Vous êtes sur la page 1sur 54

MATERIAIS DE CONSTRUO

Materiais de Construo Agregados

material granuloso, geralmente inerte, que entra na composio das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistncia mecnica e reduo de custo na obra em que for utilizado.
APRESENTAM-SE EM FORMA DE GROS, TAIS COMO AS AREIAS E BRITAS E DEVEM SER INERTES, OU SEJA, NO DEVEM PROVOCAR REAES INDESEJVEIS CONSTITUEM CERCA DE 70 80% DO VOLUME TOTAL DOS PRODUTOS EM QUE SO UTILIZADOS

DA A IMPORTNCIA NO CUSTO TOTAL DO AGREGADO NA COMPOSIO DESSES PRODUTOS


Evelyne Lima

DEFINIES
Agregado mido - material granular cujos gros passam na peneira de 4,75 mm e que ficam retidos na peneira de 0,075mm (areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estveis, ou mistura de ambas). Caracterizao - determinao da composio granulomtrica e de outros ndices fsicos dos agregados de modo a verificar as propriedades e caractersticas necessrias produo de concreto e argamassas. Superfcie especfica - relao entre a rea total da superfcie dos gros e sua massa.

Evelyne Lima

A maioria dos agregados encontra-se disponvel na natureza, como o caso das areias, seixos e pedras britadas. Alguns passam por processos de beneficiamento como o caso das britas, cuja rocha extrada de uma jazida e precisa passar por divesos processos de beneficiamento para chegar aos tamanhos adequados aos diversos usos. Existem ainda alguns subprodutos de atividades industriais que so utilizados como agregados, como o caso da escria de alto-forno, que um resduo resultante da fabricao de ferro gusa e alguns materiais reciclados, porm, seu uso se restringe a aplicaes onde o critrio resistncia menos significativo.
Evelyne Lima

AGREGADOS: Aplicaes
Propiciam uma menor retrao das pastas formadas por cimento e gua e aumentam a resistncia ao desgaste superficial das argamassas e concretos

SUAS APLICAES:

composio de revestimentos betuminosos revestimentos adicionados aos solos para pavimentao

bases para calamentos lastro de vias frreas confeco de argamassas e concretos

MATERIAIS DE CONSTRUO

Evelyne Lima

Evelyne Lima

Evelyne Lima

AGREGADOS: Classificao
ORIGEM

NATURAIS

tem sua constituio ntima preservada, podendo mesmo sofrer lavagem, polimento, etc necessitam de um preparo prvio por processos industriais, que terminam por dar determinadas caractersticas a esses materiais

ARTIFICIAIS

RECICLADOS

oriundos de resduos

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Classificao
NATURAIS

ARTIFICIAIS
MATERIAIS DE CONSTRUO

Evelyne Lima

AGREGADOS: Classificao Quanto a composio mineralgica:

MATERIAIS DE CONSTRUO

Evelyne Lima

AGREGADOS: Classificao
Naturais: Seixos Rolados e Areias

So os agregados mais econmicos porque no necessitam de processos de britagem, e existem em grandes quantidades na natureza, sendo fcil a sua extrao.
Podem ser encontrados em depsitos nos leitos dos rios, em bancos, depsitos de enchentes,depsitos elicos, etc. Devem sofrer um beneficiamento que consiste na lavagem e classificao

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Generalidades
Artificiais: Pedra Britada e Areia Artificial So obtidas por fraturamento dos macios rochosos naturais, em conjuntos graduados de partculas utilizando britadores. Os concretos feitos com esses tipos de agregados so menos trabalhveis e requerem maior consumo de cimento e gua, do que quando preparados com seixo rolado e areia natural

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Definio e Aplicaes


ARTIFICIAIS

Cinza volante Produto da combusto de carvo pulverizado em usinas termeltricas

Escria de Alto-Forno Resduo no metlico da produo de ferro gusa

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Classificao
DIMENSO
MIDOS Filler: material que passa na peneira n. 200 ( 0,075 mm);

Areia: material que passa na peneira n. 4 ( 4,8 mm)


Pedrisco: areia artificial obtida por fragmentos de rocha e que passa na peneira n. 4

GRADOS Seixo rolado: material natural retido na peneira n. 4; Brita ou pedra britada: material obtido na triturao da

rocha e retido na peneira n. 4

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Generalidades
Filler o agregado mais fino constitudo por partculas minerais, de dimenses inferiores a 0,075 mm. Suas dimenses esto entre 5 m e 75 m. Como por peneiramento no possvel analisar o material abaixo de 40 m, geralmente estuda-se o filler por sedimentao. O filler usado: Espessador de asfalto fluidos Preparao de argamassa betuminosa Na preparao de concretos, para colmatar vazios Na adio a cimentos Na fabricao da borracha artificial

MATERIAIS DE CONSTRUO

Definies

A pedra brita um agregado originado da britagem ou diminuio de tamanho de uma rocha maior, que pode ser do tipo basalto, granito, gnaisse, entre outras. O processo de britagem d origem a diferentes tamanhos de pedra que so utilizadas nas mais diversas aplicaes. De acordo com a dimenso que a pedra adquire aps a britagem, recebe nomes diferentes.

Brita: agregado obtido a partir de rochas compactas que ocorreram em jazidas, pelo processo industrial de fragmentao da rocha macia. Bica-corrida: material britado no estado em que se encontra sada do britador. Chama-se primria quando deixa o britador primrio (graduao na faixa de 0 a 300 mm) e secundria, quando deixa o britador secundrio (graduao na faixa de 0 a 76 mm). usado

como material de base e subbase para pavimentao de estradas e pisos de concreto .

Racho: agregado constitudo do material que passa no britador primrio e retido na peneira de 76mm. a frao acima de 76mm da bica-corrida primria. O racho tambm conhecido como pedra de mo e geralmente tem dimenses entre 76 e 250mm. Aplicao: Pavimentao, reforo do solo.

Pedra Britada: produto da diminuio artificial de uma rocha, geralmente com o uso de britadores, resultando em uma srie de tamanhos de gros que variam de 2,4 a 64mm. Esta faixa de tamanhos subdividida em cinco graduaes, denominadas, em ordem crescente, conforme os dimetros mdios: pedrisco, brita 1, brita 2, brita 3 e brita 4. Aplicao: Piso antiderrapante.

P de pedra: Material mais fino que o pedrisco, sendo que sua graduao varia de 0/4,8mm. Tem maior porcentagem de finos que as areias padronizadas, chegando a 28% de material abaixo de 0,075, contra os 15% da areia para concreto. Usado na
produo de asfalto e na fabricao de blocos

Areia de brita: obtida dos finos resultantes da produo da brita dos quais se retira a frao inferior a 0,15mm. Sua graduao 0,15/4,8mm.

Fler: Agregado de graduao 0,005/0,075; com gros da mesma grandeza de gros de cimento. Material obtido por decantao nos tanques das instalaes de lavagem de britas das pedreiras. utilizado em mastiques betuminosos, concretos asflticos e espessamentos de betumes fludos. Restolho: Material granular de gros frgeis que pode conter uma parcela de solos. retirado do fluxo na sada do britador primrio. Pode ser aplicado na construo de aterros, obtendose alto ndice de suporte do que se teria ao utilizar solos argilosos.

CLASSIFICAO BRITA O BRITA 1 BRITA 2 BRITA 3

FAIXA GRAN. 5 a 12 mm 12,5 a 22 mm 22 a 32 mm 22 a 62 mm

UTILIZAO CONCRETO CONVENCIONAL CONCRETO FUNDAO CONCRETO

BRITA 4 e 5

50 a 100 mm

Drenos, fossas spticas

EXTRAO

Evelyne Lima

Evelyne Lima

FABRICAO

O processo de fabricao da pedra brita comea com a extrao dos blocos, que so fragmentos de rochas retirados das jazidas, com dimenses acima de 1m.

Evelyne Lima

CENTRAL DE BRITAGEM

A areia um agregado mido que pode ser originrio de fontes naturais como leitos de rios, depsitos elios, bancos e cavas ou de processos artificiais como a britagem. Quando proveniente de fontes naturais, a extrao do material, na maioria dos casos, feita por meio de dragas e processos de escavao e bombeamento.

De rio: depsitos sedimentares que se formam nos leitos de alguns rios. De cava: depsitos aluviares em fundos de valas cobertos por capa de solo. De escria: a escria de alto forno, granulada, a que resfriada bruscamente por jato de gua, fragmentando-se em gros.

De praias e dunas: as areias das praias brasileira no se usam, em geral, para o preparo de concreto por causa de sua grande finura e teor de cloreto de sdio. O mesmo ocorre com as areias de dunas prximas do litoral.

Evelyne Lima

Evelyne Lima

TAMANHO DOS GROS


Quanto ao tamanho de seus gros, a areia classificada em faixas granulomtricas. A classificao da NBR 7225 apresentada a seguir: Areia Fina: de 0,075 a 0,42 mm Areia Mdia: de 0,42 a 1,2 mm Areia Grossa: de 1,2 a 2,4 mm Como material de construo, a areia pode ser destinada ao preparo de argamassas, concreto betuminoso, concreto de cimento portland, pavimentos rodovirios, base de paraleleppedos, confeco de filtros para tratamento de gua e efluentes, entre outras aplicaes.

De acordo com Bauer (2008) o cascalho um sedimento fluvial de rocha gnea formado de gros de dimetro em geral superior a 5 mm, podendo chegar a 100 mm. Os gros so de forma arredondada devido ao atrito causado pelo movimento das guas onde se encontram. conhecido tambm como pedregulho ou seixo rolado e apresenta grande resistncia ao desgaste, por j ter sido exposto a condies adversas no seu local de origem. Concretos que tm cascalho como agregado grado apresentam, em igualdade de condies, maior trabalhabilidade que os preparados com brita.

A argila expandida classificada como uma agregado leve em funo de seu peso especfico reduzido. O processo de obteno desse agregado o tratamento trmico da matria-prima argila. A argila, formada por silicatos de alumnio e xidos de ferro e alumnio pode ter propriedades expansivas quando exposta a altas temperaturas, que promovem a expanso de gases, fazendo com que o material se transforme em gros porosos de variados dimetros. Segundo Bauer (2008), a argila expandida utilizada principalmente como agregado leve para concreto (concreto de enchimento) com resistncia de at 30Mpa. Placas de concreto com este tipo de agregado servem como isolantes trmicos e acsticos. Tambm muito utilizada para fins ornamentais em jardins.

Evelyne Lima

A vermiculita ou vermiculite um dos muitos minrios da argila., com frmula qumica (MgFe,Al)3(Al,Si)4O10(OH)2.4H2O. Sofre expanso quando lhe aplicado calor. Possui alta capacidade de troca catinica e utilizada comercialmente, principalmente em sua forma expandida na construo civil e na agricultura.

Evelyne Lima

Resduos resultantes da produo de ferro gusa em altos-fornos, constituda basicamente de compostos oxigenados de ferro, slicio e alumnio (Bauer, 2008). Dependendo do modo de resfriamento resultam diferentes tipos de escrias, que resultam diferentes tamanhos de agregados. Podem ser empregados em bases de estradas, asfaltos e agregado para concreto. A principal utilizao da escria granulada a fabricao de cimento portland.

AGREGADOS: Generalidades

FORMA DOS GROS


Os agregados podem ser classificados, quanto forma dos gros e essa caracterstica influencia diretamente na trabalhabilidade de concretos e argamassas

MATERIAIS DE CONSTRUO

FORMA ARRREDONDADAS

DESCRIO COMPLETAMENTE ERODIDO POR GUA OU POR QUALQUER ATRITO COM ARESTAS BEM DEFINIDAS IRREGULARIDADES NATURAIS

EXEMPLOS SEIXOS OU AREIAS DE RIO OU DE PRAIA

ANGULOSOS IRREGULARES

PEDRAS BRITADAS DE TODOS OS TIPOS SEIXOS DE ESCAVAO

AGREGADOS: Classificao

MASSA UNITRIA
Os agregados podem ser classificados, quanto sua massa unitria (relao entre a massa e o volume, incluindo os vazios), em normais, leves e pesados e isso influencia diretamente no tipo de aplicao a que se destina
por meio da massa unitria que so feitas as transformaes dos traos em massa para volume e vice-versa. NBR 7251
a sua densidade (massa / volume) com todos os espaos vazios, ou seja, esses espaos vazios so os "vos" entre um gro e outro e seus espaos internamente (poros permeveis).
MATERIAIS DE CONSTRUO

Evelyne Lima

AGREGADOS: Propriedades

Massa Unitria MU= massa / volume TOTAL (com vazios) Valores habituais: Areia natural: ME 2,6 g/cm (ou kg/litro = t/m) MU 1,4 g/cm Brita comum: ME 2,7 g/cm (ou kg/litro = t/m) MU 1,5 g/cm

MATERIAIS DE CONSTRUO

AGREGADOS: Classificao
MASSA UNITRIA E ESPECFICA

LEVES

<1120kg/m Ex.: argila expandida e pedra-pomes

PRE MOLDADOS

NORMAIS

Ex.: areias, seixos, pedras britadas, e pedrisco

OBRAS CORRENTES CONCRETOS DE ESTRUTURAS ESPECIAIS: BLINDAGEM CONTRA RADIAO

PESADOS

>2080kg/m Ex.: hematita


MATERIAIS DE CONSTRUO

Vous aimerez peut-être aussi