Vous êtes sur la page 1sur 48

Constitucional 10/02/13

Teoria dos Direitos Fundamentais

1. As primeiras declaraes de direito -Idade Mdia pactos, forais cartas de franquias - eram marcados pelo individualismo, tinham um carter egosta, pois no tinham uma preocupao da sociedade como um todo e sim de cada indivduo de maneira nica.A liberdade algo inerente de cada individuo e no existe a preocupao com a sociedade como um todo. Nessas primeiras declaraes de direito o que se buscava era um Estado que no interferisse nos direitos das pessoas, que os deixasse viver de maneira livre e independente e sem cobrana de altos tributos. Era uma busca de uma sociedade livre. A carta inglesa do Joo sem Terra tem um pedido especfico e no beneficia a sociedade como um todo.

*Forais so declaraes da populao que pleiteia de maneira especfica. -Sculo XVIII e XIX Poder como inimigo da liberdade A populao lutava por liberdade, e contra o exerccio indevido do poder. A primeira declarao que apareceu retratando isso foi a Declarao de direitos do Bom Povo da Virgnia (EUA). A Virginia era uma das 13 colnias inglesas, e se voltaram contra o poder ingls, questionando esse poder que cerceava a liberdade desse povo. Por isso fizeram essa declarao, no ano de 1776. Com essa declarao, as outras colnias resolveram seguir o modelo da Virginia e elaborar suas prprias declaraes. Na Europa, na mesma poca foi feita a Declarao dos direitos do Homem e do Cidado, proveniente da Revoluo francesa (1789). Esses dois documentos se caracterizaram como dois documentos propulsores para a garantia dos direitos. Sua importncia maior, pois a sua amplitude muito maior tanto para os beneficiados como pelos direitos garantidos. -Constituio dos EUA (1787) Aps a revoluo, foi feita a constituio dos EUA. Quando houve a elaborao, devido a pressa de se livrar do poder ingls, foi feita uma constituio enxuta sem cobrir muitos direitos, e somente havia estruturas de como a sociedade funcionaria. Ento foram elaboradas emendas em seguida, chamadas de Bill of

Right (10 emendas) que elaboravam os direitos fundamentais. Essas emendas terminaram em 1975.

-Evoluo Com o passar do tempo, houve uma evoluo nessas declaraes de direito. Com o tempo, os direitos relativos liberdade. Com o tempo esses direitos passaram a alcanar um carter econmico e social. Isso acaba sendo trabalhoso para o Estado, pois onera muito. Os direitos de carter positivo (econmico e social), onde o Estado precisa fazer algo, exige um custo maior. Os direitos de carter negativo (liberdade), no oneram o Estado, pois ele no precisa fazer nada. Ele deve se abster de interferir na vida das pessoas.

2. Causas da evoluo Diversos fatores contriburam: -Abusos do absolutismo: se cobrava muitos impostos, o rei fazia tudo o queria e no se preocupada em ser querido e sim em ser temido. Por conta disso, o povo comeou a questionar os abusos de autoridade. -Base filosfico-religiosa: o reconhecimento dos direitos naturais, so direitos inerentes da condio humana, independente do Estado estabelecer. Dogmas cristos - o homem igual a Deus e por conta disso, igual a todos os outros homens. Surge a idia de igualdade. Na medida em que os homens so iguais entre si e iguais a Deus, tem os mesmos direitos. Aquilo que existe para um, tambm deve ser assegurado para o outro. Essa igualdade garantida pelo Estado, pois aquele que no pode pagar, dever receber do Estado. -Iluminismo calcado na racionalidade, que substituiu a religio. Com base na racionalidade, no se necessrio socorrer aos direitos naturais ou dogmas cristos para garantir os direitos. Para eles tudo se classificava em: Certo Errado Verdadeiro Falso um raciocnio matemtico e lgico. Houve contribuio para o desenvolvimento. Tudo deve ser resolvido matematicamente e dentro de uma racionalidade.

-Contexto econmico Foi uma poca de muitas invenes, nessa poca (modernidade). Surgiram as mquinas, o que trouxe uma influncia no processo econmico. O servio feito por milhares de pessoas foi substitudo por mquinas, o que levou a uma produo em larga escala e menor custo. Sai do manufaturado para a produo por meio da utilizao de mquinas. A populao acabou sendo prejudicada, pois muitos perderam seus postos de trabalho. O impacto social foi significativamente prejudicial. Havia uma idia de que o Estado no poderia interferir na produo, ou seja, havia uma Ingerncia Estatal (Estado Liberal, deixa a economia correr sem interferir)- Laissez faire, laissez passaire . Com isso, os donos dos meios de produo conseguiam obter lucros cada vez maiores. 3. Crticas s declaraes individualistas -Socialistas : Carter formal. As liberdades estavam garantidas no papel, mas faltavam meios para exerc-las, pois o Estado no fornecia meios adequados para isso. Lassale faz uma crtica, por exemplo, que no adianta haver uma garantia numa constituio que no pode ser garantida a todos. O Estado deve assegurar meios ideais e efetivos que possa garantir que todos tenham acesso a todos os direitos.

-Questo social: Populao oprimida Os benefcios atingiam apenas os burgueses. A parcela que no era beneficiada, no tinha cerceamento do Estado, porm eram tratados pelos burgueses da forma que eles queriam, pois havia uma liberdade que beneficiava apenas alguns. A populao no geral, se sujeitava a trabalhos forados para garantir sua subsistncia.

-Automatizao : concorrncia pelo emprego / misria Os donos do meio de produo comeam a precisar menos mo de automatizao. Com isso, a concorrncia para os postos de trabalho conseqentemente, as condies de trabalho s piorou, assim diminuram. As pessoas no tinham como recusar, pois ficariam subsistncia. obra, por conta da se torna acirrada e como os salrios sem condies de

Com isso, surge a misria, pois mesmo os que trabalhavam, no tinham condies de trabalho ou de vida.

4. Manifestaes da nova concepo -Extenso do sufrgio - direito de voto exerccio da cidadania Participao poltica do povo. Antes, o direito a cidadania estava ligada aos direitos econmicos, pois s podiam votar os que tinham posse. O sufrgio restrito se tornou universal. A Frana em 1848 teve extenso do sufrgio. Os governantes ento, passaram a se preocupar em fazer uma gesto que agradasse aos s classes novas de eleitores. Afinal, eles passam a ter importncia na escolha dos governantes.

- Estado-polcia Antes o Estado tinha o papel fiscalizador,verificar se as pessoas agiam dentro da lei e da ordem (Estado-polcia). Com o tempo houve a substituio desse Estado para o EstadoProvidncia, pois passa a ser obrigado a prover servios pblicos.

-Constituies A Constituio Alem de Weimer (1919) , Constituio Espanhola (1931) e Constituio Mexicana (1917) foram as primeiras a trazer a concepo do Estado-Providncia.

-Nova concepo no Brasil A nova concepo no Brasil foi na Constituio de 1934. H crticas sobre isso, pois embora existissem essas garantias no papel, no houve uma estruturao para que efetivamente houvesse essas garantias. Lassale, em sua obra, faz uma critica sobre isso, dizendo que uma macieira nunca viraria uma figueira, se apenas estiver escrita no papel.

28/02/12 5. Noes e caractersticas fundamentais -Nomenclatura Integra Direitos Fundamentais (Ttulo) como gnero e espcie os Direitos Individuais e Coletivos art. 5, Direitos sociais 6 ao 11, Direito a nacionalidade, direitos polticos. Direitos humanos costumam a aparecer nos tratados internacionais e no como direitos fundamentais, como utilizado normalmente. So sinnimos. Liberdades pblicas, liberdades fundamentais, direitos do homem so expresses antigas que esto em desuso, porm so sinnimos de Direitos Fundamentais. -Conceito Os direitos fundamentais so aqueles essenciais a existncia humana necessrias para assegurar a todos uma vida livre, digna e justa. -Clusulas ptreas uma caracterstica da constituio, e so clusulas imutveis. (art. 60, 4, II). -Caractersticas *universalidade: basta ser uma pessoa que nasa ser humano, para titularizar direitos fundamentais. Toda pessoa titular de direitos. *relatividade: no so absolutos, ou seja, eles no se sobrepem aos direitos de outra pessoa, em casos de conflito de um direito fundamental de uma pessoa e de outra pessoa. Ex: tem o direito de intimidade e da vida privada e de outro lado o direito de expresso da imprensa. Conflito entre direitos fundamentais, deve-se analisar o caso concreto e fazer um postulado da proporcionalidade que vai nos levar a ponderao de interesses. At o direito a vida no absoluta, pois o Cdigo Militar prev pena de morte em pocas de guerra. E vlida a morte por legitima defesa. Ou em caso, por exemplo, de aborto de feto por gravidez por conta de crime sexual. No art. 5 se diz que no admitido tortura ou tratamento humano degradante. Jos Afonso da Silva diz que, alm dessas caractersticas, os direitos fundamentais so: inalienveis, irrenunciveis e imprescritveis. de carter extrapatrimonial, pois nos acompanham a vida inteira. 6. Dimenses/Geraes 1 No incio a preocupao era a liberdade. As pessoas queriam que o Estado interferisse o menos possvel. 2 Direitos econmicos, sociais e culturais. O Estado chamado para ativamente fornecer servios pblicos. A grande reivindicao foi garantir a igualdade das pessoas.

3 Com a sociedade massificada, e o surgimento de novas relaes m muda-se o carter egostico e se busca os direitos da sociedade. caracterizado pelos direitos da solidariedade. Alguns autores falam de outras dimenses/ geraes. Como, por exemplo: 4 Patrimnio Gentico seria responsvel por tratar dessas questes: clonagem, barriga de aluguel, etc. 5 Virtual Telemtica essas questes discutiriam sobre infidelidade virtual, monitoramento de e-mail pessoal em empresa.

7. CF/88 -Ampliao significativa dos direitos individuais, coletivos e sociais. Antes, vigorava a Const. de 67, que foi instituda em regime militar, que restringia os direitos. Com o fim desse regime, se fez necessrio a ampliao desses direitos. -Isonomia houve uma supervalorizao. Essa CF foi a primeira a trazer uma isonomia absoluta, abolindo privilgios indevidos. Um exemplo, art. 5, caput e art. 1, que traz claramente a igualdade entre todos. -Participao popular foi estimulada atravs de medidas. No Brasil foi instituda a Democracia semi-direta, pois so exercidas por representantes eleitos. Foi introduzidos o Plebiscito, Referendo e Iniciativa Popular. 8. Direitos, garantias e remdios Direito disposio declaratria ou enunciativa. Ex: direito de liberdade de expresso/ comunicao de imprensa. Garantia disposio assecuratria, assegura o exerccio do direito. Ex: Vedao censura Remdio constitucional aparece quando h falha na garantia. Ex: Mandado de segurana que reestabelece o direito violado.

Ex: Direito de liberdade de locomoo em tempos de paz, que para ser exercido tem algumas garantias, como por exemplo ser preso em duas situaes: flagrante delito, ou ordem escrita de autoridade judiciria competente, se acontecer fora desse casos, deve-se recorrer ao judicirio para solicitar o remdio, no caso, habbeas corpus.

9. Direitos explcitos e implcitos

-Rol exemplificativo: art. 5, 2 - diz que alm dos escritos na constituio, ainda existem outros direitos: direitos trazidos em Tratados Internacionais, Direitos implcitos decorrentes do sistema e princpios adotados. -Diferena qualitativa: no existe diferena de qualidade ou de hierarquia entre direito explicito ou implcito. Eles tm os mesmos valores. -Silncio: art. 5, VXIII - segundo a letra da lei o preso que tem o direito de permanecer calado. Porm, aquele que responde o processo em liberdade tem esse direito, pois existe um direito implcito de que qualquer pessoa pode permanecer calada, pois para fazer uso dessa prerrogativa conforme a lei, ele teria que ser preso, o que iria contra outro direito. O Professor Manoel Gonalves explica que os direitos que estavam implcitos na CF67 foram expressos na CF 88. -Duplo grau (art. 8, 2, h, CIDH) A EC45/2004 acrescentou o pargrafo 3 ao art. 5, dizendo que os Tratados Internacionais deixam de ter o mesmo valor hierrquico de uma lei, e passa a valer como normas constitucionais se forem aprovados semelhana das emendas constitucionais. RE 80.004 Tratados internacionais No tem previso constitucional ao duplo grau de jurisdio. Parte da doutrina entende que o duplo grau um direito implcito, com base na regra do 2, art. 5. O STF entende que no h garantia do duplo grau de jurisdio. Pacto de San Jos da Costa Rica ou Conveno Interamericana de Direitos Humanos traz a garantia do duplo grau de jurisdio. O STF entendia que era uma garantia legal, por conta da hierarquia que ocupava. Porm, aps a emenda, o STF entende que tem o mesmo efeito que a CF. A priso para CIDH s admite em caso cvel a priso em caso de devedor de alimentos, e no falava em depositrio infiel, como a nossa CF. Ento, aps a emenda 45, o STF revisou seu entendimento e no permite mais a priso civil de depositrio infiel. RE 466.433/SP 10. Direitos coletivos -Proposta -Direitos individuais de fruio coletiva

11. Direitos e deveres -Deveres

-Poder Pblico

06/03/12 10. Direitos Coletivos -Proposta: captulo prprio - foi proposta um captulo prprio que sistematizaria os direitos coletivos. Porm no vingou. Exemplos de artigos que estariam nesses captulos prprios: energia, meio ambiente, transporte pblico. - Direitos individuais de expresso coletiva: muitos dos direitos considerados coletivos, a doutrina fala que so direitos individuais de expresso coletiva. O direito garantido individualmente, mas para exerc-lo, no pode estar sozinho. Ex.: direito de reunio, um direito individual, porm na hora de exercer deve ser expresso de forma coletiva 11. Direitos e deveres -Deveres - Art. 5 traz direitos e deveres fundamentais, que devem ser identificados atravs de direitos que implicam em deveres para os demais, como por exemplo, o direito de privacidade de uma pessoa, e o dever de respeitar essa privacidade dos demais. Tudo que direito, acaba sendo dever para os demais.

-Poder pblico tambm destinatrio de deveres fundamentais, por exemplo, quando garante priso apenas em flagrante ou sob autorizao de autoridade judicial, gera o dever de respeitar do poder pblico. 12. Destinatrios -redao caput art. 5 - pela redao desse artigo os destinatrios so brasileiros e estrangeiros residentes no pas. A redao tem o problema de no classificar o estrangeiro que est no Brasil no tem os direitos fundamentais garantidos. -STF - entende que a expresso estrangeiros residentes no pas deve ser entendida como uma expresso consagrada entre ns, e quando a CF foi elaborada no se pensou em aperfeioar a redao, pois sempre houve o entendimento que estrangeiros que esto no pas so titulares dos direitos fundamentais . Tem a exercitabilidade no nosso territrio por conta da soberania, pois essa soberania diz que os direitos fundamentais dizem onde podem ser exercitados, nos limites da nossa soberania. - Universalidade A CF diz que basta ser humano para ser titular dos direitos fundamentais, o que garante que a pessoa que est no Brasil tem titularidade dos direitos fundamentais. Se a pessoa estiver sob a soberania do Brasil, j tem a proteo de seus direitos fundamentais.

13. Art. 5, 1 -Eficcia aplicao imediata, o que significa que os direitos fundamentais passaram a ser exercitados a partir de 05 de Outubro de 1988. O que nos traz um problema, pois nos d um entendimento que os direitos fundamentais so de eficcia plena, o que na verdade no . Um exemplo art. 5, XXXII que fala que o Estado promover a defesa do consumidor de acordo com a lei, o que a torna uma norma limitada, pois depende de lei que vir regulamentar a forma de defesa do consumidor (CDC/1990). Isso gera uma contradio. -Contradio - outra contradio a previso do art. 5, LXXI, que prev o mandado de injuo, que permite o mandado de injuo para o exerccio de direitos fundamentais, o que contradiz o 1 que diz que de efeito imediato. Ento existe uma contradio entre a lei. -Lassale diz que uma norma no tem o poder de alterar o estado natural das coisas. Isso quer dizer que o estado natural das coisas que se uma norma de eficcia limitada, no porque o 1 diz que de eficcia plena que dar o poder de transform-la. Esse pargrafo acaba sendo ignorado pela doutrina, pois no se extrai muito dele.

13. Eficcia vertical e horizontal -Vertical aquela que vincula administrador, legislador e juiz (3 poderes). Um exemplo, o poder executivo no pode violar os direitos fundamentais sob pena de inconstitucionalidade. O legislador no pode fazer norma inconstitucional e ao juiz no pode julgar lesando direitos fundamentais. -Horizontal tambm chamada de eficcia entre particulares ou entre terceiros ou eficcia nas relaes privadas os direitos fundamentais esto presentes nas relaes particulares, porm a aplicao diferente da eficcia vertical, pois a aplicao invivel na vida privada, pois implicaria em no poder viver de forma livre, e interferir no livre arbtrio. Os direitos fundamentais no so aplicados de forma absoluta, sendo aplicados apenas em algumas situaes. -A constitucionalizao do direito Virglio Afonso da Silva pag 143 defende que se os direitos fundamentais fossem aplicados de forma absoluta, a autonomia da vontade seria implicada. Nesse caso, os direitos fundamentais devem ser relativizados. -STF RE 201.819-8 (inteiro teor) excluso de msico da Associao dos Msicos. O STF concedeu o direito de a pessoa no ser excluda de forma arbitrria, sem direito de defesa e contraditrio. -CC art. 57 garante que a excluso de uma pessoa em caso de entidade privada s se dar havendo justa causa.

15. Direitos bsicos - 5 direitos do caput do art. 5 da CF vida ( XLVII), liberdade (inc VXI), igualdade (I), segurana (XXXVI) e propriedade(XXII, XXII, XXIV...). Os 78 incisos desse artigo so expresses que se relacionam a esses direitos bsicos, pois todos emanam desses direitos. So direitos de carter extra patrimonial, so direitos da personalidade. 16. Ler todo o artigo 5.

13/03/12 Direitos e Garantias em Espcie Art. 5 XI Inviolabilidade do domiclio. Excees: a) Flagrante delito b) Desastre c) Prestao de socorro Nesses casos se caracterizam a urgncia. A urgncia afasta a necessidade de ser dia. Abre-se mo de um direito para se preservar outro que nesse caso seja mais importante. d) Ordem judicial tem uma caracterstica especial: s pode ser cumprida durante o dia (critrio astronmico nascer e pr do sol) da aurora ao crepsculo. S o juiz tem poder para expedir mandado de violabilidade. XII Sigilo das comunicaes. Um direito, dividido em 3, e apenas 1 tem excees com 2 requisitos. - correspondncias - dados/telegrfica - telefnica- pode haver a interceptao telefnica (gravao clandestina no interceptao. Pode-se gravar a conversa que a pessoa est tendo). Lei 9296/96. A CF estabelece duas situaes que pode haver a interceptao: * investigao criminal * instruo processual penal A interceptao s ocorrer por determinao judicial.

XVI Direito de reunio ( abrange as reunies em movimento passeatas). - Pacificamente

- Locais abertos ao pblico (locais que existam acesso de entrada e sada do povo). Os locais de uso do povo ( praas, parques). - As pessoas devem reunir-se sem armas; - No precisa de autorizao de autoridade competente; - Necessrio aviso prvio autoridade competente; - No pode frustrar outra reunio marcada no mesmo local. Nesse caso o poder pblico pode negar, para garantir a prioridade para quem marcou primeiro.

Imprescritveis Inafianveis

XLII X

XLIII

XLIV

Racismo no se confunde com injria racial, ofender algum em razo da raa. Racismo quando algum impedido de exercer um direito por conta da raa (Lei 7716/1989). A Lei dos crimes contra a segurana nacional utilizada para terrorismo (LCSN). Os crimes do inciso XLIII no so beneficiados por graa, anistia e por extenso, indulto. Ao de grupos armados civis ou militares no tem uma lei especfica. Pode-se entender como um golpe de estado. Crimes hediondos: homicdio, latrocnio, extorso com resultado morte, estupro, epidemia com resultado morte, genocdio.

XLVI Penas adotadas: - restrio a liberdade (deteno) - privao da liberdade (recluso) regime fechado - perda de bens e valores - multa cumulada ou alternativa - prestao de servios - suspenso ou interdio de direitos

XLVII Penas proibidas:

- Morte (art. 84, XIX CPM) - Carter perptuo (no s priso perptua todas as penas) - trabalhos forados - penas cruis - pena de banimento O Ministrio da Justia pode expulsar um estrangeiro desde que seja considerado inadequada a sua permanncia no pas (condutas ligadas ao patriotismo).

LI Extradio - O brasileiro (nato) no poder ser extraditado. - O brasileiro naturalizado, s ser permitida a extradio em duas situaes: * Crime comum praticado antes da naturalizao; * Comprovado envolvimento em trfico de drogas (independente de quando aconteceu, independente de condenao, podendo acontecer ainda quando o crime est sendo apurado).

LII Extradio de estrangeiro: - No ser concedida por crime poltico ou de opinio.

LXI Ningum ser preso. Excees: - flagrante delito - ordem judicial ( no sendo necessria condenao criminal). Exceo da Exceo: transgresses e crimes militares o superior militar pode mandar prender o militar que praticar delito ou transgresso.

20/03/03

Direito a vida - Viver e sobreviver

O direito a vida muito mais do que apenas sobreviver, mas sim sobreviver, manter sua vida com dignidade (art. 1, III). Pode ser visto, tambm, como um pressuposto para qualquer outro direito. - Incio e fim da vida Determinar quando se inicia a vida, define quando o direito passa a garantir direitos a este ser humano, o direito passa a tutelar esta vida. Vrias so as teorias para o incio da vida, como a que defende o incio da vida a partir da concepo, outra que defende este comeo a partir do nascimento com vida, entre outras, como por exemplo, a da nidao (que defende que a vida comea com a fixao do vulo fecundado na parede do tero). *Lei 9434/97 transplante de rgos. Esta lei estabelece o momento em que os rgos de uma pessoa falecida possam ser retirados. Previso de morte enceflica, onde possvel a extrao dos rgos daquela pessoa. Para o ordenamento brasileiro a morte enceflica configura o fim da vida de uma pessoa (cessao da atividade cerebral). - Aborto e Anencefalia Mtodo contraceptivo no abortivo, pois age antes da formao da vida. O aborto um crime onde o bem jurdico tutelado a vida intrauterina. Anencefalia uma doena onde h ausncia de formao do crebro. Na maioria desses casos h um abortamento espontneo. J a maioria dos fetos anenceflicos que chegam a nascer possuem poucos momentos de vida. *Ser uma conduta criminosa o abortamento de uma vida considerada invivel como por exemplo do feto anenceflico? STF, ADPF n 54.

- Pena de morte A regra a proibio da pena de morte, com exceo do caso do art. 84, XIX, CPM, em caso de guerra declarada.

-Excees e clusula expressa de redutibilidade As normas de eficcia plena podem ser delimitadas pelo legislador mesmo que no haja clusula expressa de redutibilidade. Um exemplo so as excees ao direito vida, as hipteses de no punio do aborto e da legtima defesa.

27/03/12 Intimidade, vida privada, honra e imagem - Intimidade X Liberdade de comunicao - Arremesso de anes em Paris: um bar em Paris fazia arremesso de anes nos bares. O Conselho de Estado proibiram essa prtica por considerarem ofensivas a imagem e a honra. Porm, os anes protestaram sobre essa deciso retirou-lhes o emprego. Isso demonstra que uma deciso que visa a proteo, pode levar a outras consequncias. O conselho manteve essa deciso, pois achou mais importante, nesse caso, a proteo da honra e da imagem.

Liberdades Regimes jurdicos das liberdades do pensamento - Pensamento no exteriorizado ou no comunicvel *Liberdade de crena - religiosa (uma orao sozinho) *liberdade de conscincia filosfica, poltica e religiosa ex: art 5, VIII a proibio religiosa pode impedir um jovem de servir o exrcito, e o Estado lhe proporciona esse direito garantindo uma prestao alternativa. - Pensamento exteriorizado ou comunicvel: liberdade de manifestao do pensamento lato sensu a) palavra, opinio ou manifestao do pensamento stricto sensu - art. 5, IV todos tem direito a manifestao de pensamento, sendo vedado o anonimato. O cidado pode falar o que quiser, porm ser responsvel pelo que est falando, por conta disso, o anonimato vedado. O inciso V complementa a regra da livre expresso, assegurando direito de resposta e busca de indenizao. Um exemplo em poca de campanhas polticas, quando os candidatos se atacam, concedido direito de resposta quele que se sentir prejudicado. b) de culto (ir a um templo ou culto) as pessoas tm direito a manifestar a crena religiosa, comemorando datas festivas, utilizar trajes tpicos religiosos, ou participar de qualquer evento de carter religioso. O Brasil um pas Laico, leigo, secular, ou seja, no tem uma religio oficial. At a Constituio do Imprio o Brasil era um Estado catlico e as outras religies eram toleradas. Aps a CF da Repblica tornou o Brasil laico. O exerccio de liberdade no pode ser feito em desconformidade com as regras de convivncia social. As restries devem estar ligadas a uma finalidade. c) objeo ou escusa imperativa de conscincia art. 5, VIII a pessoa pode apresentar uma escusa de conscincia ou comportamento, e o Estado lhe dar a oportunidade de cumprir uma atividade alternativa, como no caso de alistamento militar.

d) de atividade (intelectual, artstica, cientfica e de comunicao). Art. 5, XIII liberdade de exerccio de profisso. Porm, uma norma de eficcia contida, isso significa se no houver uma norma especifica da atividade. Os professores tem uma liberdade de ctedra, que significa liberdade de expresso no ofcio do magistrio, ou divulgao de conhecimento. Por conta disso, ele ensinar da forma que entender mais adequado. O mais adequado que o professor deixe sempre os vrios pontos de vista existente sobre o assunto.

10/04/2012 Isonomia Isonomia e igualdade so expresses sinnimas. - Igualdade de aptido, de possibilidades virtuais. A CF no tem a pretenso de estabelecer uma igualdade, mas estabelecer meios para que se alcance a igualdade. A CF estabeleceu na verdade a igualdade de tratamento jurdico. A igualdade ento se torna mais formal do que real. Uma das novidades da CF 88 foi uma supervalorizao dos direitos fundamentais atravs do Princpio da Isonomia. - Igualdade de sexos. Art. 5, I perante a lei homens e mulheres so iguais, mas nos termos estabelecidos pela CF, da forma que ela quer, o que pode ocasionar diferena de direitos para homens e mulheres. Ex: licena maternidade X licena paternidade Cuidar do beb X desfrutar do nascimento So finalidades diferentes, e, portanto tratamento diferenciado. - Elemento discriminador X finalidade Tendo que ser levado em conta o elemento discriminador e se tem uma finalidade vlida. Ex: Discrimina o banheiro feminino do masculino (a finalidade vlida para a discriminao). O tratamento ser diferenciado quando o elemento discriminador tem uma finalidade vlida, levando-se em conta determinado momento, aspectos sociais, culturais e econmicos. Ex: o CPC, art. 100 estabelece que a separao ser no foro de residncia da mulher, supondo na poca que foi feita a lei que a mulher era economicamente mais desfavorecida que o homem e por isso a separao feita no foro de sua residncia; regra ainda vlida, mas em desacordo com a atualidade. - EUA evoluo da Suprema Corte: * Dred Scott X Sanford (1857)

* Plessy X Ferguson Nos Estados escravocratas havia vrios elementos discriminatrios entre brancos e negros. Ex: banheiro para brancos eram diferentes de banheiros para negros, sendo que para estes ltimos os equipamentos disponibilizados eram de menor qualidade. Por isso, surge um discurso de que poderiam ser separados desde que tivessem a mesma qualidade dos equipamentos para ambos (Separated but equal). * Brown X Board of Education Aqui aboliu-se esse tratamento desigual, ficando estabelecido que no houvesse nenhuma diferenciao entre brancos e negros (Equal protection). - Isonomia tributria (art. 150, II) * Isenes a deputados, militares e magistrados. As isenes teriam isonomia tributria devido a importncia de suas profisses. A discusso era: vlido discriminar oferecendo um benefcio somente por conta da profisso? No, e por isso foi revogada essa lei, pois a finalidade no era vlida (ADI 3334/RN). * Capacidade contributiva (art. 145, 1) Todos devem pagar os mesmos tributos com base no princpio da isonomia? No, porque devem ser tratados de forma igual os iguais, de forma desigual os desiguais na medida da sua desigualdade. Quem pode mais, paga mais, e quem pode menos, paga menos, sempre que possvel essa anlise. Ex: IR, a capacidade contributiva ser progressiva, a alquota ser maior para quem ganha mais. * Non olet (no tem cheiro) Princpio usado no direito tributrio para no ferir o princpio da isonomia. Essa expresso quer dizer que no importa de onde veio esse dinheiro, dinheiro no tem cheiro, pois Tito, filho de Vespaziano dizia a seu pai no achar legal cobrar para usar banheiro pblico pois era um dinheiro possivelmente mal cheiroso, sujo. No importa de onde veio, tem que contribuir. - Concursos pblicos e discriminao Os concursos pblicos podero estabelecer critrios discriminatrios dependendo do caso concreto, levando em conta sempre o elemento discriminador e se sua finalidade vlida. Ex: RE 120305-6/RJ seleo de dentista para vagas na Polcia Militar no pode haver discriminao de sexo, mas poder haver essa discriminao na revista de presas em penitencirias feminina, que somente pode ser feita por policiais femininas. Para alguns concursos eram exigidos exame de Papa Nicolau para as mulheres, enquanto que para os homens no havia exigncia de exame de prstata.

17/04/12 Direito de propriedade - Concepo puramente individualista O direito de propriedade surgiu como um direito absoluto, ou seja, ningum poderia interferir nesse direito. - D.D.H.C (1789) Era considerado um direito inviolvel e sagrado. - Cdigo de Napoleo (1804) A propriedade o direito de usar e gozar das coisas de modo absoluto, contanto que isso no se torne uso proibido pelas leis ou pelos regulamentos. O direito de propriedade pode ser cerceado, mitigado por leis ou regulamentos, ou seja, o Estado pode condicionar esse direito. Nota-se uma evoluo do DDHC que tratava de forma absoluta o direito e o considerava sagrado, pois o Code relativizava o direito que at ento era absoluto (art. 544). - Segunda metade do sculo XIX Surge o progressivo condicionamento da propriedade ao bem-estar social, ou seja, ser exercido sem perturbar as demais pessoas. Comea a surgir restries impostas pelo Estado (limitaes administrativas). Essas restries para compatibilizar o interesse pblico e o privado. E a supremacia do direito pblico em relao ao direito, interesse do privado. Isto se d a partir de 1850.

- Funo social da propriedade e moradia (5, XXIII<CF) A CF garante o direito de propriedade, sendo um dos direitos bsicos, porm este direito condicionado funo social. *Propriedade urbana: est previsto no artigo 182, 2. Ou seja, cumpre-se a funo social da propriedade ao cumprir o plano diretor urbano. Este plano somente obrigatrio para municpios com mais de 20 mil habitantes. Ele prev diretrizes para o desenvolvimento da cidade, uma lei. O descumprimento da funo social se d com o descumprimento dos dispositivos do Plano Diretor Urbano. H uma lei federal que traz diretrizes para cidade, para elaborao do PDU, que chamado Estatuto da Cidade. * IPTU progressivo para imveis que no possuem utilidade (182, 4, CF). * Desapropriao por descumprimento da Funo Social: o titular recebe por ttulo de dvida pblica, ou seja, ele recebe parcelado pelo perodo de 10 anos. uma sano.

*Propriedade Rural: est prevista no artigo 186 da CF. O descumprimento da funo social da propriedade rural se d ao no cumprir os requisitos do art. 186, CF. A punio para este descumprimento acarreta possvel desapropriao para fins da reforma agrria. O titular receber o valor por meio de Ttulo da Dvida Agrria pelo perodo de 20 anos. Somente esto sujeitos a essa desapropriao os latifndios improdutivos. As pequenas e mdias propriedades no esto sujeitos a esta desapropriao.

Direito de Moradia Foi acrescentado por meio de EC ao art. 6. Um exemplo clssico deste direito o instituto da usucapio (transformar moradia em propriedade uma forma de cumprimento da funo social). - Fundamentos das restries 1- Direito limitado como todo ato fundamental dotado da caracterstica de relatividade. 2- rbita privada para pblica a propriedade migra da seara do direito pblico. H uma publicizao do direito privado. Esses condicionamentos se do por meio do poder de polcia do Estado. - Regime jurdico exorbitante do direito comum. 3- Obrigaes de fazer e no fazer com o direito de propriedade surgem as obrigaes de no fazer destinadas aos proprietrios. Consequentemente, surgiram as obrigaes de fazer (ex: utilizar o bem) que basicamente utilizar o bem.

24/04/12 Remdios Constitucionais 1- HC tutela a liberdade de locomoo (ir, vir, permanecer) -Origem: surgiu no Cdigo Criminal do Imprio 1830 - CF/ 1891: art. 72, 22 era limitado: dar-se- o habbeas corpus sempre que o indivduo sofrer ou se achar em iminente perigo de sofrer violncia ou coao por ilegalidade ou abuso de poder. O alcance era genrico. No se falava da liberdade de locomoo, e era um remdio que podia ser utilizado em qualquer situao. - CPP (art. 648) vrias situaes so ensejo ao habbeas corpus, porm todas elas so situaes exemplificativas, no um rol taxativo. A CF, no art. 5, LXVIII taxativa na questo de habbeas corpus. Ela abrange a pessoa que est ameaada de sofrer. Ento concedido na forma preventiva e repressiva.

O habbeas corpus no precisa estar relacionado ao processo penal. Pode ser manejado fora do processo penal. Ex: mendigo ganha habbeas corpus para circular livremente nas ruas da Vila Nova Conceio. Ex: Habbeas corpus pede liberdade de chimpanz.

2- Mandado de Injuno art. 5, LXXI, CF Omisses constitucionais normas de eficcia limitada. Quando a lei no tem eficcia por faltar regulamentao. Pode ser feita por ADI (art. 103, CF) por omisso ou mandado de injuno (pode ser manejado por qualquer cidado). Qualquer norma que traga um determinado instituto que tiver necessidade de lei regulamentadora.

3- Habbeas Data art. 5, LXXII - Origem: surgiu na CF 88. Trata-se de uma inovao. Tem origem de vrios pases. Portugal - 1976 (garantia inominada forma de garantir o direito sem nome-lo), Espanha (1978), EUA ( Freedom Information Act 1974). - Natureza: Tem natureza de ao civil especial, ou seja, no segue o rito ordinrio do Processo Civil. Objetivo de conhecer informaes pessoais ou retificao de informaes pessoais. Posteriormente a lei do habbeas data trouxe outra finalidade, que seria o registro de explicaes a cerca de uma informao pessoal. Pode ser utilizada como averbao em aes, no com o intuito de modificar ou corrigir, mas apenas averbar a informao de seu interesse, como no caso de homnimos. - Liberdade de Informtica: bancos de dados com controles de informao, de carter poltico, familiares. Informtica no sentido de informao constante nesses bancos. - Carter poltico: o momento histrico que esse remdio foi criado tinha por inteno de guardar as informaes do SNI. Apenas o poder pblico tinha acesso a essas informaes. A pessoa no tinha informao do que estava descrito sobre ela. Esse habbeas data possibilitou o conhecimento pblico das informaes armazenadas pelos rgos do regime militar. O inciso XXIII diz que todos tm direito a ter acesso de informaes de rgos pblicos de seu interesse particular. - Regulamentao: Lei 9507/97

As trs vias que a CF prope para que a pessoa consiga as informaes: ao de conhecimento; ao de habbeas data; procedimento administrativo. O habbeas data s poder ser pedido aps o pedido prvio da informao, e no ser cumprido o prazo ou ser negado. necessrio demonstrar o interesse de agir, que descaracterizado pelo fato da pessoa no ter tentado obter no rgo. Os bancos de dados podem ser de rgos pblicos ou privados de carter pblico (ex: SPC e SERASA).

4- Ao popular Trata-se do instrumento a ser utilizada pelo povo, com o objetivo de pedir tutela de interesse pblico. Defesa dos bens e valores mais altos da sociedade. - Histrico: as fontes romanas que estabelecem a possibilidade dos cidados defenderem os bens e valores da sociedade. Interessa Repblica que sejam muitos os seus defensores. Da que veio a inspirao para a ao popular. - Criao: CF/ 1934 carter democrtico democrtica voltou em 1988. na CF/ 1937 foi suprimida pois no era

- CF/88: art. 5, LXXIII legitimidade: qualquer cidado (eleitor). O jovem de 16 anos, a doutrina entende que pode propor a ao por ser a CF uma norma maior que o CPC. -Objeto: anular ato lesivo ao patrimnio pblico *Meio ambiente * Moralidade administrativa * Patrimnio histrico e cultural Mesmo que o cidado perca a ao, no ser condenado a pagar sucumbncia e honorrios, pois o carter altrusta. A ao popular no pode se transformar em um meio de perseguio poltico-partidria, pois o juiz pode verificar o objetivo e determinar que seja condenado a pagar as custas do processo e os honorrios de sucumbncia, pois fugiu da finalidade altrusta.

08/05/12 Mandado se segurana - Origem: Juicio de amparo, doutrina brasileira do Habbeas Corpus (Ruy Barbosa e Pedro Lessa). residual, pois cabe quando no cabe HC ou HD.

- CF/ 1934 estabelece que o mandado de segurana em casos de direito certo e incontestvel, ou ato manifestamente legal ou inconstitucional. Nesse caso, o direito deveria ser incontestvel, o que limitava o mandato, pois quando era questionado, se tornava um direito contestvel. - CF/ 37 o mandado de segurana foi suprimido na CF de Vargas. - CF/ 46 para direito lquido e certo, no cabendo HC no caso concreto, conforme a redao da CF 88. Existe uma previso expressa de que para pessoas jurdicas de direito pblico, ou pessoas jurdicas de direito privado, que exerce funes do poder pblico. - CF/ 67 direito individual lquido e certo no amparado por HC. Esse termo individual foi suprimido na CF de 88, pois cabe na CF 88 mandado para direito coletivo. - Inovao da Lei 12.016/2009 antes era a lei 1533/51 * Partidos polticos como legitimados passivos * Consolidao das disposies sobre liminares: havia outras leis que tratavam sobre mandado de segurana, o que necessitava a anlise de todas as leis especficas no momento do pedido de mandado. Essa nova lei, alm de revogar a lei antiga, revogou as leis esparsas, e consolidouas em uma nica lei. * Faculdade do juiz de exigir garantia para concesso de liminar: o juiz pode exigir que a parte garanta o direito material do ru, para no caso de improcedncia, poder ressarci-lo. * Regulamentao do MS coletivo, art. 5, LXX: a nova lei regulamenta os legitimados.

- Direito lquido e certo: * Manifesto na sua existncia, delimitado na sua extenso e apto a ser exercido. * Crtica: Esse conceito trazido pela doutrina no ajuda na prtica, pois ela mesma critica esse conceito, dizendo que esse direito lquido e certo em todas as sentenas de procedncia. * Comprovao de plano: preenchimento de todos os requisitos no ato de impetrao, ou seja, a prova pr-constituda e devem acompanhar a petio inicial. * Provas: no mandado de segurana no cabe provas posterior, pois como o direito j lquido e certo, no necessita produzir mais provas, o que impossibilita a oitiva de testemunhas, ou usar a prova pericial. A entidade coatora dever anexar documentos necessrios, mas no poder produzir provas. Todas as provas podero ser utilizadas desde que acompanhem a Petio Inicial, o que significa que s se admite as provas documentais. O laudo pericial dever ser anexado no momento da impetrao do mandado de segurana.

Se o documento art. 6, 1:estiver com a entidade coatora, poder o autor mencionar dentro do mandado de segurana, e o juiz ir determinar que seja anexado. * Controvrsia de direito ( smula 625, STF): se o direito alegado pelo autor for contestado, no impede o mandado de segurana.

- Cabimento ressalvas * carter residual: art. 5, LXIX Quando no couber HC ou HD. *Cabimento de recurso administrativo com efeito suspensivo. Por exemplo, em casos Tributrios, Multas de Trnsito, casos em que caiba recurso sem efeito suspensivo, cabe MS. Em casos de processos que cabem recursos com efeito suspensivo, no cabe mandado de segurana. *Deciso judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo Se a parte se vale de uma ao judicial que cabe recurso com efeito suspensivo, no cabe MS. Caso em que couber recurso, sem efeito suspensivo, pode-se pedir um MS que suspenda o efeito da deciso. * Deciso judicial transitada em julgado No cabe MS, pois no pode substituir uma ao rescisria (Smula 268, STJ) * Hipteses de indeferimento da petio inicial No cabe MS quando a PI indeferida (art.6, 5).

15/05/12 Direitos Sociais 1- Panorama Geral - Anterior Captulo da Ordem Econmica e Social Na Constituio de 1967 estava nesse captulo. - Direitos fundamentais a forma como aparece na CF/88. Ela trouxe para o captulo de Direitos e garantias fundamentais. No art. 6 a CF se limitou a dizer quais so os direitos sociais. Porm, os direitos

sociais esto na ordem social, como por exemplo, previdncia privada, a educao. Essa sistematizao ficou inadequada. Os direitos sociais so espcies do gnero direitos fundamentais. Direitos fundamentais: direitos civis e polticos e direitos econmicos, sociais e culturais. O Tratado da ONU do ano de 1966 trata dos direitos fundamentais. Esses direitos so de segunda dimenso. 2- Noo Podem ser compreendidos em direitos de segunda gerao/dimenso, e visam alcanar prestaes positivas do Estado, pois dependem de criao de polticas pblicas para assegurar o direito. A CF estabelecer quais so essas aes positivas do Estado. O objetivo do Estado nessas prestaes positivas visando melhores condies de vida e trabalho das pessoas, para concretizar a igualdade material. 3- Direitos sociais e objetivos fundamentais A CF estabelece, no art. 3, os objetivos fundamentais da Repblica. Porque uma CF dirigente. As condies devem ser justas e equitativas para todos, e as aes do Estado para garantir esses direitos sociais visam dar acesso aos direitos bsicos, para que haja uma igualdade entre as pessoas. O artigo 6 traz o rol dos direitos sociais. A partir do art. 7 a CF tratam as questes dos trabalhadores. Os direitos sociais tem um custo econmico, pois o poder pblico para garantir todos os direitos ele tem que gastar.

4- Reserva do possvel O Estado no consegue fazer tudo, porque no tem verbas para isso. O Estado para resolver todos os problemas de uma rea, ele deixaria outra rea desamparada. O Estado s pode fazer o que possvel, o que os cofres pblicos conseguem atender. a chamada Reserva do Possvel. 5- Moradia fiana e bem de famlia O artigo 6 foi modificado pela EC 26/2000. Antes dessa emenda, poderia ser penhorada a moradia sem problemas, porm com essa caracterizao de direito social, o fiador no pode perder seu bem de famlia. O STF quando julgou entendeu que o credor no aceitaria aquele que tem apenas um imvel.

Ag Reg RE 464.586/SP. O STF julgou que possvel penhorar o bem de famlia do fiador sem violar o direito de moradia enquanto direito fundamental, pois o fiador se arriscou ao assumir a dvida,. 6- Clusula ptrea Existem trs entendimentos: um que entende que protegido por clusula ptrea: a) os direitos individuais do art. 5; b) os direitos individuais e o direitos do Ttulo II do artigo 5; c) os direitos do artigo 5 e os direitos sociais do art. 6. O STF fez um julgado numa ADI 1946-5/DF, onde deu um entendimento em parte da deciso que parece entender que a terceira opo a que ser adotada. Nessa deciso, ele fez uma aluso ao Princpio da Vedao ao Retrocesso (Canotilho), que diz que em tema de direitos fundamentais no pode haver retrocesso, apenas majorao.

29/05/12 NACIONALIDADE 1. Conceitos -Nacionalidade -Populao -Poliptrida -Aptrida 2. O estrangeiro no Brasil -Estrangeiro residente-Expulso -Extradio -Portugus Facilitao da naturalizao Quase nacionalidade

Nacionalidade o vinculo jurdico poltico que liga um individuo ao Estado fazendo deste um componente do povo. Nacionalidade diferente de Naturalidade, esta simplesmente o local de nascimento. possvel que uma pessoa nasa no estrangeiro, mas no tenha a nacionalidade deste pas. A pessoa ter a nacionalidade brasileira embora tenha nascido no exterior.

Populao abrange um conjunto de residentes no Pas, sejam eles nacionais ou no, pouco importa a nacionalidade, ento a populao composta por nacionais e estrangeiros. (A nacionalidade no est sujeita a mudana de residncia) H dois critrios de nacionalidade(prox. Aula) Existe a possibilidade de uma pessoa ter mais de uma nacionalidade ou no ter nenhuma nacionalidade, uma hiptese remota, mas possvel. Pra saber quem tem a nacionalidade brasileira deve observar as regras da legislao brasileira, cada Pas tem as suas regras de nacionalidade. possvel ento a poliptrida = + de 1 nacionalidade(uma criana ser filha de brasileira com italiano e nascer aqui no Brasil) ter a nacionalidade brasileira mas a lei italiana conceda nacionalidade italiana. No existe um limite de nacionalidade, tudo depende de cada pas. Aptrida= sem ptria, tambm chamado de heimatlos aquele que no tem nenhuma nacionalidade, isso em tese possvel(so rasos os casos mas possvel), vai depender da regra que o pas adotar. (A D.U.D.H em seu Art. XV prev que a nacionalidade um direito fundamental. (Inteno de se evitar que acontea isso).

Nossa Constituio no caput do art. 5 fala dos estrangeiros residentes no pas, o que no quer dizer que os no residentes no tenham seus direitos fundamentais aqui no Pas, portanto n h necessidade de ser residente que ter seus direitos fundamentais assegurados, pois todo o ser humano titulariza direitos fundamentais. O estrangeiro est sujeito essa medidas extradio e expulso: a expulso consiste na defesa do governo contra estrangeiro nocivo, que est aqui no Brasil e por alguma razo apresenta um grau de nocividade, perigo para os interesses nacionais, portanto pode ser removido a fora do territrio nacional. uma medida administrativa a expulso, no tem nada a ver com penal. Expulso diferente de deportao, deportado quem n apresenta documentao adequada para ingressar ou permanecer no Pis. Quem est sujeito a expulso pq aprontou alguma coisa no pas e por isso considerado nocivo.

A extradio algo mais complexo e mais grave, no caso da extradio h uma pessoa que pratica um crime em um pas e ela foge, se evade para outro pas, ou ela sai do seu pas vai pra outro e pratica o crime l e foge para um terceiro pas. Brasileiro no ser extraditado (em regra) (ele sai daqui pratica um crime em outro pis) o que pode acontecer o pas pedir para que o Brasil extradite a pessoa para ser julgado l, mas no vai acontecer pq o Brasil no extradita um nacional. Dentro do pas em que a pessoa tenha nacionalidade ela n pode ser presa, mas em qualquer outro lugar ela pode. H apenas duas excees qt a extradio de brasileiro Art. 5, inciso 51(s brasileiro naturalizado)

Art. 5, 52 diz que o estrangeiro no ser extraditado por crime poltico ou de opinio. Existe um benefcio especfico para os portugueses, e um beneficio um pouco mais amplo para aqueles oriundos de pases de lngua portuguesa. - A CF confere uma facilidade para se naturalizar considerando a lngua, o idioma (portanto todos aqueles que vem de pases que falam portugus tero facilidade para se naturalizar, no s os de Portugal) Art. 12, II, a. Existe esse benefcio por causa de uma identidade cultural semelhante, a lngua um grande fator de identidade cultural dos povos. A regra geral para que um estrangeiro que queira pleitear a naturalizao, que tenha morado ao menos 4 anos no Brasil ininterruptamente. Mas no caso desses que falam portugus necessrio morar apenas 1 ano. Outra coisa que o estrangeiro tem q ter o domnio da lngua portuguesa, o q n necessrio para quem j vem de um pas que fala portugus. O segundo benefcio da quase nacionalidade um benefcio exclusivo dos portugueses, somente nacionais de Portugal. Esse beneficio consiste num estatuto privilegiado,esse estatuto baseado na condio de reciprocidade. O Brasil confere aos portugueses residentes no Brasil os mesmos direitos dos brasileiros, desde que o brasileiro em Portugal seja tratado da mesma forma que os portugueses. Nota que o portugus aqui continuar sendo portugus mas tratado como brasileiro e vice versa, no necessrio se naturalizar de fato. Ter todas as prerrogativas de um brasileiro, s no poder exercer os direitos privativos de brasileiro nato. Ex. concorrer a cargo eletivo, deputado, senador, governador.

05/06/12 3- Nacionalidade originria / primria art. 12, I Utiliza-se os critrios abaixo: - Jus soli- leva em considerao local de nascimento. Pases com grandes movimentos de imigrao adotam esse critrio, para facilitar a adaptao, pois seus filhos tero a nacionalidade do local. - Jus sanguinis leva em considerao a questo dos antecedentes. Pases de emigrao utiliza esse critrio, para que haja uma preservao da cultura e manter os laos de identidade com os seus antepassados. O Brasil adota os dois critrios. - Alnea a: a nacionalidade atribuda a quem tenha nascido no territrio brasileiro (jus soli), salvo aquele que for filho de pais estrangeiros que estejam a servio do seu pas. Ex: filho de um diplomata. - Alnea b: filhos de brasileiros que esto a servio do pas no estrangeiro. - Alnea c: filhos de brasileiros residentes no estrangeiro se forem registrados no Consulado brasileiro, poder ter nacionalidade brasileira. Outra possibilidade , essa pessoa nascida no

estrangeiro vir a residir no Brasil e optar por nacionalidade brasileira. So brasileiros natos em potencial. Essa regra sofreu duas modificaes: * Antes Na redao originria da CF88 se falava apenas do registro no Consulado. EC- R 3/94: passou a estabelecer que no era mais o registro no consulado, e sim a residncia + opo. Foi criticado, pois a pessoa que no mora no Brasil no significa que ela no queira ter a nacionalidade brasileira. EC 54/2007: trouxe novamente o registro no consulado e manteve a residncia + opo. 4-Nacionalidade adquirida/ secundria art. 12, II -Tcita (CF/1891) uma reminiscncia histrica. Dessa forma, os estrangeiros que estivessem morando no Brasil tinham 6 meses para procurar uma autoridade e dizer que no queriam se tornar brasileiros naturalizados. Foi uma forma de facilitar a vida dos imigrantes. - Expressa * Ordinria (Alinea a): naturalizao comum. O estrangeiro poder ser naturalizado na forma da lei Estatuto do Estrangeiro (residncia mnima 4 anos, demonstrar que conhece o idioma, demonstrar que tem meios de subsistncia por renda ou bens, e idoneidade moral). Por questo de soberania, mesmo que um estrangeiro preencha todos os requisitos, o Brasil pode negar a naturalizao.

* Extraordinria (Alnea b): a naturalizao conforme a CF, com 15 anos de residncia ininterruptas + sem condenao penal, desde que requeiram. Nesse caso a pessoa tem o direito subjetivo a naturalizao, podendo ser pleiteada judicialmente caso seja negada. - Radicao precoce (CF/ 67 e Estatuto do Estrangeiro): quando a criana estrangeira vem morar muito pequena no Brasil. No existe previso na CF, mas tem previso no Estatuto do Estrangeiro. uma forma de se naturalizar para as crianas que vieram morar no Brasil muito cedo.

2 Semestre 14/08/12 5.2 Distines entre brasileiros - Isonomia(art 2) -Extradio -Cargos(art.3) -Conselho da Repblica -Proprietrios de emissora 6. Perda da Nacionalidade(art.12, par. 4) -Cancelamento da naturalizao -Aquisio de outra

Em princpio no h distines entre brasileiros natos e naturalizados, devem ser tratados da mesma maneira por conta do principio da isonomia, havia antigamente discriminao contra o naturalizado, isso mudou com o advento da constituio de 88. Contudo h excees onde h possibilidade de um brasileiro naturalizado ter um regime jurdico diferente de um brasileiro nato. So - extradio- Art.5, LI -H cargos privativos de brasileiros natos Presidente da Repblica (o sucessor do presidente o vice)nota: h diferena entre sucessor e substituto do Presidente da Repblica, este tem um sucessor(que assume definitivamente o cargo) e vrios substitutos(que ocupam o cargo temporariamente). Portanto todos os seus substitutos tambm devem ser brasileiros natos. Sequncia: Presidente da Repblica Vice Presidente Presidente da Camara dos Deputados Presidente do Senado(congresso) Presidente do STF(este o ultimo substituto do presidente da repblica). A constituio em seu Art. 12 diz que todos os Ministros do STF devem ser brasileiros natos e no s o Presidente(por uma questo de lgica j que todos os Ministros sero algum dia Presidente do STF por ser um cargo rotativo).

H mais 3 cargos que so privativos de brasileiros natos; - Ministro do Estado da Defesa(se o Brasil est em guerra com outro pas o Ministro que chefe das 3 foras armadas do pas, exercito, marinha e aeronutica que responde). Nota: O ministro das relaes internacionais no precisa ser nato, a constituio no lembrou dele. - Oficiais das Foras Armadas (pois ao comandarem seus pelotes, regimentos devem ter dedicao exclusiva com os interesses nacionais, seria uma posio muito delicada se este naturalizado tivesse que agir contra seu pas de origem). - Carreira Diplomtica (ou seja, so os diplomatas, o diplomata tem o papel de dialogar em casos de interesses comerciais do Brasil no exterior. O diplomata concursado. Essa lista de cargos privativos de brasileiros natos taxativa.

A Constituio estabelece mais duas requisies: - Art. 89, VII. O Conselho da Repblica rgo do poder executivo que assessora o Presidente da Repblica , em caso de crise institucional, haver 2 cidados indicados um pelo senado e outro pela cmara, e estes cidados devem ser brasileiros natos. - Art.222. Proprietrios de emissora (tanto de rdio quanto de TV), para ser proprietrio de emissora de rdio ou tv no Brasil tem que ser brasileiro nato. Ou que seja naturalizado h ao menos 10 anos.

Falando de perda a nacionalidade h duas situaes sem que o brasileiro deixa de ser brasileiro: - Quando houver o cancelamento da naturalizao que ocorre mediante sentena judicial - o que pode levar um brasileiro a sofrer uma ao judicial para cancelamento da naturalizao a prtica de atividade nociva ao interesse nacional (qualquer ato que o governo considere nocivo ao interesse nacional), essa hiptese apenas atinge brasileiros naturalizados, no tem como um brasileiro nato cancelar sua naturalizao, pois nunca houve naturalizao). Quando houver aquisio de outra nacionalidade, se um brasileiro adquire outra nacionalidade ele perde a nacionalidade brasileira, pois entende-se que ela no quer mais ter vnculo com seu pas de origem. Ento via administrativa o Ministrio da Justia vai cancelar a nacionalidade. No h perda da nacionalidade quando: I-Reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira (o caso da pessoa que nasce no Brasil, mas conseguiu obter o reconhecimento da cidadania estrangeira pela prpria lei estrangeira, neste caso ela no est deixando de ser brasileira apenas adquirindo mais uma nacionalidade por questes ancestrais).

II- h a obrigao, imposio de naturalizao pela Lei estrangeira para permanncia no territrio ou para exerccio de direitos o caso de quem quer morar e trabalhar num pas indefinidamente, mas como condio de permanncia no territrio a naturalizao ou para exercer determinado cargo por exemplo h a exigncia de naturalizao.

Essas excees surgiram com a emenda constitucional de reviso 3/94.

21/08/12 Direitos Polticos

1- Democracia Direta O Brasil adota a democracia semidireta. - Modelo Ateniense Atenas era uma cidade Estado e, portanto l foi o bero da democracia. As decises polticas eram tomadas em assembleias nas praas pblicas pelos cidados. O poder era atribudo aos cidados, era exercido por eles diretamente por meio da palavra e do voto. Cidadania presumia a liberdade, ou seja, os escravos no eram cidados nem seus herdeiros. Somente os homens faziam parte da cidadania. Cerca de 200.000 habitantes, porm o nmero de cidados era entre 10 e 20 mil cidados.

- Rousseau (Contrato Social) 1762 A legitimidade do governo existe quando atenda a vontade geral poder supremo. O governo que age conforme a vontade geral dotado de legitimidade (voto dos cidados).

- Novo Modelo Foi pensado para viabilizar o exerccio da democracia grandes extenses territoriais, grandes populaes.

2- Democracia Indireta

- Modelo clssico Tem seu modelo representativo, por grandes revolues. Final sculo XVIII. O povo governa indiretamente. Presume-se que o governante ir atender o interesse do povo.

- Base da representao Parte de algumas premissas: Os homens no tem capacidade de tomar decises polticas. Deve-se confiar numa minoria daqueles que so considerados mais capazes. Representantes escolhidos pelo povo por meio da eleio. Alguns filsofos fortaleceram essa ideia, entre eles, Montesquieu (Do Esprito das Leis 1749) e Sieys (A constituinte burguesa).

- Sufrgio Universal (final do sc. XIX) Antes era censitrio (apurado pelo censo) s podia votar quem possua alguma propriedade. Em meados do sculo passado houve a conquista do sufrgio universal.

3- Natureza Jurdica da representao -Teoria do mandato imperativo Impunha ordens ao mandatrio, ou seja, o representante deveria seguir as ordens do eleitor. uma teoria impraticvel porque pode entrar em contradio os interesses dos eleitores.

- Teoria do mandato representativo O mandatrio no est adstrito s instrues dos eleitores. O mandatrio no pode ser destitudo a qualquer tempo. No est obrigado a prestar contas ao cidado. Age em nome de todo o povo. A eleio acaba consistindo em atribuio de competncia. O mandatrio no est vinculado juridicamente a vontade do povo.

4- Democracia semidireta instrumentos de participao direta. - Veto popular (por lei) uma lei se no for aprovado pela populao revogada. recall (representante) no existe no Brasil retira o representante a qualquer tempo.

- Plebiscito / referendo Ambas so consultas feitas populao a respeito de uma questo poltica ou lei. Plebiscito antecede o momento da consulta. Ex: criao de novos estados ou municpios. Referendo sucede. Ex: Estatuto do desarmamento

No ano de 1962 o Brasil virou parlamentarismo, depois fizeram um plebiscito e voltou a ser presidencialista. O congresso Nacional que autoriza o plebiscito e o referendo por meio da resoluo.

- Iniciativa popular Precisa ter 1% do eleitorado nacional sendo esse 1% distribudo em pelo menos 5 estados, 0,3 em cada estado. Crtica: no h nenhum benefcio de tramitao.

28/08/12

Direitos Polticos - Noo: regras sobre a soberania nacional (art. 1, nico). - Contexto: integram a categoria dos direitos fundamentais, constituindo o captulo IV, do Ttulo II da CF. - Sufrgio: diz respeito a dois tipos de capacidade eleitoral. Capacidade eleitoral ativa: consiste no ato de votar. Capacidade eleitoral passiva: capacidade de ser votado, candidatando-se a um cargo eletivo. A capacidade eleitoral passiva pressupe a capacidade eleitoral ativa, ou seja, um pressuposto da capacidade eleitoral passiva, pois s pode se candidatar quem pode votar.

possvel ter um cidado que pode votar, mas no pode se candidatar. o caso dos maiores de 16 anos e analfabetos. Possuem capacidade ativa, mas no possuem capacidade passiva. - Outros direitos Formas de participao direta da vida poltica: O cidado pode participar do processo legislativo (art. 61, 2). Outra forma atravs da ao popular, quando o cidado defende o interesse da coletividade (art. 5, LXXIII). O cidado tambm pode organizar partidos polticos (art. 17, CF). - Direitos polticos negativos o cidado privado de exercer os direitos polticos, como nas seguintes situaes: * inelegibilidades: situao em que a pessoa privada da capacidade passiva. * casos de perda e suspenso dos direitos polticos: situao em que se perde a capacidade ativa e passiva.

Cidadania - Cidado- CF/ 88: aquele que intervm no processo governamental, pelas maneiras citadas acima. A nacionalidade um dos pressupostos da cidadania. necessrio os direitos polticos para que haja a cidadania. Nacionalidade + Direitos polticos = Cidadania. - Analfabeto Antigamente, o analfabeto tinha o direito de votar, depois foi retirado e concederam novamente. Hoje ele tem os direitos polticos recuperados pela EC 25/85, o que significa dizer que foi antes da CF. O analfabeto inelegvel, mas pode votar. uma capacidade parcial. - CF/88: trouxe o voto facultativo entre 16 e 18 anos. - Portugus Mesmo sem se naturalizar tem o direito de exercer os mesmos direitos do brasileiro, desde que o brasileiro tenha os mesmos direitos l (art. 12, 1).

Sufrgio universal - Estrangeiro No pode se alistar como eleitor, pois no tem a nacionalidade.

- Conscrito Est realizando o servio militar obrigatrio, no se tratando de situao permanente. Se vier a seguir carreira no mais conscrito. O conscrito impedido de exercer direitos polticos. Se j for eleitor, o titulo fica retido. A razo de se impedir o conscrito de exercer direitos polticos se deve a necessidade de participar de tropas federais que podem ser convocadas no dia da eleio. - Sufrgio restrito Restrio aos exerccios dos direitos polticos: * Por condio econmica: como no perodo do Imprio que devia comprovar posses. * Por condies especiais: escolaridade - Sufrgio universal No existe nenhuma restrio, como o caso atual. A capacidade eleitoral ativa atribuda a todos os nacionais preenchidos os demais requisitos. Porm, mesmo o sufrgio universal traz uma restrio, como no caso a idade mnima de 16 anos. Porm, ainda assim o sufrgio universal, pois necessrio o discernimento para a prtica do ato.

Voto - Conceito Instrumento pelo qual se exerce a capacidade eleitoral ativa. - Obrigatoriedade Trata-se de um direito-dever. O descumprimento do dever de voto enseja penalidade: multa. O voto uma clusula ptrea (art. 60,4) no sentido de ser secreto, peridico, universal e direto e de igual valor para todos. O artigo no inclui a obrigatoriedade do voto.

Caractersticas: Ato personalssimo: quer dizer que s a pessoa pode exercer o ato. O voto no admite procurao. Se admitisse procurao, o sigilo do voto seria violado. Obrigatrio: consiste em um dever indeclinvel de comparecer formal e fisicamente ao local de voto. Livre: vota-se como quiser, com liberdade para expressar a sua convico poltica. Secreto

Direto Exceo: ainda existe um caso onde o voto indireto: Presidente da Repblica em caso de dupla vacncia do mandato. Igual para todos: one man, one vote Peridico: o regime democrtico impe a periodicidade.

04-09-12
9. Elegibilidade - Capacidade eleitoral . Ativa . Passiva - Filiao partidria 10.Ireelegibilidade 11. Efeito . Objetivo . Surgimento - Absoluta - Relativa

Capacidade eleitoral ativa a que atua como pressuposto da capacidade eleitoral passiva, em outras palavras, quem pode ser candidato pode votar, mas a reciproca no verdadeira, existem pessoas que podem votar mas no podem ser eleitas. A capacidade eleitoral passiva tem requisitos prprios que no se confundem com a capacidade eleitoral ativa: - Idade mnima - que vo de 18 a 35(quanto mais relevante, abrangente for o cargo maior ser a idade mnima. 18 anos vereador, 21 prefeitos, deputados(qualquer deputado, estadual, federal, ou do distrito federal), juiz de paz(contudo a justia de paz no est regulamentada como determina a Constituio Art. 98, II. Hoje cada Estado tem seu procedimento para a escolha do juiz de Paz, pois ainda no h uma regra nica como estabelece o art. 98).

30 anos idade mnima para exerccio de cargo em mbito estadual, portanto, Governador. 35 anos idade mnima para Presidente da Repblica e Senador. Nota: os requisitos para ser titular sero os mesmo para ser vice, a idade do titular acompanha a do vice. Esses requisitos de idade devem ser preenchidos no momento da posse ex. pode se eleger com 17 anos e no momento da posse deve ter 18. A capacidade eleitoral passiva deve preencher esses requisitos de idade mnima (art. 14 3, VI), ela vai sendo adquirida progressivamente. - Domicilio eleitoral na circunscrio ou seja, a pessoa s pode ser candidata a determinado cargo no mbito em que exerce seu voto. Segundo o TSE o domicilio eleitoral na circunscrio onde a pessoa mantm seus interesses. O Sarney do Maranho tem sua vida l e no entanto Senador no Amap(por isso o TSE justificou) - Filiao partidria no Brasil no se admitem as chamadas candidaturas avulsas, no se candidata sem estar filiado a um partido politico.

Inelegibilidade: traz as hipteses em que a pessoa no poder se candidatar ao mesmo cargo O Brasil tinha um a tradio de vedao a reeleio, essa tradio que vigorou muito tempo foi emendada em 1997. A emenda constitucional 16/97 passou admitir a reeleio do chefe de executivo por mais um mandato consecutivo. Isso ocorreu com FHC e se tornou a nova tradio. Um detalhe importante a essa regra. Depois de exercer um mandato consecutivo a pessoa tem que se afastar obrigatoriamente por uma eleio, mas depois de uma eleio pode voltar a se eleger. No existe uma limitao ao numero total, a limitao apenas em relao ao numero de mandatos consecutivos. Na regra da reeleio que diz que para quem exerce determinado cargo concorrer a um outro cargo deve haver a renuncia 6 meses antes. Ex. se a Dilma quiser concorrer na prxima eleio para Governadora deve renunciar 6 meses antes da Presidncia. A alegao dessa exigncia para que o candidato no use da maquina administrativa para se beneficiar. Dizem que a finalidade disso evitar que a pessoa utilize da maquina pblica para beneficiar a sua eleio, fazendo da sua administrao uma plataforma eleitoral. Mas aquele que vai concorrer ao mesmo cargo tambm no vai utilizar da maquina administrativa para beneficiar sua reeleio??? A esta a incoerncia dessa regra da reeleio.

11/09/12 Inelegibilidades - Impedimentos

- Absoluta: impedem o exerccio de qualquer cargo ( 4, art. 14). Inalistveis, analfabeto

- Relativa: alcana determinados cargos, ou seja, podem concorrer a alguns cargos, e no para outros. A finalidade evitar o uso da mquina administrativa. Para concorrer a outro cargo eletivo, a pessoa deve se desincompatibilizar 6 meses antes da eleio.

- Reflexa - 7 - alcana quem tem vnculos com o titular do cargo. Exemplo: o caso de um prefeito cuja esposa concorrer a eleio de prefeito, no pode. destinado apenas para o cargo ocupado pelo titular. *cnjuge/ companheiro * parentes de 2 grau * Smula Vinculante 18 impede candidatura de cnjuges separados recentemente.

Outras hipteses: Lei complementar ( 9, art. 14) LC 64/90 traz outras situaes de inelegibilidade, que visam prevenir abusos e tutelam a moralidade e a probidade administrativa. O cidado pode entrar com uma Ao de Impugnao de Mandato eletivo, em caso de algum ser eleito estando inelegvel. Pode ser utilizada em casos de abuso de poder econmico, corrupo ou fraude. Essa ao tramita em segredo de justia para que no tenha conhecimento da ao para evitar um prejuzo indevido e ilegtimo ( 10 e 11). Tem 15 dias para entrar com essa ao. Se o autor mover por motivos de m f, dever indenizar por prejuzo. A lei da ficha limpa a 135/10 uma lei que alterou a lei de inelegibilidade para trazer novas alteraes.

Situao do militar ( 8) Pode concorrer obedecendo as seguintes restries: Menos de 10 anos de carreira dever afastar-se da atividade militar. Esse afastamento considerado definitivo pela doutrina, ou seja, ele deve se exonerar da carreira para ser candidato. Mais de 10 anos, ser agregado pela autoridade superior, ou seja, dever deixar o posto em que trabalha e passa a obedecer as ordens do superior. Se eleito passar para a inatividade, ou seja, ser aposentado.

Privao dos direitos polticos art. 15 A privao pode ser dar de vrias formas. No se confunde com cassao. - Cassao: ocorria nos tempos da ditadura por atos institucionais. No existe mais nos dias de hoje. - Perda e suspenso: a diferena est na automaticidade da reaquisio (Jos Antonio da Silva). No caso da suspenso voltar automaticamente, e na perda, dever tomar algumas atitudes para ter de volta. Incisos I cancelamento da naturalizao transitado em julgado, atravs de uma ao rescisria, pode ter a naturalizao de volta e recuperar os direitos polticos. (PERDA) II Incapacidade Civil Absoluta (SUSPENSO). III Condenao transitado em julgado enquanto durarem seus efeitos (SUSPENSO). Quando transita em julgado essa condenao, h uma comunicao ao TRE. Essa recuperao independente de reabilitao criminal ou de reparao de danos a vitima pelo crime. Preso provisrio no perdem os direitos polticos. IV Recusa de cumprir obrigao a todos imposta (servio militar obrigatrio) para recuperar dever cumprir a obrigao ou a prestao alternativa (PERDA). V Improbidade Administrativa (8429/92, art. 9, 10 e 11- enriquecimento ilcito, leso ao errio, princpios da Adm. Publica) (SUSPENSO) H prazo estabelecido na lei.

Legislao eleitoral Art. 16 CF No se aplica a eleio que ocorra at um ano da sua vigncia.

18/09/12 Ordem social - Noes e objetivos Art. 194: Ordem social est ligada aos direitos sociais (Sade, educao, etc, art. 6). - Seguridade Social: INSS Estrutura: trplice diviso Sade art. 196 Direito de todos e dever do Estado Universal

Previdncia Social art. 201 Benefcios previdencirios, grvida, pagamento de benefcios para custear algo que ela vai ser usar (aposentadoria, penso por morte, baseado na contribuio). Regime contributivo e filiao obrigatria. Assistncia social art. 203 assegura o mnimo existencial a quem dela necessitar.

- Dispensao de medicamentos: Programas de dispensao: Dose Certa / Programa Alto Custo Lista de medicamentos que so fornecidos gratuitamente. Doena permanente de tratamento contnuo. necessrio ter uma padronizao por questo econmica. Entretanto tem remdios que pioram certos tratamentos para determinadas pessoas. Medicamentos no inclusos: a justia tem aplicado caput do art. 196, que diz que a sade direito de todos e dever do Estado. Tem, portanto, acolhido o pedido de fornecimento de medicamentos no inclusos na lista. Qualquer pessoa tem direito de pleitear medicamento pelo SUS. No h necessidade da pessoa ser necessitada. Efetividade do tratamento e liberdade mdica, mesmo mdico do SUS, vlido para cirurgia tambm. Responsabilidade solidria: Unio, Estados, Municpios. Outros insumos: prteses, rteses, cadeiras de rodas, fraldas. Prteses / rteses: O SUS obrigado a custear em razo da necessidade. Cadeira de Rodas: o SUS obrigado a custear. Necessidade, sade e locomoo. Fraldas: pessoas com paralisia cerebral. Envolve a sade, a dignidade da pessoa. Tambm uma questo de higiene. Competncia Municipal. Protetor solar: sim, na jurisprudncia no h consenso. Tem projeto de lei para se tornar obrigatrio o fornecimento de protetor populao. Doena rara, cujo custo seja elevado: exemplo, 30.000,00 prejudicando a populao como um todo? SS3073-PN.

25/09/12

Famlias - Vises homoafetivas Art. 226, 3, CF fala da unio estvel entre homem e mulher. Famlia anaparental: formada sem a presena dos pais (2 irmos morando juntos). Unio estvel de pessoas do mesmo sexo, a CF fala taxativamente entre o homem e a mulher.

A CF no probe a unio de pessoas do mesmo sexo. O STF recebeu duas aes ADI 4277/ ADPF 132 unio de pessoas do mesmo sexo. A CF no autoriza expressamente essa unio, mas os direitos expressos no excluem outros direitos implcitos ou garantias em tratados internacionais. Os direitos que fundamentam: de discriminao no se deve admitir qualquer forma, existe o princpio da isonomia / igualdade entre homens e mulheres.

Objetivos fundamentais da Repblica Federativa: Construo de uma sociedade livre, justa, solidria ( art. 3, I); Redues das desigualdades de ordem regional e de ordem social. Quando se diz que pessoas do mesmo sexo no configuram unio, fere esse objetivo;

- Os direitos fundamentais existem para a busca da felicidade. - Quando a CF garante a Unio estvel entre homem e mulher, no probe outros tipos de unio estvel. - Interpretao do CC conforme a CF no sentido de no se proibir unio homoafetiva. - Pluralismo poltico representa a possibilidade de se adotar todas as correntes existentes. A maioria no pode oprimir a minoria impedindo o reconhecimento da unio estvel entre homoafetivos (pessoas do mesmo sexo). A minoria deve ter seus direitos reconhecidos. O STF reconheceu unio estvel entre pessoas do mesmo sexo. O prprio art. 226, 3 diz que a lei deve facilitar o casamento (unio estvel). A unio estvel homoafetiva pode ser convertida em casamento. Tambm deve haver essa facilitao para que haja isonomia entre a unio estvel de homem e mulher e unio estvel homoafetiva. Hoje deve se permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo (posio doutrinria). O STF apenas reconheceu a unio estvel homoafetiva, no o casamento, sendo essa uma posio doutrinria.

- Crianas/ Adolescentes: maioridade penal Art. 218 18 anos a maioridade penal. Menor que isso, os procedimentos so provenientes do ECA. Os direitos fundamentais se encontram em toda CF. Maioridade penal clusula ptrea? Sim, pois constitui direito fundamental.

Plebiscito para decidir as alteraes da maioridade, pois uma deciso do povo. Primeiro ocorre o plebiscito, depois o congresso aprova a lei, pois o Congresso no estaria modificando um direito fundamental, apenas legitimando uma vontade do povo. Na doutrina prevalece a maioridade penal como clusula ptrea.

ndios TerrasArt. 231, CF, caput bem como o 1. 2 3 6. - Garantir e preservar seus costumes e tradies. Deve sua cultura ser preservada. Tendo acesso civilizao, no os obrigando civilizao. 1 Proteo das Terras: local onde tem suas aldeias. E local onde o ndio possa buscar sua sobrevivncia. 2 so terras da Unio, mas com usufruto dos ndios. A Unio no tem todos os direitos de proprietrios. 6 Jurdico As terras dos ndios foram ocupadas por fazendas ou at cidades. Desconsiderando todos os poderes aquisitivos sobre terras indgenas. - Caso Raposa Serra do Sol Petio 3388/RR Modelo contnuo de demarcao Proposta uma ao popular, houve a contestao dos proprietrios localizados nas terras indgenas. - O STF adotou o modelo contnuo A demarcao depende de estudos antropolgicos (estudo histrico desde quando o ndio estava naquela rea, fatos que aconteceram h dcadas). -Crime envolvendo ndio: Justia Federal (109) ou Estadual? XI Disputa sobre direitos indgenas (art. 109, XI Justia Federal) No porque o ndio autor ou ru que competncia da JF. Quando h morte de muitos ndios em suas aldeias direito indgenas enquanto coletividade.

02/10/12 Educao - Liberdade de ctedra (art. 206, II) Liberdade que o professor tem para ensinar, ou seja, a instituio no tem o poder de gerncia de como o conhecimento recebido. A liberdade do professor cerceada quando a instituio adota apostilas ou livros. - Garantias (art. 208, caput, 1) * Obrigatrio e gratuito * direito pblico subjetivo esse direito deve ser garantido pelo Estado e pelo judicirio se necessrio. Se o Estado no concede, o judicirio dever garanti-lo. Nesse caso no poder ser alegado a reserva do possvel. Se os pais no garantirem a educao podero responder por abandono intelectual.

- Direito a vagas: creches e pr-escolas O Estado no consegue garantir vagas para todos, ocasionando um dficit. Nesse caso, por exemplo, no caso do municpio de So Paulo, h uma inscrio para uma lista de espera, os quais so chamados quando aparece vaga.

O entendimento que se tm que a educao deve ser feita em uma instituio regular, no podendo ser ministrada em casa.

- Ensino superior (art. 208, V) segundo a capacidade de cada um. Nem toda profisso exige ensino superior, por isso a Constituio no precisa garantir o ensino superior para todos.

Cultura e comunicao social - Classificao indicativa de idade (art. 220, 3, I) uma indicao de idade para programas culturais, porm, nada impede que os pais valendose do poder familiar possam derrogar essa indicao. - Exibio de filme e censura (art. 220, 3, II) Calgula comeou a ser exibido e foi retirado do ar com base nesse dispositivo. Deciso do TJ de Santa Catarina.

- caso Lebach (Alexy) Princpio da proporcionalidade * Retransmisso de programa sobre crimes graves a justia entendeu que essa retransmisso no atendia ao interesse atual na informao. Essa retransmisso colocaria em perigo o direito de ressocializao do autor do delito. Nesse caso a proteo da personalidade precedeu liberdade de informao.

Meio ambiente (art. 225) A CF de 88 foi a primeira CF a trazer um captulo sobre meio ambiente. Poderia ter colocado dentro da Ordem Social de maneira geral, porm o constituinte quis chamar a ateno para o assunto. - Desenvolvimento sustentvel Preocupao com as futuras geraes. Deve haver uma utilizao de forma racional dos recursos ambientais. - Responsabilizao Penal da Pessoa Jurdica (3) Lei 9605/98 Cuida responsabilidade civil e penal esto sujeitas a penalizao sem prejuzo da reparao do dano, ou seja, mesmo que venha a repar-lo. No que tange a pessoa jurdica, no caso do dolo, a questo dizer que uma empresa, no caso, tem a inteno de praticar o ato. E quanto a culpabilidade, possvel dizer que uma empresa agiu com culpa? A pessoa jurdica no tem culpabilidade para ter uma sano penal. Porm, a CF deu a possibilidade de que pessoas fsicas e jurdicas tivessem sanes penais, o que a lei veio a reforar. A pena privativa de liberdade, obviamente no possvel, porm existem outras que podero ser adaptadas. Por conta disso o STF admite a pessoa jurdica ser responsabilizada penalmente.

09/10/12 ORDEM ECONMICA 1- Do liberalismo ao intervencionismo - Revoluo francesa e liberalismo: reduo da interveno do Estado na Ordem econmica. - Estado Social de Direito: Manifesto Comunista, Constituio de Weimer (1919), Espanhola (1931) e Cidade Mexicana. A preocupao com a garantia econmica e social trouxe o estado de bem estar social.

- Constituio Econmica: legitima a interveno do Estado na Ordem Econmica. Propicia que o Estado atue na economia. Essa Constituies so caracterizadas pela presena de normas de eficcia programtica (normas que trazem objetivos, deveres a serem alcanadas a longo prazo).

- Brasil: CF/ 1937 Nessa CF o Brasil comeou a adotar o Estado de bem estar social, e introduziu normas programticas. Porm, pouco de concreto foi feito. - Princpios da Ordem Econmica: Momento em que a CF/88 vai se preocupar real e efetivamente com o tema, atravs dos Principios estabelecidos no artigo 170, caput, nico). assegurada a livre iniciativa X valorizao do trabalho e dignidade humana. Nota-se uma conciliao da propriedade privada condicionada a funo social da propriedade. Deve ser utilizada em consonncia com a ordem social e econmica. Aproveita-se o que o capitalismo tem de bom, e o que o socialismo traz no tocante ao individuo.

2- Papel do Estado na Ordem Econmica O Estado atua exercendo o papel que a CF determina. - Explorao de atividade econmica: o Estado, a principio, no deve explorar a atividade econmica. Porm, nos termos do art. 173, caput, 2 - em situaes de imperativos de segurana nacional ou relevante interesse coletivo. Quando o Estado explora atividade econmica ele o faz atravs de empresas pblicas e sociedades de economia mista. Essas empresas concorrem normalmente com as demais empresas do mercado (privadas), devendo ter a aplicao do mesmo regime jurdico das empresas privadas. No pode gozar de benefcios e privilgios no extensivos aos particulares. - Represso ao abuso do poder econmico: (art. 173, 4) O Estado dever ter mecanismos que controle os abusos. Dominao dos mercados, eliminao da concorrncia e aumento arbitrrio dos lucros essas so as formas de abuso de poder econmico que devero ser reprimidas. O CADE a autarquia que evita esse abuso do poder econmico.

- Agente normativo e regulador: art. 174, caput

Quando o Estado permite que a iniciativa privada preste servios pblicos, ele se torna um agente normativo e regulador. Essa regulao feita pelas agncias reguladoras. O planejamento na ordem econmica obrigatrio para o Estado, e indicativo para a iniciativa privada. - Prestao de servios pblicos: art. 175, CF *Prestado direta ou indiretamente prestado pelo Estado: Ex: Metr um ente criado para prestar o servio pblico. *Delegado aos particulares: Concessionrias e permissionrias de servios pblicos. O Estado faz uma licitao para a iniciativa privada preste o servio.

3- Monoplio da Unio Por imperativos de segurana nacional e relevante interesse coletivo, o Estado criou dois monoplios da Unio: - Petrleo (art. 177, I a IV): pesquisa, lavra, refinao, importao e exportao, transporte martimo; - Minrios e Minerais Nucleares (inc. V):

16/10/12

4- Reforma agrria: o Estado precisa se valer de terras particulares para fazer a reforma agrria. E para isso necessrio que ocorra desapropriao. Porm, essa desapropriao no a do art. 5, XXIV. - Desapropriao: por interesse social para fins de reforma agrria, prevista no art. 184, caput. - Imveis: que no estejam atendendo a sua funo social. Os imveis que sejam utilizados pela pessoa fsica ou jurdica, que tenham utilidade adequada, com produo de alimentos ou criao de animais, no esto nessa hiptese. O artigo 186 especifica o que cumprir a funo social. - Indenizao: essa indenizao paga em ttulos da dvida agrria resgatveis em 20 anos, ou seja, no em dinheiro. Quando a CF fala de pagamento prvio, se refere apenas ao recebimento do ttulo, porm s receber em 20 anos. Essa desapropriao, alm de ser uma penalizao, serve como coao para que as pessoas utilizem suas propriedades dentro da funo social.

- Vedaes: pequenas e mdias propriedades produtivas e grandes propriedades improdutivas.

SISTEMA DE EXCEO 1- Noo: sistemas de crises: normas orientadas pelo principio da necessidade e temporalidade para manter ou restabelecer a normalidade constitucional legalidade extraordinria. 2- Estado de defesa (Estado de emergncia) - Objetivo: preservar ou reestabelecer a ordem pblica ou a paz social (art. 136) - Causas: grave e iminente instabilidade institucional ou srias calamidades pblicas. - Decreto do PR: para que haja o Estado de Defesa necessrio um decreto do Presidente da Repblica, pois deve ser de interesse nacional. ( 1): tempo de durao (2 delimita em 30 dias e podendo ser prorrogado uma vez se houver necessidade), reas abrangidas, medidas coercitivas (1, I) Problemas que afetem um bairro, um municpio, no se submetem ao Estado de Defesa. - Regras sobre priso: 3 - por conta da possibilidade do grande nmero de prises, algumas regras devero ser observadas para que sejam evitados abusos e prises indevidas: necessidade de comunicar a priso, priso no pode ser superior a 10 dias salvo por determinao judicial. A CF no fala sobre a incomunicabilidade do preso em nenhum outro dispositivo, apenas nesse momento do estado de defesa. Por isso, com base nesse artigo, entende-se que no foi recepcionada pela CF a regra do CPP, art. 21, 4 que trata da incomunicabilidade do preso.

23/10/12 - Procedimento * Comunicao ao Congresso Nacional ( 4) para apreciao em 10 dias, nos termos do pargrafo 6 do art. 136, e dever ser por maioria absoluta. Esse decreto deve ser justificado. * Convocao extraordinria: se estiver em recesso, conforme 5. Em 5 dias * Rejeio do decreto: aps essa apreciao, possvel haver a rejeio do decreto por parte Congresso Nacional ( 7). Se no houver a concordncia do ED ele cessar imediatamente. Estado de Stio reservado para situaes de maior gravidade. - Autorizao do CN por maioria deles. Ele fica na dependncia da anuncia do CN para que seja decretado. (art. 137, caput e nico). - Hipteses: comoo nacional grave, ineficcia do Estado de Defesa, guerra externa.

O art. 84 diz que Presidente da Repblica tem a competncia de declarar guerra e celebra a paz. No h necessidade de prvia declarao do Estado de Defesa para a declarao de Estado de Stio. - Decreto: do Presidente da Repblica (art. 138): no decreto abordada a durao, que varivel conforme a situao ( 1), que diz que em caso de comoo nacional grave e ineficcia do ED a decretao por 30 dias, prorrogveis por igual prazo. Pela leitura da CF, se verifica que as prorrogaes so indefinidas, porm por at 30 dias. No caso da guerra externa, no inciso II, a CF diz que a decretao poder ser por todo tempo que perdurar a guerra, ou seja, no tem limite temporal. - Convocao Extraordinria do CN (2 e 3 do art. 138) - as regras so as mesmas do estado de defesa. Enquanto o estado de stio estiver vigorando, no poder haver recesso no Congresso Nacional. - Medidas coercitivas (art. 139): no caso de comoo nacional grave s sero permitidas essas medidas: I permanncia em localidade determinada: toque de recolher; II nesse perodo pode gerar muitas prises e o poder pblico no tem como abrigar todos, nesse caso, as prises podero ser realizadas em outros edifcios; III nesse caso possvel que haja censura; ... Se for Estado de Stio em caso de guerra externa, o Presidente vai decidir quais so as medidas coercitivas e o Congresso Nacional ir autorizar. O pargrafo nico esclarece que o Parlamentar poder falar e expressar opinies desde que liberados pela Mesa Diretora da casa, garantindo sua imunidade parlamentar, mas restrita s suas casas legislativas. Essas medidas podero ser ampliadas por meio de sugesto ao Presidente, pois s ele pode fazer o Decreto.

Disposies Comuns - Oitivas do Conselho da Repblica e Conselho de Defesa Nacional: (art. 89 formao). Essas manifestaes no so vinculantes. - Acompanhamento ED e ES tem acompanhamento por Comisso do Congresso Nacional. Alm do ato de autorizar que feito por todos, h o acompanhamento permanente, feito por uma comisso, composta por alguns parlamentares. Essa Comisso tem a possibilidade de sancionar eventuais abusos e ilegalidades (art. 140 e 141, CF). - Controle judicial de legalidade: o ato est sujeito a uma represso de ilegalidades, ou seja, se algum (Presidente, CN ou a Comisso) fizer algum ato contrrio CF, o poder judicirio poder reprimir. Porm, ele s poder verificar se houve abusos, mas no

pode analisar convenincia e oportunidade poltica da declarao do ED ou ES, ou seja, no analisa o mrito do ato. - Limitao ao poder de emenda: o poder constituinte derivado reformador tem limites materiais (clusulas ptreas), formais e temperais. O qurum de 3/5, art. 60. H tambm as limitaes circunstanciais: art. 60, 1 - na vigncia de ED, ES e interveno federal no cabe emenda constitucional.

Vous aimerez peut-être aussi