Vous êtes sur la page 1sur 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

7 Concurso Responde e Ganhas


Teste n 7 Figueira da Foz, 25 de Novembro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 - Na lei 12 existem sete faltas que se inserem nas cometidas por negligncia, imprudncia ou fora excessiva, sancionadas com um pontap-livre direto. No entanto trs outras infraes tambm so punidas dessa forma. Quais so essas faltas?
a) Agarrar um adversrio, tocar deliberadamente a bola com as mos (exceto o guarda-redes dentro da sua prpria rea de grande penalidade) e carregar um adversrio. b) Cuspir num adversrio, agarrar um adversrio e tocar deliberadamente a bola com as mos (exceto o guarda-redes dentro da sua prpria rea de grande penalidade). c) Agarrar um adversrio, tocar deliberadamente a bola com as mos (exceto o guarda-redes dentro da sua prpria rea de grande penalidade) e agredir ou tentar agredir um adversrio.

2 Qual deve ser o procedimento do rbitro se durante o jogo, qualquer elemento da equipa de arbitragem for agredido por elementos inscritos na ficha tcnica e fique impossibilitado de prosseguir no jogo?
a) O rbitro dar o jogo por terminado, mencionando pormenorizadamente os factos no relatrio do jogo. b) O rbitro s dar o jogo por terminado, no caso de ter sido ele o agredido, mencionando pormenorizadamente os factos no relatrio do jogo. c) Se o agredido for um rbitro Assistente e o rbitro conseguir arranjar algum para o substituir, o jogo deve prosseguir, mencionando pormenorizadamente os factos no relatrio do jogo.

3 Se o executante do pontap de sada pontapear novamente a bola antes que ela tenha sado do crculo central o que deve fazer o rbitro?
a) Se a bola entrou em jogo e o jogador tocou uma segunda vez a bola antes que esta tenha sido jogada por outro jogador, o rbitro deve ordenar um pontap-livre indireto, contra a sua equipa, no local da falta. b) Se a bola entrou em jogo e o jogador tocou uma segunda vez a bola antes que esta tenha sido jogada por outro jogador, o rbitro deve ordenar um pontap-livre direto, contra a sua equipa, no local da falta. Se a bola no entrou corretamente em jogo, o pontap deve ser repetido. c) Se a bola entrou em jogo e o jogador tocou uma segunda vez a bola antes que esta tenha sido jogada por outro jogador, o rbitro deve ordenar um pontap-livre indireto, contra a sua equipa, no local da falta. Se a bola no entrou corretamente em jogo, o pontap deve ser repetido.

4 Um jogador defensor lesionou-se e ficou cado dentro do terreno de jogo. Um atacante colocado entre o referido jogador e o guarda-redes est ou no em fora de jogo?
a) Se, nestas condies, o jogador atacante se encontrar frente da linha da bola, est em posio de fora-de-jogo. b) Um jogador que esteja cado no solo por estar lesionado no conta para a avaliao do fora-de-jogo. Assim, o atacante est em posio ilegal. c) No est fora-de-jogo porque se encontra mais perto da linha de baliza adversria do que o penltimo defensor.

5 - Como deve agir o rbitro se um jogador despe a camisola e verifica que usa igual por baixo?
a) Deve advertir o jogador por comportamento antidesportivo. b) Deve mencionar o fato no seu relatrio. c) Deve mand-lo retirar a camisola que trs por baixo da outra.

6 - Deve o rbitro interromper o jogo se no decorrer normal do mesmo uma equipa ficar reduzida a menos de 7 jogadores?
a) Sim. Deve interromper de imediato o jogo. b) No. Pode aplicar a lei da vantagem. No entanto no dever recomear o jogo depois de a bola ter deixado de estar em jogo. c) Sim. A lei da vantagem no se aplica quando uma equipa fica reduzida a menos de 7 jogadores.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde e Ganhas Futebol

7 O rbitro, a pedido do jogador que se encontrava cado no solo, chamou o mdico e o massagista para examinarem a leso que sofrera. Verificam que no tinha qualquer gravidade, pelo que o rbitro os mandou retirar imediatamente. Acha o procedimento do rbitro correto, ou ter cometido alguma falha?
a) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado deveria, tambm, sair do terreno de jogo juntamente com o mdico e o massagista. b) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado no necessitava de assistncia pelo que no era necessrio cham-la. c) O procedimento do rbitro no foi correto. O jogador lesionado no tem obrigatoriamente de sair do terreno de jogo neste caso em concreto.

8 O delegado da equipa visitante informa o rbitro, antes do incio do jogo, que vai jogar sobre protesto, porque o campo no est em condies regulamentares. O que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia, e verificar a veracidade. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo e no aceita o protesto, no faculta o modelo ao delegado para protestar. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. Se no conseguir resolver a anomalia, no realiza o jogo, aceita o protesto do delegado. b) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia, verificar a veracidade. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. c) O rbitro deve indagar junto do delegado a anomalia. Caso verifique que no existe nada de anormal, deve realizar o jogo. No faculta o modelo ao delegado para protestar. Caso exista a anomalia e consiga resolver, realiza o jogo e no faculta o boletim ao delegado. Se no conseguir resolver a anomalia, no realiza o jogo, aceita o protesto do delegado.

9 No fim do jogo, quando se preparava para abandonar o terreno de jogo, o rbitro verifica que alguns jogadores de ambas as equipas se envolveram em confrontos. O que deve fazer depois de ter visto jogadores a agredirem-se?
a) O rbitro deve informar o delegado dos jogadores agredidos. b) O rbitro dever mencionar os factos pormenorizadamente no terreno de jogo. c) O rbitro deve exibir carto vermelho aos agressores.

10 Depois de o rbitro ter dado ordem para a execuo de um pontap de grande penalidade, um colega do executante antecipa-se e marca ele a grande penalidade. O que deve fazer o rbitro?
a) Interrompe o jogo e manda repetir o pontap, uma vez que no era aquele jogador que estava identificado para a marcao. b) Interrompe o jogo, adverte o jogador e recomea com pontap livre indireto, no local em que a infrao foi cometida. c) Deve recomear o jogo com pontap de baliza.

11 O executante de um lanamento linha lateral, lana a bola diretamente para o seu guarda-redes, este ao ver a bola quase a entrar na baliza, soca-a por cima da trave. Se fosse o rbitro do jogo como procedia?
a) Assinalava pontap livre indireto, contra a equipa do guarda-redes, em cima da linha da rea de baliza, paralela linha de baliza, no local mais prximo em que este jogou a bola com as mos. b) Deixava o jogo prosseguir. c) Assinalava pontap de canto.

12 A numerao nas camisolas obrigatria. Dever obedecer entre outras s seguintes normas:
a) obrigatria nas costas, facultando-se nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 15 cm na camisola e nos cales pelo menos 10cm. b) obrigatria nas costas, facultando-se nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 25 cm de altura na camisola e nos cales pelo menos 10cm. c) obrigatria nas costa e nos cales. Os nmeros devero ter pelo menos 25 cm na camisola e nos cales pelo menos 10cm.

13 Com o jogo a decorrer um suplente atira uma bota, desde o banco dos suplentes, que acerta na cabea de um adversrio. O rbitro interrompeu o jogo, o que deve fazer de seguida?
a) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear com lanamento de bola ao solo, no local em que a bola se encontrava no momento da interrupo. b) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear o jogo com pontap livre indireto no local da agresso, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres. c) O rbitro deve expulsar o agressor e recomear o jogo com pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde e Ganhas Futebol

14 Com o jogo a decorrer um jogador solicita ao rbitro autorizao para trocar de botas junto da sua rea tcnica. Aps a troca, reentra no terreno de jogo sem autorizao do rbitro, precisamente no momento de um contra-ataque rpido da equipa adversria, que anula, agarrando a bola com as mos. Como deve proceder o rbitro?
a) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator por cortar um ataque prometedor da equipa adversria e punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola. b) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator (por entrar sem autorizao), seguido de novo carto amarelo (por cortar um ataque prometedor da equipa adversria) e consequente carto vermelho e dever punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola. c) Deve interromper o jogo, exibir um carto amarelo ao infrator por entrar sem autorizao e punir a sua equipa com um pontap-livre direto no local onde ele agarrou a bola.

15 O guarda-redes, com o jogo a decorrer, faz com os ps um trao desde o centro da baliza at marca de grande penalidade. O rbitro apercebeu-se da atitude do jogador. O que deve fazer?
a) Deve interromper o jogo e advertir o guarda-redes. b) Deve interromper o jogo e advertir o guarda-redes e recomear o jogo com livre indireto. c) O rbitro deve deixar prosseguir o jogo e na primeira interrupo do jogo deve advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo.

16 Quando se cometem duas faltas consecutivas punida sempre a que tenha sido cometida em primeiro lugar. Conhece alguma situao em que esse princpio no deve ser respeitado?
a) Sim, quando a segunda falta mais grave. b) Sim, quando so praticadas ao mesmo. c) Sim, no caso de aplicao da lei da vantagem, em que acontea uma segunda falta, o rbitro punir a mais grave.

17 Um jogador executa um pontap livre direto fora da rea de grande penalidade. A bola bate no rbitro e jogada novamente pelo referido jogador. Que deciso deve tomar o rbitro?
a) Manda repetir o pontap livre direto dado que o jogador no teve inteno de tocar de novo na bola. b) Conceder um pontap livre indireto, a favor da equipa adversria, por jogar duas vezes seguidas a bola antes de esta ter sido jogada ou tocada por outro jogador. c) Recomea o jogo com um lanamento de bola ao solo.

18 Um jogador arranca a bandeirola de canto e tenta agredir um espectador. O que deve fazer o rbitro?
a) Interrompe o jogo, expulsa jogador o infrator por conduta violenta, mandar repor a bandeira no local e recomea o jogo com um pontap-livre indireto contra a equipa do infrator, junto da bandeirola de canto onde o jogador teve o comportamento antidesportivo ao arrancar a bandeira. b) Interrompe o jogo, expulsa o jogador infrator por conduta violenta, manda repor a bandeira no local e recomea o jogo com um pontap-livre indireto contra a equipa do infrator, no local onde a bola se encontrava quando interrompeu o jogo. c) Interrompe o jogo, expulsa o jogador infrator, mandar repor a bandeira no local e recomea o jogo com um lanamento de bola ao solo junto da bandeirola de canto.

19 Um jogador que acidentalmente caiu dentro da baliza, distrai com palavras o guarda-redes adversrio no momento em que um outro atacante remata baliza, deixando entrar a bola. O golo vlido?
a) O rbitro no valida o golo, o jogador advertido e o jogo recomea com um lanamento de bola ao solo. b) O rbitro no valida o golo, o jogador advertido e o jogo recomea com um pontap livre direto contra equipa do infrator. c) O rbitro no valida, o jogador advertido e o jogo recomea com um pontap livre indireto contra equipa do infrator.

20 Foi solicitada uma substituio de um jogador, tendo o rbitro assistente efetuado todas as formalidades legais. O jogador a substituir informou o rbitro que no saa. Como deve proceder o rbitro?
a) O rbitro deve adverti-lo por comportamento anti desportivo. b) O rbitro no faz a substituio e d continuidade ao jogo. c) O rbitro deve adverti-lo por retardar o recomeo de jogo.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz 7 Concurso Responde e Ganhas Futebol

Vous aimerez peut-être aussi