Vous êtes sur la page 1sur 3

ELETRNICA

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN DEPARTAMENTO ACADMICO DE ELETROTCNICA - Disciplina Eletrnica - Prof Elisabete -elisanm@utfpr.edu.br

TRANSDUTORES DE TEMPERATURA
1 INTRODUO

A medio da temperatura pode ser efetuada de diferentes formas. Apesar de existir uma grande variedade de transdutores de temperatura, os principais tipos so: Resistncias de metal (RTD Resistance Temperature Dependant) - baseia-se na variao da resistncia de um metal (platina, nquel, cobre) com a temperatura; Termistores (NTC, PTC) baseia-se na variao da resistncia de xidos de metais (nquel, manganes, cobalto) em funo da temperatura; Termopares baseia-se no efeito termoeltrico: quando dois metais diferentes unidos numa juno (junta quente e fria), so submetidos a uma variao de temperatura, gera-se uma diferena de potencial aos terminais dos dois metais; Diodo de juno baseia-se na variao da condutividade de materiais semicondutores com a temperatura. Existem circuitos integrados como o LM335 que utiliza um diodo de juno, em que a tenso de sada diretamente proporcional temperatura (em Kelvin). 2 Resistncias de Metal ou Termo resistncias (RTD)

As termo resistncias tambm conhecidas pela abreviao inglesa RTD (Resistive Temperature Detectors) so sensores de temperaturas constitudo por metais de resistncia eltrica com elevado coeficiente de temperatura . Resistncia de metais A resistncia eltrica dos metais varia de uma maneira quase linear. A Fig. a seguir apresenta a resistncia eltrica normalizada R/R0 , na qual R0 a resistncia eltrica a 0o C, em funo da temperatura para metais comumente usados na fabricao de termo resistncias. A unidade do coeficiente de temperatura expresso em / /oC. Quanto maior coeficiente , maior a variao da resistncia para uma dada variao de temperatura. Dos metais usados na fabricao de termo resistncias, o nquel possui o maior coeficiente = 6,72.10-3 / /o C e o cobre de 4,27.10-3 / /oC.

Por ElisabeteNM -1-

NTC/PTC

Os termistores so dispositivos construdos de materiais semicondutores, cuja resistncia varia acentuadamente com a temperatura. Enquanto que a variao da resistncia do sensor de platina quase linear, as curvas de variao dos termistores com a temperatura so altamente no lineares. Os termistores NTC (Negative Temperature Coefficient) apresentam uma variao negativa de resistncia com o aumento da temperatura. Os termistores PTC (Positive Temperature Coefficient ) apresentam uma variao positiva da resistncia com o aumento da temperatura e alguns so caracterizados por esta subida ser abrupta, o que os torna teis em dispositivos de proteo contra sobre aquecimentos. Para mais detalhes, ver artigo acerca de termstores do tipo NTC em: (http://www.enautica.pt/publico/Professores/Baptista/instrum.htm). Os NTCs apresentam uma srie de vantagens para a medio e controle de temperatura, na sua faixa de utilizao de temperaturas. Apesar de a palavra termistor derivar da juno das palavras inglesas THERMally sensitive resISTOR, o NTC pode ser classificado de uma forma mais precisa como um semicondutor cermico. So geralmente utilizados na gama de temperaturas de -50C a 150C, podendo ir at 300C no caso de modelos encapsulados em vidro. A resistncia do NTC , em geral, referenciada a 25 C (abreviadamente referida por R25). Para a maior parte das aplicaes, os valores de R25 esto compreendidos entre 100 . e 100 k.. No entanto, existem valores de R25 inferiores a 10 . e superiores a 40 M ., e resistncias referenciadas a temperaturas diferentes de 25 C.

TERMOPARES

O princpio de funcionamento do termopar baseia-se no efeito Seebeck, descoberto por Thomas Seebeck em 1821. Se dois metais dissimilares forem soldados nas duas extremidades e uma delas for aquecida, uma corrente contnua fluir pelo circuito termoeltrico. Se o circuito for aberto numa das extremidades, uma tenso eltrica de circuito aberto aparecer e estar diretamente relacionada diferena de temperatura entre a extremidade soldada e a extremidade aberta e composio dos dois metais. A esta tenso d-se o nome de tenso Seebeck .

Por ElisabeteNM

data -2-

Sensores_Temperatura.doc

Comparao entre Sensores de Temperaturas em Aplicaes Industriais

Cerca de 60% de todas as medies de temperatura industriais so feitas com termopares, 30 a 40% pelas termo resistncias de platina e o restante pelos outros tipos de sensores (incluindo termistores e pirmetros pticos). Em princpio, termo resistncias de Pt so usadas para medies at 1000o C, mas em aplicaes industriais muito difcil realizar medies precisas para temperaturas acima de 400o C. De forma anloga, termopares podem ser usados para medies para temperaturas de at 3000o C, mas na prtica ser difcil realizar medies precisas para temperaturas acima de 1000o C. Na maioria das medies industriais, a faixa de medio de temperatura de 200 a 400o C, na qual tanto os RTDs quanto os termopares tem bom desempenho. A Fig. abaixo ilustra o sinal de sada relativa de sensores de temperatura como funo da temperatura. Os termopares apresentam uma faixa de leitura de temperatura mais ampla do que as termo resistncias e termistores. Em compensao, os sensores RTD so mais lineares. Os sensores tipo circuito integrado (CI) so fabricados por tcnica de fabricao de circuito integrado que incorporam num chip o termoelemento (geralmente um termistor PTC) junto ao circuito eletrnico de condicionamento de sinal.

Referencial Terico: Apostila: ESCOLA NUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE MQUINAS MARTIMAS M412 - INSTRUMENTAO TRABALHO LABORATORIAL N 4 TRANSDUTORES DE TEMPERATURA Prof. Luis Filipe Baptista, Eng. Carlos Santos Silva

Por ElisabeteNM

data -3-

Sensores_Temperatura.doc

Vous aimerez peut-être aussi