Vous êtes sur la page 1sur 3

Guerra IR- IRAQUE Ps REVOLUO IRANIANA A consolidao do governo iraniano do aiatol Khomeini veio a representar uma ameaa aos

s interesses polticos e econmicos dos Estados Unidos e do Iraque, seu pas vizinho. Tal oposio iniciou-se quando o prprio governo iraniano decidiu cortar suas relaes diplomticas e econmicas com os Estados Unidos. Com isso, o governo norte-americano perdia um de seus mais importantes aliados e fornecedores de petrleo em todo Oriente Mdio.

Fantoche? Os EUA passaram a estreitar relaes com o Iraque visando a deflagrao de uma guerra que pudesse derrubar o regime islmico iraniano. No Iraque, um jovem vice-presidente (Saddan Hussein) havia chegado ao poder por meio de um golpe de Estado. Motivo forjado? A guerra comeou em 1980 por um motivo que, teoricamente, no seria suficiente para iniciar hostilidades entre Ir e Iraque: o controle do Chattel-Arab, um canal que liga o Iraque ao Golfo Prsico, por meio do qual escoada a produo petrolfera do pas. Embora a margem oriental do canal fosse controlada pelos iranianos, qualquer embarcao podia atravess-lo sem problemas rumo ao Iraque. Mesmo assim, Saddam Hussein reivindicou o controle total do estreito. Diante da recusa iraniana em ceder seu territrio, tropas de Saddam invadiram o Ir e destruram o que era ento a maior refinaria de petrleo do mundo, em Abad. Chatt-el-Arab A questo do controle do canal existe desde os tempos de Imprio Otomano (Iraque) vs Prsia (Ir). Outra disputa antiga que foi usada como desculpa nessa guerra foi a da regio do Khuzestan. Este era parte da mesopotmia (atual Iraque) e havia sido tomado pelo Ir durante o perodo do Imprio Otomano. Outro motivo plausvel Saddam estava morrendo de medo, e com razo. Depois da queda do X, o Ir se tornou um problema incontrolvel para o Iraque. Khomeini era to brutal quanto Saddam, com a vantagem de ter total controle sobre a maioria do seu povo. O Iraque era um pas mais dividido.

Um conflito entre dois pases pobres E assim, dois pases pobres altamente dependentes da exportao do petrleo mantiveram um conflito que se dava principalmente por meio de batalhas de infantaria. O Iraque, que sofreu um pesado contra-ataque iraniano em 1982, foi apoiado principalmente pelos EUA e por outras naes do Oriente Mdio, como a Arbia Saudita, cujas elites no viam com bons olhos a expanso do fundamentalismo islmico, representado pelo Ir. Vencedor? O conflito, travado majoritariamente em solo iraquiano, se caracterizou por vitrias alternadas de ambos os lados, configurando um equilbrio entre os beligerantes, embora o Ir tivesse uma populao trs vezes maior. O mundo apostava no Iraque como vencedor O Iraque tinha uma vantagem militar enorme sobre o Ir: 190.000 soldados, 2.200 tanques e 450 avies MiG-23 e MiG-21 soviticos de ltima gerao. Do outro lado, o Ir tinha menos de 1.000 tanques, um exrcito desorganizado e equipamentos muito mais velhos, como os F-4 Phantom americanos da poca anterior Revoluo Iraniana. Mais que isso, a revoluo islmica isolou o Ir do ocidente, antigo fornecedor de armas. Todos acreditavam numa vitria rpida do Iraque. Nacionalismo Iraniano Saddam no contava com o nacionalismo iraniano. O Army of Twenty Million mandou 200 mil iranianos para as fronteiras em novembro de 1980. Muitos eram antigos aliados do X, buscando um novo status na teocracia dos aiatols. O regime pediu aos iranianos que fizessem mais filhos para formar um "Exrcito de 20 milhes de soldados" capaz de vencer a guerra com o Iraque. Com o fim do conflito, Teer adotou uma poltica de extrema restrio populacional para prevenir desemprego em massa. E o Ocidente nisso tudo? Quase 80% dar armas virem da Unio Sovitica e Frana (Brasil foi o quarto maior fornecedor de armas).

Os EUA ajudaram o Iraque de outras maneiras: dinheiro, materiais, e expertise militar. Resultado geral Em 1988, depois de matar 1.5 milho de pessoas e de basicamente voltar ao ponto de partida na disputa territorial, os dois lados aceitaram uma trgua. O retrato do Iraque no poderia ser pior: uma dvida de aproximadamente 77 bilhes de dlares (27 bilhes para o ocidente e 50 bilhes para pases do Golfo), produo de petrleo comprometida, disputas internas, e o quarto maior exercito do mundo: um milho de soldados, 4500 tanques, arsenal de armas biolgicas e qumicas (usadas durante a guerra), e um programa nuclear. Curdos Em 1985, o Iraque teve de enfrentar a sublevao da minoria tnica dos curdos, concentrada principalmente no norte do pas. Para evitar um conflito em duas frentes, Saddam resolveu liquidar os separatistas curdos, inimigo mais fraco que os iranianos, de maneira rpida e definitiva. Para isso, usou armas qumicas que mataram cerca de 5 mil habitantes da aldeia de Halabja.

Vous aimerez peut-être aussi