Vous êtes sur la page 1sur 3

03/09/2013 09h00 - Atualizado em 03/09/2013 09h00

Veja como evitar erros na preparao para fazer um concurso pblico


Planejamento e organizao so fundamentais para um bom desempenho. Lia Salgado d dicas para quem vai fazer provas para cargos pblicos.
Do G1, em So Paulo 1 comentrio

Estudo para concursos pblicos (Foto: Reproduo /TV Tem)

Concurso pblico assunto que est no dia a dia das pessoas e atrai cada vez mais candidatos. Mas, apesar da grande quantidade de informaes disponveis, muito comum que os mesmos erros sejam cometidos. Independentemente do tipo de concurso, do nvel de escolaridade exigido ou da rea de atuao, algumas orientaes so universais. Planejamento da rotina e do estudo Se voc vai comear um projeto dessa grandeza, importante organizar a vida para poder incluir o tempo de aulas e de estudo, alm das tarefas que j existem. Talvez seja necessrio at mesmo reavaliar se o caso de eliminar algumas coisas do dia a dia, para dedicar mais tempo ao estudo. Mas, tudo deve ser feito com equilbrio, para que no seja criada uma rotina insuportvel. Ainda mais que o tempo entre a deciso de prestar um concurso e a efetiva aprovao pode ser longo.

saiba mais

VEJA COLUNAS ANTERIORES Veja 5 dicas para se preparar para as provas de concursos pblicos Veja passo a passo para fazer plano de estudos para prestar concursos Veja 10 passos para estudar para concursos pblicos

O que vai ser estudado a cada dia tambm deve ser definido com antecedncia, para evitar perdas de tempo desnecessrias. Quem tem pouco tempo para estudar porque trabalha e/ou est fazendo faculdade pode aproveitar os feriados e as frias - no trabalho e na faculdade como bnus de estudo; esses perodos podem ser usados para aumentar o tempo de estudo, equilibrado com descanso e lazer. Feriados podem ser utilizados para alavancar o estudo de uma matria que o candidato considere mais difcil ou que seja mais longa. Frias de trabalho podem ser guardadas para intensificar o estudo na proximidade de um bom concurso. Pausas e intervalos O tempo de parar essencial para o bom rendimento do estudo. Indicamos pausas de 15 minutos no meio de cada turno de 3 ou 4 horas, pausas maiores (de 1 hora e meia a 2 horas) entre os turnos do dia (manh, tarde e noite) e reservar 1 dia da semana para relaxamento e diverso. Esses so cuidados importantes para que o candidato tenha bons condies de aprendizado. Sade Manter a sade em dia tambm garante a qualidade do aprendizado. Dormir o suficiente (6 a 8 horas), alimentar-se regularmente e com ateno aos nutrientes, e consumir gua permitem que o crebro realize um bom trabalho. Veja dicas Equilbrio e continuidade Captulo parte para quem precisa que o crebro apresente desempenho excelente, a atividade fsica aerbica deve ser includa na rotina de todo candidato. Melhora a oxigenao, reduz os nveis de estresse, produz neurotransmissores e ainda melhora a disposio geral. Tcnicas de estudo Para estudar tantas disciplinas com contedos to amplos necessrio estabelecer uma estratgia eficiente. A tcnica de estudo utilizada, seja ela qual for, deve incluir: conhecimento da teoria, resoluo de exerccios, elaborao de material para revises e hbito de resolver provas de concursos que j aconteceram. Somente assim ser possvel reter adequadamente as informaes e ajustar o conhecimento ao que ser encontrado no dia da prova. Todo candidato tem uma ou mais matrias em que enfrenta maior dificuldade. Em alguns casos, parece quase impossvel vencer o desafio. Nesse caso, a dica colocar as piores disciplinas no melhor horrio do dia (h pessoas que rendem melhor pela manh, outras noite, por exemplo) e no melhor dia da semana (provavelmente no incio da semana o candidato est mais descansado). Reservar mais tempo na programao semanal para essas matrias tambm interessante e fazer um intensivo de vez em quando (usar feriados ou 1 semana dedicada somente quela disciplina). Nos casos mais graves, vale refazer todo o curso terico com outro professor ou outro material. uma maratona No h como prever o tempo que o candidato vai levar para ser aprovado. Mas no projeto de curto prazo e, em geral, so necessrios de alguns meses a alguns anos. Com isso, a preparao apresenta diversas etapas. O entusiasmo inicial pode ser substitudo por certo impacto quando o candidato percebe a quantidade de contedos que precisar estudar.

Quem ultrapassa essa fase e segue comea a estabelecer um ritmo de estudo e, aos poucos, colhe os primeiros resultados no conhecimento adquirido. Mas, ainda pode levar algum tempo at esse candidato tornar-se um servidor pblico. Pode acontecer alguma reprovao. Ou o concurso demorar a sair. Com isso, a presso pela aprovao vai ficando cada vez maior, incluindo cobranas de familiares e do prprio candidato. O medo de no ser capaz pode surgir de vez em quando. Cobranas, reprovaes e medo acontecem com todo mundo. A diferena entre quem passa e quem no passa simplesmente seguir em frente. Leia o edital, leia o edital, leia o edital Quando o edital do seu concurso for publicado, leia o contedo atentamente, como se fosse uma questo de prova. Verifique os requisitos necessrios para o cargo, as condies oferecidas (remunerao, nmero de vagas, local das vagas), como e onde sero as provas, de que forma ser efetuada a contagem de pontos, qual o contedo programtico, qual a forma de inscrio, quais so os prazos etc. No so raros os casos de candidatos que no leem o edital e depois se sentem frustrados por alguma condio que desconheciam ou injustiados pelas regras do concurso. Estratgia ps-edital importante verificar todos os itens do contedo programtico de cada disciplina, e assinalar o que j foi e o que no foi estudado. A partir da, deve ser feito um novo planejamento, considerando o nmero de dias at a prova, o peso de cada disciplina e as condies do candidato em relao a cada uma. Para assuntos novos, se o tempo no for suficiente, mais produtivo estudar muitos pontos pequenos do que poucos contedos muito longos. Estratgia na hora da prova Antes da prova, o candidato deve definir a ordem de disciplinas em que resolver as questes de prova e o tempo limite que reservar para cada uma. *Lia Salgado, colunista do G1, fiscal de rendas do municpio do Rio de Janeiro, consultora em concursos pblicos e autora do livro Como vencer a maratona dos concursos pblicos

Vous aimerez peut-être aussi