Vous êtes sur la page 1sur 14

Universidade Catlica do Salvador!

Instituto de Msica e Letras!

Salvador, a cidade " que " temos e a cidade que queremos" !

MOBILIDADE URBANA!

Breve histria do transporte pblico em Salvador!


O transporte em Salvador, surgiu por volta de 1845, criado atravs da Lei Municipal, essa lei concedia privilgios a algumas companhias de nibus ou gndulas (diligncias puxadas por animais). ! ! GNDOLAS A partir de 1864 foram criadas algumas linhas sobre trilhos, sendo a partir dai liberado algumas concesses para transporte de passageiros entre a Cidade Baixa e a Cidade Alta. Antnio Francisco de Lacerda, um comerciante que recebera a concesso, implantou um elevador, ligando as duas partes da cidade, que foi inaugurado em 1873.! !

ELEVADOR LACERDA

Bonde Salo

Em 1897 foi inaugurada a primeira linha de bondes eltricos, operada pela Cia. Veculos Econmicos, ligando o Comrcio a Itapagipe. At ento, o novo servio s era conhecido na capital federal - o Rio de Janeiro. Aps a inaugurao do servio eltrico na Cidade Baixa, a Cia. Linha Circular foi autorizada a utilizar o servio eletricado na Cidade Alta. A partir da, o traado dessas linhas ditava o direcionamento da expanso da cidade.!

Em 1955 a Prefeitura Municipal baixou decreto considerando em crise os servios coletivos de transporte e, seis anos depois os bondes foram condenados, sendo extintos pouco a pouco e substitudos pelos nibus.! !

nibus

Em 1957 foram inaugurados os servios de trlebus na Cidade Baixa, em uma tentativa de substituio aos bondes, mas j nessa poca a participao da iniciativa privada atravs de lotaes e nibus se fazia fortemente presente.!

Trlebus

O crescimento do servio de transporte por nibus deveu-se ao aumento da demanda e tambm sua maleabilidade operacional, que permitiu uma melhor adaptao s grandes transformaes ocorridas nas cidades brasileiras, em especial em Salvador.!

nibus Padro

Em 1996 o SETPS iniciou o processo de bilhetagem eletrnica, implantando a tecnologia do carto inteligente - Smart Card, inicialmente utilizado pelos estudantes que tm direito meia passagem escolar e todas as categorias beneciadas pela gratuidade no sistema de transporte por nibus.!

Salvador Card

Rinspeed microMAX

Rinspeed microMAX tem apenas 3,7m de comprimentos e 2,2m de altura, se assemelha a uma caixa e acomoda seus passageiros quase em p. Com propulso eltrica, o conceito da Rinspeed promete entregar amenidades que o aproximam mais de uma casa que de um carro, como uma mquina de caf e uma geladeira. A expectativa de preo da verso de produo do microMAX custe entre 5.000 e 10.000 euros (entre R$ 13.734 e R$ 27.462).!

A import ncia do Transporte para o desenvolvimento social e econmico; O uso da tecnologia como ferramanta de auxlio na mobilidade urbana;! O uso de aplicativos para melhorar a vida de usurios do transporte pblico;!

A vida social na cidade de Salvador; Impactos ambientais da Mobilidade Urbana;! Cidade e mobilidade.!

ITS - Intelligent Transportation Systems

ITS - Intelligent Transportation Systems no Brasil

CIBERCULTURA
Cultura: signica cultivar. Genericamente a cultura todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenas, a lei, a moral, os costumes e todos os hbitos e aptides.! ! Tcnica: signica criar um manejo, um conhecimento que possa gerar inventos com intuito de facilitar um determinado trabalho. Com as relaes sociais de experincias ocorre a evoluo das tcnicas, que seria um acmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho. ! Os computadores, o transporte areo, a bra ptica, o conjunto de conhecimentos, pesquisas e todo arsenal de tecnologias da sociedade contepornea resultado da transformao da tcnica para tecnologia.! ! ! !

T ecnologia a tcnica evoluda! ! T erceira Revoluo Industrial (1970)! ! A cibercultura entendida como um conjunto de espaos, atitudes, rituais e costumes que as pessoas desenvolvem quando entram em contato com a tecnologia. Assim, possvel entender como algumas pessoas lidam com a situao.! ! internet,telefones celulares, smartphones e computadores portteis.! ! Ciberespao ! ! Cibercidade: Podemos entender por cibercidades as cidades nas quais a infraestrutura de telecomunicaes e tecnologias digitais j uma realidade. O objetivo deve ser o de criar formas efetivas de comunicao e de reapropriao do espao fsico, reaquecer o espao pblico, favorecer a apropriao social das novas tecnologias de comunicao e informao e fortalecer a democracia contempornea.! ! Funo Massiva e Ps Massiva! !

Referncias!

R E B O L S A S , F e r n a n d o . M o b i l i d a d e U r b a n a . D i s p o n v e l e m : < http://www.infoescola.com/transporte/mobilidade-urbana>. Acesso em: 08. Out. 2013. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/ estatistica/populaao/acessoainternet>. Acesso em: 06. Out. 2013. SILVA, Daniela Moraes da. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Sistemas Inteligentes no Transporte Pblico Coletivo Por nibus. Porto Alegre. 2000. Acesso em: 04. Out. 2013. LEMOS, Andr. Cidade e Mobilidade. Telefones Celulares, Funes Ps-Massivas e territrios informacionais. Out. 2007. Acesso em: 04. Out. 2013. MOBILIDADE URBANA: COMO OS APPS ESTO MUDANDO OTRNSITO. Paran. 11. Set. 2013. Disponvel em: <http://www.magicwebdesign.com.br/blog/modalidade-urbanas-apps-tranformando-transito/>. Acesso em: 05. Out. 2013.

Vous aimerez peut-être aussi