Vous êtes sur la page 1sur 1

Escola Secundria de Pinheiro e Rosa ANO LETIVO 2013/2014

Guio de estudo do 1 TESTE de rea de integrao 2ANO dos cursos profissionais/ Novembro de 2013/ Durao: 90 minutos/ A professora: Sara Raposo
Temas/Contedos
Temas do mdulo 1 Tema 1 A comunicao na era digital

Objetivos

Tipo de questes - Escolha mltipla. - Itens verdadeiros/falsos. - Identificao e anlise de exemplos, imagens e/ou textos. - De resposta(s) curta(s). - De resposta extensa e orientada.

1. Dar exemplos dos principais meios de comunicao utilizados na era digital. 2. Explicar alguns dos efeitos positivos e negativos da utilizao da internet. 3. Identificar, ao nvel da comunicao, uma caracterstica comum entre a inveno do livro
impresso e a inveno dos computadores pessoais e da internet. 4. Indicar alguns exemplos que ilustrem o facto da internet poder ser utilizada, simultaneamente, como uma ferramenta de lazer e de diverso. 5. Esclarecer o facto dos novos meios tecnolgicos poderem colocar em causa a privacidade e o controlo das informaes pessoais. 6. Conhecer o modo como foi criada a rede social do Facebook e refletir sobre as consequncias da sua m utilizao. 7. Enunciar as caractersticas dos regimes democrticos. 8. Reconhecer a liberdade de expresso como um direito fundamental em democracia. 9. Identificar, de acordo com a Constituio portuguesa, trs limites legais liberdade de expresso. 10. Caracterizar, detalhadamente, os regimes polticos totalitrios (centralizao absoluta do poder poltico; recurso fora e ao terror; monoplio dos meios de comunicao; exerccio arbitrrio do poder e desresponsabilizao dos governantes perante os cidados). 11. Dar exemplos de regimes polticos totalitrios. 12. Explicar atravs de que meios os regimes de Hitler, Estaline e Salazar controlavam a comunicao na sociedade e os indivduos. 13. Conhecer exemplos de pases com regimes fascistas e comunistas onde no existia liberdade de expresso. 14. Enunciar as funes da PIDE e da censura em Portugal durante a ditadura. 15. Descrever o acontecimento histrico do sculo XX que levou existncia de liberdade de expresso em Portugal. 16. Comparar o modo como o estado se deve relacionar com a sociedade e os indivduos nos regimes democrticos e no democrticos. 17. Descrever o que ser viver numa sociedade totalitria. 18. Conhecer algumas das ideias apresentadas no romance 1984 a propsito do modo como o controlo da comunicao exercido pelo poder poltico. 19. Relacionar a expresso Big Brother, utilizada no romance 1984, com o programa televisivo do mesmo nome. 20. Avaliar criticamente o modo como utilizada a comunicao na poca atual.

1. Como que se comunica na era digital? 2. A utilizao da internet: anlise de


dados.

3. Efeitos da internet nas interaes


sociais.

4. A Internet e as redes sociais (o


Facebook). Temas 2 e 3 A comunicao, a construo da sociedade e do indivduo

1.

2.

Como ser viver numa sociedade sem liberdade de expresso?- Anlise de exemplos: 1.1. O romance 1984 de George Orwell e as caractersticas dos regimes polticos totalitrios. 1.2. A ausncia de liberdade de expresso nos regimes totalitrios de Estaline, Hitler e na ditadura de Salazar em Portugal. Como ser viver numa sociedade com liberdade de expresso? 2.1. As principais caractersticas da democracia a liberdade de expresso como um direito fundamental. 2.2. Argumentos a favor da liberdade de expresso. 2.3. Os limites legais liberdade de expresso em Portugal anlise e discusso de situaes concretas.

---------------------------------Bibliografia: - Fotocpias entregues. - Posts do blogue de AI: Aprender e intervir utilizados nas aulas, indicados no post anterior a este.

Bom trabalho!

Vous aimerez peut-être aussi