras elastomricas possuem grande elasticidade )podem atingir at 9 vezes seu tamanho normal sem se romperem*, resistncia abras!o e deteriora!o pela a!o de detergentes, loes, transpira!o e diversos produtos &umicos. "ua utiliza!o se faz sempre em combina!o com outras fibras convencionais em propores &ue variam entre 9 e F=:.

5nzime >ash: lavagem &ue confere aspecto /envelhecido/ ao tecido com bom to&ue. 5onsiste em uma lavagem enzim$tica de W= minutos a X=Y 5, depois passa por um processo de amaciamento. 5nerg#: tipo de malha semelhante a suplex, tendo como diferena o polister em sua composi!o ao invs da poliamida )composi!o aproximada: Z=: polisterG<=: elastano*, muito utilizada para blusas, bol2 )colant*, calas, etc 5ngomagem: tcnica utilizada para conferir ao fio maior resistncia, &ue consiste na aplica!o de uma solu!o colante natural ou sinttica. Aeralmente usada na fabrica!o de tecidos com fios singelos. Enfestado: diz+se do tecido dobrado ao meio, no sentido da largura, e assim enrolado na pea. 5hama+se o lado da dobra do tecido enfestado de /festo/ e as bordas de /ourelas/. 5ntretela: tecido &ue se mete entre o forro e a fazenda de uma pea de vestu$rio, para lhe dar consistncia, ou uma boa &ueda, ou para torn$+la armada, sua aparncia de um morim bastante engomado. 5scoc%s: tecido com ligamento tafet$ ou sar>a, de &ual&uer matria prima, cu>os

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


fios s!o tintos em v$rias cores para produzir um efeito de xadrez de diferentes tonalidades, ou se>a, uma mistura de listras e barras de tamanhos e cores idnticas. Este tecido tem por origem, a Esc'cia, onde cada famlia nobre, chamada de cl!, tinha um tecido, em geral de l!, representativo do nome ou da regi!o. 4 aspecto xadrez do tecido era distinto e representativo para cada famlia. (tualmente este tecido tambm obtido com estampagem. ,or analogia este tecido tambm chamado de xadrez.

5smerilagem: tratamento do tipo flanelagem, porm mais leve. ( m$&uina lixa ou poli o tecido e, por esse motivo, o nome de esmeril, ou lixadeira. 5spinha de Pei&e: tecido com ligamento sar>a &uebrada, resultando num efeito zig+zag semelhante s espinhas de peixe. 5stampagem: processo muito antigo, destinado a valorizar o aspecto de &ual&uer tecido. %oi iniciado na 5hina e Egito, com pintura a m!o e depois na Hndia, ,rsia, etc. 7a Hndia foram utilizados S processos, todos a m!o: <* estampado com cera, F* com gabarito, S* com t$bua. %oi introduzido na Europa no sculo J#III. 7o tecido de seda foi utilizado o primeiro processo industrial: /Impression la planche/ )t$bua*. Ema t$bua grossa e plana recebia uma fita de bronze em relevo, acompanhando o desenho dese>ado. Este recebia o corante e depois ela era aplicada sobre o tecido, no lugar dese>ado, para produzir o motivo decorativo. 7o incio, este processo proporcionava apenas o contorno do desenho, sendo o restante pintado a m!o. (tualmente existem X processos de estampagem: <. Com rolos: inventado em <8SX, os cilindros de madeira, e depois de cobre, s!o gravados em relevo, cada um feito com rapidez e eficincia e, em conse&Oncia, foi rapidamente popularizado, atualmente utilizado para os desenhos pe&uenos, de poucas cores e de grande difus!o. F. A 6uadro:o tecido a ser estampado e colado sobre uma mesa comprida. "obre um &uadro revestido com uma tela muito fina gravado pelo processo de fotogravura o desenho dese>ado. 4 &uadro aplicado sobre o tecido e a pasta com corante, contida nesta tela aplicada em toda superfcie e penetra atravs dos furinhos da tela, sobre o tecido, conforme o desenho. 4 &uadro se desloca manual ou mecanicamente, ao longo da mesa, a cada reporte do desenho. 5ada &uadro estampa uma cor apenas, e assim a opera!o deve se repetir conforme a &uantidade de cores do estampado. ,rocesso ainda muito utilizado. 0em as seguintes vantagens: rapidez, versatilidade, variedade de cores, desenhos finos e ntidos, etc.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


,orm, o grave defeito o encaixe dos &uadros, sempre delicado e eliminando certos tipos de desenhos )listra, fundo liso*. S. Cilindro 4otati"o: processo recente, combinando o antigo sistema a rolos e o sistema a &uadros. 7este caso a tela uma chapa de inox cilndrica e perfurada. . gravada pelo mesmo processo1 colocada sobre o tecido )sempre colado sobre uma mesa, ou melhor, sobre um tapete transportador*, ela recebe a pasta na parte inteira e gira, apoiada sobre o tecido. 4 andamento do pano sincronizado com a rota!o dos cilindros e contnuo. (ssim, foi eliminado o encaixe do &uadro e o andamento constante aumenta a rapidez da produ!o. Este processo tem as seguintes vantagens: maior rapidez, estampa &ual&uer tipo de desenho, nitidez, grande variedade de cores. ,orm, ele exige uma instala!o complexa de fotogravura e o cilindro caro e delicado de manusear. 4s processos >$ descritos exigem ainda, alm disso, uma vaporiza!o do tecido para fixar o corante, uma lavagem para tirar o excesso e finalmente o acabamento habitual. X. Papel ?mpresso: utiliza+se um papel previamente impresso, o &ual aplicado sobre o tecido. 4s dois passam entre F cilindros &uentes, de uma calandra e assim o corante do papel migra para o tecido, conforme o princpio de sublima!o. Este processo re3ne o m$ximo de vantagens: rapidez, nitidez, &ualidade, etc., porm atualmente, sendo o papel importado, o custo ainda elevado. %uturamente, para estampar grande &uantidade de tecidos, talvez se>a este processo o mais interessante.

5sto3o ('@to33e' : nome genrico para &ual&uer tipo de entrelaamento de fios, destinado a produzir um superfcie plana, fluda e usada para o vestu$rio e o lar )tecido, malha, renda, bordado, tule, veludo, croch, tric[, tapearia, feltro, etc.*.?enomina!o tambm usada para tecido grosso, encorpado, em geral lavrado, usado especialmente para decora!o, geralmente utilizado para forrar sof$s, cadeiras, etc. e para reposteiros. (lgod!o, l! ou outros materiais &ue se utiliza para acolchoar cadeiras, sof$s, etc.

5stonagem: processo de lavagem do artigo em tambores &ue levam >unto, as pedras de argila, chamadas de /"inasitas/ ?urante a lavagem as pedras entram em atrito com o artigo deixando+o com um aspecto /batido/, mais /usado/. 4ferece+ se tambm o aspecto um pouco desbotado e amaciado. @tamine: tecido fino e telado, geralmente de algod!o, usado em bordados de fios contados, como o ponto cruz. 5tano: hidrocarboneto saturado, gasoso, incolor e inodoro, f'rmula: 5FKW .

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


5teno (5tileno : hidrocarboneto 7!o+"aturado )Insaturado*, gasoso, incolor, f'rmula: 5FKX. 5"as%: do francs \vas] diz+se da pea de vestu$rio &ue se alarga para baixo, em forma de cone. 5&truso: consiste em pressionar a resina, em forma pastosa, atravs de furos finssimos numa pea denominada fieira. 4s filamentos &ue saem desses furos s!o imediatamente solidificados. Esse processo denominado fia!o, embora o termo, nesse contexto, pouco tenha a ver com a fia!o tradicional da ind3stria txtil. %aonn: nome francs do tecido >ac&uard.

Faille: tecido fino e macio, ligamento tafet$, urdume seda, acetato ou polister, trama schappe, algod!o, l!, sempre mais grossa, para produzir um efeito canelado. Faillete: varia!o mais fina do faille com desenho tafet$, de seda, acetato ou polister, utilizado geralmente para forro. #er:0afet$ e 0afet$ (lpaseda. Felpa: plo saliente nos tecidos. #er: %elpo )(toalhado*. %eltro: o tecido resultante do entrelaamento de fibras de l! ou similares, atravs da a!o combinada de agentes mec-nicos e produtos &umicos. . o mais antigo /7!o 0ecido/. "uas principais aplicaes s!o:fabrica!o de chapus, filtros, brin&uedos, acolchoados, forros de inverno, &uadros de aviso, artesanato, etc. #er: %eltro. Festo: dobra &ue se faz em pano largo, enfestado, ao meio de sua largura e em toda a sua extens!o, para o enrolar em pea. ?iz+se tambm da largura duma pea de pano, dum tecido &ual&uer. Fiao: processo final de transforma!o das fibras em fio. 5om exce!o da seda, todas as fibras naturais tm um comprimento limitado bastante definido. 4 ob>etivo da fia!o transformar as fibras individuais em um fio contnuo coeso e male$vel. 7as fibras naturais o processo compreende basicamente abertura, mistura, carda!o, estiramento e tor!o para a fabrica!o do material dos teares. ( seguir, se procede fia!o propriamente dita. 5om as fibras sintticas, foram realizadas numerosas melhorias nos e&uipamentos de fia!o para atender diversifica!o resultante do desenvolvimento de muitos tipos de fibras. Existem m$&uinas de fiar &ue s' podem ser usadas com fibras sintticas.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/

Fibra: estrutura de origem animal, vegetal, mineral ou sinttica parecida com plo. "eu di-metro n!o excede a =,=9 centmetros. (s fibras s!o utilizadas, entre outras muitas aplicaes, em produtos txteis, e s!o classificadas em fun!o de sua origem, de sua estrutura &umica ou de ambos os fatores. #er Ar$ficos: *imbologia Fibras2 Classi3icao das Fibras ,%&teis2 Caractersticas dos 9ateriais ,%&teis=

Fibras Arti3iciais: o processo de produ!o das fibras artificiais consiste na transforma!o &umica de matrias+primas naturais. ( partir das l-minas de celulose, o raiom acetato e o raiom viscose seguem fluxos diferentes. ( viscose passa por banho de soda c$ustica e, em seguida, por sub+processos de moagem, sulfuriza!o e matura!o e, finalmente extrudada e assume a forma de filamento contnuo ou fibra cortada. 4 acetato passa inicialmente por um banho de $cido sulf3rico, dilui!o em acetona, extrus!o e por uma opera!o de evapora!o da acetona. Recentemente foi inventada um novo tipo de fibra &ue tambm pode ser classificada com artificial &ue o tencel. #er: ;r3ico 4ota Produo= Fibras Aaturais: os fibras ou fios naturais s!o obtidos diretamente da natureza e os filamentos s!o feitos a partir de processos mec-nicos de tor!o, limpeza e acabamento. ,odem ser obtidos a partir de frutos, folhas, cascas e lenho. (s principais plantas txteis s!o: o (lgodoeiro )fibra de algod!o*, a Cuta )para fazer cordas*, o "isal )parecido com o linho*, o linho )caule com filamentos rgidos* e o Rami )tambm muito utilizado como o linho*. Fibras Bumicas ou 9anu3aturadas: podem ser divididas em artificiais e sintticas. (s fibras &umicas, de modo geral, seguem o mesmo processo de produ!o, por extrus!o, &ue consiste em pressionar a resina, em forma pastosa, atravs de furos finssimos numa pea denominada fieira. 4s filamentos &ue saem desses furos s!o imediatamente solidificados. Esse processo denominado fia!o, embora o termo, nesse contexto, pouco tenha a ver com a fia!o tradicional da ind3stria txtil. (s fibras tomam sua forma final atravs de estiramento, realizado atravs de dois processos b$sicos1 no primeiro, as fibras s!o estiradas durante o processo de solidifica!o1 no segundo, o estiramento feito ap's estarem solidificadas. Em ambos os casos o di-metro da fibra reduzido, e sua resistncia tra!o aumentada. (s fibras assim produzidas podem ser apresentadas em trs formas distintas,

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


destinadas a usos tambm distintos: <. 9ono3ilamento: &ue como o pr'prio nome indica, formada por um 3nico filamento F. 9ulti3ilamento: a formada pela uni!o de pelo menos dois monofilamentos contnuos, unidos paralelamente por tor!o. S. Fibra Cortada: resultado do seccionamento, em tamanhos determinados, de um grande feixe de filamentos contnuos. ( fibra cortada pode ser fiada nos mesmos filat'rios &ue s!o utilizadas para fiar algod!o. (lm disso, se presta mistura com as fibras naturais >$ na fia!o, permitindo a chamada mistura ntima, ou se>a, os fios mistos produzidos ad&uirem uma mescla das caractersticas de resistncia e durabilidade das fibras &umicas e do to&ue e conforto das fibras naturais. 4s fios produzidos com a fibra cortada s!o tambm mais volumosos do &ue os filamentos contnuos do mesmo peso, o &ue possibilita seu uso na produ!o de tecidos com superfcies n!o lisas. Essa caracterstica, aliada maior facilidade de manuseio da fibra cortada em rela!o ao filamento contnuo, faz com &ue os fios fiados se>am mais utilizados do &ue os filamentos contnuos, existindo inclusive fibras, como por exemplo o acrlico, em &ue raramente se utilizam filamentos contnuos na produ!o de artigos txteis.

Fibras *int(ticas: o processo de produ!o das fibras sintticas se inicia com a transforma!o da nafta petro&umica, um derivado petr'leo, em benzeno, eteno, p+ xileno e propeno, produtos intermedi$rios da chamada <^ gera!o petro&umica e insumos b$sicos para a produ!o destas fibras. 4 benzeno a matria+prima b$sica da poliamida W )n$ilon W*, &ue, por sua vez, obtida pela polimeriza!o da caprolactama )3nico mon[mero*, en&uanto &ue a poliamida W.W consiste na polimeriza!o de dois mon[meros: hexametilenodiamina e $cido adpico, &ue por rea!o de policondensa!o formam o /"al 7/, e em uma segunda fase a poliamida W.W )n$ilon W.W*. 4 polister cu>a matria+prima b$sica o p+xileno pode ser obtido por intermdio de duas rotas de produ!o: a do ?;0 )?imetil 0ereftalato V ;EA* ou a do ,0( )_cido 0erefet$lico ,uro V ;EA: ;onoetilenoglicol*. (s fibras acrlicas e olefnicas )polipropileno*, por sua vez, tm como principal insumo b$sico petro&umico o propeno. ,elas suas propriedades e presena de amino$cidos, as fibras acrlicas s!o comparadas l! natural e ocuparam os segmentos de roupas de inverno e de tapearia, devido as suas semelhanas aos produtos de l!.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


Recentemente foi desenvolvida uma nova variedade de fibra sinttica, a microfibra. #er: ;r3ico 4ota Produo=

Fibrane: fio fiado a partir da fibra viscose. "erve tambm para nomear tecidos feitos a partir deste fio. Fieira: chapa de metal com orifcios, pelos &uais se passam &ual&uer tipo de material male$vel &ue se v!o estirando em fios. Filmes: s!o estruturas txteis, aproximando+se mais da textura do papel. "!o produzidos a partir de solues de fibras txteis, mais fre&Oentemente de n$ilon. ,odem aparecer isolados ou laminados com outro tecido. Fil8: tecido transparente, semelhante ao tule, porm mais largo )S,F= m de largura* e mais encorpado, de algod!o ou n$ilon, podendo ser engomado ou n!o, tramado em forma de rede de furos redondos ou hexagonais, e usado sobretudo para vus, cortinados, vestidos de noite, mos&uiteiros. enfeites, etc. Fio: produto final obtido pela transforma!o de fibras naturais, artificiais ou sintticas, pelo processo de fia!o. 4 filamento contnuo uma unidade linear de comprimento ilimitado. 4s filamentos de seda s!o um exemplo. 4 con>unto de trs ou mais filamentos forma o fio multifilamento contnuo. "e o fio for constitudo por um 3nico filamento denomina+se monofilamento. %ios de filamentos s!o lisos, duros e possuem poucos espaos cheios de ar. ( texturiza!o consiste em dar a estes filamentos diversos tratamentos de modo a resultarem em fios macios, cheios, fofos, com interstcios de ar &ue conservam o calor, propriedades &ue caracterizam o fio para fia!o. ,ara conseguir esta caracterstica, d$+se forte /crimping/ )plissagem* aos filamentos, seguido de termofixa!o )fixa!o atravs do calor*. Entre os sistemas utilizados para produ!o de fios temos:

Anel: neste sistema podemos ter fios com tor!o no sentido direito )Q*, ou no sentido es&uerdo )"*. 7este sistema a tor!o realizada de fora da fibra para dentro, o &ue resulta em um fio mais macio tanto no n3cleo, como na sua superfcie. 7pen 5nd: considerado atualmente o mtodo mais pr$tico para a produ!o de fios. Este sistema tem um fluxo de m$&uinas reduzido, e utilizado na sua grande maioria para aproveitar resduos de outros sistemas de produ!o em especfico o Anel. Este sistema apresenta melhores resultados com fibras mais curtas do &ue o processo em (nel. ?evido este

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


detalhe geralmente as fiaes tem uma linha de fio Anel outra linha de fios /Open End/, a &ual aproveita os resduos da linha Anel.

,o6ue do 3io: o to&ue do fio /Open End/ muito inferior ao dos fios Anel. Isto ocorre em fun!o das caractersticas construtivas descritas acima. 4 amaciante n!o consegue a mesma penetra!o no interior do n3cleo do fio, &uando comparado com o Anel. 4esist%ncia do Fio: a resistncia do fio / Open End/ cerca de F=: menor, do &ue a do fio Anel. Cunto com a regularidade, s!o os principais fatores para se obter uma boa tecibilidade na malharia. Alongamento do Fio: a capacidade de alongamento do fio / Open End/ maior, importante para a malharia, mas problem$tico ao acabamento, pois malhas com fios /Open End/ tendem a ficar mais largas e necessitam de regulagens especiais.

( texturiza!o pode ser feita por v$rios processos, como: %alsa tor!o )%0*, %alsa tor!o fixada )%0%*, a ar, a fric!o, e outros, em &ue, a diferena entre eles o grau de texturiza!o, ou se>a, &uanto de volume, elasticidade e maciez se dese>a dar a fibra. ( escolha do processo de texturiza!o dependo do uso final do fio.

Fil1a1Fil (Fio a Fio : tecido com listras verticais muito finas causadas pelo uso de um fio de cor e um fio branco intercaladamente tanto no urdume como na trama.

Fio Cardado: o fio cardado devido a n!o passar pela penteadeira, possui mais fibras curtas, o &ue propicia uma maior forma!o de pilling )bolinhas no tecido* e neps )defeito na regularidade do fio*. ( aparncia tambm pre>udicada, pois o mesmo possui uma maior irregularidade. Fio Fantasia: fio beneficiado para apresentar um aspecto ou to&ue diferente, destinado a valorizar e diversificar o tecido. 4s principais fios fantasia s!o: @oton, @oucl, ,erl, @ouchonneux, 4nd, %lam, %ris, ;oulin, Casp, ;ousse, 4ndul, 0extu, 5henille, ;tallise, Auip. 4s fios fantasia se dividem em F grupos principais: (+ %io %antasia de retor!o: normalmente feito com mistura de fios contnuos diferentes ) s vezes fio contnuo e fiado*. @+ %io %antasia de fia!o. 4bs: 4s fios 5repe, #oil, ,oil, 4rgansin, Arenadine, n!o s!o considerados fios fantasia, mas como torcidos cl$ssicos.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/

Fio Penteado: no sistema penteado o fio passa por um e&uipamento &ue se chama penteadeira. Este e&uipamento tem a fun!o de retirar as fibras mais curtas )antes de se formar o fio* e impurezas como cascas, &ue s!o provenientes do algod!o e n!o foram retirados em processos anteriores. Este processo confere um fio de &ualidade superior, visto &ue este mais limpo, n!o possui fibras curtas, e mais resistente. 0em menos neps, e forma menos pilling na malha acabada. ,orm devido retirada de mais fibras no processo, a perda de algod!o para a produ!o do fio maior, o &ue >untamente com a inclus!o de mais um e&uipamento no fluxo produtivo eleva o custo de fabrica!o e conse&Oentemente o preo do fio, sendo este o fator principal para o encarecimento do fio penteado. Flam%: tecido produzido com o fio fantasia de mesmo nome, &ue apresenta pontos mais grossos e pontos mais finos. Flanela: tecido <==: l! cardada, peso leve a mdio, contextura aberta, to&ue macio, desenho tafet$, com lado /flanelado/ aspecto liso ou xadrez, antigamente muito utilizado como roupa ntima masculina e feminina. Flanelagem: acabamento dos tecidos flanelados. 4 tratamento consiste em arrancar as fibras dos fios, com cilindros guarnecidos de agulhas muito finas, para coloc$+las na superfcie do tecido. Flocagem: processo &ue permite colar sobre um tecido &ual&uer, uma camada de plos, a partir do processo eletrost$tico. 4 tecido recebe uma camada de cola )uniforme ou em apenas alguns lugares* e ap's introduzido em um c-mara eletrost$tica, a &ual eletriza os plos, colocando+os em p sobre o tecido. (p's, o tecido seco e polimerizado para fixar os plos. #er: #eludo 6iso. Folheado: o tecido feito a partir de um vu de fibras txteis, n!o feltrantes, mantidas >untas por meio de um adesivo ou por fus!o de fibras termopl$sticas. (presenta trs sub+tipos: com fibras orientadas, com fibras cruzadas e com fibras dispostas ao acaso. Forro: tecido de seda, acetato, polister ou misto com algod!o, leve e brilhante, usado para forrar o interior dos vestidos, mantos, palet's, ternos, etc. cu>a fun!o esconder as costuras, as entretelas, etc. #er %ailete Furta1Cor: &ue apresenta cor diferente, segundo a luz pro>etada1 cambiante. Fusto: tecido natural ou sinttico, liso ou estampado, de algod!o, linho, seda ou l!, &ue apresenta o avesso flanelado e o direito em relevo, formando cordes >ustapostos paralelos, ou desenhos variados.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


?enomina!o tambm usada para tecido pesado de algod!o com ligamento reps, formando estrias no sentido do urdume.

;abardine ou ;abardina: tecido de algod!o ou fio sinttico, bem estruturado, com textura aparente de sar>a FG<, SG< ou m3ltipla, em um angulo de X9Y, o &ue produz um aspecto diagonal. (plicaes: cala, capa, casacos de ver!o, etc. #er: Aabardine #iena, Aabardine Extra, etc. Este nome tambm dado a pea de vestu$rio feita com este tecido impermeabilizado, mais ou menos comprida, com ou sem capuz, usada para proteger da chuva1 imperme$vel. ( palavra /Aabardina/ em espanhol significa sobretudo imperme$vel ou capa de chuva.

;alo: fita grossa, fantasia, tecida ou de passamanaria, rica e muito decorada, destinada a ornamentar chapus, cortinas, vestidos, sapatos, ternos, etc. ;uito usado no exrcito, para diferenciar a hierar&uia dos militares. ;au3rage: tratamento de acabamento em calandra, onde o tecido passa F cilindros &uentes e gravados, a fim de obter um efeito de alto relevo, destinado e enfeitar o tecido e imitar os desenhos do >ac&uard. ;aze: tecido de algod!o cardado, muito leve e transparente, com desenho /giro ingls/, utilizado em larga escala na medicina para curativos, intervenes cir3rgicas, etc., tambm conhecido como bandagem. ;iro ?ngl%s (';aze Anglaise' : ?enomina!o utilizada para tipo ligamento ou tecido, a saber: <. +igamento: desenho &ue permite produzir tecidos leves, transparentes e sem esgaramento. 4 desenho tem, por caracterstica principal, o fato de &ue os fios de urdume n!o somente levantam, como para o tecido convencional, mas ainda eles se cruzam entre si por pe&uenos grupos de F, S, X, 9, etc. ,ara realizar este desenho, deve+se usar malhas especiais. F. ,ecido:0ecido leve e transparente &ue n!o esgara, com estrutura aberta amarrada por fios de urdume &ue se cruzam como malhas. 5onhecido tambm como 6eno, origin$rio de 6ion, %rana. S. ;obelin: tecido com desenho >ac&uard onde os fios de urdume deixam aparecer a trama mais clara ou mais escura provocando um efeito glac. . um estilo de tecido muito usado em decora!o, rico em detalhes e cores. 4rigin$rio da %rana, era produzido pelos artes!os reais chamados Aobelins.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


;od%: tecido cortado enviesadamente, na confec!o de uma pea de vestu$rio, principalmente saia. ;orguro: tecido encorpado, liso, >ac&uard ou estampado, geralmente misto de algod!o e polister, com efeito canelado, muito utilizado para calas, decora!o, estofamento, etc. #er: Aorgur!o #erona (rtelano, Aorgur!o Cac&uard F=== e Aorgur!o Anova. ;orgurinho: tecido semelhante ao gorgur!o porm mais leve. 0ambm muito utilizado em decora!o, confec!o de toalhas de mesa e guardanapo, etc. #er: Aorgurinho Estampado. ;ramatura: a massa por unidade de superfcie. "ua unidade de medida gramas por metro &uadrado, assim &uando se diz &ue um tecido tem gramatura de 9=, &uer dizer &ue ele tem uma massa de 9= gramas por metro &uadrado. 4 tecido pode ser avaliado atravs da gramatura conforme a tabela anexa, onde /,/ o peso ou massa do tecido.

;ranit(: tecido com aspecto de crepe ou granulado, produzido com os mais variados tipos de fibras, obtido por ligamento especifico, pela utiliza!o de fios com elevada tor!o, ou por ambos. 0ambm conhecido como ;usse. . ;r$ge: nome do fio de seda natural &uando cru e sem tor!o. ;ros de ,ours: tafet$ com F batidas na mesma abertura de cala. Este desenho o incio da srie dos ottoman, faille, gros, etc. ,rincipalmente utilizado para as ourelas e para desenho >ac&uard, onde ele forma somente uma parte dos efeitos do tecido. Raramente usado em tecido liso, pois neste caso mais vanta>oso >untar a trama a F cabos e reduzir a &uantidade de batidas. ;uipure: tipo de renda fina feita a m!o e transparente. :elanca`: tecido el$stico para calas e bermudas, produzido com fio de poliamida texturizado por falsa tor!o geralmente colocado na trama )a helanca geralmente tem elasticidade no sentido lateral*. 7ome derivado de marca registrada do fio texturizado. :idrocarboneto: composto constitudo apenas por carbono e hidrognio.)4s hidrocarbonetos insaturados compreendem os alcenos, os alcinos e os hidrocarbonetos arom$ticos*. Cndigo !lue: nome do tecido utilizado universalmente para calas >eans. 4 nome ndigo uma alus!o planta indiana chama / Indigus/ a &ual continha em sua raiz

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


um corante de colora!o natural azul e na poca servia de base para tingimento nas tribos. Ko>e o ndigo se define como corante para calas >eans em tons de azul. ?risado: tecido com acabamento para dar aspecto semelhante ao (rco+Hris. Dac6uard (Doseph19arie Dac6uard :7ascido em 62on em <a9F, filho de tecel!o, faleceu em <8SX. Inventou a ma&uineta deste nome )ou se>a, do %aonn* em <aZ=. 0erminou a primeira ma&uineta em <8==. Ela tinha por finalidade movimentar os fios de urdume com um s' tecel!o e, assim, eliminar os /tireurs de lacs/ )meninos instalados em cima do tear para levantar os fios m!o*. ?essa forma foi suprimido o uso de S tecel!os e F tecel!s por tear1 por esse motivo, no incio, esta ma&uineta foi muito mal acolhida. 4 princpio desta inven!o utilizar um papel sem fim )ou v$rios cartes* previamente perfurados, para selecionar o levantamento dos fios &ue devam criar os motivos decorativos do tecido. "!o efetuadas &uatro operaes para realiza!o do tecido Cac&uard, a saber: <. 5sboo: Em francs /es&uisse/, &ue a representa!o gr$fica e colorida, sobre papel, do futuro desenho >ac&uard ou do estampado1 F. 9ise en carte: 4pera!o &ue consiste em pintar o /papier de mise en carte/, para reproduzir o esboo do futuro tecido >ac&uard. Este papel &uadriculado para representar o cruzamento dos fios de urdume e de trama. 4 &uadriculado pode ser de v$rios tamanhos, conforme a propor!o de fios e batidas )Ex: tecido com =9 fiosGX= batidas, papel <=G8*. 7este papel s!o pintadas as formas eGou os desenhos de todos os motivos do >ac&uard, considerando a &uantidade de agulhas da ma&uineta >ac&uard )#incenz2 ou #erdol* e a densidade final do tecido. (ntigamente neste papel eram pintados todos os desenhos &ue participavam da composi!o do >ac&uard. (tualmente, o /ligasse/ sendo dito como /acelerado/ no papel, pinta+se apenas a forma dese>ada com uma cor lisa e diferente, para cada desenho. Embaixo ou no avesso do papel se traa um recorte de cada desenho, os &uais s!o ap's utilizados para furar todos os cartes. Este sistema simplificou muito o trabalho de /;ise em carte/. ( pessoa encarregada deste servio chama+se /metteur en carte/ )ver traados anexos*. S. +eitura: a leitura ou /lisage/ em francs, a opera!o &ue consiste em furar os cartes ou o papel #erdol, para um desenho >ac&uard, a partir do papel de /;ise en carte/. 4pera!o realizada pelo /6iseur/. X. ,ecimento= (s ma&uinetas Cac&uard se dividem em S grupos principais, conforme o tipo de cart!o ou papel!o e a densidade das agulhas. 5ada uma leva o nome do inventor: <* "istema Cac&uard: ?ensidade: <=X, X==, W==, a==, Z==, <===, <F==

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


agulhas )3teis para o tecido*. 4 defeito da Cac&uard era usar agulhas grossas e cartes pesados e volumosos )< cart!o para cada trama*. F* "istema #incenz2: )< cart!o para cada trama*, S8X, 9aW, aW8, <<9F )3teis para o tecido*. (gulhas mais finas, cartes mais leves e menores. S* "istema #erdol: )papel sem fim*. 8ZW e <SXX agulhas )8== e <F== para o tecido*. (gulhas muito finas, papel sem fim, muito mais leve e mais f$cil de manusear &ue os cartes. (tualmente muito utilizado. 7o @rasil se encontram os F sistemas: #incenz2 e #erdol.

Da"anesa: tecido em ligamento tela, com fio de filamento de #iscose no urdume e fio de #iscose fiado na trama, muito usado em moda feminina.

Deans: nome em ingls do fust!o de algod!o com ligamento sar>a, ou se>a, igual a brim, denim, coutil, atualmente na cor (zul Hndigo. Ceans na gria inglesa significa cala, macac!o, etc. Derse# ou D(rsei: tecido de malha leve e de ligamento simples, muito usado para lingerie. 4 tecido de >erse2 possui uma 3nica face, caracterstica deste tecido repousar ao entrelaamento de pontos na mesma dire!o, no lado direito, ao passo &ue no avesso notamos as laadas produzidas de forma semicircular. ( produ!o de tecido de >erse2 feita em m$&uinas &ue possuem um 3nico con>unto de agulhas )frontura*. 7o entanto, tambm podemos tec+lo em m$&uinas &ue disponham de dois con>untos de agulhas )dupla frontura*, onde naturalmente s' se verificar$ o tecimento num dos con>untos da agulha )frontura*.#er: Cerse2 )0rilobal* Duta: fibra txtil obtida da planta tili$cea. (s fibras de >uta s!o extradas do caule de /plantas duras/ , assim como o linho, o c-nhamo, etc. 0rata+se de plantas herb$ceas anuais, ou se>a, alcanam a maturidade no decorrer de um ano, produzindo sementes para os demais perodos de cultivo, porm exigindo, para um bom desenvolvimento, calor e umidade. ,ossuem um caule reto com circunferncia de cerca de S,8= cm e altura entre <,9 e S metros. ( fibra de >uta apresenta, geralmente, um brilho sedoso e, &uando comparada ao linho, mais &uebradia, o &ue a impede de ser transformada em fios finos, >$ &ue os feixes n!o se separam t!o bem no sentido longitudinal. Elas apresentam um fino /brilho/ sedoso, um to&ue grosseiro e $spero, embora as de melhores &ualidades se>am suaves e macias. ( >uta n!o t!o resistente nem t!o dur$vel &uanto o linho, o c-nhamo ou o rami. . uma fibra barata, e se encontra disponvel em grande &uantidade (lm das aplicaes mais comuns, como por exemplo, tecidos para sacos e telas de aniagem, os tecidos de >uta, tem tido grande aceita!o >unto aos decoradores

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


devido ao seu aspecto r3stico 7utras Caractersticas:(s fibras n!o se alongam dentro de uma extens!o apreci$vel1 (presentam baixa elasticidade1 pssima recupera!o dobra, compress!o ou amarrotamento1 deterioram+se rapidamente com umidade, tornando+se &uebradias, fracas e escuras1 tem menor resistncia &ue o linho ou o algod!o a!o de microorganismos. #er: Cutas e 0ecidos com Cutas

+: fibra natural de origem animal, macia e ondulada obtida principalmente do pelo das ovelhas domsticas, e de outros animais como o camelo, a alpaca, as cabras de (ngor$ e de Tashmir, a lhama e a vicunha, e utilizadas na fabrica!o de tecidos. ( l! se diferencia do plo pela natureza da superfcie externa das fibras. ( superfcie varia de acordo com a espessura e a ondula!o da fibra. ?evido a essa ondula!o, a l! tem uma elasticidade e uma resistncia longitudinal maiores &ue outras fibras naturais. 5aractersticas: &uente e confort$vel, excelente isolante trmico1 resistente ao amassamento1 absorve bem a transpira!o e a umidade1 amarela e desbota &uando exposta ao sol1 baixa resistncia ao atrito1 atacada por traas, insetos e fungos1 n!o resiste a produtos &umicos1 exige precaues durante a conserva!o.

+aise: tecido leve de algod!o, com aplica!o de bordados. 4rigin$rio da %rana. /oltar +am%: tecido liso ou >ac&uard, utilizando em trama fios met$licos, ouro, prata, etc. , muito utilizado na moda feminina e para roupas de carnaval. #er: 6am "amoa. +aminados: s!o estruturas obtidas pela colagem de dois tecidos diferentes ou pela simples aplica!o de um impermeabilizante &umico a um tecido &ual&uer. +anadeira: pea do tear, &ue contm uma bobina )canela*, em &ue se enrola o fio da trama, e com a &ual o tecel!o faz correr o fio da trama entre os da urdidura, pea an$loga da m$&uinas de costurar, &ue leva a linha para formar a laada no ponto fixo. +io: cada um dos fios, entre dois liar'is ) travessas &ue seguram os lios* do tear, &ue sobem e descem para serem atravessados pelos fios da tecelagem. +imite de Emidade: \Ema das mais importantes propriedades das fibras txteis a absor!o de umidade, ou se>a, a capacidade &ue cada fibra possui de absorver $gua do ambiente. (s fibras naturais ou artificiais de origem celul'sica tm alta capacidade de absorver umidade: por exemplo, cerca de 8,9: do peso do algod!o e <X: do peso da viscose composto por $gua, entre outras. C$ as fibras

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


sintticas absorvem menos umidade: no polister, por exemplo, s' =,X: de seu peso composto por $gua]. %onte:"rgio %erreira @astos )"E7(IG5E0IU0*.

+inho: fibra natural de origem vegetal procedente do talo do linho, tem como principal caracterstica, o aspecto r3stico, o &ue natural de sua fibra &uando combinado com a viscose torna+se bastante favor$vel ao processo de tingimento. 4 linho uma fibra bastante forte. 4s tecidos de linho s!o dur$veis e f$ceis de serem submetidos a certos trabalhos de manuten!o, tais como a lavagem. Uuando molhados, a resistncia dos mesmos pode ser F=: superior ao mesmo tecido em estado normal. (s fibras de linho tm aparncia lustrosa. Este elevado /brilho/ natural proporcionado pela remo!o de ceras e outros materiais. (s fibras de linho n!o /encolhem/ nem /alongamb. 4s tecidos, assim como os dele feitos,tambm est!o su>eitos a estas situaes. 5aractersticas: muito resistente e confort$vel1 lava+se com facilidade1 n!o encolhe1 bom condutor de calor1amarrota com facilidade1 atacado por fungos1 &ueima com facilidade1 6imite de umidade: <F:. (plicaes: confec!o, cortinas, rouparia domstica, lenos, etc.

+ona: tela pesada de algod!o, destinada a recobrir cargas ou proteger produtos perecveis, principalmente usada para caminhes. (tualmente a 6ona pode ser feita com diversas matrias+primas alm do algod!o, como polister, poliamida, etc. e com diversos acabamentos, sendo muito utilizada, tambm, para confec!o de bolsas, tnis, barracas, cadeiras de praia etc. #er: 6ona 5olorida e Estampada.

+onita: tecido consistente de algod!o liso, listrado ou xadrez, muito utilizado na confec!o de >a&uetas, toalhas de mesa capas, etc. #er: 6onita Jadrez Renaux

+#cra`: fibra sinttica inventada pela ?u ,ont, pertence classifica!o genrica elastano das fibras sintticas )conhecida como "pandex nos E.E.(. e 5anad$* sendo descrito em termos &umicos como um poliuretano segmentado. "ua not$veis propriedades de alongamento e recupera!o enobrece tecidos, adicionando novas dimenses de caimento, conforto e contorno das roupas. ,ode ser esticado &uatro a sete vezes seu comprimento, retornando instantaneamente ao seu comprimento original &uando sua tens!o relaxada. Resistente ao sol e $gua salgada, e retm sua caracterstica flexvel no uso e ao passar do tempo. Em tecido >amais feito de <==: l2cra, ele usado em pe&uenas &uantidades, sendo sempre combinado com outra fibra, natural ou sinttica. ( fim de preservar as &ualidades e caractersticas da fibra principal, a l2cra revestida pela mesma, assim &ual&uer &ue se>a a mistura, o tecido concebido com a l2cra ir$ sempre conservar a aparncia e to&ue da fibra principal.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/

9alha: malhas s!o tecidos produzidos com base em mtodos de forma!o de laadas. Embora se desconhea a data da descoberta do mtodo manual de fazer malha ou tricotar, recentes descobertas de tecidos de malha no Egito, provam &ue este mtodo >$ era conhecido no sculo # a.5. . de notar no entanto &ue o <Y tear de malha surgiu nas Inglaterra em <98Z. 5hama+se malha de trama a todo o tecido produzido por processos de fabrica!o nos &uais pelo menos um fio de trama transformado em malha. 4s tecidos de malha podem ser produzidos de modo manual ou mec-nico e s!o o resultado da forma!o de malhas provenientes de um ou mais fios, &ue se interpenetram e se ap'iam lateral e verticalmente por meio de agulhas. ( malha, elemento fundamental desse tipo de tecido, constitui+se de uma cabea, duas pernas e dois ps. ( carreira de malhas a sucess!o de malhas consecutivas no sentido da largura do tecido. C$ a coluna de malha a sucess!o de malhas consecutivas no sentido do comprimento do tecido. Uuanto a seus tipos b$sicos, as m$&uinas de malharia dividem+se em: m$&uinas de malharia por trama c m$&uinas retilneas ou circulares c e m$&uinas de malharia por urdume c m$&uinas Raschel ou Tettenstuhl. 4 valor &ue exprime o n3mero de agulhas por unidade de comprimento ) por exemplo, por metro* denominado finura da m$&uina e pode ser expresso por duas nomenclaturas: + Cauge exprime o n3mero de agulhas por polegadas, sendo mais usual em malharia. + Aauge exprime o n3mero de agulhas por duas polegadas, sendo mais usual para m$&uinas Raschel. ( finura da m$&uina limita a titulagem do fio a ser utilizado, assim como influencia o aspecto geral do tecido. ( estrutura e a geometria dos tecidos de malha diferenciam+se substancialmente dos tecidos planos, onde a trama e o urdume entrelaam+se formando uma arma!o rgida &ue resulta em produto final sobre tudo resistente. ( malha ao contr$rio do tecido plano , n!o nasce de uma arma!o trama + urdume, mas feita com um s' fio &ue corre em forma de espiral horizontalmente )malharia de trama* ou de v$rios fios longitudinais, um por agulha )malharia de teia ou urdume*. Em ambos os casos o fio assume a forma de laada, sendo &ue cada laada passa por dentro da laada anterior sem &ue exista algum ponto de ligamento fixo entre elas. Essas laadas ou malhas assumem um aspecto de fios em forma senoidal &ue se sustentam entre si e &ue s!o livres para mover+se &uando submetidas a alguma tens!o, o &ue caracteriza a flexibilidade dos tecidos de malha, os &uais podem, dessa forma, abraa as mais complexas formas do corpo humano. 4 tecido de malha ainda el$stico por&ue as laadas podem escorregar umas sobre as outras, &uando sob tens!o e retornar a posi!o inicial &uando se cessa a

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


solicita!o. 4utra propriedade das malhas a porosidade, o &ue proporciona um conforto fisiol'gico not$vel.

9alinos: tecido cu>a estrutura obtida pela sobreposi!o, sem entrelaamento, da camada de urdimento sobre a camada de trama e cu>a amarra!o obtida por uma cadeia de pontos de malha. 96uina de Costura: m$&uina pro>etada para unir pedaos de tecido ou pele com laadas ou pontos de cadeia )ver 0xteis*. ( laada utiliza dois fios de linha e o ponto de cadeia apenas um. ( maioria das m$&uinas de costura modernas utiliza dois fios separados para formar uma laada. 4 fio superior passa atravs de um buraco situado na ponta da agulha. 4 fio inferior sai de uma bobina ou carretel e une+se ao fio superior, enlaando+se ou retorcendo+se, com o movimento horizontal ou rotativo da bobina. (lm de v$rios modelos de m$&uinas domsticas, h$ cerca de F mil tipos diferentes de m$&uinas de costura industriais. 0anto as domsticas &uanto as industriais est!o e&uipadas com microprocessadores para executar se&Oncias autom$ticas de opera!o. (baixo alguns tipos de m$&uinas de costura industriais: <. Qiguezague + Etilizada para rebater el$sticos em lingerie, unir partes de couro, bordar, pregar zper1 F. Reta + Etilizada como e&uipamento b$sico para todo tipo de vestu$rio1 S. 4verlo&ue + Etilizada para fechamento ou acabamento1 X. Interlo&ue + Etilizada para fechamento em tecidos mdios a pesados )>eans*1 9. Aaloneira + E&uipamento direcionado para uso industrial no segmento de malharia. Etilizada para bainhas, aplica!o de gal!o ou vis, costuras decorativas e outras. 9a6uineta de -esenho: mecanismo instalado acima ou abaixo do tear e destinado a movimentar os fios de urdume atravs dos &uadros de lios. 4 ritmo desta movimenta!o obtido com o papel sem fim, perfurado ou com cartelas e pinos. 9atelass%: tecido >ac&uard ou ma&uinetado, onde os motivos s!o em alto+relevo )tipo /clo&u/*, o efeito obtido com F rolos )tecido /doubl toff/* e o enchimento com uma trama especial grossa, fiada com pouca tor!o, em geral de algod!o, l! cardada, ou fibrane. Ela flutua no meio dos F tecidos. 5hama+se tambm >ac&uard acolchoado. 7ome tambm utilizado para &ual&uer tecido acolchoado do tipo

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


cobertor acolchoado, liseuse, peignoir, bluses, etc. 9elFnge: fio <==: algod!o, onde a caracterstica mescla obtida no processo de fia!o, com o tingimento da pluma do algod!o. 9ercerizao: tratamento )lavagem* de fibras de algod!o por uma solu!o de s'dio ou de pot$ssio, a frio, &ue proporciona um brilho acentuado, maior afinidade com corantes, to&ue mais macio, maior resistncia e maior encolhimento, portanto um fio )ou tecido* &ue >$ foi extensamente beneficiado para proporcionar menos encolhimento nas pr'ximas lavagens. 4 tecido mercerizado possui maior brilho, resistncia e capacidade para receber melhor o tingimento ou a estampa. 6embrando &ue apenas alguns tecidos tm a necessidade de ser mercerizados.

9icro3ibra: ?enomina!o utilizada para tipo de tecido ou fio, a saber: <. ,ecidos: 7ome genrico dado a tecidos de poliamida ou polister, obtido a partir de fios com filamentos individuais iguais ou menores do &ue < ?enier. F. Fios: fios sintticos &ue s!o formados por filamentos extremamente finos. Estes filamentos podem ser W= vezes mais finos &ue um fio de cabelo e <=.=== filamentos de microfibra podem pesar menos &ue < grama. ?esenvolvida recentemente esta nova variedade de fibra sinttica surgiu no mercado por volta de <ZZ=. ,roduzida a partir de acrlico, polister , viscose ou n$ilon, ela se caracteriza por filamentos extremamente delgados e utilizada na forma de fios multifilamentos. 4s tecidos produzidos com ;icrofibras possuem como caractersticas, o to&ue sedoso, vestem muito bem, encolhimento da pea extremamente baixo, alta resistncia, baixo abarrotamento e bom isolamento &uanto a vento e frio. (s caractersticas das microfibras permitem a fabrica!o de tecidos leves e de to&ue bem mais agrad$vel do &ue a&ueles produzidos com fios ou filamentos artificiais ou sintticos. 5abe registrar &ue >$ est$ desenvolvida, a nvel de laborat'rio, a micro+micro fibra, ainda n!o lanada no mercado devido ao seu alto custo.

9icro 9odal: fibra composta de <==: da mais pura celulose )o liocel*. ;icro ;odal corresponde a todas exigncias humanas e ecol'gicas e produzida exclusivamente a partir de celulose tratada sem cloro. ;icro ;odal n!o contem concentraes de subst-ncias nocivas, livre de pesticidas e n!o causa irritaes cut-neas. 0ecido de alta maciez, brilho, caimento e transpira &uase 9=: da umidade. 7a cole!o, a fibra utilizada >untamente com o (lgod!o para elaborar malhas para os artigos underdear, uma vez &ue provoca a sensa!o de conforto e maciez altssimos para um vestu$rio ntimo e &ue fica em contato constante com a pele humana.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


9odal: fibra de celulose regenerada com elevada resistncia a rompimento e alta medida de elasticidade em 3mido. (plicaes:5onfec!o, tecidos para uso domstico, tecidos profissionais. 6imite de umidade: <S:. 9oirage:acabamento com calandra, destinado a produzir sobre o tecido um aspecto especial, dito /chamalote/. 4 tecido, em geral tafet$ ou Aros de 0ours, passa dobrado entre F cilindros &uentes. 4s F tafet$s s!o assim deformados pela press!o e temperatura, para obter este efeito de /;oire/. 4s cilindros s!o lisos, areados, estritos ou gravados com desenhos, segundo o tipo de chamalote dese>ado. 4 tecido a ser chamalotado, pode ser dobrado de S maneiras: I + ,onta de pea sobre a outra ponta de pea: )isso provoca uma &uebradura no sentido trama no meio da pea*1 II + 4urela sobre ourela: )isso provoca uma &uebradura em todo o comprimento do tecido*1 III + ,ea sobre pea: s!o colocados F tecidos, um sobre o outro )iguais ou diferentes*. Estes S processos s!o necess$rios conforme o tipo de chamalote dese>ado. (ntigamente o chamalote era destinado aos tecidos de luxo, em virtude desse tratamento n!o ter durabilidade )com a lavagem saia rapidamente*. ,orm, atualmente, com os fios sintticos, pode+se fazer chamalote /permanente/. 9oire:efeito de chamalote sobre o tecido. 9oir(: tecido chamalotado. 4 tecido destinado a ser chamalotado deve respeitar os seguintes critrios: <* (presentar um aspecto gorgur!o bem marcado e por esse motivo se usa o tafet$ ou o Aros de 0ours, sendo o urdume, de preferncia, de fios contnuos e a trama sempre mais grossa e redonda, de fios contnuos ou fiados )tor!o de binagem sempre elevada*. F* ( regularidade das batidas um fator primordial para a obten!o de um chamalote perfeito. Uual&uer varia!o na &uantidade de tramas por centmetro, provoca uma interrup!o do chamalote. 9oletom: estrutura de malha de l!, macia, &uente, flanelada dos F lados, usada para vestidos e estofamento. "eu entrelaamento feito de tal forma &ue os fios da malha, no interior, fi&uem flutuantes, ou se>a, aliado a um processo de peluciagem ele oferece maior a&uecimento do corpo n!o deixando &ue o calor se transporte para fora do corpo. 9usseline ( 9usselina ou 9ousseline : tecido muito leve e transparente, com to&ue macio e fluido, desenho tafet$, fios de seda )de acetato, viscose, l! ou algod!o, polister, poliamida*, com tores elevadas. Em geral o tecido cru )ou com seda tinta em cru*, com v$rios acabamentos, conforme a &ualidade da

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


musseline. (lgumas musselines s!o chamadas de 5repe 5hiffon ou 5repe Ki ;ulti 5hiffon. Ao1*aturado (?nsaturado : Em &umica diz+se dos compostos org-nicos &ue apresentam ao menos uma liga!o dupla ou tripla. 7rgandi: tecido leve semelhante a musseline, com acabamento engomado. ( musseline recebe uma purga completa para eliminar toda a goma e depois tinta. 4 4rgandi perde na purga somente <=: da goma )tinto em cru*, o &ue lhe d$ um to&ue encorpado. 7rgansin: %io de seda tinto, com tor!o fantasia, especial e muito resistente, para ser utilizado no urdume. Esta tor!o se baseia no seguinte processo: Primeira toro )seda* + 9== a W== vGm1 Segunda toro sempre contr$ria primeira e <== voltas a menos. ?epois, esta tor!o foi muito utilizada para o (cetato S9 e X9 den. e para #iscose, sempre a partir de fio tinto. Em geral ela sempre a F cabos. %io utilizado para artigos de alta costura, principalmente para >ac&uard, gravatas, 5etim ?uchese e &ual&uer tecido de luxo com fio tinto. 7rganza: tecido fino e transparente, de trama simples, em geral de fio poliamida, e mais encorpado e armado &ue o organdi. #er: 4rganza 6isa e 5ristal. 7ttoman: tecido com desenho tafet$, cu>a trama muito grossa, para formar um aspecto cotel. Em geral urdume de seda e raion, trama + l! ou algod!o, com diversos cabos. 4 desenho semelhante ao gros de tours, ou se>a: tafet$ com SGX tramas, muito utilizado para o fundo dos >ac&uards. 7urela: orla de uma pea de tecido enfestado. (s ourelas seguram a trama nos retornos da lanadeira de um para outro lado. Aeralmente elas s!o feitas com densidades em dobro do &ue o pr'prio fundo do tecido ou fios retorcidos. Estas ourelas servem, tambm, no acabamento do tecido &uando o mesmo passado na rama, onde este segurado pelas ourelas, por isto a largura das ourelas deve ser de aproximadamente < cm, especialmente &uando se trata de tecido mdio ou pesado. ( ourela apresenta a &ualidade do trabalho na tecelagem e vista como referncia da empresa. ;uitas vezes colocam+se, tambm, alguns fios coloridos.

7&3ord: tecido origin$rio de 4xford, Inglaterra, de algod!o, com desenho tafet$ )FxF* e com densidade idntica de urdume e trama. Inicialmente este tecido era composto de puro algod!o, porm atualmente v$rios paises tambm fabricam este tecido sendo sua composi!o de polister. #er: 4xford Importado= PatchGork: tecido de &ual&uer matria+prima, composto de v$rios pedaos de

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


tecidos costurados >untos )em geral mais ou menos &uadrado*, de aspectos ou de cores contrastantes )>ac&uard, liso, estampado, etc.*. ( fantasia vem do m$ximo de cores ou da harmonia das mesmas. 5om aspecto semelhante a uma colcha de retalhos muito usado para vestidos, colchas, cortinas, etc. Panam ('Aatt(' : ligamento tafet$ com F fios G F batidas ou SxS, XxX. 7ome tambm de tipo de tecido de algod!o, de seda artificial ou de fibra sinttica, macio, encorpado e lustroso, especialmente usado para ternos de ver!o, costumes de senhora e calas compridas.

Passamanaria: designa!o comum a certos tipos de tecido trabalhado ou entranado com fio grosso, em geral de seda )passamanes, gales, fran>as, borlas, etc.*, e destinado ao acabamento ou adorno de roupas, cortinas, m'veis, etc. Peletizado: uma das caractersticas do tecido peletizado o sentido do plo. ?urante o enfesto e a costura, obrigat'rio &ue tal sentido se>a sempre o mesmo em todas as peas. ,ara certificar+se disto basta, atravs da palma da m!o, observar se a superfcie do tecido est$ lisa ou arrepiada. Pelcia: variedade de veludo, com plos mais compridos. ?ois tipos: ,lo vertical )de p* ou deitado, fre&Oentemente destinados a imitar a pele de v$rios animais. Etilizado para estofamento, vestidos, mant[s, brin&uedos, etc. #er: ,el3cia Importada "elvagem Percal: tecido leve de algod!o, ligamento tafet$, muito denso mas fino, utilizado principalmente para confec!o de lenois e fronhas. Pied de Poule (P( de ;alinha tecido com pe&uenos efeitos geomtricos brancos e coloridos. Erdume: dois fios brancos, dois fios coloridos1 0rama: duas batidas brancas,duas batidas coloridas. ligamento tafet$. 4 ,ied de ,oule faz parte dos desenhos 'pticos, obtidos a partir da combina!o dos efeitos desenhoGcor. (s matrias+primas podem ser de &ual&uer natureza, conforme o estilo procurado )algod!o, l!, seda, etc.*. Pi6uet: tecido >ac&uard onde o efeito ,i&uet produz um aspecto /costura/ ao redor dos motivos. ;uito utilizado para os clo&u e os matelass para aumentar o efeito de alto+ relevo. (tualmente muito empregado para os tecidos matelass de algod!o ma&uinetado. Plissado ou Pliss%: srie de pregas feitas num tecido, em geral com m$&uina pr'pria para marc$+las e &ue, graas a!o do calor, n!o se desmancham.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


Po: &ual&uer tipo de tecido com estampado com bolinhas. Em francs /,ois/. Poliamida (Ailon : fibra &umica de polmero sinttico,tambm conhecida como /72lon/ o /7$ilon/, considerada a mais nobre das fibras sintticas, foi a primeira a ser produzida industrialmente. 4 n$ilon, entre outras &ualidades, apresenta uma elevada resistncia mec-nica )cerca de S,9 vezes superior ao algod!o* &ue o torna ade&uado fabrica!o de dispositivos de segurana )p$ra+&uedas, cintos de segurana para veculos etc...*. 4utras caractersticas s!o a baixa absor!o de umidade, a possibilidade de texturiza!o e a boa aceita!o de acabamentos txteis, o &ue permite a obten!o de tecidos com aspectos visuais diferenciados. ( principal utiliza!o do n$ilon na $rea txtil ocorre na fabrica!o de tecidos de malha apropriados para a confec!o de meias, roupas de banho )mai[s, sungas*, moda ntima )lingerie* e artigos esportivos. 4 n2lon tem ad&uirido cada vez mais espao na ind3stria txtil devido sua praticidade, como a secagem r$pida, to&ue sedoso e melhor recupera!o ao vinco. "ua utiliza!o associada ao algod!o, oferece um produto extremamente confort$vel e com 'tima absor!o de umidade, excelente para camisaria. (tualmente no mercado, n!o se encontra uma fibra &ue se aproxima tanto perfei!o da seda como a poliamida. (o trabalhar com o tecido misto, podemos aliar as principais vantagens do algod!o a da poliamida, obtendo 'timo custo benefcio. 5aractersticas: leve e macia1 n!o encolhe e nem deforma1 resistente ao uso, aos fungos e s traas1 de f$cil tratamento e seca rapidamente1 sensvel luz1 tem tendncia a reter poeira e su>eira1 mancha com facilidade1 n!o absorve umidade1 a&uece pouco1 favorece a transpira!o do corpo1 encolhe com o calor1 n!o resiste a produtos &umicos1 6imite de umidade:9,a9:. (plicaes: 5onfec!o em geral, fabrica!o de roupa de baixo, blusas, camisas e imperme$veis, p$ra+&uedas, redes contra insetos, suturas para cirurgia e fibras resistente tra!o, utilizado <==: ou em misturas.

Poli(ster: fibra sinttica, tambm conhecida como /tergal/. 4 polister utilizado em malharia, vestu$rios, <==: ou em misturas, pode ser utilizado tanto para camisaria, &uanto para parte de baixo. "ua caracterstica, porm de pou&ussima absor!o de umidade. 4 polister a fibra &umica &ue tende a apresentar maior crescimento e poder de competi!o, em decorrncia de seu baixo custo, sendo a mais barata das fibras, se>am elas &umicas ou naturais e dos melhoramentos tecnol'gicos &ue possibilitam &ue esta fibra se torne cada vez mais semelhante ao algod!o. (baixo descrevemos alguns tipos de fibras de polister:

Fibra ,ergalHAlgodo: %ibra curta &ue se mistura ao algod!o, para utiliza!o em praticamente todas aplicaes em &ue se usa <==: algod!o. Em alguns casos, ela se mistura viscose curta para aplicaes similares

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


$s do algod!o. "!o demonstradas algumas misturas entre tergal c algod!o para fia!o de anel e /open+ end/. Fibra ,ergal +inha de Costura: tem a fibra ade&uada para todos os tipos de costura. Fibra ,ergalH,ech: . a fibra polister de alta performance &ue atende $s exigncias de &ualidade dos produtos de n!o tecidos. "eus nveis de frisagem e retra!o, associados a um tratamento superficial com 'leos lubrificantes especiais, permitem alto desempenho na cardagem e processos posteriores, garantindo ganho de produtividade, principalmente aos fabricantes de n!o tecidos. 7o processo de tingimento em massa de 0ergalc0ech, o pigmento misturado ao polmero antes da extrus!o. Esse processo garante cor da fibra a mais alta solidez em todas as solicitaes: lavagem, exposi!o luz, ao suor e bras!o. E ainda traz uma importante vantagem adicional: no caso de mescla, a fibra complementar pode ser tingida com &ual&uer corante, sem o risco de alterar a cor preta original de 0ergal c 0ech

Fibra ,ergalH+o3t#: . a fibra de alta performance, especialmente desenvolvidas para aplicaes em mantas de enchimento de todas as gramaturas. 7o uso em mantas de enchimento para vestu$rio ou edredons, travesseiros ou brin&uedos esta fibra auto c suficiente, n!o precisando de mistura para atender s exigncias dessas aplicaes.. uma fibra de sec!o transversal oca, extremamente branca, disponvel em duas verses: standard e siliconada.

5aractersticas: boa resistncia luz e ao uso1 n!o enruga1 boa elasticidade1 resiste a maior parte dos produtos &umicos1 de f$cil tratamento e seca rapidamente1 $spero1 tem tendncia a formar /bolinhas/ com o uso1 desbota &uando exposto ao sol1 encolhe com o calor. 6imite de umidade:<,9:.

Polietileno: subst-ncia obtida pela polimeriza!o do etileno, termopl$stica, transl3cida, flexvel, com importantes e variadas aplicaes. Polimerizao: processo em &ue duas ou mais molculas de uma mesma subst-ncia, ou dois ou mais grupamentos at[micos idnticos, se re3nem para formar uma estrutura de peso molecular m3ltiplo do das unidades iniciais e, em geral, elevado. Polmero: composto formado por sucessivas aglomeraes de grande n3mero de molculas fundamentais. Ex.: o polietileno, formado pela aglomera!o de centenas de milhares de molculas de etileno. 4 n3mero de unidades repetidas em uma

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


molcula grande chama+se grau de polimeriza!o.

Polipropileno: fibra sinttica obtida pela polimeriza!o do propeno ) f'rmula: 5SKW* sendo &ue do ponto de vista da ind3stria txtil para vestu$rio e uso domstico, o polipropileno n!o uma fibra importante1 entretanto, suas caractersticas de resistncia umidade, elevada inrcia &umica, leveza,resistncia abras!o e a!o de mofos e bactrias tornam+no ideal para a produ!o de sacarias, proporcionando excelente isolamento e prote!o aos produtos assim acondicionados. 0em tambm aplicaes em forraes de interiores e exteriores, na fabrica!o de feltros e de estofamentos.

Popeline (Popelina : tecido de constru!o de tela com um fio de algod!o de menor &ualidade &ue o algod!o penteado mercerizado, com mais fios no urdume e menos trama, em geral na propor!o de F fiosG< batida. 5hamada antigamente /papeline/, oriundo do nome do ,apa e fabricado na cidade de (vignon, na %rana. (plicaes: vestidos, lingerie, camisas, calas, bermudas, toalhas de mesa, guardanapos, etc. #er: ,opeline 6isa Prncipe de ;ales: #ariedade de xadrez, com constru!o sar>a ou tafet$, cu>a distribui!o das cores no urdume e trama procede de dados precisos. 7o incio este tipo de tecido foi estabelecido da seguinte forma: urdume e trama: F cores b$sicas. Wa: do raporte obtido com fios de cores, na propor!o de FGF, ou se>a: F fios de uma cor e F de outra, sendo &ue os SS: restantes s!o na propor!o de XGX. 5onforme o ttulo do fio, a propor!o passa para XGX e 8G8. es vezes, no meio da parte FGF )Wa:* existe um ou dois fios e uma ou duas tramas de uma terceira cor, bem contrastantes, destinada a valorizar o ,rncipe de Aales. (tualmente existe uma grande variedade de ,rncipes de Aales, conforme as tendncias da moda, as &uais criam uma certa confus!o com os escocs e xadrez. Pua:intervalo entre os dentes do pente do tear. Purga: a opera!o de visa eliminar do tecido as impurezas com caractersticas oleosas tais como: graxas, ceras e 'leos naturais e ou ad&uiridos durante o processo industrial. Esta elimina!o se faz necess$ria visto &ue estas impurezas oleosas no tecido impedem a penetra!o da $gua &ue o principal veculo empregado nas operaes de beneficiamento txtil.

4aiom: fio ou tecido artificial composto a partir da celulose. 7o princpio foi chamado seda artificial, por ter uma consistncia semelhante, basicamente temos dois tipos de raiom o raiom acetato e o raiom viscose. ( fabrica!o de fios de

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


raiom e de todas as fibras manufaturadas feita mediante extrus!o.

4ama:caixilho ou bastidor em &ue se estiram os panos na fabrica!o. ?iz+se, tambm, da matria+prima txtil natural, em estado bruto, antes de ser preparada para fiar: algod!o em rama1 seda em rama. 4ami: o rami uma planta perene, isto , de cultura permanente, &ue pode produzir , sem renova!o, por cerca de F= anos. ( planta apresenta uma cepa de onde partem as hastes &ue podem atingir, em terrenos apropriados, entre F e S metros de altura. ,ermite , em mdia, S a X cortes por ano. "e destaca por sua grande aplica!o em tecidos para vestu$rio e para artigos de decora!o.. clara e brilhante. "eus fios podem ser t!o fortes &uanto os do linho. ( fibra bastante dur$vel, mas tende a perder elasticidade. (bsorve $gua com muita rapidez e aumenta seu resistncia em cerca de F9: &uando molhado, o &ue torna os tecidos de f$cil lavagem e de r$pida secagem. (lm de ser bastante resistente, o rami apresenta a vantagem de ser uma fibra longa ) <9= a F== cm*. (s excepcionais &ualidades txteis do rami s!o completadas por seu aspecto leve e fresco, capaz de absorver a transpira!o corporal. 4s tecidos de rami retm a cor dos corantes comerciais mais do &ue &ual&uer outra fibra vegetal. "ubstitui o c-nhamo e outras matrias+primas na fabrica!o de cordas e barbantes, sendo preferido em fun!o de sua resistncia tensil para os seguintes fins: barbantes para a ind3stria de calados, linhas de costura, etc.

4enda: estofo de malhas abertas e contextura em geral delicada, cu>os fios )de algod!o, polister, >uta etc.*, trabalhados m!o ou m$&uina, se entrelaam formando desenhos, e &ue usado para guarnecer ou confeccionar peas de vestu$rio, cortinas, roupa de cama e mesa, etc. 4eps: ligamento &ue tem por caracterstica principal apresentar no sentido urdume uma srie de flutuaes de trama, intercaladas por uma arma!o de tafet$, )desenho usado para o veludo cotel*. Existem S tipos reps: <. Reps (lternativo: 4 cotel salteado em F grupos de tamanhos determinados. ,rincipalmente usado em >ac&uard. F. Reps (bsoluto: (ntigamente denominado /@asin/. ( mesma trama sempre forma cotel, a segunda liga somente em tafet$. 0ambm apenas utilizado em >ac&uard. ( trama flutuando produz os motivos decorativos e por esse motivo, escolhida pelas suas &ualidades )brilho, cor, fantasia, etc.*.
3.

Reps de @ase: denomina!o utilizada atualmente para o tafet$, de F fios

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


considerado como sendo o Reps de @ase.

4esili%ncia: energia &ue pode ser acumulada pela fibra sem &ue a mesma se deforme, ou se>a a fibra volta a forma inicial ap's cessar a fora &ue causou a deforma!o. 4ibana: 0ipo de malha com estrutura feita em teares de dupla frontura, ou se>a, uma face da malha diferente da outra. Estas faces podem ser trabalhadas ou lisas, proporcionam um alto alongamento e elasticidade capacitando desta maneira &ue o tecido se molde e acompanhe os movimentos do corpo, muito utilizada para acabamentos de golas e punhos, tambm conhecida como / Malha Sanfonada/. 4isca de ;iz: 0ecido com listras finas, geralmente de cores claras sobre fundo escuro.

"ar>a: nome usado para tipo de ligamento ou tecido: I +igamento: constru!o cu>a caracterstica principal produzir pe&uenas flutuaes de trama e de urdume no sentido diagonal. Esta desenho distingui+se por sua diagonal bem definida. Ema invers!o dessa diagonal possibilita um aspecto em zigue+zague, conhecido por espinha de peixe. 4utros efeitos visuais podem ser obtidos por variaes da diagonal eGou das cores dos fios. 4 entrelaamento em diagonal possibilita maleabilidade e resilincia aos tecidos. 4 tecido em ligamento sar>a fre&Oentemente mais firme &ue o tecido em ligamento tela, tendo menos tendncia a se su>ar, apesar de ser de lavagem mais difcil. Este desenho principalmente utilizado pelos lanifcios. ;uito utilizado em tecidos de algod!o como o brim . J ,ecido: tecido &ue usa este tipo de ligamento de seda, l!, ou algod!o, e &ue apresenta estrias no sentido diagonal. *aturado: em &umica diz+se de composto org-nico cu>a estrutura molecular apresenta apenas ligaes simples. *chappe: fio produzido a partir da borra de seda.

*eda Aatural: fibra da &ual composto o casulo &ue cobre o bicho+da+seda, valiosa por sua utiliza!o em tecidos de alta &ualidade e em outros produtos txteis. ( seda uma das mais antigas fibras txteis conhecidas e, de acordo com a tradi!o chinesa, >$ era usada no sculo JJ#II (.5. (* :ist8rico: 5onforme v$rios livros antigos, a 5hina foi o bero da seda natural. %oi descoberta pela imperatriz "i+6ung+"chi, h$ aproximadamente <8==GF=== a.5.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


)poca do nascimento de ;oiss*. ?epois a seda comeou a via>ar atravs da Europa, passando pela 0ur&uia, Arcia, It$lia, Espanha, etc., para terminar na %rana )6ouis JI, em <XWW*. (tualmente os principais produtores de seda s!o: 5hina, Cap!o, @rasil, 5oria. @* -escrio: ( seda um filamento contnuo segregado pela lagarta /@omb2x+ mori/ ou @omb2x de amoreira ou bicho+da+seda, &ue come a folha de amoreira )cultivada ou selvagem* e tambm do carvalho. Uuando de sua transforma!o em cris$lida, a lagarta forma um casulo a partir deste filamento de seda. ,ara formar o fio de seda se re3ne diversos filamentos dos casulos. 4 fio assim obtido se chama /Arege/. 5ontm uma srie de filamentos, vari$veis em fun!o do ttulo final do fio. 4s principais ttulos s!o: ZG<< den., <<G<S, <SG<9, F=GFF, X=GXX. 4 filamento e o fio s!o compostos de F produtos: a* 4 filamento puro de seda chamado /%ibroine/ e representa a9: a a8: do peso total. b* ( goma natural chamada /Ars/ ou /"ricine/ e representa FFGF9: do peso total do fio. (ssim, o filamento e depois o fio, possuem uma taxa de goma elevada, &ue protege a fibra durante o processamento de tor!o, urdissagem, tecelagem. Esta goma sai durante o processo de desengomagem do tecido ou do fio. Embora o surgimento de fibras sintticas, como o n$ilon e o polister, tenha provocado uma enorme redu!o na produ!o e consumo da seda, ela continua sendo empregada na confec!o de roupas, rendas e tecidos para decora!o de interiores e bolsas. 5aractersticas: muito macia, leve e confort$vel1 n!o provoca irritaes na pele1 baixa resistncia1 desbota &uando exposta ao sol e transpira!o1 n!o resiste a produtos &umicos1 atacada por traas e insetos1 exige muitos cuidados na lavagem e tratamento.

*eda Arti3icial: fios artificiais feitos a partir de produtos naturais, mas com processo mec-nico. ?e modo geral, trata+se dos fios acetato e viscose, &ue entraram no mercado internacional antes dos fios sintticos, derivados da petro&umica. %oram inventados v$rios fios artificiais, dos &uais sobram dois, ainda muito utilizados: acetato e viscose, os dois a base de 5elulose. 7o incio foi tambm utilizada a palavra /Ra2onne/ )Raiom*, para nomear estes dois fios. *hantung: nome derivado de 5han+0ung, cidade da 5hina, produtora de seda selvagem, sendo &ue o termo utilizado atualmente para &ual&uer tecido grosso de aspecto irregular. (plicaes mais comuns: 5oletes, blazers. vestidos &ue

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


exi>am certa estrutura, gravatas, .camisas s'brias, ternos, palet's, bolsas, forra!o de sapatos, almofadas, estofamentos, forros de cadeira, poltronas e sof$s, cortinas pesadas, biombos.

*tretch: palavra inglesa &ue significa esticar. . aplic$vel a tecido com elasticidade obtida atravs de filamentos de polister texturizado ou de fibras. *uple& K: fibra ?u,ont "udamerica "G( indicado para tecidos esportivos, visto &ue alia as propriedades das malhas de algod!o, confere maciez e flexibilidade a peas confeccionadas, em adi!o a durabilidade e resistncia do n2lon )poliamida*. ?evido ao sistema de texturiza!o a ar, desenvolve um to&ue parecido com o do algod!o, aliado a vantagens das fibras sintticas. 0ecido &ue proporciona conforto, resistncia, caimento e possui uma secagem relativamente mais r$pida &ue outros tecidos. ,ac1,el : tecido <==: poliamida um tipo de microfibra o &ual sua estrutura possui fios texturizados a ar &ue o capacita ser de alta secagem e alta transpira!o. 4 tac+tel um tecido &ue n!o retm o suor e seca rapidamente &uando exposto ao sol1 por isso muito utilizado para cales e shorts de banho. %ibra desenvolvida pela ?u,ont "udamerica "G(.

,a3et: nome usado para tipo de ligamento ou tecido: <* +igamento: tambm conhecido como desenho ou ligamento /0ela/, o ligamento de constru!o mais simples existente e, por conse&Oncia a &ue utiliza menos &uadros e a &ue utiliza os teares mais simples. 4 fio de trama, nesta constru!o, cruza+se com o urdume, um fio por cima e um fio por baixo, sucessivamente. 7o retorno o fio de urdume &ue estava por cima passa a ficar por baixo e vice+versa. "e os fios tiverem espessura ade&uada e estiverem pr'ximos entre si, o tecido ser$ firme e ter$ caractersticas para vestu$rio. 5om certeza foi o primeiro desenho utilizado no mundo, e por ser o mais simples o ponto de partida na cria!o de &ual&uer tecido. )7a lngua persa /0aftah/ significava tecer*. F* ,ecido: tecidos lustrosos e armados, de seda ou polister, de trama finssima, superfcie lisa, textura regular e leve nervura no sentido da trama, utilizados principalmente para forro. . um dos mais antigos tecidos conhecidos pelo homem sendo feito originalmente em seda,. 7a lngua persa, a palavra entrelaar ou tecer, se dizia /0aften/ e depois /0aftah/. Esta terra, >untamente com a 5hina, considerada um dos beros da seda e dos tecidos. ?epois este nome se transformou em cada poca e em cada lngua. #er: failete e tafet$ alpaseda.

,alagara: tecido grosso de algod!o com ligamento aberto, apresentando um

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


aspecto furado, com acabamento engomado, pr'prio para aplica!o de bordados, tapearias, etc. ,arlatana: tecido tipo musseline de algod!o, porm mais leve, transparente e encorpado usado para entretelas de vestu$rios. 5ontextura <F a <8 fiosGcm. ,ear: m$&uina usada para fabricar tecidos com linho e outras fibras. %abrica+se um tecido em um tear, entrelaando dois con>untos de fios dispostos em -ngulo reto. 4s fios longitudinais chamam+se urdidura e os transversais, trama. 5om exce!o da seda, todas as fibras naturais tm um comprimento limitado e, por isso, precisam ser enoveladas para formar fios &ue possam ser tecidos. ( fabrica!o de tecidos exige v$rios passos. Inicialmente, as fibras da urdidura s!o colocadas no tear e tensionadas, formando uma superfcie de fios paralelos muito pr'ximos. Em um tecido simples, levanta+se um fio sim, outro n!o, e um dispositivo chamado lanadeira passa um fio da trama pelo buraco. ,osteriormente, um pente aperta o fio da trama contra o da trama anterior para formar um tecido compacto. 4 tear manual montado sobre um bastidor, &ue d$ o suporte necess$rio para sustentar as peas m'veis. 4 primeiro passo para a mecaniza!o do tear foi a lanadeira volante, patenteada em <aSS pelo inventor brit-nico Cohn Ta2. 5onsistia num mecanismo de alavancas &ue empurrava a lanadeira por uma pista. Existem os seguintes tipos de teares: <. ,eares manuais: atualmente s!o utilizados &uase &ue exclusivamente para artesanato ou para a produ!o de novos artigos ou amostra n!o colocados na linha de produ!o. F. ,eares mec)nicos no automticos : "!o teares &ue n!o possuem determinados mecanismos de auxlio para o tecel!o, tais como guarda urdume, parada por falta de trama e troca de espulas ou lanadeiras. S. ,eares mec)nicos semi1automticos: s!o teares n!o autom$ticos &ue sofrem adaptaes de mecanismos )guarda urdume* &ue auxiliam o tecel!o e d$ melhor &ualidade aos tecidos. X. ,eares automticos: podem ser divididos em: a. ,eares con"encionais: &uando a alimenta!o da trama feita automaticamente por mecanismos especiais, como o mecanismo &ue efetua a troca da espula no interior da lanadeira &uando o fio esta prestes a terminar, e o mecanismo &ue efetua a troca da lanadeira &uando a espula do fio esta prestes a terminar. b. ,eares *em lanadeira: <. ProL(til c tambm chamado de lanadeira de pinas, uma

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


pe&uena pea &ue arrasta a trama atravs da cala. F. Pinas rgidas c a trama introduzida na cala por uma espcie de agulha. Existem teares com uma 3nica pina ou com duas. S. Pinas 3le&"eis c possuem duas cintas flexveis de ao, uma em cada lado da m$&uina. X. Dato de ar c a trama do fio recebe um >ato de ar e >ogada atravs da cala. 9. Dato dMgua c a trama do fio recebe um >ato db$gua e >ogada atravs da cala. W. Cala ondulante c neste sistema s!o inseridos <W tramas ao mesmo tempo,e&uivalendo a cerca de F.=== m por minuto. 9. ,eares especiais: s!o em sua maioria autom$ticos, providos de mecanismos especiais para tecer determinados tipos de tecidos, tal como os teares de ;a&uineta >ac&uard, &ue fazem tecidos com grandes desenhos, podendo mesmo reproduzir figuras humanas em sombreado com relevo. a. ,ear tria&ial: produz tecidos com estabilidade em todas as direes: na horizontal e na vertical. 4s fios de urdimento s!o enrolados em oito pe&uenos rolos e a trama inserida por meio de pinas rgidas. b. ,ear para 3elpas:com mecanismos especiais, s!o alimentados por no mnimo, dois rolos de urdume, um para o tecido b$sico e o outro para o tecido de felpa inteira )toalha* ou felpa cortada )veludo*. ,ecelagem e ,ecimento: o processo efetuado para se obter um produto manufaturado, em forma de l-mina flexvel, resultante do entrelaamento, de forma ordenada ou desordenada, de fios ou fibras txteis. 4 entrelaamento o fato de passar uma ou v$rios fios de urdume por cima ou por baixo de um ou v$rios fios de trama. 4 entrelaamento mais simples entre estas duas direes de fios a tela ou tafet$. ( evolu!o dos fios de urdume poder$ ser feita nas mais diversas formas obtendo assim, os mais complicados tipos de ligamentos. 4s principais s!o: tela ou tafet$, sar>a e cetim ou raso. ( tecelagem compreende dois setores: <. ( preparao F tecelagem consiste em uma srie de operaes, se>a por mudana de embalagem, por tratamento fsico+&umico e outros, &ue colocam os fios em condies de sofrerem o processo de tecimento. F. ( tecelagem propriamente dita a transforma!o do fio em tecido,

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


atravs de operaes de tecimento. ,ara conseguir+se a passagem da trama entre os fios de urdume )cala*, utiliza+se o elemento chamado porta+tramas. ?entre eles o mais conhecido e lanadeira. 4s movimentos b$sicos para o tecimento s!o: + (bertura da cala1 + Inser!o da trama1 + @atida do pente ,ara formar um tecido no tear, somos obrigados a formar uma cala. ,ara conseguir lanar uma trama somos obrigados, atravs de lios, excntricos e outros meios, dividir os fios de urdume e, conforme o desenho, criar a liga!o. 4s fios de urdume levantados s!o denominados cala de cima e os fios abaixados, cala de baixo. ?entro desta cala lana+se o fio de trama atravs de uma lanadeira &ue possui uma espula na &ual foi enrolado fio de trama. Esta lanadeira vai de um lado para o outro atravessando a cala e deposita a a trama. ,osteriormente esta trama empurrada pelo pente para frente encostando+a no tecido >$ formado. (p's cada trama lanada forma+se uma nova cala. 5onforme o desenho os fios levantados e abaixados mudam. 7os retornos da lanadeira de um para outro lado, as ourelas seguram a trama.

,ecido: produto artesanal ou industrial &ue resulta da tecelagem )entrelaamento regular de fios verticais e horizontais * de fios de l!, seda, algod!o, ou outra fibra natural, artificial ou sinttica, e &ue usado na confec!o de peas de vestu$rio, de certos artigos domsticos ou decorativos, de embalagens, etc..4utros nomes: pano, fazenda, tela. "!o diversos os mtodos utilizados para a obten!o de tecidos. 4s mais comuns s!o: <. ,elo entrelaamento de um fio consigo mesmo e ou com outros con>untos de fios, caso em &ue o tecido conhecido como de malha1 2. ,elo entrelaamento de dois con>untos de fios conhecidos por urdume e trama, caso em &ue o tecido conhecido por plano1 S. ,or mtodos menos convencionais como, por exemplo, o n!o tecido, &ue pode ser obtido por diversas maneiras: resinagem, agulhagem, fundi!o, etc. Classi3icao dos ,ecidos

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


(* Buanto F 5strutura (3ormao os tecidos podem ser classi3icados como:
1.

,ecidos Planos ou comuns: 5aracterizam+se pelo entrelaamento de dois con>untos de fios em -ngulo de Z=Y )ou pr'ximo a isso*. Em desses con>untos fica disposto no sentido longitudinal do tecido e conhecido por urdume, en&uanto &ue o outro fica disposto no sentido transversal )perpendicular ao urdume*, e conhecido por trama. Esse entrelaamento obtido em e&uipamento apropriado conhecido por tear. (s ligaes ou cruzamentos dos fios de urdume com os fios de trama nos tecidos chamada de padronagem. 5ada constru!o dentro de uma certa ordem de cruzamento denominada de liga!o ou desenho. Existem, basicamente, X )&uatro* variedades principais de tecidos planos: (. ,ecido +iso ('Eni' + 4s &ue possuem aspecto igual, sem nenhum tipo de estampa. ?esenho tafet$ ou ma&uinetado muito pe&uenos . ( parte mais importante destes tecidos o acabamento &ue deve dar valor os fios, o desenho e o to&ue final. Exemplos: 5etim, failete, crpes, brim, etc. ,odemos dividir os tecidos lisos em: <. ,ecidos *imples: formados por um con>unto de fios de urdimento e por um con>unto de fios de trama, exemplo do brim, cetim, etc.1 F. ,ecidos Compostos: formados por mais de um con>unto de fios de urdimento por um ou mais fios de trama, exemplo do fust!o. S. ,ecidos Felpudos: s!o tecidos compostos, cu>a superfcie apresenta felpas salientes, inteiras ou cortadas, exemplo do veludo. X. ,ecidos +enos: s!o em geral muito porosos e cu>os fios de urdimento se entrelaam com as tramas e tambm com outros fios de urdimento, exemplo da gaze. @. ,ecido 9a6uinetado e Fantasia ('Armur(' + 0ecidos com aspecto mais fantasia, obtido pelos desenho da ma&uineta, pelos fios tintos ou fantasia, ou pelos tratamentos de acabamento. Exemplos: #eludos, xadrez, listrados, barrados, shantung, etc.1 5. ,ecido Dac6uard ('Faonn(' + 0ecido onde, geralmente, <.F== fios, tm uma movimenta!o independente, &ue permite reproduzir &ual&uer efeito decorativo. 4 fios de urdume e de trama s!o em geral tintos ou fantasia, fazendo parte do aspecto final. 4s v$rios desenhos devem entrelaar os fios, cores, brilhos e motivos harmoniosamente1

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


?. ,ecido 5stampado ('?mprim(' + 0odo tipo de tecido &ue ap's o tecimento, no acabamento, recebe a aplica!o de v$rias cores ou desenhos para produzir um efeito decorativo destinado a valoriz$+ lo.4bs: Uual&uer tecido liso pode ser estampado. F. ,ecidos de 9alha: tecido resultante da forma!o de laos &ue se interpenetram e se ap'iam lateral e verticalmente, provenientes de um ou mais fios. Exemplo: Cerse2, tric[ e outros. Existem os seguintes tipos de tecidos de malha: (. 9alhas de trama: um tecido obtido a partir do entrelaamento de um 3nico fio, podendo desse processo resultar um tecido aberto ou circular1 @. 9alhas de teia ou urdume: um tecido obtido a partir de um ou mais con>untos de fios colocados lado a lado, semelhana dos fios de urdimento da tecelagem comum1 5. 9alhas 9istas: tecido de malha por urdimento ou por trama com inser!o )/la2+in/* peri'dica de um fio de trama, ob>etivando dar melhor estabilidade dimensional ao tecido. . tambm conhecido como malha /lad+in/. S. ,ecidos de +aada: s!o obtidos por processos de entrelaamento &ue se aproximam da malha e do tecido comum, diferenciando+se pelo fato de os fios, em determinadas situaes, realizarem laadas completas )n's* &ue formam a base da amarra!o. Exemplo: rendas, cobertores e outros. )7o tric[ ou croch, laada a ala feita com o fio &ue se passa na agulha sem executar o ponto*. 4. Ao1,ecidos ('Aon >o"en' :1 s!o obtidos diretamente de camadas de fibras &ue se prendem umas s outras por meios fsicos eGou &umicos, formando uma folha contnua. 4 nome /7!o+0ecido/ devido aos mesmos serem feitos por processos sem a utiliza!o do tear, ou se>a n!o texturizado. 4s processos para obten!o dos n!o tecidos s!o: (. 7o processo de entrelaamento de 3ibras as mesmas s!o dispostas em camadas e entrelaadas por agentes mec-nicos. "!o tambm adicionados produtos &umicos para completar a feltragem. Exemplo: feltros e outros. @. 4 processo de ao de adesi"os ou 3uso de 3ibras consiste apenas na uni!o de fibras por processo &umico. Exemplo: 070 )Tami, /7on foven/, tecido pop*, folheados e o ,erfex`.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


9. ,ecidos 5speciais: s!o a&ueles obtidos por processos dos &uais resulta uma estrutura mista de tecido comum, malha e n!o+tecido ou ainda, como resultante de solues de polmero de fibras aplicadas ao tecido. Exemplo: laminados, malinos, filmes e outros. Buanto a colorao os tecidos se classi3icam em : <. ,ecidos Crus: s!o tecidos &ue n!o sofrem acabamento a 3mido ap's o tecimento. (presentam+se como saram das m$&uinas de tecer. F. ,ecidos Al"eLados: s!o a&ueles submetidos ao processo de alve>amentoGbran&ueamento. (lguns fios coloridos presentes )tecidos listrados ou de xadrez* permanecem em sua cor original. S. ,ecidos ,intos: s!o tecidos &ue por meio de processos a 3mido, recebem uma colora!o 3nica em toda sua extens!o. X. ,ecidos 9esclados: s!o obtidos pela mistura de fibras ou de fios de diferentes coloraes dispostos de forma irregular, sem formar padres definidos. 9. ,ecidos +istrados: podem ser listrados somente por urdimento, somente por tramas ou obtidos pela combina!o dos dois )xadrezes*. W. ,ecidos 5stampados: s!o a&ueles &ue apresentam desenhos obtidos por meio da aplica!o de corantes em $reas especficas. ,ela: denomina!o para &ual&uer tecido com desenho tafet$, confeccionado com fios de origem vegetal )algod!o, linho, >uta, rami, c-nhamo*, denomina!o atualmente utilizada para muitos tecidos com desenho em tafet$, cu>o aspecto r3stico. 0ambm conhecida como constru!o de liga!o do tecido plano, caracterizada pela simetria da distribui!o dos fios na propor!o < fio por < fio )entre urdume e trama*. Esta constru!o em tela plana proporciona uma superfcie plana e regular. )#er ligamento tafet$*. ,enacidade: Indica a resistncia tra!o do fio. . representado em gramas por denier )gGden.*. 0omemos como exemplo um fio com ttulo <=== denier, &ue possui uma carga de ruptura de 9,=Lg. ( tenacidade deste fio ser$ de 9.=== gG<=== den. ou 9 gGden. ,encel` (+iocel ou +#ocell : uma fibra artificial atravs da celulose da polpa da madeira de $rvores, &ue s!o constantemente replantadas. Esta $rvore hbrida, produzida geneticamente com a finalidade de conseguir uma polpa mais branca e de melhor &ualidade, na &ual se precisa usar menos produtos &umicos para a obten!o da fibra. . considerada, por alguns, uma fibra natural, pois n!o sofre a agress!o de ingredientes &umicos nocivos natureza, e o processo &umico utiliza um solvente totalmente recicl$vel, por isso chama+se de uma fibra /Ecologicamente 5orreta/.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


4 liocel representa a grande novidade entre as matrias primas txteis, possibilita um tecido &ue alia a resistncia do algod!o, o to&ue e a maciez da seda e o perfeito caimento e frescor das fibras celul'sicas. 4s principais cuidados s!o lavar com sab!o neutro, n!o usar alve>antes, secar sombra, passar ferro com temperatura mdia pelo avesso para n!o deixar brilho.

,ergal: denomina!o dada a tecido produzido com fios puros ou mistos de polister de marca 0ergal. #er: 0ergal #er!o. ,%&teis: termo genrico aplicado originalmente a tecidos, mas &ue utilizado ho>e tambm para filamentos e fios sintticos, bem como para os materiais tecidos, fiados, acolchoados, com feltro, tranados, unidos, rendados, bordados, &ue se fabricam a partir dos mesmos. 0ambm se usa para materiais n!o tecidos produzidos atravs da uni!o mec-nica ou &umica de fibras. ( express!o fibras txteis se refere &uelas &ue podem ser fiadas, ou utilizadas para fabricar tecidos atravs da tecelagem, tranado ou com feltro. 7o antigo Egito, os primeiros txteis eram feitos com linho1 na Hndia, ,eru e 5ambo>a, com algod!o1 na Europa meridional, com l! e, na 5hina, com seda. #er %ibra. 7o sculo JJ teve incio a produ!o artificial de fibras, como o raiom, conhecido no princpio como seda artificial. 4 n$ilon foi introduzido na dcada de <ZS=. Essa fibra, mais resistente &ue a seda, amplamente usada na confec!o de roupas de vestir, calados, tecidos de p$ra+&uedas e cordas. ?epois de <ZX=, muitas outras fibras sintticas alcanaram import-ncia na ind3stria txtil, como o polister ) s vezes chamado dacron*, o polivinil, o polietileno e o acrlico. ( primeira etapa na fabrica!o de txteis a produ!o da matria+prima: plantas, animais ou produ!o &umica de fibras1 depois, vem a fia!o )a transforma!o das fibras em fios* e a utiliza!o dos fios para fazer o tecido. (p's o tingimento e o acabamento, o material vendido diretamente a um fabricante de produtos txteis, ou a um vare>ista, &ue o vende a particulares para &ue confeccionem peas de vestu$rio ou roupas de cama, mesa e banho, bem como cortinas e tapearias. ,ara tecer, utiliza+se o tear e os con>untos de fios, denominados respectivamente urdidor )ou p* e trama. 4s fios do urdidor passam em volta do tear, en&uanto os da trama v!o em dire!o transversal. ( lanadeira, uma das peas do tear, entrelaa os fios da trama perpendicularmente com a urdidura. 4s txteis s!o utilizados tambm em produtos industriais como filtros para condicionadores de ar, barcos salva+vidas, capas, pneus de autom'veis, piscinas, cascos de segurana ou ventiladores de minas. ,e&turizao: a texturiza!o obtida com a uni!o de filamentos contnuos e tem o ob>etivo de fornecer ao fio, melhor textura e aparncia aumentando o a&uecimento e a absor!o e diminuindo a possibilidade de forma!o de pilling )bolinhas &ue se formam sobre o tecido*. ,ie1-#e 1 ,rocesso de estamparia no &ual se mergulha pe&uenas $reas de tecido

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


em tinta, obtendo um efeito de tingimento irregular. ,ingimento: processo no &ual se colorem fibras txteis e outros materiais, de forma &ue o corante se converta em parte integrante da fibra ou matria, e n!o em mero revestimento superficial. (s tinturas s!o composies &umicas g a maioria org-nicas g &ue tm afinidade &umica ou fsica com as fibras. 0endem a manter sua cor apesar do desgaste e da exposi!o luz solar, $gua e aos detergentes. 4s pigmentos s!o corantes insol3veis. 4 tingimento indireto feito principalmente em car$ter artesanal. 4 sistema mais simples consiste num tratamento prvio do tecido com uma solu!o fixadora chamada mordente, seguido da imers!o na tintura. 4s txteis podem ser tingidos em &ual&uer das etapas de fabrica!o. 4 fio tingido para tecer telas com desenhos ou fabricar roupas de cores lisas de alta &ualidade. Em tecidos lisos mais baratos, o tingimento feito na pea, &uer dizer, depois de ser tecido. 0ambm possvel formar tecidos coloridos em tecidos >$ tingidos atravs de diversos processos de tingimento seletivo.?icas de 0ingimento. ,itulao de Fios: "endo praticamente impossvel medir o di-metro ou espessura do fio, devido a f$cil deforma!o da sec!o, usa+se o mtodo da titulagem. 4 titulo do fio a rela!o entre a massa )m* e o comprimento )c* ou a rela!o inversa onde, dependendo do sistema, um deles )m ou c* fixo e o outro vari$vel. (s unidades utilizadas s!o as seguintes: <. ,e&: ;assa, em gramas, de um fio por <.=== metros de comprimento1 F. -ecite&:;assa de um fio em gramas por <=.=== metros de comprimento. . a unidade reconhecida pelas organizaes internacionais da ind3stria de fibras sintticas e artificiais1 S. -enier: ;assa de um fio em gramas por Z.=== metros de comprimento1 X. Am: 5omprimento de um fio em metros por < grama de massa 9. Ae: 73mero de meadas de fio com o comprimento de 8X= >ardas at perfazer uma libra inglesa de massa. 4s sistemas de titulagem s!o classificados em sistema direto e indireto. <. *istema -ireto: Este sistema tem a massa )em gramas* por comprimento )em metros* de fio, diretamente proporcional sua \espessura], ou se>a, pode+se afirmar &ue &uanto maior a massa por comprimento de fio, mais \espesso] ele , e por isto s!o conhecidos por sistemas diretos de titula!o, o &ue n!o significa &ue o titulo se>a diretamente proporcional ao seu di-metro. F. *istema ?ndireto:4 sistema indireto de titula!o toma como base massa

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


fixa e o comprimento vari$vel. 7este caso o n3mero do fio indiretamente proporcional a sua \espessura]. ,oro: o numero de voltas dado ao fio em torno do seu pr'prio eixo. Este processo feito para dar ao fio para dar coes!o s fibras e conse&Oentemente a resistncia. ,rama: con>unto dos fios passados no sentido transversal do tear, entre os fios da urdidura com auxilio de uma agulha ) tambm denominada navete*. ( trama passada entre os fios da urdidura, por uma abertura denominada cala.

,ricN: tecido utilizado na confec!o de peas de vestu$rio e outras, executado m!o com duas agulhas onde se armam as malhas, de modo &ue o fio, passando de uma agulha para a outra, permite a execu!o de dois tipos de ponto &ue servem de base a grande variedade de padres. ,ricoline (,ricolina : tecido de constru!o de tela com a leveza e a resistncia do algod!o penteado mercerizado, podendo ser liso, estampado ou xadrez, de peso ligeiramente maior do &ue a cambraia, atende a um mercado cada vez mais sofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria. #er: 0ricoline ?esta&ue.

,ricotine: tecido semelhante a gabardine, de l!, algod!o ou misto, com desenho sar>a fantasia /tricotine/. Efeito diagonal &uase vertical, destinado ao vestu$rio masculino e feminino: tailleur, mant[, capa, etc. ,rilobal: filamentos contnuos de polister especiais. 5ada filamento construdo de forma triangular de modo a refletir a luz com maior intensidade, ao contr$rio dos filamentos arredondados comuns. ?esta maneira, uma linha de filamentos trilobais, combinados com lubrificantes especiais apresentam brilho superior. ,ule: tipo de renda,semelhante ao fil' de algod!o ou poliamida com malha redonda ou poligonal, produzindo um tecido leve, armado e transparente. 7o incio era fabricado na cidade de 0ulle, na %rana. Ele composto de um urdume e duas tramas enviesadas, cruzando da direita para es&uerda e vice+versa. #er: 0ule de 72lon. ,ussor: tecido leve feito com uma variedade de fio de seda natural da Hndia e depois da 5hina, chamada de /0ussah/. ( lagarta &ue produz esta seda come somente a folha do carvalho. Esta seda grossa, rgida e muito brilhante.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


,Geed: tecido de l! cardada, grosso e r3stico. 4s fios de trama s!o fantasia, do tipo @oton, com efeito multicor. Esado para palet', mant[s, vestidos de inverno, etc. Erdume ou urdidura: con>unto de fios previamente dispostos no tear paralelamente ao seu comprimento )longitudinal*, e por entre os &uais passam os fios da trama. 4s fios de urdimento por serem os &ue sofrem maior tens!o, tanto nas operaes de tecimento, como nas &ue antecedem e, tambm no acabamento, devem ser de melhor &ualidade, ou se>a, mais resistentes, mais el$sticos e mais lisos.

/agonite: tecido semelhante a tamine, porm com a trama mais fechada, utilizado tambm para bordados. /eludo: . um tecido muito antigo, criado na Hndia. ?epois apareceu na Europa, ap's ter sido importado durante muito tempo. 7os sculos JI# e J# foi fabricado exclusivamente na It$lia, onde se tornou famoso nas seguintes cidades: #eneza, %lorena, Anova, ;il!o. 4 veludo um tecido &ue apresenta no lado direito um aspecto peludo, macio e brilhante1 estes plos s!o curtos, densos, de p, e fazem parte da estrutura do tecido. Existem W tipos principais de veludo, conforme o processo de fabrica!o do tecido: <. /eludo *imples Pea: ,roduzido em teares especiais onde o ferro entra na cala para formar um efeito de /boucl/, com os fios de urdume. 7a retirada do ferro, estes fios s!o cortados ou n!o, conforme o tipo de veludo dese>ado. Este tear produz um s' tecido, ao contr$rio do tear de veludo dupla pea. Este sistema o mais antigo, muito demorado )em virtude da introdu!o do ferro* e muito caro. (inda um pouco utilizado para produzir tecidos de alta costura e para o estofamento de luxo )restaura!o de castelos, pal$cios, monumentos hist'ricos, etc.*. Existem S )trs* tipos deste veludo: a. /eludo Frisado: 4 ferro n!o tem faca e por esse motivo n!o corta o boucl, &ue dessa forma oco, macio e muito bonito. b. /eludo Coup( (cortado : 4 ferro possui na extremidade uma pe&uena faca )como uma l-mina de barbear*, a &ual corta todo o boucl, antes da retirada do ferro. Isso produz o plo do veludo. #$rios tipos e tamanhos de ferros s!o utilizados para variar e enri&uecer os mais diversos tipo de veludos. c. /eludo Cisel(: Ele re3ne os F tipos de plos ou se>a: o boucl e o coup e assim, por exemplo, em >ac&uard, pode se harmonizar v$rios

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


efeitos de plos boucl e cortados de diversos aspectos e tamanhos. 4 >ac&uard tem dessa forma um alto+relevo e uma vida muito rica e delicada. F. /eludo -upla Pea: 0ambm produzido com teares especiais, considerado atualmente como sendo o veludo tradicional. Ele principalmente utilizado para vestidos, estofamentos, etc. ( caracterstica principal deste tear produzir F tecidos ao mesmo tempo. ,or esse motivo ele possui S rolos de urdume ou se>a: F de fundo )um para cada tecido* e o terceiro urdume, comum para os dois primeiros, vai e vem entre eles, para formar o fio de plo. Estes fios s!o cortados no tear para formar os plos do veludo. 4 tear pode trabalhar com uma lanadeira, ou melhor, com duas superpostas )uma para cada tecido*. S. /eludo de ,rama (/elours ,rame O /elours -.Amiens : #eludo feito em teares convencionais. Em primeiro lugar feito um tecido normal, com desenho tipo reps, a base de flutua!o de trama. Estas flutuaes de trama s!o cortadas no acabamento, com uma m$&uina especial e, assim, se formam os plos do tecido. Eles podem ter um aspecto liso )/peau de taupe/* ou cotel.)/corduro2/*. X. /eludo de +#on (/elours au *abre : #eludo feito a m!o e por isso muito caro e atualmente n!o utilizado. 7o incio se fabrica um tecido )em geral de seda*, cetim de <F, com pontos de liga!o duplos e com um segundo rolo de urdume, trabalhando somente em tafet$ )propor!o FG<, XG<*. ?epois o tecido estampado ou desenhado a l$pis. 7estes lugares um artes!o corta a m!o, com uma pe&uena faca, todas as flutuaes do cetim, formando os plos do veludo. 0ecido destinado a alta costura. 9. Pelcia : #eludo comum, tipo dupla pea, mas com plos muito compridos e destinados a imitar os plos de v$rios animais )Existem F tipos: plos em p e plos deitados*. W. Falsos /eludos: Existem basicamente F )dois* tipos de falsos veludos: a. /eludo Flocado: %also veludo &ue atualmente podemos considerar como veludo, pelo aspecto obtido. Etiliza+se um tecido &ual&uer, de preferncia algod!o ou similar, em tafet$, o &ual introduzido em uma m$&uina &ue cola sobre o tecido uma camada de plos )#iscose, (cetato, ,oliamida, ,olister, etc.* 4 processo utilizado eletrost$tico. ( cola passada no tecido pode ser uniforme ou do tipo estampada, o &ue permite v$rios efeitos. (p's, o tecido polimerizado para firmar o plo sobre o tecido. Este usado

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/


principalmente para estofamento, revestimento, decora!o )pouco usado para vestidos, devido n!o ser poroso e um pouco rgido*. b. ;ratt(: %also veludo feito a partir de tecido de malharia, o &ual recebe um tratamento tipo flanelagem. 4 tecido em geral de fio contnuo e recebe um acabamento com uma m$&uina cu>os cilindros, guarnecidos de agulhas finas, arrancam os filamentos dos fios da superfcie do tecido. Eventualmente ele pode receber uma passagem de navalhadeira para igualar os plos. /i(s: tira de pano cortada da pea, em diagonal. /iscose: fibra artificial obtido a partir da /Viscose/, &ue uma solu!o viscosa obtida pelo tratamento de celulose, de grande import-ncia industrial, especialmente no fabrico do raiom , do acetato e do celofane, os fios e fibras de viscose s!o semelhantes ao algod!o em absor!o de umidade e resistncia tra!o1 apresentam to&ue suave e macio e um caimento compar$vel ao do algod!o. ( viscose pode ser utilizada pura ou em combina!o com outras fibras, nas mais diferentes propores e tipos de misturas, e os tecidos com ela produzidos atingem todos os segmentos do mercado txtil: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas. Embora os tecidos de viscose se>am bastante re&uisitados por confeccionistas de moda, a produ!o destas fibras n!o tem grandes perspectivas de crescimento a nvel mundial, em raz!o dos altos custos ambientais inerentes sua produ!o. Este nome tambm atribudo a tecidos feitos com esta fibra. 5aractersticas:macia e agrad$vel para o ver!o1 absorve bem a umidade e a transpira!o1 resiste bem luz e s traas1 torna+se pouco resistente &uando molhada1 encolhe e amarrota com facilidade1 sensvel ao $cido actico1 amarela e desbota com a transpira!o1 &ueima com facilidade. #er: #iscose 6isa.

/oile2 /oil ou /oal: tecido tipo musseline, mais pesado produzido com fios muito finos ) porm mais grossos &ue o da ;usseline* altamente torcidos e com baixa densidade, resultando numa aparncia fluida, leve e transparente. ;uito usado para cortinas. 5onhecido tambm com o nome aportuguesado /#oal/, uma corruptela %rancesa da palavra italiana #ela. ?enomina!o tambm usada atualmente para tecido de cortina tecida, de polister ou poliamida, leve e transparente. #er: #oil )Escaline*.

Padrez: tecido com efeito de cores ou de desenhos, &ue obtm o aspecto do tabuleiro de xadrez. . composto de &uadros pe&uenos com contrastes de cores. Este efeito pode ser obtido das seguintes maneiras: 5om fios tintos urdume e trama, com desenhos contrastantes, com fios tintos e desenhos ou com o processo de estampagem.

LIVROS E DESENHOS DE MODA http://lopesstore.mercadoshops.com.br/

Vous aimerez peut-être aussi