Vous êtes sur la page 1sur 9

GRUPO 1 Captulos I e II (Telmaco e os pretendentes e Calipso) A. Recontar os captulos I e II B. Responder a questes: 1.

No I Captulo, narrado o episdio em que os gregos declaram guerra a Troia. 1.1 Indica o motivo que originou essa declarao de guerra. 2. No era Ulisses muito amigo de batalhar. 2.1 Quem era Ulisses? 2.2 Refere a estratgia que engendrou para escapar guerra. 3. Quanto tempo durou o cerco de Troia? 3.1 Descreve o seu desfecho. 4. Terminado o cerco de Troia, Ulisses andou perdido durante mais de dez anos. 4.1 O que sucedeu a Penlope depois de Ulisses ter sido considerado morto? 4.2 Que atitude tomou a rainha para se esquivar da situao? 5. Telmaco tinha saudades do pai e um dia apareceu-lhe a deusa Minerva () 5.1 Que deciso tomou Telmaco depois do dilogo com a deusa? 6. Em Oggia, Apesar de ser muito bem tratado () Ulisses aborrecia-se e lamentava-se constantemente. 6.1 Quantos anos esteve Ulisses na ilha de Oggia? 7. Explica de que forma conseguiu o protagonista sair da ilha. C. Pesquisar sobre: Menelau, Helena, Troia, Calipso, Minerva, Jpiter, Mercrio. D. Ler o poema de Martim Cdax, jogral do sculo XII-XIII (numa adaptao de Natlia Correia, sculo XX), coletivamente, de forma expressiva.

Cantiga de amigo
Ai ondas do mar de Vigo, se vistes o meu amigo, dizei-me: voltar cedo? Ondas do mar levantado, se vistes meu amado dizei-me: voltar cedo? Se vistes o meu amigo, aquele por quem suspiro, dizei-me: voltar cedo? Se vistes o meu amado, que me ps neste cuidado, dizei-me: voltar cedo?

GRUPO 2 Captulos III e IV (A Tempestade e Nausica) A. Recontar os captulos III e IV B. Responder a questes: 1. Saindo da ilha numa jangada, Ulisses foi alvo da clera do deus Neptuno. 1.1 Atenta nos momentos descritivos desse temporal e transcreve: a) duas sensaes auditivas; b) trs sensaes visuais; c) quatro sensaes de movimento (cinticas). 2.Qual foi o desfecho deste episdio para Ulisses? 3. Depois de aportar numa terra encantadora, Ulisses encontrou-se com a bela Nausica. 3. 1 Assinala as seguintes afirmaes com V (verdadeiro) ou F (falso) e corrige as falsas. a. A tempestade levou Ulisses ao pas dos Fecios, onde governava Alcino. b. Nausica era a princesa, filha de Alcino e Arete. c. Nausica foi, com suas aias, ao rio para se divertir e pescar. d. Ulisses, que dormia ali perto, acordou, quando uma bola lhe caiu em cima. e. Ao verem o aspeto de Ulisses, todas se assustaram, exceto Nausica. f. Ulisses ficou maravilhado com a beleza de Nausica e pediu-lhe roupa e comida. g. As aias lavaram, vestiram, perfumaram e alimentaram Ulisses. 4. Entretanto, Nausica, a sua comitiva e Ulisses partiram para o palcio de Alcino. Seleciona a partir daqui: a) um momento de pausa na ao (descrio); b) um momento de avano na ao (narrativo). 5. Ulisses contou a Alcino e Arete toda a sua histria. 5.1 Indica a forma encontrada pelo rei e pela rainha para ajudarem o heri. C Pesquisar sobre: Neptuno, Crcira, Nausica, Alcino, Arete, Fecios D Ler o poema de Miguel Torga (sculo XX) coletivamente, de forma expressiva Mar! Tinhas um nome que ningum temia: Eras um campo macio de lavrar Ou qualquer sugesto que apetecia... Mar! Tinhas um choro de quem sofre tanto Que no pode calar-se, nem gritar, Nem aumentar nem sufocar o pranto... Mar! Fomos ento a ti cheios de amor! E o fingido lameiro, a soluar, Afogava o arado e o lavrador! Mar! Enganosa sereia rouca e triste! Foste tu quem nos veio namorar, E foste tu depois que nos traste! Mar! E quando ter fim o sofrimento! E quando deixar de nos tentar O teu encantamento!

GRUPO 3 Captulos V e VI (O Cavalo de Pau e Polifemo e Ningum)


A. Recontar os captulos V e VI (excertos) B. Responder a questes: 1. A coragem de Ulisses suscitou a simpatia dos Fecios. 1.1 De que maneira os habitantes da Crcira honraram o heri? 2. A meio das festividades, foi narrado o clebre episdio do Cavalo de Pau. 2.1 Identifica o seu narrador e classifica-o quanto presena. 2.2 Que sentimentos tomaram conta de Ulisses ao ouvir esse relato? 3. Que pedido fez o rei Alcino ao protagonista? 4. Revelando a sua identidade, Ulisses comeou a narrar as suas aventuras passadas ao rei Alcino e a todos os prncipes e chefes fecios. 4.1. Transcreve a frase do texto que d origem analepse (narrar em retrospetiva). 5. At chegar Ciclpia, Ulisses e os companheiros viveram diversas aventuras. Enumera-as. 6. Delimita os seguintes momentos no episdio do ciclope Polifemo: - a chegada dos marinheiros ilha; - o contacto dos marinheiros com Polifemo; - o plano de Ulisses para escapar ao ciclope; - o destino de Polifemo. C. Pesquisar sobre: Demdoco, Guerra de Troia, Polifemo D Ler o poema de Fernando Pessoa (sculo XX) coletivamente, de forma expressiva O Mostrengo O mostrengo que est no fim do mar Na noite de breu ergueu-se a voar; roda da nau voou trs vezes, Voou trs vezes a chiar, E disse: Quem que ousou entrar Nas minhas cavernas que no desvendo, Meus tetos negros do fim do mundo? E o homem do leme disse, tremendo: El-rei D. Joo Segundo! De quem so as velas onde me roo? De quem as quilhas que vejo e ouo? Disse o mostrengo, e rodou trs vezes, Trs vezes rodou imundo e grosso. Quem vem poder o que s eu posso, Que moro onde nunca ningum me visse E escorro os medos do mar sem fundo? E o homem do leme tremeu, e disse: El-rei D. Joo Segundo! Trs vezes do leme as mos ergueu, Trs vezes ao leme as reprendeu, E disse no fim de tremer trs vezes: Aqui ao leme sou mais do que eu: Sou um povo que quere o mar que teu; E mais que o mostrengo, que me a alma teme E roda nas trevas do fim do mundo, Manda a vontade, que me ata ao leme, D' El-rei D. Joo Segundo!

GRUPO 4 Captulos VII e VIII (olo e Circe e Ulisses no Inferno) A. Recontar os captulos VII e VIII B. Responder a questes: 1. Depois de abandonarem a Ciclpia, Ulisses e os companheiros chegaram ilha de Elia, onde viveram mais aventuras, junto de duas novas personagens. 1.1 Identifica-as, dizendo de que figuras mitolgicas se trata. 2. As frases que se seguem contm uma ou mais incongruncias, relativamente histria. Reescreve-as corretamente. a) olo recebeu faustosamente Ulisses e os companheiros durante um ano. b) Um dos presentes oferecidos por olo foi um odre de pele de porco onde estava encerrado Zfiro. c) Ulisses e os companheiros resolveram, em conjunto, abrir o odre, presente de Eolo. d) A tempestade que soltaram levou-os ao pas dos Lestriges, um povo de marinheiros. e) Os Lestriges eram carnvoros e comeram logo duas ovelhas. f) Chegados ilha de Circe, Ulisses chefiou a expedio que foi explorar a ilha. g) Eurloco, satisfeito, contou a Ulisses que Circe transformara os seus companheiros em porcos. h) Mercrio oferecera a Ulisses um fruto que o tornaria mais corajoso para enfrentar Circe. i) Encantados com a hospitalidade de Circe, os nautas j nem pensavam em voltar para casa. j) Circe fez Ulisses prometer que no iria aos Infernos falar com Tirsias. 3. Com o vento favorvel, Ulisses e os companheiros conseguiram desembarcar no cais dos Infernos. 3.1 Que rituais realizaram em honra dos deuses? 4. Resolve o crucigrama com o nome das personagens referidas neste captulo. Verticais:
1. Adivinho a quem Ulisses recorre para saber como regressar sua ptria. 2. Filho de Aquiles. 3. Rei grego que morreu com uma seta espetada no calcanhar. 4. Co de trs cabeas, guardio dos infernos. 5. Deus do mar, inimigo de Ulisses.
2 6

4 5

Horizontais: 6. Supliciado que morria de fome e sede por no poder alcanar comida nem gua. 7. Valoroso filho de Ulisses. 8. Companheiro de Ulisses que morrera no palcio de Circe. 9. Rei cujo castigo era empurrar eternamente um enorme rochedo at ao cimo de um monte. 10. Heri que, mesmo depois de morto, metia medo s sombras do inferno.

10

C. Pesquisar sobre: Circe, Mercrio, Tirsias D Ler o poema de Lus de Cames (sculo XVI) coletivamente, de forma expressiva Um mover de olhos, brando e piedoso, Sem ver de qu; um riso brando e honesto, Quase forado; um doce e humilde gesto, De qualquer alegria duvidoso; Um encolhido ousar; uma brandura; Um medo sem ter culpa; um ar sereno; Um longo e obediente sofrimento: Um despejo quieto e vergonhoso; Um repouso gravssimo e modesto; Uma pura bondade, manifesto Indcio da alma, limpo e gracioso; Esta foi a celeste formosura Da minha Circe, e o mgico veneno Que pde transformar meu pensamento.

GRUPO 5 Captulos IX e X (As Sereias. Sila e Carbdis e Os Rebanhos do Sol) A. Recontar os captulos IX e X B. Responder a questes: 1. Tendo regressado sos e salvos dos infernos, os nautas dirigiram-se novamente ilha de Circe, onde a deusa os avisou dos novos perigos que os aguardavam. 1.1 Que perigos eram esses? 2. De novo no mar, os perigos no tardaram em aparecer. 2.1 Indica o que aconteceu a Ulisses e aos nautas durante a viagem, completando corretamente o texto que se segue.
Mal Ulisses acabou de contar aos companheiros o que Circe lhe dissera, avistaram a ____ (1) ____. O mar acalmou e ___ (2) ___ tapou os ouvidos de todos com ___ (3) ___, para que no fossem enfeitiados pelo canto das sereias. Por sua vez, os homens ___ (4) ___ Ulisses ao mastro do navio para que ele, curioso, pudesse ouvir as vozes sem se atirar ao mar para as seguir. Ainda no refeitos da aventura das sereias, viram erguer-se um ___(5) ___ terrvel e as ___(6) ___ ficaram cada vez mais bravas. O barulho era ensurdecedor. Aterrados, os nautas deixaram cair ___(7)___ das mos. Ulisses teve de os ___ (8) ___ um a um para que remassem com toda a fora e pudessem sair dali. Ao tentarem escapar da goela voraz de ___ (9) ___, foram surpreendidos por ___(10) ___, que devorou de imediato ___(11)___ dos companheiros. Confrangidos e deplorando a morte dos companheiros, os nautas recuperaram a paz dos mares serenos.

3. Ordena as seguintes frases referentes ao episdio dos Rebanhos do Sol. a) A comida comeou a escassear e, um dia, os nautas aproveitaram a ausncia de Ulisses para matar e assar alguns bois que pastavam perto. b) Ulisses lembrou aos companheiros as recomendaes de Tirsias e de Circe: grandes desgraas aconteceriam se aportassem naquela ilha. c) Aps a terrvel travessia do estreito de Sila e Carbdis, os nautas avistaram a ilha do sol. d) Agarrado ao mastro do navio, Ulisses vagueou nove dias sem comer nem dormir at chegar a Oggia, a ilha de Calipso. e) Ulisses assistiu horrorizado ao banquete dos seus companheiros. f) Os companheiros, porm, quiseram desembarcar para descansar e preparar a ceia. g) Assim que embarcam, a tempestade intensificou-se e o navio despedaou-se, tendo perecido todos, exceto Ulisses. h) Ulisses f-los, ento, jurar que no matariam quaisquer bois ou carneiros que encontrassem na ilha. i) Durante a noite, desabou uma tempestade que durou um ms. j) Ao fim de sete dias, a tempestade abrandou e puderam partir. 4. Ulisses terminou de narrar as suas desventuras ao rei dos Fecios. 4.1 Transcreve a frase que assinala o final da analepse (narrao em retrospetiva). C. Pesquisar sobre: ilha das sereias, Sila e Carbdis D. Ler o poema de Almeida Garrett (sculo XIX) coletivamente, de forma expressiva. Pescador da barca bela, Onde vais pescar com ela, Que to bela, pescador? No vs que a ltima estrela No cu nublado se vela? Colhe a vela, pescador! Deita o lano com cautela, Que a sereia canta bela... Mas cautela, pescador! No se enrede a rede nela, Que perdido remo e vela S de v-la, pescador! Pescador da barca bela, Inda tempo, foge dela, Foge dela, pescador!

GRUPO 6 Captulos XI e XII (Ulisses despede-se de Crcira. Chegada a taca e Eumeu, o Feitor de Ulisses) A. Recontar os captulos XI e XII B. Responder a questes: 1. Tendo concludo a narrao das suas aventuras, Ulisses prepara-se para partia para taca, sua terra natal. 1.1 Assinala as seguintes frases com V (verdadeiro) ou F (falso) e corrige as falsas. a) os Fecios ofereceram a Ulisses riqussimos presentes de despedida. b) A ltima noite na Crcira passou rapidamente. c) Ulisses adormeceu no palcio e o barco partiu sem ele. d) Os marinheiros deixaram Ulisses e os seus presentes no porto de Frcis, em taca. e) Zeus transformou o barco dos marinheiros fecios, que regressavam, em p. f) Ulisses, ao descobrir que estava na sua ptria, beijou o cho. g) O deus Mercrio avisou Ulisses do que se passava no seu palcio. h)Minerva aconselhou Ulisses a visitar Eumeu, o sei fiel intendente, disfarado de soldado. 2. No captulo XII retomado um dos acontecimentos narrados no captulo I. Identifica-o. 3. Ulisses, disfarado de mendigo, conversou com Eumeu. 3.1 O que disse ele com tanta convico que deixou Eumeu intrigado? 3.2 Entretanto, chegaram os outros pastores e, depois do jantar, o mendigo decidiu contar-lhes uma histria. Resume-a. 3.2.1 O que pretendia Ulisses ao contar a histria? C. Pesquisar sobre: Minerva, Eumeu D. Ler o poema de Miguel Torga (sculo XX) coletivamente, de forma expressiva.

REGRESSO Regresso s fragas de onde me roubaram. Ah! Minha serra, minha dura infncia! Como os rijos carvalhos me acenaram, Mal eu surgi, cansado, na distncia! Cantava cada fonte sua porta: O poeta voltou! Atrs ia ficando a terra morta Dos versos que o desterro esfarelou. Depois o cu abriu-se num sorriso, E eu deitei-me no colo dos penedos A contar aventuras e segredos Aos deuses do meu velho paraso.

GRUPO 7 Captulos XIII e XIV (Telmaco reconhece Ulisses e Argus, o co de Ulisses) A. Recontar os captulos XIII e XIV B. Responder a questes: 1. Minerva, a deusa protetora de Ulisses, Quando encaminhara este para casa de Eumeu, partira de seguida em busca de Telmaco. 1.1 Refere onde o encontrou. 1.2 Por quem estava ele acompanhado? 1.3 Que aviso e conselho deu a deusa ao filho de Ulisses? 2. Em taca, enquanto Eumeu e o mendigo conversavam, chegou Telmaco. 2.1 Redige um pequeno texto onde exponhas, ordenadamente, as reaes de Telmaco perante Ulisses. 3. Que plano traaram pai e filho para eliminaram os pretendentes? 4. H muitos animais que tm mais corao e maior bondade do que certos homens 4.1 Reconta, por palavras tuas, uma situao do texto que confirme esta observao. 5. Transcreve expresses que caracterizem rgus, no momento do regresso do dono. 6. Classifica o narrador deste excerto textual quanto posio. 6.1 Justifica a tua resposta com exemplos do texto. C. Pesquisar sobre: Penlope, Telmaco, os pretendentes D. Ler o poema de Juscelino Vieira Mendes (poeta brasileiro sculo XX), coletivamente, de forma expressiva.

J resta pouco tempo Ao ardiloso Ulisses. Os ps esto molhados E pesam-lhe os cabelos. Ningum o reconhece Nem vem ao seu encontro. Quarenta vezes chama. Quarenta vezes sua voz exgua Busca encontrar o caminho da casa. Ulisses sente a falta de sementes de acar. De sbito, uma sombra Velho pedao de manto perdido Madeira de naufrgio Surge e de rastos, vem vindo e se agacha; Fareja-lhe os artelhos E lambe os seus ps frios. Um co, sozinho, Argos, melhor que os homens, Eleva o seu amor como uma chama.

O co responde com o que lhe resta. Pode Ulisses agora morrer quarenta vezes. Podemos ns morrer Frgeis peas de carne. A um co no restam muitas Maneiras de expressar-se. Somos hmidos, speros e nossa lngua suja, s vezes. () Porm o corao de um co primoroso Com sua profundidade abstrata E sem contornos. O corao de um co sempre aquele, Nunca postergar seu sentimento. Os restos que lhe atiram Se a mo que os atira a doce mo amada So suaves manjares. O amor de um co sempre insacivel.
Juscelino Vieira Mendes

GRUPO 8 Captulos XV (Vitria de Ulisses) A. Recontar o captulo XV B. Responder a questes: 1. Assinala, para cada uma das situaes apresentadas, a opo correta. 1.1 Ulisses, ainda disfarado de mendigo, entrou, finalmente, no seu palcio. Como foi ele recebido pelos pretendentes? a) Afavelmente. b) Com indiferena. c) Com injrias. 1.2 Penlope convocou o mendigo sua presena para a) lhe perguntar sobre Ulisses. b) saber quem ele era. c) lhe dar uma esmola. 1.3 Quem reconheceu Ulisses, ao lavar-lhe os ps, pela cicatriz que este tinha no joelho? a) Penlope. b) Euricleia. c)As aias da rainha. 2. Aps matar e expulsar os pretendentes, Ulisses revelou-se a todos os seus sbditos. 2.1 Transcreve o pargrafo que exprime o jbilo pelo regresso do rei. C. Explorar os elementos paratextuais. 1. Considera a capa do livro: 1.1 O ttulo est seguido de um subttulo. Que informaes nos d sobre: a) a ao? b) a personagem? c) o tempo? 1.2 A que captulo corresponde a imagem da capa? 1.2.1 Que personagem representa? 1.3 Indica o nome do autor da histria original. 1.3.1 Quem a adaptou para prosa? 1.4 Quem o ilustrador? 2. A obra tem um prefcio e um posfcio. 2.1 Que informao nos d o prefcio? 2.2 Que nota explicativa se encontra no posfcio? 3. D a tua opinio sobre as ilustraes que surgem ao longo da obra. D. Investigar sobre o autor original de A Odisseia e o autor que fez a adaptao para prosa. 1. Preenche o seguinte texto lacunar: Homero viveu por volta do sculo___(1)___, na ___(2)___. So-lhe atribudas as mais antigas, conhecidas e inspiradoras obras da Literatura Universal: a ___(3)___ e a ___(4)___. Escritas em verso, a primeira relata o cerco cidade de ___(5)___; descreve os combates e os heris gregos e troianos que neles participaram; a segunda narra as aventuras de ___(6)___ no seu regresso a casa depois da destruio de Troia. Alm destes poemas picos, tambm se atribuem a Homero diversos hinos, chamados Hinos Homricos. Joo de Barros nasceu na ___(7)___, em ___(8)___, e morreu em ___(9)___, no ano de ___(10)___. Licenciou-se em ___(11)___, pela Universidade de Coimbra, foi poeta, escritor e exerceu tambm o cargo de ministro dos ___(12)___. Foi scio da Academia Brasileira das Letras, pela sua participao na revista ___(13)___, que congregava textos de autores lusfonos. Fez adaptaes para a juventude de diversos clssicos da literatura: A Odisseia, A Eneida, Os Lusadas.

E. Ler o poema de Fernando Pessoa (sculo XX) e de Marcial Salaverry (poeta brasileiro sculo XXI) coletivamente, de forma expressiva.

Mar portugus mar salgado, quanto do teu sal So lgrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mes choraram, Quantos filhos em vo rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma no pequena. Quem quer passar alm do Bojador Tem que passar alm da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele que espelhou o cu.
Fernando Pessoa, in Mensagem

MISTRIOS DO MAR O mar tem mistrios insondveis, esconde segredos incontveis... s suas ondas, segredos confiamos, muitas vezes nelas depositamos nossos desejos... nossas oferendas... queremos com essas prendas, ver desejos realizados... O sol, nascendo ou se pondo, parece as ondas incendiar, espetculo para sempre se admirar... Queremos sempre amar o mar... devemos seus segredos desvendar, ou a ele os nossos entregar... O amor no se perde no mar, quando estamos a amar, as ondas no deixaro o amor fugir, nem sequer se diluir...
Marcial Salaverry

Vous aimerez peut-être aussi