Vous êtes sur la page 1sur 8

AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

LZ-2500 D

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800 0 17 28 44 www.lorenzetti.com.br

Lorenzetti S.A. Indstrias Brasileiras Eletrometalrgicas Av. Presidente Wilson, 1230 - CEP 03107-901 Mooca - So Paulo - SP - Brasil C.N.P.J. 61.413.282/0001-43

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

02

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

11

1- Apresentao
- Voc acaba de adquirir o Aquecedor Instantneo de gua a Gs Lorenzetti, desenvolvido para oferecer aquecimento de gua com economia de energia eltrica e gs. - Prtico e econmico, com acionamento automtico e sem chama piloto, para atender suas necessidades com maior segurana e conforto.

7- Caractersticas tcnicas
Caractersticas Tcnicas *
Potncia nominal nas condies padro (15 C e 101,33 kPa (760 mmHg)) Rendimento sobre o P.C.S. Elevao temp. da gua em 20C nas condies -padro (15 C e 101,33 kPa (760 mmHg))
(kcal/min) (kW) (%)

LZ-2500 D
GN 542 37,8 84 23,0 >6,0 3,5 2,0 25,0 80,0 3,0 3,41 2,79 200 220 / 127 bivolt BSP BSP 60 ** 660 555 60 350 155 135 16,7 15,2 280
50/60 Hz **
E

2- Ateno
- Ler atentamente as instrues de instalao, funcionamento e garantia antes de usar o produto. Conservar este manual para futuras consultas. - A instalao deste produto deve ser feita pelo Servio Autorizado Lorenzetti (SALGS) ou por um instalador qualificado (conhecedor da norma NBR 13103*), visando sua segurana e a garantia do aparelho. - Os aquecedores so fabricados para funcionarem com apenas um tipo de gs: GN gs natural , GLP - gs liquefeito de petrleo (gs de botijo), a escolha deve ser feita no momento da compra. - O produto apresenta em sua embalagem e no lado esquerdo de sua capa (fig. 7) a identificao do tipo de gs que deve ser usado. - Em caso de dvidas contate o Atendimento ao Consumidor Lorenzetti.
* Norma para adequao de ambientes residenciais para instalao de aparelhos que utilizam gs combustvel.
SALG

Vazo mxima Presso mxima de gua Tempo de acionamento da vlvula de segurana para o acendimento Consumo de gs nas condies-padro (15C e 101,33 kPa (760mmHg)) Presso do gs na entrada do aquecedor Alimentao Eltrica Conexes do aquecedor Dimetro mnimo para sada da chamin (mm) Dimenses Altura (A)
Altura (B) Dimetro da Chamin (C) Largura (D) Profundidade (E) Profundidade (F)

(l/min) (mca) (s)

Condies mnimas para o acendimento

vazo presso vazo presso

(l/min) (mca) (l/min) (mca)

GLP 550 38,4 85 23,5

D C

LZ-2500 D

TEMP
P T L R E T O MS G P

Lts

Menu

Liga / Desliga

GN G.L.P.

(m3/h) (kg/h) (mmca) (V)

hidrulicas gs

(pol.) (mm)

3- Instalao
- A Instalao do produto deve atender norma NBR 13103. - Para aplicaes especiais (centrais de aquecimento, aquecimento de piscinas, etc.), consultar nosso Servio de Atendimento ao Consumidor para obter uma melhor orientao. - O presente manual orienta o consumidor a efetuar a instalao pelo Servio Autorizado Lorenzetti ou por um instalador qualificado. - A instalao por conta prpria ou por pessoas no qualificadas, realizada sem os devidos cuidados, pode oferecer riscos, comprometendo o funcionamento do produto, alm da perda da garantia. - Fcil fixao: o modelo LZ-2500 D, possui suporte no prprio chassi (base do produto). - Antes de fixar o produto, verifique qual a melhor condio de instalao, quanto a altura e posio do produto em relao ao duto de exausto, pontos de gua e gs, comprimento dos flexveis (levandose em considerao que os flexveis no devem ficar tensionados). - A altura ideal para instalao do produto aquela que permite aos usurios uma boa visualizao do painel digital de indicaes (display). - Utilize o suporte ou a prpria base do produto para fazer a marcao da furao para fixao dos parafusos e use broca apropriada. - Rosqueie os parafusos sem apertar, encaixe o suporte ou a base e faa o aperto apropriado, de forma que o produto fique firme na parede. - Ateno: No instalar o produto exposto ao tempo, sem proteo adequada contra deposio de poeira, incidncia de gua ou outros lquidos.

*Sujeitas alteraes, sem prvio aviso. ** Bivolt, ver item 4.1. *** Este produto est acompanhado de um adaptador de chamin de 60mm x 80mm que pode ser utilizado se necessrio.

8 - Cuidados especiais
- Este produto deve ser ligado a uma rede de distribuio de gua compatvel sua capacidade, conforme especificaes do item 8 (Caractersticas Tcnicas). No recomendado o uso do produto para outros fins que no o indicado. - Uma instalao que no atenda s normas exigidas pode causar danos e prejuzos. A Lorenzetti no se responsabiliza por danos e prejuzos causados por instalaes inadequadas. - No tocar a regio de exausto dos gases de combusto (chamin e partes prximas), devido s altas temperaturas alcanadas nas condies normais de funcionamento que podem causar queimaduras. - No expor o produto aos vapores de cozimento. - No lavar o produto, nem instal-lo exposto ao tempo, sem proteo adequada contra deposio de poeira, incidncia de gua ou outros lquidos e a excessivas correntes de ar (local com muito vento). - No apoiar nenhum objeto sobre o produto. - Na abertura da embalagem, certificar-se sobre o perfeito estado do produto. - Em caso de dvida, no utilizar o produto e entrar em contato com o Servio Autorizado Lorenzetti. - No espalhar no ambiente as partes da embalagem, saco plstico, isopor etc. e no os deixar ao alcance das crianas, pois so fontes potenciais de acidentes.
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

10

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

03

6 - Eventuais problemas e respectivas solues


Ateno: As indicaes a seguir devero ser executadas pelo Servio Autorizado Lorenzetti. Em caso de dvidas ou esclarecimentos entrar em contato com o Atendimento ao Consumidor.

3.1- Ligao do gs
SOLUO
Conectar o cabo Substituir Verificar conexes / substituir sensor / Assistncia Tcnica Intervir na instalao hidrulica para garantir a presso * Substituir / Assistncia Tcnica

PROBLEMA

CAUSA PROVVEL
Cabo do acendedor est solto Circuito eltrico danificado

CD. DISPLAY
E1

No produz fasca

Sensor de vazo com problema Presso de gua insuficiente Eletrodo danificado Problemas com vlvulas solenides ou circuitos de comando

E6 E1

Substituir / Assistncia Tcnica Abrir o registro verificando se h falta de gs * Providenciar presso de gs adequada Providenciar eliminao do ar Desmontar, limpar ou substituir a vlvula , se necessrio Verificar a eficincia da chamin de exausto dos gases de combusto Verificar o tipo de gs e limpar o queimador Verificar e regular Verificar as tubulaes (teste com espuma de sabo), no acionar interruptores eltricos ou qualquer objeto que provoque fasca *

O queimador no acende mesmo com fasca

Falta alimentao do gs Presso de alimentao de gs inadequada Ar na tubulao do gs

- Verificar se o tipo de gs fornecido compatvel com o produto adquirido. (ver etiqueta na lateral esquerda do produto, fig.: 07). - Antes de efetuar a instalao do produto devero ser feitas as seguintes verificaes: - Certificar-se da inexistncia de resduos e possveis vazamentos na tubulao de gs de sua instalao. - Certificar-se de que a presso de alimentao do gs esteja de acordo com as caractersticas do produto ( Item 7 - Caractersticas Tcnicas). - Ligar o produto tubulao de gs colocando, antes do produto, um registro para o bloqueio e a abertura do gs (fig. 1).

O queimador no apaga aps fechar a gua As lminas da cmara de combusto sujam-se em pouco tempo Cheiro de gs

Vlvula de gua bloqueada Sada da combusto ruim ou ambiente muito empoeirado Chama amarela Excessivo consumo de gs Vazamento no circuito das tubulaes Circuito dos gases de combusto obstrudo.

E5

Verificar a eficincia da chamin e do duto de exausto dos gases de combusto Reduzir a potncia do aquecedor, abrir janelas * Fechar os registros das duchas higinicas aps o uso * Reduzir a potncia do aquecedor e abrir menos gua fria *

Cheiro de gs queimado Queimador acende mas a gua no esquenta Ao abrir a gua fria o aquecedor desliga Aquecedor desliga durante o uso Reduo no volume de gua quente do produto

Evaporao da resina do duto da chamin Registros das duchas higinicas abertos Misturador em T e desequilbrio de presso na rede Falta de gs Sujeira no filtro de entrada de gua

E1

Verificar o fornecimento * Providenciar a limpeza do filtro (verificar item 6)*

Display no indica temperatura Problema no sensor de temperatura

E0

Substituir o sensor / Assistncia Tcnica Verifique se existe energia. Solicite Assist. Tcnica.

Painel no acende A gua est muito quente

Falta de energia - Tenso de alimentao incorreta ou outros problemas Temperatura programada muito alta Temperatura programada muito baixa Vazo de consumo muito alta. Gs insuficiente, Presso de gs incorreta ou outros problemas.

E4

Reprogramar a temperatura * Reprogramar a temperatura. * Diminua a vazo. Verifique se h gs armazenado (GLP), ou se o fornecimento de gs est normal (GN).

- Os aquecedores que funcionam com o gs GLP, alimentados por botijes devem ser providos de dispositivos de bloqueio, regulagem e interligados de maneira que garantam as condies de segurana para as pessoas e local onde esto instalados. - A alimentao do gs deve estar dimensionada para a vazo necessria ao produto e ser dotada de todos os dispositivos de segurana e controles necessrios. - Se o produto no for usado por um longo perodo, devese fechar o registro principal de gs por motivos de segurana. - No utilizar as tubulaes de gs para aterramento de aparelhos eltricos. - Abrir momentaneamente o registro de bloqueio do gs e verificar, com espuma*, todas as conexes para se certificar de que no h vazamentos; em seguida feche o registro at o trmino da instalao. - Caso seja necessria a mudana do tipo de gs de alimentao, solicitar a presena do Servio Autorizado Lorenzetti para que a converso** seja realizada de maneira correta.

Duto de exausto (sada de gases) Abraadeira

Aquecedor

Flexvel (sada de gua quente)

Registro para gua fria Registro para gs

Nota: O duto, abraadeira, registros e flexveis de gua e gs no acompanham o produto.

A gua no est quente

A chama se apaga Oscilao de energia, Gs insuficiente, durante o funcionamento Presso do gs incorreta. Perda de programao de temperatura O aquecedor parou Aquecedor parou ou no entrou em funcionamento Pouca vazo de gua quando usa pontos simultneos
Queda brusca de Tenso. Outras causas. Super-aquecimento do trocador de calor. Problema com sensor de temperatura da entrada de gua fria Presso hidrulica abaixo da recomendada (item 7)

E2 E7 E3 E8

Verifique a tenso da rede. Verifique se h gs armazenado (GLP), ou se o fornecimento de gs est normal (GN). Reprogramar / Assistncia Tcnica Substituir fusvel trmico / Assistncia Tcnica Substituir sensor / verificar conexes do sensor / Assistncia Tcnica * mude a funo de LL para HH conforme item 4.3 funo controle de vazo

* Utilizar-se da espuma de sabo ou detergente para constatar a presena ou no de vazamentos. ** Este produto permite a converso de gs do tipo GLP para GN e de GN para GLP. Caso necessite de converses diferentes destas, favor entrar em contato com nosso servio de atendimento ao consumidor, para obter uma melhor orientao.

3.2- Ligao da gua


- Antes de iniciar a conexo hidrulica, providenciar os meios necessrios para deixar escoar a gua da tubulao para eliminar os possveis resduos, que podem estar parados na tubulao.

- Quando o aquecedor diagnosticar qualquer irregularidade, o display indicar um dos cdigos conforme tabela acima. Enquanto no forem tomadas as devidas aes, o aquecedor no ir funcionar. Fechando o registro do ponto de consumo, o Beep ir parar de soar, mas se a irregularidade no for corrigida ao abrir o registro o respectivo cdigo ser exibido no display e o Beep soar novamente. * Estas operaes podem ser realizadas pelo prprio usurio.

LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

04

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

09

- Colocar um registro de bloqueio antes da entrada de gua do produto (fig. 1). - Olhando para o produto, a entrada de gua fria direita, a sada de gua quente a esquerda e a entrada de gs, no centro (fig. 2). Orientar-se pelas marcaes na parte inferior do produto. - Assegurar-se que as tubulaes de sua instalao hidrulica no sejam utilizadas como aterramento de sua instalao eltrica ou telefnica, pois no so recomendadas para este fim. Nestas condies, podero ocorrer graves danos s tubulaes e ao produto. - Verificar se os registros dos misturadores das duchas para banho e das duchas higinicas esto fechados. - Confirmar se a presso da gua de entrada do produto a recomendada (Item 7 - Caractersticas Tcnicas). - Utilizar gua devidamente tratada, na utilizao da gua de poo artesiano, efetuar a anlise fsico/qumica da gua e s a utilizar se estiver dentro dos padres da rede de abastecimento. - O uso da gua direto da rede de abastecimento depende da constncia e presso adequada de fornecimento, o uso fora destas condies implica em perda da garantia. - Nas sadas para duchas e torneiras com misturador, instalar conexes tipo Y. Isto garante um bom desempenho do produto e evita eventuais cortes no abastecimento de gua quente. - Havendo a necessidade de pressurizar a rede, efetu-la nas duas linhas (Quente e Fria) para que se tenha um equilbrio na mistura de gua. - Para o uso de misturador do tipo monocomando certificar-se de que as presses das redes (Quente e Fria) estejam bem equilibradas.
2

- Para realizar a drenagem da gua, fechar o registro de bloqueio de gua fria e drenar completamente a gua do produto, retirando a vlvula de alvio e dreno (fig. 6) e soltando o filtro de entrada. - Tomar o cuidado de colocar um recipiente logo abaixo do aquecedor para colher a gua drenada do produto e da tubulao, evitando molhar a regio em torno do aquecedor. - Aps a drenagem, recolocar a vlvula de alvio e dreno e o filtro de entrada, certificando-se de apert-los adequadamente a fim de evitar vazamentos.

Vlvula de alvio e dreno

gua Quente

Gs

gua Fria

Figura orientativa

Figura orientativa

3.3- Exausto dos gases de combusto


5.2 - Retirando a tampa frontal do produto
- Para a exausto dos gases de combusto, adequar a instalao norma NBR 13103. - Os aquecedores a gs so munidos de conexo para o duto de exausto dos gases e devem ter uma ligao direta chamin individual ou coletiva (fig. 3) . - O aquecedor possui sistema para exausto dos gases queimados que so empurrados para fora do produto por uma ventoinha interna. Isto o torna seguro e facilita a instalao do sistema de exausto, proporcionando melhor aproveitamento do local onde ser instalado. - A interligao do produto ao ambiente externo deve ser realizada atravs de chamin individual ou coletiva, por dutos fabricados em 3 materiais apropriados e resistentes ao tempo, s solicitaes mecnicas normais, ao calor e s condies do ambiente onde est Duto instalado o produto. - O duto de exausto dos gases de combusto no deve ter o seu dimetro reduzido a valores menores do que os determinados no item 7 deste manual (dimetro da chamin). - Ao realizar a conexo do duto de exausto com o aquecedor, precaues devem ser observadas: 1. O engastamento entre o duto de exausto e o aquecedor no deve ser superior a 2,5 cm, para que as partes mveis que encontram-se dentro da sada da chamin no tenham o seu funcionamento prejudicado. 2. Utilize abraadeiras adequadas para fixar o duto de exausto ao aquecedor. 3. Aps a instalao certifique-se da perfeita vedao das peas que compem o duto de exausto.
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

- Para retirar a tampa frontal do produto, proceder da seguinte maneira (fig. 7): 1. Desparafusar os quatro parafusos das bordas superior e inferior que fixam a capa do chassi. 2. Puxar a tampa para a frente tomando cuidado com o cabo que fixa o display da capa frontal placa de circuito integrado. - Para recolocar a tampa frontal proceder de maneira inversa.

Parafusos

Etiqueta de identificao do produto

Parafusos

Obs.: Procedimento a ser efetuado pelo Servio Autorizado Lorenzetti ou Instalador Qualificado.
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

08

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

05

5 - Manuteno
- IMPORTANTE: Sempre que realizar alguma manuteno em seu aquecedor, recomendamos retirar o plugue da tomada de alimentao de energia, a fim de evitar possveis choques eltricos ou acionamentos inesperados no produto. - Para um funcionamento adequado e prolongado de seu produto, efetuar revises peridicas (entre 1 e 2 anos) no produto, atravs do Servio Autorizado Lorenzetti. - Para efetuar a limpeza da capa externa, utilizar pano mido e sabo neutro, no utilizar substncias inflamveis (gasolina, lcool, removedores etc.), ps ou esponjas abrasivas. - Na substituio de peas, utilizar sempre peas originais Lorenzetti.

3.4- Ventilao dos ambientes


- Para a ventilao dos ambientes, verificar a norma NBR 13103. - proibido, por sua periculosidade, o funcionamento de aspiradores, lareiras e similares no mesmo local onde est instalado o produto. - O ambiente onde ser instalado o produto deve ser provido de entrada normal de oxignio para ventilao permanente de no mnimo 200 cm, e deve possuir duto de ventilao individual ou coletivo ramificado, nos casos onde exista tal necessidade. Ateno: Para sua segurana, caso o produto seja instalado em substituio a um outro produto existente, verificar a adequao do ambiente aos requisitos da norma NBR 13103 no que diz respeito ventilao e exausto de gases, bem como os cuidados especiais constantes no item 8 deste manual.

SALG S

- Efetuar a limpeza do filtro de entrada de gua do produto a cada 6 meses ou em perodos menores, caso haja necessidade. Proceder da seguinte forma: 1. Fechar o registro de bloqueio de gua fria do produto (fig. 1). 2. Abrir um ponto de consumo de gua quente para drenar a gua armazenada no produto e na tubulao. 3. Retirar a conexo de entrada de gua do produto, tomando o cuidado de colocar um recipiente logo abaixo do produto, a fim de receber a gua residual que eventualmente ainda possa estar no produto e na tubulao, evitando assim molhar a regio em torno do produto. 4. Com a ajuda de uma ferramenta adequada (chave de fenda, por exemplo), desrosqueie o filtro para sua limpeza (fig.: 5). 5. Realizar a limpeza do filtro, para 5 eliminar completamente, de sua superfcie, sujeiras e resduos. Filtro de 6. Reposicionar o filtro em seu entrada Duto de local e a conexo de entrada de entrada de gua gua do produto, certificando-se de apertar adequadamente esta conexo a fim de evitar vazamentos de gua. - Abra o registro de bloqueio de gua fria, deixe circular gua pelo produto e pela tubulao a fim de remover o ar que est na serpentina do aquecedor e na tubulao. Figura orientativa Figura orientativa -Fechar o ponto de consumo de gua quente anteriormente aberto e abrir o registro de gua fria do produto* (fig. 1).
* No caso de redes hidrulicas pressurizadas, providenciar a retirada de ar da tubulao logo aps a limpeza do filtro. Em caso de dvida, consulte o Servio Autorizado Lorenzetti

4- Funcionamento
- Os aquecedores de passagem so aparelhos a gs para a produo instantnea de gua quente. O fornecimento da gua quente dever ser feito atravs de torneira/registro especfico para este fim. Ao abrir a torneira, o queimador principal do aquecedor acende e aquece a gua que percorre uma serpentina. - Este produto alimentado por uma tenso eltrica ( bivolt 127V / 220V ), que se encarrega de acender automaticamente todas as vezes que for aberto a torneira/registro de gua quente. O controle do acendimento e da presena da chama feito por um sistema eletrnico. - Ao abrir a torneira, o aquecedor acende automaticamente. Esse sistema dispensa a chama piloto, proporcionando segurana, economia de gs e 100% de sucesso na ignio.

4.1- Instalao Eltrica


- Antes de instalar o produto verifique a tenso eltrica da tomada 4 onde o produto ser ligado. - Caso a tomada onde o produto ser ligado for 220V, conecte o cabo de energia na tomada. - Caso a tomada onde o produto ser ligado for 110/127V, proceder da seguinte maneira: 7 1. Desparafusar os 4 parafusos das bordas superior e inferior (fig. 07) 2. Puxar a tampa para frente 3. Posicionar a chave de seleo da tenso para 127V (fig. 04) 4. Recoloque a capa do produto e os parafusos. 5 . Conecte o cabo de fora do produto na tomada. OBSERVAES: - Nunca utilize adaptadores que inutilizam o sistema de aterramento do aquecedor. - Certifique-se de que a tomada destinada instalao do aquecedor apresente um sistema de aterramento conforme NBR 5410 (Instalaes eltricas de baixa tenso). - Em dias chuvosos com presena de descargas atmosfricas (raios) retire o plugue do aquecedor da tomada. - Para longos perodos sem uso, fechar o registro de gs e desconectar o plugue da tomada.
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

5.1 - Perigo de congelamento


- Se no ambiente onde se encontra o produto houver a possibilidade da temperatura atingir valores abaixo de zero grau centgrado (0C), a gua do produto dever ser drenada, para evitar danos irreversveis ao produto, no cobertos pela garantia.

LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

06

Manual de Instrues de Instalao, Funcionamento e Garantia

07

4.2 - Limitador de temperatura


- Este aquecedor possui um sistema limitador de temperatura para evitar problemas de superaquecimento, ou seja, quando a temperatura da gua de sada atingir valores elevados, o aquecedor automaticamente desligado. - Quando isto ocorre, o circuito de gs desligado e no haver o aquecimento da gua. - O rearme do limitador automtico. - Para colocar o produto novamente em funcionamento, fechar o registro/torneira de gua quente e abr-lo em seguida. - Caso o problema persista, desligar o produto e contatar o Servio Autorizado Lorenzetti.

ser de 30 a 65. Em qualquer cincunstncia de programao quando for selecionada temperatura acima de 48, o aquecedor poder reduzir gradativamente a vazo de gua caso no seja possvel obter a temperatura ajustada at que se possa obt-la. Ateno: Sempre que a temperatura de sada da gua estiver acima de 48 a indicao do display ficar piscando intermitentemente como um alerta de alta temperatura. Funo controle de volume de gua: -Como programar o enchimento de uma banheira ? Voc pode programar o seu aparelho para encher uma banheira com gua a uma temperatura que desejar. Com o aquecedor fora de operao apenas com o display ligado, toque no boto Menu em seguida voc ir observar no display trs indicaes LTS, OFF piscando e PROG apenas acesa, utilizando os botes de seleo aumenta ou diminui mude a indicao de OFF para ON em seguida toque no boto menu para confirmar, agora voc pode escolher o volume de gua para encher a banheira entre 20 e 900 litros utilizando os botes de seleo, aps escolher o volume desejado, aguarde alguns segundos at parar de piscar e ento pode voc pode escolher a temperatura que deseja. Aps escolher a temperatura, abra o registro de gua quente da banheira, pode-se observar no display a contagem do volume selecionado e a indicao LTS acesa mostrando que a funo est em funcionamento. Durante a contagem, se desejar, a temperatura poder ser alterada normalmente basta tocar os botes de seleo. Quando o total programado for atingido o aquecedor emitir um aviso sonoro, o fluxo de gua ser encerrado e se desligar automaticamente, na sequncia voc deve fechar o registro de gua quente da banheira, aps alguns segundos o aparelho entrar em modo stand by. Os valores programados sero memorizados pelo aquecedor para o prximo uso, se na prxima vez em que o aquecedor for utilizado, voc no desejar encher a banheira e quiser utilizar a ducha por exemplo, repita o processo de programao e mude a indicao de ON para OFF e confirme tocando no boto menu, abra o registro da ducha e utilize normalmente.. Funo de controle de vazo: Tocando o boto Menu 3 vezes aparecero piscando no display as indicaes LL ou HH, isto pode ser mudado utilizando-se os botes de seleo: HH o ajuste para o fluxo mximo de gua no aquecedor, recomenda-se o uso desta funo quando houver dificuldade para fornecer gua quente pontos simultneos de uso. LL o ajuste para o fluxo normal de gua, recomenda-se o uso desta funo para casos onde no h problemas para fornecimento de gua quente em pontos simultneos de uso. Funo de stand-by: Se o aquecedor permanecer inativo por mais de 10 minutos, a funo stand-by ser ativada automaticamente afim de economizar energia, no display permanecer acesa uma luz no canto superior esquerdo. Para utilizar o aquecedor basta abrir o registro de gua no ponto de consumo e o aparelho entrar em funcionamento normalmente. Funo auto diagnstico: Antes de iniciar o acendimento dos queimadores e sempre que o aparelho estiver em funcionamento o sistema eletrnico monitora o funcionamento do aquecedor, se houver qualquer tipo de irregularidade, o aparelho se desligar automaticamente (corte de gs) e soar um beep de forma intermitente atravs do auto diagnstico o display indicar um cdigo para informar o motivo pelo qual o aquecedor no est funcionando. Algumas aes podem ser realizadas pelo usurio para recolocar o aparelho em funcionamento (ver item 6, eventuais problemas e respectivas solues).
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

4.3 - Funcionamento do Produto


Conhecendo o painel de indicaes:
Indicao de stand-by, aparelho conectado tomada de energia Temperatura de sada da gua
P R O G T L E T MS P
Lts

Indicao de fluxo de gua, produto em funcionamento Exaustor em funcionamento Chamas em atividade Temperatura selecionada pelo usurio e funes a serem selecionadas Liga e desliga o produto e o painel de indicaes

TEMP

Boto menu, seleciona funes a serem operadas

Menu

Liga / Desliga

Botes aumenta e diminui

Funo controle de temperatura: Os aquecedores com controle digital ajustam a temperatura da gua eletrnicamente com boa preciso. Selecionando temperaturas mdias para banho por exemplo na faixa de 42 C, evita-se o uso do misturador, isto promove economia de gua e gs. - Como determinar a temperatura da gua no ponto de uso? Com o aquecedor fora de operao apenas com o display ligado toque nos botes aumenta e diminui o indicador do lado direito do painel ir piscar mostrando a temperatura que voc est selecionando, chegando a temperatura desejada deixe piscando por 3s at parar, ento j estar selecionada a temperatura do seu banho, abra o registro de gua e o aparelho entrar em funcionamento. Esta temperatura ficar memorizada e apenas mudar com uma nova seleo. Se o aparelho ficar por um longo perodo fora da tomada, ou se forem apagadas as programaes, desligando o aparelho e religando-o novamente e mantendo acionado o boto liga /desliga por 3 segundos o aparelho retorna a todas as programaes originais de fbrica. Obs: No necessrio apertar os botes apenas um toque suave em sua superfcie suficiente para o acionamento. - Como programar a faixa de temperatura mxima que pode ser selecionada no produto? Clique no boto menu por 3s at soar um beep em seguida toque novamente e aparecer piscando a palavra TEMP e esttica a palavra PROG e ento atravs dos botes aumenta e diminui voc pode selecionar on ou off, se voc optar por on a faixa de temperatura que voc poder selecionar no aparelho ser de 30 a 48, se voc optar por off a faixa de temperatura
LZ-2500 D - AQUECEDOR INSTANTNEO DE GUA A GS

Vous aimerez peut-être aussi