Vous êtes sur la page 1sur 4

Slvia Letcia da Costa Santos

INTRODUAO AOS ESTUDOS LITERRIOS Anlise do discurso satrico de Gregrio de Matos, no seu poema Torna a definir o poeta os maus modos de obrar na governana da Bahia, principalmente naquela universal fome de que padecia a cidade. Que falta nesta cidade?................Verdade (1) Que mais por sua desonra?...........Honra (2) Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha. (3) O demo a viver se exponha, (4) Por mais que a fama a exalta, (5) numa cidade, onde falta (6) Verdade, Honra, Vergonha. (7) Quem a ps neste socrcio?..........Negcio (8) Quem causa tal perdio?.............Ambio (9) E o maior desta loucura?...............Usura. (10) Notvel desventura (11) de um povo nscio, e sandeu, (12) que no sabe, que o perdeu (13) Negcio, Ambio, Usura. (14) Quais so os seus doces objetos?....Pretos (15) Tem outros bens mais macios?.....Mestios (16) Quais destes lhe so mais gratos?...Mulatos. (17) Dou ao demo os insensatos, (18) dou ao demo a gente asnal, (19) que estima por cabedal (20) Pretos, Mestios, Mulatos. (21) Quem faz os crios mesquinhos?...Meirinhos (22) Quem faz as farinhas tardas?.........Guardas (23) Quem as tem nos aposentos?.........Sargentos. (24) Os crios l vm aos centos, (25) e a terra fica esfaimando, (26) porque os vo atravessando (27) Meirinhos, Guardas, Sargentos. (28) E que justia a resguarda?.............Bastarda (29) grtis distribuda?......................Vendida (30) Que tem, que a todos assusta?.......Injusta. (31) Valha-nos Deus, o que custa, (32)

o que El-Rei nos d de graa, (33) que anda a justia na praa (34) Bastarda, Vendida, Injusta. (35) Que vai pela clerezia?..................Simonia (36) E pelos membros da Igreja?..........Inveja (37) Cuidei, que mais se lhe punha?.....Unha. (38) Sazonada caramunha! (39) enfim que na Santa S (40) o que se pratica, (41) Simonia, Inveja, Unha. (42) E nos frades h manqueiras?.........Freiras (43) Em que ocupam os seres?............Sermes (44) No se ocupam em disputas?.........Putas. (45) Com palavras dissolutas (46) me conclus na verdade, (47) que as lidas todas de um Frade (48) so Freiras, Sermes, e Putas. (49) O acar j se acabou?..................Baixou (50) E o dinheiro se extinguiu?.............Subiu (51) Logo j convalesceu?.....................Morreu. (52) Bahia aconteceu (53) o que a um doente acontece, (54) cai na cama, o mal lhe cresce, (55) Baixou, Subiu, e Morreu. (56) A Cmara no acode?...................No pode (57) Pois no tem todo o poder?...........No quer (58) que o governo a convence?........No vence. (59) Que haver que tal pense, (60) que uma Cmara to nobre (61) por ver-se msera, e pobre (62) No pode, no quer, no vence. (63) (Gregrio de Matos)

Analisar o poema gregoriano exige um olhar critico e observador. necessrio compreender as figuras de linguagem, a mensagem e as formas como as palavras vm arrumadas no poema. De inicio, o ttulo do poema instigante, causa no leitor uma estranheza por ser um pouco extenso. Este, porm, revela uma caracterstica nica do autor, que vem satirizando de forma aguda o governo estabelecido na Bahia, bem como, as autoridades religiosas, os militares e o "povo" em geral.

Neste poema, h uma critica bvia promiscuidade e a libertinagem (versos 46 a 49), ao racimo (18 a 21), imoralidade (versos 11 a 14), assim como tambm, incompetncia e desonestidade. Por meio de falsas perguntas, para as quais o poeta oferece respostas, Gregrio vai decompondo o interior da organizao social. Este procedimento parece dar um certo didatismo, reforado pelo processo de disseminao e recolher, muito comum na poesia barroca. Primeiro, as palavras se disseminam, se dispersam para depois serem recolhidas, reunidas num mesmo verso. Assim, cria-se um tom conclusivo no final das estrofes. Concluso que abrange desde morais (verdade, honra, vergonha) e abstratos at os motivos concretos da degradao desde valores (negcio, ambio, usura) e seus principais agentes: pretos, mestios, meirinhos, guardas, etc. Neste poema, o mundo presente insatisfatrio, corrodo pela inverso de valores. O honesto pobre; o ocioso triunfa; o incompetente manda. O racismo e a libertinagem so representados de maneira inversa: o racismo pela ascenso do negro e a libertinagem pelo declnio do clero. No discurso satrico de Gregrio, os termos "negros", "mulata", "puta", "mestios", etc., aplicam-se tambm como metforas estereotipadas, como caracterizao pejorativa e insulto. Como vemos, do alto da pirmide social "rale", dos donos do poder aos mestios, todos so responsveis pela universal fome que padecia a Bahia. As estrofes se assemelham do ponto de vista das rimas, quando nos trs primeiros versos so rimas horizontais; nos quatro restantes, rimas verticais; e de sua disposio grfica: estrofes de trs versos seguidas de estrofes de quatro versos, sendo o ltimo um conjunto de sete versos que compe cada esquema duplo de estrofes.

Que falta nesta cidade?................Verdade Que mais por sua desonra?...........Honra Falta mais que se lhe ponha..........Vergonha. O de mo a vi ver se ex po nha, Por mais que a fama a exalta, numa cidade, onde falta Verdade, Honra, Vergonha.

Rimas horizontais

Rimas verticais (opostas)

Em termos de contedo, as estrofes tambm se assemelham: do abstrato para o concreto (verdade, honra, vergonha... negcio, ambio, usura), dos tipos sociais s instituies, do povo nscio a El-Rei, Gregrio de matos vai decompondo a organizao de uma sociedade barroca baiana. A coloquialidade da linguagem, o uso de termo "de baixo calo", o tom de oralidade e principalmente a arrasadora critica que faz s desigualdades mostra como forte o discursos satrico de Gregrio, um poeta ligado as questes sociais e publicas, que tambm defende momentos melhores para sua terra, a Bahia. Portanto, o discurso satrico de Gregrio serve para criticar os costumes e preconceitos de uma sociedade e muitas vezes, a critica feita a comportamentos explcitos ou encobertos, pode-se transformar em uma denuncia a atos dissimulados que contrariam a ordem e as normas humanas.

Crnica de Frei Vicente de Salvador ndios e fidalgos Com certeza, esses e outros conquistadores, ainda dentro das normas do Antigo Regime, foram remunerados por sua majestade. Ou melhor, receberam mercs na forma de vastas terras, foros de fidalgo, privilgios mercantis e cargos rgios que lhes davam acesso aos recursos da jovem sociedade. Mais ainda, ganharam do rei o mando poltico das gentes. Porm, esse mando s foi possvel por meio de outro expediente: as alianas com segmentos das populaes indgenas. Aqui surgem, na crnica de nosso frei Vicente sobre a formao do "Brazil", outros atores, com menos recursos, porm, ainda, agentes: os ndios. O filho de Jernimo de Albuquerque, seu homnimo e conquistador do Maranho (15481618), tratava os ndios de suas terras como "sobrinhos", talvez por ele prprio ser mestio, neto materno de um chefe indgena. Ou seja, ele era produto da aliana com fraes indgenas. Aliados e aparentados a ndios flecheiros, Jernimo, os descendentes de Diogo lvares Correia (Caramuru) e outros conquistaram terras e ndios escravos. Conforme se sabe hoje, a "decolagem" dos engenhos de acar fora possvel pela escravido indgena. Aqui a evangelizao, seja dos ndios aliados ou conquistados, como sugere Vicente Salvador e sublinha Maria Lda Oliveira, era essencial para o sucesso do "Brazil". Principalmente se lembrarmos que no se contava com o crdito de capitais ingleses e holandeses, como ocorreu no Caribe seiscentista, dispostos a comprar avalanches de africanos para as "plantations". Os mecanismos de Antigo Regime permitiriam Amrica lusa, no sculo 17, inundar o mercado internacional de acar e comprar cerca de 40% do total dos escravos que cruzaram o Atlntico. Mecanismos que se traduziram em um sistema atlntico diferente do comandado por Londres e Amsterd, este ltimo mais afinado com o capitalismo ou algo que o valha. A "Historia do Brazil" fornece indcios das origens do sistema Atlntico luso de tipo antigo e mais de uma sociedade que conseguiu, a um s tempo, combinar a mestiagem e uma forte ascenso social, e isso nos quadros de uma hierarquia social com traos estamentais.

Vous aimerez peut-être aussi