Vous êtes sur la page 1sur 42

Exerccios de direito processual civil. Concurso de Promotor de Justia Substituto do Ministrio Pblico de So Paulo.

O concurso foi realizado em 2008 e a banca organizadora foi o prprio Ministrio. 1. Na demanda ajuizada por scios de uma sociedade em face desta para a declarao de nulidade de uma deliberao societria, o litisconsrcio existente entre esses scios considerado a) comum (simples) e facultativo. b) comum (simples) e necessrio. c) unitrio e facultativo. d) unitrio e necessrio. e) alternativo e facultativo. 2. Assinale a causa em que o Ministrio Pblico no intervm. a) Ao que envolva litgio coletivo pela posse de terra rural. b) Ao cautelar de arresto em que o ru restou revel. c) Causa concernente ao estado da pessoa. d) Processo de inventrio em que h herdeiro ausente. e) Processo de inventrio em que h herdeiro incapaz. 3. Considere as seguintes assertivas: I. O conflito de competncia pode ser suscitado por qualquer das partes, pelo Ministrio Pblico ou pelo juiz. II. No julgamento do conflito de competncia, possvel a invalidao dos atos decisrios do juiz considerado incompetente. III.No julgamento do conflito de competncia, o tribunal pode, uma vez constatada a ilegitimidade de uma das partes, extinguir o processo sem julgamento do mrito. Assinale a alternativa correta. a) Somente I verdadeira. b) Somente I e II so verdadeiras. c) Somente I e III so verdadeiras. d) Somente II e III so verdadeiras. e) Todas as assertivas so verdadeiras.

4. Assinale a alternativa que no contempla requisito para a antecipao da tutela. a) Verossimilhana da alegao e fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao. b) Verossimilhana da alegao e abuso do direito de defesa. c) Verossimilhana da alegao e manifesta inteno protelatria do ru. d) Verossimilhana da alegao e autor beneficirio da assistncia judiciria gratuita. e) Ausncia de controvrsia em torno de um ou mais dos pedidos cumulados. 5. O juiz pode cassar a prpria sentena e determinar o regular prosseguimento do processo em primeira instncia diante de apelao interposta contra a) a sentena que indefere a petio inicial e a sentena que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento do mrito. b) a sentena que indefere a petio inicial e a sentena liminar de improcedncia da demanda. c) a sentena que indefere a petio inicial e a sentena de julgamento antecipado da lide. d) a sentena que a qualquer momento extingue o processo sem julgamento do mrito e a sentena liminar de improcedncia da demanda. e) a sentena liminar de improcedncia da demanda e a sentena de julgamento antecipado da lide. Gabarito 1.C 2.B 3.B 4.D 5.B A citao um requisito fundamental na petio inicial? R. Entende-se por citao o mecanismo formal pelo qual o ru comunicado da existncia de uma demanda contra ele. Essa citao tem por objetivo dar notcia ao ru para que o mesmo possa se manifestar. A citao ato indispensvel, requisito fundamental de uma petio inicial, e sem o qual nenhum outro ato posterior ser considerado vlido. A citao somente ser dispensada caso o ru se manifeste voluntariamente no processo, caso em que a ausncia da citao suprida, conforme determina o art. 214, 1, do CPC:

Art. 214. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 1o O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao. A regra geral que a citao seja feita diretamente ao ru, quando pessoa fsica, ou ao representante legal, quando se tratar de pessoa jurdica. A lei prev alguns casos em que a citao ter de ser postergada para outro momento. Seriam os casos do art. 217 do CPC: Art. 217. No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito: I - a quem estiver assistindo a qualquer ato de culto religioso; II - ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consangneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes; III - aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas; IV - aos doentes, enquanto grave o seu estado. A citao gera muitos efeitos processuais, todos elencados no art. 219 do CPC: Art. 219. A citao vlida torna prevento o juzo, induz litispendncia e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrio. H vrias modalidades de citao, dentre as quais a citao por correio, por oficial de justia e por edital, cada qual com suas peculiaridades especficas. A citao, tendo em vista seus efeitos e sua importncia um marco processual relevante, e deve constar, obrigatoriamente em toda petio inicial. Como se faz pedido numa petio inicial? R. O pedido do autor deve ser coerente com todos os fatos e fundamentos jurdicos
expostos na pea. a concluso do autor, aps apurao dos fatos e do embasamento legal. Entre o pedido, os fatos e a lei, h de existir uma ligao lgica, pois na falta de conexo entre esses trs elementos, a petio no ser analisada. O autor ir requerer duas medidas judiciais: - o pronunciamento do Poder Judicirio a respeito de sua pretenso, ou seja, um ato decisrio do juiz. Este ato se denomina sentena, e pode ter contedo decisrios diferenciados em: sentena condenatria, declaratria ou constitutiva; -e uma providencia contra o ru, com o objetivo de restabelecer o bem jurdico que sofreu ameaa ou leso; Essas duas medidas pedidas pelo autor so denominadas pela doutrina como pedido imediato e pedido mediato, respectivamente. Para esclarecer sempre bom recorrer a um exemplo: se uma pessoa causa dano outra tem a obrigao de repar-lo. Assim, o pedido do autor, numa ao de indenizao por responsabilidade civil, ser uma sentena condenatria (pedido imediato), bem como a indenizao cabvel com o objetivo de compensar os prejuzos havidos em virtude da conduta do ru (pedido mediato). Sabe-se que, segundo o art. 286, 1 parte, do CPC, todo pedido deve ser certo e determinado. Entende-se por pedido certo aquele que expresso, sendo identificado pelo gnero. O pedido do autor no pode ficar implcito, ou oculto, mas deve ser requerido expressamente na pea, de forma clara e precisa. O autor deve dizer exatamente as medidas que espera do Poder Judicirio em relao sua demanda. Alm de certo, o pedido deve ser, determinado, ou seja, alm de ser identificado pelo gnero, a dever tambm ser preciso quanto quantidade.

Exemplo: pedido de condenao do ru de restituir uma geladeira Brastemp. Nesse caso o pedido certo e determinado, pois alm de definir o gnero (geladeira Brastemp), definiu tambm a quantidade (uma geladeira). J se o pedido se referisse apenas restituio de geladeira no seria suficiente, pois nesse caso faltaria ao mesmo o requisito da determinao, pois foi definido to somente o gnero, e no a quantidade.

necessrio expor os fatos numa petio inicial?


R. Entre os fatos ocorridos e o direito que est sendo pleiteado h uma ligao muito importante, chamada nexo jurdico. Numa petio inicial, o autor dever comprovar, justamente, a presena do nexo jurdico entre os fatos ocorridos na situao concreta, e o surgimento do direito, conseqncia direta destes fatos. Os fatos devem ser descritos ao membro competente do Poder Judicirio na forma de um raciocnio lgico e cronolgico, para que o mesmo possa chegar concluso de que o direito pleiteado decorre dos fatos narrados, e que fora provocado pelo ru. Ademais, deve ser comprovado ao juiz porque aquela situao concreta enseja a aplicao do direito resguardado em lei. H de existir uma identidade entre a situao abstrata prevista pela lei e o caso concreto ocorrido, e que enseja os efeitos j previstos pela lei. Essa descrio deve ser exata, Ressalte-se que no necessrio indicar o artigo de lei que embasa o direito do autor, e ainda que haja uma indicao incorreta, esse equvoco no ir inviabilizar o julgamento da demanda, pois caber ao membro do Poder Judicirio proferir sua deciso com base no texto legal adequado, apesar da incoerncia cometida pelo autor. Interessante dizer que, dentro da sistemtica do nosso Cdigo de Processo Civil no adianta simplesmente que o autor diga que titular de um direito, pois necessrio explicar os fatos que contriburam para que o mesmo tivesse adquirido tal direito. Dessa forma, diz-se que nosso Cdigo adotou o princpio da substanciao, que representa exatamente a necessidade de expor os fatos ocorridos e relacion-los ao direito concreto que esteja sendo pleiteado. O autor, ao explicitar os fatos e os fundamentos jurdicos, ir se referir causa de pedir, que se divide em causa remota e causa prxima. A primeira, afirmam alguns autores, se relacionaria aos fatos, e a segunda, s conseqncias jurdicas prevista no caso em abstrato. necessrio expor, nesse momento, que a exata definio sobre causa prxima e causa remota no encontra definio exata na doutrina, e dessa forma, muitos autores apresentam pontos de vistas diferentes. Como esse um assunto de interesse mais acadmico do que prtico, no objetivo desse curso adentrar nos pormenores desse debate.

necessrio produzir provas na petio inicial?


O autor, ao redigir sua petio inicial, deve indicar ao membro do Poder Judicirio como provar os fatos por ele e que so responsveis pelo surgimento do direito que est sendo requerido. Este um requisito fundamental de toda petia inicial. Esse requisito muito importante pois no momento em que necessrio dizer como ser produzida a prova pelo autor, d oportunidade ao ru de se defender do que ser usado contra contra ele. Sendo assim, vigora o princpio do contraditrio, concedendo oportunidades iguais para que as partes se manifestem dentro do processo. Normalmente muitos advogados no especificam quais as provas que pretendem

produzir, e utilizam-se do jargo: Pretende-se provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. Mas esse uma alternativa que peca pela falta de tcnica, pois o que determina o inciso do art. 282, VI, justamente a indicao dos meios de prova a serem utilizados. Muito embora haja essa exigncia legal, na prtica no surte muitas diferenas, isso porque h outros momentos processuais em que o juiz poder requer essa providncia da parte, e dessa forma, no haveria nenhum prejuzo ao princpio do contraditrio.

O que e para que serve uma petio inicial?


A funo de julgar exclusiva do Estado, exercida por meio do Poder Judicirio, que ir decidir os conflitos de interesses havidos entre as partes, de acordo com as leis existentes. Entretanto, o Poder Judicirio no age mediante iniciativa prpria; para ativar o mecanismo judicial necessrio que o indivduo manifeste seu interesse na resoluo de seu conflito, e aps esse impulso, natural e necessrio, que a atividade judicial inicia seus trabalhos, at soluo do caso concreto. Nesse sentido aponta o art. 2 do CPC: Art. 2o Nenhum juiz prestar a tutela jurisdicional seno quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais. Dessa forma, um dos instrumentos processuais mais importantes a petio inicial. A petio inicial um mecanismo pelo qual a pessoa, denominada autor, explica para o membro do poder judicirio a origem e as razes pelas quais acredita ser titular de um determinado direito, pedindo para que suas alegaes sejam devidamente analisadas e que seja tomada alguma providncia contra o ru, causador da leso ou ameaa ao direito do autor. Neste instrumento, as alegaes do autor devero ser consistentes, de forma a convencer o juiz de que os fundamentos jurdicos que do sustentao ao seu direito so perfeitamente plausveis e aplicveis quela situao concreta. Para facilitar a compreenso do membro do poder judicirio responsvel por aquela demanda, o autor deve elaborar uma sntese dos principais fatos concretos ocorridos que fizeram surgir o direito, indicando as leis e demais dispositivos que se ajustam ao caso, e por fim, pedir a providncia que acredita ser necessria para solucionar a demanda. A petio inicial dentro do mundo jurdico pode ter vrias denominaes tais como pea exordial, pea vestibular, pea de ingresso, pea preambular, dentre outras, todas as expresses so sinnimas e surgiram atravs dos tempos no dia-a-dia dos advogados. Vale lembrar que a petio inicial possui tamanha relevncia pois alm de servir como mecanismo ativador da mquina judiciria, ir determinar os limites do julgamento. A sentena, ato que encerra o processo, ter seu contedo estabelecido dentro dos limites existentes na pea inicial.

O que um pedido genrico e quando pode ser utilizado? Ao elaborar uma petio inicial, o autor deve formular um pedido certo e determinado, em relao ao gnero, qualidade e quantidade. Contudo, em algumas hipteses, permitido que seja feito um pedido genrico. Pedido genrico, aquele que falta a definio da quantidade ou qualidade, sendo certo somente em relao ao gnero. So permitidos esses pedidos em apenas trs hipteses determinadas:

I - nas aes universais, se no puder o autor individuar na petio os bens demandados; II - quando no for possvel determinar, de modo definitivo, as conseqncias do ato ou do fato ilcito; III - quando a determinao do valor da condenao depender de ato que deva ser praticado pelo ru. Entende-se por aes universais aquelas em que h uma impossibilidade de determinar a quantidade a ser requerida; seriam aes que versem sobre uma totalidade de bens. Essas aes se identificam com os casos das universalidades de fato e universalidades de direito. Um exemplo de universalidade de fato seria uma biblioteca, e universalidade de direito seria a herana. Em ambos os casos, no h como se definir a quantidade exata de bens, e nesse caso permitido que se faa um pedido genrico. No segundo caso no h como prever todas as conseqncias e prejuzos causados ao autor em virtude do ato ilcito provocado pelo ru. No h como apurar a extenso do dano provocado. Nesse caso, o autor tambm poder fazer pedido genrico, pois impossvel a este determinar o valor de algo que ainda no foi apurado. Para exemplificar recorre-se ao caso de uma pessoa que sofreu leses em virtude de um atropelamento provocado pelo ru alcoolizado. Nesse caso, a pessoa necessitar de tratamentos mdicos e longo tempo fazendo fisioterapia. Assim, no momento da propositura da ao indenizao contra o ru no h como apurar todos os prejuzos causados, haja vista a necessidade de um tratamento continuado no tempo. Assim, o autor poder fazer um pedido genrico, que implicar em sentena condenatria, mediante pagamento em dinheiro, mas sem valor determinado, pois ainda impossvel determinar esse montante. Observao: nesse exemplo no se pode exigir da parte autora que aguarde at que o tratamento se complete para somente depois ajuizar a ao. Essa restrio impossvel pois a CR/88 garante a qualquer pessoa o direito de ao, incondicionado. Dessa forma, no h possibilidade criar restries parte para que ajuze a ao somente ao tempo que souber exatamente a extenso e o valor dos danos. O terceiro caso ser quando o autor no puder determinar o pedido por estar pendente um comportamento a ser exercido pelo ru. Um exemplo seria nas obrigaes de fazer. Tendo em vista o descumprimento pelo ru, surge a figura da indenizao. Nesse caso como quantificar, a princpio, o valor desta indenizao? Ressalta-se que o pedido assume dentro do processo grande importncia, pois define os limites da demanda, bem como da sentena, pois o juiz no poder julgar alm do que est sendo pedido.

O que so pedidos alternativos? Pedidos alternativos so aqueles em que o ru poder cumprir por duas ou mais maneiras. como se houvesse mais de uma alternativa apara o ru cumprir a sua obrigao perante o autor. Assim, deve-se lembrar que o autor possui uma nico direito perante o ru,

mas que pode ser restabelecido caso o ru atue de uma maneira ou outra prevista no pedido. O art. 288 do CPC prev a hiptese de pedidos alternativos: Art. 288. O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. Se a lei ou o contrato prever a escolha entre as alternativas caber ao devedor, mesmo que o autor no tenha feito pedido alternativo, lhe ser assegurado cumprir a obrigao da forma determinada pelo devedor. Nesse sentido claro o art. 288, pargrafo nico: Art. 288 (...) Pargrafo nico. Quando, pela lei ou pelo contrato, a escolha couber ao devedor, o juiz Ihe assegurar o direito de cumprir a prestao de um ou de outro modo, ainda que o autor no tenha formulado pedido alternativo. O que so pedidos cominatrios?
Pedidos cominatrios so aqueles que tenham por objetivo fixar uma medida judicial que force o ru a cumprir a sentena. Essa possibilidade est prevista no art. 287 do CPC: Art. 287. Se o autor pedir que seja imposta ao ru a absteno da prtica de algum ato, tolerar alguma atividade, prestar ato ou entregar coisa, poder requerer cominao de pena pecuniria para o caso de descumprimento da sentena ou da deciso antecipatria de tutela (arts. 461, 4o, e 461-A). Dessa forma, o autor dever, primeiramente, fazer seu pedido principal, como, por exemplo, a condenao do ru, e pedir, alm disso, em caso de descumprimento, que seja aplicada pena pecuniria, ou seja, estipulao de um valor em dinheiro a ser pago diariamente pelo ru. O pedido do autor tambm poder ser cumulado, ou seja, num nico processo o autor pode requerer vrias medidas ao rgo do poder judicirio competente para julgar sua demanda. Mas para que isso seja possvel necessrio que o ru seja parte legtima para responder pelos pedidos cumulados. Quando h, no mesmo processo, duas ou mais pessoas respondendo no plo passivo (litisconsrcio passivo), tambm possvel se fazer pedidos cumulados, desde que todos os rus sejam partes legtimas para responder perante os pedidos. Outro aspecto a se verificar quando se for fazer pedidos cumulados, que eles devem ser compatveis, ou seja, um no pode excluir o outro. Alm disso, o juzo competente deve ser o mesmo, no podendo fazer pedidos cumulados, sendo que cada um deve ser apurado em juzos diversos. Importante mencionar que, embora o autor faa pedidos cumulados, mas que deviam ser apurados em juzos diferentes, esse fato no vai fazer com a petio inicial no seja analisada. A conseqncia ser o membro do Poder Judicirio se pronunciar somente pelo pedido em que ele competente, se omitindo perante o outro que no de sua competncia. Nesse sentido aborda a smula n 170 do Superior Tribunal de Justia: STJ - SMULA N 170 - COMPETE AO JUZO ONDE PRIMEIRO FOR INTENTADA A AO DE ACUMULAO DE PEDIDOS, TRABALHISTA E ESTATUTRIO, DECIDILA NOS LIMITES DA SUA JURISDIO, SEM PREJUZO DO AJUIZAMENTO DE NOVA CAUSA, COM PEDIDO REMANESCENTE, NO JUZO PRPRIO. Por fim, para haver a cumulao de pedidos, necessrio que entre eles haja identidade de procedimentos, ou seja, que o procedimento indicado para apurar um pedido seja o mesmo do outro pedido. Contudo, admite-se a cumulao, quando, embora se tratem de procedimentos diferentes, possam os pedidos serem apurados

pela via ordinria, ou seja, pelo procedimento comum. Assim, a cumulao s ser possvel se houver: LEGITIMIDADE (entre os rus) + COMPATIBILIDADE (entre os pedidos) + JUZO COMPETENTE (mesma competncia para os pedidos) + ADEQUAO (entre os procedimentos). Nesse sentido dispe o art. 292 do CPC: Art. 292. permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo. 1o So requisitos de admissibilidade da cumulao: I - que os pedidos sejam compatveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo; III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. 2o Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitirse- a cumulao, se o autor empregar o procedimento ordinrio.

O que so pedidos sucessivos? Pedidos sucessivos so aqueles em que o autor formula dois ou mais pedidos. So elaborados numa ordem sucessiva, pois na eventualidade do membro do Poder Judicirio no acolher o primeiro deles, ainda resta o segundo a ser analisado. Um exemplo seria o do autor que pede para decretar anulao do casamento, e caso o juzo assim no entenda, para que seja decretada a separao. Essa possibilidade est prevista no art. 289 do CPC: Art. 289. lcito formular mais de um pedido em ordem sucessiva, a fim de que o juiz conhea do posterior, em no podendo acolher o anterior. Para quem devo dirigir a minha petio inicial?
Quando uma pessoa for pleitear judicialmente um direito necessrio que em sua petio inicial conste para quem ela ser dirigida. o cabealho da petio. O endereamento a um membro do Poder Judicirio (juiz ou tribunal, que ser responsvel pela demanda) um requisito essencial de toda petio inicial. Trata-se de indicar o rgo do poder judicirio que ter a competncia para julgar a ao, e no o nome da pessoa fsica que ocupa o cargo. Para que o autor saiba para quem deva dirigir sua petio inicial, necessrio analisar a competncia de sua ao, ou seja, saber quem o rgo para o qual deve encaminhar a sua pea, sob pena desta no ser apreciada por falta de um requisito fundamental (art. 282, I do CPC). Dessa forma, para esclarecer, h vrios critrios para se definir a competncia: competncia em razo do valor da causa, em razo da matria a ser discutida na demanda, competncia funcional dos rgos que compem o Poder Judicirio e competncia territorial, que determinar o local apropriado para que seja proposta uma demanda. Alguns passos para se definir a competncia seria verificar o objeto da ao, para ver se a ao deve ser proposta na via estadual ou federal. Importante tambm seria saber se h alguma vara especializada para discutir o assunto da demanda, como as varas de famlia, varas criminais, varas cveis, dependendo do assunto que se pretende discutir. Outro aspecto relevante saber se a demanda deve ser proposta perante o juiz ou diretamente ao tribunal, alm de verificar a circunscrio territorial competente, ou seja, o local apropriado para propor a ao pretendida. H muitos critrios para a definio da competncia, e para saber exatamente como fazer o endereamento correto de sua pea, necessrio lanar mo do Cdigo de

Processo Civil, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil e as normas de organizao judiciria, que possuem diretrizes sobre competncia. Com o auxlio dessas regras torna-se mais fcil saber o exato membro do Poder Judicirio responsvel pela demanda.

Quais as informaes necessrias para se identificar as partes (autor e ru) na petio inicial? Outro requisito indispensvel petio inicial seria a qualificao das partes, de acordo com o inciso II do art. 282 do CPC. Esse requisito necessrio para que as partes do processo sejam perfeitamente identificadas, evitando confuses com homnimos e outros possveis equvocos quanto queles que esto envolvidos na relao jurdica. uma forma de individualizar as partes. Essa identificao feita da seguinte forma: nome completo, nacionalidade, estado civil, profisso, domiclio e residncia, tanto do autor como do ru. Costuma-se acrescentar para o autor o nmero do registro geral (identidade) e o nmero do CPF, pois dessa forma, torna-se mais fcil uma individualizao totalmente precisa. Em se tratando de pessoa jurdica, h necessidade de se colocar o CNPJ. Em Minas Gerais, O Tribunal de Justia determinou que somente sero aceitas peties iniciais que indiquem, tambm, esses dados. Exemplo: Joo Pedro dos Santos, brasileiro, solteiro, mdico, RG n XXXXXX, inscrito no CPF sob o n XXXXXXXXXX, residente e domiciliado na Rua XXXXX, n XXX, Bairro XXXXX, cidade XXXX e estado. Essa identificao importante, ainda, para que sejam realizados atos processuais, como a citao do ru (aviso) para que o mesmo responda a ao e demais intimaes, que permitem a comunicao do juiz com as partes. Em relao completa qualificao do ru h uma tolerncia maior quando o autor no indica todos os dados do ru, pois, no momento em que ajuza a ao o autor pode no ter conhecimento de todos os dados exigidos. Outro aspecto que faz com que seja importante a qualificao das partes a definio da competncia em razo do domiclio das partes. Quais so as formalidades exigidas pela lei para elaborao de uma petio inicial?
A petio inicial possui essencial importncia, e por isso a lei determina que sejam observados alguns requisitos que visam fornecer uma estrutura slida e consistente. Dessa forma, no Cdigo de Processo Civil Brasileiro existem inmeras regras, que devem ser, obrigatoriamente, observadas. Na prpria lei so elencadas as conseqncias que podero ocorrer quando uma petio falta algum dos requisitos apontados. Primeiramente deve-se dizer que toda petio inicial dever ser necessariamente ser escrita e assinada por advogado devidamente habilitado. Contudo, em sede dos Juizados Especiais, regidos pela Lei n9.099/95 e na prpria Justia do Trabalho, regida pela CLT, a petio inicial no se reveste das formalidades normalmente exigidas; e por isso, pode ser elaborada, inclusive, oralmente. Ademais tanto nos Juizados Especiais quanto na Justia do Trabalho, em alguns casos, no necessita da assistncia de advogado, podendo a parte, sozinha, pleitear seus

direitos. Os requisitos exigidos para a elaborao da petio inicial esto todos dispostos no art. 282 do CPC: Art. 282. A petio inicial indicar: I - o juiz ou tribunal, a que dirigida; II - os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e do ru; III - o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; IV - o pedido, com as suas especificaes; V - o valor da causa; VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; VII - o requerimento para a citao do ru.

Toda petio inicial deve ter valor da causa? A toda causa ser atribudo um valor certo, conforme dispe o art. 258 do CPC: Art. 258. A toda causa ser atribudo um valor certo, ainda que no tenha contedo econmico imediato. Dessa forma, importante saber que o valor da causa normalmente ser correspondente ao valor da pretenso econmica que o autor ter em juzo. Ainda que a ao no tenha contedo econmico ou no seja possvel identificar o valor da demanda, necessrio que seja estipulado um valor, pois este um requisito fundamental de toda petio inicial. O valor da causa um requisito importante, pois atravs dele pode-se descobrir algumas caractersticas da prpria ao. Um exemplo dessa importncia seria verificar se o valor da causa superior ou inferior a 40 (quarenta) salrios mnimos. Ao analisar esse valor, estar estipulada a competncia, pois nas aes com valor inferior a 40 (quarenta) salrios mnimos devero ser julgadas perante o Juizado Especial. Alm disso, o valor da causa, muitas vezes, tambm, utilizado para estipular o valor dos honorrios do advogado. As regras sobre o valor da causa se encontram entre os arts. 258 a 261 do CPC.

Questes Objetivas: 1) Extingue-se o processo sem julgamento de mrito a) quando falecer o autor da ao. b) quando juiz acolher alegao de perempo. ART. 267, 269 c) quando as partes transigirem. d) quando juiz pronunciar decadncia. 2) Indique qual dos procedimentos abaixo relacionados dever o juiz adotar quando verificar que a petio inicial no vem acompanhada com os documentos indispensveis propositura da ao:

a) assinar ao autor o prazo de 3 (trs) dias para apresentar os documentos sob pena de determinar a citao do ru; b) assinar ao autor o prazo de 48 (quarenta e oito) horas para apresentar os documentos sob pena de indeferimento da inicial; c) determinar que o autor apresente os documentos no prazo de 10(dez) dias sob pena de indeferimento da inicial. ART. 282 d) Proferir sentena extinguindo-o, no prazo de dez dias. 3) Assinale a alternativa CORRETA. a) O juiz, de ofcio, poder antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida, desde que existindo prova inequvoca, se convena da verossimilhana da alegao. b) No se conceder a antecipao da tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. ART. 273 c) Concedida a tutela antecipada, o juiz no poder mais revog-la ou modific-la. d) No Procedimento Sumrio no tem cabimento a antecipao da tutela. 4) Caio props demanda em face de Tcio, tendo a petio inicial sido indeferida sob a alegao de decadncia. Diante dessa deciso, Caio poder interpor a) nova demanda, vez que o indeferimento da inicial constitui extino do processo sem julgamento de mrito. b) recurso de apelao, podendo o juiz reformar a sua deciso. ART. 296 c) recurso de apelao, somente sendo permitido ao Tribunal a reforma da deciso. d) recurso de apelao que dirigido ao juiz de primeiro grau e, caso no reforme sua deciso, poder o autor interpor agravo de instrumento da deciso que mantm o indeferimento da inicial. 5) Ao verificar que o processo encontra-se parado por mais de 30 dias, por inrcia imputvel exclusivamente ao autor, dever o juiz a) intimar o autor pessoalmente para que d andamento ao feito no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de extino do processo. ART. 267, III. b) intimar o autor, na pessoa de seu advogado, para que d andamento ao feito no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de extino do processo. c) intimar o autor pessoalmente para que d andamento ao feito no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de reputarem-se verdadeiros os fatos alegados pelo ru.

d) extinguir o processo sem julgamento do mrito, independentemente de intimao do autor. 6) Quais so os requisitos essenciais da petio inicial? a) endereamento do pedido; apresentao dos fatos e fundamentos jurdicos do pedido; a especificao, do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; data do requerimento; b) endereamento do pedido; identificao do autor e ru; apresentao dos fatos e fundamentos jurdicos do pedido; a especificao do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; requerimento de citao do ru; ART. 282. c) endereamento do pedido; identificao do ru; apresentao dos fundamentos jurdicos do pedido; o valor da causa; requerimento de provas; d) endereamento do pedido; identificao do autor e ru; apresentao dos fatos; valor da causa; requerimento de citao do ru. 7) O julgamento antecipado da lide pode ocorrer, quando: ART. 330 a) quando houver necessidade somente da realizao de prova pericial; b) a questo de mrito for unicamente de direito, ou sendo de direito e de fato, no houver necessidade da produo de provas em audincia, na hiptese de revelia; c) quando houver a contestao sem pedido de provas pelo ru; d) somente quando ocorrer a revelia. 8) Constitui hiptese de inpcia da inicial, exceto: a) A formulao de pedido juridicamente impossvel; b) A ilegitimidade ativa para a causa; ART. 295, NICO. c) A narrao de fatos dos quais no decorra a concluso; d) A formulao de pedidos incompatveis entre si.

9)Sobre a resposta do ru, marque a alternativa INCORRETA: ART. 299 a) possvel, ao ru, apresentar reconveno sem que haja contestado a ao; b) A contestao e a reconveno sero oferecidas, simultaneamente, em peas autnomas; c) A exceo ser processada em apenso aos autos principais; d) As preliminares processuais inserem-se entre as questes prejudiciais.

10) Nas questes de Direito Processual Civil, assinale a alternativa que contm afirmao, no todo em parte, INCORRETA: a) No possvel, em nenhuma hiptese, alterao do pedido e da causa de pedir depois do saneamento; ART. 264, NICO b) Havendo mais de uma vara na comarca, a distribuio equivale propositura da ao, afigurando-se bastante para interromper a prescrio; ART. 219, 263. Falta a citao vlida. c) Proposta a ao no prazo fixado para o seu exerccio, a demora na citao, por motivos inerentes ao mecanismo da Justia, no justifica o acolhimento da prescrio ou decadncia; d) A antecipao dos efeitos da tutela poder ser concedida quando um ou mais dos pedidos cumulados, ou parcela deles, mostrar-se incontroverso. 11) Na questes de Direito Processual Civil, assinale a alternativa que contm afirmao, no todo em parte, INCORRETA a) O prazo para a interposio de recurso conta-se da data em que os advogados so intimados da sentena, reputando-se intimados na audincia quando nesta publicada a deciso, ainda que havendo antecipao, sem necessidade de intimao pessoal dos advogados para a nova designao; ART. 242 b) Se da declarao da existncia ou da inexistncia do direito depender, no todo ou em parte, o julgamento da lide, o ru poder, aps contestar a ao, requerer que sobre ela o Juiz profira sentena incidente, no prazo de dez dias; ART. 325 (O AUTOR) c) Se o processo em que deva intervir tiver corrido sem conhecimento do Ministrio Pblico, o Juiz o anular a partir do momento em que o rgo devia ser intimado, salvo aqueles atos cuja decretao da nulidade causar prejuzo parte; ART. 246 d) A impugnao ao valor da causa ser autuada em separado, ouvindo-se o autor no prazo de 10 dias, suspendendo-se o processo. No havendo impugnao, presume-se aceito o valor atribudo causa na petio inicial. ART. 261 12) Na questes de Direito Processual Civil, assinale a alternativa que contm afirmao, no todo em parte, INCORRETA a) A litispendncia e a coisa julgada consistem na reproduo de ao anteriormente ajuizada contendo as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido com diferena apenas no estado do processo; ART. 301 b) Quando a questo de mrito for exclusivamente de direito ou ocorrer os efeitos da revelia, o Juiz dever conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena; ART. 285A, 319, 320.

c) O Juiz pode reconhecer procedente a exceo de suspeio contra ele argida, oportunidade em que dever remeter os autos ao substituto legal. Em caso contrrio, determinar o prosseguimento do feito e a remessa dos autos da exceo ao tribunal, em quinze dias, acompanhada de documentos e rol de testemunhas; ART. 313 d) A resposta do ru pode consistir em contestao, exceo e reconveno, todas no mesmo prazo de quinze dias, salvo quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, quando o prazo ser-lhes- contado em dobro. ART. 191, 297, 298. 13) Escolha a resposta correta: a) Conceder-se- a antecipao de tutela quando houver perigo de irreversibilidade do provimento antecipado. ART. 273, 2. b) lcito ao ru, na prpria contestao e no procedimento sumrio, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial. ART. 278, 1. c) Chama-se cumulao subjetiva aquela em que o autor formula, num nico processo, contra o mesmo ru, vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo, sendo que os requisitos da cumulao so: que os pedidos sejam compatveis entre si; que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo; e que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. ART. 292. d) A desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, obsta ao prosseguimento da reconveno. ART. 317. 14)Assinale a alternativa INCORRETA: a). A desistncia da ao, ou a existncia de qualquer causa que a extinga, no obsta o prosseguimento da reconveno. ART. 317 b). Citado o ru, a lide se estabiliza e ao autor no mais permitido alterar os elementos da causa, sem consentimento do ru. ART 264 c) A desistncia da ao s produz efeito aps homologada por sentena. ART. 158, NICO d) Do despacho saneador, se no h recurso em tempo hbil, ocorre a precluso. ART. 284, NICO. e) A ausncia de defesa impe-se ao juiz a prolao de sentena, independentemente da natureza da lide. ART. 302 E 320. 15) Em relao formao, ao desenvolvimento e extino do processo civil, assinale a opo correta. a) Depois da citao vlida, o autor pode modificar o pedido e a causa de pedir, com o consentimento do ru, desde que o faa antes do saneamento do processo. ART. 264, NICO.

b) Ocorrendo a morte de uma das partes no curso da demanda, o juiz tem de determinar a suspenso do processo. O termo inicial da suspenso a publicao da deciso judicial que a determinar, sendo vlidos e eficazes os atos processuais praticados no perodo compreendido entre a morte da parte e o reconhecimento do fato nos autos. ART. 265, 1. c) Distribuda uma ao de indenizao para uma das varas cveis da comarca de Braslia, somente ser considerada proposta a ao, para todo e qualquer efeito, a partir do momento em que o ru for validamente citado, pois somente assim aperfeioa-se a relao jurdica processual.ART. 263. d) A sentena que encerra o processo com julgamento do mrito denominada terminativa, ou seja, aps resolver a controvrsia estabelecida entre as partes, o juiz determinar a extino do processo. ART. 162. 16) Em relao resposta do ru no processo civil, assinale a opo incorreta. a) A O oferecimento de reconveno pelo ru instaura uma relao processual nova, distinta e paralela que se inaugurou com a propositura da ao pelo autor contra aquele ru. Trata-se de ao distinta, em que, se for extinta a relao processual inaugurada com o ajuizamento da ao, prossegue o juiz no julgamento da reconveno. ARTS. 299, 315, 317. b) Tm legitimidade ativa para opor as excees de impedimento ou de suspeio o autor, o ru, o opoente, o litisdenunciado e o Ministrio Pblico, quando atua na funo de fiscal da lei. A oposio das citadas excees objetiva afastar o juiz parcial para que no decida questes nem julgue o mrito da causa, razo pela qual, o processo principal ficar suspenso at que o incidente seja definitivamente julgado. ART. 304 DOMINUS LITIS (PARTE), ART. 82 c) O ru deve formular, na contestao, todas as defesas de que disponha, de carter formal ou material, salvo aquelas que constituam objeto especfico de outras respostas ou incidentes. O ru, alm de defender-se, tem o nus de impugnar especificadamente todos os fatos narrados na petio inicial. ART. 300,, 301, 302. d) A contestao e a reconveno devem ser apresentadas simultaneamente. Assim, o ru no poder oferecer reconveno se no houver contestado a ao, pois a ausncia de resposta do ru aos pedidos do autor implica revelia e julgamento antecipado da lide. ART 299, 315. __________ 17) A respeito da petio inicial no processo civil, assinale a opo correta: a) A Nas causas em que o litgio no tenha um valor econmico, ou naquelas em que no exista pretenso resistida, por no haver discrdia entre as partes, ou, ainda, nas causas patrocinadas pela Defensoria Pblica em face da hipossuficincia da parte, no se faz necessrio atribuir valor causa, pois o objetivo dessa atribuio fixar os honorrios advocatcios e custas processuais, ou seja, verbas sucumbenciais. ART 258

b) Ainda que a petio inicial apresente omisses, defeitos ou irregularidades que dificultem o julgamento do mrito, o juiz deve determinar que o autor a emende ou a complete, no prazo legal. Se o autor no atender a determinao judicial, a petio inicial ser indeferida. ART 284 c) Deve o autor denominar corretamente a ao por ele proposta, sob pena de ser indeferida liminarmente a sua pretenso, em face da ausncia dos requisitos necessrios da petio inicial, ou seja, os limites da lide, pois o juiz no pode decidir fora do pedido do autor. ART 282, 295. d) Quando o juiz recebe a petio inicial e determina a citao do ru, profere despacho admitindo que estejam presentes os pressupostos processuais e a condio da ao. No entanto, considerando que no se aplica ao juiz a precluso consumativa, na hiptese de acolhimento de preliminar de inpcia da inicial, argida pelo ru, o juiz poder retratarse e indeferir a petio inicial. ART. 285. 18) A extino do processo prevista pelo artigo 267 do Cdigo de Processo Civil, que pressupe a necessidade de se por fim relao processual quando invivel o exame da relao de direito material, 1. autoriza instaurao de nova ao quando fundamentada no acolhimento da perempo, desde que satisfeitas as despesas decorrentes da primeira ao que veio a ser extinta. ART. 268. 2. com fundamento no inciso VI, no pode ser enfrentada pelo juiz absolutamente incompetente. ART. 267, 3. 3. No incide sobre o processo de execuo, que encontra fundamentos prprios para ser extinto. 4. qualifica-se pela coisa julgada quando fundamentada no reconhecimento da litispendncia. ART. 267, V. 5. no de ser na hiptese de perda de objeto, quando decorre de fato posterior ao ajuizamento do feito. ART. 267, IV E VI. 19) Antecipao de tutela 1. e medida cautelar se confundem como institutos de efetividade da prestao jurisdicional, considerando o requisito comum do fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao. ART. 273 2. descabe quando se trata de pretenses de obrigao de fazer ou no-fazer. ART. 273, 3. 3. traduz-se por comando judicial cuja coero maior se resolve atravs da cominao de multa para o caso de desobedincia. ART. 287, 461, 4, 461A. 4. pode ser concedida por ocasio da sentena, hiptese em que sua concesso desafia agravo de instrumento. 5. admissvel nas aes possessrias de fora velha, o que implica revogao da disposio processual que d tratamento diferenciado s aes de posse nova. 20) Questo: Sobre competncia examine as seguintes proposies, e assinale a alternativa incorreta: a) A competncia absoluta ditada no interesse pblico, ao passo que a relativa atribuda tendo em vista o interesse privado das partes. ART. 86, 111, 112, 113.

b) A competncia absoluta pressuposto processual de validade, no podendo ser modificada pela vontade das partes; pode ser examinada de ofcio pelo juiz, e argida por qualquer das partes, independentemente de exceo, a qualquer tempo e grau de jurisdio; no est sujeita precluso; e enseja o juzo rescisrio. c) A competncia relativa pode ser modificada por conveno das partes ou por inrcia do ru; no pode ser declarada de ofcio pelo juiz; no ensejando nulidade dos atos processuais, todavia permite o juzo rescisrio. d) Compete Justia Estadual processar e julgar os litgios decorrentes de acidente do trabalho. CF-88, ART. 114, IX. JUSTIA DO TRABALHO. e) Pelo nosso sistema processual absoluta a competncia material e funcional e relativa a territorial e a estabelecida em razo do valor da causa. 21) Questo: Examine as seguintes proposies e aponte a alternativa INCORRETA: a) A transao, como negcio jurdico bilateral destinado a extinguir o litgio deduzido em juzo, tem eficcia imediata, sendo negcio jurdico perfeito e acabado logo que se verifique a declarao de vontade convergente dos litigantes. b) Para o processo, a eficcia da transao d-se no momento em que o juiz homologa o negcio jurdico concludo entre as partes. 3. A desistncia da ao s opera efeitos jurdicos depois de homologada por sentena. ART. 158, NICO. 4. A homologao da transao ato jurisdicional dotado de dupla eficcia: pe fim relao processual e outorga ao ato negocial das partes qualidade de ato processual, com aptido para gerar a coisa julgada e ttulo executivo judicial. ART. 475-N. 5. A renncia do direito sobre que se funda ao, assim como a desistncia do processo, alcanam o direito material e eliminam o direito de ao, dependendo a primeira da aquiescncia do ru. 22) Caio prope ao de separao judicial em face de Cornlia - Na petio inicial, o autor deixa de narrar os fatos, limitando-se a apresentar o fundamento jurdico do pedido, requerendo, entretanto, expressamente, o direito de aditar a petio inicial aps a tentativa de conciliao, caso esta seja infrutfera, a fim de regulariz-la - Diante desse requerimento, o juiz deve: a) deferi-lo, na medida em que as demandas relacionadas ao direito de famlia no se submetem s formalidades da legislao processual civil. b) deferi-lo, na medida em que os fatos podem ser alegados durante a demanda at a deciso saneadora, a qual fixa os limites objetivos da demanda. c) deferi-lo, na medida em que o sistema processual brasileiro adota a teoria da individuao.

d) indeferi-lo, determinando que o autor adite a inicial, sob pena de ser extinto o processo sem julgamento de mrito. ART. 282, III. PRINCPIO DA SUBSTANCIAO. 23) O juiz, verificando que a petio inicial no preenche os requisitos exigidos pelo Cdigo de Processo Civil (arts. 282 e 283), ou que apresente irregularidades e defeitos capazes de dificultar o julgamento de mrito: a) indeferir, de logo, a petio inicial; ART. 284. b) facultar ao autor emend-la at a contestao, sob pena de indeferimento; c) determinar que o autor a emende no prazo de dez dias, sob pena de indeferimento; d) dado o princpio da inrcia, s determinar emendas inicial se a questo for argida pelo ru em sede de contestao. 24) Constitui pressuposto processual subjetivo: a) legitimidade da parte; b) interesse processual; c) capacidade processual; ART. 267. IV PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS d) causa petendi; 25) Para concesso da tutela antecipada no processo de conhecimento impe-se a observncia de requisitos de a) existncia de prova inequvoca, verossimilhana da alegao, fundado receio de dano irreparvel, reversibilidade do provimento, requerimento da parte. ART. 273. b) existncia de prova inequvoca, verossimilhana da alegao, abuso de direito de defesa, reversibilidade do provimento. c) existncia de prova inequvoca, verossimilhana da alegao, fundado receio de dano de difcil reparao, reversibilidade do provimento, concesso de ofcio. d) existncia de prova inequvoca, verossimilhana da alegao, manifesto propsito protelatrio do ru, irreversibilidade do provimento. 26) Caio, alegando que perdeu uma de suas mos enquanto operava uma prensa na empresa em que trabalhava, props demanda com objetivo de obter o pagamento dos benefcios previdencirios a que tem direito. Essa demanda dever ser julgada pela a) Justia do Trabalho. CF-88, ART. 114,IX. b) Justia Comum Federal.

c) Justia Comum Estadual, por Vara da Fazenda Pblica, nas comarcas em que esta existir. d) Justia Comum Estadual, por Vara Cvel, se no existir vara especializada. 27) Sobre o pedido na petio inicial, correto afirmar que: a) so inadmissveis pedidos cumulados; b) pode-se formular pedido genrico sempre que o autor entender mais conveniente aos seus interesses; c) admitem-se pedidos alternativos quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a obrigao por mais de um modo; ART. 288 d) nenhuma das respostas acima correta. 28) No caso de inpcia da inicial: a) a falta de pedido; b) ser o pedido juridicamente impossvel; c) a falta de causa de pedir; d) a carncia de interesse processual por parte do autor.ART. 267, VI. 29) A tutela antecipada visa : a) garantir o resultado til do processo; b) acelerar o fim do processo; c) evitar decises contraditrias; d) antecipar o que se pediu na inicial; ART. 273 30) No procedimento ordinrio, impugnando o ru o valor da causa, o autor ser ouvido no prazo de: a) 10 (dez) dias teis; b) 5 (cinco) dias; ART. 261 c) 24 (vinte e quatro) horas; d) 48 (quarenta e oito) horas. 31) Verificando atravs da prova juntada pelo autor, que o contrato objeto da lide h conveno de arbitragem, o juiz dever: a) extinguir o processo sem julgamento de mrito; ART. 267, VII

b) extinguir o processo com julgamento de mrito; c) determinar a suspenso do processo pelo prazo previsto no art. 185, do CPC; d) determinar a citao do ru para contestar. 32) O pedido e a causa de pedir podem ser alterados sem o consentimento do ru: a) antes da citao do ru; ART. 264. b) aps a citao do ru; c) aps o despacho saneador; d) todas as alternativas esto erradas. 33) A expresso justia comum ou ordinria a) abrange a justia comum dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios, includa a justia federal. b) refere-se apenas justia estadual. c) refere-se apenas justia federal. d) aquela que s julga os processos comuns de rito ordinrio. 34) Verificando atravs da prova juntada pelo autor, que o contrato objeto da lide h contraveno de arbitragem, o juiz dever: a) extinguir o processo sem julgamento de mrito; ART. 267, VII b) extinguir o processo com julgamento de mrito; c) determinar a suspenso do processo pelo prazo previsto no art. 185, do CPC; d) determinar a citao do ru para contestar. 35) - Oferecida a reconveno: a) o processo principal fica suspenso, o autor reconvindo citado para contest-la no prazo de cinco dias e o juiz, com ou sem a colheita de provas, proferir sentena julgando a reconveno e determinando o prosseguimento, ou a extino do processo principal. b) o autor reconvindo ser intimado na pessoa de seu procurador para contest-la no prazo de quinze dias e o juiz, ao final, proferir sentena nica, julgando a ao e a reconveno. ART. 316 c) o processo principal fica suspenso, o autor reconvindo intimado na pessoa de seu advogado para apresentar contestao no prazo de cinco dias e o juiz, ao final, proferir

sentena julgando a reconveno para, s depois, retomar a ao principal o seu curso normal, uma vez que o julgamento da reconveno no interfere no julgamento da ao. d) a ao principal no suspensa, o autor reconvindo citado para responder aos termos da reconveno no prazo de dez dias e o juiz proferir deciso admitindo a reconveno, ou negando-lhe seguimento para, no primeiro caso, julg-la em conjunto com a ao ou, no segundo caso, determinar a sua extino e arquivamento. 36) - Segundo o Direito Processual Civil, deve o ru alegar, por meio de exceo: a) a incompetncia absoluta; ART. 112, 113 b) a suspeio de parcialidade do Juiz; ART. 304 c) a litispendncia e a coisa julgada; d) a inexistncia ou nulidade da citao; e) a carncia de ao. 37) - Sobre o despacho saneador, falso afirmar: ART. 284 a) proferido, fixando os pontos controvertidos da lide designando, se necessrio, audincia de instruo e julgamento; b) proferido aps a fase de conciliao e somente se esta no ocorrer; c) proferido para os fins de reconhecer a extino do processo, sem julgamento de mrito, fixando os pontos controvertidos da lide; d) proferido, decidindo as questes processuais pendentes e determinando as provas. 38) - Joo, nos autos da ao de investigao de paternidade que lhe fora promovida, ofereceu contestao no dcimo stimo dia depois da juntada do mandado citatrio no processo, dando causa a: a) Revelia - reputando-se verdadeiros os fatos articulados, na forma do artigo 285 do CPC. ART. 297 b) Revelia - sem contudo produzir o efeito de verdade, por versar o litgio sobre direito indisponvel, na forma do artigo 320, II do CPC. c) Revelia - reputando-se verdadeiros os fatos alegados na forma do artigo 319 do CPC. d) A resposta do ru foi tempestiva em razo do prazo ser de vinte dias nesse tipo de ao. 39) - Numa ao de divrcio, a omisso de defesa do ru: (DIREITO DISPONVEL) a) deve influenciar no convencimento do Juiz, quanto aos fatos;

b) tem efeito nico de dispensar intimaes futuras da parte revel; c) implica em revelia, considerando verdadeiros os fatos alegados pelo autor; ART. 319. d) autoriza, por si s, o julgamento antecipado da lide; e) deve ser extinto o processo sem julgamento de mrito. Questes Subjetivas: 1) O que define o tipo de procedimento? Fundamente sua resposta. Valor e natureza da causa. ART. 295, V. 2) Como se divide o procedimento comum? Fundamente sua resposta. Ordinrio e Sumrio. ART. 273 3) Quais os pressupostos para a concesso de um provimento antecipatrio de tutela? Fundamente sua resposta. ART. 273 Se existir prova inequvoca, verossimilhana da alegao, fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao, fique caracterizado o abuso de direito ou o manifesto propsito protelatrio do ru, reversibilidade do provimento. 4) Concedendo uma antecipao de tutela, o juiz pe termo imediatamente ao processo? Justifique e fundamente sua resposta. No. uma deciso provisria e emergencial. ART.273 5) Admite-se interveno de terceiro no procedimento ordinrio? Que espcie? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, oposio, nomeao autoria, denunciao da lide e chamamento ao processo. Arts. 56, 62. 70, 77, 272 e 274. 6) Quando se admite pedido cumulativo e pedido sucessivo? Fundamente sua resposta. ART. 289, 292. 7) O autor pode aditar o pedido? Justifique e fundamente sua resposta. SIM, ART. 294. 8) Quando a petio inicial considerada inepta? Fundamente sua resposta. ART. 295, NICO. 9) O que dever fazer o juiz se observar que a petio inicial inepta? Fundamente sua resposta. Indeferir a petio inicial e extinguir o processo sem resoluo do mrito. Art.295 e267, I.

10) Qual o recurso cabvel para atacar uma deciso que extingue o processo por considerar que a petio inicial inepta? Fundamente sua resposta. Apelao. Art. 296. 11) Diga qual o prazo para que o ru apresente sua defesa e a partir de quando comea a correr este prazo? 15 dias da juntada do mandado cumprido. Art. 241 e 297. 12) Como se conta o prazo para a resposta, quando h litisconsrcio passivo (dois rus), com advogados diferentes? Fundamente sua resposta. Em dobro. Art. 191, 297, 298. 13) Quais as formas de resposta do ru e como devero ser oferecidas? Fundamente sua resposta. Processual ou Formal e de Mrito. Pode ser: contestao, exceo e reconveno. Art. 297. 14) O que defesa processual? quando a parte apresenta um defeito processual que impede o desenvolvimento do processo por carncia da ao ou por falta de pressuposto processual. Art. 301 15) Qual (is) o (s) instrumento (s) adequado (s) para argir defesa processual? Defesa dilatria ou peremptria. Art. 301 e art. 304 (exceo). Contestao e Exceo. 16) O que preliminar de contestao? a defesa processual com base no art. 301. 17) Qual o momento processual para se argir questo de natureza processual? Fundamente sua resposta. Na contestao, antes de discutir o mrito. Art. 301 18) Quando a parte pode alegar preliminar de coisa julgada e de litispendncia? Na contestao, art. 301. 19) O que pode ser alegado atravs de exceo? Incompetncia relativa, impedimento e suspeio. Art. 304, 305, 306. 20) Qual a fundamentao para se argir uma exceo de incompetncia? Arts. 304, 305, 307, 112, 113. 21) Diga quem pode apresentar Exceo de Incompetncia, e quando este instituto admissvel no processo civil. Fundamente sua resposta. Qualquer das partes e em qualquer tempo. Art. 112, 113, 304, 305,, 307. 22) O que reconveno?

quando o ru prope uma ao no mesmo momento da contestao contra o autor. Art. 315. 23) O que revelia e quais so os seus efeitos? quando o ru no contesta a ao. Efeitos: reputar-se-o verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. Art. 319. 24) Caso o requerido no conteste a ao, ocorrer sempre o julgamento antecipado da lide? Fundamente sua resposta. No. Art. 320. Se houver pluralidade dos rus e algum deles contestar a ao e se o litgio versar sobre direitos indisponveis a revelia no produz efeitos. Tambm se a petio inicial no estiver acompanhada do instrumento pblico - art. 302 e se no for admissvel a respeito a confisso (direito indisponvel). 25) Em que causas no se produz os efeitos da revelia? Arts. 320. 26) Quando ocorre o julgamento antecipado da lide? Fundamente sua resposta. Arts. 285-A e 330. Questo unicamente de direito e se houver os efeitos da revelia. 27) Diferencie julgamento antecipado da lide e julgamento conforme o estado do processo. Julgamento conforme o estado do processo o gnero que se compe de 3 espcies: extino do processo (329), julgamento antecipado da lide (330) e audincia preliminar para saneamento (331). No julgamento antecipado da lide no h necessidade de produo de provas; nas outras espcies h necessidade de produo de provas. 28) A falta de qualquer requisito da inicial traz alguma conseqncia para o processo? Quais? Justifique e fundamente sua resposta. Sim. Art. 267 e art. 284. O juiz extingue o processo com base no art. 329 ou marca audincia com base no art. 331. O juiz manda emendar a inicial em 10 dias sob pena de extino do processo sem resoluo do mrito com base no art. 284 e 267, I. 29) Qual a natureza da deciso que indefere uma petio inicial? Como tal deciso pode ser atacada? Justifique e fundamente sua resposta. Natureza - sentena de mrito (art. 162, 1). Pode ser atacada por um recurso de apelao com fundamento no art. 296. 30) Caso o juiz mande emendar a inicial, qual o prazo para praticar tal ato? Justifique e fundamente sua resposta. 10 dias - art. 284. 31) Caso o autor formule pedido juridicamente impossvel pode o juiz indeferir de plano a petio inicial, ou ter que mandar citar o ru? Justifique e fundamente sua resposta.

Sim, art. 295, nico e art. 267, VI combinado com o art. 295, I. Petio inepta carncia da ao. 32) Quando o procedimento escolhido pelo autor for inadequado o juiz pode indeferir de plano a petio inicial? Justifique e fundamente sua resposta. Sim. Art. 295, V, salvo se puder se adaptar ao tipo de procedimento. 33) Mesmo sendo admissvel a cumulao de pedidos, pode o autor propor aes distintas? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, mas o juiz pode mandar reunir as aes em face da conexo. Art. 103, 105 e 292. 34) A desistncia da ao depende de manifestao do requerido? Quando? Justifique e fundamente sua resposta. Via de regra, no. Art. 158, nico, 267, 4 (depois do prazo para a resposta, o autor s pode desistir com o consentimento do ru) e 317 (a desistncia da ao no obsta o prosseguimento da reconveno). 35) - Em que casos no se produz os efeitos da revelia? Fundamente sua resposta. Art. 320. 36) - Numa ao de Investigao de Paternidade, o juiz constatou que o ru, regularmente citado, no contestou a ao. Diante deste fato, o juiz julgou a lide antecipadamente, com fundamento no art. 330, II do CPC. Pergunta-se: O juiz agiu corretamente? Justifique e fundamente sua resposta. No. Art. 320, II. Trata-se de direito indisponvel, assim, a revelia no produz efeitos e no admite-se a confisso (art. 302, I). 37) - Diga quem pode apresentar Exceo de Incompetncia, e quando este instituto admissvel no processo civil. Fundamente sua resposta. Qualquer das partes e em qualquer tempo. Art. 304 e 305. 38) - Faa a diferena entre pedido alternativo e pedido sucessivo, indicando o fundamento legal que disciplina um e outro tipo de pedido. Alternativo - art. 288. Sucessivo - art. 289. 39) O requerido ou ru (excipiente) pode protocolar Exceo de Incompetncia no foro de seu domiclio? Fundamente sua resposta. Sim. Art. 305, nico. 40) Qual deve ser a atitude do juiz ao julgar procedente uma exceo de Incompetncia? Fundamente sua resposta. 41) O juiz pode conhecer de ofcio a incompetncia relativa do juzo e determinar a remessa dos autos ao juzo competente? Fundamente sua resposta. Sim. Art. 112, nico.

42) Aps estabilizada a relao processual possvel argir Exceo de Impedimento? Justifique sua resposta. Sim. Art. 305. 43) Ultrapassado o prazo para a defesa (15 dias) sem que o ru tenha oposto exceo declinatria foro, este poder argir em outra oportunidade? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, com fundamento nos arts. 113 e 305. 44) Diga quem julga (rgo - juzo ou tribunal) as Excees. Fundamente sua resposta. Incompetncia - o prprio juiz - art. 308. Impedimento e Suspeio - o Tribunal - art. 313 e 314. 45) Em que consiste a defesa processual? Cite 4 exemplos desta espcie de defesa. quando a parte apresenta um defeito processual que impede o desenvolvimento do processo por carncia da ao ou falta de pressuposto processual. Art. 301. Ex. carncia da ao por ilegitimidade, falta de interesse de agir ou impossibilidade jurdica do pedido; falta de pressuposto como por exemplo, litispendncia, coisa julgada, inpcia da petio inicial, nulidade da citao, perempo, incapacidade, defeito de representao e incompetncia absoluta. O ru deve contestar ou ingressar com exceo. 46) Em que consiste a defesa de mrito. Diga como esta espcie de defesa pode ser classificada. quando o ru ataca a pretenso do autor impugnando os fatos e expondo a matria da defesa. Pode ser: Direta - quando nega o fato constitutivo ou nega a produo dos seus efeitos; Indireta - quando admite o fato constitutivo, mas apresenta fato modificativo, impeditivo ou extintivo. 47) Diferencie defesa processual dilatria e peremptria e cite dois exemplo de uma e de outra espcie dessas defesas. Art. 301 Dilatria - se acolhida no extingue o processo, apenas retarda (ganha tempo); ex.incompetncia absoluta, conexo, Peremptria - se acolhida extingue o processo. Ex. inpcia, perempo, litispendncia, coisa julgada, incapacidade da parte, conveno de arbitragem, carncia da ao. 48) Todas as questes enumeradas no art. 301 do CPC, tero que ser argidas necessariamente na contestao? Justifique e fundamente sua resposta. No, tem coisas que podem ser alegadas a qualquer tempo ou ao juiz conhecer de oficio. Art. 303.

49) Sempre que o ru deixar de impugnar (na contestao) os fatos narrados pelo autor na petio inicial, ho de ser considerados verdadeiros tais fatos? Justifique e fundamente sua resposta. No. Art. 9, 302 e 320, II. 50) Aps a apresentao da contestao o ru poder argir novos fatos e fundamentos jurdicos como matria de defesa? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, com base no art. 303. 51) A reconveno uma obrigao ou uma faculdade do ru? Justifique e fundamente sua resposta. uma faculdade, com base no art. 315. 52) Quais dos requisitos do art. 282 do CPC podero der dispensados pelo autor ao redigir a petio inicial? Justifique e fundamente sua resposta. Nenhum. Art. 284. 53) Cite trs causas em que o juiz poder indeferir de plano a petio inicial, sem determinar que o autor emende a sua pea vestibular (Petio Inicial). Justifique e fundamente sua resposta. ART. 295. Petio inicial inepta, parte manifestamente ilegtima, autor carecer de interesse processual, decadncia ou prescrio e procedimento inadequado. 54) Cite trs situaes em que ao despachar a petio inicial o juiz dever permitir que o autor emende a sua pea vestibular (Petio Inicial). Justifique e fundamente sua resposta. ART. 282 e 284. Faltar alguns dos requisitos do art. 282 e 283. 55) Diferencie pedido sucessivo de pedido alternativo. Cite exemplo de um e de outro tipo de pedido. Sucessivo - art. 289. Alternativo - art. 288. Questes Prticas: 1) Ao despachar a petio inicial o juiz constatou que o autor era manifestamente parte ilegtima. Neste caso o juiz dever intimar o autor para corrigir o defeito (art. 284 CPC) ou indeferir a petio inicial? Justifique e fundamente sua resposta. O juiz deve indeferir a petio inicial e extinguir o processo sem resoluo do mrito com fundamento nos arts. 295, II e 267, VI. 2) Ao despachar a petio inicial o juiz identificou a inpcia da petio inicial. Independentemente do motivo da inpcia o juiz ter que indeferir a petio inicial de plano (art. 295, I CPC) e extinguir o processo sem resoluo de mrito (art. 267, I CPC)? Justifique e fundamente sua resposta.

Via de regra, sim, porm, o juiz, atravs de despacho saneador com base no art. 284, pode dar uma chance determinando ao autor que emende ou complete a inicial no prazo de 10 dias, principalmente no caso de pedidos incompatveis de que trata o art. 295, nico, IV. 3) Ao despachar a petio inicial o juiz identificou a inpcia da petio inicial, posto que infringia o art. 295, Par. nico, inc. I do CPC (falta de pedido ou causa de pedir). Diante desta circunstncia, diga qual deve ser a atitude do juiz? Justifique e fundamente sua resposta. Indeferir a petio inicial e extinguir o processo sem resoluo do mrito com fundamento no art. 267, I ou sanar o processo com base no art. 284. 4) Francisvaldo e Maturana firmaram contrato de compra e venda, atravs do qual aquele se comprometia a entregar a este, em data estipulada, um veculo Ford Fiesta, ano e modelo 2005. Dentre outras clusulas definiram: valor, forma de pagamento, data da tradio e conveno de arbitragem. Considerando que Francisvaldo no cumpriu com a obrigao, Maturana ajuizou ao judicial objetivando compelir Francisvaldo a entregar dito veculo. Regularmente citado, Francisvaldo lhe procurou para fazer a sua defesa. Pergunta-se: Que defesa pode ser apresentada, capaz de pr termo ao processo sem julgamento de mrito? Diga qual o prazo e o fundamento. Deve ser apresentada Exceo de Incompetncia, afinal, existe uma Conveno de Arbitragem, com fundamento nos arts. 267, VII, 112, 301, IX e 304 e o prazo de 15 dias com fundamento no art. 297. O juiz competente o juiz arbitral. 5) Numa ao de reparao de danos materiais e morais, o ru no contestou a ao, embora regularmente citado. Conclusos os autos, o juiz, se convencendo das provas que instruram a petio inicial, julgou a lide antecipadamente, condenando o ru no pagamento de todos os pleitos formulados pelo autor. Pergunta-se: O juiz agiu corretamente? Justifique e fundamente sua resposta. Em relao aos danos materiais, sim, porque so direitos disponveis, com fundamento no art. 319. J com relao aos direitos morais, no, porque so direitos ligados personalidade e, portanto, indisponveis, com fundamento nos arts. 320, II e 330, II. 6) Erotildes ajuizou ao reivindicatria em face de Ferdinando, objetivando que fosse reconhecida a propriedade de um determinado imvel. Processado na forma da lei, a ao foi julgada improcedente, sendo que Erotildes no recorreu desta deciso. Meses depois, Erotildes procurou outro advogado e props nova ao em face de Ferdinando, com o mesmo objetivo, qual seja, o reconhecimento de propriedade do dito imvel. Regularmente citado, Ferdinando lhe procurou para fazer a sua defesa, oportunidade em que lhe narrou os fatos narrados acima. Pergunta-se: Que defesa pode ser apresentada, capaz de pr termo ao processo sem julgamento de mrito? Diga qual o prazo e o fundamento. Ferdinando deve alegar defesa processual com base no art. 301, VI, que j houve julgamento do mrito (coisa julgada) uma vez que Erotildes no recorreu da deciso, assim, deve pedir para o juiz extinguir o novo processo sem resoluo do mrito com fundamento nos arts. 269, I (resoluo de mrito do pedido anterior julgado improcedente) e 267, V (coisa julgada). O prazo de 15 dias com base no art. 297.

7) Numa ao de reparao de danos materiais e morais, o ru apresentou contestao em que reconheceu a procedncia do pedido, embora tenha declarado a sua impossibilidade material de arcar com as conseqncias do pedido. Conclusos os autos, o juiz julgou a lide antecipadamente, condenando o ru no pagamento de todos os pleitos formulados pelo autor. Pergunta-se: O juiz agiu corretamente? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, com fundamento nos arts. 269, II e 330, I. 8) Francismar ajuizou ao de indenizao em face de Mauro. Conclusos os autos o juiz indeferiu de plano a petio inicial. Considerando o despacho do juiz, Francismar quer saber se este um procedimento correto, ou seja, se o juiz poderia agir desta forma. Diante desta situao, esclarea tecnicamente as dvidas de Francismar, justificando e fundamentando sua resposta. Sim, o juiz pode agir desta forma, com fundamento nos arts. 267, 284, nico, 285-A e 295. 10) Romualdo pretende reaver a posse de um imvel invadido por Maurcio no ltimo final de semana. O Imvel foi adquirido por Romualdo h cerca de trs meses, pelo valor de R$ 4.000,00. Sem dinheiro para constituir um advogado, Romualdo quer saber se pode propor ao pessoalmente ou ter que ser necessariamente representado por um advogado, nos termos do art. 36 do CPC. Diante da dvida de Romualdo, d uma resposta tecnicamente correta, justificando e fundamentando-a. Romualdo precisa constituir Advogado com capacidade postulatria que um dos pressupostos processuais, com base no art. 267, IV, 283 e 284 sob pena de indeferimento da inicial e extino do processo sem julgamento do mrito. Entretanto, em face da sua hipossuficincia, ele tem o direito de acionar a Defensoria Pblica e de pedir a iseno de custas (justia gratuita) e tambm o Juizado Especial de Pequenas Causas em face do baixo valor da causa, com base na Lei n 9.099/95. 11) Armandinho, residente em Joo Pessoa - PB, ajuizou no foro de seu domiclio, ao de divrcio direto em face de sua esposa Francielma, esta residente em Braslia. Regularmente citada, Francielma pretende apresentar defesa quanto a partilha de bens e alimentos pleiteados pelo marido, mas entende que o fato da ao ter curso em Joo Pessoa alm de elevar as despesas, pode dificultar a sua defesa. Pergunta-se: O que pode ser feito para que seja efetuado o deslocamento da competncia? Diga qual o prazo e o fundamento legal. Francielma pode ingressar com Exceo de Incompetncia no prazo de 15 dias com fundamento nos. Arts. 100, I e II, 113, 297, 301, II, 304 e 307 e exigir que o feito seja deslocada para Braslia que o foro competente. 12) Rosislando ajuizou ao ordinria em face de Gisvanildo, objetivando anular clusula de um contrato firmado entre as partes. Devidamente citado na forma da lei, Gisvanildo contestou a ao e apresentou reconveno objetivando a restituio da coisa contratada. O juiz do feito, ao receber a contestao e a reconveno, assim despachou: "Considerando que o requerido apresentou reconveno, determino a suspenso da ao principal at o julgamento da reconveno. Autue-se em apenso a reconveno. Cite-se o Requerido para se

manifestar sobre a reconveno". Diante deste despacho, pergunta-se: O juiz agiu corretamente? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, uma vez que o julgamento da reconveno depende do julgamento do mrito da ao principal, com fundamento no art. 265. IV,a e na apensao, por se tratar de processos conexos (com o mesmo objeto), ele tomou a medida correta com fundamento nos arts. 103 e 105, em que pese a redao do art. 299 que diz que a reconveno pea autnoma. 13) Repetida da 10. 14) Mrio (50 anos) invadiu o imvel pertencente a Romualdo (15 anos). Considerando a incapacidade civil de Romualdo, o seu irmo Ronaldo (25 anos) ajuizou ao de reintegrao de posse em face de Mrio, objetivando reaver o bem. Regularmente citado, Mario lhe procurou para fazer a sua defesa. Perguntase: Que defesa pode ser apresentada, capaz de pr termo ao processo sem julgamento de mrito? Diga qual o prazo e o fundamento. Defesa processual (contestao) no prazo de 15 dias, com fundamento nos arts. 301, VIII ( incapacidade da parte, defeito de representao ou falta de autorizao, tendo em vista que Romualdo menor absolutamente incapaz e devia ser representado pelos pais) e 267, IV e VI por falta de pressupostos e condies da ao. 15) Marcos ajuizou ao pelo rito ordinrio, atravs do qual cumulou pedido de obrigao de fazer com pedido condenatrio. Na petio inicial Marcos requereu ainda a antecipao de tutela. Ao despachar a petio inicial, o juiz constatou os pressupostos da tutela antecipatria apenas quanto a obrigao de fazer. Pergunta-se: O juiz poder conceder a tutela antecipatria apenas quanto a um dos pedidos? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, com fundamento no art. 273, , 6. 16) Maurcio ajuizou ao pelo rito ordinrio em face de Jlio. A petio inicial continha pedido de antecipao de tutela. Alm dos pressupostos processuais e condies da ao, o que deve observar o juiz para conceder o provimento antecipatrio da tutela? Justifique e fundamente sua resposta. Os requisitos do art. 273, ou seja: prova inequvoca, verossimilhana da alegao, dano irreparvel ou de difcil reparao, abuso de direito de defesa, manifesto propsito protelatrio, reversibilidade do provimento e fundamentao da deciso. 17) Gomes ajuizou ao em face de Paulo, contendo pedido antecipatrio de tutela. Ao despachar a petio inicial, o juiz se reservou o direito de apreciar este pedido aps a manifestao do requerido (Paulo), determinando a citao deste. Pergunta-se: Em sede de contestao, o que pode ser alegado pelo requerido para evitar que o juiz conceda o provimento antecipatrio? Justifique e fundamente sua resposta. Que no esto presentes os requisitos do art. 273 para a concesso da tutela antecipada 18) Francisco ajuizou ao em face de Ronaldo, contendo pedido antecipatrio de tutela. Ao despachar a petio inicial o juiz entendeu que estavam presentes os pressupostos autorizadores da medida, concedendo, portanto, o provimento antecipatrio. Iniciada a instruo processual, a prova que se apresentava

aparentemente inequvoca, restou mitigada (duvidosa). Diante desta circunstncia, pergunta-se: O que pode ser feito para evitar qualquer tipo de dano ao requerido? Justifique e fundamente sua resposta. O juiz deve revogar a medida com base no art. 273, 4. Se o juiz no revogar de ofcio, Ronaldo pode peticionar neste sentido, demonstrando claramente que no existem os pressupostos que autorizam a concesso da medida. 19) Raimundo ajuizou ao pelo rito ordinrio em face de Tcio. A petio inicial foi instruda com provas inequvocas do direito material postulado. Ao despachar a petio inicial o juiz concedeu a tutela antecipatria ao autor, de ofcio, por entender que a no concesso da medida poderia causar dano de difcil reparao. Pergunta-se: Este procedimento est correto? Justifique e fundamente sua resposta. No, o juiz no pode conceder tutela antecipada de ofcio, ele precisa ser provocado pela parte, com fundamento no art. 273, caput. 20) Rogrio ajuizou ao pelo rito ordinrio contendo pedido antecipatrio de tutela de obrigao de fazer. Ao despachar a petio inicial o juiz entendeu que se encontravam presentes todos os pressupostos autorizadores da medida pretendida, motivo pelo qual antecipou os efeitos da tutela, condenando o requerido a cumprir a obrigao. Considerando este fato pergunta-se: Pode-se afirmar que o juiz j poder sentenciar posto que j reconheceu como legtimo o pedido do autor? Justifique e fundamente sua resposta. No, o juiz deve prosseguir com o processo at o julgamento final do mrito, com base no art. 273, 5. 21) No procedimento Ordinrio o juiz pode extinguir o processo sem julgamento de mrito antes de determinar a citao do requerido? Caso negativo justifique porqu. Caso positivo diga em que situaes. Qualquer que seja sua reposta, justifique e fundamente-a. Sim, com base no art. 267, I, IV, V (coisa julgada), VI e 3 e tambm no art. 295, por falta de pressupostos processuais ou das condies da ao. 22) No procedimento Ordinrio o juiz pode extinguir o processo com julgamento de mrito antes de determinar a citao do requerido? Caso negativo justifique porqu. Caso positivo diga em que situao. Qualquer que seja sua reposta, justifique e fundamente-a. Sim, com fundamento nos arts. 285-A e 269, IV e 295, IV (prescrio e decadncia). 23) O art. 293 do CPC dispe que os pedidos sero interpretados restritivamente. Por seu turno o art. 128 do mesmo dispositivo legal determina que o juiz dever decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de pedidos no formulados pelas partes. Feitas estas consideraes, cite trs casos em que o juiz poder conhecer de pedidos no suscitados pelas partes, e ainda assim no estar infringindo os supracitados dispositivos legais. Art. 267, IV (pressupostos processuais), V (perempo, litispendncia e coisa julgada), VI (condies da ao).

24) Romualdo pretende ajuizar ao de reparao de danos em face de Fernanda. Para tanto quer saber se poder vrios pedidos numa s ao. D uma resposta tecnicamente correta a Romualdo. Caso sua resposta seja negativa justifique porqu. Caso positivo seja positivo, diga quais os requisitos a serem obedecidos. Qualquer que seja sua reposta, justifique e fundamente-a. Sim, Romualdo poder cumular vrios pedidos na mesma ao, com fundamento no art. 292, desde que: 1. Os pedidos sejam compatveis; 2. O mesmo juiz seja competente para conhecer todos os pedidos, e; 3. O mesmo procedimento seja adequado para todos os pedidos. 25) Marcos pretende ajuizar uma ao de reparao de dano em face de Constantino. Acontece que os danos suportados por Marcos ainda no cessaram, ou seja, Marcos ainda vai continuar tendo despesas por conta do fato que ocasionou tal dano. Ocorre que o art. 286 do CPC dispe que o pedido deve ser certo e determinado. Diante da impossibilidade de mensurar o valor exato do dano suportado, Marcos quer saber como proceder. D uma resposta tecnicamente correta a Marcos. Justifique e fundamente sua resposta. Marcos deve fazer um pedido genrico, com fundamento no art. 286, II. 26) Virgulino ajuizou ao em face de Pedro, requerendo a condenao deste no valor de R$ 5.000,00. Na petio inicial Virgulino requereu a cominao de pena pecuniria diria, caso Pedro se recuse a cumprir a sentena que julgar procedente seu pedido. Pergunta-se: A lei ampara este tipo de pedido? Justifique e fundamente sua resposta. Sim, com base nos arts. 287 e 461, nico e 461-A. 27) O autor pode ajuizar ao sem especificar o limite exato da condenao ou apenas alguns dos objetos da lide? Caso negativo justifique porqu. Caso positivo diga em que circunstncias. Qualquer que seja sua reposta, justifique e fundamente-a. Sim, so as aes universais de que trata o art. 286, I do CPC. 28) Roberto ajuizou ao em face de Gregrio. Ao despachar a petio inicial o juiz determinou a intimao do autor para emendar a petio inicial, face a ausncia de pedido de citao do requerido. Na petio de aditamento o advogado de Roberto requereu o aditamento da petio inicial. Pergunta-se: o juiz poder aceitar tal pedido de aditamento? Qualquer que seja sua reposta, justifique e fundamente-a. Sim, com fundamento no art. 294. PROVA APLICADA EM 19 DE SETEMBRO DE 2008. 1) Marque V ou F. 1. Antes da relao processual se constituir em sua plenitude (citao inicial do ru), sempre vedado ao juiz julgar o mrito da causa. Trata-se de uma garantia

processual oriunda do princpio do contraditrio e ampla defesa. F,art. 269, IV e 285-A. 2. O juiz pode sempre indeferir a petio inicial ou julgar procedente o pedido do autor. Em ambas as situaes, o juiz fica subordinado aos casos devidamente disciplinados em lei. F 3. O juiz deve decidir a lide nos limites em que foi proposta, sendo-lhe defeso conhecer de questes no suscitadas pelas partes. Outrossim em casos expressamente autorizados por lei, o juiz pode conhecer de pedidos no formuladas na petio inicial, pelo autor. V, art. 128, 267, 3. 4. Quando a causa admitir litisconsrcio passivo necessrio, o autor dever promover a ao contra todos eles. Caso o autor promova ao contra apenas um ou alguns deles, o juiz pode determinar que o autor promova ao contra todos os litisconsrcios. Apenas o ru poder argir tal defeito processual. F. art. 47. 2) Assinale a alternativa CORRETA. 1. O juiz tem amplo poder para conduzir o processo, mas o tipo de procedimento deve ser definido pelas partes. O autor quem define o rito processual e o ru pode anuir ou no ao tipo de procedimento escolhido pelo autor. E, art. 295,V. 2. A lei que define a espcie de procedimento a ser adotado. Desta forma, tanto o juiz quanto as partes se sujeitam orientao disciplinada pelo legislador. O valor da causa e a natureza da lide so alguns dos fatores que definem o rito processual. C. 3. Quem define a espcie de procedimento a ser adotado numa ao judicial o juiz. A lei atribui esta responsabilidade ao magistrado pelo fato deste representar o Estado no exerccio da funo jurisdicional. E. 4. Cabe ao advogado do autor definir qual o tipo de procedimento a ser adotado numa lide. Entretanto, o magistrado poder admitir ou no o procedimento escolhido. No concordando com o procedimento escolhido, o magistrado deve extinguir o processo de plano. 3) Assinale a alternativa FALSA. 1. O prazo para o ru contestar de 15 dias, contados a partir da citao. Entretanto, se houver litisconsrcio passivo, o prazo para a resposta ser sempre dobrado e dever ser contado da data da juntada de cada mandado ou AR aos autos do processo. V, se os procuradores forem diferentes - art. 191 e 298. 2. Se a causa admitir, o ru poder, no prazo da defesa, nomear autoria, denunciar da lide ou chamar ao processo terceiros que no faam parte da relao processual. Em todos estes casos, haver suspenso do processo at resolver o incidente. V, arts. 62, 64, 70, 72, 77, 79 e 265. 3. Nas obrigaes de fazer ou de no fazer, o juiz poder, de ofcio ou a requerimento do autor, fixar multa diria para o caso de no cumprimento de deciso antecipatria de tutela. F, art. 287, 461, 4 e 461-A. De ofcio, no, somente se houver requerimento do autor. 4. Sempre que o juiz indeferir a petio inicial por considerar que o pedido juridicamente impossvel, dever indeferir a petio inicial e extinguir o processo sem resoluo do mrito. V, art. 267, VI. 4) Sobre a antecipao de tutela, CORRETO afirmar:

1. Concedido os efeitos antecipatrios da tutela pretendida, o juiz poder revogar em qualquer tempo, de ofcio ou a requerimento do ru, desde que o faa at a sentena. A deciso que revoga os efeitos antecipatrios, deve ser devidamente fundamentada. C, art. 273, 4. 2. A parte que pretender antecipar os efeitos da tutela, poder requerer na petio inicial ou em petio avulsa. Caso o juiz tenha indeferido o pedido formulado na petio inicial, fica vedado ao autor reiterar o pedido em outra oportunidade. E. 3. Sempre que conceder antecipao de tutela, fica claro que o juiz deve julgar procedente o pedido do autor. Esta concluso carece de previso legal, mas se apresenta como resultado da lgica diante da verossimilhana (certeza) das provas.E. 4. A parte que se achar prejudicada com a deciso que antecipa os efeitos da tutela, poder interpor recurso de apelao. O ato do juiz que antecipa os efeitos da tutela denominado sentena. E. deciso interlocutria - art. 162, 2 e 269, I. 5) Diga em que consiste o PEDIDO CUMULATIVO, especificando quais os pressupostos para sua admissibilidade e cite um exemplo desta espcie de pedido. Art.292. permitida a cumulao, num nico processo, contra o mesmo ru, de vrios pedidos, ainda que entre eles no haja conexo. 1o So requisitos de admissibilidade da cumulao: I - que os pedidos sejam compatveis entre si; II - que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo; III - que seja adequado para todos os pedidos o tipo de procedimento. 2o Quando, para cada pedido, corresponder tipo diverso de procedimento, admitir-se a cumulao, se o autor empregar o procedimento ordinrio. Ex. Pedidos de: reconhecimento de paternidade + alimentos. 6) Cite 3 hipteses em que o juiz deve INDEFERIR A PETIO INICIAL e 3 hipteses em que o juiz deve determinar que ao autor CORRIJA A PETIO INICIAL no prazo de 10 dias. 1. Indeferir com base no art. 295: petio inicial inepta, parte manifestamente ilegtima e o autor carecer de interesse processual. 2. Corrigir com base no art. 284: falta de indicao da autoridade judiciria a quem endereada (cabealho), falta de identificao das partes, falta de procurao constituindo advogado (capacidade postulatria) e falta de requerimento para citao do ru (despacho saneador). 7) Mrio ajuizou ao de reparao de danos em face de Francisco. Ao receber a petio inicial o juiz a indeferiu e extinguiu o processo sem resoluo do mrito, a pretexto de que o autor era carecedor do direito de ao. Irresignado com o resultado, Mrio pretende ver reformada tal deciso. Diante do exposto, perguntase: como Mrio deve proceder para que o processo siga o seu curso normal? Justifique sua resposta e indique o fundamento legal apropriado.

Mrcio deve apelar com fundamento no art. 296 do CPC, demonstrando com provas cabais que ele preenche as condies da ao (art. 267, VI). Ademais, a extino do processo sem resoluo do mrito, neste caso, no obsta a que Mrio intente nova ao com fundamento no art. 268. 1 - Q202031 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa /
Direito Processual Civil / Petio Inicial; )

Se a petio inicial NO indicar o valor da causa, o juiz


a) a indeferir liminarmente, por no atender os requisitos legais. b) determinar que o autor a emende, ou a complete, no prazo de dez dias. c) a despachar ordenando a citao do ru. d) a indeferir liminarmente por ser inepta. e) nomear curador ao autor para suprir a omisso.

2 - Q200555 ( Prova: INSTITUTO CIDADES - 2011 - DPE-AM - Defensor Pblico / Direito Processual
Civil / Petio Inicial; )

INCORRETO afirmar que a peto inicial dever indicar


a) os dispositivos legais que guarnecem o seu pedido. b) as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados. c) o valor da causa. d) o pedido, com suas especificaes. e) o juiz ou o tribunal a que dirigida.

3 - Q199102 ( Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Advocacia / Direito Processual Civil / Petio
Inicial; )

Acerca do direito processual civil, julgue os itens subsecutivos. Nos termos do Cdigo de Processo Civil, cumpre ao juiz indeferir, de pronto, a petio inicial que no preencha os requisitos formais de admissibilidade ou que apresente defeitos e irregularidades capazes de dificultar o julgamento de mrito, ainda que sanveis, devendo ser, igualmente, indeferida a pea exordial manifestamente inepta.

( ) Certo

( ) Errado

4 - Q171051 ( Prova: CESPE - 2009 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito
Processual Civil / Petio Inicial; )

Nessa situao hipottica, caracteriza-se cumulao de pedidos


a) sucessiva. b) subsidiria. c) simples. d) alternativa.

5 - Q109072 ( Prova: FUNCAB - 2010 - IDAF-ES - Advogado / Direito Processual Civil / Petio Inicial;
)

A petio inicial o instrumento pelo qual a demanda se instrumentaliza, a forma de materializar o interesse em buscar a tutela jurisdicional. Sobre o tema, analise as seguintes afirmativas. I. A petio inicial considerada inepta quando lhe faltar pedido ou causa de pedir. II. Dentre os requisitos estruturais da petio inicial esto a indicao do juiz ou tribunal a que dirigida e o fato e os fundamentos jurdicos do pedido. III. Verificando que a petio inicial no preenche os requisitos previstos na lei, caber ao juiz determinar que o autor a emende ou complete no prazo de 60(sessenta) dias. IV. Da deciso que indefere a petio inicial poder o autor apelar, facultado ao juiz reformar sua deciso. Somente esto corretas as seguintes afirmativas:

a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e IV. d) I e III. e) III e IV.

6 - Q98195 ( Prova: CESPE - 2009 - IBRAM-DF - Advogado / Direito Processual Civil / Petio Inicial;
Coisa Julgada; )

Acerca do instituto da coisa julgada e da disciplina legal dos embargos do devedor e do pedido inicial, julgue os itens subsequentes. Muito embora, pela sistemtica do CPC, o pedido deva ser certo e determinado, assente no STJ o entendimento de ser possvel a formulao de pedido genrico, quanto ao montante da indenizao, em ao visando ao ressarcimento de danos morais, no se podendo falar em inpcia da petio inicial.

( ) Certo

( ) Errado

7 - Q144263 ( Prova: TRT 3R - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Juiz - Prova 1 - Domingo / Direito
Processual Civil / Petio Inicial; )

Analise as proposies abaixo e, considerando o Cdigo de Processo Civil, assinale a alternativa correta: I - O pedido ser alternativo, quando, pela natureza da obrigao, o devedor puder cumprir a prestao de mais de um modo. II - Segundo o Cdigo de Processo Civil, a petio inicial dever indicar: a) o juiz ou tribunal, a que dirigida; b) os nomes, prenomes, estado civil, profisso, domiclio e residncia do autor e ru; c) o fato e os fundamentos jurdicos do pedido; d) o pedido, com suas especificaes, e) o valor da causa; f) as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; g) o requerimento para citao do ru. III - Se a petio inicial, no processo civil, no preencher os requisitos legais, deve o juiz, regra geral, declarar extinto o processo, sem resoluo do mrito, salvo na hiptese em que esteja patente a falta de prejuzo ao ru. IV - Para que seja possvel a cumulao vlida de pedidos, devem ser observados os seguintes requisitos: a) que os pedidos sejam compatveis entre si; b) que seja competente para conhecer deles o mesmo juzo, ainda que sujeitos a procedimentos distintos. V - A petio inicial ser inepta quando: a) faltar pedido ou causa de pedir, b) da narrao dos fatos no decorrer concluso lgica, c) o pedido for juridicamente impossvel, d) contiver pedidos incompatveis entre si, e) a parte for manifestamente ilegtima.

a) So falsas as proposies II, III, IV e V. b) So falsas as proposies III, VI e V. c) So falsas as proposies II, III e IV.

d) Apenas a proposio I verdadeira e as demais so falsas. e) Apenas a proposio IV verdadeira e as demais so falsas.

8 - Q155431 ( Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito
Processual Civil / Petio Inicial; )

A sentena liminar, acrescida legislao processual civil por meio da Lei 11.277/06, assegura ao juiz a possibilidade de dispensar a citao e proferir desde logo sentena, nas hipteses em que o juzo j tenha proferido sentena de total improcedncia em casos idnticos. Considerando tal instituto jurdico, assinale a alternativa correta.

a) Ser facultado ao autor agravar da sentena, caso em que o ru ser intimado para oferecer contrarrazes. b) Interposto o recurso de apelao contra a sentena liminar, o juiz poder exercer juzo de retratao no prazo de cinco dias. c) cabvel a sentena liminar quando a matria controvertida for de fato e de direito e guardar identidade com outros casos anteriormente julgados pelo juzo. d) Proferida sentena liminar, o ru somente ser citado a responder ao em caso de provimento de eventual recurso.

9 - Q156917 ( Prova: CESPE - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase / Direito
Processual Civil / Da Formao, Suspenso e Extino do Processo; Petio Inicial; )

Considere que, ajuizada ao de cobrana, entre partes capazes, para recebimento de dvida j prescrita, o juiz, ao analisar a exordial, a indefira, de pronto, devido consumao da prescrio. Em face dessa situao hipottica, assinale a opo correta a respeito da deciso do magistrado.

a) Sendo a prescrio preliminar de mrito, o momento processual de sua apreciao deveria ocorrer na sentena final. b) A prescrio no poderia ser declarada de ofcio visto que a ao trata de direitos patrimoniais. c) A petio inicial deve ser indeferida quando o juiz verificar, desde logo, a decadncia ou a prescrio. d) O juiz no pode reconhecer de ofcio a prescrio.

10 - Q142772 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-PB - Juiz / Direito Processual Civil / Petio Inicial;

Nessa situao hipottica, Lauro ajuizou contra Elias ao sob o procedimento comum ordinrio, com o objetivo de anular contrato que este assinara com Jlio para a construo de uma casa. Afirmou, na pea inicial, que, sendo scio de Jlio, a execuo dos servios poderia levar seu scio a dificuldades financeiras capazes de prejudicar sua atividade empresarial. Alegou, ainda, que o contrato seria nulo por erro substancial.

a) o juiz deve ordenar a emenda da inicial, para que se substitua Lauro por Jlio. b) a inicial deve ser indeferida, visto Lauro carece de legitimidade ad causam. c) o juiz deve determinar a incluso de Jlio no polo ativo da ao. d) a inicial deve ser indeferida por ausncia de possibilidade jurdica do pedido. e) a inicial no apresenta defeitos e dever ser recebida, e o ru, citado.

GABARITOS: 1-B 2-A 3-E 4-C 5-B 6-C 7-B 8-B 9-C 10 - B

Questes de Direito Processual Civil - simulado com gabarito para concurso Diariamente estamos trazendo novidades sobre questes de direito para concurso, entre vrios assuntos que podem cair em prova temos o direito processual civil. Logo a seguir um simulado com 10 questes de direito com respostas para que o aluno possa estudar e saber se est pronto para enfrentar uma prova de concurso pblico. Todas as questes so de direito processual civil com gabarito. Comece agora a resolver as questes de direito e veja seu potencial.

1. De acordo com a literal disposio do artigo 263, parte inicial, do Cdigo de Processo Civil, "considera-se proposta a ao, tanto que a petio inicial seja despachada pelo juiz, ou simplesmente distribuda, onde houver mais de uma vara". Por conta dessa assertiva correto concluir que:

a)a preveno ocorrer com a distribuio da ao para o juzo competente; b)a preveno ocorrer com a citao vlida do ru;

c)a

preveno

ocorrer

com

citao

do

ru;

d)a preveno ocorrer com a citao do ru, ainda que ordenada por juiz incompetente.

2.

Sobre

nosso

sistema

positivado

de

provas,

correto

afirmar:

a)o juiz s se valer das regras relativas ao nus da prova se o fato sobre ela no se encontrar provado.

b)ao autor compete o nus de provar o fato constitutivo do seu direito quando, pelo ru, foi objetado por outro que o desconstitui;

c)nas relaes de consumo, a inverso do nus da prova pelo juiz implica em prejulgamento da causa;

d)a confisso do ru equivale ao reconhecimento do pedido do autor, autorizando o julgamento antecipado da lide.

3.

Sobre

valor

da

causa

nas

aes

pode-se

afirmar:

a)numa ao de resciso contratual, cujo valor do contrato est estipulado em R$ 100.000,00, o valor da causa ser o do contrato;

b)numa ao de investigao de paternidade, o valor da causa deve somente ser atribudo de ofcio pelo juiz;

c)numa ao de indenizao em que se pede a condenao do ru em R$ 10.000,00 por danos materiais e em R$ 10.000,00 por danos morais, o valor da causa ser R$ 10.000,00; d)numa ao de diviso de um imvel o valor da causa ser efetuado com base em apreciao subjetiva do autor

4. Assinale a alternativa correta a respeito da execuo por quantia certa contra devedor solvente.

a)Uma das possibilidades da expropriao consiste no usufruto de imvel ou de empresa. b)Ainda que a execuo seja de crdito de natureza pignoratcia, anticrtica ou hipotecria, a penhora no poder recair sobre a coisa dada em garantia. c)A nomeao de bens penhora ser considerada ineficaz caso esses sejam insuficientes

para garantir a execuo, ainda que o credor concorde com a nomeao. d)Os embargos do devedor sero oferecidos no prazo de 15 dias contados da juntada aos autos da prova da intimao da penhora.

5.

Sobre

capacidade

incorreto

alegar:

a)processual b) o

que

torna que a

capaz

algum

para para

estar a o

em

juzo; causa;

mesmo relativamente

legitimidade que incapaz exerce

c)postulatria d)o

advogado; acionar.

pode

6. No sistema jurdico brasileiro, em que hiptese pode o Juiz apreciar fato constante dos autos no alegados pelas partes?

a)Em b)Sempre. c)Somente d)Somente se se o fato o

nenhuma

hiptese.

decorrer fato

de for

documento secundrio

juntado ou

pelo

autor.

acessrio.

7. Em regra a apelao ser recebida em seu efeito devolutivo e suspensivo, uma das excees que s ser recebida em seu efeito devolutivo a sentena que:

a)julgar b)decidir c)decidir d)confirmar a

procedente ao ao antecipao

ao

de declaratria declaratria

usucapio. . . da tutela.

dos

efeitos

8. Antnio prope ao de indenizao contra Pedro, em razo de acidente de veculo ocorrido na cidade de Santos. Sabendo que Antnio tem domiclio na cidade de So Paulo e Pedro tem domiclio na cidade de Campo Grande, esta ao dever ser proposta:

a)apenas b)apenas c)apenas

na na na

cidade cidade cidade

de de

Campo So de

Grande; Paulo; Santos;

d)na cidade de Santos ou na cidade de So Paulo, a critrio de Antnio.

9. Acerca do reexame necessrio, previsto no artigo 475 do CPC, assinale a alternativa correta:

a)est sujeita ao duplo grau de jurisdio, no produzindo efeito seno depois de confirmada pelo tribunal, a sentena proferida contra a Caixa Econmica Federal. b)encontra-se sujeita ao duplo grau de jurisdio as sentenas proferidas contra a Unio, ainda que esta esteja fundada em jurisprudncia do plenrio do Supremo Tribunal Federal. c)encontra-se sujeito ao duplo grau de jurisdio a sentena proferida contra o Banco Central do Brasil

d)encontram-se sujeitas ao duplo grau de jurisdio as sentenas proferidas contra o INSS, cujo processo encontra-se tramitando no Juizado Especial Federal.

10. Na hiptese de o magistrado receber uma petio inicial de ao de indenizao e verificar a ocorrncia de perempo, deve:

a)julgar b)extinguir o processo

antecipadamente por falta de pressuposto

a processual de

lide; existncia

c)aguardar a manifestao do ru, por se tratar de matria de direito disponvel; d)extinguir o processo sem julgamento do mrito, apreciando de ofcio a matria por ser de ordem pblica.

Gabarito: 1. B 2. A 3. A 4. A 5. B

6. D 7. D 8. D 9. C 10. D

Vous aimerez peut-être aussi