Vous êtes sur la page 1sur 5

MPE RJ Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado D.L. 220/75 e D.

2479/79

Substituio - Art. 35 do D. 2479/79 Ato da autoridade competente Por ato de designao Pode ser dispensada Substituto Cargo ou funo de igual remunerao ou superior Lei Estabelecida em Automtica Regulamento regimento Independe de ato Substituto Eventual Independe de posse No pode recair em pessoa estranha ao servio pblico Substituio por + de 30 dias = diferena de remunerao

1. Substituio 2.Tempo de Servio 2.1. Apurao 2.2. Frequncia e Horrio

Formas

Professora Raquel Tinoco

Professora Raquel Tinoco

Afastamentos - Arts. 74 e 75 do D. 2479/79 Federal Tempo de Servio - Arts. 67 ao 73 do D. 2479/79 Estadual

Incio
Interrupo Reincio Nomeao Exerccio em 30 dias Reintegrao Aproveitamento Funo de confiana Registrados no assentamento individual

Mandato Eletivo

Municipal (Prefeito e Vice)


Vereador incompatibilidade de horrios

Durante a candidatura (do registro ao dia seguinte ao da eleio) Priso preventiva Pronncia Denncia por crime funcional Condenao por crime inafianvel sem pronncia Suspenso
Professora Raquel Tinoco 3 Professora Raquel Tinoco

At deciso transitada em julgado

Exerccio na unidade administrativa para a qual foi nomeado

Condenao definitiva sem perda do cargo Preventiva Disciplinar


4

Efetivo exerccio - Afastamentos - Art. 79 do D. 2479/79

frias

30 dias por ano civil


casamento e luto, at 8 (oito) dias Do ERJ Administrao Direta autarquias

Apurao - Arts. 76 ao 78 do D. 2479/79 Cmputo em Dias/Anos (365 dias) No ser considerado o exerccio de funo gratuita Certido / Folha de pagamento Certido / Livro ponto Justificao Judicial
exerccio de outro cargo ou funo de governo ou de direo, de provimento em comisso ou em substituio no servio pblico

empresas pblicas
sociedades de economia mista Da Presidncia da Repblica em virtude de requisio oficial Unio outros Estados Municpios Administrao Direta, autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista, sem prejuzo do vencimento prmio

Efetivo exerccio

Documentao

estgio experimental (LC 140/11) gestante Tratamento de sade Doena em pessoa da famlia por at 12 meses
Professora Raquel Tinoco 5 Professora Raquel Tinoco 6

licenas

acidente em servio ou doena profissional doena de notificao compulsria misso oficial estudo no exterior ou em qualquer parte do territrio nacional, desde que de interesse para a Administrao e no ultrapasse o prazo de 12 meses prestao de prova ou de exame em concurso pblico recolhimento priso, se absolvido afinal se absolvido suspenso preventiva se advertido se repreendido Art. 310 do D. 2479/79

D. 2479/79 - Art. 79, Pargrafo nico O afastamento para o exterior, exceto em gozo de frias ou licenas, depender de prvia autorizao do Governador.

convocao para servio militar ou encargo da segurana nacional, jri e outros servios obrigatrios por lei trnsito para ter exerccio em nova sede faltas por motivo de doena comprovada, inclusive em pessoas da famlia, at o mximo de 3 durante o ms, e outros casos de fora maior candidatura a cargo eletivo

Mandato eletivo legislativo ou executivo


Professora Raquel Tinoco 7 Professora Raquel Tinoco 8

Constituio Federal. Art. 40, 9 - O tempo de contribuio federal, estadual ou municipal ser contado para efeito de aposentadoria e o tempo de servio correspondente para efeito de disponibilidade. (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98)

Art. 4 da EC 20/98 - Observado o disposto no art. 40, 10, da Constituio Federal, o tempo de servio considerado pela legislao vigente para efeito de aposentadoria, cumprido at que a lei discipline a matria, ser contado como tempo de contribuio.

10 - A lei no poder estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuio fictcio. (Includo pela Emenda Constitucional n 20, de 15/12/98)

Professora Raquel Tinoco

Professora Raquel Tinoco

10

Cmputo apenas para efeito de Art. 80 do D. 2479/79 (LC 121/08)

Aposentadoria (EC 20/98) Disponibilidade

o tempo de servio pblico federal, estadual e municipal o perodo de servio ativo nas Foras Armadas, computado pelo dobro o tempo em operaes de guerra, inclusive quando prestado nas Foras Auxiliares e na Marinha Mercante o tempo de servio prestado como extranumerrio ou sob qualquer outra forma de admisso, desde que remunerado pelos cofres pblicos o tempo de servio prestado em autarquia, empresa pblica ou sociedade de economia mista o perodo de trabalho prestado instituio de carter privado que tiver sido transformada em estabelecimento de servio pblico o tempo em que o funcionrio esteve em disponibilidade ou aposentado em dobro, o tempo de licena-prmio no gozada em dobro, os perodos de frias no gozadas a partir do exerccio de 1977, limitadas a 60 (sessenta) dias, ressalvado o direito contagem de perodos anteriores para os amparados por legislao vigente at a edio do Decreto-Lei n 363, de 04/10/77 em dobro, qualquer perodo de frias no gozado por ocupante de cargo em comisso DAS, por imperiosa necessidade de servio. (Lei n 423/81, art. 8 e Lei 483/81, art. 1).
Professora Raquel Tinoco 11

D. 2479/79 - Art. 81 Ao funcionrio ser assegurada a contagem, qualquer que tenha sido o regime da relao empregatcia, como de servio pblico estadual, do tempo prestado anteriormente Administrao Direta ou Indireta do Estado. Pargrafo nico O disposto neste artigo no se aplica para os efeitos de concesso de licena-prmio (somente Estado para Estado sem interrupo do exerccio Art. 129 do D. 2479/79). Art. 82 vedada a acumulao de tempo de servio prestado, concorrente ou simultaneamente, em dois ou mais cargos, funes ou empregos em qualquer das hipteses previstas no art. 80.
Professora Raquel Tinoco 12

Frequncia e Horrio - Arts. 83 ao 86 do D. 2479/79 Frequncia apurada por Livro Ponto Horrio Entradas Sadas Lei Regulamento

2 - Excepcionalmente e apenas para elidir efeitos disciplinares, poder ser justificada falta ao servio. 3 - O abono e a justificao de faltas ao servio sero da competncia do chefe imediato do funcionrio.

Art. 83, 2 - Nos registros do ponto devero ser lanados todos os elementos necessrios apurao da frequncia. Art. 84 vedado dispensar o funcionrio do registro do ponto, bem como abonar faltas ao servio, salvo nos casos expressamente previstos em lei ou regulamento. 1 - A falta abonada considerada, para todos os efeitos, presena ao servio.
Professora Raquel Tinoco 13

Art. 85 O Governador, mediante expediente submetido a sua apreciao pelo Secretrio de Estado de Administrao, e quando assim considerar de interesse pblico, poder dispensar do registro de ponto funcionrios que, comprovadamente, participarem de Congressos, Seminrios, Jornadas ou quaisquer outras formas de reunio de profissionais, tcnicos, especialistas, religiosos ou desportistas.

Professora Raquel Tinoco

14

L. 5.891/11.
Art. 86 O Governador determinar, quando no discriminado em lei ou regulamento, o nmero de horas dirias de trabalho dos rgos e unidades administrativas do Estado e das vrias categorias profissionais. Art. 35. Os servidores do Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro cumpriro jornada de trabalho diria de oito horas. Art. 36. Ao servidor que j ocupava cargo de provimento efetivo do Quadro Permanente dos Servios Auxiliares do Ministrio Pblico do Estado do Rio de Janeiro na poca da reestruturao promovida pela Lei Estadual n 2.121, de 6 de junho de 1993, que tenha optado pelo regime de jornada de trabalho diria de seis horas, ser facultado:

1 - O funcionrio dever permanecer em servio durante as horas de trabalho ordinrio e as do extraordinrio, quando convocado.
2 - Nos dias teis, somente por determinao do Governador, podero deixar de funcionar os servios pblicos ou ser suspensos os seus trabalhos, no todo ou em parte.

I - permanecer nesse regime especial, caso em que perceber seis oitavos da remunerao fixada para a sua classe e padro;

Professora Raquel Tinoco

15

Professora Raquel Tinoco

16

II - optar, a qualquer tempo e irreversivelmente, pelo regime comum previsto no caput deste artigo, caso em que dever permanecer em exerccio por um perodo mnimo de cinco anos, sendo os respectivos proventos calculados sobre o percebido no regime anterior, se o optante vier a se aposentar antes desse prazo.

Professora Raquel Tinoco

17

Vous aimerez peut-être aussi