Vous êtes sur la page 1sur 2

KARL MARX (1818 1883) Conceito de Materialismo Histrico Para o autor, os indivduos devem ser analisados de acordo com

com o contexto de suas condies e situaes sociais. O homem primitivo, diferenciava-se dos outros animais no apenas pelas caractersticas biolgicas, mas tambm, por aquilo que realizava no espao e na poca em que vivia. Caando, defendendo-se e criando instrumentos, os indivduos constituram sua histria e sua existncia no grupo social. Segundo Marx, o indivduo isolado s apareceu efetivamente na sociedade de livre concorrncia, ou seja, no momento em que as condies histricas criaram os princpios da sociedade capitalista. Exemplo: Quando o operrio aceito numa indstria, ele assina um contrato do qual consta que ele deve trabalhar X horas por dia e que ele tem determinados direitos e deveres, alm de ter um salrio mensal. Nesse exemplo existem dois indivduos se relacionando: O operrio (que vende a sua fora de trabalho) e o industrial (que compra a fora de trabalho).

Aparentemente se trata de um contrato entre iguais... Mas para o socilogo alemo, s aparentemente, pois o vendedor no escolhe onde e nem como vai trabalhar. As condies j so impostas pelo industrial e pelo meio social. Essa relao no portanto uma relao entre indivduos, ela , antes de tudo, uma relao de CLASSES SOCIAIS .

QUE CLASSES SERIAM ESTAS? Classe operria v.s Classe burguesa Eles s se relacionam nesse caso, por causa do trabalho: O empresrio precisa da fora de trabalho do operrio e este precisa do salrio. As condies que permitem esta relao so definidas pela LUTA que se estabelece entre as classes, com a interveno do Estado, por meio de leis, dos tribunais ou da polcia.

FOCO DA TEORIA DE MARX Classes sociais: Para o referido autor, os indivduos constroem sua histria, mas no de maneira que querem, pois existem situaes anteriores que CONDICIONAM o modo como ocorre a construo. O socilogo observa que existem condicionantes estruturais que levam o indivduo, os grupos, as classes para determinados caminhos. Para ele, s possvel entender as relaes dos indivduos com base nos ANTAGONISMOS, nas CONTRADIES entre classes (que tambm se complementam).

MARX E O TRABALHO A diviso social do trabalho realizada no processo de desenvolvimento das sociedades. Novas necessidades, novas relaes de trabalho para atender estas novas necessidades.

O desenvolvimento da produo e seus excedentes deram lugar a uma nova diviso entre quem administrava o gerente ou o diretor e o que executava o operrio. A est a semente da diviso de classes, que existem em todas as sociedades modernas. Para Marx, portanto, a diviso social do trabalho numa sociedade gera a diviso de classes. A mecanizao do trabalho (Rev. Industrial) revolucionou o modo de produzir mercadorias, mas tambm colocou o trabalhador debaixo de suas ordens. Ele comeou a servir mquina, o trabalho passou a ser feito somente com ela.

CONCEITO DE MAIS VALIA Suponhamos que um funcionrio leve 2 horas para fabricar um par de calados. Nesse perodo ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas, ele permanece mais tempo na fbrica, produzindo mais de um par de calados e recebendo o equivalente confeco de apenas um. Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, so produzidos 4 pares de calados. O custo de cada par continua o mesmo, assim tambm como o salrio do proletrio. Com isso, conclui-se que ele trabalha 6 horas de graa, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patro. Esse valor a mais (mais-valia) apropriado pelo capitalista e constitui o que Karl Marx chama de "Mais-Valia Absoluta". Alm do operrio permanecer mais tempo na fbrica o patro pode aumentar a produtividade com a aplicao de tecnologia. Dessa forma, o funcionrio produz ainda mais. Porm o seu salrio no aumenta na mesma proporo. Surge assim, a "Mais-Valia Relativa". Com esse conceito Marx define a explorao capitalista.

Vous aimerez peut-être aussi