Vous êtes sur la page 1sur 10

Manual de Prticas de Contagem de Pontos de Funo

The Internacional Function Point Users Group

1. Contagem de Funes de Dados


a. Definies: ALIs e AIEs
Um Arquivo Lgico Interno (ALI) umgrupodedadosrelacionadoslogicamente ouuma informao de controle identificvel por usurios e mantida dentro dos limites da aplicao. O objetivo principal de um ALI conter dados mantidos atravs de um ou mais processos elementaresdaaplicaoqueestsendocontada. Um Arquivo de Interface Externa (AIE) um grupo de dados relacionados logicamente ou uma informao de controle identificvel por usurios, referenciada por aplicao, mas mantida dentro dos limites de outra aplicao. A inteno primria de um AIE conter dados referenciados por um ou mais processos elementares dentro dos limites da aplicao que est sendo contada. Isto significa que um AIE contado em uma aplicao deve ser um ALI em outra aplicao. Informao de controle so dadosqueinfluenciam um processoelementardaaplicao queestsendocontada.Elesespecificamoque,quandooucomoosdadosseroprocessados. O termo identificvel por usuriosreferesearequisitosestabelecidosparaprocessos e/ou grupos de dados que so acordados e entendidos entre usurios e desenvolvedores de software. O termo manter referese a habilidade de modificar dados atravs de um processo elementar. Um processo elementar a menor unidade de atividade que seja significativa para usurios. Esta unidade deve ser autocontida e deixar o negcio da aplicao sendo contadoem umestadoconsistente.

b. Regras de Contagem de ALIs e AIEs

Para identificar ALIs, procure por grupos de dados ou informaes de controle que satisfazemasdefinies: Ogrupodedadosouinformaodecontroledotipolgicoeidentificvelporusurios. O grupo de dados mantido atravs de um processo elementar dentro dos limites da aplicaoqueestsendocontada. Para identificar AIEs, procure por grupos de dados ou informaes de controle que satisfazemasdefinies: Ogrupodedadosouinformaodecontroledotipolgicoeidentificvelporusurios. O grupo de dados referenciado pela aplicao que est sendo contada e mantido externamenteela. Ogrupodedadosnomantidapelaaplicaoqueestsendocontada. OgrupodedadosmantidoemumALIemoutraaplicao. Tipo Elementar de Dados (TD) so campos identificveis como nicos por usurios e norepetidos.AsseguintesregrasseaplicamnacontagemdosTDs: Conte um TD para cada campos identificveis como nicos por usurios enorepetidos mantidos por um ALI ou referenciados por um AIE durante a execuo de um processo elementar. Quando duas aplicaes mantem e/ou referenciam o mesmo ALI/AIE, mas cada uma mantem/referencia TDs diferentes, conte apenas os TDs que so usados em cada aplicaoaodimensionaroALI/AIE. Conte um TD para cada dado requerido ao usurio para estabelecerum relacionamento comoutroALIouAIE. Tipos de Registro (TR) um subgrupo dos elementos de dados identificveis pelo usurio dentro de um ALI ou AIE. Existem dois tipos de subgrupos: opcionais e obrigatrios. Subgrupos opcionais so aqueles que o usurio tem a opo de usar um ou nenhum deles durante um processo elementar que adiciona ou cria uma instncia do dado. Subgrupos obrigatrios so aqueles que o usurio deve utilizar ao menos um deles. Uma das seguintes regrasseaplicamnacontagemdosTRs: ConteumTRparacadasubgrupoopcionalouobrigatriodeumALIouAIEou Senoexistiremsubgrupos,conteoALIouAIEcomoumTR.

c. Dicas para ajudar com a contagem


Uma aplicao pode usar um ALI ou AIE em mltiplos processos, mas o ALI ou AIE contadoapenasumavez. Um arquivo lgico no pode ser contado como ALI e AIE namesmaaplicao.Seogrupo 2

dedadossatisfazambasasregras,conteocomoALI. Se um grupo dedadosnoestsendocontadocomoALIouAIEporsis,conteseusTDs paraoALIouAIEnoqualesteestegrupodedadosestincluido. No assuma que um arquivo fsico, tabela ou classe de objeto igualaumarquivolgico, aoobservarosdadoslogicamentepelaperspectivadousurio. Embora algumas tecnologias de armazenamento como tabelas em bancos de dados relacionais ou arquivo plano ou classes de objetos relacionemse diretamente a ALIs ou AIEs,noassumaquesempreexistaumrelacionamentoumparaumentreeles. No assuma que todo arquivo fsico devasercontadoouincluidocomopartedeumALIou AIE. Para descobrir onde o dado mantido (dentro ou fora dos limites daaplicao), analise o fluxodedados. Na decomposio de um processo funcional, identifique onde ocorrem interfaces entre usurioseoutrasaplicaes. Procureindciostrabalhandoemcimadodiagramadeprocesso. Apenas os TDs utilizados por cada aplicao sendo contada deve ser considerado na contagemdeumALIouAIE. Uma aplicao pode utilizar um ALI ou AIE mltiplas vezes, mas voc conta oALI ou AIE apenasumavez. UmprocessoelementarpodemantermaisdeumALI.

2. Contagem de Funes de Transao


a. Definies: EEs, SEs e CEs
Uma Entrada Externa (EE) um processo elementar que processa dados ou informaes de controle que vem de foradoslimitesdaaplicao.AintenoprimriadeumaEE manterumoumaisALIe/oualterarocomportamentodosistema. Uma Sada Externa (SE) um processo elementar que envia dados ou informaesde controle para fora dos limites daaplicao.Aintenoprimriadeumasadaexternaapresentar informao para um usurio atravs de processamento lgico, alm de recuperar dados ou informaes de controle. O processamento lgico deve conter ao menos uma frmulas matemticas ou clculos, criar dados derivados, manter um ou mais ALI ou alterar o comportamentodosistema. Uma Consulta Externa (CE) um processo elementar que envia dados ou informaes de controle para fora dos limites da aplicao. A inteno primria de uma consulta externa apresentar informao para um usurio atravs da recuperao de dados ou informaes de controle de um ALI ou AIE. A lgica de processamento no contm frmulas matemticas ou clculos e no cria dados derivados. Nenhum ALI mantido durante o processo, nem o comportamentodosistemaalterado. A principal diferena entre as funes de transao sua inteno principal, conforme sumarizaatabelaabaixo:

Funo Alterarocomportamentodosistema ManterumoumaisALI Apresentarinformaoaousurio Legenda: IPIntenoPrimria ISIntenoSecundria NPNoPermitido

EE IP IP IS

SE IS IS IP

CE NP NP IP

Lgica de processamento definidocomo requisitos especificamente demandadospor um usurio para completar um processoelementar. Estes requisitos podem incluir as seguintes aes: Desempenharvalidaes Resolverfrmulasmatemticasouclculos Convertervaloresequivalentes Filtrar ou selecionar dados utilizando um critrio especfico para comparar mltiplos conjuntosdodado Analisarcondiesparadeterminarqualdelasaplicvel AtualizarumoumaisALI ReferenciarumoumaisALIouAIE Recuperardadosouinformaesdecontrole Criardadosderivadosportransformardadosexistentesparacriardadosadicionais Alterarocomportamentodosistema Preparareapresentarinformaesforadoslimitesdaaplicao Existir condies para aceitar dados ouinformaesdecontrolequeentramnoslimitesda aplicao Reordenaroureagrupardados. Um processo elementar pode incluir mltiplas alternativas ou ocorrncias das aes descritas acima. A tabela a seguir sumariza que formulrios de lgica de processamento podem ser desempenhados por EEs, SEs e CEs. Paracadatipode funodetransao,certostiposde lgica de processamento devem ser desempenhados, em conformidade com aintenoprimria decadatipo.As13aesnoidentificam,porsis,umprocessoelementarnico.

FormulriodeLgicadeProcessamento Desempenharvalidaes Resolverfrmulasmatemticasouclculos Convertervaloresequivalentes Filtrar ou selecionar dados utilizando um critrio especficoparacompararmltiplosconjuntosdodado Analisar condies para determinar qual delas aplicvel AtualizarumoumaisALI ReferenciarumoumaisALIouAIE

EE P P P P P O* P

SE P O* P P P O* P

CE P N P P P N O 5

Recuperardadosouinformaesdecontrole Criar dadosderivadosportransformardadosexistentes paracriardadosadicionais Alterarocomportamentodosistema Preparar e apresentar informaes fora dos limites da aplicao Existir condies paraaceitardadosouinformaesde controlequeentramnoslimitesdaaplicao Reordenaroureagrupardados Legenda:

P P O* P O P

P O* O* O P P

O N N O P P

Oobrigatrioqueotipofunodesempenheoformulriodelgicadeprocessamento. O* obrigatrio que o tipo de funo desempenhe pelo menos umdesses (O*) formulrios de lgicadeprocessamento. P O tipo de funo pode desempenhar o formulrio de lgica de processamento, mas no obrigatoriamente. NOtipodefunonopodedesempenharoformulriodelgicadeprocessamento.

b. Regras de Contagem de EEs, SEs e CEs


Para identificar um processoelementar, procure por atividades deusurioqueocorremna aplicao. Todas as regras devem ser aplicveis para que o processo seja contado como um processoelementar: Oprocessoamenorunidadedeatividadequepossuisignificadoparaousurio Oprocessoautocontidoedeixaonegciodaaplicaoemumestadoconsistente. Para cada processo elementar que tem como inteno primria manter um oumais ALIs ou alterar o comportamento do sistema, aplique as seguintes regras para determinar seafuno deve ser classificada como entrada externa. Todas as regras devem ser aplicveis para que o processoelementarsejacontadocomoumanicaocorrnciadeumaentradaexterna: Odadoouinformaodecontrolerecebidodeforadoslimitesdaaplicao Pelo menos um ALI mantido se o dado que entrou nos limites daaplicao no uma informaodecontrolequealterouocomportamentodosistema Paraoprocessoidentificado,umadasseguintescondiesdevemseaplicar: 6

A lgica de processamento nica a partir da lgica deprocessamentoexecutado poroutrasentradasexternasdnaplicao. O conjunto de elementos de dados identificado diferente dos conjuntos identificadosporoutrasentradasexternasnaaplicao. Os ALIsouAIEs referenciadossodiferentesdosarquivosreferenciadosporoutras entradasexternasnaaplicao.

Para cada processo elementar que tem como intenso primriaapresentarinformaoao usurio, aplique as seguintes regras para determinar se o processo pode ser classificado como uma sada externa ou consulta externa. Todas as regras devem ser aplicveis para que o processo elementar seja contado como uma nica ocorrncia de uma sada externa ou consulta externa. Afunoenviadadosouinformaodecontroleparaforadoslimitesdaaplicao Paraoprocessoidentificado,umadasseguintescondiesdevemseaplicar: A lgica de processamento nica a partir da lgica deprocessamentoexecutado poroutrassadasexternasouconsultasexternasnaaplicao O conjunto de elementos de dados identificado diferente dos conjuntos identificadosporoutrassadasexternaseconsultasexternasnaaplicao Os ALIs e AIEs referenciados so diferentes dos arquivos referenciadosporoutras sadasexternasouconsultasexternasnaaplicao. Em adio todas as regras compartilhadas por SE e CE, uma das seguintes regras devem ser aplicveis para que o processo elementar seja contado como uma sada externa nica: A lgica de processamento do processo elementar contm ao menos uma frmula matemticaouclculo AlgicadeprocessamentodoprocessoelementarmantmaomenosumALI Algicadeprocessamentodoprocessoelementaralteraocomportamentodosistema. Em adio todas as regras compartilhadas por SE e CE, uma das seguintes regras devem ser aplicveis para que o processo elementar seja contadocomo uma consulta externa nica: A lgica de processamento do processo elementar recupera dados ou informao de controledeumALIouAIE A lgica de processamento do processo elementar no contm frmulas matemtica ou clculos Algicadeprocessamentodoprocessoelementarnocriamdadosderivados AlgicadeprocessamentodoprocessoelementarnomantemnenhumALI 7

A lgica de processamento do processo elementar no alteram o comportamento do sistema. UmTipodeArquivoReferenciado(TAR):

Umarquivolgicointernolidooumantidoporumafunodetransao,ou Umarquivodeinterfaceexternalidoporumafunodetransao. Um Tipo Elementar de Dados (TD) um campo nico, identificvel pelo usurio e no

repetido. AsregrasaseguirseaplicamnacontagemdeTARsnoclculodacomplexidadedasEEs: ConteumTARparacadaALImantido ConteumTARparacadaALIouAIElidoduranteoprocessamentodaentradaexterna ConteapenasumTARparacadaALIquesejatantomantidoquantolido. AsregrasaseguirseaplicamnacontagemdeTDsnoclculodacomplexidadedasEEs: Conte um TDparacadacamponico,identificvelpelousurioenorepetidoqueentraou saidoslimitesdaaplicaoequesejanecessrioparacompletaraentradaexterna No conte campos que so recuperados ou derivados pelo sistema e armazenados em um ALI durante um processo elementar que os campos no cruzam os limites da aplicao. Conte um TD para a capacidade de enviar uma mensagem do sistema para fora dos limites da aplicaoparaindicar que um erro ocorreuduranteoprocessamento,confirmar queoprocessamentofoicompletoouverificarseoprocessamentodevecontinuar Conte um TD para a habilidade de especificar uma ao a ser tomada mesmo se houveremmltiplosmtodosdeinvocaromesmoprocessolgico. As regrasaseguirseaplicamnacontagemdeTARsnoclculo dacomplexidadetantodas SEsquantodasCEs: ConteumTARparacadaALIouAIElidoduranteoprocessamentodoprocessoelementar. AsregrasaseguirseaplicamnacontagemdeTARsnoclculodacomplexidadedasSEs: ConteumTARparacadaALImantidoduranteoprocessamentodoprocessoelementar Conte apenas um TAR para cada ALI que seja tanto mantido quanto lido durante o processoelementar. As regras a seguir se aplicam na contagem de TDs noclculodacomplexidadetantodas SEsquantodasCEs: Conte um TD para cada campo identificvel pelo usurio, no repetido, que entra nos limites da aplicaoe necessrio para especificar quanto,o que e/ou comoodado ser recuperadoougeradopeloprocessoelementar Conte um TD para cada campo identificvel pelo usurio, norepetido,quesaidoslimites 8

daaplicao. Se um TD tanto entra quanto sai dos limites da aplicao, conteo apenas uma vez no processoelementar Conte um TD para a capacidade de enviar uma mensagem deresposta do sistema para fora dos limites da aplicaoparaindicar um erro que o correu durante oprocessamento, confirmar que o processamento est completo ou verificar se o processamento deve continuar Conte um TD para a habilidadede especificar uma aoasertomadacasohajamltiplos mtodosdeinvocaromesmoprocessolgico No conte campos que so recuperados ou derivados pelo sistema e armazenados em um ALI durante um processo elementar que os campos no cruzam os limites da aplicao. No conte literais (ttulos de relatrios, identificao de tela, cabealho de colunas, etc) comoTDs Nocontevariveisdepaginaoouselosgeradospelosistema

c. Dicas para ajudar com a contagem


Para determinar se um dado recebido de fora dos limites da aplicaoolhe para o fluxo dedados Identifique quando o usurio e interfaces com outras aplicaes aparecem na decomposiodoprocessofuncional Para determinar se um processo elementar, observe para os diferentes papeis ou formulriosonlineutilizados ReviseosALIsparaidentificarcomoousurioagrupasuasinformaes Observeoqueacontecepelomanualdosistema Note que uma entrada fsica ou arquivo de transao ou tela podem, quando vistos logicamente,corresponderaonmerodeEEs,SEsouCEs Note que duas ou mais entradas fsicas ou arquivos de transao ou telas podem corresponderaumaEE,SEouCEseosprocessamentoslgicosforemidnticos. Para verificar se o processo autocontido e deixa o negcio em um estado consistente, reviseoutrasEEs,SEseCEsparaentendercomoousuriotrabalhacomainformao Procureindciostrabalhandoemcimadodiagramadeprocesso. Verifiqueaconsistnciacomoutrasdecises Para verificar se uma lgica de processamento nica entre EEs, SEs eCEs,identifique 9

entradasousadasemlotesbaseadasemlgicadeprocessamentonecessria. Lembrese que reordenar ou reagrupar conjuntos de dados no define uma lgica de processamentonica Se os elementos de dados parecem ser um subconjunto deelementos de dadosdeoutro EE,SEouCE,certifiquesedequedoisprocessoselementaressoexigidospelousurios umparaoselementosprincipaiseoutroparaossubconjuntos Identifique ainteno primria do processo elementar antes de classificlocomo EE, SE ouCE A identificao de um processo elementar baseado na juno dos entendimentos ou interpretaesdosrequisitosdosusuriosedesenvolvedores Um elemento em uma decomposio funcional pode no ser mapeadoparaumprocesso elementarnico Aidentificaodeumprocessoelementarrequerainterpretaodosrequisitosdousurio Conte apenas um TAR para cada ALI/AIE referenciado, mesmo que os ALI/AIE possuam mltiplosTRs.

10

Vous aimerez peut-être aussi