Vous êtes sur la page 1sur 2

O Mito de caro

Autor: Roger Alves Publicado em http://www.revolucaointerior.com.br/mitologia/o-mito-de-icaro/

Ao revisar os mitos, encontramos a histria da humanidade, com suas imperfeies, erros e acertos; aquilo que nos define como seres divinos e ao mesmo tempo to frgeis e mortais essas duas perspectivas da natureza humana se enlaam nos contos e lendas de todas as tradies. Mas talvez a que nos seja mais familiar, pela herana cultural do ocidente, esteja na mitologia grega. Neste artigo vamos estudar mais um personagem que nos ensina uma incrvel lio de vida. O jovem caro filho de Ddalo, famoso inventor grego, responsvel pela criao do labirinto de Creta, que abrigava o temvel Minotauro, criatura que, de certa forma, ele mesmo contribuiu em trazer ao mundo, pois foi Ddalo quem construiu a estrutura dentro da qual entrou Pasfae para ser possuda pelo touro do rei Minos (seu marido), como castigo enviado por Poseidon por ter se negado a sacrificar aquele animal. Ddalo participou uma vez mais nos mitos gregos quando ajudou Ariadne a tirar Teseu de dentro do labirinto de Creta, logo aps este derrotar o Minotauro. Ao saber de sua traio, o rei Minos o aprisionou, junto com seu filho caro e nesse ponto que inicia nossa narrativa. Ddalo pensava em um modo de escapar da priso, junto com seu filho. Percebeu que no teria como fugir nem por terra nem pelo mar, pois ambos eram dominados pelo rei Minos. Comeou ento a reunir as penas que caam dos pssaros que sobrevoavam a priso e com elas pretendia construir asas, pois apenas os cus no estavam sob o domnio do rei. Laboriosamente fez dois pares de asas, unindo as penas com cera de abelha. E quando estavam prontas, entregou um par ao seu filho caro, com a instruo precisa de que, em seu vo, tinha que cuidar para no subir to alto, pois o calor do sol derreteria a cera, nem to baixo, pois a umidade do oceano faria com que as penas pesassem demasiadamente, a tal ponto de no conseguir mais manter-se no ar. Ddalo voou conforme suas prprias recomendaes e conseguiu escapar da priso. caro, no entanto, fascinado com a possibilidade de voar, foi subindo at um ponto em que a cera de abelha derreteu e as asas desfizeram-se, o que culminou em sua morte no oceano.

Anlise do mito
As asas so o smbolo da criatividade e do potencial humano. Embora ambos tivessem asas, Ddalo e caro as obtiveram de formas distintas. Ao passo que Ddalo as forjou, pena por pena, caro as recebeu como herana paterna, ou seja, para caro no foi uma construo, mas sim um presente. As penas que formam as asas so coladas com a cera das abelhas, criaturas que simbolizam o trabalho paciente sobre a prpria natureza. A cera de abelha representa o trabalho e principalmente a experincia obtida por meio desse trabalho. O sol a fonte de vida, de alegria; o mar, neste mito, representa os domnios da escravido, do sofrimento, pois pertenciam ao rei Minos. Aqui aparece o primeiro contraste que nos faz refletir: as asas so forjadas com a soma

do esprito criativo aliado ao duro trabalho, em perfeita proporo, ou seja, a viso criativa que se transforma em possibilidade ao ser aliada experincia concreta. Mas se no soubermos combinar ambos, nosso vo rumo a liberdade plena pode ser duramente interrompido. caro representa aquele personagem que herdou uma grande capacidade, mas no possui a habilidade para usla adequadamente e a esbanja, correndo o risco de que, com seus excessos, possa ser jogado ao extremo oposto. Muitas vezes ouvimos falar desse mito no cotidiano, atravs dos jovens que herdam a fortuna e influncia dos pais mas no sabem lidar com as infinitas possibilidades que isso traz e se lanam em uma vida desastrosa, contrariando todas as expectativas. No raro percebermos que filhos de grandes personagens se tornam pessoas que s vivem sombra de seus pais, sem jamais se tornarem algum com uma trajetria prpria; so lembrados como o filho de Fulano. Outras vezes vamos encontrar este personagem encarnado como algum de grande talento e potencial, mas que no se interessa em aprimor-los, nem desenvolver os atributos morais para utilizar sabiamente tal capacidade. Tornam-se assim grandes potenciais encarcerados em sua prpria auto-imagem de perfeio, mas que cedo ou tarde caem no tormentoso mar da vida porque no souberam encontrar um ponto de equilbrio. Podemos ainda ver caro em um terceiro aspecto, que a figura do mstico que se lana em uma busca espiritual mas ignora as necessidades inerentes experincia humana para poder atingir a iluminao, ou seja, aquelas pessoas que desprezam o cotidiano e as experincias comuns como uma via complementar para a sabedoria, to complementar quanto era a cera de abelha em relao s penas, para formar as asas. E, em uma quarta anlise, tambm nos encontramos com caro atravs das pessoas que vivem uma vida de fantasias inatingveis. Estes personagens constantemente veem suas asas serem derretidas e caem de volta na triste realidade, por esquecer de conciliar o sonho com o trabalho para concretiz-lo. Outros cometem o erro oposto ao de caro: o erro de no se permitir voar alto, ou seja, deixam que a umidade do oceano (as experincias amargas da vida) lhes trague o sonho de voar e ento a jornada se torna excessivamente pesada, at o ponto em que o prprio mar da vida lhes engole. Existe um ponto de equilbrio em nosso processo de despertar que precisa ser conquistado. Um ponto em que nos permitimos enxergar alm de nossa prpria experincia, mas que amadurecemos essa viso atravs do trabalho para atingir novos estgios. A experincia humana repleta de cumes de inspirao e quedas dentro da dura realidade, formando assim uma mistura harmoniosa para alar vo em direo grande liberdade interior, que nos traz infinitas possibilidades.

Vous aimerez peut-être aussi