Vous êtes sur la page 1sur 3

ATIV.DE FÉRIAS – FÍSICA-A – 1°COL. A, B, C e D – PR OF.EDUARDO

1) (UNIFESP) Suponha que um comerciante inescrupuloso aumente o valor assinalado pela sua balança, empurrando sorrateiramente o prato para baixo com uma força F de módulo 5,0N, na direção e sentido indicados na figura.

de módulo 5,0N, na direção e sentido indicados na figura. Dados: sem 37° = 0,60; Cós

Dados: sem 37° = 0,60; Cós 37º = 0,80; g = 10m/s 2

Com essa prática, ele consegue fazer com que uma mercadoria de massa 1,5kg seja medida por essa balança como se tivesse massa de

a) 3,0kg.

b) 2,4kg.

c) 2,1kg.

d) 1,8kg.

e) 1,7kg.

2) (UFES) Um carro freia bruscamente e o passageiro bate com a cabeça no vidro pára-brisa. Três pessoas dão as seguintes explicações sobre o fato:

1ª - O carro foi freado, mas o passageiro continuou em movimento. 2ª - O banco do carro impulsionou a pessoa para frente no instante da freada. 3ª - O passageiro só continuou em movimento porque a velocidade era alta e o carro freou bruscamente. Podemos concordar com:

a) a 1ª e a 2ª pessoas.

b) apenas a 1ª pessoa.

c) a 1ª e a 3ª pessoas.

d) apenas a 2ª pessoa.

e) as três pessoas.

3) (Fuvest) Duas esferas rígidas A e B, iguais, estão em equilíbrio dentro de uma caixa, como na figura abaixo. Suponha nulos os atritos. Considere unicamente as forças de contato nos pontos 1, 2 e 3. Assinale a alternativa em que estão corretamente representados as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera A.

em que estão corretamente representados as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera

a)

em que estão corretamente representados as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera

b)

em que estão corretamente representados as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera

c)

d)

e)

em que estão corretamente representados as direções e sentidos das forças que agem sobre a esfera

4) (Fuvest) Um corpo de 3 kg move-se, sem atrito, num plano horizontal, sob a ação de uma força horizontal constante de intensidade 7N. No instante t 0 sua velocidade é nula. No instante t 1 > t 0 a velocidade é 21 m/s. Calcule t = t 1 - t 0 .

a) 3s

b) 9s

c) 12s

d) 16s

e) 21s

5) (Fuvest) Um homem tenta levantar uma caixa de 5kg, que esta sobre uma mesa, aplicando uma força vertical de 10N. Nesta situação, o valor da força que a mesa aplica na caixa é:

a) 0N

b) 5N

c) 10N

d) 40N

e) 50N

a mesa aplica na caixa é: a) 0N b) 5N c) 10N d) 40N e) 50N

6) (Fuvest) As duas forças que agem sobre uma gota de chuva, a força peso e a força devida à resistência do ar, têm mesma direção e sentidos opostos. A partir da altura de 125m acima do solo, estando a gota com uma velocidade de 8m/s, essas duas forças passam a ter o mesmo módulo. A gota atinge o solo com a velocidade de:

a) 8m/s

b) 35m/s

c) 42m/s

d) 50m/s

e) 58m/s

7) (Fuvest) Uma pessoa segura uma esfera A de 1,0kg que está presa numa corda inextensível C de 200g, a qual, por sua vez, tem presa na outra extremidade uma esfera B de 3,0kg, como se vê na figura adiante.

uma esfera B de 3,0kg, como se vê na figura adiante. A pessoa solta a esfera

A pessoa solta a esfera A. Enquanto o sistema estiver caindo e desprezando-se a resistência do ar, podemos afirmar que a tensão na corda vale:

a) zero

b) 2 N

c) 10 N

d) 20 N

e) 30 N

8) (Fuvest) O gráfico de velocidade de um corpo de 2kg de massa em função do tempo é dado a seguir. Durante todo intervalo de tempo indicado, a energia mecânica do corpo é conservada e nos instantes t = 0 e t = 25s ela vale 100J.

é conservada e nos instantes t = 0 e t = 25s ela vale 100J. Pede-se:

Pede-se:

a) o valor mínimo de energia potencial durante o movimento;

b) o gráfico da força resultante que atua sobre o corpo, em função do tempo.

9) (Fuvest) A figura I, a seguir, indica um sistema composto por duas roldanas leves, capazes de girar sem atrito, e um fio inextensível que possui dois suportes em suas extremidades. O suporte A possui um certo número de formigas idênticas, com 20 miligramas cada. O sistema está em equilíbrio. Todas as formigas migram então para o suporte B e o sistema movimenta-se de tal forma que o suporte B se apóia numa mesa, que exerce uma força de 40 milinewtons sobre ele, conforme ilustra a figura II.

de 40 milinewtons sobre ele, conforme ilustra a figura II. Determine: a) o peso de cada

Determine:

a) o peso de cada formiga.

b) o número total de formigas.

10) (Unicamp) Quando um homem está deitado numa rede (de massa desprezível), as forças que esta aplica na parede formam um ângulo de 30º com a horizontal, e a intensidade de cada uma é de 60kgf (ver figura).

e a intensidade de cada uma é de 60kgf (ver figura). a) Qual é o peso

a) Qual é o peso do homem?

b) O gancho da parede foi mal instalado e resiste apenas até 130kgf. Quantas crianças de 30kg a rede suporta? (suponha que o ângulo não

mude).

Centres d'intérêt liés