Vous êtes sur la page 1sur 15

FACULDADE PROJEO

CURSO: TECNLOGO EM REDES DE COMPUTADORES

ANDERSON COUTINHO DA SILVA TRC 2AN

RELATRIO DE: TIPOS DE CABOS

Taguatinga/DF 2011
1

Anderson Coutinho da Silva TRC 2AN

REDES LAN, MAN E WAN

O trabalho busca explorar as tecnologias de cabos de redes, e de outros tipos de transmisso sem fio em redes de computadores.

Professor: Valdemir.

Taguatinga/DF 2011
2

Sumrio

Introduo ...................................................................................................................04 Questes 1, 2 e 3 ..........................................................................................................05 Questes 3, 4 e 5 ..........................................................................................................06 Questes 5, 6 e 7 ..........................................................................................................07 Questes 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 ..................................................................................08 Questes 13, 14, 15 e 16 ..............................................................................................09 Questes 16, 17, 18, 19 e 20 ........................................................................................10 Questo 20....................................................................................................................11 Notas de rodap ..........................................................................................................11 Concluso ....................................................................................................................12 Bibliografia .........................................................................................................13 a 15

Introduo

O trabalho aborda os principais meios de transmisso de dados utilizados, os tipos de topologias de redes, cada uma com suas vantagens, desvantagens e custos. Tambm mostra os equipamentos necessrios para a montagem de uma rede LAN, os modos de transmisso possveis e at alguns cuidados que devem ser tomados ao se montar uma rede com cada tipo de meio de transmisso.

A internet um sistema de ligao global de computadores atravs de meios fsicos,

(cabos ou antenas), que so conectados por meios de protocolos, no caso da internet o TCP/IP, que enderea cada mquina conectada na rede. Isso faz com que arquivos de um computador, quando disponibilizados, possam ser acessveis a outro computador, quando ambos estiverem conectados internet.
2

A palavra rede, vem do latim do retis e significa entrelaamento de fios. Redes so

sistemas organizacionais capazes de reunir indivduos e instituies, de forma democrtica e participativa, em torno de objetivos e/ou temticas comuns. No caso de redes de computadores, so estruturas fsicas e lgicas, que permitem que mais de um computador se comunique e troque informaes.
3

As redes LAN Local Area Network, foram desenvolvidas para atender a

necessidade de grupos ou organizaes em que suas instalaes no passassem de uma sala ou um prdio. Elas so amplamente utilizadas em casas e empresas e permitem o compartilhamento de informaes e recursos como: impressora, fax e outros. As principais caractersticas que diferenciam esse tipo de rede so: tamanho, tecnologia de transmisso e topologia. A LAN consiste em um cabo (ou ondas eletromagnticas), que liga todos os computadores, normalmente atravs de um switch ou HUB. Este tipo de rede uma rede rpida, que pode at ultrapassar os 100mbps e possi poucos erros de transmisso. Utiliza a tecnologia Ethernet por seu baixo custo e simplicidade. A rede MAN Metropolitan Area Network, foi desenvolvida para atender as necessidades de empresas por exemplo, que tem vrias filiais espalhadas em uma cidade ou estado, sendo assim, a MAN a LAN com uma maior rea de abrangncia. Ambos os tipos de rede utilizam tecnologia semelhante. A MAN conectada atravs de dois cabos unidirecionais, em que os computadores so conectados. Este tipo de rede a mais complexa e utiliza o padro DQDB Distributed Queue Dual Bus. Os computadores ficam conectados em duas reas diferentes, pelos dois cabos. Para enviar a informao a outro computador, preciso saber se ele est do lado esquerdo ou direito, pois cada um dos lados ligado a um cabo diferente. Mesmo ligado a dois cabos, a MAN segura, pois se houver falhas de conexo, existe um circuito de LOS que dispe de alternativas.

A WAN Wide Area Network, uma rede que abrange reas geogrficas (pases ou continentes), e contm um conjunto de mquinas que tem como finalidade executar programas e aplicaes de usurios. basicamente um host. Ela feita basicamente por dois componentes: as linhas de transmisso e os elementos de comutao. As linhas de transmisso transportam os bits entre as mquinas (assim como na rede eltrica). Os elementos de comutao conectam duas ou mais linhas de transmisso (normalmente os roteadores). Um conjunto de redes de menor porte na WAN, so chamados de sub-redes, e seu principal papel conect-las. Normalmente, a WAN contm muitos cabos conectados por vrios roteadores, e quando dois roteadores querem se comunicar mas no possuem ligao direta entre si, o fazem por intermdio de outro roteador, e isso acaba tornando a rede mais lenta. Tambm possvel fazer a conexo de uma WAN atravs de um satlite, em que os roteadores tem antenas, atravs da qual possvel fazer emisses e receptaes de dados.
4

Existem vrios elementos utilizados para a comunicao em uma rede local, e cada

um deles com uma funo especfica. Podemos citar como os mais importantes: as placas de rede, os switches, os bridges, os routers, os modems A placa de rede funciona como uma interface entre o computador e os meios fsicos da rede, usando essa interface para receber e transmitir dados. Sua funo basicamente : mover dados para dentro da memria RAM, gerar o sinal eltrico que trafega nos cabos de rede e controlar o fluxo de dados no sistema de cabeamento da rede. A funo do switch permitir a troca de dados entre vrias estaes ao mesmo tempo, sem que haja perda de velocidade no trfego, como acontecia com o seu antecessor, o hub. A funo do bridge (ponte) segmentar uma rede local em vrias subredes, para que diminua o fluxo de dados, impedindo o congestionamento da rede. A funo do router (roteador) interligar as reles locais entre si. Ele tambm tem a funo de estabelecer a melhor rota para que a informao passe de uma rede para outra, fazendo com que o transporte de dados seja mais eficiente. Este equipamento indispensvel rede. A funo do modem transformar os sinais emitidos pelo computador em sinais analgicos, para que possam ser transmitidos atravs da linha telefnica.
5

Os principais compontentes da WAN so os routers, os switches e os modems. O

router far a ligao entre as LAN, o switch direcionar os pacotes para os seus endereos (se

forem para fora da rede para o router) e o modem far com que possam ser usadas as linhas telefnicas.
6

Para criar uma rede local, preciso adquirir um hub ou switch, e conectar diretamente

a ele os cabos RJ45 conectados a placas de rede de outras mquinas. Depois preciso configurar os endereos IP de cada mquina, e fazer contato entre elas atravs do comando ping, com cada IP da rede. Feito isso, o ltimo passo adquirir com alguma operadora de internet, uma ligao com gateway, que far com que haja comunicao com outras redes.
7

Anel (Token Ring): so estaes conectadas atravs de um caminho fechado. Muitas

das estaes no se comunicam com o computador central. As desvantagens dessa topologia so: pouco tolerante a falhas, erros de transmisso podem fazer com que a informao nunca chegue ao seu destino, todos os computadores tem que direcionar o pacote at o destino (passando por cada um deles) e se uma das conexes sair do ar, o sistema todo sai do ar. Barramento: todos os computadores so ligados a um mesmo meio de transmisso. Todos os computadores recebem as mensagens enviadas. Se um dos computadores estiver inacessvel, cabe aos relgios de preveno detect-lo e desconect-lo, para que no haja perda de informao. O desempenho desse sistema vai depender do nmero de mquinas conectadas, do controle de acesso, do tipo de trfego e outros fatores. Esta topologia de fcil instalao, porm, em perodos de uso intenso, a velocidade cai. Estrela: nesta topologia, todos os computadores tem acesso a um computador central. Esta topologia a melhor escolha caso a necessidade seja que vrias estaes se comuniquem com uma central. O sistema s sai do ar se o computador central sair do ar. tolerante a falhas, fcil de instalar e possi monitoramento centralizado, porm, tem expanso limitada e custo de instalao mais alto que os anteriores. Malha (Mesh): Nesta topologia, todas as mquinas so conectadas entre si. Possi a vantagem de ter tolerncia a falhas, e como desvantagem, os custos de cabeamento. Sem fios (Wireless): Pode ser usada tanto para conexes domsticas como conexes com a internet, mas mais usada em dispositivos mveis como PDAs e notebooks. Vantagem: mobilidade. Espinha dorsal (Backbone): Esta topologia muito complexa, e separada em segmentos para simplific-la, e estes segmentos se conectam ao backbone. rvore: Topologia baseada em uma estrutura hierrquica de redes e sub-redes. Existem um ou mais concentradores que ligam cada rede, e um concentrador que liga os outros concentradores. Esta topologia de fcil deteco e resoluo de problemas.
7

Hbrida: Na topologia hbrida, feita a combinao de duas ou mais topologias de redes, que fazem com que esta se beneficie das vantagens de ambas as topologias combinadas.
8

A comunicao ponto a ponto quando todos os pacotes que passam pela rede tem

que passar por todas as mquinas que esto no cabeamento. S a mquina que identificada como destinatrio consegue ter acesso ao contedo do pacote. A rede ponto a ponto tem como caractersticas os computadores ligados em srie, ou seja, em um nico cabo. A comunicao multiponto feita com uma estao central, que redireciona os dados aos seus destinatrios. Nesse tipo de rede os computadores tem ligaes entre si e entre a estao central.
9

Na linha de comunicao simples ou simplex, o meio de transmisso s transmite

dados em uma nica direo. Um exemplo deste tipo de comunicao seria a TV simples ou o rdio, em que o usurio conectado s recebe informaes. Na linha de transmisso halfduplex, o meio de transmisso suporta envio e recebimento de informaes, desde que feitos em tempos diferentes. Um exemplo seriam os rdios antigos. Na linha de transmisso fullduplex, o meio de transmisso suporta envio e recebimento de dados ao mesmo tempo. Um exemplo seria a TV interativa, ou at os telefones.
10

Na comutao por circuito, os recursos de rede so reservados antes do envio dos

pacotes, ou seja, o computador avisa para que os recursos da rede que sero a ele necessrios, sejam reservados antes do envio das informaes. J na comutao de pacotes, os recursos de rede so utilizados de acordo com a demanda, ou seja, se a demanda for grande, haver lentido.
11

No broadcast, a mensagem enviada a todos os usurios conectados rede. No

unicast, a mensagem enviada apenas a um destinatrio por vez. J no multicast, a mensagem enviada apenas para quem for destinatrio, sendo uma mquina ou mais.
12

A diferena do cabo coaxial fino para o coaxial grosso, que o cabo coaxial grosso

possi duas malhas de blindagem, para evitar que ocorram interferncias externas, e o coaxial fino s possi uma, que evita que hajam interferncias com ondas de baixa frequncia. A vantagem do cabo coaxial fino que ele mais malevel e mais imune a interferncias de baixa frequncia. As vantagens do cabo coaxial grosso que ele mais isolado contra os meios externos.
13

O cabo de par tranado normalmente utilizado em redes bsicas, podendo chegar

at a 1gbps. barato e pode fazer transmisses tanto analgicas quanto digitais. Sua
8

desvantagem que bastante sucetvel a interferncias eltricas. Constitui em um conjunto de 8 fios entrelaados em uma capa plstica. O cabo STP, constitu em uma capa eletrostaticamente blindada, envolta por uma camada plstica. A capa blindada possi em seu interior 4 pares de fios, tambm envoltos cada um por uma camada de blindagem eletrosttica, para que sofra poucas interferncias externas. A diferena do UTP para o STP, que o UTP no possi nenhuma das blindagens eletrosttica. muito usado pois de fcil manuseio e baixo custo. A categoria de cabo 5, possi impedncia de 100ohm e tem frequncia de operao at 100Mhz. A categoria 6, possi impedncia tambm de 100ohm e tem frequncia de operao de at 250Mhz.
14

O cabo de fibra ptica uma estrutura cilndrica, feito de vidro ou plstico, que

transporta basicamente luz. formado por duas partes: ncleo e casca. O ncleo onde se propaga a luz, e a casca quem no deixa o raio de luz sair de dentro do ncleo. pequeno e de fcil instalao e usado para altas velocidades a longas distncias. Sua desvantagem que este tipo de cabo no pode fazer curvas acentuadas.
15

Na fibra monomodo, o feixe de luz percorre o cabo em linha reta, sem sofrer

reflexes. Sua vantagem que de altssimas velocidades, podendo chegar at a 100Ghz. J na fibra multimodo, o feixe de luz sofre vrias reflexes dentro do cabo, pondendo ser este de ndice degrau, em que o feixe de luz sofre reflexes variveis dentro do cabo, e pode ser de ndice gradual, em que o ndice de refrao no constante no cabo, fazendo com que o feixe de luz seja direcionado de forma gradual dentro da fibra.
16

A transmisso a rdio usa como canal o ar. O inconveniente deste tipo de

transmisso que pode ser refletido em prdios ou algumas construes, pode haver distoro do sinal, ou seja interferncias, que podem ser causadas por relmpagos, superfcies ou at outras transmisses de rdio. Uma desvantagem deste tipo de transmisso que no h segurana. A transmisso a infravermelho se baseia no espectro de luz infravermelho. Um feixe de luz transmitido pelo ar, e ao receber este sinal, o receptor o transforma em sinais digitais. Alguns benefcios deste tipo de transmisso so: altas velocidades, fcil instalao, segurana, baixo custo, baixa manuteno, latncia zero distncia, entre outros. A transmisso a laser tambm utiliza luz. Trata-se de um feixe de laser que transmite os dados a um receptor. A vantagem deste tipo de transmisso que podem alcanar altas

velocidades e so altamente seguras. A desvantagem que o emissor tem que apontar o feixe de laser diretamente para o receptor, portanto no pode ser usado longas distncias.
17

Fabricantes: Changzhou Minghao, Corning, Draka Comteq, HELUKABEL, Ningbo

Broad Telecommunication, Ningbo Jiatang, Ningbo Nenshi, KRONE GmbH, Telegrtner Karl Grtner GmbH, dentre outros. Fornecedores: Dr.-Ing. Sieger Electronic GmbH, dentre outros.
18

FAST-CIT xDSL Cabos telefnicos internos, projetados para transmisso digital

em redes DSL. CTS-APL-G-xDSL Cabos telefnicos externos de alta performance, projetados para transmisso digital em redes DSL. CHP-ATL-xDSL Cabos telefnicos hbridos externos de alta performance, projetados para transmisso digital em redes DSL. CFOA-ARD Cabos pticos armados com fita de ao corrugado para proteo contra o ataque de roedores, formados por tubo loose, se ncleo geleado. CFOA-DPE Cabos pticos totalmente dieltricos, pr encapsulados em duto de HDPE, formados por tubo loose, de ncleo geleado. CFOT-MF Cabos pticos totalmente dieltricos, com caractersticas que permitem seu uso tanto em ambientes externos como internos, formados por tubo loose de ncleo seco.
19

A IEEE 802 uma norma que tem como objetivo definir uma padronizao para

redes locais e metropolitanas das camadas 1 e 2 do modelo OSI para padro de redes. Alguns exemplos so: 802.1 - Gerncia de rede; 802.5 - Token Ring; 802.6 - Redes Metropolitanas; 802.8 - Fibra ptica e; 802.11 - Lans sem fios. Cada terminao do nmero 802, indica uma norma para algum tipo de tecnologia, que foi definida e continua a ser desenvolvida por pesquisadores.
20

Foi um modelo inventado para simplificar os trabalhos na internet, e possibilitar a

constante atualizao tecnolgica. So 7 camadas, sendo que as trs primeiras so separadas das trs ltimas por uma camada que se adapta a novas tecnologias, pois as trs ltimas camadas so as que mais se atualizam tecnologicamente. Cada camada desempenha uma

10

funo especfica para o envio, endereamento, transporte, correo (para possveis erros) e aplicao dos dados.
Defina o conceito de internet. Defina o conceito de redes. 3 Explique e defina wan, man e lan. 4 Cite e comente sobre os equipamentos de comunicao utilizados em uma rede local. 5 Cite e comente sobre os equipamentos de comunicao utilizados em uma rede WAN. 6 Qual o procedimento para criar uma rede local? 7 Diferencie as topologias de redes e aponte as vantagens e desvantagens de cada uma. 8 Explique o processo de comunicao ponto a ponto e multiponto. 9 Comente sobre as linhas de comunicao simples, half-duplex e full-duplex e cite exemplos de equipamentos que utilizam essa comunicao. 10 Faa uma sntese sobre comutao: por circuito, por mensagem e por pacote. 11 Sintetize os tipos de transmisso unicast, multicast e broadcast. 12 Diferencie cabo o coaxial fino do cabo coaxial grosso e cite as principais vantagens e desvantagens. 13 Explique as diferenas entre os cabos de par tranado UTP e STP, e comente sobre as categorias 5 e 6. 14 Comente sobre a constituio do cabo de fibra ptica as vantagens e desvantagens. 15 Qual a diferena entre a fibra monomodo e a fibra multimodo? 16 Sintetize em poucas palavras sobre transmisso a rdio, infravermelho e a laser. 17 Faa uma pesquisa e aponte os principais fabricantes e fornecedores de cabos de rede. 18 Faa uma pesquisa sobre os tipos de cabos produzidos pela Furukawa. Cite no mnimo 5 exemplos. 19 Exemplifique alguns institutos normativos para redes. 20 O que voc entende sobre o modelo OSI?
2 1

11

Concluso
A criao dos diversos meios de transmisso foram cruciais para o desenvolvimento no s da internet, como dos computadores e todos os servios que deles dependem. A criao de cada meio de transmisso, cada tipo de cabo e cada tecnologia, teve como finalidade atender a demanda e dar acessibilidade a quem necessita destes servios, a custos diferenciados, porm acessveis.

12

Bibliografia
Equipamentos para redes. Universidade Federal de So Paulo. Disponvel em: <http://www.unifesp.br/proex/dac/eaoc/apostilas/word_2003/apostila_rede.pdf>. Acesso em: 07/03/2011.

PEREIRA, Aisa. O que a internet. AISA. Disponvel em: <http://www.aisa.com.br/oquee.html>. Acesso em: 03/03/2011.

O que so redes. Disponvel em: <www.inca.gov.br/rede/documentos/que_sao_redes.pdf>. Acesso em: 03/03/2011.

CARVALHO, Joo Antnio. Conceito de redes de computadores. Algo sobre. Disponvel em: <http://www.algosobre.com.br/informatica/redes-de-computadores-nocoes-basicas.html>. Acesso em: 03/03/2011.

Wide Area Network (WAN). Disponvel em: <http://www.compute-rs.com/pt/conselho1225622.htm>. Acesso em: 07/03/2011.

Criar uma rede local. Kioskea. Out. 2009. Disponvel em: <http://pt.kioskea.net/contents/pratique/lan.php3>. Acesso em: 07/03/2011.

Rede ponto-a-ponto. Tecnologia/Cincia Mar. 2008. Disponvel em: <http://www.oficinadanet.com.br/artigo/831/rede_ponto-a-ponto>. Acesso em: 07/03/2011.

ANGLICA, Antnio dos Santos. Tipos de rede. Universidade Gama Filho. Disponvel em: <http://www.m8.com.br/antonio/redes/Topologia.htm>. Acesso em: 07/03/2011.

Qual a diferena entre broadcast, unicast e multicast? Wireless, tecnologia e inovao. Jul. 2009. Disponvel em: <http://under-linux.org/blogs/mlrodrig/qual-diferenca-entre-broadcastunicast-e-multicast-1134/>. Acesso em: 09/03/2011.

13

ARATA, Ronnie. Transmisso de dados via laser. PC & CIA. Dez. 2009. Disponvel em: <http://www.revistapcecia.com.br/index.php/the-news/148-transmissao-de-dados-vialaser.html>. Acesso em: 09/03/2011.

SAKURAY, Fbio. Meios de transmisso de dados. UEL Universidade Estadual de Londrina. Disponvel em: <http://www2.dc.uel.br/~sakuray/EspecComunicacao%20de%20dados/R%A3bia%20%20Danilo/Meios%20de%20transmiss%92o%20de%20dados%20nas%20redes.htm>. Acesso em: 09/03/2011.

Cabos de rede. Exportpages. Disponvel em: <http://pt.exportpages.com/product/Cabos-derede-1001397154-1.htm>. Acesso em: 09/03/2011.

Cabos pticos. Furokawa. Disponvel em: <http://www.furukawa.com.br/portal/page?_pageid=393,581140&_dad=portal&_schema=PO RTAL>. Acesso em: 09/03/2011.

Cabos metlicos. Furokawa. Disponvel em: http://www.furukawa.com.br/portal/page?_pageid=393,581131&_dad=portal&_schema=POR TAL>. Acesso em: 09/03/2011.

IEE 802. Wikipdia. 19, Fev. 2011. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802>. Acesso em: 09/03/2011. PINHEIRO, Jos Maurcio S.. Guia completo de cabeamento de redes. 1 ed. Campus. 2003.

Topologias de redes. Unicentro newton paiva. Disponvel em: <www.micropic.com.br/noronha/Informatica/REDES/Redes.pdf>. Acesso em: 09/03/2011.

Topologias de redes. Disponvel em: <http://pt.scribd.com/doc/402365/Topologias-deRede>. Acesso em: 09/03/2011.

MENDES, Douglas Rocha. Redes de computadores: Teoria e prtica. Cap. 1. Novatec, 2000.
14

TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. 3 ed. Campus. 2007.

KUROSE, James F.; ROSS, Keith W.. Redes de computadores e a internet. 3 ed. Pearson Addison Wesley. So Paulo, 2006.

15

Vous aimerez peut-être aussi