Vous êtes sur la page 1sur 14

Interpretao e Produo de Textos

Unidade II Prof Lideney Ribeiro lydribeiro@gmail.com

Identificao de sua ideia principal. A partir da, localizam-se as ideias secundrias, ou fundamentaes, as argumentaes, ou explicaes, que levem ao esclarecimento das questes apresentadas no texto.

1. IDENTIFICAR reconhecer os elementos fundamentais de uma argumentao, de um processo, de uma poca (neste caso, procuram-se os verbos e os advrbios, os quais definem o tempo).

2. COMPARAR descobrir as relaes de semelhana ou de diferenas entre as situaes do texto. 3. COMENTAR relacionar o contedo apresentado com uma realidade, opinando a respeito.

4. RESUMIR concentrar as ideias centrais e/ou secundrias em um s pargrafo. 5. PARAFRASEAR reescrever o texto com outras palavra

a. Conhecimento Histrico b. Conhecimento gramatical


OBSERVAO na semntica (significado das palavras) incluem-se: homnimos e parnimos, denotao e conotao, sinonmia e antonmia, polissemia, figuras de linguagem, entre outros.

c. Capacidade de observao e de sntese e d. Capacidade de raciocnio.

a. EXTRAPOLAO (viagem) - fugir do contexto acrescentado ideias que no esto no texto, quer por conhecimento prvio do tema quer pela imaginao. b. REDUO - oposto da extrapolao. D-se ateno apenas a um aspecto, esquecendo que um texto um conjunto de ideias, o que pode ser insuficiente para o total do entendimento. c. CONTRADIO - No raro, o texto apresenta ideias contrrias s do candidato, fazendo-o tirar concluses equivocadas.

A tradio e o moderno
A tradio importante. democrtica quando desempenha a sua funo natural de prover a nova gerao com conhecimentos das boas e ms experincias do passado, isto , a sua funo de capacit-la a aprender s custas dos erros passados a fim de os no repetir. A tradio torna-se a runa da democracia quando nega gerao mais nova a possibilidade de escolha; quando tenta ditar o que deve ser encarado como bom e como mau sob novas condies de vida. Os tradicionalistas fcil e prontamente se esquecem de que perderam a capacidade de decidir o que no tradio. Por exemplo, o aperfeioamento do microscpio no foi conseguido pela destruio do primeiro modelo: o aperfeioamento foi realizado com a preservao e o desenvolvimento do modelo primitivo a par com um estgio mais avanado do conhecimento humano. Um microscpio do tempo de Pasteur no capacita o pesquisador moderno a estudar uma virose. Suponha agora que o microscpio de Pasteur tivesse o poder e o descaramento de vetar o microscpio eletrnico. Os jovens no sentiriam nenhuma hostilidade para com a tradio, no teriam na verdade seno respeito por ela se, sem se arriscar, pudessem dizer: Isto ns o tomaremos de vocs porque convincente, justo, diz respeito tambm nossa poca e passvel de desenvolvimento. Aquilo, entretanto, no podemos aceitar. Era til e verdadeiro para o seu tempo - seria intil para ns. E esses jovens deveriam preparar-se para ouvir dos seus filhos as mesmas palavras.
(Wilhelm Reich - A revoluo sexual)

Extrapolao: O texto fala sobre o papel dos cientistas na sociedade e sobre a importncia da cincia para a democracia, que o melhor sistema de governo. Reduo: O texto fala sobre a importncia do microscpio, importante instrumento de investigao cientfica. Contradio: O texto afirma que a tradio sempre um empecilho para o desenvolvimento do conhecimento humano.

O mistrio
O que podemos experimentar de mais belo o mistrio. Ele a fonte de toda a arte e cincia verdadeira. Aquele que for alheio a essa emoo, aquele que no se detm a admirar as colinas, sentindo-se cheio de surpresa, esse j est, por assim dizer, morto e tem os olhos extintos. O que fez nascer a religio foi essa vivncia do misterioso embora mesclado de terror. Saber que existe algo insondvel, sentir a presena de algo profundamente racional e radiantemente belo, algo que compreenderemos apenas em forma muito rudimentar - esta a experincia que constitui a atitude genuinamente religiosa. Neste sentido, e unicamente neste sentido perteno aos homens profundamente religiosos.
(Albert Einstein - Como vejo o mundo)

Extrapolao: O texto fala sobre a importncia de Deus e da religio, e sobre o mistrio da criao do universo. O texto afirma que todo cientista precisa ser artista e religioso, para poder compreender a natureza.

Reduo: O texto afirma que o terror fez nascer a religio. O texto afirma que a nossa compreenso dos fenmenos ainda muito elementar.
Contradio: O texto afirma que quem experimenta o mistrio est com os olhos fechados e no consegue compreender a natureza. O texto afirma que a experincia do mistrio um elemento importante para a arte, no para a cincia.

No se pode desconsiderar que, embora a interpretao seja subjetiva, h limites. A preocupao deve ser a captao da essncia do texto, a fim de responder s interpretaes que a banca considerou como pertinentes.

(Prof. Cid Ottoni Bylaardt)

Vous aimerez peut-être aussi