Vous êtes sur la page 1sur 28

FORmaO dO TTULO EXEcUTIVO

Marilei Fortuna Godoi


Sumrio: Introduo; 1. Aspectos gerais da Lei de Execues Fiscais; 2. Formao do ttulo executivo; 2.1. Dvida ativa tributria; 2.2. Dvida ativa no tributria; 3. Procedimento administrativo acerca do crdito tributrio a partir de sua constituio at a inscrio em dvida ativa; 4. Certido de Dvida Ativa e o ajuizamento da execuo fiscal.

CapTULO I

INTRodUo O presente captulo tem como objeto de estudo o ttulo que embasa a execuo fiscal, desde a sua constituio, passando pela inscrio e emisso da Certido de Dvida Ativa (CDA), at o ajuizamento da ao executiva nele fundamentada. Analisaremos a origem dos crditos que compem a dvida ativa, tributria e no tributria, alm de questes pontuais do procedimento administrativo de constituio do ttulo embasador da execuo fiscal. Antes da anlise pontual, contudo, mostra-se importante, metodologicamente, tecer algumas breves consideraes sobre a Lei de Execues Fiscais (Lei n 6.830/80). 1. ASPecToS GeRaiS da Lei de EXecUeS FiScaiS Dispe o art. 1 da Lei n 6.830/80 que a execuo fiscal seguir o procedimento nela descrito, com aplicao subsidiria das normas presentes no Cdigo de Processo Civil, para cobrana da dvida ativa da Fazenda Pblica, verbis:
Art. 1 A execuo judicial para cobrana da Dvida Ativa da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e respectivas autarquias ser regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Cdigo de Processo Civil.

Assim, as regras processuais gerais do CPC podero ser utilizadas no rito da LEF, desde que no sejam incompatveis com as normas reguladoras do procedimento especial1.
1. CHIMENTI, Ricardo Cunha; ABRO, Carlos Henrique; LVARES, Manoel; BOTTESINI, Maury ngelo; FERNANDES, Odmir. Lei de execuo fiscal comentada e anotada: lei 6.830, de 22.09.1980:

21

MARILeI FORTUNA GODOI

A cobrana do crdito fiscal, atravs de um procedimento prprio, foi pensada com o intuito de acelerar a satisfao coativa, em prol do interesse pblico que reveste a cobrana das receitas de natureza eminentemente estatal2. Assim, a Lei de Execuo Fiscal, como o prprio nome deixa transparecer, regula a satisfao dos crditos fazendrios pelo procedimento da execuo3, independentemente da natureza pblica ou privada dos crditos em si, desde que possuam liquidez e certeza, confirmadas em procedimento prvio e legalmente disciplinado4. O ttulo que instrui a execuo fiscal denominado Certido de Dvida Ativa (CDA), conforme a seguir estudado, todavia, antes do estudo dos requisitos e formao da CDA, mostra-se pertinente a anlise da natureza e composio dos crditos pblicos passveis de inscrio em dvida ativa e cobrana judicial pelo rito da LEF. 2. FoRMao do TTUlo eXecUTiVo No todo e qualquer crdito da Fazenda Pblica que pode ser executado pelo rito da Lei n 6.830/80. Conforme consta no art. 1 da LEF, somente a denominada dvida ativa devidamente inscrita na forma da lei, gravada em ttulo
doutrina, prtica, jurisprudncia. 5. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008, p. 37 . Ibid., p. 37-38. PORTO, derson Garin. Manual da execuo fiscal. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005, p.19. Esse o entendimento consolidado do STJ (aplicado sob o rito dos recursos repetitivos art. 543-C, do CPC), extrado do julgamento que definiu a possibilidade de inscrio em Dvida Ativa e de utilizao do procedimento da LEF para cobrana das cdulas rurais pignoratcias originadas da Lei n 9.138/95, posteriormente repassadas Unio, nos termos do art. 2 da MP n 2.196/2001, conforme o seguinte trecho da ementa que trata do tema: 1. Os crditos rurais originrios de operaes financeiras, alongadas ou renegociadas (cf. Lei n. 9.138/95), cedidos Unio por fora da Medida Provisria 2.196-3/2001, esto abarcados no conceito de Dvida Ativa da Unio para efeitos de execuo fiscal no importando a natureza pblica ou privada dos crditos em si , conforme dispe o art. 2 e 1 da Lei 6.830/90, verbis: Art. 2 Constitui Dvida Ativa da Fazenda Pblica aquela definida como tributria ou no-tributria na Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, com as alteraes posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal. 1. Qualquer valor, cuja cobrana seja atribuda por lei s entidades de que trata o art. 1, ser considerado Dvida Ativa da Fazenda. 2. Precedentes: REsp 1103176/RS, Rel. Ministro BENEDITO GONALVES, PRIMEIRA TURMA, julgado em 26/05/2009, DJ 08/06/2009; REsp 1086169/SC, Rel. Ministra DENISE ARRUDA, PRIMEIRA TURMA, julgado em 17/03/2009, DJ 15/04/2009; AgRg no REsp 1082039/RS, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 23/04/2009, DJ 13/05/2009; REsp 1086848/ RS, Rel. Ministra ELIANA CALMON, SEGUNDA TURMA, julgado em 18/12/2008, DJ 18/02/2009; REsp 991.987/PR, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 16/09/2008, DJe 19/12/2008. [...] (grifou-se) 2. 3. 4.

22

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

executivo, nos termos do art. 585, inciso VII, do CPC5, poder ser objeto deste procedimento executrio. A dvida ativa corretamente inscrita possui os atributos da certeza e liquidez, conforme preceitua o art. 3 da LEF:
Art. 3 A Dvida Ativa regularmente inscrita goza da presuno de certeza e liquidez. Pargrafo nico A presuno a que se refere este artigo relativa e pode ser ilidida por prova inequvoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.

A presuno de certeza e liquidez, porm, relativa, j que pode ser derrogada por prova inequvoca, cujo encargo cabe ao sujeito passivo. A dvida ativa da Fazenda Pblica cobrada judicialmente pelo rito da Lei n 6.830/80 pode ser tributria ou no tributria, conforme exposto no art. 2 da LEF:
Art. 2 Constitui Dvida Ativa da Fazenda Pblica aquela definida como tributria ou no tributria na Lei n 4.320, de 17 de maro de 1964, com as alteraes posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaborao e controle dos oramentos e balanos da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal.

A dvida tributria refere-se a crditos oriundos de tributos; e a no tributria, de forma residual, provm dos demais crditos pblicos, por exemplo, de multa pelo exerccio do poder de polcia, de contratos no cumpridos, de multas contratuais, de multa penal, entre outras espcies de crditos. Conforme o caput do citado art. 2 da LEF, a dvida ativa aquela definida na Lei n 4.320/64, norma que rege as regras gerais de direito financeiro e oramentrio. O art. 396, 2 e 4, da respectiva norma, conceitua a dvida ativa tributria e a no tributria, dispondo o seguinte:
Art. 39. Os crditos da Fazenda Pblica, de natureza tributria ou no tributria, sero escriturados como receita do exerccio em que forem arrecadados, nas respectivas rubricas oramentrias.
STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 1123539/RS. Relator: Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 09 dezembro de 2009, publicao em 01.02.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/ Processo/Justica/> 5. Art. 585. So ttulos executivos extrajudiciais: [...] VII a certido de dvida ativa da Fazenda Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, correspondente aos crditos inscritos na forma da lei; 6. A classificao constante neste dispositivo legal acerca da Dvida Ativa no tributria (i) no se trata de rol exaustivo; (ii) bem como em relao parte que nomina os emprstimos compulsrios como Dvida Ativa no tributria foi derrogada pela Constituio Federal de 1988, que lhe deu natureza tributria. Nesse sentido a doutrina de: PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder. Direito Processual Tributrio: processo administrativo fiscal e execuo fiscal luz da doutrina e da jurisprudncia. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2010, p. 159.

23

MARILeI FORTUNA GODOI [...] 2 Dvida Ativa Tributria o crdito da Fazenda Pblica dessa natureza, proveniente de obrigao legal relativa a tributos e respectivos adicionais e multas, e Dvida Ativa no Tributria so os demais crditos da Fazenda Pblica, tais como os provenientes de emprstimos compulsrios, contribuies estabelecidas em lei, multa de qualquer origem ou natureza, exceto as tributrias, foros, laudmios, alugueis ou taxas de ocupao, custas processuais, preos de servios prestados por estabelecimentos pblicos, indenizaes, reposies, restituies, alcances dos responsveis definitivamente julgados, bem assim os crditos decorrentes de obrigaes em moeda estrangeira, de subrogao de hipoteca, fiana, aval ou outra garantia, de contratos em geral ou de outras obrigaes legais. [...] 4 A receita da Dvida Ativa abrange os crditos mencionados nos pargrafos anteriores, bem como os valores correspondentes respectiva atualizao monetria, multa e juros de mora e ao encargo de que tratam o art. 1 do Decreto-lei n 1.025, de 21 de outubro de 1969, e o art. 3 do Decreto-lei n 1.645, de 11 de dezembro de 1978.

Conforme normativa legal, o valor do dbito principal acrescido da correo monetria, dos juros e da multa de mora, alm dos demais encargos previstos em lei ou contrato, resulta na denominada dvida consolidada7, que integra a dvida ativa da Fazenda Pblica. O art. 39 da Lei n 4.320/64, alm definir a origem, como tributria e no tributria, do crdito pertencente ao Ente Pblico, tambm atribui Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN)8 a competncia para gesto administrativa e judicial da Dvida Ativa da Unio, conforme consta em seu 5:
5 A Dvida Ativa da Unio ser apurada e inscrita na Procuradoria da Fazenda Nacional.

Em concluso, a dvida ativa representa o crdito de natureza tributria ou no tributria de titularidade de algum dos entes federativos, seja qual for a sua origem, desde que presentes os atributos de liquidez e certeza, certificados em procedimento prvio e legalmente disciplinado, contendo, inclusive, os juros, a

7. 8.

Ibid., p.166. Sobre tal atribuio, cabe ainda citar os seguintes preceitos normativos que tambm tratam da matria: Art. 131, 3, da Constituio Federal: Na execuo da dvida ativa de natureza tributria, a representao da Unio cabe Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei. Lei Complementar n 73/93: Art. 12: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, rgo administrativamente subordinado ao titular do Ministrio da Fazenda, compete especialmente: Apurar a liquidez e certeza da dvida ativa da Unio de natureza tributria, inscrevendo-a para fins de cobrana, amigvel ou judicial;

24

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

atualizao monetria ou quaisquer outros encargos incidentes sobre o valor do crdito. 2.1. Dvida ativa tributria A art. 201 do CTN conceitua a dvida ativa tributria:
Art. 201. Constitui dvida ativa tributria a proveniente de crdito dessa natureza, regularmente inscrita na repartio administrativa competente, depois de esgotado o prazo fixado, para pagamento, pela lei ou por deciso final proferida em processo regular. Pargrafo nico. A fluncia de juros de mora no exclui, para os efeitos deste artigo, a liquidez do crdito.

A dvida ativa tributria advm de crdito tributrio no honrado pelo sujeito passivo no prazo fixado para o seu pagamento, inscrito no rgo administrativo competente para tal ato. Quando se fala em crdito tributrio e LEF, deve-se atentar para prevalncia das normas gerais de direito tributrio constantes no Cdigo Tributrio Nacional em relao s normas da LEF, atendendo-se, pois, ao comando do art. 146, III, da Constituio Federal, que determina lei complementar a obrigatoriedade da regulao de normas gerais em matria tributria. Nesse sentido, as normas de carter material presentes na LEF no tero aplicabilidade ao crdito tributrio, que dever seguir o CTN. Isso porque a Lei n 6.830/80 lei ordinria, enquanto o CTN tem status de lei complementar9. A doutrina mais balizada classifica como de natureza tributria a dvida decorrente de impostos, taxas, contribuies de melhoria, contribuies sociais e emprstimos compulsrios10. O conceito de tributo encontra-se expresso no art. 3 do CTN11, cuja caracterizao exige que seja: (i) prestao pecuniria; (ii) em moeda ou cujo valor nela possa expressar; (iii) no se trate de sano de ato ilcito; (iv) de exigncia compulsria; (v) instituda por lei; cuja (vi) cobrana seja feita atravs de atividade administrativa plenamente vinculada legislao posta.
9. PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p.155. 10. Ao estudo das espcies tributrias cita-se a doutrina de Leandro Pausen: Direito tributrio: constituio e cdigo tributrio luz da doutrina e da jurisprudncia. 8. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado: ESMAFE, 2006, p. 36-91. 11. Art. 3 do CTN: Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

25

MARILeI FORTUNA GODOI

Assim, a dvida ativa tributria pode ser conceituada como um crdito pblico originado pelo no pagamento de um determinado tributo pelo sujeito passivo, no prazo fixado pela norma regente de cada exao, constituda em procedimento prvio e disciplinada por lei12. 2.2. Dvida ativa no tributria A dvida ativa no tributria, conforme o nome j esclarece, compe-se de crdito que no possui natureza tributria, inscrita pelo setor administrativo legalmente competente para execuo do ato, aps a devida apurao na forma prevista em lei, cuja origem decorre do exerccio do poder de imprio, na modalidade de poder de polcia, ou da atividade legalmente conferida autoridade de direito pblico. Segundo explica a doutrina:
At mesmo as obrigaes contratuais, desde que submetidas ao controle da inscrio, podem ser exigida por via da execuo fiscal. Segundo tal inovao, nem sequer se exige que haja previso contratual a respeito da possibilidade de executar-se o crdito fazendrio. Basta apurar-se a sua liquidez e realizar-se a devida inscrio em Dvida Ativa, para que a Fazenda Pblica esteja autorizada a promover a execuo fiscal.13

Conforme citado, o art. 39, 2, da Lei n 4320/64, mencionado no art. 2, caput, da Lei n 6.830/80, define o rol no exaustivo de crditos da Fazenda Pblica de natureza no tributria. Como a respectiva lista mostra-se extensa, poder-se-ia entender que qualquer dvida de natureza no tributria enseja a inscrio em dvida ativa, porm, apenas a dvida no tributria originada de atividade tpica de direito pblico prpria da credora, baseada na lei, no poder de imprio ou contrato, mostra-se passvel de inscrio em dvida ativa e cobrana pelo procedimento da LEF. A dvida ativa no tributria resulta dos demais crditos da Fazenda Pblica, constitudos, por ato vinculado, pelo rgo administrativo legalmente encarregado de atestar a certeza e liquidez do crdito. Mostra-se essencial para o controle da legalidade, atribuindo, pois, os predicativos da certeza e liquidez do crdito, que a autoridade administrativa responsvel pela inscrio em dvida ativa do crdito no tributrio verifique a indicao da origem do crdito, o exato valor devido, o sujeito passivo, o vencimento, bem

12. PAUSEN, Leandro, op. cit., p. 698-703. 13. Nesse sentido, a doutrina de THEODORO JNIOR, Humberto. Lei de execuo fiscal: comentrios e jurisprudncia. So Paulo: Saraiva, 1995, p. 15.

26

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

como, e principalmente, a vinculao do crdito com a norma legal que regulamenta a cobrana14. Conforme mencionado, h dispositivos da LEF que somente so aplicados cobrana de dvida ativa no tributria, como, por exemplo, a determinao da suspenso da prescrio definida no art. 2, 3, da Lei n 6.830/80. Nesse caso, ento, diferentemente do crdito no tributrio, o tributrio dever seguir as determinaes do Cdigo Tributrio Nacional, no da LEF. Por sua vez, os dispositivos do CTN que regem as matrias inerentes responsabilidade e aos privilgios podem ser utilizados para disciplinar a execuo da dvida ativa de natureza no tributria, diante da autorizao legal contida no art. 4, 2 e 4, da LEF. O procedimento administrativo de constituio do crdito no tributrio segue a mesma sistemtica administrativa aplicada ao crdito tributrio, devendo obedecer, portanto, a todos os princpios que orientam o procedimento fiscal tributrio, em especial, o devido processo legal. No caso dos crditos no tributrios, cabe aos rgos ou unidades responsveis pelos crditos instruir o processo administrativo de reconhecimento da existncia e quantificao do crdito a favor do Ente Pblico e direcion-lo ao rgo ou unidade competente para inscrio, nos prazos definidos em lei15. Encaminhado o processo administrativo para inscrio em dvida ativa, cabe ao rgo competente a anlise da presena da certeza e liquidez do crdito, bem como das demais condies gerais que permitem a inscrio. A partir dessa anlise ser efetivada a inscrio em dvida ativa ou, eventualmente, a rejeio da mesma, caso em que o processo ser devolvido origem. Por outro lado, nem todo o crdito de natureza no tributria da Fazenda Pblica pode ser objeto de inscrio em dvida ativa e, por conseguinte, ser cobrado pelo procedimento especial da LEF. As atividades acidentais do Ente Pblico ou aquelas que no se inserem dentro de suas finalidades precpuas refogem da
14. PACHECO, Jos da Silva. Comentrios lei de execuo fiscal: lei n. 6.830, de 22-9-1980. 12 ed. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 43. 15. A Corte Superior, atravs da sistemtica dos recursos repetitivos (art. 543-C, CPC), pacificou entendimento acerca do prazo prescricional de 5 (cinco) anos para cobrana de multa de natureza administrativa, crdito no tributrio, nos termos do art. 1 do Decreto n 20.910/32, a contar a partir do momento em que se torna exigvel o crdito de forma definitiva. STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 1105442/RJ. Relator Ministro Hamilton Carvalhido. Deciso por maioria. Braslia, 09 de dezembro de 2009, publicao em 22.02.2011. Disponvel a partir de <http:// www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

27

MARILeI FORTUNA GODOI

conceituao de dvida ativa no tributria, nos termos definidos pela LEF e pela Lei n 4320/64. O enfoque principal para excluso de determinados crditos de natureza no tributria da Fazenda Pblica da possibilidade de inscrio em dvida ativa e utilizao do procedimento de cobrana regido pela LEF a falta de liquidez e certeza dos respectivos crditos, como, por exemplo, vem reconhecendo a Corte Especial em relao aos crditos decorrentes de indenizao por responsabilidade civil16. Entende a Corte Superior que, nas cobranas pela Fazenda Pblica dos crditos provenientes de ilcitos civis extracontratuais (como, por exemplo, aqueles originados de acidente com veculos ou em razo de fraude), quando no tenha ocorrido uma ao judicial prvia buscando a apurao do montante devido, no h como, anteriormente a isso, inscrever o dbito em dvida ativa e cobr-lo pelo procedimento da Lei n 6.830/80: Isto porque, em tais casos, no h certeza da existncia de uma relao jurdica que vai ensejar o crdito, no havendo ainda dbito decorrente de obrigao vencida e prevista em lei, regulamento ou contrato17.
16. PROCESSUAL CIVIL. EXECUO FISCAL. DNER. INDENIZAO POR DANOS AO PATRIMNIO DECORRENTES DE ACIDENTE AUTOMOBILSTICO. INADEQUAO DA VIA ELEITA. PRECEDENTES DO STJ. 1. Cinge-se a questo possibilidade de cobrana, mediante inscrio em dvida ativa pelo DNER, de danos causados em Rodovia Federal. 2. Na hiptese, descabe utilizar a via da Execuo Fiscal para ressarcimento de dano causado em decorrncia de acidente automobilstico em via pblica, por no se enquadrar no conceito de dvida ativa no tributria do art. 39 da Lei 4.320/1964. Precedentes do STJ. 3. Recurso Especial no provido. (STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 719583/RS. Relator Ministro Herman Benjamim. Deciso unnime. Braslia, 17 de dezembro de 2009, publicao em 02.02.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus. br/webstj/Processo/>). TRIBUTRIO. AGRAVO REGIMENTAL NO AGRAVO DE INSTRUMENTO. EMBARGOS EXECUO FISCAL. BENEFCIO PREVIDENCIRIO CONCEDIDO MEDIANTE SUPOSTA FRAUDE. INDENIZAO DECORRENTE DE ATO ILCITO. NO INCLUSO NO CONCEITO DE DVIDA ATIVA NO TRIBUTRIA. 1. Trata-se de agravo regimental interposto contra deciso que, ao negar provimento ao agravo interno, aplicou jurisprudncia do STJ no sentido de que os crditos incertos e ilquidos no integram a dvida ativa, suscetvel de cobrana executivo-fiscal. 2. "No caso dos autos, cuida-se de um suposto crdito decorrente de ato ilcito (fraude). Trata-se de um ntido caso de responsabilidade civil, no se enquadrando no conceito de dvida ativa no tributria por falta do requisito da certeza" (REsp 1172126/SC, Rel. Ministro Humberto Martins, Segunda Turma, DJe 25/10/2010). 3. Agravo regimental no provido. (STJ. 1 Turma. Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 1340269/PR. Relator Ministro Benedito Gonalves. Deciso unnime. Braslia, 22 de maro de 2011, publicao em 25.03.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>). 17. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Agravo Regimental no Recurso Especial n 800405/ SC. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 01 de dezembro de 2009, publicao em 26.04.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

28

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

Tal entendimento, todavia, ressalvado pela prpria jurisprudncia da Corte Especial quando se trata de valores decorrentes de ilcitos administrativos cometidos por servidores pblicos. Nessas situaes, entende o STJ que a apurao do ilcito advm de um processo administrativo prvio, formalizado dentro dos comandos legais e sob a proteo do manto do devido processo legal. Assim, no entendimento jurisprudencial da Instncia Especial, quando o crdito precede anterior relao jurdica entre o causador do dano (servidor ou funcionrio pblico) e a Administrao Pblica mostra-se revestido dos atributos da certeza e liquidez, podendo, desta feita, ser inscrito em dvida ativa e cobrado pela via da LEF18. Sobre o tema, cabe, todavia, uma crtica ao entendimento atual da Corte Especial, que no admite a imediata inscrio em dvida ativa e cobrana pela LEF dos crditos originados de fraudes no recebimento de benefcios previdencirios, sob o fundamento de que, para estes casos, o crdito no possuiria liquidez e certeza19. Apesar do entendimento do STJ, a apurao do montante do dano, in casu, no passa da soma atualizada das parcelas dos benefcios previdencirios pagos indevidamente, acrescidas dos encargos previstos em lei. Alm disso, a verificao do ilcito antecedida por um prvio processo administrativo, embasado no contraditrio e na ampla defesa. Ademais, o 2 do art. 39 da Lei n 4320/64 lista como dvida ativa no tributria as indenizaes, reposies e restituies. Assim, entende-se, em ateno a tal classificao, que as restituies de benefcios previdencirios pagos indevidamente, ento originados de ao fraudulenta, integram a conceituao de dvida ativa no tributria e, por conseguinte, podem ser inscritas em dvida ativa e cobradas judicialmente pelo rito da LEF20. Por fim, o respectivo crdito advm do ressarcimento de benefcios previdencirios recebidos mediante fraude, cujos pagamentos, controle e administrao
18. Id. 19. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1172126/SC. Relator Ministro Humberto Martins. Deciso unnime. Braslia, 21 e setembro de 2010, publicao em 25.10.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 20. TRIBUTRIO. DVIDA ATIVA. INSCRIO. RESTITUIO. BENEFCIO PREVIDENCIRIO PAGO INDEVIDAMENTE. 1. As restituies de benefcios previdencirios indevidamente pagos enquadram-se como Dvida Ativa no Tributria, sendo, portanto, passveis de escriturao, a fim de adquirir liquidez e executividade. 2. Recurso especial provido. (STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 527143/PR. Relator Ministro Joo Otvio de Noronha. Deciso unnime. Braslia, 12 de dezembro de 2006, publicao em 08.02.2007. Disponvel a partir de <http:// www.stj.jus.br/webstj/Processo/>).

29

MARILeI FORTUNA GODOI

inserem-se no rol das atividades tpicas de Estado, conforme determinado pela prpria Constituio Federal do Brasil21. Nesse sentido, em dissonncia ao entendimento atual da Corte Especial sobre o tema, infere-se que esto preenchidos os atributos da certeza e liquidez da dvida originada de fraude relacionada concesso de benefcio previdencirio ou de outros benefcios sociais. Isso porque a apurao do dbito advm do exerccio de uma atividade tpica de Estado, onde a dvida constituda em estrita obedincia s exigncias legais, sendo precedida por processo administrativo, no qual se insere o respeito ao devido processo legal22. 3. O PRocediMeNTo adMiNiSTRaTiVo aceRca do cRdiTo TRiBUTRio a PaRTiR de SUa coNSTiTUio aT a iNScRio eM dVida aTiVa O crdito tributrio nasce da obrigao tributria principal, que se constitui com a ocorrncia do fato gerador23. A constituio do crdito tributrio um procedimento administrativo feito atravs de um ato formal, o lanamento24, exigindo-se a observncia dos requisitos definidos no artigo 142 do CTN25. A constituio do crdito tributrio ocorre no mbito do Processo Administrativo Fiscal (PAF), o qual, na esfera federal, regulado pelo Decreto n 70.235, de 06.03.197226, com suas alteraes promovidas pela Lei n 8.748, de 09.12.1993, pela Lei n 9.784, de 29.01.1999, pela Lei n 10.522, de 19.07.2002, pela Lei n 11.196, de 2005, e pela Lei n 11.941, de 2009. As normas contidas na Lei n 9.784/99, que regula o processo administrativo federal em geral, conforme consta em seu art. 69, tambm so aplicveis ao

21. Conforme os preceitos constitucionais dos art. 194, nico, 195 e 204. 22. Nessa linha, cita-se o parecer da Advocacia-Geral da Unio, PARECER/CONJURIMTE/N 370/2008, Processo n 46014.000931/2008-15. Disponvel em: <www.agu.gov.br/sistemas/site/PaginasInternas/ NormasInternas/AtoDetalhado.aspx?idAto=258933> 23. Conforme define o art. 139 do CTN: O crdito tributrio decorre da obrigao principal e tem a mesma natureza deste. 24. Sobre o tema ver a doutrina de Leandro Pausen, op. cit., p.1066-1100. 25. Art. 142 do CTN: Compete privativamente autoridade administrativa constituir crdito tributrio pelo lanamento, assim entendido o procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo caso, propor a aplicao da penalidade cabvel. Pargrafo nico: A atividade administrativa de lanamento vinculada e obrigatria, sob pena de responsabilidade funcional. 26. Tal decreto tem fora de lei ordinria. Nesse sentido: PAUSEN, Leandro et al., op. cit., p.11-12.

30

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

processo administrativo fiscal, mas apenas de forma subsidiria aos preceitos previstos no Decreto n 70.235/72. O procedimento administrativo fiscal federal tem incio27 quando configurada uma das situaes definidas no art. 7 do referido Decreto28 e segue o comando do art. 196 do CTN:
Art. 196. A autoridade administrativa que proceder ou presidir a quaisquer diligncias de fiscalizao lavrar os termos necessrios para que se documente o incio do procedimento, na forma da legislao aplicvel, que fixar prazo mximo para concluso daquelas.

O processo administrativo fiscal deve obedecer, alm dos princpios comuns aplicveis Administrao Pblica, contidos no art. 37 da Constituio Federal29, bem como aqueles definidos no art. 5 da CF, inmeros outros, dos quais se destacam os princpios da durao razovel do processo, da motivao, do devido processo legal, da segurana jurdica, da proteo da confiana e do duplo grau de cognio30. O PAF deve ser guiado em estrita obedincia aos procedimentos descritos em lei, dando-se amplo acesso e conhecimento dos atos ali praticados ao contribuinte, sob pena de nulidade31, configurando-se, especialmente, em um instrumento de controle de legalidade32.
27. Com o inicio da ao fiscal, o sujeito passivo perde o direito espontaneidade definida no caput do art. 138, do CTN, no qual se permitia ao contribuinte recolher o tributo sem qualquer penalidade, apenas com o acrscimo de correo monetria e juros de mora, conforme excepciona o pargrafo nico do referido comando legal. 28. Art. 7 O procedimento fiscal tem incio com: I o primeiro ato de ofcio, escrito, praticado por servidor competente, cientificado o sujeito passivo da obrigao tributria ou seu preposto; II a apreenso de mercadorias, documentos ou livros; III o comeo de despacho aduaneiro de mercadoria importada. 1 O incio do procedimento exclui a espontaneidade do sujeito passivo em relao aos atos anteriores e, independentemente de intimao a dos demais envolvidos nas infraes verificadas. 2 Para os efeitos do disposto no 1, os atos referidos nos incisos I e II valero pelo prazo de sessenta dias, prorrogvel, sucessivamente, por igual perodo, com qualquer outro ato escrito que indique o prosseguimento dos trabalhos. 29. Art. 37, da CF: A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia [...] 30. ROCHA, Sergio Andr. Processo administrativo fiscal: controle administrativo do lanamento tributrio. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 47-123. 31. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 1022208/GO. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 21 de outubro de 2008, publicao em 21.11.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/Justica/> Sobre o assunto, importante ainda destacar que o reconhecimento de nulidade do processo administrativo depende da verificao de prejuzo para a defesa do sujeito passivo, nos termos do art. 60 do Decreto n 70.235/72, conforme doutrina de PAUSEN, Leandro et al., op. cit., p. 126-128. 32. ROCHA, Sergio Andr, op. cit., p. 328.

31

MARILeI FORTUNA GODOI

Com a impugnao administrativa do lanamento tributrio pelo contribuinte, ocorre a suspenso da exigibilidade do crdito tributrio, prevista art. 151, III, do CTN, o que impede o curso do prazo prescricional quinquenal33, que perdurar at a deciso final do processo administrativo fiscal34. Ressalta-se que no mais se exige apresentao de garantia, arrolamento de bens ou depsito pelo contribuinte para prosseguimento de recursos ou acesso segunda instncia de julgamento no mbito administrativo. A Suprema Corte, na ADIN n 1.976, considerou inconstitucional o 2 do art. 33 do Decreto n 70.235/72, entendendo ferir a garantia constitucional da ampla defesa a exigncia do depsito como pressuposto de admissibilidade de recurso administrativo. Nesse aspecto, a Lei n 9.532/97, regulamentada pelo Decreto n 7.573, de 30 de setembro 2011, que impe o arrolamento de bens ainda na seara administrativa como forma de garantia dos crditos superiores a 30% do patrimnio do contribuinte quando as dvidas superarem R$ 2.000.000,00 (dois milhes de reais), encontra-se plenamente aplicvel, pois tal normativa no foi objeto de apreciao pela Suprema Corte. Enfatiza-se, dessa forma, que apenas as normas que condicionam o recurso administrativo a depsito ou a arrolamento de bens foram declaradas inconstitucionais e, portanto, so inaplicveis ao processo administrativo35, nos termos do que foi decidido pela Corte Suprema e tambm pela Corte Superior36. Nos termos do art. 38, pargrafo nico, da LEF, o ajuizamento pelo contribuinte de alguma das aes citadas no seu caput representar renncia ao poder de recorrer no mbito administrativo e desistncia do recurso eventualmente interposto37. Isso porque a coexistncia da mesma discusso em instncias diversas,
33. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1141562/SP. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 22 de fevereiro de 2008, publicao em 04.03.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 34. Sobre o tema, pontua-se que no se admite prescrio intercorrente na esfera administrativa. Isso porque, alm da inexistncia de norma sobre matria, a prescrio, entabulado no art. 174, do CTN, s se inicia aps a constituio definitiva do crdito, e essa somente se efetiva aps o julgamento, em definitivo, de recurso administrativo; enquanto isso, a exigibilidade do crdito ficar suspensa nos termos do art. 151, III, do CTN, conforme entende a Corte Especial: STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 1197885/SC. Relatora Ministra Eliana Calmon. Deciso unnime. Braslia, 02 de setembro de 2010, publicao em 22.09.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/>; STJ. 1 Turma. Recurso Especial n 1113959/RJ. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 15 de dezembro de 2009, publicao em 11.03.2010. Disponvel a partir de <http:// www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 35. PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 91. 36. Smula 373 do STJ: ilegtima a exigncia de depsito prvio para admissibilidade de recurso administrativo. 37. Tal preceito normativo j foi objeto de anlise pela Suprema Corte, a qual firmou pela constitucionalidade da norma, entendendo que o direito constitucional de petio e o princpio da legalidade no implicam na

32

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

alm de se mostrar contraproducente, pode ocasionar decises contraditrias, ferindo os princpios da segurana jurdica, da eficincia, da economicidade e da proteo da confiana. Constitudo o crdito tributrio de forma definitiva38, sem que tenha o contribuinte apresentado impugnao e/ou recurso, ou, ainda, aps o julgamento definitivo de eventual irresignao interposta, com o vencimento do prazo para o pagamento do crdito definitivamente constitudo39, o PAF ser, no mbito federal, direcionado Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional para apurao e inscrio do crdito tributrio em dvida ativa e, se for o caso, cobrana judicial do mesmo. No mbito dos Estados-membros, Distrito Federal e dos Municpios, a inscrio em dvida ativa dos crditos tributrios regulada por leis estaduais, distritais e municipais, respectivamente, e deve ser uma atividade vinculada a um rgo jurdico prprio, atravs de procuradores com atribuio legal para o ato. O processo administrativo fiscal, no mbito federal, vem evoluindo para a tramitao de forma integralmente eletrnica. O denominado e-Processo Processo Administrativo Fiscal Digital40 torna o tramite administrativo mais clere,

necessidade de esgotamento da via administrativa para discusso judicial da validade de crdito inscrito em Dvida Ativa da Fazenda Pblica. STF. Pleno. Recurso Extraordinrio n 234.277/RJ. Relator para o acrdo Ministro Joaquim Barbosa. Deciso por maioria. Braslia, 16 de outubro de 2007, publicao em 16.05.2008. Disponvel a partir de <www.stf.jus.br/portal/processo/> 38. Quando o crdito tributrio constitudo mediante declarao do contribuinte (DCTF, GFIP, GIA, declarao de rendimentos), no h necessidade de constituio formal do crdito mediante prvio processo administrativo fiscal, podendo o mesmo, de forma in continenti, ser direcionado para a inscrio em dvida ativa. O termo a quo para a prescrio, nesse caso, ter inicio a partir do vencimento do crdito declarado pelo contribuinte e no pago. STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 850423/SP. Relator Ministro Castro Meira. Deciso por maioria. Braslia, 28 de novembro de 2007, publicao em 07.02.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus. br/webstj/Processo/> 39. O inicio da contagem do prazo prescricional para cobrana do crdito, no caso de apresentao de impugnao e/ou recurso constituio do crdito tributrio pelo contribuinte, ser a partir da data da intimao do mesmo acerca da deciso final do processo administrativo, que no caiba mais nenhum recurso. Nesse sentido o art. 42 do Dec. 70.235/72. STJ. 1 Turma. Recurso Especial n 1028428/SC. Relator Ministro Jos Delgado. Deciso unnime. Braslia, 27 de maio de 2008, publicao em 23.06.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/> 40. Medida Provisria n 232, de 30 de dezembro de 2004, convalidada pela Lei n 11.196, de 2005, alterou diversos artigos do Decreto 70.235/72, com o objetivo de tornar o processo administrativo mais rpido. Entre as alteraes, incluiu-se o pargrafo nico do art. 2, e o inciso III, do art.23, as quais esto vinculadas implantao do processo eletrnico na esfera administrativa tributria federal. A regulamentao de tais artigos encontra-se disciplina nas Portarias SRF 666, de 24/04/2008, e Portaria SRF 259/2006. Aplicvel ainda ao procedimento, no que lhe for compatvel, as orientaes contidas na Lei n 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispe sobre a informatizao do processo judicial.

33

MARILeI FORTUNA GODOI

alm de conceder maior transparncia ao procedimento, possibilitando, ainda, ao contribuinte o acesso virtual ao processo pela Internet. O contribuinte poder, atravs do e-Processo, peticionar, apresentar impugnaes e recursos, obter cpia digital de inteiro teor da demanda administrativa e/ou de um determinado documento presente aos autos do processo eletrnico, entre outros atos possveis. Ou seja, poder acompanhar pela Internet todo o andamento dos processos administrativos do seu interesse tramitando na Receita Federal, na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e at no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais41. Nessa mesma direo de incluso digital, os fiscos estaduais e municipais esto implantando o processo eletrnico na esfera de competncia de atuao de cada ente, como o caso do Estado de So Paulo, que atravs da Lei Estadual n 13.457, de 18.03.2009, disciplinou a implantao do Processo Administrativo Tributrio Eletrnico, denominado ePAT, regulamentado pelo Decreto n 54.486/2009 e pelas Portarias CAT n 198/2010 e n 120/201142. Na seara administrativa federal, com o encaminhamento do PAF Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, antes da efetivao da inscrio do crdito tributrio da Unio em dvida ativa, o Procurador da Fazenda Nacional dever efetuar o controle de legalidade do lanamento que constituiu o crdito. Analisar a correo dos atos at ento praticados pela autoridade fiscal, bem como se os prazos foram obedecidos e as intimaes ao sujeito passivo foram realizadas. Caso seja verificado eventual irregularidade ou qualquer outro vcio no processo administrativo, o Procurador deve devolv-lo para retificao. Tal controle tambm deve ser feito pelos demais entes pblicos, no mbito respectivo de competncia de cada rgo responsvel pela inscrio do crdito em dvida ativa. O controle de legalidade, da constituio do crdito tributrio at a sua inscrio em dvida ativa, deve ser extremamente rigoroso, pois a dvida regularmente inscrita goza da presuno relativa43 de certeza e liquidez, tendo o efeito de prova pr-constituda, nos termos do art. 204 do CTN e art. 3 da LEF.

41. Portaria MF n 527, de 9/11/2010. Portaria RFB n 3.182, de 29/07/2011, alterou a Portaria RFB n 2.439, de 21/12/2010, estabelecendo procedimentos quanto representao fiscal formalizada por processo digital. 42. Dados obtidos no site da Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo. Disponvel a partir de <https:// www.fazenda.sp.gov.br/epat/PortalContribuinte> 43. Presuno juris tantum, ou seja, o dbito certo e devido, at que se prove o contrrio, cujo nus da prova cabe ao devedor.

34

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

H que se anotar que a inscrio em dvida ativa pode prescindir de processo administrativo fiscal, podendo ser realizada com base na declarao do contribuinte que reconheceu o dbito na esfera administrativa, como no caso de confisses e declaraes feitas por DCTF, GFIP, GIA, depsitos judiciais, etc.44. Para esses casos, essencial conter no termo de inscrio a informao da origem do crdito confessado45. Quanto ao tema, mostra-se importante destacar que para aqueles casos em que o contribuinte informa quitao em Declarao de Dbitos e Crditos Tributrios Federais (DCTF), ou seja, informa o dbito e ao mesmo tempo o crdito em compensao; quando tal quitao no for admitida pelo fisco, deve-se efetuar o lanamento de ofcio, com intimao do contribuinte para, querendo, interpor impugnao contra a negativa da aceitao da compensao pretendida, em obedincia aos princpios do contraditrio e da ampla defesa. Nessa situao, a jurisprudncia pacificada da Corte Especial entende pela vedao da imediata inscrio em dvida ativa, antes da intimao do devedor, das importncias confessadas em DCTF que tenham sido objeto do pedido de compensao46. A inscrio do crdito tributrio em dvida ativa no suspende nem interrompe o prazo prescricional em curso47. Todavia, para os crditos de natureza no tributria, haver a suspenso pelo perodo de 180 dias48 ou at a distribuio da
44. PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 224-225. STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 739910/SC. Relatora Ministra Eliana Calmon. Deciso unnime. Braslia, 12 de junho de 2007, publicao em 29.06.2007. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/> STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 886462/RS. Relator Ministro Teori Albino Zavascki. Deciso unnime. Braslia, 22 de outubro de 2008, publicao em 28.10.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus. br/webstj/Processo/> 45. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial n 88092/SP. Relator Ministro Benedito Gonalves. Deciso unnime. Braslia, 12 de abril de 2012, publicao em 17.04.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 46. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1179646/PR. Relator Ministro Herman Benjamin. Deciso unnime. Braslia, 17 de agosto de 2010, publicao em 22.09.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1266967/PR. Relator Ministro Humberto Martins. Deciso unnime. Braslia, 23 de agosto de 2011, publicao em 01.09.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 47. Enfatizando, as normas que tratam de prescrio, na esfera tributria, tm natureza de normas gerais, estando, assim, sob reserva de lei complementar, no caso, o art. 174 do CTN, conforme determina o art. 146, III, b, da CF. Assim, como a LEF configura-se como uma lei ordinria, entende-se que o respectivo art. 2, 3, s tem aplicabilidade para os crditos de natureza no tributria. Interpretao essa extrada das decises da Suprema Corte acerca da matria. Precedentes, inclusive, que resultaram na edio da Smula Vinculante n 8: So inconstitucionais o pargrafo nico do artigo 5 do Decreto-lei n 1.569/1977 e os artigo 45 e 46 da Lei n 8.212/1991, que tratam da prescrio e decadncia de crdito tributrio. 48. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1165216/SE. Relatora Ministra Eliana Calmon. Deciso unnime. Braslia, 02 de maro de 2010, publicao em 10.03.2010. Disponvel

35

MARILeI FORTUNA GODOI

execuo fiscal, se esta ocorrer antes desse prazo, nos termos definidos no 3 do artigo 2 da LEF:
3. A inscrio, que se constitui no ato de controle administrativo da legalidade, ser feita pelo rgo competente para apurara a liquidez certeza do crdito e suspender a prescrio, para todos os efeitos de direito, por 180 (cento e oitenta) dias ou at a distribuio da execuo fiscal, se esta ocorrer antes de findo aquele prazo. .

O Termo de Inscrio de Dvida Ativa um documento pblico extremamente formal, cuja funo de controle visa incluir o crdito no cadastro de dvida ativa. A formao do respectivo documento exige a presena de requisitos obrigatrios, arrolados no art. 202 do CTN e no 5, do art. 2 da LEF49, quais sejam: (1) o nome do devedor, dos corresponsveis e, sempre que conhecido, o domiclio ou residncia de um ou de outros; (2) o valor originrio da dvida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei; (3) a origem, a natureza e o fundamento legal; (4) a indicao da data da inscrio; (5) a data e o nmero da inscrio no registro e Dvida Ativa; e (6) o nmero do processo administrativo ou do auto de infrao, se neles estiver apurado o valor da dvida50. Ausente qualquer um dos requisitos formais no termo de inscrio, poder o sujeito passivo invocar a nulidade do mesmo, desde que haja prejuzo comprovado para a defesa do devedor. No havendo prejuzo defesa, a jurisprudncia do STJ entende que se trata de mera irregularidade formal, no admitindo a nulidade da inscrio51. Nesse mesmo sentido, conhecido o corresponsvel, dever tambm constar o nome dele no termo; porm, no haver vcio no termo quando o corresponsvel
a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 49. O art. 202 do CTN prevalece em relao ao 5 do art. 2 da LEF quando se trata do termo de inscrio de Dvida Ativa Tributria. Nesse sentido: PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 193. 50. Essa exigncia dispensada quando a inscrio teve origem de crdito tributrio declarado pelo contribuinte, todavia, h de constar tal informao no termo de inscrio. Nesse sentido: PAUSEN, op. cit., p.1360. 51. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial n 64755/MG. Relator Ministro Francisco Falco. Deciso unnime. Braslia, 20 de maro de 2012, publicao em 30.03.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

36

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

venha a ser includo aps a efetivao do ato de inscrio. Isso porque h inmeras situaes elencadas no CTN52 que permitem a responsabilizao pela dvida tributria, as quais, muitas vezes, somente so identificadas no decorrer do trmite da execuo fiscal. Assim, poder haver o redirecionamento da execuo fiscal ao corresponsvel, inclusive com a superveniente incluso do mesmo no Termo de Inscrio da Dvida Ativa, mediante despacho administrativo com base na deciso judicial que deferiu o redirecionamento pedido pela Fazenda Pblica, ou aps a apurao em processo administrativo realizado em estrita observncia do devido processo legal. Sobre esse tema, mostra-se de suma importncia destacar que a incluso do corresponsvel no Termo de Inscrio em Dvida Ativa, desde que tal vinculao com o pagamento do dbito tenha substrato legal permissivo, bem como advenha de um prvio processo administrativo de apurao e vinculao do terceiro perante o crdito tributrio, enseja a presuno de certeza e legitimidade da correta responsabilizao presuno juris tantum, com inverso do nus da prova ao corresponsvel53. O inciso II do art. 202 do CTN e o inciso II, 5, do art. 2 da LEF impem a obrigatoriedade da fixao do valor da dvida e da forma de calcular os juros de mora e encargos no Termo de Inscrio de Dvida Ativa. O valor original do dbito ainda sofre acrscimo da correo monetria, dos juros de mora e, em relao s execues fiscais promovidas pela Unio, do encargo legal definido no Decreto-Lei n 1.025/69. No se constitui, todavia, requisito essencial do termo da inscrio da dvida ativa a informao especfica do valor dos juros e demais encargos, devendo constar, sim, a forma de calcular tais acrscimos54.

52. Como exemplos os casos tratados nos artigos 133, 134 e 135 do CTN. 53. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1110925/SP. Relator Ministro Teori Albino Zavascki. Deciso unnime. Braslia, 22 de abril de 2009, publicao em 04.05.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 1104900/ES. Relatora Ministra Denise Arruda. Deciso unnime. Braslia, 25 de maro de 2009, publicao em 01.04.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/> 54. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Recurso Especial n 816069/RS. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 02 de setembro de 2008, publicao em 22.09.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> Nesse sentido a doutrina de PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 199.

37

MARILeI FORTUNA GODOI

Na esfera dos tributos federais, os juros de mora e a correo monetria esto jungidos aplicao nica da taxa SELIC55, a qual poder ser utilizada pelos demais Entes da Federao, desde que possuam legislao prpria nesse sentido. Caso no exista legislao local especfica, segue-se, ento, a regra geral determinada no art. 161, 1, do CTN56. Os crditos no tributrios federais inscritos em dvida ativa tambm so atualizados pela taxa SELIC, nos termos do art. 30 da Lei n 10.522/2002. A cumulao da atualizao monetria, multa moratria, juros e demais encargos previstos em lei na cobrana do tributo perfeitamente correta, j que cada um tem uma funo especfica, conforme explica a doutrina:
a) a atualizao monetria visa recompor o valor da moeda corrodo pela inflao; no representa um acrscimo. Tratando-se de dvida ativa de natureza tributria, o art. 97, 2, do CTN confirma que se trata de mera atualizao; b) a multa moratria constitui sano pelo atraso no pagamento do tributo na data prevista na legislao (art. 97, V, do CTN); c) os juros de mora remuneram o capital indevidamente retido pelo devedor e inibem a eternizao do litgio, na medida em que representam um acrscimo mensal ao valor da dvida (art. 161 do CTN); d) os demais encargos, previstos no art. 2, 2, da Lei 6.830/80, abrangem as multas contratuais previstas para os casos de rompimento dos acordos de parcelamento, assim como o encargo do Dec.-lei 1.025/69, nas execues fiscais da Unio, e o acrscimo do art. 2 da Lei 8.844/94, com a redao dada pela Lei 9.647/97, nas execues fiscais relativas ao FGTS.57

As mencionadas exigncias formais quanto composio do Termo de Inscrio em Dvida Ativa, devidamente arroladas em lei, tm o cunho de promover a mais completa transparncia da higidez do crdito pblico cobrado. Buscam, ainda, assegurar a ampla defesa do devedor e, com isso, legitimar a presuno de liquidez e certeza do crdito inscrito em dvida ativa, diante dos privilgios concedidos Fazenda Pblica na relao obrigacional. Por fim, garantem o equilbrio da relao Estado-particular58.

55. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1111175/SP. Relator Ministro Denise Arruda. Deciso unnime. Braslia, 10 de junho de 2009, publicao em 01.07.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 56. Assim a deciso da Corte Especial pela sistemtica do art. 543-C, do CPC: SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1111189/SP. Relator Ministro Teori Albino Zavascki. Deciso unnime. Braslia, 13 de maio de 2009, publicao em 25.05.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 57. CHIMENTI, Ricardo Cunha et al., op. cit., p. 55-56. 58. PORTO, op. cit., p. 66-67.

38

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

Com tal desiderato, a jurisprudncia da Corte Superior pacificou o entendimento quanto vedao de o termo de inscrio em dvida ativa englobar diversos exerccios, sem discriminao do valor devido em cada um, anulando as Certides de Dvida Ativa que apresentem tais vcios, por prejudicarem a defesa do devedor, que no tem como saber o valor da dvida de cada crdito tributrio supostamente em dbito59. Tal entendimento tambm alcana aquelas inscries que renam diversos tributos em um nico valor60. Tais ocorrncias so visualizadas na jurisprudncia com certa frequncia, em especial, nas cobranas intentadas pelos Estados-membros e Municpios. Quanto s inscries da Unio, tais vcios no so observados, pois as Certides de Dvida Ativa federais separam os crditos nela cobrados por competncia e por tributo devido, permitindo ao devedor a perfeita compreenso do valor originrio de todos os dbitos que, eventualmente, estejam reunidos em uma nica inscrio61. Conforme adiantado, os crditos da Unio so acrescidos de um adicional de 20% (vinte por cento) sobre o valor do dbito, a ttulo de encargo legal62, conforme determina o art. 1 do Decreto-Lei n 1.025/6963. Tal encargo, todavia, reduzido em 10% (dez por cento) caso o dbito seja pago anteriormente ao ajuizamento da execuo fiscal, conforme disposto no art. 3 do Decreto-Lei n 1.569/7764.
59. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1204284/AC. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 16 de setembro de 2010, publicao em 08.10.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 60. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Agravo Regimental no Recurso Especial n 1255266/ RS. Relator Castro Meira. Deciso unnime. Braslia, 16 de maro de 2012, publicao em 16.03.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 61. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Recurso Especial n 816069/RS. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 02 de setembro de 2008, publicao em 22.09.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 62. Tal encargo legal tem, por definio da jurisprudncia consolidada do STJ, dupla funo: (i) de custear as despesas administrativas inerentes arrecadao dos crditos pblicos da Unio, incluindo as despesas judiciais necessrias a persecuo e concretizao deste fim; (ii) bem como substituto dos honorrios advocatcios devidos pelo sujeito passivo. Assim decidiu o STJ sob a sistemtica dos recursos repetitivos, nos termos do art. 543-C do CPC: STJ. 1 Seo. Recurso Especial n 1110924/SP. Relator Ministro Benedito Gonalves. Deciso unnime. Braslia, 10 de junho de 2009, publicao em 19.06.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/> Interessante acrdo sobre o tema: STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 1234893/SP. Relator Ministro Herman Benjamin. Deciso unnime. Braslia, 18 de agosto de 2011, publicao em 08.09.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 63. Art 1 declarada extinta a participao de servidores pblicos na cobrana da Dvida da Unio, a que se referem os artigos 21 da Lei n 4.439, de 27 de outubro de 1964, e 1, inciso II, da Lei n 5.421, de 25 de abril de 1968, passando a taxa, no total de 20% (vinte por cento), paga pelo executado, a ser recolhida aos cofres pblicos, como renda da Unio. 64. Art. 3 O encargo previsto no art. 1 do Decreto-lei n 1.025, de 21 de outubro de 1969, calculado sobre montante do dbito, inclusive multas, atualizado monetariamente e acrescido dos juros e multa de mora,

39

MARILeI FORTUNA GODOI

Quanto aos requisitos determinados nos incisos III, IV e V do art. 202 e nos incisos III, IV, V e VI do 5 do art. 2 da LEF no h maiores discusses. A ausncia ou incompletude de qualquer uma das exigncias legais do termo de inscrio, conforme determinado nos referidos preceitos normativos, importar em nulidade da inscrio, desde que a suposta ausncia prejudique a defesa do devedor 65. 4. CeRTido de DVida ATiVa e o aJUiZaMeNTo da eXecUo fiScal. O Termo de Inscrio em Dvida Ativa antecede a Certido de Dvida Ativa (CDA) e com base nele que a CDA extrada. A CDA contm os mesmos requisitos formais exigidos do termo de inscrio, conforme disciplina o pargrafo nico66 do art. 202 do CTN e o 6 do art. 2 da LEF. Sobre o tema, leciona a doutrina67:
A autoridade competente para proceder inscrio da dvida ativa (art. 2, 3) poder certificar a existncia da dvida ativa inscrita, mediante reproduo dos mesmos elementos contidos no termo. Poder, tambm, autenticar o prprio termo, certificando que corresponde dvida inscrita. Assim, formalmente, irrelevante que a certido apresente: a) a feio clssica e tradicional: Certifico que, no Registro da dvida ativa foi inscrita, sob o n..., em tal data, a dvida ativa do Estado, de cujo termo consta o seguinte, reproduzindo-se o contedo do termo e, a final, datando e assinando a certido; ou b) o modelo atual de cpia datilogrfica, xerogrfica ou fotogrfica do termo, no qual se faz constar: Certifico que o presente termo corresponde dvida ativa do Municpio, devidamente inscrita no respectivo Registro. Seguem-se o lugar, data e assinatura. Importantes ao os requisitos essenciais, sem os quais a certido no preenche a sua finalidade. Dela constando o que figura do termo, e no se desviando do que estabelece o 5 do art. 2, tem plena eficcia.
ser reduzida para 10% (dez por cento), caso o dbito, inscrito como Dvida Ativada da Unio, seja pago antes da remessa da respectiva certido ao competente rgo do Ministrio Pblico, federal ou estadual, para o devido ajuizamento. 65. Assim, meras irregularidades formais presentes na CDA no afetam a validade do ttulo desde que no tenham causado prejuzos defesa do executado. Esse o entendimento consolidado do STJ, em ateno ao princpio da instrumentalidade das formas (pas des nullits sans grief) que orienta o sistema processual brasileiro. STJ. 1 Turma. Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial n 64755/MG. Relator Ministro Francisco Falco. Deciso unnime. Braslia, 20 de maro de 2012, publicao em 30.03.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> STJ. 2 Turma. Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 1153617/SC. Relator Ministro Castro Meira. Deciso unnime. Braslia, 25 de agosto de 2009, publicao em 14.09.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 66. A exigncia de constar na CDA a informao acerca do livro e folha da inscrio perdeu o sentido, j que no mais existem livros de inscrio em dvida ativa. Todo o procedimento de inscrio feito de forma eletrnica, seguindo um nmero especfico de cadastro e registro para cada inscrio realizada. 67. PACHECO, Jos da Silva, op. cit., p. 55.

40

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

A Certido de Dvida Ativa constitui-se em um ttulo executivo extrajudicial, nos termos do art. 585, inciso VII, do CPC, na redao dada pela Lei n 11.382/2006, dotado de presuno de certeza, liquidez e exigibilidade (art. 204 do CTN e art. 3 da LEF), cabendo ao sujeito passivo o nus probatrio, caso pretenda desconstitu-lo, devendo faz-lo por prova inequvoca, nos termos do pargrafo nico dos arts. 204 do CTN e 3 da LEF. O termo de inscrio e a Certido de Dvida Ativa podero ser preparados e numerados por processo manual, mecnico ou eletrnico, conforme autoriza o 7 do art. 2 da LEF. Da mesma forma, a petio inicial em processo de execuo fiscal, conforme admisso da pacfica jurisprudncia da Instncia Superior68, bem como diante da nova redao do art. 25 da Lei n 10.522/2002, efetivada pela Lei n 11.941, de 27 de maio de 200969. Verificando-se qualquer vcio de nulidade na constituio da CDA, passvel de correo, seja por omisso ou falha em algum dos requisitos previstos no art. 202 do CTN, at a deciso de primeira instncia, ou seja, at a prolao da sentena dos embargos execuo, a certido defeituosa poder ser modificada ou substituda, com devoluo ao sujeito passivo do prazo para defesa, conforme orientao do art. 203 do CTN e do 8 do art. 2 da LEF70. O art. 203 do CTN estabelece a devoluo do prazo da defesa to somente na parte modificada, enquanto o art. 2, 8, da LEF no faz qualquer referncia a tal delimitao. Nesse enfoque, a reabertura do prazo para defesa do sujeito passivo deve integrar uma leitura em coordenao com os princpios da razoabilidade, instrumentalidade, celeridade e economia processuais. Isso porque havendo alterao na CDA em que nada modifique a situao ou os elementos essenciais presentes no

68. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 957269/RS. Relatora Ministra Eliana Calmon. Deciso unnime. Braslia, 17 de fevereiro de 2009, publicao em 24.03.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 69. Lei n 10.522/2002: art. 25: O termo de inscrio em Dvida Ativa da Unio, bem como o das autarquias e fundaes pblicas federais, a Certido de Dvida Ativa dele extrada e a petio inicial em processo de execuo fiscal podero ser subscritos manualmente, ou por chancela mecnica ou eletrnica, observadas as disposies legais. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se, tambm, inscrio em Dvida Ativa e cobrana judicial da contribuio, multas e demais encargos previstos na legislao respectiva, relativos ao Fundo de Garantia do Tempo de Servio. 70. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Embargos de Divergncia no Recurso Especial n 823011/RS. Relator Ministro Castro Meira. Deciso unnime. Braslia, 14 de fevereiro de 2007, publicao em 05.03.2007. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

41

MARILeI FORTUNA GODOI

ttulo, a reabertura ampla do prazo de impugnao no traria nenhum acrscimo defesa do devedor, apenas prejudicaria a celeridade processual. Dessa forma, entende-se como mais adequado, em ateno aos princpios citados, bem como frente efetividade processual, que a reabertura do prazo para defesa seja limitada apenas parte modificada, e, ainda, quando tal modificao realmente venha prejudicar a defesa j apresentada pelo sujeito passivo. Nesse sentido, j decidiu a Corte Superior71:
TRIBUTRIO. EXECUO FISCAL. SUBSTITUIO DA CDA. TITULARIDADE ATIVA. REABERTURA DO PRAZO PARA EMBARGOS EXECUO. ART. 2, 8, DA LEI N. 6.830/80. LEITURA LUZ DOS PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA INSTRUMENTALIDADE, DA CELERIDADE E DA ECONOMIA PROCESSUAIS. 1. Diz o art. 2, 8, da Lei n. 6.830/80 que "[a]t a deciso de primeira instncia, a Certido de Dvida Ativa poder ser emendada ou substituda, assegurada ao executado a devoluo do prazo para embargos". 2. Portanto, luz da LEF, havendo substituio da Certido de Dvida Ativa (CDA), impe-se a devoluo do prazo para ajuizamento de embargos execuo. Embora a norma seja peremptria, preciso l-la em conformidade com os princpios da razoabilidade, instrumentalidade, celeridade e economia processuais. 3. Se a nica mudana levada a cabo com a substituio da CDA foi referente titularidade ativa do crdito, no razovel que a no-abertura de prazo para defesa d causa nulidade da execuo fiscal, notadamente em face das peculiaridades do caso. 4. No caso concreto, a substituio do credor se deu em razo da Lei n. 8.029/90, a qual extinguiu o IAA e cometeu Unio a responsabilidade pelos direitos e obrigaes decorrentes de lei e sindicveis em face daquela entidade (art. 23). Nota-se, portanto, que mesmo que a parte quisesse se insurgir contra a mudana de titularidade, sua pretenso no poderia ser acolhida. 5. Recurso especial no-provido. (grifou-se)

H de ressaltar, todavia, que inmeros doutrinadores de renome, bem como parcela importante da jurisprudncia, defendem que a devoluo do prazo deve ocorrer por inteiro72. No havendo sentena vinculativa ao executiva, a CDA poder ser substitua ou emendada at a lavratura do auto de arrematao ou adjudicao dos
71. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 895615/DF. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 28 de outubro de 2008, publicao em 25.11.2008. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 72. CHIMENTI, Ricardo Cunha et al., op. cit., p. 59-60. No mesmo sentido: PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 213-214.

42

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

bens73, sempre com reabertura do prazo ao devedor para eventual apresentao de defesa em relao parte modificada no ttulo, se o caso assim exigir. A substituio ou emenda da CDA at a deciso de primeiro grau, quando possvel, um direito da Fazenda Pblica. Dessa forma, no cabvel a extino da execuo fiscal com base na nulidade da CDA, sem a anterior intimao da Fazenda Pblica para emenda ou substituio do ttulo executivo, quando se trata de erro material ou formal74. Por outro lado, no pode haver emenda ou substituio do ttulo executivo com o intuito de corrigir vcios materiais ou formais presentes ao processo administrativo vinculado CDA em cobrana judicial quando tais emendas ou substituies acarretarem alterao do prprio lanamento, como, por exemplo, reviso das competncias lanadas e alterao do sujeito passivo75 ou da norma legal que serviu de fundamento ao lanamento tributrio76. Assim, havendo necessidade de modificar o lanamento, a alterao ou substituio da CDA ser invivel, sendo caso, ento, de extino do processo de execuo sem julgamento do mrito. Por esse aspecto, tendo o sujeito passivo efetuado pagamento parcial do dbito constante em CDA ajuizada, at ento no considerado pela Fazenda Pblica, o tratamento a ser aplicado ao caso depender do momento em que se efetivou o pagamento parcial, conforme explicao que segue77: (i) se o pagamento parcial desconsiderado ocorreu antes do lanamento, a inscrio da dvida e a respectiva CDA da extrada sero atos nulos; j que se mostra invivel a manuteno da inscrio e a vinculada CDA quando houver necessidade de reviso do lanamento. Nesse caso, a execuo fiscal ser
73. CHIMENTI, Ricardo Cunha et al., id. 74. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Agravo Regimental no Agravo em Recurso Especial n 96950/RS. Relator Ministro Herman Benjamin. Deciso unnime. Braslia, 20 de maro de 2012, publicao em 12.04.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 75. Sobre o tema, inclusive, o STJ editou a Smula 392: A Fazenda Pblica pode substituir a certido de dvida ativa (CDA) at a prolao da sentena de embargos, quando se tratar de correo de erro material ou formal, vedada a modificao do sujeito passivo da execuo. Assim, se o exequente verificar que props a ao executiva contra parte ilegtima, ele dever ingressar com nova execuo. Para o STJ no cabe substituio da CDA, nos parmetros definidos pelo 8 do art. 2 da Lei n 6.830/80, quando o caso for de erro na definio do sujeito passivo, j que isso resultaria em modificao do prprio lanamento. 76. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1045472/BA. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 25 de novembro de 2009, publicao em 18.12.2012. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 77. PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p. 225-226.

43

MARILeI FORTUNA GODOI

extinta, com a renovao de todos os atos desde o lanamento para que seja possvel cobrar o dbito ento remanescente; (ii) se o pagamento se deu entre o lanamento e a inscrio, no tendo tambm sido computado pelo Ente Pblico, o caso no ser de nulidade, mas sim de retificao da inscrio, com a necessidade de emenda ou substituio do ttulo executivo, desde que no tenha ocorrido deciso de primeira instncia. Caso j tenha se efetivada a deciso monocrtica sentencial, ento, a CDA ser nula, havendo necessidade de ajuizamento de nova execuo fiscal, pois tal vcio material retira da CDA a presuno legal de liquidez; (iii) por fim, se o pagamento ocorreu aps a inscrio do dbito em Dvida Ativa, no haver nenhum vcio de nulidade, sendo desnecessria qualquer retificao na inscrio ou no ttulo executivo. A cobrana do saldo remanescente da Dvida Ativa prosseguir mediante a juntada de demonstrativo atualizado do dbito execuo fiscal, com a subtrao dos pagamentos realizados pelo devedor do montante da dvida. O mesmo entendimento quanto desnecessidade de alterao ou substituio da CDA, quando verificado pagamento parcial do dbito j inscrito em Dvida Ativa, aplica-se aos casos em que: (i) ocorrer remisso legal de parte da dvida78; (ii) para aquelas circunstncias em que se reconheceu a inconstitucionalidade de lei em sede de controle difuso que legitimava parte do dbito em cobrana79; e (iii) naquelas situaes em que houve reviso do dbito por deciso do Poder judicirio com excluso de parcela indevida80. Assim, para os casos referidos, o excesso de execuo no acarretar nulidade ou alterao do ttulo executivo extrajudicial, apenas devendo ser providenciada a reduo do montante devido, desde que o saldo remanescente possa ser apurado por simples clculo aritmtico.
78. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 51657/SP. Relator Ministro Francisco Peanha Martins. Deciso unnime. Braslia, 21 de agosto de 1995, publicao em 25.09.1995. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 79. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Embargos de Declarao no Recurso Especial n 1115501/SP. Relator Ministro Napoleo Nunes Maia Filho. Deciso unnime. Braslia, 26 de outubro de 2011, publicao em 16.11.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 80. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1247811/RS. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 14 de junho de 2011, publicao em 21.06.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

44

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO

Tal entendimento foi consolidado pela Corte Especial sob a sistemtica do art. 543-C do CPC, concluindo-se, ento, que as alteraes que possam ser feitas na Certido de Dvida Ativa mediante simples operao aritmtica no ocasionaro nulidade da respectiva CDA81. A petio inicial na execuo fiscal, nos termos do art. 6 da LEF, deve indicar os seguintes dados:
Art. 6 A petio inicial indicar apenas: I o Juiz a quem dirigida; II o pedido; e III o requerimento para a citao. 1 A petio inicial ser instruda com a Certido da Dvida Ativa, que dela far parte integrante, como se estivesse transcrita. 2 A petio inicial e a Certido de Dvida Ativa podero constituir um nico documento, preparado inclusive por processo eletrnico. 3 A produo de provas pela Fazenda Pblica independe de requerimento na petio inicial. 4 O valor da causa ser o da dvida constante da certido, com os encargos legais.

Como visto, o art. 6 da LEF simplifica a norma do art. 282 do CPC, determinando como requisitos obrigatrios apenas a indicao do juzo, o pedido e o requerimento de citao. Contudo, a designao do executado tambm se mostra imprescindvel, sob pena de inpcia da petio inicial. Logicamente, no h como dar prosseguimento execuo fiscal sem saber contra quem ela dirigida. A Certido de Dvida Ativa e a petio inicial podem ser formadas em um nico documento, atravs do processamento eletrnico. Pode haver cobrana de vrias CDAs em uma nica execuo82, desde que seja ajuizada contra um mesmo devedor, ou seja, a cumulao inicial de pedidos (ttulos executivos) em uma nica execuo fiscal, por aplicao subsidiria da regras dos arts 292 e 573 do CPC, revela-se um direito subjetivo da Fazenda Pblica83.
81. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1115501/SP. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 10 de novembro de 2010, publicao em 30.11.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 82. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1158766/RJ. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 08 de setembro de 2010, publicao em 22.09.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 83. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1254393/RJ. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 02 de agosto de 2011, publicao em 09.08.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> No caso da execuo ser fundada em diversos ttulos executivos, reconhecida a nulidade de um deles, a execuo prosseguir em relao aos outros, conforme entendimento assentado pela Corte Superior:

45

MARILeI FORTUNA GODOI

Desnecessria a indicao de provas na petio inicial da execuo fiscal, em conta da presuno de liquidez e certeza de que goza a Certido de Dvida Ativa, cujo nus da prova incumbe a quem pretenda desconstitu-la. Quanto ao valor da causa, aquele constante na CDA, ou seja, o valor do crdito inscrito, monetariamente atualizado e acrescido dos encargos legais, tais como, a multa, os juros moratrios e outras cominaes institudas pela lei at a data da propositura da execuo. perfeitamente possvel a indicao de bens penhora na petio inicial, inclusive, tal diligncia, a todo o momento, efetivada no ajuizamento das execues fiscais da Unio. Ocorre, por exemplo, quando se tem conhecimento de valores que sero liberados ao devedor por precatrio ou requisio de pequeno valor em outro processo judicial onde o devedor litigou contra a Unio e foi vencedor. Tambm ocorre quando j h cauo prestada pelo devedor em juzo, em demanda diversa, na qual ele se antecipou ao ajuizamento do feito executivo, a fim de obter a certido de regularidade fiscal. Nesse ltimo caso, no ajuizamento da execuo fiscal j se inclui pedido de penhora do bem dado em cauo para garantia da dvida. H de se referir, ainda, ser desnecessria a apresentao de memria discriminada de clculos em anexo petio inicial da execuo fiscal84, bem como a juntada do processo administrativo fiscal pela Fazenda Pblica85. Isso porque tais documentos no se encontram arrolados na LEF como necessrios para instruir a petio inicial da execuo. Ademais, a CDA goza da presuno de certeza e liquidez, cuja prova em contrrio, repetindo, fica a cargo do sujeito passivo ou do terceiro interessado, nos termos do art. 204 do CTN86. Nesse aspecto, inclusive, os autos do processo administrativo fiscal que embasa a dvida ativa so mantidos arquivados na repartio competente, com acesso s partes, ao juiz e ao Ministrio Pblico, conforme consta no art. 41 da LEF:
STJ. 2 Turma. Recurso Especial n 1221167/RS. Relator Ministro Humberto Martins. Deciso unnime. Braslia, 22 de maro de 2011, publicao em 04.04.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/ webstj/Processo/> 84. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1138202/ES. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 09 de dezembro de 2009, publicao em 01.02.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 85. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Recurso Especial n 1120219/RS. Relator Ministro Benedito Gonalves. Deciso unnime. Braslia, 24 de novembro de 2009, publicao em 01.12.2009. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 86. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1239257/PR. Relator Ministro Mauro Campbell Marques. Deciso unnime. Braslia, 23 de maro de 2010, publicao em 08.04.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

46

FORMAO DO TTULO eXeCUTIVO Art. 41 O processo administrativo correspondente inscrio de Dvida Ativa, execuo fiscal ou ao proposta contra a Fazenda Pblica ser mantido na repartio competente, dele se extraindo as cpias autenticadas ou certides, que forem requeridas pelas partes ou requisitadas pelo Juiz ou pelo Ministrio Pblico. Pargrafo nico Mediante requisio do Juiz repartio competente, com dia e hora previamente marcados, poder o processo administrativo ser exibido na sede do Juzo, pelo funcionrio para esse fim designado, lavrando o serventurio termo da ocorrncia, com indicao, se for o caso, das peas a serem trasladadas.

Ainda que a legislao no determine a juntada do processo administrativo com a petio inicial da execuo, o mesmo dever, obrigatoriamente, permanecer devidamente arquivado na repartio pblica competente para sua guarda, disposio do sujeito passivo. Assim, diante da disponibilidade do processo administrativo ao sujeito passivo, no prospera eventual alegao de cerceamento de defesa fundada na no apresentao de cpia do processo administrativo junto ao executiva, conforme unssono entendimento do STJ87. Por outro lado, na eventualidade de ocorrer o extravio do processo administrativo, a jurisprudncia da Corte Especial entende pela inexigibilidade da CDA que o instrua, sob o fundamento da impossibilidade da conferncia, pelo juzo, da legalidade da constituio do crdito em execuo; inviabilizando, ainda, a defesa do contribuinte, em razo da impossibilidade de ele ter acesso ao processo administrativo88. No ato do recebimento da execuo fiscal pelo juzo da causa, em relao aos crditos da Unio, no haver fixao de honorrios advocatcios, uma vez que j inclusos no encargo legal de 20% previsto no Decreto-lei n 1.025/69 e integrante do montante total objeto da execuo89, conforme exposto. Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justia, em recurso repetitivo, submetido ao rito do art. 543-C do CPC, decidiu que, opostos embargos pelo devedor, vindo esse a desistir dos mesmos, bem como naqueles casos em que tal incidente julgado improcedente, no haver fixao de nus sucumbencial ao embargante. Isso porque nos termos da Smula 168 do extinto TRF: o encargo de 20%, do
87. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Recurso Especial n 1180299/MG. Relatora Ministra Eliana Calmon. Deciso unnime. Braslia, 22 de maro de 2011, publicao em 31.03.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 88. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Turma. Recurso Especial n 945390/ES. Relator Ministro Francisco Falco. Deciso unnime. Braslia, 21 de agosto de 2007, publicao em 21.08.2007. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 89. PAUSEN, Leandro; VILA, Ren Bergmann; SLIWKA, Ingride Schroder, op. cit., p.171.

47

MARILeI FORTUNA GODOI

Decreto-Lei n 1025, de 1969, sempre devido nas execues fiscais da Unio e substitui, nos embargos, a condenao do devedor em honorrios advocatcios90. Nas execues fiscais ajuizadas pelos demais entes legitimados a utilizar o rito especial da LEF, quando no aplicvel o encargo de 20% previsto no art. 1 do Decreto-Lei n 1.025/69, a cobrana de honorrios advocatcios ter exigncia dentro da sistemtica processual normal, com a fixao dos honorrios advocatcios no despacho que receber a inicial executiva. Depois de fixados, os honorrios passam a integrar o montante total da execuo91.

90. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 1 Seo. Recurso Especial n 1143320/RS. Relator Ministro Luiz Fux. Deciso unnime. Braslia, 12 de maio de 2010, publicao em 21.05.2010. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/> 91. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. 2 Turma. Agravo Regimental no Agravo Regimental no Agravo de Instrumento n 1223449/SC. Relator Ministro Castro Meira. Deciso unnime. Braslia, 22 de maro de 2011, publicao em 04.04.2011. Disponvel a partir de <http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/>

48

Vous aimerez peut-être aussi