Vous êtes sur la page 1sur 13

Isaac Newton

Raimundo A.P de Oliveira (pet-fisca ufpb)


Joo Pessoa, Abril de 2009.

Sumrio Notas sobre as datas...................................................................................................03 A cronologia da vida de Newton...............................................................................03 Introduo..................................................................................................................04 Sua infncia...............................................................................................................04 Newton chega a Universidade..................................................................................06 Anos de milagre........................................................................................................07 A obra prima (os principia).......................................................................................10 Bibliografia...............................................................................................................13

Nota sobre as datas 1700 foi o ano em que os ingleses consideram bissexto. A Inglaterra ainda no tinha adotado o calendrio gregoriano que estava defasado do continente europeu em 10 dias antes de 1700 e 11 dias defasado depois de 28 de fevereiro de 1700.

Cronologia da vida de Isaac Newton

1642 nasce no povoado de Woolsthorp, Lincolnshire;

1644 sua me casa-se novamente e muda-se para uma vila prxima, deixando Newton com sua av;

1653 sua me volta aps a morte de seu marido;

1661 Newton vai para o Trinity College, Cambridge como bolsista;

1665 gradua-se em Cambridge e foge de volta para casa a fim de evitar a peste;

1665-6 O anni mirabiles de Newton: durante o qual teve a inspirao para sua lei da gravitao universal;

1667 retorna a Cambridge e eleito membro do Trinity College;

1669 torna-se Lucasian, professor de matemtica em Cambridge;

1672 eleito membro da Royal Society; 1678 sofre o primeiro esgotamento nervoso aps a controvrsia com Hooke;

1687 publica o Principia Mathematica;

1696 muda-se para Londres e se torna inspetor da casa da moeda;

1699 promovido a diretor da casa da moeda;

1703 aceita a presidncia da Royal Society aps a morte de Hooke;

1704 publica a ptica;

1727 morre aos 84 anos;

Introduo Newton pode ser considerado o crebro mais refinado que a humanidade j produziu. Sua obra apresenta um grande avano do nosso pensamento. A descoberta da gravitao universal era uma das maiores descobertas importantes de Isaac Newton. Ele trouxe o conceito de fora, criou o clculo, estudou a natureza da luz. Enfim, Newton deu para a humanidade as bases da fsica e da matemtica em sua grande obra PRINCIPIA MATHEMATICA. Na opinio de Isaac Newton, ele conseguira pouco:
como se tivesse sido apenas um menino brincando na praia, divertindo se de vez em quando ao encontrar um seixo mais arredondado ou uma concha mais bonita do que o normal, enquanto o grande oceano da verdade permanecia totalmente inexplorado diante de mim.

Contudo, por trs de um grande gnio, Newton tinha uma personalidade marcante e era uma pessoa profundamente perturbada e vingativa.

Sua infncia

No Natal de 1642, nasce Isaac Newton na casa senhorial de Woolsthorpe, perto de Grantham, no Lincolnshire (cerca de 100 quilmetros de Cambridge). Antes de Isacc, a famlia Newton no tinha destaque na comunidade cientfica. A famlia Newton ainda pertencia a uma posio social no muito elevada. Simon Newton, o primeiro da famlia, comea a ter destaque na agricultura, mas, a partir de ento, os Newton comeam a se erguer na escala social.

Quando Isaac Newton (o pai) casa-se com Hannah, a famlia Newton ganha mais status. Hannah era filha do fidalgo James Ayscough, de Market Overtou, no Condado de Rutland e como dote trouxe uma grande propriedade em Sewstern, Leicestershire. Nesse momento, os Newton se deparam com uma instruo formal, pois, antes de 1642, nenhum Newton da famlia sabia pelos menos assinar seu prprio nome, ao contrrio dos Ayscough que receberam uma instruo formal. No ano em Hannah se casa, seu irmo Wilian foi nomeado para a reitoria de Burtoun Coggles. Depois teria sido ele a encaminhar Newton (filho) para a Universidade. Isaac Newton foi criado pelos Ayscough e, com isso, ele recebe uma educao que os Newton jamais tivera. Seis meses depois do casamento, Newton (pai) morre deixando bens e uma viva grvida. Em 1642, a me de Newton casa-se novamente com Barnabas Smith, o qual era reitor de Nort Witham, que morava prximo da aldeia. Ento, Hannah vai morar com o senhor Smith, deixando Newton aos cuidados de sua av. Barnabas Smith constri na casa em Woolsthorpe um quarto para Newton, onde se podiam encontrar, nas instantes, livros (200 ou 300 livros) que, na maioria, eram edies dos padres da igreja e tratados teolgicos que pertenciam a seu padrasto. Com essa biblioteca em poder muito provvel que Newton tenha se interessado em estudar teologia. Em 1653, o senhor Smith morre e a me de Newton volta para casa em Woolshorpe. Ela leva consigo como dote um lote de terra, aumentando ainda mais a herana de Newton. Em menos de dois anos, a me de Newton decide mand-lo para estudar em uma escola secundria. Ento, ele vai estudar no liceu em Grantham e se hospedou na casa do boticrio Sr. Clark, onde tambm moravam trs enteados do sr. Clark( dois meninos e uma menina). Newton no se dava muito bem com os meninos e logo desenvolveu uma amizade com a irm deles. Com o passar de tempo, criou-se um romance relmpago, uma vez que Newton s queria amizade com meninas e isso pode ter sido a causa do fim do romance. Essa foi a primeira e ltima vez que Newton teve uma ligao de romance com uma mulher. Na poca em que Newton vivera em Grantham, ele se mostrou habilidoso em construes mecnicas. No sto da casa de Clark, ele fazia objetos de madeira (moblia de bonecos para meninas e tambm prottipos) que impressionava os moradores da regio. Em 1659, ele mandado de volta para casa (Newton chegava ento aos 17 anos). A inteno de sua me era que ele fosse administrador da fazenda, mas ele mostrou total desinteresse. Estava mais preocupado com suas invenes engenhosas

mecnicas at que seu tio William Ayscough insistiu com sua me para que mandasse Newton de volta para a escola, s que, desta vez, para se preparar para entrar na Universidade. Ento, ele mandado de volta para estudar e em pouco tempo estava pronto. Logo no comeo de junho de 1661, ele vai para Cambridge.

Newton chega universidade

Em 1661, Cambridge tinha mais de 400 anos de existncia. Poderamos chamar hoje de uma ramificao de Oxford. Nessa poca, Cambridge chega a ter 3 mil matrculas, exatamente quando Newton chega a Universidade. Newton ingressou no Trinity (duas faculdades dominavam o cenrio de Cambridge, que era o St. Johns College e seu vizinho o College of Undivided) na condio de subsizar (um bolsista), um estudante pobre que ganhava sua subsistncia fazendo trabalhos para professores e para os alunos ricos da Universidade. Esses alunos estavam numa escala social abaixo dos demais estudantes, uma vez que no podiam comer com os alunos fidalgos. Em algumas faculdades, tinham becas especiais para que esses alunos ricos pudessem ignor-los. Essa condio, em que Newton se encontra como aluno pobre, deve-se ao fato de que sua me no aceitara que o filho fosse acadmico. Assim como milhares de bacharelando, Newton comea sua carreira acadmica estudando Aristteles e Plato. No Trinity, ele tinha um tutor chamado Benjamim Pulleyn, o qual no estava muito preocupado em orient-lo. Ento, Newton segue seu prprio caminho no sentido de estudar o que tivesse interesse e, assim, ele estuda Ren Descartes, Sir. Francis Bacon, Galileu Galeilei e Johannes Kepler. Em Descartes, Newton estuda matemtica e em pouco mais de um ano j dominava a matemtica. Por descobrir conceitos novos, nos ltimos dois anos no Trinity, um professor de matemtica reconhece seu talento( foi o primeiro matemtico a reconhecer sua inteligncia, este se chama Isaac Barrow) e Newton passa a ser influenciado. Mergulhado nas obras de Descartes, Newton descobre uma nova ferramenta a geometria analtica que era de uso mais fcil que a antiga geometria de Euclides. com essa nova abordagem, de tratar os problemas de uma forma mais simples, que Newton criou uma base para poder escrever seus geniosos trabalhos. Ele recebe o ttulo de bacharel em abril de 1665 sem nenhum reconhecimento acadmico a no ser pelo professor Barrow. Isso se deve ao fato de Newton s estudar o que era de seu interesse na filosofia natural e na matemtica.

Anos de milagre

Exatamente no ano em que Newton gradua-se, acontece uma grande calamidade pblica (a peste bubnica) que assolou muitas partes da Inglaterra e, inclusive, Cambridge. Isso fez com que as universidades fechassem as portas. Durante oito meses as universidades ficaram de portas fechadas e voltam, ento, as suas atividades normais. Um segundo ataque comea e as universidades s voltam suas atividades na primavera de 1667. Com esse fato Newton vai para sua casa na aldeia de Woolsthorp, como era de interesse de sua me que ele administrasse as terras. Newton mostra total desinteresse e est mais preocupado em continuar estudando matemtica e filosofia natural. Na poca, Galileu j tinha definido a acelerao dos corpos nas proximidades da superfcie da terra (acelerao da gravidade). Kepler determinou as trajetrias dos planetas, enunciando suas leis de movimentos celestiais. Com Descartes, Newton aprendeu a aplicar mtodos matemticos a problemas fsicos. Newton percebeu que se fazia necessrio uma maneira de quantificar as operaes de um universo dinmico, um mundo que estivesse em constante movimento, ao contrrio da geometria de Descarte, que tratava o mundo como sendo esttico. Essa era a grande questo: como ver o mundo dinmico? Depois de muito pensar, Newton tem uma grande idia e, assim, ele cria o clculo diferencial e integral (no incio de seu trabalho, ele chamava de fluxes, como hoje conhecemos como clculo). Para ele, foi a maneira pela qual ele consegue ver o mundo dinmico. Essa era uma nova ferramenta matemtica e mais poderosa do que ser tratado em problemas de taxa de variaes infinitesimais, em taxas de movimentos e, tambm, na determinao de trajetrias de um corpo no espao. Newton aprendeu com Descartes que se um problema parece ser complicado demais, a melhor forma de resolv-lo decomp-lo em problemas menores e resolver um por um. esse o princpio fundamental do clculo: decompor um problema dinmico em um enorme nmero de degraus e, em seguida, sobre os degraus um problema de fcil resoluo. Para que possa ter uma preciso no resultado final preciso pegar o maior nmero de degraus.

(a)

(b) Fig.1

(c)

O clculo decompe uma mudana ou movimento num grande nmero de degraus. Quanto maior for a quantidade de degraus mais preciso e o resultado, isto pode ser percebido grficos nos acima. Segundo Willian Stukeley (o primeiro bigrafo de Newton), que ouviu do prprio Newton sobre a idia da gravitao universal ao observar a queda de uma ma. Nessa observao Newton comea a se perguntar: e se a mesma fora, responsvel pela queda da ma, valesse tambm para a lua? Ento, ele presumiu que a lua est caindo em direo a terra devido a fora que a terra exerce sobre ela. Porm, isso no acontece. Ento pensa ele: deve ter uma fora mais forte que puxa a lua num sentido contrrio e o responsvel por essa fora deve ser a fora que sol atua sobre a lua. Assim, a medida que a terra puxa a lua, o sol puxa com uma fora contrria e mais forte, fazendo compensar a queda da mesma e isso que faz a lua realizar sua trajetria em torno da terra. Depois de muito esforo mental, Newton imagina que essa fora de interao entre os corpos se dar como se toda a massa estivesse concentrada no centro do corpo e, assim, as foras atuam nos seus centros. Depois de muito pensar ele chega ao fim de suas observaes e,ento, cria a lei do inverso do quadrado.

Fig.2 A figura acima mostra como Newton imaginou como os corpos podiam interagir a distncia e foi assim que cria a lei do inverso do quadrado, que dado pela expresso abaixo:

(2.1) A grande sacada de Newton foi a percepo de que a fora responsvel pela queda da ma a mesma que reina entre corpos celestes, ou seja, os mesmos princpios matemticos se aplicam a todos os corpos do universo. Quando Cambridge reabriu, em 1667, Newton volta para a universidade e ganha, mais uma vez, uma bolsa de estudos no Trinity College. Passados dois anos, seu orientador, Isaac Barrow, desiste do cargo da Ctedra de Lucasian Professor of Mathematics e indica Newton como seu sucessor. Barrow reconhece o talento do seu bolsista, pois o tinha como um gnio extraordinrio. provvel que Barrow tenha notado que Newton era um matemtico mais brilhante do que ele e numa oportunidade deixa Cambridge (Barrow se torna capelo de Carlos segundo). Passados quatro anos, Barrow volta para Cambridge sendo ento nomeado reitor e pouco tempo depois morre aos 47 anos. Isaac Newton visto pelo campus como um sujeito esquisito que no liga para as vestimentas. s vezes, em seus estudos, esquece at de comer e muitas outras vezes de dormir. Newton tem uma brilhante carreira, desenvolveu o campo da geometria analtica, o clculo, estudou a natureza da luz, fez experincias em alquimia. Newton no tinha muita pretenso em divulgar esses trabalhos para a sociedade acadmica. Ele era uma pessoa excntrica e no ligava para o que as pessoas pensavam dele. A Royal Society (uma organizao independente que se tornou o principal centro de atividade cientifica da Inglaterra nos sculos 17 e 18) tinha notcia de que Newton tinha construdo um telescpio mais poderoso que se conhecia at ento. Assim a Royal Society pede para ver o invento e Newton manda um (conhecido como refletor de Newton) de presente. Entusiasmada com o invento, a organizao o convida a ser membro da sociedade. Empolgado, Newton decide apresentar seu trabalho sobre a natureza da luz branca e as cores dos objetos.

Newton fez experincias deixando passar um raio de luz num prisma e observou que o raio sofria refrao e que projetando num anteparo formava uma banda de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta) e, quando o feixe de luz refratado passava por um segundo prisma, elas se combinavam para formar a cor branca. Ento, concluiu que a luz branca composta de cores primrias e, tambm, afirmou que a luz consiste de partculas. Com esse trabalho, Newton pe em oposio o conhecimento que se tinha sobre a natureza da luz. Um grande opositor dele foi o cientista e feche da Royal Society Robert Hooke e, tambm, o cientista Christian Huygens, que defendiam a natureza como sendo ondulatria. Newton nunca queria ser contrariado em suas idias e essas duas cincias passam a ser alvo de muita raiva em sua vida. Ento. decide no mais fazer nenhuma publicao e desistir da vida acadmica. Trs anos depois de total isolamento, chega aos ouvidos que Hooke tinha aceitado sua teoria da natureza da luz. Satisfeito com a notcia, Newton decide apresentar mais um artigo sobre a luz. Em oposio, Hooke o acusa de plgio. Isso s aumentou sua ira e, diante de muitas oposies as suas idias, Newton tem um colapso nervoso.

A obra prima (os Principia)

Em agosto de 1684, Edmund Halley (o descobridor do cometa que leva seu nome, torna-se notvel com suas observaes astronmicas) apresenta-se diante de um problema da dinmica das rbitas dos corpos celestes e tem dificuldades em resolv-los. Em conversa com Hooke, ele afirma saber como encontrar a soluo, s que no diz como e, assim, passa uns sete meses e Halley decide ento procurar Newton. Newton fica muito satisfeito com a presena por um grande e renomado cientista ir a sua procura para pedir ajuda e essa visita motivo que leva Newton a voltar as atividades acadmicas. Halley pergunta a Newton se possvel provar matematicamente as rbitas dos planetas. Sua resposta que tem sim e que ele j tinha feito essa demonstrao. Ento Halley pede para ver e Newton diz no encontrar no momento e que depois mandava por correspondncia (talvez Newton soubesse onde estava suas anotaes, s que precisava de fazer uma reviso em seus escritos). Em mais de trs meses, Newton envia seu trabalho para Halley que continha aproximadamente nove pginas. Nele, Newton apresentava a soluo do problema.

10

Surpreso com o que tinha recebido, Newton viaja a procura de Newton com a inteno de convenc-lo a colocar suas anotaes em ordem e escrever um livro para que a comunidade cientfica conhecesse seu magnfico trabalho. Diante de muitos esforos, Halley consegue encorajar Newton a escrever e, ento, ele comea e dedica-se integralmente no que viria a ser sua grande obra prima. Depois de muitas dificuldades encontradas na publicao da obra, Halley chega ao ponto de custear a publicao do livro, uma vez que a Royal Society recusa-se no custeio da mesma. Em 1687, o livro intitulado de Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, composto de trs livros, foi publicado. O livro um discute uma dinmica geral sem preocupao com o atrito. O livro dois trata de problemas relativos aos movimentos de corpos slidos suspensos num meio fluido, levando em considerao a natureza do atrito. E no terceiro livro, Newton apresenta uma descrio para os movimentos dos corpos celestes, baseando-se nas trs leis que levam seu nome e que podem ser definidas como se segue:

Primeira lei: Um corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento retilneo e uniforme a no ser que uma fora passe a atuar para mudar seu estado. Aqui, ele apresenta o conceito de massa de um corpo, que a resistncia do corpo ao movimento, ou seja, quanto maior for a massa maior ser sua resistncia ao movimento.

Segunda lei: A mudana do movimento proporcional a fora aplicada ao corpo e pode ser escrita na expresso abaixo,

Essa segunda lei Newton mostra o conceito de fora centrpeta.

11

Terceira lei: Que toda ao existe uma correspondente reao igual e contrria como na figura 2. Que na natureza os corpos se atraem mutuamente com foras de mesma intensidade, mesma direo, porm sentidos contrrios. Newton descobre que as foras que matem as rbitas dos planetas so governadas por foras do inverso do quadrado, como mostra a expresso 2.1. Considerado por muitos historiadores, o Principia tido como um dos mais importantes livros jamais escritos.

Tornando-se assim um cientista renomado por todos. Tal fama leva a ser um homem poltico e, em 1696, nomeado administrador da casa da moeda e mais tarde torna-se presidente. J em 1703, eleito presidente da Royal Soceity, que s o aceitou depois da morte de seu grande inimigo Hooke. Um ano depois, ele publica a ptica, em que apresenta a natureza da luz e as cores dos objetos que h mais de 20 anos tinha escrito. Com suas leis, Newton ensina para o mundo como o universo se comporta, explicando o movimento de lanamentos de objetos, o movimento dos planetas, satlites. Enfim, Newton deu a base da mecnica. Em maro de 1727, morre em Londres aos 84 anos e foi homenageado com grande horria.

12

Bibliografia
WESTFALL, Richard S. A vida de Isaac Newton/ Richard S. Westfall; Vera Ribeiro- Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

BRENNAN, Richard P. Gigantes da fsica: uma historia da fsica moderna atravs de oito biografias/ Richard P. Brennan; traduo, Maria Luiza X. de A Borges; reviso tcnica, Herinque Lins d Barros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. , 1998

NEWTON, Isaac, Sir,1642-1727. Principios matemticos; ptica e o equilbrio dos fluidos/ Sir Isaac Newton A manadologia; Discurso de metafsica e outros textos/ Gottfried Wilhelm Leibniz; tradues de Carlos Lopes de Mattos (et AL.). So Paulo: Abril Cultural, 1979. (Os pensadores) Incluindo vida e obra de Newton e Leibniz.

13

Vous aimerez peut-être aussi