Vous êtes sur la page 1sur 3

A GESTO DA QUALIDADE E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO BRASIL

1 INTRODUO O objetivo deste trabalho identificar as ferramentas, programas e mtodos da qualidade utilizados no Brasil. A gesto pela qualidade total surgiu no Brasil nos anos 80. Foi ganhando fora nos anos 90, medida que os clientes tornavam-se cada vez mais exigentes e o foco j no era mais no produto e sim no processo As empresas, comearam a ter o propsito de padronizar os processos, eliminar os desperdcios, qualificar seus profissionais e satisfazer seus clientes. Relacionar prticas e metodologias voltadas melhoria da qualidade. Para isso recorreram s Ferramentas da Qualidade, entre elas: Brainstorming, o grfico de pareto, o diagrama de causa e efeito, programa 5s e o benchmarking, como programas e ferramentas recorrentes. Conclui-se com isso a necessidade de manter a melhoria contnua, atravs de programas e ferramentas da qualidade, garantindo a elevao da qualidade e qualificao da excelncia.

2 GERENCIAMENTO DA QUALIDADE Conforme a necessidade do Gerenciamento pela Qualidade Total (GQT) foi se expandindo, houve um aumento do uso das ferramentas, programas e mtodos da qualidade. Rodrigues (2010) dividiu as aes operacionais para a qualidade em trs grandes campos: ferramentas e tcnicas para a melhoria dos processos e da qualidade, confiabilidade e anlise das falhas para a melhoria da qualidade e programas e mtodos para a melhoria da qualidade,

2.1 Ferramentas da Qualidade As Ferramentas da Qualidade so tcnicas que podemos utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor solues para problemas que eventualmente encontramos e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente a partir da dcada de 50, com base em conceitos e prticas existentes. Desde ento, o uso das ferramentas tem sido de grande importncia para os sistemas de gesto. Podemos ainda consider-las como um conjunto de ferramentas

estatsticas de uso consagrado para melhoria de produtos, servios e processos. As ferramentas bsicas da qualidade esto representadas pelo fluxograma, lista de verificao, histograma, diagrama de pareto, diagrama de causa e efeito, carta de controle e grfico de disperso. a) Fluxograma uma ferramenta de anlise de processos, o fluxograma apresenta vantagens que o qualificam como eficaz no trabalho a que se prope. uma ferramenta grfica, um retrato, quadro ou desenho, sendo muito mais representativo do que centenas de palavras escritas. Permite uma viso global de todo o processo analisado. Os integrantes de cada atividade passam a se ver como componentes do processo e conseguem enxergar como podem influenciar ou ser influenciados pelas atividades antecedentes ou subsequentes. b) Lista de verificao uma lista de itens pr-estabelecidos que sero marcados a partir do momento que forem realizados ou avaliados. usada para a certificao de que os passos ou itens pr-estabelecidos foram cumpridos ou para avaliar em que nvel eles esto. c) Histograma Tem como objetivo mostrar a distribuio de frequncias de dados obtidos por medies, atravs de um grfico de barras indicando o nmero de unidades em cada categoria. d) Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe): Tem como objetivo identificar as possveis causas de um problema e seus efeitos, atravs da relao entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito. e) Diagrama de Pareto um recurso grfico utilizado para estabelecer uma ordenao nas causas de perdas que devem ser corrigidas.

f) Diagrama de Disperso Mostra o que acontece com uma varivel quando a outra muda. So representaes de duas ou mais variveis que so organizadas em um grfico, uma em funo da outra.

g) Brainstorming O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma tcnica de dinmica de grupo, uma atividade desenvolvida para explorar a capacidade criativa de uma pessoa ou de um grupo. 3 CONCLUSO O objetivo deste trabalho foi apresentar a importncia das ferramentas da qualidade dentro do sistema de gesto da qualidade. Cada tipo de ferramenta tem um tipo de adequao. O brainstorming permite que a inovao faa parte do gerenciamento da rotina dos colaboradores, dando-lhes liberdade para pensar, falar e criar. O fluxograma detalha os passos a seguir em um processo ou atividade, sendo de fcil visualizao e interpretao. O Diagrama Ishikawa define, explora e indica todas as causas possveis da situao de um problema especfico. A Folha de Verificao facilita a coleta e analise de dados. O Diagrama de Pareto mostra a importncia de todas as condies, a fim de escolher o ponto de partida para soluo do problema. O histograma mostra a distribuio dos dados atravs de um grfico de barras indicando o nmero de unidades em cada srie. O Diagrama de Disperso mostra o que acontece com uma varivel quando a outra muda, para experimentar possveis relaes de causa e efeito. Se forem aplicadas corretamente as sete ferramentas da qualidade ajudam a organizao a elevar seu nvel de qualidade, atravs da identificao dos problemas e consequentemente, a diminuio de seus custos. Como tambm, Identificar causas razes dos problemas e solucion-los de forma eficaz. 4- REFERENCIAS RODRIGUES, M.V. Aes para a qualidade: gesto estratgica e integrada para a melhoria dos processos na busca da qualidade e competitividade. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. SEBRAE, Manual das sete Ferramentas da Qualidade- Atualizado em Agosto de 2005. CAMPOS, Vicente Falconi. TQC Controle da Qualidade Total (no estilo japons). Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999.230p.

Vous aimerez peut-être aussi