Vous êtes sur la page 1sur 16

REVISO PARA OS TRTs

BA, AL, ES e 15 Regio/Campinas


Prximos concursos Materiais direcionados para os concursos do TRT

Tcnico e Analista do TRT

Coleo Tribunais da Editora JusPodivm

concurso para servidor do TRT um dos mais concorridos do Brasil. Por ter salrios e condies de Trabalho extremamente atraentes tornou-se um dos cargos pblicos mais procurados do pas.

Atualmente, os candidatos tem timas oportunidades para ingressar no cargo de tcnico ou analista. Alm das recentes provas do TRT SC, PE, GO, PA e agora o da Bahia, AL, ES e TRT 15/Campinas, em breve, existe a expectativa de que sero publicados os seguintes editais:

TRT da 13 Regio - PB, TRT 16 Regio MA, TRT da 7 Regio CE (em 2014), TRT da 3 Regio MG (em 2014), E, ainda, o maior concurso do pas que o TRT da 2 Regio SP (Capital e Litoral), que pode sair ainda em 2013.

objetivo da coleo a preparao direcionada para os concursos de Tcnico e Analista do TRT, TRE, TRF e Tribunais Superiores. Em todos os livros o candidato ir encontrar teoria especca prevista nos editais, questes recentes comentadas e questes de concurso com gabarito fundamentado. A ideia da coleo surgiu em virtude das reivindicaes dos estudantes, que almejavam por obras direcionadas para os concursos de Tcnico e Analista dos Tribunais. As apostilas especcas mostram-se, na maioria das vezes, insucientes para o preparo adequado dos candidatos diante do alto grau de exigncia das atuais provas, o que ocorre tambm com as obras clssicas do direito, por abordarem inmeras matrias diferentes ao concurso. Nessa coleo o candidato encontrar desde as cinco matrias bsicas exigidas em todos os concursos, como, portugus, raciocnio lgico ou matemtica, informtica, direito constitucional e administrativo, at as matrias especcas de outras reas como Arquivo-

logia e Administrao Pblica e Gesto Pblica e todas as matrias dos diferentes ramos do direito. Portanto, com os livros da coleo o candidato conseguir uma preparao direcionada e completa para os concursos de Tcnico e Analista do TRT, TRE, TRF e Tribunais Superiores. Alm da linguagem clara utilizada, os quadrinhos de resumo, esquemas e grcos esto presentes em todos os livros da coleo, possibilitando ao leitor a memorizao mais rpida da matria. Temos certeza de que essa coleo ir ajud-lo a alcanar o to sonhado cargo pblico de Tcnico ou Analista dos Tribunais. A seguir, os autores da Coleo postaram algumas dicas, na esperana que elas sejam teis nas provas dos TRTs da BA, AL, ES e 15 e nos prximos concursos. Boa sorte!

Diante disso, o momento de aprofundar os estudos agora!


1

Henrique Correia
Coordenador da Coleo
www.henriquecorreia.com.br @profcorreia Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 1

11/11/2013 19:34:04

Conhecimentos gerais

Lngua Portuguesa
Bem-vindos, ros. concurseiPara facilitar o direcionamento dos estudos, avaliei as provas FCC TRT 2013 e divido com vocs o resultado. Foco! Esta a palavra da vez. TPICOS EXIGIDOS (em ordem decrescente) Interpretao de texto 2. Coeso e coerncia 3. Verbo 4. Pontuao 5. Concordncia 6. Perodo composto (conjuno) 7. Anlise Sinttica 8. Pronome 9. Regncia e crase 10. Ortograa 1. sentido. Em primeiro lugar, encontre erros gramaticais (concordncia, regncia, crase, pontuao, ortograa), sobraro duas alternativas sem erro e a partir da vir a avaliao do sentido, da coerncia. Enquanto seu concorrente l todas as alternativas (interpretando), voc j eliminou trs atravs dos erros gramaticais e sem gastar os neurnios para as prximas matrias.

Duda Nogueira

tugueProfessora de Lngua Por tao de sa - Gramtica e Interpre lico. PsTexto para Concurso Pb a. stic gu Lin em da gradua

(alguns poemas); segunda: fazer a inverso do termo e inserir o verbo ser. Resultado: Em seguida, seriam publicados, em dois exemplares da revista. Mantenha o tempo verbal do verbo da voz ativa: futuro do pretrito do indicativo. a) Alterou tempo verbal para pretrito imperfeito do indicativo. No se pode inserir outro verbo alm do verbo ser. Concordncia errada. No se pode inserir outro verbo alm do verbo ser. DICA 4: PONTUAO 1. No se usa vrgula entre sujeito e verbo (sujeito e predicado), verbo e complemento; 2. Tudo o que vem entre vrgulas pode ser retirado porque ter sequncia sinttica (intercalao); 3. As vrgulas podem ser substitudas por travesses ou parnteses; 4. Se h pontuao antes do pronome relativo, ao retir-la, o sentido ser alterado, pois a orao adjetiva explicativa (todos) passa a ser restritiva (alguns); 5. Em inverso a orao no inicia com sujeito -, a vrgula obrigatria.

oracional (possui verbo) e o verbo da orao principal deve permanecer no singular. No espere encontrar o sujeito anteposto ao verbo, isso balela. FCC coloca o sujeito depois do verbo.

DICA 6: PERODO COMPOSTO Importa a relao da conjuno dentro do contexto. As conjunes coordenadas mais pedidas so: adversativas e conclusivas. As danadinhas podem gerar dvidas com as subordinadas adverbiais concessivas e consecutivas. Quanto s subordinadas adverbiais, que ligado(a) a todas.

b) c)

DICA 3: VERBO! Que maravilha!!! FCC tem um caso srio com este tpico. So pedidos: tempos, modos e vozes verbais. Os verbos a serem conjugados repetem, por isso fundamental fazer as questes das ltimas provas. Questo 2013, comentada item a item, como no livro REVISAO TRT:

e)

DICA 7: ANLISE SINTTICA Questes sobre complementos verbais = objeto direto e objeto indireto, ou seja, predicao verbal. necessrio classicar o verbo e saber que adjunto adverbial e predicativo no so complementos verbais. Muito cuidado ao classicar os verbos: verbos esto intransitivos, transitivos diretos ou indiretos, nunca so. Tudo depende do contexto.

DICA 1: INTERPRETAO Leia pargrafo por pargrafo e sublinhe as ideias principais ou as palavraschave. Anote o tema do texto (assunto) e v s questes. Lembre-se: interpretar saber o que o autor quis informar, qual o ponto de vista do autor e nunca caia no peguinha de achismos. O que voc acha sobre o assunto no interessa banca. DICA 2: COESO E COERNCIA Ganhe tempo! Nos enunciados, pedem clareza e
2

(FCC - Tcnico Judicirio Administrativa TRT 9/2013) Em seguida, publicaria, em dois exemplares da revista Inveno, alguns poemas ...
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante ser: a) b) c) d) e) eram publicados. viria a publicar. seria publicado. seriam publicados. havia publicado.

DICA 5: CONCORDNCIA O verbo deve concordar com o sujeito, claro! Mas FCC to fcil assim? Ah... o sujeito, normalmente,

DICA 8: PRONOME Os pedidos so os pessoais (empregos e colocao pronominal simultaneamente), demonstrativos


Reviso para TRT 5 Regio - BA

Resposta: (D) Primeira etapa: encontrar o objeto direto

revista-revisao TRT.indd 2

11/11/2013 19:34:09

(anfora e catfora) e relativos (coladinhos com regncia): se o verbo ou o nome pedir preposio, dever vir anteposta ao relativo.

do plural e termina em a = acrescenta-se n. a) b) Inuenciar transivo direto = inuenciam-nos. Moldar transivo direto e termina, no texto, em m = moldaram-nos. Trocar transivo direto e termina em r = troc -las. Homogeneizar transivo direto e termina em r = homogeneiz-la. DICA 9: REGNCIA E CRASE Questes de regncia, como mencionado no tpico anterior, esto relacionadas aos pronomes relativos; quanto ao acento indicativo de crase, basta trabalhar com substituio. Questo comentada a seguir.

(FCC - Tcnico Judicirio Administrava TRT 9/2013) A substuio do segmento grifado por um pronome, com os necessrios ajustes, foi realizada corretamente em: a) inuenciam comportamentos e crenas = inuenciam-lhes moldaram o pensamento e as aes das civilizaes angas e das naes modernas = moldaram-os alteram crenas e comportamentos humanos = alteram-nos trocar ideias = trocarnas homogeneizar crenas = lhes homogeneizar

d)

e)

preciso ateno ao se criar um perl na internet, pois todo o contedo ali veiculado afetar posiva ou negavamente ...... imagem do prossional. Preenchem corretamente as lacunas do texto acima, na ordem dada: a) s - a - a b) as - - a c) as - - d) s - a - e) s - a Resposta: (A) Faamos a substuio por palavra masculina que pertena a mesma classe gramacal: - acesso s redes sociais = acesso aos setores. Resultou em ao, h crase, pois indica juno de argo + preposio. Eliminadas alternavas b e c. - a conseguir = no se usa o acento indicavo crase antes de verbo. Eliminada e.

- afetar posiva ou negavamente a imagem do prossional = afetar posiva ou negavamente o perl. Sem ao, sem crase. DICA 10: ORTOGRAFIA A dica nica e sem segredo. Se concurseiro, voc l muito, concorda? Se l, sempre que se deparar com palavra desconhecida, consulte o dicionrio e anote o signicado para que o crebro xe. Faa testes de ortograa, o melhor treino. Baixe e instale o Dicionrio Digital Aulete, gratuito e atualizado: http://www. baixaki.com.br/download/ aulete-digital.htm. Espero ter Guerreiros. ajudado,

b)

c)

d) e)

Resposta: (C) O verbo alterar transivo direto (altera algo): exige o pronome oblquo os. O verbo est conjugado na terceira pessoa

(FCC - Tcnico Judicirio Administrava TRT 9/2013) O acesso ...... redes sociais voltadas para a carreira pode ajudar o prossional ...... conseguir uma colocao no mercado de trabalho. Mas

Bons estudos e fora, pois POSSVEL!

Mais dicas no grupo de estudos FACEBOOK: www.facebook.com/groups/portuguescomdudanogueira Conhea o site: www.portuguescomdudanogueira.com.br

Conhecimentos gerais

Raciocnio lgico
em MateBacharel e mestranda Federal de sida ver Uni a pel tica m ais. de Minas Ger

Valria Lanna

DICA 1: TABELA BASE - MEMOREX A V V F F B V F V F AB V F F F AB V V V F AB V F V V AB V F F V

A e B = A B s ser verdadeira se A e B forem ambas verdadeiras, caso contrrio ser sempre falsa. A ou B = A B s ser falsa se A e B forem ambas falsas, caso contrrio ser sempre verdadeira.

Se A ento B = A B , s ser falsa Se A for verdadeira e B for falsa, ou seja, No Valria Falou t Falado. A se e somente se B = A B, s ser verdadeira se A e B forem ambas verdadeiras ou ambas
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 3

11/11/2013 19:34:09

falsas, caso contrrio, ela ser falsa. Dizemos que A condio necessria para B e vice-versa. DICA 2: NEGAO Em questes que envolvem negaes, basta seguir a tabela acima atentando para os conectivos e no se preocupando com o sentido real da frase, pois so apenas proposies jogadas com a inteno de ludibriar o candidato com frases falaciosas voltadas para a verdade real, ou seja, fazendo o candidato car tendencioso uma frase popular ou retratao da realidade, CUIDADO! A negao de A e B : no A ou no B. Exemplo: A negao de: Voc alto e voc est pisando no meu p : Voc no alto ou voc no est pisando no meu p. A negao de A ou B : no A e no B. A negao de Voc cruzeirense ou atleticano : Voc no cruzeirense e voc no atleticano. (Vc Botafoguense!!!) A negao de uma condicional armar a idia e negar a concluso, ou seja, partimos de um mesmo princpio e no chegamos a uma mesma concluso. Por exemplo para negar a frase: Se voc jogar na Mega voc ganhar, a negao ser: Voc jogou na Mega e no ganhou. A negao de Todo A B Existe pelo menos uma a que no seja B. Todo concurseiro fominha de reviso. A negao ser: Existe pelo menos um concurseiro que no fominha por reviso (aquele que no vai passar!). A negao de Algum A B Nenhum A B:
4

Quando digo que algum me ama... algum me quer.. A negao : Ningum me ama... ningum me quer... ningum me faz um cafun! A negao de: "Pelo menos uma de nossas lojas deve ter em seu estoque todos os produtos de nosso catlogo." : Nenhuma de nossas lojas tem em seu estoque todos os produtos de nosso catlogo. DICA 3: TERMO INTERMEDIRIO Em uma proposio composta condicional, temos a ideia e a concluso, sabendo que ela s ser falsa se a ideia for verdadeira e a concluso for falsa, (ou seja No Valria Falou t Falado - dica 01 - Memorex) assim sendo sabemos que: 1) Se a ideia verdadeira e a concluso verdadeira, a resposta ser verdadeira; Se eu tenho l dentro, ento eu tenho l fora 2) Se a concluso falsa e a ideia falsa, a resposta ser verdadeira. Se negamos l fora, ento negamos l dentro. 3) Se negamos a ideia, no necessariamente negamos a concluso, ou seja, podemos no termos a hiptese, mas mesmo assim chegarmos concluso, que denominei :Sujeito Intermedirio. Esta fora l de dentro e dentro l de fora. Veja o diagrama: Se A ento B B (1) (3) (2)

Em uma condicional podemos no ter a hiptese, mas chegar concluso, termo intermedirio, no diagrama acima todo A B, mas nem todo B A . Fica o lembrete: Condicional ou Subjuno A condicional se ... ento.... (smbolo: ) A B , ento A B Ou seja, se um elemento elemento de A, ento ele elemento de B. Se voc estudar, ento voc ser aprovado. Voc estudou, logo foi aprovado. Mas nem todos os aprovados estudaram, a condicional no recproca e sim subjuntiva. DICA 4: DISJUNO O conectivo "ou", pode ser exclusivo ou inclusivo, porm para seja uma proposio verdadeira basta que uma das proposies simples que a compe seja verdadeira, veja o exemplo: Dizer que "Pedro no pedreiro ou Paulo paulista" verdadeiro, ento do ponto de vista lgico, podemos dizer que: Se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista. Se Paulo no paulista, ento Pedro no pedreiro. Mas dizer que: Pedro pedreiro e Paulo no paulista. uma falsidade. Frase principal: "Pedro no pedreiro ou Paulo paulista" verdadeiro, como trata-se de uma disjuno, obrigatoriamente algum tem que ser verdadeiro, assim: Se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista. uma frase verdadeira, pois negamos a primeira proposio, assim para manter a veracidade da frase principal, temos que concluir que a segunda proposio obrigatoriamente verdadeira.

Se Paulo no paulista, ento Pedro no pedreiro. uma frase verdadeira, pois ao negarmos a segunda proposio temos que armar a veracidade da primeira, para manter a frase principal verdadeira. Pedro pedreiro e Paulo no paulista. uma falsidade. Concluir que esta frase falsa mais do que verdade, pois tornamos ambas as proposies falsas e uma disjuno s ser falsa caso ambas sejam falsas. DICA 5: DIAGRAMAS E CONECTIVOS LGICOS O uso dos diagramas na lgica transforma a linguagem corrente em simples grcos envolvendo uma simbologia bsica e clara. Apenas operando com os conectivos lgicos conseguimos atravs destes diferenciar condio suciente de necessria; negaes e condicionais, assim como o uso da conjuno e da disjuno. A ou B A ou B

A e B A B

Alguns A so B e alguns B so A. Se A, ento B B A

A condio suciente para que B ocorra. Todo A B, mas nem todo B A.

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 4

11/11/2013 19:34:12

A B A = B A=B

entre as tabelas-verdade. Ficam como exerccio para casa estas demonstraes. So as seguintes as equivalncias da condicional: 7.1) Se A, ento B = Se no B, ento no A. Exemplo: Se atiram-se pedras, ento as rvores esto carregadas de frutas. (Provrbio rabe) = Se as rvores no esto carregadas de frutas, ento no se atiram pedras. 7.2) Se A, ento B = No A ou B. Exemplo: Se no existe o certo e nem o errado, ento tudo uma opinio popular.(Do lme: Os 12 Macacos) = Existe o certo ou o errado ou tudo uma opinio popular. A B B A A B A B DICA 7: ARGUMENTO CONSTRUO Observe a construo de um argumento: Premissas: Todos os cachorros tm asas. Todos os animais de asas so aquticos. Existem gatos que so cachorros. Concluso: Existem gatos que so aquticos. Faamos tal anlise com uso de diagramas:
Aquticos Tm asas Cachorros

O desenho inequvoco: necessariamente a concluso do argumento ser verdadeira, uma vez consideradas verdadeiras as premissas! Ou seja, o argumento vlido! Isso somente ratica que mesmo sendo absurdos os contedos das premissas e da concluso, a construo perfeita em sua forma, o que nos leva a um argumento vlido! DICA 8: TAUTOLOGIA X CONTRADIO X CONTINGNCIA Uma proposio composta formada por duas ou mais proposies p, q, r, ... ser dita uma Tautologia se ela for sempre verdadeira, independentemente dos valores lgicos das proposies p, q, r, ... que a compem. Em palavras mais simples: para saber se uma proposio composta uma Tautologia, construiremos a sua tabela-verdade! Da, se a ltima coluna da tabela-verdade s apresentar verdadeiro (e nenhum falso), ento estaremos diante de uma Tautologia. S isso! A proposio (pq) (pq) uma tautologia, pois sempre verdadeira, independentemente dos valores lgicos de p e de q, como se pode observar na tabela-verdade abaixo:

mais proposies p, q, r, ... ser dita uma contradio se ela for sempre falsa, independentemente dos valores lgicos das proposies p, q, r, ... que a compem. Ou seja, construindo a tabela-verdade de uma proposio composta, se todos os resultados da ltima coluna forem FALSO, ento estaremos diante de uma contradio. A proposio A A (A se e somente se no A) uma contradio, pois sempre falsa, independentemente do valor lgico de p, como se pode observar na tabela-verdade abaixo:

A se e somente se B Condio suciente e necessria Na frase: Se A ento B , temos que A condio suciente para que B acontea, mas no vice-versa. Na frase : A se e somente se B, a condio necessria para que B acontea e vice-versa.

DICA 6: EQUIVALNCIAS BSICAS 1) A e A = A Exemplo: Karla Amncio inocente e inocente = Karla Amncio inocente. 2) A ou A = A Exemplo: Adelson foi ao peloto ou ao peloto= Adelson foi ao peloto. 3) A e B = B e A Exemplo: Arthur forte e risonho = Arthur risonho e forte. 4) A ou B = B ou A Exemplo: Pedro oriental ou azul = Pedro azul ou oriental. 5) A B = B A Exemplo: Amo se e somente se vivo = Vivo se e somente se amo. 6) A B = (AB) e (B A) Exemplo: Amo se e somente se vivo = Se amo ento vivo, e se vivo ento amo. 7) Equivalncias da Condicional As duas equivalncias que se seguem so de fundamental importncia. Estas equivalncias podem ser vericadas, ou seja, demonstradas, por meio da comparao

A V F

A F V

A A F F

Uma proposio composta ser dita uma contingncia sempre que no for uma tautologia nem uma contradio. Somente isso! Voc pegar a proposio composta e construir a sua tabelaverdade. Se, ao nal, voc vericar que aquela proposio nem uma tautologia (s resultados V), e nem uma contradio (s resultados F), ento, pela via de exceo, ser dita uma contingncia! A proposio A A B uma contingncia, pois o seu valor lgico depende dos valores lgicos de A e B, como se pode observar na tabela-verdade abaixo:

p q pq pq V V F F V F V F V F F F V V V F

(pq) (pq) V V V V

A V V F F

B V F V F

AB V F F F

AB V F V V

Gatos

Observemos que o valor lgico da proposio composta (pq) (pq), que aparece na ltima coluna, sempre verdadeiro. Uma proposio composta formada por duas ou

Um matebeijo e um logicabrao! Valria Lanna


Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 5

11/11/2013 19:34:12

Matrias Especficas

Direito do Trabalho
DICA 1: APRENDIZ. O contrato de aprendizagem no poder ser rmado por mais de 2 anos, com o mesmo empregador. Esse limite mximo de 2 anos no se aplica ao aprendiz portador de decincia. A alquota do FGTS do aprendiz de apenas 2% sobre a remunerao. O percentual dos demais empregados de 8%. As empresas esto obrigadas a contratar, no mnimo, 5% e, no mximo, 15% do quadro de trabalhadores, como aprendizes. Essa obrigatoriedade no se aplica s pessoas jurdicas sem ns lucrativos, s microempresas e s empresas de pequeno porte. DICA 2: ALTERAO DO REGULAMENTO INTERNO DA EMPRESA Se houver modicao desse regulamento, para prejudicar os trabalhadores, a alterao ser nula para atuais empregados, por fora do art. 468 da CLT. A inovao prejudicial atingir apenas os empregados contratados aps a vigncia das novas regras. De acordo com a Smula n 51 do TST:
I - As clusulas regulamentares, que revoguem ou alterem vantagens deferidas anteriormente, s atingiro os trabalhadores admitidos aps a revogao ou alterao do regulamento.

Henrique Correia

Professor Procurador do Trabalho. po de esGru . line on S CER so do Cur (facebook). tudos para Analista TRT

da empresa, a opo do empregado por um deles tem efeito jurdico de renncia s regras do sistema do outro. DICA 3: DONO DA OBRA O dono da obra assume a responsabilidade pelos empregados da empreiteira ou construtora que lhe presta servios? Em regra, no assume qualquer responsabilidade pelos empregados da empreiteira. H, entretanto, uma exceo. Se o dono da obra empresa construtora ou incorporadora e exerce a construo com nalidade lucrativa. Nesse caso, ter responsabilidade subsidiria. DICA 4: INTERRUPO E SUSPENSO De acordo com o princpio da continuidade do contrato de trabalho, h situaes em que, mesmo no havendo prestao de servios pelo trabalhador, o vnculo empregatcio ca mantido. So as hipteses de interrupo e suspenso do contrato de trabalho. A interrupo do contrato de trabalho consiste na ausncia provisria da prestao de servios, em que so devidos o pagamento de salrio e a contagem do tempo. Por outro lado, a suspenso do contrato de trabalho a ausncia provisria da prestao de servios, sem que haja o

pagamento de salrio, nem a contagem do tempo. Nesse caso, cessa a obrigao tanto da empresa como do
Hipteses de interrupo (pagamento de salrio) 2 dias falecimento 3 dias casamento 9 dias professor (casamento e falecimento) 1 dia a cada 12 meses doao de sangue 2 dias alistamento eleitoral Tempo necessrio: servio militar vestibular comparecimento em juzo reunio/organismo internacional (dirigente sindical) Paralisao da empresa Acidente nos primeiros 15 dias Frias RSR e Feriados Intervalos intrajornadas remunerados. Licena-paternidade 5 dias Gestante: consultas mdicas Participao nas comisses de conciliao prvia Prontido e sobreaviso Lockout Participao no Conselho Curador do FGTS

empregado. Hipteses de interrupo e suspenso do contrato. Importantssimo memorizar:


Hipteses de suspenso (no h pagamento de salrio) Encargo pblico Mandato Sindical Greve Suspenso disciplinar Benefcios previdencirios Diretor de S/A Intervalos Priso (sem trnsito em julgado) Violncia domstica Inqurito para apurao de falta grave Qualificao profissional (art. 476-A da CLT)

Casos controvertidos a) Licena-maternidade (interrupo) b) Aborto no criminoso (interrupo) c) Servio militar obrigatrio (suspenso) d) Acidente do trabalho aps 15 primeiros dias (suspenso)

DICA 5: TRABALHO NO DSR O descanso semanal foi criado para evitar o cansao excessivo, constituindo norma de proteo sade do trabalhador. Assim sendo, se houver trabalho no dia destinado ao repouso, h necessidade de folga compensatria em outro dia da semana. Se o

II - Havendo a coexistncia de dois regulamentos


6

empregado descansar em outro dia, no h pagamento de nenhuma indenizao. Na ausncia da folga compensatria, o empregador estar obrigado a pagar remunerao em dobro, ou seja, alm da remunerao normal, j contratada, dever pagar a hora trabalhada mais adicional de 100%. Essa regra aplicada ao trabalho no DSR e
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 6

11/11/2013 19:34:13

tambm nos feriados. Alis, se o descanso for concedido aps o stimo dia consecutivo de trabalho, tambm haver pagamento em dobro.
Smula n 146 do TST. O trabalho prestado em domingos e feriados, no compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuzo da remunerao relativa ao repouso semanal. Orientao Jurisprudencial n 410 da SDI-I do TST: Viola o art. 7, XV, da CF a concesso de repouso semanal remunerado aps o stimo dia consecutivo de trabalho, importando no seu pagamento em dobro.

Parcelas indenizatrias (No h reflexo nas demais parcelas. Sobre o valor, no incidem depsitos do FGTS) PLR Participao nos Lucros e Resultados Ajuda de custo Dirias para viagem (art. 457, 2 da CLT) Vale-transporte Salrio-famlia Seguro-desemprego PIS/PASEP Stock option

DICA 8: FGTS:
FGTS (Resumo) Conceito: poupana forada. Suportada exclusivamente pelo empregador. Direito ao FGTS: empregados urbanos e rurais e trabalhadores avulsos. Empregado domstico: Passou a ter direito ao FGTS, mas ainda pendente de regulmentao (art. 7, p. nico da CF) FGTS facultativo: diretor no empregado. Alquota: 8% sobre a remunerao. Aprendiz a alquota de 2% sobre a remunerao. Prazo para o depsito: at o dia 7 de cada ms. Indenizao de 40% sobre o FGTS: dispensa sem justa causa e resciso indireta. Indenizao de 20%: culpa recproca e fora maior. Parcelas indenizatrias: no h incidncia do FGTS, exceto aviso-prvio indenizado (Sm. 305, TST). Prescrio: 2 anos a contar da extino do contrato para ingressar na justia. Poder pleitear os ltimos 30 anos (Sm. 362). Se a parcela principal estiver prescrita, o FGTS tambm estar prescrito (Sm. 262).

DICA 7: EQUIPARAO SALARIAL NA ADMINISTRAO PBLICA O instituto da equiparao salarial no aplicado aos servidores da Administrao direta, autrquica e fundacional, por fora do art. 37, XIII, da CF/88. As regras da equiparao salarial, entretanto, so aplicveis aos empregados pblicos de sociedades de economia mista e empresas pblicas. Essas empresas so organizadas com regras prprias das empresas privadas. Nesse sentido:
Orientao Jurisprudencial n 297 da SDI-I do TST: O art. 37, inciso XIII, da CF/1988, veda a equiparao de qualquer natureza para o efeito de remunerao do pessoal do servio pblico, sendo juridicamente impossvel a aplicao da norma infraconstitucional prevista no art. 461 da CLT quando se pleiteia equiparao salarial entre servidores pblicos, independentemente de terem sido contratados pela CLT. Orientao Jurisprudencial n 353 da SDI-I do TST: sociedade de economia mista no se aplica a vedao equiparao prevista no art. 37, XIII, da CF/1988, pois, ao contratar empregados sob o regime da CLT, equiparase a empregador privado, conforme disposto no art. 173, 1, II, da CF/1988.

DICA 6: PARCELAS SALARIAIS E PARCELAS INDENIZATRIAS Para o estudo da remunerao torna-se imprescindvel a diferenciao das parcelas salariais e as verbas recebidas sem natureza salarial (parcelas indenizatrias). Essa diferena importante porque as primeiras reetem nas demais verbas trabalhistas. Exemplo: para o empregado que recebe horas extras, ocorrer reexo no valor das frias, 13 salrio, DSR, aviso-prvio e nos depsitos do FGTS. Segue abaixo um resumo pra auxiliar na memorizao:
Parcelas salariais (Refletem nas demais verbas, como frias, 13 e aviso) Comisses e porcentagens Gratificaes Abonos Quebra de caixa Prmios Adicionais salariais: Ad. Hora extra Ad. Noturno Ad. Transferncia Ad. Insalubridade Ad. Periculosidade Obs.: O empregador ao efetuar o pagamento dessas parcelas dever efetuar o respectivo depsito do FGTS

ALGUMAS SMULAS E OJS DO TST - IMPORTANTSSIMAS PARA SEU CONCURSO! Reduo do intervalo intrajornada Smula n. 437 do TST. Intervalo intrajornada para repouso e alimentao. Aplicao do art. 71 da CLT. I Aps a edio da Lei n 8.923/94, a no concesso total ou a concesso parcial do intervalo intrajornada mnimo, para repouso e alimentao a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento total do perodo correspondente, e no apenas daquele suprimido, com acrscimo de, no mnimo, 50% sobre o valor da remunerao da hora normal de trabalho (art. 71 da CLT), sem prejuzo do cmputo da efetiva jornada de labor para efeito de remunerao. II - invlida clusula de acordo ou conveno coletiva de trabalho contemplando a supresso ou reduo do intervalo intrajornada porque este constitui medida de higiene, sade e segurana do trabalho, garantida por norma de ordem pblica (art. 71 da CLT e art. 7, XXII, da CF/1988), infenso negociao coletiva. III Possui natureza salarial a parcela prevista no art. 71, 4, da CLT, com redao introduzida pela Lei no 8.923, de 27 de julho de 1994, quando no concedido ou reduzido pelo empregador o intervalo mnimo intrajornada para repouso e alimentao, repercutindo, assim, no clculo de outras parcelas salariais. IV Ultrapassada habitualmente a jornada de seis horas de trabalho, devido o gozo do intervalo intrajornada mnimo de uma hora, obrigando o empregador a remunerar o perodo para descanso e alimentao no usufrudo como extra, acrescido do respectivo adicional, na forma prevista no art. 71, caput e 4, da CLT.

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 7

11/11/2013 19:34:13

Jornada 12 X 36 Smula n. 444 do TST. valida, em carter excepcional, a jornada de 12 horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada exclusivamente mediante acordo coletivo de trabalho ou conveno coletiva de trabalho, assegurada a remunerao em dobro dos feriados trabalhados. O empregado no tem direito ao pagamento de adicional referente ao labor prestado na dcima primeira e dcima segunda horas. Quitao das verbas rescisrias Smula n 330 do TST: QUITAO. VALIDADE. A quitao passada pelo empregado, com assistncia de entidade sindical de sua categoria, ao empregador, com observncia dos requisitos exigidos nos pargrafos do art. 477 da CLT, tem eccia liberatria em relao s parcelas expressamente consignadas no recibo, salvo se oposta ressalva expressa e especicada ao valor dado parcela ou parcelas impugnadas. I A quitao no abrange parcelas no consignadas no recibo de quitao e, consequentemente, seus reexos em outras parcelas, ainda que estas constem desse recibo. II Quanto a direitos que deveriam ter sido satisfeitos durante a vigncia do contrato de trabalho, a quitao vlida em relao ao perodo expressamente consignado no recibo de quitao.

Estabilidade da Gestante Smula n 244 do TST. Gestante. Estabilidade provisria I O desconhecimento do estado gravdico pelo empregador no afasta o direito ao pagamento da indenizao decorrente da estabilidade (art. 10, II, b do ADCT). II A garantia de emprego gestante s autoriza a reintegrao se esta se der durante o perodo de estabilidade. Do contrrio, a garantia restringe-se aos salrios e demais direitos correspondentes ao perodo de estabilidade. III A empregada gestante tem direito estabilidade provisria prevista no art.10, inciso II, alnea b, do ADCT, mesmo na hiptese de admisso mediante contrato por tempo determinado. Validade de Acordos e Convenes Coletivas Smula n 277 do TST. Conveno coletiva de trabalho ou acordo coletivo de trabalho. Eccia. Ultratividade. As clusulas normativas dos acordos coletivos ou convenes coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente podero ser modicadas ou suprimidas mediante negociao coletiva de trabalho.
Mais dicas no grupo de estudos FACEBOOK: facebook.com/groups/concursoanalistatrt2013 Conhea o site: www.henriquecorreia.com.br

Matrias Especficas

Processo do Trabalho
DICA 1: PRINCPIO DO JUS POSTULANDI O jus postulandi das partes, estabelecido no art. 791 da CLT, limita-se s Varas do Trabalho e aos Tribunais Regionais do Trabalho, no alcanando a ao rescisria, a ao cautelar, o mandado de segurana e os recursos de competn8

lisson Miessa
Professor Procurador do Trabalho. .. line on S do Curso CER

cia do Tribunal Superior do Trabalho (Smula n 425 do TST). DICA 2: No processo do trabalho, as decises interlocutrias so irrecorrveis de imediato, salvo no caso de deciso:

a) de Tribunal Regional do Trabalho contrria Smula ou Orientao Jurisprudencial do Tribunal Superior do Trabalho; b) suscetvel de impugnao mediante recurso para o mesmo tribunal; c) que acolhe exceo de incompetncia territorial, com a remessa dos

autos para Tribunal Regional distinto daquele a que se vincula o juzo excepcionado, consoante o disposto no art. 799, 2, da CLT. DICA 3: REPRESENTAO DO EMPREGADOR PELO PREPOSTO O empregador poder ser representado na
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 8

11/11/2013 19:34:13

audincia por gerente ou preposto, devendo ser empregado da empresa (Smula n 377 do TST). Atenta-se para o fato de que somente no h necessidade de ser empregado da empresa o preposto de empregador domstico e de pequena ou microempresa DICA 4: No processo do trabalho, os honorrios advocatcios, em regra, no decorrem da mera sucumbncia. Exigem para sua concesso dois requisitos cumulativos: a) ser benecirio da justia gratuita; b) estar assistido pelo sindicato da categoria. Ateno: a mera sucumbncia (ser vencido no processo) gera o pagamento dos honorrios advocatcios, nos seguintes casos: a) na ao rescisria; b) quando o ente sindical gure como substituto processual; c) nas lides que no derivem da relao de emprego; d) nas aes de indenizao por danos morais e materiais decorrentes de acidente de trabalho ou de doena prossional, remetida Justia do Trabalho aps ajuizamento na Justia comum, antes da vigncia da Emenda Constitucional n 45/2004 (OJ n 421 da SDI-I do TST). DICA 5: ATOS PROCESSUAIS Os atos processuais sero realizados nos dias teis das 6 horas s 20 horas. Admite-se, porm, que a penhora seja
9

realizada em domingo ou dia feriado, mediante autorizao expressa do juiz ou presidente (CLT, art. 770). No processo eletrnico, quando a petio for

enviada para atender a prazo processual, sero consideradas tempestivas as transmitidas at as 24 horas do seu ltimo dia (art. 3, pargrafo nico, Lei n 11.419/2006).

do pedido, ou no indicando o endereo correto, a reclamao ser arquivada, condenando-se o reclamante ao pagamento de custas sobre o valor da causa (CLT, art. 852-B, pargrafo nico).

DICA 6: EFEITOS DA AUSNCIA DAS PARTES EM AUDINCIA:


Audincia inaugural ou una Arquivamento Revelia e confisso quanto matria ftica Audincia de instruo Confisso Confisso Julga com as provas dos autos e pelo nus da prova

DICA 9: RECURSO DE REVISTA No rito sumarssimo, cabe recurso de revista apenas por contrariedade smula do TST e violao direta da Constituio da Repblica (CLT, art. 896, 6). No cabe por violao orientao jurisprudencial. Na fase de execuo somente cabe recurso de revista por ofensa direta e literal de norma da Constituio Federal (CLT, art. 896, 2).

Partes Reclamante Reclamada

Ambas as partes

Arquivamento

DICA 7: PROVA TESTEMUNHAL Na prova testemunhal, para cada rito processual h um nmero limite de testemunhas a ser indicadas por cada parte, como se observa no quadro que segue:
Nmero mximo de testemunhas

DICA 8: PROCEDIMENTO SUMARSSIMO O rito sumarssimo aplicvel nos dissdios individuais cujo valor no exceda 40 vezes o salrio-mnimo vigente na data do ajuizamento da reclamao trabalhista (CLT, art. 852-A). Esse rito no se aplica nas demandas em que parte a administrao pblica direta, autrquica e fundacional (CLT, art. 852-A, pargrafo nico). O pedido dever ser certo ou determinado. Alm disso, dever indicar o valor correspondente (CLT, art. 852- B, I). No se far citao por edital, incumbindo ao autor a correta indicao do endereo do reclamado (CLT, art. 852-B, II). No sendo o pedido certo ou determinado, no indicando o valor

DICA 10: ARREMATAO O arrematante dever garantir o lance com o sinal correspondente a 20% do seu valor (CLT, art. 888, 2). Se o arrematante, ou seu ador, no pagar dentro de 24 horas, o preo da arrematao perder, em benefcio da execuo, o sinal correspondente a 20%, voltando praa os bens executados (CLT, art. 888, 4).

Tipo de procedimento

Rito Sumarssimo Rito Ordinrio Inqurito para apurao de falta grave

No torna suspeita a testemunha o simples fato de estar litigando ou de ter litigado contra o mesmo empregador. (Smula n 357 do TST).

Mais dicas no site: www.elissonmiessa. com.br

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 9

11/11/2013 19:34:15

Matrias Especficas

Direito Constitucional
DICA 1: DIREITOS FUNDAMENTAIS E TRATADOS DE DIREITOS HUMANOS Nos exatos termos do art. 5, 3, da CF, includo pela EC 45/2004, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. Vale notar que essa fora hierrquica de equivalncia a emenda no atinge os tratados de direitos humanos aprovados antes da incluso dessa nova disposio CF. Segundo posio predominante do STF (RE 466.343), os tratados de direitos humanos aprovados antes da incluso do 3, ao art. 5, da CF, tero status supralegal, ou seja, valero mais do que as leis, mas menos do que a Constituio. to explorado em provas. Normalmente o examinador arma que assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo ou eventual indenizao por dano material, moral ou imagem. No erre. O direito de resposta no exclui eventual indenizao por dano material, moral ou imagem.

ta e InfancisAdvogado. Constitucionalis /Rede LFG, ivm pod Jus no or fess ta. Pro torando Dou . seb Uni no e na FAAP, na FB em Direito. em Servio Social e Mestre

Paulo Lpore

guintes concluses (muito exploradas nos concursos para cargos em Tribunais e no MPU):
i. O brasileiro nato nunca ser extradito (por crime comum ou de opinio). ii. O brasileiro naturalizado somente poder ser extraditado em caso de crime comum (praticado antes da naturalizao), ou de comprovado envolvimento em trco ilcito de entorpecentes e drogas ans (antes ou depois da naturalizao), na forma da lei, mas no por crime poltico. iii. O estrangeiro pode ser extraditado pela prtica de crime comum, mas no por crime poltico. iv. O Brasil no extradita ningum pela prtica de crime poltico.

DICA 6: MXIMAS SOBRE ELEGIBILIDADE E INELEGIBILIDADE Sobre elegibilidade e inelegibilidade, estabelecemos algumas mximas que devem auxiliar na resoluo de questes de prova: i. Nem todos os que tiverem feito alistamento eleitoral sero elegveis, isso porque o alistamento facultativo entre 16 e 18 anos, e nessa idade o eleitor ser absolutamente inelegvel porque sequer ter adquirido capacidade eleitoral passiva. ii. So inelegveis (no podem ser votados) os inalistveis e os analfabetos. iii. Assim, todo inalistvel inelegvel, mas nem todo inelegvel inalistvel, pois o analfabeto inelegvel (no pode ser votado), mas alistvel (pode votar). Somente os estrangeiros e os conscritos so inalistveis e inelegveis.

DICA 3: LIBERDADE DE LOCOMOO Segundo o art. 5, XV, da CF: livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; Ateno para a pegadinha! O examinador costuma armar que livre a locomoo no territrio nacional em qualquer tempo. Memorize: livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz (pois durante estado de defesa ou de stio pode haver restrio). Outras vezes a banca arma que a liberdade de sair do territrio nacional no abarca os bens. Guarde: a livre locomoo engloba o direito de sair do territrio nacional com seus bens. DICA 4: EXTRADIO A partir do Texto Constitucional extraem-se as se-

DICA 5: DIREITOS SOCIAIS E ASSISTNCIA AOS FILHOS O art. 7, XXV, da CF, garante assistncia gratuita aos lhos e dependentes dos trabalhadores urbanos e rurais desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas. Referido dispositivo teve redao dada pela EC 53/06. Ateno para as mudanas! O atendimento em creche e pr-escola at os 5, no 6 anos de idade.

DICA 2: DIREITO RESPOSTA E INDENIZAO DIANTE DO DANO De acordo com o art. 5, V, da CF: assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; Ateno para a pegadinha! Esse dispositivo mui10

DICA 7: ORGANIZAO DO ESTADO O nmero de Vereadores no denido por proporcionalidade. A CF, no art. 29, IV, estabelece os limites mximos de vereadores de acordo com faixas que levam em considerao o nmero de habitantes.
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 10

11/11/2013 19:34:15

Municpio pode ter eleio em segundo turno se contar com mais de duzentos mil eleitores, no habitantes (art. 29, II, da CF). Portanto, cuidado! Para xao de vereadores o critrio nmero de habitantes, mas para determinao de segundo turno em eleies para o executivo municipal o critrio nmero de eleitores.

DICA 8: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE No controle concentrado de constitucionalidade, a petio inicial nem sempre precisa ser assinada por advogado, ou seja, nem sempre se exige a demonstrao da capacidade postulatria CP. A exigncia de demonstrao da capacidade postulatria atinge apenas:

a) partido poltico com representao no Congresso Nacional; e b) confederao sindical ou entidade de

classe de mbito nacional. Os demais legitimados tm capacidade postulatria presumida.

Mais dicas: Paulo Lpore Conhea o site: www.paulolepore.com.br @paulolepore

Matrias Especficas

Direito Administrativo
DICA 1: PRINCPIOS DA ADMINISTRAO PBLICA EFICINCIA: Administrao Pblica deve ser organizada e dirigida de forma a alcanar os melhores resultados no desempenho de suas funes LEGALIDADE: a atuao administrativa deve se dar em conformidade com a lei e o direito. Na esfera pblica no vigora a autonomia da vontade IMPESSOALIDADE: dois aspectos: a) em relao aos administrados: busca da nalidade pblica; b) em relao prpria Administrao: quando um ato praticado por um agente pblico, na verdade, quem o faz a pessoa jurdica, qual pertence o rgo em que o servidor est lotado. MORALIDADE: atividade administrativa, alm de legal deve ser moral; ho11

tia Federa Analista Judicirio na Jus ). Professor ESP (UN el har bac e stre Me iro Preto, ibe p/R Faa na , no UniSeb Passar Vou Eu no Proordem e no

Leandro Bortoleto l.

nestidade, boa-f, lealdade, padres morais e ticos. Smula Vinculante n 13. SEGURANA JURDICA: deve ocorrer a tentativa de preservao dos atos administrativos praticados. Lei 9.784/99: vedada a aplicao retroativa de nova interpretao; Administrao Pblica decair, aps cinco anos, do direito de anular os atos administrativos, quando seus efeitos forem bencos ao destinatrio e no tenha ocorrido m-f. DICA 2: ADMINISTRAO PBLICA Cuidado com pegadinha: toda pessoa da administrao indireta tem personalidade jurdica, patrimnio prprio, autonomia administrativa e submete-se a controle da administrao direta. Se isso estiver escrito no enunciado, no d para saber qual a resposta.

O que distingue as pessoas da administrao indireta : se a personalidade de direito pblico ou de direito privado se a lei cria diretamente ou se a lei autoriza a criao qual a atividade desempenhada. AUTARQUIA: lei cria; personalidade de direito pblico; atividade tpica do Estado (agncias reguladoras: esto sendo criadas como autarquia em regime especial; maior autonomia; deve ter personalidade de direito pblico). FUNDAO PBLICA: lei cria (personalidade de direito pblico) ou lei autoriza (personalidade de direito privado); atividade no exclusiva do Estado (interesse pblico). SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA e EMPRESA PBLICA: lei autoriza; per-

sonalidade de direito privado; prestao de servio pblico ou explorao de atividade econmica. AGNCIA EXECUTIVA: no uma nova pessoa; uma qualicao dada a uma autarquia ou a uma fundao pblica. CONSRCIO PBLICO: uma nova pessoa jurdica criada por mais de uma pessoa poltica. S as pessoas polticas podem criar consrcios pblicos. A sua criao depende: 1 protocolo de intenes; 2 raticao por lei de cada ente participante; 3 contrato de consrcio. DICA 3: PODERES ADMINISTRATIVOS PODER REGULAMENTAR: Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, espcie do poder normativo da Administrao Pblica, ou seja, um tipo, uma das formas pela qual se expressa a funo normativa da Administrao Pblica,
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 11

11/11/2013 19:34:16

e o poder regulamentar, assim entendido, privativo do Chefe do Executivo e se materializa por meio de decreto, mas h outras formas de expresso do poder normativo como as resolues, as portarias, as instrues, os regimentos, mas esses atos possuem alcance restrito aos limites de atuao do rgo e no tm a mesma natureza dos regulamentos expedidos pelo Chefes do Executivo. PODER DE POLCIA: faculdade de que dispe a administrao pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado (Hely Lopes Meirelles). ATRIBUTOS do poder de polcia: discricionariedade, autoexecutoriedade e coercibilidade. DICA 4: ATO ADMINISTRATIVO ATRIBUTOS do ato administrativo (PIA) 1) PRESUNO DE LEGITIMIDADE: presuno de que todo ato administrativo praticado est de acordo com a lei; pode ser praticado imediatamente; produz efeitos at que seja anulado 2) IMPERATIVIDADE: ato administrativo imposto ao destinatrio; no est presente em todos os atos administrativos 3) AUTOEXECUTORIEDADE: Administrao executa o ato por seus prprios meios; no existe em todos os atos administrativos: s em casos de urgncia ou se previsto em lei DICA 5: LEI 9.784/99 DIREITOS DOS ADMINISTRADOS (art. 3)
I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos 12

e o cumprimento de suas obrigaes; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei.

(consecutivos ou no), com remunerao e at noventa dias (consecutivos ou no), sem remunerao. LICENA PARA ATIVIDADE POLTICA (art. 86; para fazer campanha; no confundir com o afastamento para exerccio do mandato eletivo; esta depois de eleito): dura da escolha do servidor em conveno partidria (como candidato a cargo eletivo) at o 10 dia seguinte ao trmino das eleies. ATENO: no remunerada em toda a sua durao. Somente remunerada a partir do registro na Justia Eleitoral e at o 10 dia aps as eleies (desde que no ultrapasse o perodo de trs meses) DICA 7: LICITAO E CONTRATO ADMINISTRATIVO PRAZO PARA DIVULGAO DO INSTRUMENTO CONVOCATRIO 5 dias teis: convite 8 dias teis: prego 15 dias: leilo e tomada de preos 30 dias: tomada de preos (do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo) e concorrncia 45 dias: concorrncia (do tipo melhor tcnica ou tcnica e preo) e concurso ALTERAO UNILATERAL DO CONTRATO ADMINISTRATIVO (art. 65, I):
a) quando houver modicao do projeto ou das especicaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos (modicao qualitativa);

b) quando necessria a modicao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos seguintes limites (modicao quantitativa): at 25% do valor inicial atualizado do contrato para acrscimos e supresses feitas nas obras, servios ou compras; at 50% do valor inicial atualizado do contrato para acrscimos no caso de reforma de edifcio ou equipamento (se for supresso, o limite de 25%).

DICA 6: LEI 8.112/90 Licenas: - A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino de outra da mesma espcie ser considerada como prorrogao (art. 82). - Ao servidor em estgio probatrio no podem ser concedidas as licenas: para capacitao para tratar de interesses particulares para desempenho de mandato classista para participao em programa de ps graduao stricto sensu no Pas Duas licenas bastante cobradas: LICENA POR MOTIVO DE DOENA EM PESSOA DA FAMLIA (art. 83): doena do cnjuge ou companheiro, dos pais, dos lhos, do padrasto, da madrastra, do enteado, ou do dependente (viva s expensas do servidor e conste do assentamento funcional); comprovado por percia mdica ocial; a assistncia do servidor pessoa doente deve ser indispensvel e no pode ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio. Prazo: dentro do perodo de doze meses (incluindo as prorrogaes), at sessenta dias

CUIDADO: - Por acordo entre as partes, possvel a reduo do valor contratual alm do limite de 25%, mas no possvel o acrscimo. - No possvel a alterao de nenhuma clusula econmico-nanceira e monetria do contrato sem a concordncia do contratado (art. 58, 1), e, toda vez, que a Administrao alterar unilateralmente o contrato dever haver a reviso das clusulas econmico-nanceiras para que seja mantido o equilbrio econmico-nanceiro do contrato (art. 58, 2). DICA 8: SERVIOS PBLICOS PRINCPIOS DO SERVIO PBLICO a) continuidade do servio pblico: servio pblico no pode parar; b) modicidade das tarifas: tarifas mdicas, razoveis; c) generalidade: usurios devem receber o mesmo tratamento; d) mutabilidade: Administrao pode alterar, unilateralmente, regime de execuo do servio pblico.

Mais dicas: Leandro Bortoleto Conhea o site: www.leandrobortoleto.com.br

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 12

11/11/2013 19:34:18

Matrias Especficas

Direito Previdencirio
DICA 1: SEGURIDADE SOCIAL A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social e ser nanciada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, e de contribuies sociais. DICA 2: PRINCPIOS DA SEGURIDADE SOCIAL So princpios/objetivos da seguridade social: I- universalidade da cobertura e do atendimento; II - uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; III - seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; IV - irredutibilidade do valor dos benefcios; V - equidade na forma de participao no custeio; VI - diversidade da base de nanciamento; VII - carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos rgos colegiados
13

Adriana Menezes

ecialista em Procuradora Federal. Esp em Direito e ica nm Engenharia Eco va do CurPblico. Professora Exclusi G. -LF so Praetorium

DICA 3: BENEFCIOS PREVIDENCIRIOS Para os segurados, a legislao previdenciria contempla como benefcios: auxlio-doena; auxlio-acidente; salrio-famlia; salrio-maternidade; aposentadoria por invalidez; aposentadoria por idade; aposentadoria por tempo de contribuio; aposentadoria especial. J para os dependentes h os benefcios: penso por morte e auxlio -recluso. DICA 4: BENEFCIOS POR INCAPACIDADE Aposentadoria por invalidez: incapacidade total e permanente para o exerccio do trabalho e insuscetvel de reabilitao para o exerccio de atividade que lhe garanta a subsistncia. Renda mensal inicial RMI: 100% do salrio-de-benefcio. Auxlio-doena: incapacidade temporria total ou parcial para o exerccio do trabalho ou atividades habituais por mais de quinze dias consecutivos. Renda mensal inicial RMI: 91% do salrio-de-benefcio. DICA 5: CARNCIA Auxlio-doena e aposentadoria por invalidez: 12 contribuies mensais (no exigem o cumprimento da carncia mnima quando a incapacidade do segurado decorrer de acidente de qualquer natureza ou de doenas e afeces especi-

cadas em lista elaborada pelo MPS); aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuio e aposentadoria especial: 180 contribuies mensais; salrio-maternidade para as seguradas facultativa, contribuinte individual e especial: 10 contribuies mensais. DICA 6: ESTABILIDADE PROVISRIA. ACIDENTE DO TRABALHO constitucional o artigo 118 da Lei n 8.213/1991 que assegura o direito estabilidade provisria por perodo de 12 meses aps a cessao do auxlio-doena ao empregado acidentado. So pressupostos para a concesso da estabilidade o afastamento superior a 15 dias e a consequente percepo do auxlio-doena acidentrio, salvo se constatada, aps a despedida, doena prossional que guarde relao de causalidade com a execuo do contrato de emprego. O empregado submetido a contrato de trabalho por tempo determinado goza da garantia provisria de emprego decorrente de acidente de trabalho prevista no art. 118 da Lei n 8.213/91. DICA 7: CUSTEIO Trs informaes importantes: A) As receitas dos
Mais dicas: Adriana Menezes

Estados, do Distrito Federal e dos Municpios destinadas seguridade social constaro dos respectivos oramentos, no integrando o oramento da Unio. B) Nenhum benefcio ou servio da seguridade social poder ser criado, majorado ou estendido sem a correspondente fonte de custeio total. C) A pessoa jurdica em dbito com o sistema da seguridade social, como estabelecido em lei, no poder contratar com o Poder Pblico nem dele receber benefcios ou incentivos scais ou creditcios. DICA 08 PREVIDNCIA DO SERVIDOR PBLICO/ PREVIDNCIA COMPLEMENTAR O servidor titular de cargo efetivo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes, tem assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critrios que preservem o equilbrio nanceiro e atuarial. J o regime de previdncia privada complementar de natureza facultativa e organizado de forma autnoma em relao ao Regime Geral de Previdncia Social. regulado por lei complementar.

hps://www.facebook.com/groups/159443220877828/

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 13

11/11/2013 19:34:19

Matrias Especficas

Direito Civil
DICA 1: OBRIGAO DE DAR COISA INCERTA Nas obrigaes de dar coisa incerta, antes da escolha que individualiza o objeto, o devedor no se eximir da prestao, ainda que o perecimento ou deteriorao da coisa ocorram em razo de caso fortuito ou fora maior (art. 246 CC/02). DICA 2: ATO ILCITO POR ABUSO DO DIREITO O exerccio de direitos est restrito aos limites impostos pelo seu m econmico ou social, pela boaf ou pelos bons costumes, sob pena de congurar ato ilcito por abuso de direito (art. 187 CC/02). DICA 3: BENS ACESSRIOS As pertenas, embora constituam bens acessrios, no seguem o destino do principal, salvo se estabelecido de maneira diversa, de forma que constituem uma exceo ao princpio de que o acessrio segue o principal (art. 94 CC/02). DICA 4: OBRIGAO DE DAR COISA CERTA Na obrigao de restituir coisa certa, havendo o perecimento da coisa, antes da tradio e sem culpa do devedor, o prejuzo ser suportado pelo credor, porquanto dono da coisa. Caber ao credor, apenas, resolver a obrigao, cando preserva-

de 2003. Advogado militante des Anhanade uld Fac na or Profess e da P o/S zinh guera de Serto ras. ara Uni

Vitor Toniello

dos seus direitos at o perecimento (art. 238 CC/02). DICA 5: MORTE SIMULTNEA OU COMORINCIA A presuno de que trata o art. 8 do CC/02 relativa (juris tantum), admitindo a prova de que um indivduo morreu antes do outro.

Processo Civil
DICA 1: CONEXO A conexo no determina a reunio de processos se um deles j foi julgado (Smula 235 do STJ). DICA 2: JULGAMENTO LIMINAR Quando a matria controvertida for unicamente de direito e no juzo j houver sido proferida sentena de total improcedncia em outros casos idnticos, poder ser dispensada a citao e proferida sentena, reproduzindo-se o teor da anteriormente prolatada (art. 285-A do CPC).

Matrias Especficas

sual (USP). Doutor em Direito Proces uldade de Professor Doutor na Fac da USP. to Pre o eir Rib Direito de Advogado.

Camilo Zufelato

Professor Doutor e Mestre (USP). ito de Dire de ade uld Fac na Doutor P. Juiz AER UN e USP da Ribeiro Preto Paulo. de Direito no Estado de So

Fernando Gajardoni

DICA 3: INTERVENO DE TERCEIRO A denunciao da lide a forma de interveno na ao em que o terceiro reivindica a coisa, cujo domnio foi transferido parte, a m de que essa possa exercer o direito resultante da evico, com a interveno do alienante no processo (art. 70, I, do CPC). DICA 4: AO RESCISRIA Caber ao rescisria quando a sentena transitada em julgado: se vericar que foi dada por prevaricao, concusso ou corrupo do juiz; proferida por juiz

impedido ou absolutamente incompetente; resultar de dolo da parte vencedora em detrimento da parte vencida, ou de coluso entre as partes, a m de fraudar a lei; ofender a coisa julgada; violar literal disposio de lei; se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na prpria ao rescisria; depois da sentena, o autor obtiver documento novo, cuja existncia ignorava, ou de que no pde fazer uso, capaz, por si s, de lhe assegurar pronunciamento favorvel; houver fundamento para

invalidar consso, desistncia ou transao, em que se baseou a sentena; fundada em erro de fato, resultante de atos ou de documentos da causa (art. 485 do CPC). DICA 5: AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO Tratando-se de prestaes peridicas, uma vez consignada a primeira, pode o devedor continuar a consignar, no mesmo processo e sem mais formalidades, as que se forem vencendo, desde que os depsitos sejam efetuados at 5 (cinco) dias, contados da data do vencimento (art. 892 do CPC).

14

Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 14

11/11/2013 19:34:22

PORTUGU PORTUGUS S Para tcnico e analista - 3 ed Ricardo do Amaral Erse

QUESTES COMENTADAS DE PORTUGUS Para analista - 2 ed Duda Nogueira

PROCESSO CIVIL Para analista - 2 ed Camilo Zufelato e Fernando da Fonseca Gajardoni

DIREITO DO TRABALHO Para analista - 5 ed Henrique Correia

PROCESSO O DO TRABALHO Para analista - 2 ed lisson Miessa Henrique Correia

DIREITO CONSTITUCIONAL Para tcnico e analista - 1 ed Paulo Lpore

REDAO Para tcnico e analista - 1 ed Camila Sabatin

RACIOCNIO LGICO E MATEMTICA Para tcnico e analista - 2 ed Valria Lanna

RECISAO: ANALISTA E TCNICO DO TRT 1.306 Questes comentadas com Dicas, Smulas, OJs e informativos Organizador: Henrique Correia
Reviso para TRT 5 Regio - BA

15

revista-revisao TRT.indd 15

11/11/2013 19:34:23

PROCESSO PENAL Para tcnico e analista - 2 ed Leonardo Barreto Moreira Alves

DIREITO ELEITORAL Para tcnico - 1 ed Ingrid Sartrio Cheibub

MATEMTICA Para tcnico e analista - 1 ed Adriano Cesar dos Santos Pimentel

DIREITO ADMINISTRATIVO Para analistas - 2 ed Leandro Bortoleto

DIREITO PREVIDENCIRIO Para tcnico, analista, defensoria, procuradoria, Delegado federal e carreiras scais - 3 ed Adriana Menezes

O LEGISLAO APLICADA AO MPU Para tcnico e analista - 1 ed Cesar Henrique Kluge e Tiago Muniz Cavalcanti

DIREITO PENAL Para tcnico e analista - 2a ed Alexandre Salim e Marcelo Andr de Azevedo
16

ARQUIVOLOGIA Para tcnico e analista - 2a ed George Melo Rodrigues

AL DIREITO ELEITORA ELEITORAL Para analistas dos TREs e TSE - 1 ed Jaime Barreiros Neto e Rafael Barretto
Reviso para TRT 5 Regio - BA

revista-revisao TRT.indd 16

11/11/2013 19:34:34

Vous aimerez peut-être aussi