Vous êtes sur la page 1sur 59

NOVA ECONOMIA

Nova Economia

Nova Economia o novo modelo de negcios, utilizando-se a tecnologia da Internet nas facilidades de comunicao e transferncia de informaes. Pode ser definida tambm como o conjunto de regras que definem o novo conceito de fazer negcios na era digital. A moeda corrente da Nova Economia a informao. O grande beneficirio da Nova Economia o cliente. Com as distncias entre uma empresa e o seu concorrente restritas a um clique, est da hora de rever as polticas de relacionamento entre empresa e cliente.

Nova economia

De fato, na economia dita tradicional o empresrio tem como foco principal o produto em s, em toda a cadeia produtiva. Este modelo, existente desde os primrdios da economia, est com os dias contados.

Nova economia

A Nova Economia baseada no conceito de tempo real da Internet, em que distncias no existem. fundamental lembrar que seu concorrente est a apenas 1 clique distante. No exagero o grande lema da economia digital o que diz, em termos simples e objetivos, que o cliente no mais precisa de voc, mas voc que precisa cada vez mais do cliente.

Nova economia
O segredo? Dar ao cliente o que ele procura em seu site. Vender seu produto? Sim. De forma fcil e intuitiva? Claro. Porm fundamental criar servios eficientes e canais de comunicao para atender melhor seus usurios. Estamos em uma era em que atender bem ao cliente significa sobreviver no mercado.

Nova economia

Para ter futuro, seu negcio precisa estar na Internet. E seguir as regras. No basta mostrar - preciso realmente fazer. Pelas regras da Nova Economia, para comprar de sua empresa, o cliente precisa de incentivo, convenincia e valor. Por valor podemos entender como sendo preo, qualidade, suporte, facilidades, prmios, descontos, interatividade, informao ou qualquer outra coisa que faa o cliente saber que ele realmente importante, e que voc se identifica e se preocupa com ele.

Nova economia
O sucesso na Nova Economia depende do cliente ter suas expectativas satisfeitas e tornarse um consumidor fiel. A Internet um excelente meio para voc fazer o cliente acreditar na sua preocupao com ele. Entendendo os 10 princpios da Nova Economia, voc comea a perceber como os negcios realizados pela Internet diferente do comrcio tradicional

Dez principios da nova economia


Importncia: No mais o maior, o mais slido ou o mais pesado significa o mais valioso. Valor hoje informao, servio e qualidade. Espao: as distncias desapareceram. O mundo o seu cliente e seu concorrente. Tempo: est colapsando. Interatividade instantnea fundamental. Atitudes e decises no podem esperar. Questes exigem respostas imediatas.

Dez principios da nova economia

Crescimento: acelerado e sempre a frente das atuais necessidades. Marketing viral e aceitao macia promovem crescimento instantneo. Esteja preparado. Clientes: motivo de sua existncia. So os elementos mais importantes, e eles sabem disto. Trata-lo como ele espera e ir alm. Mante-lo cliente mais difcil que consegui-lo. Valor: cresce exponencialmente. No mais medido por unidade, mas por vantagens e servios agregados. Valor no mais o produto, mas o que o acompanha.

Dez principios da nova economia


Eficincia: significa sobrevivncia. Na era em que os concorrentes esto a apenas 1 clique adiante, no h espao para o menos eficiente. Mercado: fator determinante do sucesso. Procurar oferecer sempre algo alm. Fazer o cliente saber que seu produto agrega valor e lhe traz vantagem.

Dez principios da nova economia


Informao: um jogo de um-para-um. Descobrir cada elemento de informao de seu cliente, para retornar como servios e oportunidades. Conhecer o cliente mais importante que ter o cliente. Impulso: Todo produto est disponvel em todos os lugares. O espao entre querer e comprar est fechado. A estratgia est em convencer o cliente a apertar o boto compre.

A Era da Inteligncia em Rede


Uma era que est dando luz uma nova economia, Uma nova politica e uma nova sociedade.

A Nova Economia

Na velha economia o fluxo de informaes so fsicos: Dinheiro, cheques, faturas, conhecimento de carga, relatrios, reunies face a face, chamadas por telefone analgicos, ou transmisses por rdio e televiso, plantas, mapas, fotografias, partituras e propaganda via mala direta.

A Nova Economia
A nova economia digital a informao em todas suas formas tornou-se digital Reduzida a bits armazenados em computadores e correndo na velocidade da luz por redes. tambm uma economia do conhecimento, baseada na aplicao do know-how humano a tudo o que produzimos, e como produzimos.

A Nova Economia
Mais e mais valor agregado ser criado pelo crebro e no pela fora. Quer as pessoas ajam como consumidoras ou produtoras, a incorporao de ideias ser crucial para a criao da riqueza. Esta uma era de interligao em rede no apenas da tecnologia, mas tambm de seres humanos, organizaes e sociedade.

O que tecnologia
O que tecnologia para uma criana ? As crianas no entende por que tanto alarde sobre a tecnologia pelos adultos. As crianas apenas usam os computadores para fazer coisas. Quando abrimos a geladeira, queremos que a comida esteja gelada. No pensamos na tecnologia que torna a comida gelada.

Doze temas em nova economia


Conhecimento Digitalizao Virtualizao Molecularizao Integrao / Redes Interligadas Desintermediao

Convergncia Inovao Produconsumo Imediatismo Globalizao Discordncia

Conhecimento
A tecnologia da informao possibilitou uma economia baseada no conhecimento. Este conhecimento criado por seres humanos Por trabalhadores do conhecimento E por consumidores do conhecimento.

Digitalizao
A informao est em formato digital: bits. Quando a informao digitalizada e comunicada por meio de redes, revela-se um mundo novo de possibilidades.

Virtualizao
Com a transformao da informao analgica para digital, a coisas fsicas podem tornar-se virtuais Alternando o metabolismo da economia, os tipos de instituio e relacionamento possveis e a natureza da prpria atividade econmica. Ex: Estrangeiros, escritrios, lojas virtuais, etc.

Molecularizao
A nova economia uma economia molecular. A antiga corporao esta sendo desagregada, substituda por molculas dinmicas Grupos de indivduos e entidades que forma a base da atividade econmica. A organizao no desaparece necessariamente, mas transformada. A massa torna-se molcula em todos os aspectos da vida econmica e social

Integrao/Redes interligadas

A nova economia uma economia interligada em rede, Integrando molculas em grupo que so conectados a outros para criar riqueza. Disciplina Perigos

Desintermediao
As funes do intermedirio entre produtores e consumidores esto sendo eliminados devido s redes digitais. Empresas, funes e pessoal intermedirios precisaro dar um passo frente na cadeia alimentar para criar um novo valor, Caso contrrio enfrentaro a desintermediao

Convergncia
Na nova economia o setor econmico dominante esta sendo criado por trs setores econmicos convergentes que, por sua vez, garantem a infraestrutura para a criao de riqueza em todos os setores. Computao + Comunicao + Contedo = nova mdia

Inovao
A nova economia uma economia baseada em inovaes. Torne seus prprios produtos obsoletos Faa renovao continua dos seus produtos.

Produconsumo
Na nova economia, a distino entre consumidores e produtores pouca ntida Os produtores so consumidores de outros produtos E os consumidores so produtores de ideias, informaes, etc.

Imediatismo
Em uma economia baseada em bits, Imediatismo torna-se principal propulsor e varivel da atividade econmica e do sucesso comercial. A nova empresa uma empresa em tempo real, que se ajusta contnua e imediatamente s novas condies comerciais pro meio do imediatismo das informaes.

Just in time reduzindo ou eliminando o depsito

Globalizao
A nova economia uma economia global Peter Drucker: o conhecimento no conhece fronteiras Com conhecimento tornando-se o recurso chave, existe apenas uma economia mundial, muito embora cada organizao individualmente opere em um cenrio nacional, regional ou local.

Discordncia
Questes sociais sem precedentes esto comeando a surgir, Resultando possivelmente em grandes traumas e conflitos A natureza do trabalho e as exigncias sobre a fora de trabalho na economia digital so fundamentalmente diferentes. O conceito de mo-de-obra est passando pro uma redefinio radical.

Observao final

A separao radical entre "nova" e "velha" economia, possivelmente no passa de mais um modismo que ter o mesmo destino de tantos outros. Isso no diminui a importncia do grande impacto sobre a produtividade e o crescimento das redes digitais de comunicao. O comrcio eletrnico no trouxe, nem trar, o "paraso dos consumidores". Apesar das grandes vantagens para o processo de distribuio trazidas pela Web, esses mercados apresentam vrias caractersticas e falhas dos tradicionais, caracterizando-se tambm por uma tendncia oligopolizada.

NOVA ECONOMIA
Global Coisas intangveis (conhecimento) Intensamente interligada (Economia de rede)

O novo ambiente empresarial


A produtividade no mbito da administrao - O grande desafio a elevao da produtividade dos trabalhadores nas organizaes. Qualidade A expectativa dos clientes em termos de qualidade vem crescendo vertiginosamente

O novo ambiente empresarial


Capacidade de resposta O tempo gasto entre a inovao do produto/servio e a chegada de tal inovao no mercado est encolhendo rapidamente nas organizaes de praticamente todos os setores econmicos e industriais. Terceirizao Interao com as entidades externas na forma de parcerias e alianas estratgicas.

O novo ambiente empresarial


Ampliao nas fronteiras da organizao Um novo tipo de relacionamento est surgindo entre a organizao e os seus fornecedores, clientes e demais instituio do seu meio ambiente de atuao. As barreiras fsicas esto caindo, dando lugar a organizaes virtualmente interligadas. Redes informatizadas aproximam as empresas, criando condies para parcerias e alianas estratgicas.

O novo ambiente empresarial


Responsabilidade social e ambiental Postura dos clientes voltada expectativa de interagir com organizaes que sejam tica, com boa imagem institucional no mercado e que atuem de forma ecologicamente responsvel.

O novo ambiente empresarial


Diante das inmeras transformaes acontecendo, o mercado de trabalho est passando por uma reestruturao radical:
Enfraquecimento do poder sindical Mo-de-obra excedente Regimes e contratos de trabalho mais flexveis

Reduo do emprego regular

O novo ambiente empresarial


Tecnologia A era da informao est entrando numa nova etapa. O novo paradigma de tecnologia ocorre paralelamente s outras mudanas.

O novo ambiente empresarial


O sistema de Informao nesse novo contexto :
Aberto e operado em rede

Modular e dinmico, baseado em componentes intercambiveis Induz a organizao ao empowerment, distribuindo informao e poder decisrio aos usurios
Integrado Transpe os limites fsicos da organizao

Quatro mudanas fundamentais na forma de aplicao da computao nas organizaes

Passagem da computao pessoal para a computao em grupo Passagem de sistemas ilhados para sistemas integrados Passagem da computao integrada para a computao interorganizacional
Economia digital. Capital humano mais importante que o capital tradicional. Baseada mais no crebro que nos recursos fsicos e materiais

16 Tendncias de FAITH POPCORN


As tendncias que, modificando o estilo de vida e de consumo das pessoas, influiro decisivamente no mundo das empresas.

Encasulamento -

Desejo de ficar em casa, transformando-a em um ninho quente e confortvel, capaz de proteger das ameaas do mundo exterior

Formao de cls -

Tendncia de formao de grupos com interesses comuns

Aventura da Fantasia -

Fuga das tenses cotidianas por meio de viagens, comida e programas de realidade virtual

Prazer da vingana Pequenas indulgncias


Ancoragem

Os consumidores, cansados de normas e regras, querem libertar-se e saborear pequenas doses de frutos proibidos

- A fim de aliviar o estresse, os consumidores procuram maneiras de se recompensar satisfazendo pequenos caprichos
- Um novo fenmeno que consiste em pro-curar raizes espirituais e usar os elementos que davam se-gurana no passado para se ancorar firmemente no futuro

Egonomia

So as pessoas querendo um pouco de reconhecimento de que Ningum como eu

Pensamento feminino

Novo conjunto de valores sociais e empresariais que conduzem mudana do tipo de marketing, deixando de lado o modelo tradicional, voltado para objetivos e adotando um que tenha verda-deira preocupao com os cuidados dispensados famlia

Emancipao masculina

Uma nova forma de pensar dos homens que vai muito alm do estritamente comercial e inclui a liberdade de ser um indivduo

99 vidas

- O ritmo acelerado dos tempos modernos obri-ga-nos a desempenhar vrios papis a fim de poder en-frentar uma vida muito ocupada e dominada pela tcnica

Sair fora

As pessoas que trabalham comeam a questionar-se sobre o valor de uma carreira exigente demais; muitas esto dando preferncia a uma vida mais simples, porm mais satisfatria

Sobreviver

Conscientizao crescente do conceito de bem-estar que ajuda a reforar o ideal de melhor qualidade de vida

Volta ao passado

A nostalgia da liberdade da infncia leva a certos tipos de comportamento mais descontrados

Consumidor vigilante

- Os consumidores cada vez mais conscientes, exercem presso com protestos

Derrubada dos cones

Um terremoto social que transformou o mundo, obrigando-o a questionar e at rejeitar os pilares consagrados da sociedade

Salve o social

A fim de proteger o planeta ameaado, as pessoas redescobriram uma conscincia social cujos elementos centrais so a tica, a paixo e a compaixo

AS TRANSFORMAES GLOBAIS E A ECONOMIA BRASILEIRA


Brasil: Historicamente, uma das economias mais abertas do mundo

Neoliberalismo e hegemonia

Plano poltico-ideolgico: fortalecimento do iderio neoliberal Desorientao do movimento poltico de esquerda Crtica crescente interveno do Estado e ao excesso de regulamentao Hegemonia: viso privatista-internacionalizante (integrao competitiva)

Abertura da economia brasileira: Dimenses


Comercial Tecnolgica Produtiva-real Monetrio-financeira

Convergncia de interesses

Coincidncia ou convergncia entre as mudanas na estratgia e na poltica econmica do governo e o chamado Consenso de Washington

Consenso de Washington

Mximo de abertura Mnimo de interveno estatal

Consenso de Washington: reas

Disciplina fiscal Priorizao dos gastos pblicos Reforma tributria Privatizao Desregulao Liberalizao financeira Regime cambial Liberalizao comercial Investimento externo direto: tratamento nacional Propriedade intelectual: proteo

Progresso tcnico e restruturao produtiva


Aprofundamento do atraso tecnolgico Incerteza e instabilidade dificultam o planejamento estratgico das empresas Crescentes custos de transao e prticas comerciais restritivas 1980s: estratgia passiva 1990: restruturao: reduo de custos, aumento de produtividade e diminuio do emprego desmonte do sistema nacional de inovaes fuso de grandes grupos nacionais (Zini+Dedini) Associaes entre grupos privados nacionais e transnacionais

NOVA ECONOMIA E O BRASIL


O Brasil, ao contrrio [dos EUA], vem registrando sinais de regresso no desenvolvimento da chamada nova economia. Com base nos ltimos dez anos, no apenas o setor ITC reduziu a sua presena relativa estimada no PIB (de 2,7% para 2,1%), como tambm houve perda absoluta de empregos... (MP, p. 75)

Emprego nos setores da Nova Economia no Brasil (mil trabalhadores)


1989
Informtica e equip. Comunica o e equip. Informtica Comunica o Total

1999 38 170 112 300 620

Variao absoluta

74 373 81 265 794

-36 -203 31 34 -174

Nova Economia e o Brasil (cont.)

Percebe-se hoje a frustrao quanto ao acesso s novas tecnologias, gerando certa paralisia nas iniciativas estratgicas nacionais e desincentivo promoo de alternativas tecnolgicas voltadas realidade do pas (MP, p. 76)

Nova Economia e o Brasil (cont.)

Est deixando de ser produtor de bens e servios de maior valor agregado e de alto contedo tecnolgico para assumir uma posio industrial mais prxima a de montagem (maquiagem produtiva) e de comprador de novas tecnologias
(MP, p. 76)

Comrcio internacional e acirramento da concorrncia

Perda de competitividade internacional da economia brasileira a partir de meados dos anos 1980 Incapacidade de realizar uma reorientao profunda do padro de comrcio Impacto de prticas protecionistas Maior presso dos EUA sobre o Brasil a partir de 1984-88 Revitalizao dos esquemas de integrao regional (protocolos Brasil-Argentina, Mercosul)

Impacto monetrio-financeiro

Crise internacionais representam pontos de inflexo (1979, 1982, 1992, 1994, 1997 ... ) Volatilidade de taxas de juro e cmbio Dvida externa: fracasso de solues (acordos com FMI a partir de 1983; Plano Baker, 1985)

Transformaes globais e o Brasil

Insero passiva na internacional Vulnerabilidade externa Vago descarrilhado

economia

Vous aimerez peut-être aussi