Vous êtes sur la page 1sur 6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

Pgina Inicial

ndice Cronolgico da ndice Remissivo da Legislao Mineral Legislao Mineral

Fale Conosco

G u ia d o Mi n er a d o r Re g im e s d e A ut o ri z a o e d e C o nc e ss o

Obje t iv o s

O objetivo final na utilizao desses regimes um ttulo que permita o aproveitamento do recurso mineral que, no caso, uma portaria do Ministro das Minas e Energia, denominada corriqueiramente de Portaria de Lavra (Artigo 43 do Cdigo de Minerao). Existe um ttulo intermedirio, um Alvar do Diretor-Geral do DNPM, que autoriza o interessado a pesquisar determinada substncia mineral, de modo a definir sua quantidade, qualidade e distribuio espacial (Artigo 15 do Cdigo de Minerao).
C a m po de Aplic a o

Os Regimes de Autorizao e de Concesso podem ser utilizados para todas as substncias minerais, com exceo daquelas protegidas por monoplio (petrleo, gs natural e substncias minerais radioativas).
r e a s M x i m a s ( Artigo 1 da Portaria DG DNPM n 392/04) 2.000 ha: substncias minerais metlicas, substncias minerais fertilizantes, carvo, diamante, rochas betuminosas e pirobetuminosas, turfa, e sal-gema; 50 ha: substncias de emprego imediato na construo civil, argila vermelha para a indstria cermica, calcrio para corretivo de solos, areia quando adequada a indstria de transformao; feldspato, gemas (exceto diamante), pedras decorativas, e mica; 1.000 ha: rochas para revestimento, e demais substncias minerais. Re q u e r i m e n t o d e P e s q u i s a

rea Livre: A rea objetivada em requerimento de Autorizao de Pesquisa ser considerada livre, desde que no se enquadre em qualquer das hipteses previstas no Artigo 18 do Cdigo de Minerao. aconselhvel que esta condio seja verificada no DNPM, antes do requerimento. A partir de 28 de setembro de 2005, foi institudo o pr-requerimento eletrnico de direitos minerrios, para fins de obteno de alvar de pesquisa (Portaria DG DNPM n 268/05). Requerente: Pessoa fsica ou pessoa jurdica. Documentao e Procedimentos (Artigo 16 do Cdigo de Minerao): A Autorizao de Pesquisa para cada rea individualmente dever ser pleiteada em requerimento dirigido ao DiretorGeral do DNPM, entregue mediante recibo no protocolo do distrito DNPM em cuja jurisdio encontra-se a rea, onde ser numerado e registrado, devendo ser apresentado em duas vias e conter os seguintes elementos de instruo:
No caso de pessoa fsica: nome, indicao da nacionalidade, do estado civil, da profisso, do domiclio, e do nmero de inscrio no Cadastro de Pessoas Fsicas do Ministrio da Fazenda do requerente; Em se tratando de pessoa jurdica: razo social, nmero do registro de seus atos constitutivos no rgo de Registro de Comrcio competente, endereo e nmero de inscrio no Cadastro Geral dos Contribuintes do Ministrio da Fazenda;
www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm 1/6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

Prova de recolhimento de emolumentos fixados na Portaria DG DNPM n 400/08; Designao das substncias a pesquisar; Indicao da extenso superficial da rea objetivada, em hectares, e do Municpio e Estado em que se situa; Memorial descritivo da rea pretendida, conforme definido na Portaria DG DNPM n 15/97; Planta de situao, cuja configurao e elementos de informao esto estabelecidos na Portaria DG DNPM n 15/97; Plano dos trabalhos de pesquisa, acompanhado do oramento e cronograma previstos para a sua execuo; alm da Anotao de responsabilidade tcnica ART do tcnico responsvel por sua elaborao.

O DNPM disponibiliza em sua pgina na internet formulrios prprios para o requerimento, onde existe espao para informao dos elementos acima discriminados, com exceo da prova de recolhimento dos emolumentos, da planta e do plano de trabalhos de pesquisa. A falta de qualquer um desses elementos determinar o indeferimento do pedido de pesquisa (Art. 17 do Cdigo de Minerao). Toda a documentao, que deve ser preparada por gelogo ou engenheiro de minas, ser objeto de anlise no DNPM e, estando bem instruda, ensejar a emisso pelo Diretor-Geral deste rgo de um Alvar que autoriza o interessado a pesquisar a rea requerida.
Aut o riz a o de Pe s quis a

A partir da publicao do Alvar no Dirio Oficial da Unio DOU, seu titular est autorizado, a realizar, num prazo de 2 ou 3 anos, dependendo da substncia (Artigo 3 da Portaria DG DNPM n 392/04), os trabalhos de pesquisa, que tm como meta definir uma jazida, ou seja, qualificar, quantificar e localizar espacialmente a substncia mineral de interesse. Acesso rea (Artigo 27 do Cdigo de Minerao): O acesso do titular rea poder ser realizado atravs de acordo amigvel com o proprietrio do solo ou atravs de acordo judicial, em que so fixadas, pelo juiz da comarca, as rendas e indenizaes devidas por conta dos trabalhos de pesquisa. Deveres do Titular: O titular da autorizao de pesquisa obrigado a: a) Iniciar os trabalhos de pesquisa (Artigo 29 do Cdigo de Minerao):
Dentro de 60 (sessenta) dias da publicao do Alvar de Pesquisa no Dirio Oficial da Unio, se o titular for o proprietrio do solo ou tiver ajustado com este o valor e a forma de pagamento das indenizaes a que se refere o artigo 27 do Cdigo de Minerao; Dentro de 60 (sessenta) dias do ingresso judicial na rea de pesquisa, quando a avaliao da indenizao pela ocupao e danos causados processar-se em juzo.

b) No interromper os trabalhos, sem justificativa, depois de iniciados, por mais de 03 (trs) meses consecutivos, ou por 120 dias acumulados e no consecutivos (Artigo 29 do Cdigo de Minerao). c) Executar os trabalhos de pesquisa na rea definida no Alvar; d) Comunicar prontamente ao DNPM o incio ou reincio, e as interrupes de trabalho, bem como a ocorrncia de outra substncia mineral til, no constante do Alvar de autorizao (Pargrafo nico do Artigo 29 do Cdigo de Minerao). e) Apresentar anualmente a Declarao de Investimento em Pesquisa Mineral DIPEM (Portaria DG/DNPM n 259/04).
www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm 2/6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

f) Pagar a Taxa Anual por Hectare, na base de R$ 1,90/ha/ano (Portaria DG DNPM no 400/08), no ltimo dia til do ms de julho, caso o alvar tenha sido publicado no 1 semestre, e no ltimo dia til do ms de janeiro, caso o alvar tenha sido publicado no 2 semestre do ano anterior (Artigo 4 da Portaria MME no 503/99); g) Respeitar os direitos de terceiros, ressarcindo os danos e prejuzos que ocasionar (Inciso IV do Artigo 22 do Cdigo de Minerao); h) Responder pelos danos causados ao meio-ambiente (Artigo 16 do Decreto 98.812/90); i) Apresentar relatrio dos trabalhos realizados, elaborado por gelogo ou engenheiro de minas (Pargrafo nico do Artigo 15 do Cdigo de Minerao), no prazo de vigncia da autorizao (Inciso V do Artigo 22 do Cdigo de Minerao); j) Remover as substncias minerais extradas da rea apenas para anlise e ensaios industriais, salvo se autorizado pelo DNPM, para alienar quantidades comerciais, sob as condies especificadas por este rgo. Cesso e Transferncia de Direitos: O Alvar de Pesquisa poder ser objeto de cesso ou transferncia, desde que o cessionrio satisfaa os requisitos legais exigidos. Os atos de cesso ou transferncia s tero validade depois de devidamente averbados no DNPM (Portaria DG DNPM 199/06).
Re l a t r i o d o s Tr a b a l h o s d e P e s q u i s a

O Relatrio dos Trabalhos de Pesquisa deve conter os estudos: geolgicos e tecnolgicos necessrios definio da jazida; e demonstrativos da exeqibilidade tcnico-econmica da lavra (Inciso V do Artigo 22 do Cdigo de Minerao). O DNPM verificar exatido deste relatrio e, vista de parecer conclusivo, proferir despacho de (Artigo 30 do Cdigo de Minerao):
Aprovao do relatrio, quando ficar demonstrada a existncia de jazida; No aprovao do relatrio, quando ficar constatada insuficincia dos trabalhos de pesquisa ou deficincia tcnica na sua elaborao; Arquivamento do relatrio, quando ficar demonstrada a inexistncia de jazida, passando a rea a ser livre para futuro requerimento, inclusive com acesso do interessado ao relatrio que concluiu pela referida inexistncia de jazida; Sobrestamento (adiamento) da deciso sobre o relatrio, quando ficar caracterizada a impossibilidade temporria da exeqibilidade tcnico-econmica da lavra, hiptese na qual o DNPM fixar prazo para o interessado apresentar novo estudo da exeqibilidade tcnico-econmica da lavra, sob pena de arquivamento do relatrio.

No caso de aprovao, ser aberto um prazo de 01 ano, a partir da publicao do ato no Dirio Oficial da Unio, para que o titular do alvar, se pessoa jurdica, requeira a Concesso de Lavra. Caso o titular do alvar seja pessoa fsica, deve ceder os direitos de requerer a lavra pessoa jurdica, dentro do perodo acima mencionado. O DNPM poder prorrogar o referido prazo por igual perodo, mediante solicitao justificada do titular, manifestada antes de findar-se o prazo inicial ou a prorrogao em curso. (Artigo 31 do Cdigo de Minerao).
Guia d e Ut iliz a o

admitido, em carter excepcional, o aproveitamento de substncias minerais em rea titulada, antes da outorga da Concesso de Lavra, mediante prvia autorizao do D.N.P.M., observada a legislao ambiental pertinente ( 2 do Artigo 22 do Cdigo de Minerao), atravs de um documento denominado Guia de Utilizao, fundamentado em critrios tcnicos, at as mximas
www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm 3/6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

quantidades fixadas na Portaria DG DNPM no 144/07. Para efeito de concesso da GU, sero consideradas como excepcionais as seguintes situaes:
Aferio da viabilidade tcnico-econmica da lavra da substncia mineral no mercado nacional e/ou internacional; Extrao de substncias minerais para anlise e ensaios industriais antes da outorga da Concesso de Lavra; e Comercializao de substncias minerais face necessidade de fornecimento continuado da substncia visando garantia de mercado, bem como para custear a pesquisa.

A primeira GU ser pleiteada pelo titular do direito minerrio em requerimento a ser protocolizado no Distrito do DNPM em cuja circunscrio est localizada a rea objeto do processo administrativo do qual se originou o Alvar de Pesquisa, dirigido ao respectivo Chefe do Distrito, devendo conter os seguintes elementos de informao e prova:
Justificativa tcnica e econmica, elaborada por profissional legalmente habilitado, descrevendo, no mnimo, as operaes de decapeamento, desmonte, carregamento, transporte, beneficiamento, se for o caso, sistema de disposio de materiais e as medidas de controle ambiental, reabilitao da rea minerada e as de proteo segurana e sade do trabalhador; Indicao da quantidade de substncia mineral a ser extrada; Planta em escala apropriada com indicao dos locais onde ocorrer a extrao mineral, por meio de coordenadas em sistema global de posicionamento GPS, datum SAD 69, dentro dos limites do Alvar de Pesquisa, sendo plotados em bases georeferenciadas.

Dados adicionais julgados necessrios anlise do pedido podero ser solicitados a critrio do DNPM. Alm disso, o requerente da GU dever:
Estar com a Taxa Anual por Hectare - TAH devidamente quitada; e Apresentar ao DNPM a necessria licena ambiental ou documento equivalente.

Sendo a documentao analisada e julgada satisfatria, a GU poder ser emitida.


Roteiro para obteno de Licena de Operao e Guia de Utilizao

Re q u e r i m e n t o d e L a v r a

Requerente: Pessoa jurdica. Documentao e Procedimentos (Artigo 38 do Cdigo de Minerao): O requerimento de Concesso de Lavra para cada rea individualmente dever ser dirigido, pelo titular da Autorizao de Pesquisa, ou seu sucessor, ao Ministro de Minas e Energia, entregue mediante recibo no protocolo do distrito DNPM em cuja jurisdio encontra-se a rea, bem como instrudo com os seguintes elementos de informao e prova:
Certido de registro da entidade constituda, no rgo de registro do comrcio; Designao das substncias minerais a lavrar, com indicao do Alvar de Pesquisa outorgado, e de aprovao do respectivo Relatrio; Denominao e descrio da localizao do campo pretendido para a lavra, relacionando-o, com preciso e clareza, aos vales dos rios ou crregos, constantes de mapas ou plantas de notria autenticidade e preciso, e
www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm 4/6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

estradas de ferro e rodovias, ou, ainda, a marcos naturais ou acidentes topogrficos de inconfundvel determinao; suas confrontaes com Autorizaes de Pesquisa e Concesses de Lavra vizinhas, se as houver, e indicao do Distrito, Municpio, Comarca e Estado, e, ainda, nome e residncia dos proprietrios do solo ou posseiros; Definio grfica da rea pretendida, delimitada por figura geomtrica formada, obrigatoriamente, por segmentos de retas com orientao Norte-Sul e Leste-Oeste verdadeiros, com 2 (dois) de seus vrtices, ou excepcionalmente 1 (um), amarrados a ponto fixo e inconfundvel do terreno, sendo os vetores de amarrao definidos por seus comprimentos e rumos verdadeiros, e configuradas, ainda, as propriedades territoriais por ela interessadas, com os nomes dos respectivos superficirios, alm de planta de situao; Servides de que dever gozar a mina; Plano de Aproveitamento Econmico da jazida, com descrio das instalaes de beneficiamento, acompanhado da Anotao de responsabilidade tcnica ART do engenheiro de minas responsvel por sua elaborao; Prova de disponibilidade de fundos ou da existncia de compromissos de financiamento, necessrios para execuo do Plano de Aproveitamento Econmico e operao da mina.

O Plano de Aproveitamento Econmico da jazida dever ser apresentado em duas vias e constar de:
Memorial explicativo; Projetos ou anteprojetos referentes a: mtodo de minerao a ser adotado, fazendo referncia escala de produo prevista inicialmente e sua projeo; iluminao, ventilao, transporte, sinalizao e segurana do trabalho, quando se tratar de lavra subterrnea; transporte na superfcie e beneficiamento e aglomerao do minrio; instalaes de energia, de abastecimento de gua e condicionamento de ar; higiene da mina e dos respectivos trabalhos; moradias e suas condies de habitabilidade para todos os que residem no local da minerao; instalaes de captao e proteo das fontes, aduo, distribuio e utilizao de gua, para as jazidas de gua mineral; Plano de Resgate e Salvamento (Itens 1.5.5 e 1.5.3.1 das Normas Reguladoras de Minerao - NRM); Plano de Controle dos Impactos Ambientais na Minerao (Itens 1.5.6 e 1.5.3.1 das Normas Reguladoras de Minerao); Plano de Fechamento de Mina (Item 1.5.7 das NRM). Licena de Instalao pela CPRH Agncia Estadual de Meio-Ambiente e Recursos Hdricos (Resoluo CONAMA n 09/90). Po rt a ria de La v ra

A documentao concernente ao requerimento de lavra ser analisada no DNPM e, estando bem instruda, ensejar a Concesso pelo Ministro de Minas e Energia de uma Portaria, documento necessrio a que o interessado obtenha a licena de operao junto a CPRH; e possa fazer o aproveitamento da substncia mineral de interesse. Condies de Outorga (Artigo 37 do Cdigo de Minerao): Na outorga da lavra, sero observadas as seguintes condies:
A jazida dever estar pesquisada, com o Relatrio aprovado pelo DNPM; A rea de lavra dever ser adequada conduo tcnico-econmico dos trabalhos de extrao e beneficiamento, respeitados os limites da rea de pesquisa.

Deveres do Titular: O titular da Concesso ficar obrigado a (Artigo 47 do Cdigo de Minerao):


Iniciar os trabalhos previstos no plano de lavra, dentro do prazo de 06 (seis) meses, contados da data da publicao da Portaria de Concesso no Dirio Oficial da Unio, salvo motivo de fora maior, a juzo do DNPM; Lavrar a jazida de acordo com o plano de lavra aprovado pelo DNPM, cuja segunda via, devidamente autenticada, dever ser mantida no local da mina; Extrair somente as substncias minerais indicadas na Portaria de Concesso;
www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm 5/6

21/11/13

Guia do Minerador - Regimes de Autorizao e Concesso

Comunicar imediatamente ao DNPM o descobrimento de qualquer outra substncia mineral no includa na Portaria de Concesso; Executar os trabalhos de minerao com observncia das normas regulamentares; Confiar, obrigatoriamente, a direo dos trabalhos de lavra a tcnico legalmente habilitado ao exerccio da profisso; No dificultar ou impossibilitar, por lavra ambiciosa, o aproveitamento ulterior da jazida; Responder pelos danos e prejuzos a terceiros, que resultarem, direta ou indiretamente, da lavra; Promover a segurana e a salubridade das habitaes existentes no local; Evitar o extravio das guas e drenar as que possam ocasionar danos e prejuzos aos vizinhos; Evitar poluio do ar, ou da gua, que possa resultar dos trabalhos de minerao; Proteger e conservar as fontes, bem como utilizar as guas segundo os preceitos tcnicos quando se tratar de lavra de jazida desta substncia; Tomar as providncias indicadas pela fiscalizao dos rgos federais; No suspender os trabalhos de lavra, sem prvia comunicao ao DNPM; Manter a mina em bom estado, no caso de suspenso temporria dos trabalhos de lavra, de modo a permitir a retomada das operaes; Apresentar ao DNPM, at o dia 15 (quinze) de maro de cada ano, relatrio das atividades realizadas no ano anterior; Requerer ao DNPM a Posse da Jazida, dentro de 90 (noventa) dias a contar da data da publicao da respectiva Portaria no Dirio Oficial da Unio (Artigo 44 do Cdigo de Minerao); Recolher a CFEM Contribuio Financeira pela Explorao dos Recursos Minerais, na base de 2 a 3%, dependendo da substncia, sobre a receita lquida ( 1 do Artigo 13 do Decreto no 01/91); Pagar a participao mnima do proprietrio do solo nos resultados da lavra na base de 50% do valor da CFEM ( 1 do artigo 11 do Cdigo de Minerao). Responder pelos danos causados ao meio-ambiente (Artigo 16 do Decreto 98.812/90);

Cesso e Transferncia de Direitos: O direito de requerer a lavra, o requerimento de lavra, e o ttulo de lavra podero ser objeto de cesso ou transferncia, desde que o cessionrio satisfaa os requisitos legais exigidos. Os atos de cesso e transferncia s tero validade depois de devidamente averbados no DNPM (Portaria DG DNPM 199/06).
Roteiro para obteno de Licenas Ambientais e Portaria de Lavra

<<< Informaes Bsicas

Regime de Licenciamento >>>

www.dnpm-pe.gov.br/Legisla/Guia/Guia_2.htm

6/6

Vous aimerez peut-être aussi