Vous êtes sur la page 1sur 8

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA 1. CONCEITO (RA art.385) :


Art. 385. O regime de exportao temporria o que permite a sada, do Pas, com suspenso do pagamento do imposto de exportao, de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada reimportao em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada.

2. MODALIDADE Existe duas modalidades de regime de exportao temporria distintas: a) exportao temporria, cujo regime est disciplinado nos artigos 385 a 401 do RA; e b) exportao temporria para aperfeioamento passivo, que est disciplinada nos artigos 402 a 410 do RA. 3. BENS A QUE SE APLICA 3.1. De forma automtica (RA art. 61, 309, 394, 395, 400)
Art. 61. Considera-se em exportao temporria independentemente de qualquer procedimento administrativo, o veculo de transporte comercial brasileiro, de carga ou de passageiros, que sair do territrio aduaneiro. Art. 309. Os veculos de uso particular exclusivos de turistas residentes nos pases integrantes do Mercosul circularo livremente no Pas, com observncia das normas comunitrias correspondentes, dispensado o cumprimento de formalidades aduaneiras Art. 394. Reputam-se em exportao temporria, independentemente de qualquer procedimento administrativo: I - a bagagem acompanhada; II - os veculos para uso de seu proprietrio ou possuidor, quando sarem por seus prprios meios; e III - os veculos de transporte comercial brasileiro, conduzindo carga ou passageiros. Art. 395. No caso de bagagem acompanhada, ser feito, a pedido do viajante, simples registro de sada dos bens para efeito de comprovao no seu retorno. Art. 400. Os veculos de uso particular exclusivos de residentes no Pas, podero sair do territrio aduaneiro, para viagem de turismo nos pases integrantes do Mercosul, de conformidade com o estabelecido no art. 309.

3.2. Mediante autorizao (RA art. 386, 387)


Art. 386. O regime ser aplicado aos bens relacionados em ato normativo da Secretaria da Receita Federal, e aos exportados temporariamente ao amparo de acordos internacionais. Art. 387. No ser permitida a exportao temporria de mercadorias cuja exportao definitiva esteja proibida, exceto nos casos em que haja autorizao do rgo competente.

Os bens relacionados de que trata o art. 386, esto definidos na IN SRF 319/2003 que assim estabelece no art. 2:
Art. 2 O regime aplica-se a bens destinados a: I - feiras, exposies, congressos ou outros eventos cientficos ou tcnicos; II - espetculos, exposies e outros eventos artsticos ou culturais; III - competies ou exibies esportivas; IV - feiras ou exposies comerciais ou industriais; V - promoo comercial, inclusive amostras sem destinao comercial e mostrurios de representantes comerciais; VI - execuo de contrato de arrendamento operacional, de aluguel, de emprstimo ou de prestao de servios, no exterior;

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA
VII - prestao de assistncia tcnica a produtos exportados, em virtude de termos de garantia; VIII - atividades temporrias de interesse da agropecuria, inclusive animais para feiras ou exposies, pastoreio, trabalho, cobertura ou cuidados da medicina veterinria; IX - emprego militar e apoio logstico s tropas brasileiras designadas para integrar fora de paz em territrio estrangeiro; X - a assistncia e salvamento em situaes de calamidade ou de acidentes de que decorra dano ou ameaa de dano coletividade ou ao meio ambiente; e XI - acondicionamento ou manuseio de outros bens exportados, desde que reutilizveis. Pargrafo nico. O regime aplica-se, ainda, na exportao temporria de: I - veculos para uso de seu proprietrio ou possuidor; II - bens a serem submetidos a ensaios, testes de funcionamento ou de resistncia; e III - outros produtos manufaturados e acabados, autorizados, em cada caso, pelo titular da unidade da Secretaria da Receita Federal (SRF) onde ser realizado o respectivo despacho aduaneiro.

4. CONDIES PARA CONCESSO DO REGIME (RA art. 388 a 390)


Art. 388. A concesso do regime poder ser requerida unidade que jurisdiciona o exportador ou quela que jurisdiciona o porto, aeroporto ou ponto de fronteira de sada das mercadorias. Pargrafo nico. A verificao da mercadoria poder ser feita no estabelecimento do exportador ou em outros locais permitidos pela autoridade aduaneira. Art. 389. O registro de exportao, no Siscomex, constitui requisito para concesso do regime. 1o O registro de exportao no ser exigido para bagagem e para os veculos referidos nos incisos II e III do art. 394. 2o A Secretaria da Receita Federal, ouvida a Secretaria de Comrcio Exterior, poder estabelecer outros casos de no-exigncia do registro de exportao para a concesso do regime. Art. 390. A autoridade competente poder indeferir pedido de concesso do regime em deciso fundamentada, da qual caber recurso hierrquico, na forma estabelecida pela Secretaria da Receita Federal. 1o O indeferimento do pedido no impede a sada da mercadoria do territrio aduaneiro, exceto no caso das mercadorias a que se refere o art. 387. 2 Estar sujeita ao pagamento de tributos, na sua reimportao, a mercadoria para a qual foi indeferido, em deciso administrativa final, o pedido de concesso do regime. 3o No caso de indeferimento do pedido, em deciso administrativa final, o fato ser comunicado Secretaria de Comrcio Exterior.

5. AUTORIDADE CONCEDENTE (RA art. 392 a 399) A autoridade concedente do regime o inspetor ou delegado da Receita Federal da jurisdio do exportador ou do local de embarque.
Art. 392. O regime ser aplicado pela autoridade aduaneira da unidade que jurisdicione o exportador ou por aquela que jurisdicione o porto, aeroporto ou ponto de fronteira de sada dos bens do Pas, de acordo com as normas estabelecidas pela Secretaria da Receita Federal. Art. 393. Na aplicao do regime devero ser atendidos os controles especiais, se for o caso. Art. 396. A autoridade aduaneira que aplicar o regime dever manter controle adequado de sada dos bens, tendo em vista a sua reimportao e o prazo concedido. Pargrafo nico. Se os bens no retornarem ao Pas no prazo estabelecido, o fato dever ainda ser comunicado Secretaria de Comrcio Exterior. Art. 398. O exame do mrito de aplicao do regime exaure-se com a sua concesso, no cabendo mais discuti-lo quando da reimportao da mercadoria. Art. 399. Quando se tratar de exportao temporria de mercadoria sujeita ao imposto de exportao, a obrigao tributria ser constituda em termo de responsabilidade, no se exigindo garantia.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA 6. PROCEDIMENTO DE DESPACHO Os procedimentos de despacho esto estabelecidos na IN SRF 319/2003:
Art. 5 O despacho aduaneiro de exportao temporria ser processado com base na Declarao para Despacho de Exportao (DDE) a que se refere o art. 3 da Instruo Normativa SRF n 28/94, de 28 de abril de 1994. 1 Na hiptese de a exportao no estar sujeita a controle por parte de outros rgos, o despacho poder ser processado com base na Declarao Simplificada de Exportao (DSE) a que se refere o art. 30 da Instruo Normativa SRF n 155/99, de 22 de dezembro de 1999. 2 O despacho aduaneiro dos bens referidos nos incisos IX e X do art 2 ser processado com base na DSE a que se refere o art. 31 da Instruo Normativa SRF n 155/99. 3 Os bens a serem admitidos no regime devero estar descritos detalhadamente na respectiva declarao de exportao, de modo a permitir sua identificao quando do retorno ao Pas. Art. 6 A concesso do regime ser requerida unidade da SRF que jurisdiciona o exportador ou quela que jurisdiciona o porto, aeroporto ou ponto de fronteira de sada das mercadorias do Pas. Pargrafo nico. A verificao da mercadoria poder ser feita no estabelecimento do exportador ou em outros locais permitidos pelo titular da unidade SRF responsvel pelo despacho aduaneiro.

O procedimento de despacho de exportao temporria normalmente realizada atravs da DSE (declarao simplificada de exportao) de que trata a IN 155/99 art. 30 inciso IV. 7. PRAZO DE VIGNCIA (RA art. 391)
Art. 391. O prazo de vigncia do regime ser de at um ano, prorrogvel, a juzo da autoridade aduaneira, por perodo no superior, no total, a dois anos. 1o A ttulo excepcional, em casos devidamente justificados, a critrio do Ministro de Estado da Fazenda, o prazo de vigncia do regime poder ser prorrogado por perodo superior a dois ano. 2o Quando o regime for aplicado a mercadoria vinculada a contrato de prestao de servios por prazo certo, o prazo de vigncia do regime ser o previsto no contrato, prorrogvel na mesma medida deste. 3o Na hiptese a que se refere o 2o, o prazo de vigncia do regime poder ser prorrogado com base em novo contrato de prestao de servio no exterior, desde que o pleito seja formulado dentro do prazo de vigncia do regime. 4o No esto sujeitos a prazo os bens compreendidos no conceito de bagagem que, nessa condio, saiam do Pas.

O controle do prazo da exportao temporria feito pelo auditor fiscal responsvel pelo desembarao aduaneiro da mercadoria objeto de exportao temporria que informar, no Siscomex, quando for o caso, o prazo concedido para a permanncia no exterior.Na hiptese de prorrogao da vigncia do regime, tambm dever ser informado no sistema a alterao do novo prazo concedido. 8. EXTINO (RA art. 397)
Art. 397. Considera-se cumprido o regime na data do embarque da mercadoria, no exterior, desde que efetivada a reimportao com o ingresso da mercadoria no territrio aduaneiro.

A reimportao de produtos ou bens sado sem autorizao, sem registro no Siscomex ou aps expirado o prazo legal de permanncia, sero equiparados s importaes de produtos estrangeiros. A IN SRF 319/03 ao tratar da extino do regime, assim dispe: 3

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA
Art. 12. Considera-se cumprido o regime na data de emisso do respectivo conhecimento de carga, no exterior, desde que efetivada a reimportao com o ingresso da mercadoria no territrio aduaneiro. Art. 13. O despacho aduaneiro de reimportao dos bens exportados temporariamente poder ser processado com base na Declarao Simplificada de Importao (DSI) a que se refere o art. 3 da Instruo Normativa SRF n 155/99. Pargrafo nico. Na declarao de importao dever ser indicado o nmero de registro da declarao de exportao temporria dos bens.

9. E T PARA APERFEIOAMENTO PASSIVO (RA art. 402 a 410): Instituda pela Port.MF 675/94, o regime permite a sada de mercadorias para ser submetida operao de transformao, elaborao, beneficiamento ou montagem, no exterior. Na sua reimportao ser exigido o pagamento dos tributos incidentes sobre o valor agregado. O novo Regulamento Aduaneiro trata o assunto nos artigos 402 a 410. 9.1. Do Conceito
Art. 402. O regime de exportao temporria para aperfeioamento passivo o que permite a sada, do Pas, por tempo determinado, de mercadoria nacional ou nacionalizada, para ser submetida a operao de transformao, elaborao, beneficiamento ou montagem, no exterior, e a posterior reimportao, sob a forma do produto resultante, com pagamento dos tributos sobre o valor agregado. 1o O regime de que trata este artigo aplica-se, tambm, na sada do Pas de mercadoria nacional ou nacionalizada para ser submetida a processo de conserto, reparo ou restaurao. 2o O Ministro de Estado da Fazenda poder permitir outras operaes de industrializao, no regime. 3o O crdito correspondente aos impostos incidentes na exportao ser constitudo em termo de responsabilidade, ficando seu pagamento suspenso pela aplicao do regime.

9.2. Da Concesso, do Prazo e da Aplicao do Regime


Art. 403. O Ministrio da Fazenda regulamentar a concesso e a aplicao do regime, respeitado o disposto nesta Seo. Art. 404. O prazo para importao dos produtos resultantes da operao de aperfeioamento ser fixado tendo em conta o perodo necessrio realizao da respectiva operao e ao transporte das mercadorias. Art. 405. A mercadoria importada com iseno ou com reduo de tributos vinculada a sua destinao no poder ser admitida no regime enquanto perdurarem as condies fixadas para fruio da iseno ou da reduo. Art. 406. A aplicao do regime no gera direitos decorrentes de operao de exportao a ttulo definitivo.

9.3. Da Extino da Aplicao do Regime (RA art. 407 a 410)


Art. 407. Na vigncia do regime, dever ser adotada uma das seguintes providncias, para extino de sua aplicao: I - reimportao da mercadoria, inclusive sob a forma de produto resultante da operao autorizada; ou II - exportao definitiva da mercadoria admitida no regime. Art. 408. O valor dos tributos devidos na importao do produto resultante da operao de aperfeioamento ser calculado, deduzindo-se, do montante dos tributos incidentes sobre este produto, o valor dos tributos que incidiriam, na mesma data, sobre a mercadoria objeto da exportao temporria, se esta estivesse sendo importada do mesmo pas em que se deu a operao de aperfeioamento. Art. 409. Na reimportao de mercadoria exportada temporariamente, nos termos previstos no 1o do art. 402, so exigveis os tributos incidentes na importao dos materiais acaso empregados.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA
Pargrafo nico. O despacho aduaneiro da mercadoria dever compreender: I - a reimportao da mercadoria exportada temporariamente; e II - a importao do material acaso empregado, apurando-se o valor aduaneiro desse material e aplicando-se a alquota que lhe corresponda, fixada na Tarifa Externa Comum. Art. 410. Aplicam-se ao regime, no que couber, as normas previstas para o regime de exportao temporria.

Em relao extino do regime de exportao temporria e para aperfeioamento passivo cabe citar ainda as disposies do artigo 60 da Lei n 10.833, de 29.12.03.
Art. 60. Extinguem os regimes de admisso temporria, de admisso temporria para aperfeioamento ativo, de exportao temporria e de exportao temporria para aperfeioamento passivo, aplicados a produto, parte, pea ou componente recebido do exterior ou a ele enviado para substituio em decorrncia de garantia ou, ainda, para reparo, reviso, manuteno, renovao ou recondicionamento, respectivamente, a exportao ou a importao de produto equivalente quele submetido ao regime. 1o O disposto neste artigo aplica-se, exclusivamente, aos seguintes bens: I - partes, peas e componentes de aeronave, objeto das isenes previstas na alnea j do inciso II do art. 2o e no inciso I do art. 3o da Lei no 8.032, de 12 de abril de 1990; II - produtos nacionais exportados definitivamente, ou suas partes e peas, que retornem ao Pas, mediante admisso temporria, ou admisso temporria para aperfeioamento ativo, para reparo ou substituio em virtude de defeito tcnico que exija sua devoluo; e III - produtos nacionais, ou suas partes e peas, remetidos ao exterior mediante exportao temporria, para substituio de outro anteriormente exportado definitivamente, que deva retornar ao Pas para reparo ou substituio, em virtude de defeito tcnico que exija sua devoluo. 2o A Secretaria da Receita Federal disciplinar os procedimentos para a aplicao do disposto neste artigo e os requisitos para reconhecimento da equivalncia entre os produtos importados e exportados.

LEGISLAO
ATOS LEGAIS - Dec 4543/02 RA- Art. 385 a 410 ATOS NORMATIVOS - Port.MF 675/94 - dispe sobre Exportao Temporria para Aperfeioamento Passivo. - IN SRF 29/98 (DOU 09/03/98) - Dispe sobre o tratamento aduaneiro de bens integrantes de projetos culturais procedentes ou destinados a Estados Partes do Mercosul (despacho, admisso e exportao temporria). - IN SRF 115/2001 -Estabelece procedimentos simplificados para a aplicao dos regimes aduaneiros especiais de admisso e de exportao temporria de recipientes, embalagens, envoltrios, carretis, separadores, "racks", "clip locks" e outros bens com finalidade semelhante. - Portaria Coana n 014/2002 -Aprova modelo de Requerimento de Reconhecimento de Equivalncia entre Produtos (REP). - IN SRF 319/ 2003 (DOU 7.4.2003) Dispe sobre a aplicao do regime aduaneiro especial de exportao temporria.

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA

1. CONCEITO o regime que permite a sada de mercadoria nacional ou nacionalizada, condicionada reimportao em prazo determinado, no mesmo estado em que foi exportada do Pas, com suspenso do pagamento do imposto de exportao. 2. BENS A QUE SE APLICA 2.1. De forma automtica - veculo de transporte de carga ou de passageiros - veculos exclusivos de turistas - bagagem acompanhada (para comprovar no seu retorno) - veculos de uso prprio 2.2. Mediante autorizao Bens relacionados na IN SRF 319/2003 - feiras, exposies, congressos e eventos cientficos /tcnicos; - espetculos, exposies e outros eventos artsticos ou culturais; - competies ou exibies esportivas; - feiras ou exposies comerciais ou industriais; - promoo comercial, inclusive amostras; - execuo de contrato de arrendamento operacional (aluguel) - prestao de assistncia tcnica a produtos exportados; - atividades temporrias de interesse da agropecuria; - emprego militar e apoio logstico s tropas brasileiras; - a assistncia e salvamento em situaes de calamidade; - acondicionamento ou manuseio de outros bens reutilizveis; - outros casos 3. CONDIES PARA CONCESSO - registro de exportao no Siscomex, normalmente via DSE. - no exigido para concesses automticas. - poder ser requerida unidade que jurisdiciona o exportador ou quela que jurisdiciona o porto/aeroporto ou ponto de fronteira.
6

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA

- a verificao da mercadoria poder ser feita no estabelecimento do exportador ou em outros locais permitidos. - poder ser indeferido da qual caber recurso hierrquico e no impede a sada da mercadoria do territrio aduaneiro, exceto mercadorias de exportao proibida - estar descritos detalhadamente na respectiva declarao (para identificao no retorno ao Pas) 4. PRAZO - at 1 ano, prorrogvel + 1 ano, excepcional superior a 2 anos - igual ao prazo de vigncia do contrato de prestao de servio no exterior - no esto sujeitos a prazo os bens conceituados como bagagem 5. AUTORIDADE CONCEDENTE - da jurisdio do exportador ou do local de embarque - se os bens no retornarem ao Pas no prazo estabelecido, o fato dever ainda ser comunicado Secex 6. EXTINO -Considera-se cumprido o regime na data do embarque da mercadoria, no exterior, desde que efetivada a reimportao. - a reimportao de produtos ou bens sado sem autorizao, sem registro no SISCOMEX ou aps expirado o prazo de permanncia, sero equiparados s importaes de produtos estrangeiros. 7. E T PARA APERFEIOAMENTO PASSIVO Regime que permite a sada temporria para ser submetida a operao de transformao, elaborao, beneficiamento ou montagem, no exterior, e a posterior reimportao com pagamento dos tributos sobre o valor agregado, inclusive para conserto, reparo ou restaurao.
7

CURSO DE COMRCIO EXTERIOR : LEGISLAO ADUANEIRA

REIKO MUTO

EXPORTAO TEMPORRIA

Concesso, do Prazo e da Aplicao do Regime - a mercadoria importada com iseno/reduo de tributos vinculada a sua destinao no poder ser admitida no regime enquanto perdurarem as condies fixadas para fruio da iseno/reduo. - a aplicao do regime no gera direitos decorrentes de operao de exportao a ttulo definitivo. Extino da Aplicao do Regime - reimportao da mercadoria, inclusive sob a forma de produto resultante da operao autorizada; ou - exportao definitiva da mercadoria admitida no regime. Obs. Aplicam-se ao regime, no que couber, as normas previstas para o regime de exportao temporria.

Vous aimerez peut-être aussi