Vous êtes sur la page 1sur 12

Entrevista Biogrca

Marcelo Bolshaw Gomes

ndice
1 2 3 4 5 6 7 Estudo biogrco Contexto Social Relaes Dialgicas Anlise por Setnio Entrevista-performance Inconcluso Referncias Bibliogrcas 2 2 3 5 9 11 12

Resumo
Este texto pretende discutir parmetros e procedimentos metodolgicos para organizao de biograas e para o estudo histrico da subjetividade individual atravs da hermenutica, a teoria geral da interpretao. Geralmente, a hermenutica aplicada para explicar e para compreender outras teorias cientcas, obras de arte, discursos polticos; aqui, pretende-se utiliza-la tambm para entender o percurso das vidas humanas.
Este trabalho foi apresentado, com o nome de Biograa e Subjetividade, no III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biogrca, 2008, Natal. III Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biogrca. Natal : Edfurn, 2008. Professor de Comunicao da UFRN, doutor em Cincias Sociais.

Marcelo Bolshaw Gomes

Estudo biogrco

O estudo biogrco nas Cincias Social (ou a relao Indivduo-Sociedade) tem uma longa histria, tendo sido utilizado de diferentes modos em diferentes momentos. A partir dos anos 80, a abordagem chamada de histria de vida em que h uma distino entre estria de vida (a autobiograa oral) e histria da vida (a subjetividade objetivada por documentos e pela narrativa externa do pesquisador) - ganhou destaque na pesquisa antropolgica. E, recentemente, esta tcnica passou a ser aplicada a grupos sociais especcos. Os atores coletivos das Cincias Sociais (classes, partidos, estados, organizaes, etc) so, na verdade, formados por pessoas. Aqui, no entanto, no se trata de utilizar o enfoque biogrco para re-constituir a memria histrica, mas sim de chegar ao vrtice cognitivo da ao social. Nesta perspectiva, a verdadeira prxis histrica aquela que responde criativamente s seus condicionamentos estruturais, transformando as condies que a formaram. Anal, so os homens que, sem saber, fazem a prpria histria. Porm, embora existam muitos cientistas sociais conscientes do peso das estruturas coletivas e do papel da prxis individual como principal fator de transformao social, a tarefa de escrever biograas sempre foi deixada aos jornalistas e escritores, que, por fora do hbito, geralmente exageram no poder da personalidade biografado sobre seu contexto histrico. O mesmo pode ser dito das biograas de inspirao psicanaltica e literria. E o foco da pesquisa biogrca no pode nem minimizar nem supervalorizar a subjetividade individual em relao dimenso coletiva.

Contexto Social

Esta exigncia de um enquadramento realista do individuo na sociedade tornase ainda maior e mais complexa quando se trata de uma autobiograa, em que a subjetividade do sujeito pesquisador a mesma que a do objeto pesquisado. Quando a pesquisa torna-se sujeito, verbo e objeto do discurso, quando a investigao sobre a vida se confunde com a prpria vida, preciso denir parmetros para manter alguma objetividade. Assim, o primeiro passo da pesquisa biogrca contextualizar a vida individual estudada em relao aos diferentes cenrios em que est inserido.

Relaes Dialgicas

Porm, de nada servem a contextualizao social e histrica da vida individwww.bocc.ubi.pt

Entrevista Biogrca

ESTRUTURA SOCIAL Cenrio geogrco Cenrio histrico Cenrio familiar Cenrio educacional Cenrio econmico

FATORES CONDICIONANTES Pas, regio, cidade, local de vida. Sculo, dcadas, fatos relevantes. Pais, irmos e parentes prximos. Escolas, professores, amigos. Modo de produo, classe social

ual se no se observa tambm dimenso psicolgica do estudo biogrco, tanto no que diz respeito formao, aos conitos e transformao da personalidade do biografado como no que se refere a nossa prpria subjetividade. Vivemos vidas parcialmente j vividas e transformadas em paradigmas e modelos. Mimetiza-se, involuntariamente, comportamentos estruturados antes de ns por semelhantes em uma situao recorrente. Neste sentido, o estudo das biograas das personalidades histricas pode nos revelar padres inconscientes, permitindo novas opes e escolhas diferentes. Mas, alm de pesquisar a biograa das personalidades, o estudo biogrco aqui proposto implica ainda em discutir um mtodo autobiogrco voltado para o estudo compreensivo da subjetividade. Para tanto, alm de uma contextualizao sociolgica objetiva, preciso tambm compreender a contribuio da psicanlise no ao estudo de duas outras dimenses: 1. Subjetividade, com destaque para a idia de que os eventos traumticos de uma biograa cam recalcados no inconsciente, gerando neuroses e compulses na Personalidade; 2. Intersubjetividade, principalmente ao dispositivo dialgico de transferncia e contra-transferncia analtica, isto , ao processo de projeo analgica de semelhanas e diferenas culturais entre o Pesquisador e o Biografado. Ou seja: o discurso analtico sobre o Outro tambm uma compreenso pessoal de Si mesmo. Assim o segundo passo da pesquisa biogrca aqui proposta observar as relaes da subjetividade do Pesquisador com a subjetividade do Biografado. Entre as vrias tcnicas dialgicas e esquemas de entrevistas para pensar a situao de transferncia e contra-transferncias analticas, h um diagrama simples de organizao destas relaes. Interseo: O que motiva a pesquisa? Por exemplo, somos jornalistas e nos interessamos em pesquisar a atividade jornalstica de fulano de tal
www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

SEMELHANA(S) DIFERENAS

PESQUISADOR Interseo Contraste

BIOGRAFADO Contradio Ambientao

porque nos identicamos com ela. Aqui se delimita o universo temtico da pesquisa, a interseo cultural entre Pesquisador e Biografado. Contradio: Dentro do universo temtico comum ao Pesquisador e o Biografado existem diferenas e semelhanas internas, h uma pergunta a ser respondida, um conito a ser mediado. No exemplo da biograa do jornalista fulano de tal necessrio explicitar quais as suas caractersticas especcas e quais diculdades e vantagens resultantes deste perl. Contraste: Mas fulano de tal teve uma vida cuja identidade ultrapassa nossa projeo inicial: ele no s foi romancista, teatrlogo, professor do ponto de vista prossional, mas tambm amigo, pai, aluno, irmo, marido, lho, amante, cidado e muitas outras facetas. Aqui se especica o que ca no fundo em relao gura de um retrato. Ambientao: Seguindo a metfora, neste ponto detalha-se o lugar que o retrato ocupa em nosso ambiente. Ou o que se aprende com a histria de fulano de tal? Qual a importncia desta biograa em nossa vida (na vida do pesquisador e na do seu leitor)? No caso de estudos autobiogrcos, em que o pesquisador e biografado so a mesma pessoa, pode-se utilizar o mesmo esquema, mas necessrio um interlocutor. Este interlocutor deve ter alguma experincia em escuta analtica e de forma alguma interferir ou dirigir o processo autobiogrco, se limitando a elaborar perguntas que facilitem a emergncia das relaes de identidade (voc quer falar em nome de sua gerao? ou o que sente o brasileiro quando conhece o exterior?). A conhecida tendncia de s querer mostrar os momentos aspectos positivos da vida, varrendo para debaixo do tapete do inconsciente os tempos difceis e os erros cometidos, seja por bajulao do bigrafo seja por vaidade do biografado, deve ser exorcizada por ambos desde o incio do processo e , no havendo tcnica ou procedimento metodolgico que garanta a tica, uma questo de conscincia. Alm desta contextualizao intersubjetiva do recorte que o pesquisador faz do seu objeto, a dimenso psicolgica da subjetividade implica ainda no

www.bocc.ubi.pt

Entrevista Biogrca

estudo biogrco do desenvolvimento da personalidade. Para elaborar mapas e procedimentos para tabulao destas informaes, lanamos mo aqui de uma abordagem terica diferente e heterodoxa: a psicologia biogrca.

Anlise por Setnio

A psicologia biogrca, estruturada no sistema de desenvolvimento baseado em ciclos de sete anos no desenvolvimento do ser humano em estgios de sete em sete anos, um dos ramos da Antroposoa, elaborado pelo pensador alemo Rudof Steiner. Seu mtodo foi detalhadamente aplicado tanto no estudo de biograas como em prticas pedaggicas e teraputicas e tem ampla comprovao emprica. Por exemplo, com base nesses princpios de desenvolvimento biogrco organizou-se a pedagogia Waldorf (que tem escolas em todo mundo); uma metodologia de estratgias etrias para recursos humanos adotada por vrias empresas e uma abordagem mdica que leva em conta a etapa da vida das pessoas. Segundo os chineses, em uma vida h 20 anos para crescer/aprender, 20 anos para lutar e 20 anos para alcanar a sabedoria. A psicologia biogrca subscreve esta armao e ainda subdivide em setnios cada uma destas trs grandes fases. Na primeira fase, do nascimento at os 21 anos, observa-se a formao do corpo e da personalidade em trs etapas: at os 7 anos, dos 8 aos 14 e da a maturidade. Cada uma dessas etapas de sete anos corresponde a um estgio de desenvolvimento do corpo e da personalidade e a passagem de uma etapa para outra implica em uma crise e uma adaptao. Ao nal do sete anos, a criana vive uma crise de socializao; aos quatorze, a crise da sexualidade; e aos vinte a crise de identidade. Da mesma forma, a psicologia biogrca subdivide a fase adulta (21-42) e fase madura (42-63) em trs etapas de 7 anos cada, com crises de transio. Enquanto nos primeiros trs setnios da vida o indivduo vive um predomnio dos fatores biolgicos sobre os subjetivos, ele ter tambm um perodo igual em que h um equilbrio e um perodo de decadncia biolgica e oportunidade espiritual a partir dos 42 anos de idade. Neste ltimo perodo, h um predomnio dos fatores subjetivos sobre os biolgicos e as crises (ou mudanas cognitivas) so simtricas aos setnios da juventude. Dos 43 os 49, retornamos aos 14-21; dos 50 aos 56 de volta aos 7-14; e, nalmente, dos 57 aos 63, o perodo dos zero aos sete anos. Vejamos agora cada um dos setnio e as perguntas correspondentes a cada etapa, desenvolvidas pela Dra. Gudrun Burkhard, no livro Tomar a Vida nas prprias mos (2000), a grande codicadora da teoria biogrca.

www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

De zero aos sete anos, no 1o setnio, a fase de estruturao biolgica da pessoa. A relao com os pais e com a famlia fundamental nessa fase. Por isso importante determinar como era a casa, o lar, o ambiente e as pessoas do lugar onde voc morava nessa poca. Qual era a sua relao com pai, me, irmos, avs, tias? Moravam todos na mesma casa que voc? Denido o ambiente humano em geral, estabelea tambm as rotinas de sua vida no perodo. Quais eram seus brinquedos prediletos? Quais eram suas atividades preferidas? (BURKHARD, 2000, 73-74). Geralmente a primeira lembrana que se tem prxima do advento das primeiras palavras. As memrias anteriores fala so mais difceis de acessar. A propsito, a capacidade discursiva desempenha um papel fundamental na organizao da memria e a imagem que se faz de si mesmo (diante da me) antes de seu aparecimento da fala permanece inconsciente para o resto da vida, como um padro de apego nos relacionamentos. Na Antroposoa, perodo de construo do corpo vital ou duplo etreo. De 7 a 14 anos, no 2o setnio, o foco do desenvolvimento se desloca da famlia para escola, dos pais para os amigos. preciso perguntar com que idade se ingressou na escola, como foi alfabetizao, quais os professores e das matrias preferidas.
www.bocc.ubi.pt

Entrevista Biogrca

Quais foram os conceitos, normas e costumes que recebeu naquela poca? Como foi sua educao religiosa? E quais foram suas atividades artsticas? (BURKHARD, 2000, 74). Tambm importante se lembrar de como eram as frias do perodo escolar. Se havia oportunidade de praticar algum esporte, fazer excurses, ter contato com a natureza. Os amigos passam a desempenhar um papel fundamental, principalmente, os do sexo oposto, embora nessa fase as crianas aparentem desinteresse e at mesmo averso pelos comportamentos do outro sexo. E quando entrou na puberdade, como voc lidou com as mudanas corpreas? Como foi o primeiro beijo? E a primeira experincia sexual, como voc descobriu a sexualidade. No 3o Setnio, de 14 a 21anos, entramos na adolescncia, perodo em que geralmente nos rebelamos contra a famlia e as outras instituies que regulam nossa vida. Tambm importante denir se precisou trabalhar ou pode investir em sua formao prossional. Alis, como aconteceu sua escolha prossional?

Quais eram seus ideais? Que pessoas inuenciaram voc positiva ou negativamente na poca? Como era seu relacionamento com seus pais? Como eram seus relacionamentos com o sexo oposto? (BURKHARD, 2000, 74-75 ). De 21 a 28 anos, no 4o setnio, comea a segunda parte de nossas vidas. J no se trata mais de crescer, de aprender; agora, trata-se de lutar, de conquistar espao. Nesse perodo, ao mesmo tempo em que h uma continuidade das condies do setnio anterior h tambm uma reexo sobre os excessos, bem como um amadurecimento e uma consolidao da personalidade formada na adolescncia, da mente desenvolvida no perodo escolar e do ego construdo em casa. Muitos insistem (em vo) na adolescncia! A grande maioria de jovens trabalhadores se pergunta se escolheu a prosso certa, se teve oportunidade de conhecer vrias situaes de trabalho. E com relao vida pessoal, tambm existem dvidas e inseguranas. Muitas vezes, esse um perodo de novos comeos, no s na vida prossional, mas tambm na vida pessoal e familiar. Como escolho meus parceiros? H algum padro em comum nas pessoas que escolho para me relacionar? Que papeis assumi? Quais mais me pesaram? E mais: consegui uma boa relao com o mundo, com a organizao de trabalho, com a famlia e comigo
www.bocc.ubi.pt

Marcelo Bolshaw Gomes

mesmo? Consegui colocar meus ideais em prtica? Quais talentos e aptides eu deixei para trs? Quais minhas reais habilidades tcnicas? (BURKHARD, 2000, 100). De 28 a 35 anos, no 5o Setnio, a crise dos talentos potencializa ainda mais a dvidas sobre ser vencedor ou perdedor (uma avaliao sempre precoce, claro) em relao aos objetivos traados na adolescncia. Espera-se que a pessoa tenha encontrado a misso de sua vida. Nesse ponto, a pessoa questiona sobre se encontrou e aceitou a questo bsica de vida, seu propsito estratgico.

Minha individualidade pode desenvolver-se bem? Pode se expressar? Eu me senti oprimido ou oprimi algum? Encontrei meu lugar de atuao? Sentia-me valorizado? Em que sentia minha valorizao? (BURKHARD, 2000, 111). O 6o Setnio, de 35 a 42 anos, o pice da biograa. Momento de equilbrio entre o aspecto biolgico e psicolgico, bem como de maior capacidade fsica e mental. Nesse contexto, a pessoa faz um balano de seu desempenho e de sua imagem com mais propriedade. Como os outros me vem? Como vejo a mim mesmo? Que iluses sobre mim mesmo eu tive que de desmantelar? (BURKHARD, 2000, 120). Com 7o setnio, de 42 a 48 anos, comea o declnio biolgico e a terceira fase da vida. Agora, a pessoa deve se preparar para velhice com sade e para o desenvolvimento de sua subjetividade e de sua sabedoria. Mudam os valores de comparao, muda a perspectiva, mudam tambm os objetivos de vida. Mas, nem sempre essa passagem se d consciente e voluntariamente. A andropausa (e a menopausa, para mulheres) e a chamada crise de meia-idade, a idade do lobo, resultante de um retorno imaginrio adolescncia, o 3o setnio simtrico ao 7o - ambos tratam da sexualidade e de sua relao com o aparelho reprodutor. O que deixei para trs em aptides, potenciais e talentos que agora quero resgatar? Em meu trabalho, estou preocupado com sucessores? Tenho conseguido doar meus frutos maduros? A quem? Como est meu casamento? Meu relacionamento? A relao com meus lhos? Desenvolvi atividades em que haja empregado habilidades conceituais? (BURKHARD, 2000, 133).
www.bocc.ubi.pt

Entrevista Biogrca

O 8o setnio, de 48 a 56 anos, por sua vez, consiste em um retorno ao perodo de aprendizado. Ele simtrico ao 2o setnio e representa uma oportunidade para se rever os valores e os conceitos que norteiam a vida. Consegui encontrar um novo ritmo de vida? Como est meu ritmo anual, mensal, semanal e dirio? Quais so os galhos secos de minha rvore, quais tm de ser cortados para que novos brotos possam aparecer? (BURKHARD, 2000, 143). De 56 a 63 anos, no 9o setnio, h um perodo de retorno a infncia, ao primeiro setnio e aos mecanismos de formao do ego. A famlia volta a ser o foco central de desenvolvimento e de reexo. A sade do corpo e a morte iminente tambm passam a fazer parte do cotidiano da pessoa durante esse perodo. Como vejo minha biograa em sua totalidade? O que consegui realizar? H ainda tarefas que eu gostaria de completar, ou h outras para realizar? Como eu lido com meus empecilhos fsicos ou doenas? Como estou cuidando do corpo, da memria, dos rgos dos sentidos? Existem relacionamentos que no foram absorvidos, onde tenham cado questes em aberto? Como est a questo dos meus bens? Como est a questo da aposentadoria? Tenho momentos de graa, sentimentos de gratido e alegria? Sou capaz de perdoar? (BURKHARD, 2000, 151). No podemos detalhar aqui todo este sistema de desenvolvimento biogrco, que tem vrias aplicaes prticas e desdobramentos na prpria Antroposoa. Para ns, ele importante como uma parte de nossa estratgia de construo de parmetros para elaborao de Mapas Biogrcos da Subjetividade, em que se possa visualizar as crises e o desenvolvimento do biografado de sete em sete anos.

Entrevista-performance

Em minha dissertao de mestrado, O Hermeneuta uma introduo ao estudo de Si (2009) se redeniu o mtodo de interpretao atravs de quatro leituras utilizado na traduo do velho testamento para o grego: a leitura literal (objetiva), a alegrica (subjetiva), a tradicional (contextual) e mstica (ou teatral).

www.bocc.ubi.pt

10

Marcelo Bolshaw Gomes

DIMENSO OBJETIVIDADE SUBJETIVIDADE INTERSUBJETIVIDADE TRANSUBJETIVIDADE

REPRESENTAO Mapa do Contexto Social Mapas Biogrcos por Setnio Mapa de Relaes Dialgicas Entrevista-performance

Geralmente, essa metodologia qudrupla aplicada para explicar e para compreender teorias cientcas, obras de arte, discursos polticos; aqui, pretendese utiliz-la para tambm entender o sentido existencial, o percurso das vidas humanas, utilizando os mapas biogrcos no modelo hermenutico. Ento, recapitulemos: para evitar que o estudo (auto) biogrco da subjetividade caia no subjetivismo, prescrevemos inicialmente um mapa do contexto social da biograa, subdividido em cenrios (histrico, familiar, geogrco, educacional, econmico, etc) com seus fatores condicionantes especcos. Esta primeira proposio corresponde a um enquadramento social objetivo, o primeiro nvel de interpretao hermenutica. Em seguida, para investigar a dimenso psicolgica da subjetividade biografada propomos a adoo dos modelos oriundos das psicologias tipolgica e biogrca, principalmente os mapas cronolgicos por setnio. O objetivo deste procedimento estabelecer parmetros biolgicos comuns, universais para todas as biograas, deixando assim ressaltadas as diferenas subjetivas no desenvolvimento da personalidade. Este procedimento corresponde ao segundo nvel de interpretao hermenutica, o simblico. E para estuda a intersubjetividade, terceiro nvel de interpretao hermenutica, adotamos o mapa das relaes dialgicas de identidade, e zemos algumas consideraes sobre o papel de interlocutor na organizao de biograas. Na verdade invertemos a ordem do 2o e 3o procedimento para facilitar a apresentao das idias, mas, na hermenutica, a ordem dos fatores no altera o produto, uma vez que seus procedimentos servem tanto para compreender como para explicar e podem ser aplicados simultaneamente. E o quarto passo, o arquetpico e hipertextual, a que procedimento corresponde nesta metodologia de estudo da subjetividade biogrca? A Entrevistaperformance e seu roteiro organizado a partir dos mapas anteriores. Para Cremilda Medina (1986) entrevistar mais arte que tcnica. A entrevista seria um texto dialgico, um gnero literrio escrito a dois, porque quando entrevistador e entrevistado entram em sinergia criativa, chegam a formulaes em que seriam incapazes de elaborar sozinhos. A entrevista jornalstica especicamente, ao contrrio das entrevistas realizadas por socilogos e/ou psiclogos, seria um texto escrito por trs elementos, incluindo, alm
www.bocc.ubi.pt

Entrevista Biogrca

11

do entrevistador e do entrevistado, a categoria de pblico, a presena invisvel de uma grande audincia annima, distante e desterritorializada. Este terceiro elemento tem vrios desdobramentos: ao contrrio do carter compreensivo da dialgica losca de Plato ou da dialgica clnica de Freud, o discurso da entrevista torna-se mais performtico e espetacular; o aparecimento do off (ou do que dito sem a presena do pblico) e at de uma pr-entrevista (brieng) em que se combinam os limites da entrevista. Cremilda diz a entrevista jornalstica oscila entre o plo compreensivo e o espetacular segundo a maior ou menor presena do pblico dentro da entrevista. E argumento, no entanto, desconsidera que a existncia da audincia estimula e, de certa forma, dirige os interlocutores de uma entrevistadesempenho. Dependo do tipo de pblico, diferentes aspectos ou modos de exposio de um mesmo fato surgem no dilogo entre pesquisador e biografado, levando a diferentes resultados. Em nosso caso deve-se inicialmente fazer tudo o possvel para distanciar a idia de pblico nas entrevistas biogrcas. Mesmo que o trabalho vise a publicao ou outra forma de exposio do material pesquisado, interessante, em um primeiro momento, que haja uma fase de pesquisa em que a divulgao no exera nenhuma presso sobre a produo de dados. Para tanto, utilizam-se os mapas (do contexto social da biograa; das relaes dialgicas de identidade; e de biograa por setnio) como roteiro para entrevista preliminar, sem gravador ou cmera de vdeo. E, em um segundo momento, munido destes dados, tambm se pode fazer entrevistas gravadas (mais performticas e menos compreensivas) em que a presena do pblico seja utilizada para descobrir algum momento dramtico ou fato menos evidente nas entrevistas preliminares. Neste modelo, os acontecimentos so organizados a partir do presente por rea (casas, trabalhos & estudos e/ou amigos & amores), etapas (perodos) e eventos. Assim, de posse de toda informao biogrca levantada na entrevista preliminar, o pesquisador poder desenvolver pelo menos trs entrevistas performticas retrospectivas referentes s residncias, s ocupaes e s relaes pessoais do biografado. No caso de gravao em vdeo, podem-se editar essas trs entrevistas gravadas (as casas, a vida prossional, a acadmica e os relacionamentos pessoais) em uma nica seqncia. O mesmo pode ser feito com texto ou udio.

Inconcluso

E ento, como interpretar a vida? claro que cada vida nica, alis, a

www.bocc.ubi.pt

12

Marcelo Bolshaw Gomes

vida um processo de singularizao individual e de multiplicidade coletiva. Traamos aqui parmetros e procedimentos construdos atravs da autoobservao e aplicados em vrias biograas, tanto diretamente com entrevistas como tambm indiretamente atravs do estudo de personalidades histricas relevantes. No entanto, no cabe aqui apresentar estes resultados preliminares, mas apenas lanar as sementes para a organizao futura de vrias pesquisas biogrcas segundo estes parmetros.

Referncias Bibliogrcas

BUENO, Delmira Oliveira O mtodo autobiogrco e os estudos com histrias de vida de professores: a questo da subjetividade. Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 11-30, 2002. BURKHARD, Gudrun. Tomar a vida nas prprias mos - Como trabalhar a prpria biograa o conhecimento das leis gerais do desenvolvimento humano. So Paulo: Editora Antroposca, 2000. GOMES, Marcelo Bolshaw.O Hermeneuta - Uma introduo ao estudo de Si. Dissertao de mestrado em Cincias Sociais. Natal: UFRN, 1997. LIEVEGOED, Bernard. Fases da Vida crise e desenvolvimento da individualidade. So Paulo: Editora Antroposca, 1994. MEDINA, Cremilda. Entrevista - O dilogo possvel. So Paulo, Editora tica, 1986. NVOA, Antnio; FINGER, Matthias (Orgs.) O mtodo (auto)biogrco e a formao. Lisboa: Ministrio da Sade; Departamento dos Recursos Humanos da Sade/Centro de Formao e Aperfeioamento Prossional, 1988.

www.bocc.ubi.pt

Vous aimerez peut-être aussi