Vous êtes sur la page 1sur 32

Sade da Populao

Negra
PASSO A pASSO: DEFESA, MONITORAMENTO E AVALIAO DE pOLTICAS pBLICAS

Contato

Av. Presidente Vargas, 482/sala 203 Centro Rio de Janeiro Brasil Telfax 21.2518-6194 21.2518-7964 criola@criola.org.br www.criola.org.br Expediente Pesquisa e redao Jurema Werneck Projeto Grco Luciana Costa Leite Apoio Fundao Heinrich Boll
Nota usamos o smbolo @ para o feminino e o masculino, quando falamos dos dois sexos. Exemplo: negr@s - signica negras e negros.

Tiragem 3.000 exemplares

Rio de Janeiro, junho de 2010.

Apresentao
Um dos principais desaos enfrentados pelas organizaes negras e de mulheres negras ao longo dos ltimos anos tem sido a garantia de implementao e de sustentabilidade de polticas pblicas capazes de realizar as conquistas sociais das ltimas dcadas, em particular os resultados da III Conferncia Mundial contra o Racismo, Xenofobia e Intolerncias Correlatas/CMR. Esta situao, ao lado das polticas sociais implantadas ou aprimoradas no perodo requisitou e ainda requisita de ativistas, em particular afrodescendentes e, entre estes, as mulheres negras, aprofundamento continuado em sua qualicao e capacidade de interveno. Esta qualicao deve estar voltada para atuao consistente e para o desenvolvimento de mecanismos permanentes de negociao, monitoramente e avaliao.
1

Para responder a este desao, CRIOLA atua em duas vertentes principais:

mento de aes de advocacy em polticas pblicas, em especial aquelas de interesse das mulheres negras. Fazem parte deste conjunto as polticas de sade; de equidade (promoo da igualdade racial e polticas para as mulheres); de enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; das violncias; da intolerncia religiosa e promoo de direitos humanos econmicos, sociais, culturais e ambientais. assessoramento, capacitao e fornecimento de informaes acerca de contedos e mecanismos de advocacy para ativistas de diferentes reas, organizaes da sociedade civil, prossionais e gestores em nvel local, regional e nacional. Tal experincia desenvolvida desde 1992, contribuiu para o fomento da participao negra, em especial de mulheres negras, em diferentes instncias de monitoramento e avaliao das polticas pblicas. O que especialmente verdadeiro no caso de Criola que, a partir do ano 2000 tem ocupado espaos diversos de interlocuo tanto com a sociedade civil quanto com o Estado e seus poderes executivo, legislativo e judicirio. So exemplos desta ampliao a presena de Criola nas seguintes instncias do perodo 2008-2010:

atuao direta na formulao de estratgias e no desenvolvi-

De sade
Conselho Nacional de Sade. O que inclui a coordenao da Comisso Intersetorial de Sade da Populao Negra e a participao na Comisso Intersetorial de Sade da Mulher. Comit Tcnico de Sade da Populao Negra, vinculado ao Ministrio da Sade. Comit Tcnico de Sade da Populao Negra, vinculado Secretaria Municipal de Sade do Rio de Janeiro. Conselho Estadual de Sade do Rio de Janeiro. Conselho Distrital de Sade do Centro do Rio de Janeiro.

De polticas para as mulheres


Grupo consultivo da Secretaria Especial de Polticas para as Mulheres para a implementao do Eixo 9 do II Plano Nacional de Polticas para as Mulheres (enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia).

De promoo da igualdade racial


Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial;

Grupo de Trabalho em Sade da Populao Negra, de assessoramento


De enfrentamento da lesbofobia

Cmara Tcnica para a elaborao do Programa Estadual de Combate a Homofobia e Promoo da Cidadania de Gays, Lsbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais criada pelo governo do estado do Rio de Janeiro e vinculada a Secretaria de Estado de Assistncia Social e Direitos Humanos, com auxlio da sua Superintendncia de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos.

De articulao da sociedade civil: apoio e participao

Articulao de Organizaes de Mulheres Negras Brasileiras AMNB. Frum Estadual de Sade da Populao Negra do Rio de Janeiro. Rede Iy Agb contra a Violncia contra as Mulheres Negras. Rede Nacional de Controle Social e Sade da Populao Negra. Rede Nacional de Religies Afrobrasileiras e Sade. Observatrio da Cidadania/Social Watch. Dilogos contra o Racismo.
Ao mesmo tempo, esta participao tem determinado uma crescente demanda por informaes e capacitaes, diante da necessidade de novas instncias de atuao tanto para Criola quanto para demais ativistas e organizaes. Para responder a esta demanda e compartilhar o conhecimento adquirido, apresentamos a voc a coleo Passo a passo: defesa, monitoramento e avaliao de polticas pblicas. Composta de trs volumes, a coleo pretende contribuir para a melhoria da qualidade do ativismo desenvolvido por mulheres e homens negros e suas organizaes, para o aprofundamento das aes de advocacy de polticas pblicas e para o enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia.

Esperamos que este material possa ser til a seu trabalho.


3

O que sade da populao negra?


um conceito criado por ns, populao negra, para agrupar e destacar trs aspectos de nossos processos de sade e doena. So eles: O racismo, que inuencia direta e indiretamente nossas condies de vida e sade ou seja, atua como determinante e condicionante da sade. A nossa vulnerabilidade Cincia diferenciada a determinados Biologia agravos ou doenas. Medicina Nosso aprendizado e vivncia Sociologia das culturas e tradies afro-brasileiras, que nos trazem vises de mundo especcas e modos de agir que inuenciam nossas vises e prticas de sade.

Cultura Afrobrasileira Enaizamento Preservao Cultural

Poltica Incluso Anti-racismo Interseccionalidade

O conceito sade da populao negra est ancorado em trs aspectos importantes: a poltica, a cincia e a cultura afro-brasileira. Vejamos cada um destes elementos:

Poltica Fala das relaes sociais e raciais, e dos poderes e interesses desiguais, de modo a destacar o papel do racismo na produo de condies de vida e de sade de negras e negros.

Ao envolver diferentes formas de violncias e privaes, o racismo torna nossa vida mais difcil, criando e ampliando vulnerabilidades a diferentes tipos de doenas e outros problemas. Alm de estar presente nas instituies, provocando uma falha ou incapacidade destas em atender adequadamente populao negra, o que diculta tambm a promoo da sade, o acesso preveno, assistncia e reabilitao. O conceito de sade da populao negra obriga participao do setor sade na disputa poltico-ideolgica para o enfrentamento do racismo na sociedade, no sistema e nas prticas prossionais, como parte das aes de promoo de sade.
5

Cincia incorpora as vises de sade as formas de diagnstico e cuidado


oriundas da cincia, especialmente da biologia e da medicina.

Reconhece contribuies de outras vertentes cientcas, como a sociologia, a cincia poltica, a antropologia, entre outras, nas anlises das relaes sociais, das diferentes culturas e seus impactos na sade. O conceito de sade da populao negra utiliza tambm metodologias cientcas para visibilizar as disparidades raciais na sade e apontar suas solues. Sistemas de Matriz Africana - principais elementos em sade Preservao da memria cultural Adaptao e (re) criao de tcnicas de alvio e cura: uso de plantas, animais e minerais Modelos de diagnsticos: consultas a bzios, cartas, santos e orixs Rezas, cnticos, danas, culinria Comunidade e existncia: ax, expresses dinmicas da fora.

Tradio recupera a importncia das vises de mundo e prticas de sociabilidade, de alvio e cura (re)criadas por afrodescendentes brasileir@s.

E considera que tais saberes, atualizados neste sculo XXI, devem ser valorizados e reconhecidos como fundamentais para nossa sade.
Este conceito aponta a necessidade de se articular saberes cientcos e tradicionais, como forma de potencializar e alcanar a promoo da sade da populao negra.

como direito da populao negra:

Nossos passos vm de longe

- sade

muito antiga a luta da populao negra por sade. De fato, desde o trco transatlntico e a escravido temos buscado estabelecer, no ambiente adverso marcado pela violncia e injustia, condies dignas de vida e de sade. Tais lutas, alm de derrubar o regime escravocrata, inuenciaram as diferentes respostas que o Estado brasileiro foi levado a dar em relao qualidade de vida e de sade da populao. A continuidade destas lutas certamente contribuiu para a criao do Sistema nico de Sade e, mais recentemente, da Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra.
6

Linha do tempo da sade


1582 Santas Casas de Misericrdia 1923 Caixas de Aposentadorias e Penses/CAP 1926 Institutos de Aposentadorias e Penses/IAP 1949 Servio de Assistncia Mdica Domiciliar/SAMDU 1966 Instituto Nacional de Previdncia Social/INPS 1968 Plano de Pronta Ao/PPA
Instituto Nacional de Assistncia Mdica da Previdncia Social/INAMPS

1974

Sistema Nacional de Sade 1975 Programa de Interiorizao de Aes de Sade e Saneamento/PIASS 1976 Programa de Desenvolvimento de Sistemas Unicados e Descentralizados de Sade nos Estados/SUDS

1987

Sistema nico de Sade/SUS 1988

Em cada um destes momentos, a insatisfao da populao negra gerou novas lutas que, em conjunto com as lutas de outros segmentos sociais descontentes, terminaram por provocar a criao do Sistema nico de Sade.

O Sistema nico de Sade


Foi criado como forma de garantir o que estabelece a Constituio Federal, que arma ser obrigao do Estado brasileiro atuar na promoo, preveno e assistncia sade de todas as pessoas que esto em territrio nacional. Para isto, o Sistema deve apoiar-se em trs princpios:

Universalidade signica dizer que o SUS deve estar disponvel para todas as pessoas no Brasil, sem distino. Devendo estar presente nas regies urbanas e rurais, nas orestas, nos quilombos, nas regies ribeirinhas, nas favelas e nos territrios indgenas. Estando obrigatoriamente disposio de populaes nmades, como alguns povos ciganos e os trabalhadores circenses.
7

Integralidade signica disponibilizar para todas e todos os melhores recursos de que dispe para garantir a sade. Isto no signica dizer disponibilizao automtica de mtodos mais caros ou modernos exames, medicaes ou equipamentos - mas sim de aes que so consideradas as melhores solues para cada caso.

Equidade signica agir de modo especco para a necessidade de cada indivduo ou grupo. Ou seja, recorrer a aes que permitam compreender as diferentes necessidades e que disponibilizem solues especcas ou dirigidas. Para agir com equidade preciso conhecer as diferenas e as desigualdades existentes, e corrigir injustias. Universalidade
Para todos e todas, sem excesso.

Integralidade
Com todos os meios necessrios e seguros.

Equidade
Para cada indivduo ou grupo de acordo com sua necessidade ou especicidade.

Outros princpios so fundamentais para o bom funcionamento do sistema de sade, previstos na Lei Orgnica da Sade. Entre eles, destacamos:

Participao e controle social signica a obrigao e o direito da


populao em apresentar propostas, conhecer o que est sendo feito e avaliar sua qualidade. Esta participao, garantida em lei, feita atravs de conselhos e conferncias de sade. Mas deve estar presente na vida cotidiana de cada cidad ou cidado.

Descentralizao, com direo nica aponta a responsabilidade


dos municpios, estados e do governo federal em atuar de forma articulada e solidria para cumprir o nosso direito sade.

Principais legislaes do SUS


Constituio federal/88

Lei 8142/90

Lei 8080/90

Estas leis estabelecem responsabilidades, direitos e deveres do Estado e as respectivas gestes de sade e tambm para os diferentes grupos sociais.

Voc sabe o que elas dizem?


Constituio federal TTULO VIII - DA ORDEM SOCIAL; CAPTULO II - SEO II, DA SADE - ARTIGOS 196; 197; 198 (PARGRAFO NICO - EC 29); 200. Seo II - DA SADE Art. 196. A sade direito de todos e dever do Estado, garantido mediante polticas sociais e econmicas que visem reduo do risco de doena e de outros agravos e ao acesso universal e igualitrio s aes e servios para sua promoo, proteo e recuperao. Art. 197. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre sua regulamentao, scalizao e controle, devendo sua execuo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. Art. 198. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
9

I - descentralizao, com direo nica em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuzo dos servios assistenciais; III - participao da comunidade. (*) 1. O sistema nico de sade ser nanciado, nos termos do art. 195, com recursos do oramento da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. (*) Pargrafo nico modicado para 1 pela Emenda Constitucional n 29, de 13/09/00: Pargrafo includo pela Emenda Constitucional n 29, de 13/09/00: 2 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios aplicaro, anualmente, em aes e servios pblicos de sade recursos mnimos derivados da aplicao de percentuais calculados sobre: (AC) I - no caso da Unio, na forma denida nos termos da lei complementar prevista no 3; (AC) II - no caso dos Estados e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 155 e dos recursos de que tratam os arts. 157 e 159, inciso I, alnea a, e inciso II, deduzidas as parcelas que forem transferidas aos respectivos Municpios; (AC) III - no caso dos Municpios e do Distrito Federal, o produto da arrecadao dos impostos a que se refere o art. 156 e dos recursos de que tratam os arts. 158 e 159, inciso I, alnea b e 3. (AC) Pargrafo includo pela Emenda Constitucional n 29, de 13/09/00: 3 Lei complementar, que ser reavaliada pelo menos a cada cinco anos, estabelecer: (AC) I - os percentuais de que trata o 2; (AC) II - os critrios de rateio dos recursos da Unio vinculados sade destinados aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, e dos Estados destinados a seus respectivos Municpios, objetivando a progressiva reduo das disparidades regionais; (AC) III - as normas de scalizao, avaliao e controle das despesas com sade nas esferas federal, estadual, distrital e municipal; (AC)2 IV - as normas de clculo do montante a ser aplicado pela Unio. (AC)
10

Art. 199. A assistncia sade livre iniciativa privada. 1 - As instituies privadas podero participar de forma complementar do sistema nico de sade, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito pblico ou convnio, tendo preferncia as entidades lantrpicas e as sem ns lucrativos. 2 - vedada a destinao de recursos pblicos para auxlios ou subvenes s instituies privadas com ns lucrativos. 3 - vedada a participao direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistncia sade no Pas, salvo nos casos previstos em lei. 4 - A lei dispor sobre as condies e os requisitos que facilitem a remoo de rgos, tecidos e substncias humanas para ns de transplante, pesquisa e tratamento, bem como a coleta, processamento e transfuso de sangue e seus derivados, sendo vedado todo tipo de comercializao. Art. 200. Ao sistema nico de sade compete, alm de outras atribuies, nos termos da lei: I - controlar e scalizar procedimentos, produtos e substncias de interesse para a sade e participar da produo de medicamentos, equipamentos, imunobiolgicos, hemoderivados e outros insumos; II - executar as aes de vigilncia sanitria e epidemiolgica, bem como as de sade do trabalhador; III - ordenar a formao de recursos humanos na rea de sade; IV - participar da formulao da poltica e da execuo das aes de saneamento bsico; V - incrementar em sua rea de atuao o desenvolvimento cientco e tecnolgico; VI - scalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como bebidas e guas para consumo humano; VII - participar do controle e scalizao da produo, transporte, guarda e utilizao de substncias e produtos psicoativos, txicos e radioativos; VIII - colaborar na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.
11

Lei 8080/ 90 (...) CAPTULO II Dos Princpios e Diretrizes Art. 7 As aes e servios pblicos de sade e os servios privados contratados ou conveniados que integram o Sistema nico de Sade - SUS so desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no artigo 198 da Constituio Federal, obedecendo ainda aos seguintes princpios: I - universalidade de acesso aos servios de sade em todos os nveis de assistncia; II - integralidade de assistncia, entendida como um conjunto articulado e contnuo das aes e servios preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os nveis de complexidade do sistema; III - preservao da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade fsica e moral; IV - igualdade da assistncia sade, sem preconceitos ou privilgios de qualquer espcie; V - direito informao, s pessoas assistidas, sobre sua sade; VI - divulgao de informaes quanto ao potencial dos servios de sade e sua utilizao pelo usurio; VII - utilizao da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocao de recursos e a orientao programtica; VIII - participao da comunidade; IX - descentralizao poltico-administrativa, com direo nica em cada esfera de governo: a) nfase na descentralizao dos servios para os municpios; b) regionalizao e hierarquizao da rede de servios de sade; X - integrao, em nvel executivo, das aes de sade, meio ambiente e saneamento bsico; XI - conjugao dos recursos nanceiros, tecnolgicos, materiais e humanos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, na prestao de servios de assistncia sade da populao; XII - capacidade de resoluo dos servios em todos os nveis de assistncia; e XIII - organizao dos servios pblicos de modo a evitar duplicidade de meios para ns idnticos.(...)

12

Lei 8142/90 O PRESIDENTE DA REPBLICA, fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei: Art. 1 O Sistema nico de Sade (SUS), de que trata a Lei n 8.080, de 19 de setembro de 1990, contar, em cada esfera de governo, sem prejuzo das funes do Poder Legislativo, com as seguintes instncias colegiadas: I - a Conferncia de Sade; e II - o Conselho de Sade. 1 A Conferncia de Sade reunir-se- a cada quatro anos com a representao dos vrios segmentos sociais, para avaliar a situao de sade e propor as diretrizes para a formulao da poltica de sade nos nveis correspondentes, convocada pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, por esta ou pelo Conselho de Sade. 2 O Conselho de Sade, em carter permanente e deliberativo, rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, prossionais de sade e usurios, atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e nanceiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo. 3 O Conselho Nacional de Secretrios de Sade (Conass) e o Conselho Nacional de Secretrios Municipais de Sade (Conasems) tero representao no Conselho Nacional de Sade. 4 A representao dos usurios nos Conselhos de Sade e Conferncias ser paritria em relao ao conjunto dos demais segmentos. 5 As Conferncias de Sade e os Conselhos de Sade tero sua organizao e normas de funcionamento denidas em regimento prprio, aprovadas pelo respectivo conselho.(...)

Para conhecer melhor estas leis, visite:

www.saude.gov.br

13

A sade da populao negra e o SUS


A criao do SUS, apesar de um passo muito importante, no foi suciente para garantir a ateno sade da populao negra de modo adequado. As insucincias que vivemos nestes anos de sua existncia tm vrias origens. Entre estas, temos: A presso de grupos que so contrrios existncia do sistema entre estes, esto aqueles que defendem os interesses das empresas privadas de sade. A presso de grupos que querem lucrar com o sistema, atravs da venda de produtos e servios, muitas vezes de forma legtima ou legal. A presso dos interesses corruptos, de desvio de recursos, de lucratividade sem considerar os direitos e as necessidades da populao.
O racismo tem sido um dos grandes entraves para a garantia da sade da populao negra no SUS: produzir situaes de vida contrrias promoo de sade. ao tornar difcil o acesso da populao negra aos diferentes setores ao e nveis do SUS. ou propagar e utilizar preconceitos e esteretipos ao nos atender.

Diferentes mecanismos foram propostos e incorporados pela populao negra, atravs de seus movimentos sociais, para qualicar o SUS para o enfrentamento do racismo. Veja a seguir:


14

Desenvolvimento de campanhas nacionais - No Matem Nossas Crianas, de denncia da ao de grupos de extermnio responsvel por altas taxas de mortalidade de crianas e adolescentes negros nas regies metropolitanas do pas; e Campanha Nacional contra a Esterilizao em Massa de Mulheres Negras. Criao do Projeto Od Y: HIV/AIDS e populao negra (religies de matriz africana), primeira iniciativa organizada para o enfrentamento da epidemia de HIV entre ns, liderada por religios@s de matriz africana.

Anos 80/90

Introduo do quesito Cor no Sistema Municipal de Informao da Sade, So Paulo.

1992

Realizao pelo Movimento Negro brasileiro da Marcha Zumbi dos Palmares contra o Racismo, pela Cidadania e pela Vida, que inclua a criao de polticas para a sade da populao negra nas reivindicaes entregues ao presidente da repblica. A partir deste ano, a ateno doena falciforme passa a ser utilizada como um marcador da qualidade das respostas do SUS sade da populao negra. Criao do Grupo de Trabalho Interinstitucional/GTI no governo federal, cujas tarefas incluam formulaes de aes e polticas para a sade da populao negra. Realizao da Mesa Redonda sobre a Sade da Populao Negra pelo Ministrio da Sade. Incluso do quesito cor nas declaraes de nascidos vivos e de bito e nos sistemas nacionais de informao sobre mortalidade (SIM), nascidos vivos (SINASC) e sujeitos de pesquisa. Criao de programas e aes nacionais, em estados e municpios, de doena falciforme.

1995

1996

Realizao da Pr-Conferncia Cultura e Sade da Populao Negra pela Fundao Cultural Palmares e Ministrio da Sade, Braslia. Realizao em Braslia do Workshop Inter-Agencial de Sade da Populao Negra, com a participao de representantes de todas as agncias das Naes

2000 2001

Unidas presentes no Brasil e especialistas em sade da populao negra. Este workshop teve como resultado a publicao Poltica Nacional de Sade da Populao Negra: uma questo de eqidade. Criao do Programa de Combate ao Racismo Institucional/PCRI do Ministrio da Cooperao do Reino Unido/DFID e Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento/PNUD. Publicao do Manual de Doenas Mais Importantes por Razes tnicas na Populao Brasileira Afro-Descendente do Ministrio da Sade. Incluso de doena falciforme e outras hemoglobinopatias no Programa Nacional de Triagem Neonatal. Publicado o livro Sade da Populao Negra de Ftima de Oliveira, pela Organizao Panamericana de Sade/OPAS.

2003

Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial/SEPPIR rma um Termo de Compromisso com o Ministrio da Sade. Realizao da 12 Conferencia Nacional de Sade, com aprovao de mais de 70 deliberaes sobre sade da populao negra.
15

trio da Sade. Realizao do I Seminrio Nacional de Sade da Populao Negra, pelo Ministrio da Sade, com a participao de representantes do SUS e do movimento negro. Participao de ativistas negros na Conferncia Nacional de Assistncia Farmacutica e no Congresso da Associao Brasileira de Sade Coletiva/ABRASCO, Braslia. Incluso da sade da populao negra no Plano Nacional de Sade: um pacto pela sade no Brasil. Lanamento do Programa Integrado de Aes Armativas para Negros (Brasil Afroatitude), do Programa Nacional de DST/AIDS do Ministrio da Sade.

Criao do Comit Tcnico de Sade da Populao Negra/CTSPN do Minis trio da Sade, junto a Subsecretaria de Planejamento e Oramento do Minis-

2004


16

2005

Realizao da I Conferencia Nacional de Promoo da Igualdade Racial, com debates e deliberaes sobre sade. Participao de representantes do movimento negro na Conferencia Nacional de Cincia e Tecnologia, com incluso da sade da populao negra entre as prioridade de pesquisas. Lanamento pelo Programa Nacional de DST/AIDS do Ministrio da Sade do Plano Estratgico HIV/AIDS e Racismo. Incluso da sade da populao negra no Plano Nacional de Sade. Lanamento pelo Ministrio da Sade das publicaes Sade da Populao Negra no Brasil: contribuies para a promoo da equidade e Atlas Sade Brasil, trazendo informaes sobre a sade da populao negra e as desigualdades raciais na sade. Insero item sobre sade da populao negra no PPA 2006-2007. Realizao do 2 Seminrio Nacional de Sade da Populao Negra.

Lanamento da Poltica Nacional de Ateno Integral s Pessoas com Doena Falciforme. Movimento negro conquista pela primeira vez representao no Conselho Nacional de Sade/CNS, para o mandato 2007-2009. Realizado pelo Ministrio da Sade o II Seminrio Nacional de Sade da Populao negra, Rio de Janeiro. O Ministro da Sade reconhece publicamente a existncia de racismo institucional no Sistema nico de Sade e se compromete com o desenvolvimento de aes para sua superao.

2006

Institudo pelo movimento negro o 27 de outubro - Dia Nacional de Mobili zao Pr- Sade da Populao Negra. Conselho Nacional de Sade aprova por unanimidade a criao da Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra/PNSIPN.

Realizao da 13 Conferncia Nacional de Sade, onde solidica-se a compreenso da PNSIPN como um dos principais instrumentos de consolidao da equidade no SUS. Ministro da Sade rearma o compromisso do SUS com a sade da populao negra.

2007

da Comisso Intersetorial de Sade da Populao Negra do CNS. Criao Pactuao na Comisso Intergestores Tripartite/CIT, da Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra/PNSIPN. Publicao no Dirio Ocial da Portaria 992 do Ministrio da Sade, que o cializa a na Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra/PNSIPN. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Sade/CONASEMS arma publicamente seu compromisso com a equidade em sade e divulga a Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra/PNSIPN no seu XXVI Congresso Nacional. Aprovado o Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288), que inclui em seu texto, a PNSIPN.

2008

2009 2010

Redes Nacionais de Sade da Populao Negra


Nos ltimos anos, a luta pela sade da populao negra tem provocado a criao de organizaes nacionais especicamente dedicadas ao tema. Estas organizaes, atuando ao lado de outras organizaes negras e antiracismo, especialmente das organizaes de mulheres negras, em especial a Articulao de Organizaes de Mulheres Negras Brasileiras/AMNB criada no ano 2000, tm permitido maior expanso e articulao de aes. So elas: Lai Lai Apejo - Aids e Populao Negra (2002) Rede Rede de Religies Afrobrasileiras e Sade (2003) Rede Nacional Nacional de Controle Social e Sade da Populao Negra (2007) Sapat - Rede Nacional Lsbicas Negras (2008) de Promoo e Controle Social de Sade das
17

A Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra


Foi criada em 2006 com a nalidade de oferecer ao SUS diretrizes para enfrentar dois problemas principais: O racismo: incluindo seus impactos sobre a sade da populao negra e sobre o funcionamento do sistema (racismo institucional); As principais causas de altas taxas de adoecimento e morte da populao negra;

Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra

Problema 1: Raa Negra e Racismo como Determinante Social das Condies de Sade: acesso, discrimnao e excluso social.

Problema 2: Morbidade e Mortalidade na Populao Negra.

Como toda poltica de sade, a PNSIPN, em seu lanamento, precisou passar por um processo que incluiu: Elaborao de proposta preliminar pelo Ministrio da Sade: no caso da PNSIPN foi fundamental a interlocuo com ativistas Especialistas no tema, diante da falta de conhecimento do SUS sobre o tema e as estratgias necessrias;
19

Aprovao pelo Conselho Nacional de Sade: para isto a mobilizao social, as articulaes e aes da sociedade para o enfrentamento do racismo e para a promoo da equidade em sade permitiram que todos os segmentos representados no Conselho votassem favorveis a criao da poltica; Pactuao pelos gestores do SUS: para que gestores das diferentes esferas denam as aes a serem realizadas, o perodo de realizao, os recursos a serem utilizados, bem como as formas de monitorar as aes propostas; Desenvolvimento das aes nos diferentes nveis do SUS: este o momento da descentralizao da poltica, que implica o desenvolvimento de processos de pactuao entre estados e municpios, alm da atuao dos conselhos de sade estaduais e municipais.

A descentralizao aproxima a Poltica da populao, mas pode tornar-se um momento da pulverizao e da multiplicao das resistncias. Assim, importante a atuao articulada e a troca de informaes e experincias com as organizaes nacionais e locais das diferentes regies, como forma de aproveitamento das experincias j testadas e bem sucedidas. E tambm para adquirir mais foras contra as resistncias.

20

Passo a passo:
Defesa, monitoramento e avaliao da Poltica Nacional de Sade da Populao Negra.

1
1
Conhecer a situao de sade da populao.

Primeiro passo:
Conhecer a situao de sade da populao

2
Conhecer a PNSIPN e seu Plano Operativo inclusive no seu estado e municpio.

3
Analisar as informaes.

4
Planejar as aes.

5
Monitorar e avaliar o processo de implementao da poltica.

Este conhecimento envolve diferentes aspectos: Analisar os indicadores de sade dos diferentes grupos: mulheres e ho mens; heteros, homos e trans; adolescentes, jovens, crianas, adultos e idosos; residentes em reas urbanas e rurais; pessoas com diferente condio fsica e mental; grupos invisibilizados ou negligenciados, como populao de rua, por exemplo. Buscando tambm visibilizar outros grupos existentes, mas pouco notados ou atendidos. Analisar os indicadores de sociais: do estado, da cidade, do bairro, etc, sempre comparando e buscando vericar as vantagens e desvantagens. Conhecer e analisar a disponibilidade de aes, polticas e servios de sade para a populao negra e para a populao em geral - ver as diferenas, as vantagens e/ou desvantagens que possuem. Ouvir a opinio de mulheres e homens negros de diferentes geraes, locais de moradia, condio fsica e mental e demais grupos, sobre sua situao de sade e as solues que esperam e/ou j desenvolvem.

21

Dicas
Conhea as fontes de dados ociais: as polticas pblicas so criadas levando em considerao estes dados. A maioria est disponvel atravs de publicaes ou na internet. Conhea os dados epidemiolgicos coletados pelo SUS segundo a cor, que oferencem informaes precisas sobre a sade da populao negra. Conversas com especialistas e com a populao tambm so timas fontes Analise sries histricas de indicadores: quer dizer, os dados de diferentes pocas. Eles podem ser mensais, anuais, por dcada ou da forma que voc considerar necessria. Assim, voc poder avaliar se houve mudanas ou melhoras.

Importante!
Os dados sobre sade da populao brasileira j so coletados em diferentes bancos de dados do SUS, atravs do preenchimento do quesito cor. So eles: de Informaes sobre Mortalidade/SIM. Sistema Sistema Informaes sobre Nascidos Vivos/SINASC. Sistema de de Informao de Agravos de Noticao/SINAN. Vigilncia de Violncias e Acidentes/VIVA. Sistema de Informaes Hospitalares do SUS/SIH. Vigilncia de Fatores de Risco e Proteo para Doenas Crnicas por Inqurito Telefnico/VIGITEL. Os sistemas que no possuem o quesito cor at o momento so: de Informao Ambulatorial do SUS/SIA. Sistema Sistema de Informao da Ateno Bsica/SIAB.

Faltam dados?
Quando falamos em informao sobre o racismo e seus efeitos, uma denncia recorrente sobre a ausncia ou insucincia de dados desagregados por cor, ou seja, que informem a diferena entre branc@s, negr@s, indgenas e amarel@s. Esta ausncia foi utilizada, por longo tempo, como estratgia para encobrir o racismo e a desigualdade e apoiar a crena na democracia racial. No entanto, na ltima dcada, cada vez mais se utiliza a varivel cor no levantamento e anlises de dados, fazendo com que tenhamos cada vez mais informaes. Mas, se em alguns casos elas ainda no estiverem disponveis, temos alguns caminhos a seguir:
22

a exigir a coleta e disponibilizao urgente de dados segundo a raa/cor,


com a realizao de novas anlises nas bases de dados ou de novas pesquisas.

b utilizar indicadores que podem servir como aproximao aos dados raciais.

Em muitos casos, utilizamos a informao scio-econmica para nos aproximarmos da situao de negras e negros, uma vez que sabemos que esta populao a maioria entre pobres no pas e nos estados e municpios. Assim, haveria uma proximidade ou semelhana entre os dados da populao pobre e a populao negra.

c Se ainda assim faltarem informaes, voc poder obt-las junto s pesso-

as para quem sua ao se dirige e outros prossionais e gestores que atuam ou atuaram na mesma regio.

difcil?
Compreender dados epidemiolgicos pode no ser tarefa fcil para quem no da rea da sade. Ainda mais porque a forma como eles so apresentados grcos, tabelas, linguagem tcnica diculta a compreenso. Uma dica: se car difcil, pea ajuda a algum prossional de sade. E no tenha vergonha de perguntar muito at entender. Informao direito!

Preste ateno
Algumas doenas ou agravos incidem de forma mais intensa sobre a populao negra, mas nem sempre os dados disponveis apontam isto de forma explcita. E pior: as polticas desenvolvidas para enfrent-los no levam em considerao a perspectiva apresentada pela PNSIPN, de considerar o racismo como importante fator para produo da vulnerabilidade das pessoas a eles, que precisa ser visibilizado e enfrentando concomitante s demais aes, programas e polticas de sade. E o prprio racismo o racismo institucional - que produz esta incapacidade de ver ou enfrentar um cenrio to adverso.
23

Fazer o levantamento das polticas pblicas de sade que existem e como so feitas no pas, no estado, na cidade, no local. Conhecer o processo de aprovao nos respectivos conselhos de sade da Poltica de Sade Integral da Populao Negra. Conhecer o processo de pactuao na comisso intergestores e o plano operativo denido as aes, os prazos, as responsabilidades, o oramento; Ouvir a opinio da populao sobre estas polticas e seus resultados.
Capacidade
Busque saber sobre as capacidades e competncias do SUS em seu municpio e estado em garantir o dieito sade de todos - e de negras e negros em particular.

Segundo passo:
Conhecer a PNSIPN e seu Plano Operativo

Anti-racismo
Verique se h imecanismos de combate ao racismo e promoo da igualdade racial - veicando se atuam em articulao com o SUS.

Dilogo
Verique se existe alguma instncia de negociao e dilogo entre as organizaes negras e os setores responsveis pela implentao da PNSIPN.

Com todas as informaes disposio, hora de entend-las, pensar sobre elas. Algumas perguntas podem ajudar. Suas respostas daro um diagnstico bsico sobre a situao de sade da populao negra e sobre a capacidade das polticas pblicas e curso terem um resultado adequado. So elas: Em relao aos dados O que dizem sobre a sade dos diferentes segmentos da populao negra: mulheres e homens; heteros, homos e trans;
24

Terceiro passo:
Hora de analisar...

adolescentes, jovens, crianas, adultos e idosos; residentes em

reas urbanas e rurais, pessoas com diferente condio fsica e mental; grupos invisibilizados ou desconsiderados, como populao de rua e outros? Que outros grupos os dados permitem visibilizar? Para que grupos faltam dados? O que dizem sobre o lugar em que vivem? Eles indicam uma boa qualidade de vida? Quais as boas notcias? Quais as carncias? Existem diferenas e/ou desigualdades? Entre quais grupos? Existem desigualdades dentro da populao negra? E em relao a outros grupos raciais, alguma semelhana? H alguma desigualdade?

Em relao s polticas pblicas de sade

so sucientes para responder s necessidades de sade Elas da populao negra? Quem responsvel por elas? Estas pessoas esto prepara das e treinadas para esta responsabilidade? Quais e quantos so os recursos envolvidos? Eles esto sendo utilizados corretamente? Elas alcanam todas as pessoas que deveriam alcanar? Alcanam da mesma forma? Elas tm sido capazes de melhorar a forma como o SUS trabalha? podem melhorar? Como? Elas Qual a opinio da populao negra, seus diferentes grupos, sobre elas? sua viso de mundo e dos problemas que enfrentam? Qual Qual nvel de participao poltica? Comoseu participam conselhos, reunies, organizaes, outros? Consideram sucientes seu conhecimento e entendimento das polticas pblicas de sade? Quais so suas relaes com outros grupos de mulheres, de negros, de outras populaes? solues enxergam ou desenvolvem? Que Que outras polticas so necessrias para que se garanta a sade e a qualidade de vida da populao negra? Quais so as outras perguntas que voc precisa fazer para ter um retrato mais adequado?
25

Em relao aos diferentes grupos da populao negra

Quarto passo:
Planejar as aes

o objetivo a atingir. Dena os meios, os caminhos para atingir o objetivo. Escolha Dena as parcerias com que precisa contar. Calcule quais recursos necessitar utilizar e suas fontes. Dena um cronograma, ou seja, organize as aes de acordo com o tempo que vai levar para realiz-las e para alcanar os resultados esperados. Dena as formas de avaliar se as aes esto se desenvolvendo conforme o esperado e de avaliar os resultados. Para denir seus objetivos, sugerimos que voc responda s seguintes perguntas A PNSIPN est sendo implementada em seu estado e municpio? Que ferramentas e informaes esto disponveis para que a populao e voc acompanhe seus processos e resultados? Os conselhos de sade e as organizaes negras conhecem e defendem a poltica? E as instncias de promoo da

igualdade racial? Qual aspecto ou perspectiva da ao ou poltica pblica voc considera importante melhorar, alterar ou suprimir? Como envolver a populao negra em todo o processo? Quais os canais de controle social disponveis nesta rea? Como participar deles?

A partir destas informaes, pode ser til traar um plano que envolva diferentes aspectos ou objetivos, por exemplo: mobilizao e insero de diferentes grupos negros; participao em instncias de controle social; estmulo pactuao da PNSIPN; qualicao de gestor@s e trabalhador@s, etc.
26

Aps a denio dos objetivos, o momento de responder s seguintes questes voc vai atingir o objetivo denido? Como Quais os diferentes passos ou atividades voc precisa para cada momento da ao? No se esquea de ser o

mais detalhista possvel. O que voc vai precisar utilizar em cada um destes passos ou atividades? Que materiais? Quantas pessoas devero trabalhar em cada momento? Por quanto tempo? Quanto voc calcula que vai custar cada momento? De onde viro os recursos? Como disponibilizar as informaes sobre seu trabalho para todas e todos?

Quinto passo:
Monitoramento e avaliao

Uma parte importante do acompanhamento das polticas pblicas de sade a denio de formas de vericar se as coisas esto sendo feitas como o planejado e se apresentam os resultados esperados para cada fase. Tanto em relao poltica propriamente dita, quanto a seu trabalho de acompanh-las, chamamos este processo de monitoramento e avaliao. Monitorar quer dizer olhar, acompanhar. Ele nos permite problemas ou diculdades ainda em seu incio, Detectar fazer correes de rota a tempo, graves prejuzos ou desperdcios, Evitar Realizar os objetivos a que nos propusemos, da melhor forma possvel; Recolher informaes para que possamos avaliar se tudo correu conforme previsto e desejado. Para que o processo de monitoramento e avaliao produza os resultados esperados, preciso estabelecer marcos, respostas ou realizaes que devem ser obtidas em cada fase da ao, de modo a comprovar o bom andamento do trabalho. Estes marcos so tambm chamados de indicadores. Geralmente, utilizamos dois tipos de indicadores:
27

De Processo

De Resultado

Demonstram se a ao est no caminho certo. uma forma de conferir os passos dados.

Demonstram se o trabalho atingiu o objetivo esperado. uma forma de verificar at onde se consegue chegar.

Dena o objetivo, trace o caminho a percorrer at chegar aonde voc pretende. E mos obra! Mas no se esquea de registrar e observar estes passos e vericar se tudo est ocorrendo conforme o planejado isto monitorar!
Aonde quer chegar? Aes: Como fazer para chegar at l? Indicador de processo 1 Objetivo Indicador de processo 2 Indicador de resultado 3 Resultados: O que se ganha com isto? Indicador de resultado 1 Indicador de resultado 2

A avaliao feita atravs da anlise do processo de monitoramento e dos indicadores.

Conselhos de sade!
A participao em conselhos de sade fundamental para conhecer, acompanhar, monitorar e avaliar o funcionamento e adequao das polticas de sade. E tambm para apresentar e aprovar novas propostas de polticas e aes. Voc conhece os conselhos de sade - dos servios de sade, distrital, municipal, estadual e nacional? Voc sabe com fazer para assistir a suas reunies? E para se tornar representante da populao negra nestes conselhos, voc conhece as leis, regulamentos e processos eleitorais? Visite o site do Conselho Nacional de Sade;

www.conselho.saude.gov.br

L voc poder obter mais informaes a respeito.

Conte conosco. Bom trabalho!


28

Criola uma organizao da sociedade civil fundada em 1992 e, desde ento, conduzida por mulheres negras. Criola dene sua atuao com base em sua misso e viso institucionais, a partir da defesa e promoo de direitos das mulheres negras em uma perspectiva integrada e transversal.
Misso Instrumentalizar mulheres, adolescentes e meninas negras para aes de combate ao racismo, ao sexismo e a lesbofobia e para a melhoria das condies de vida da populao negra. Viso Visamos a insero de mulheres negras como agentes de transformao, contribuindo para a elaborao de uma sociedade fundada em valores de justia, equidade e solidariedade, em que a presena e contribuio da mulher negra sejam acolhidas como um bem da humanidade. No processo de operao de sua misso, Criola elege grupos prioritrios de atuao grupos de mulheres ativistas; lideres de religies de matriz africana; catadoras e domsticas; adolescentes e jovens. Com eles trabalha a gerao de informao, pesquisa e conhecimento sobre o contexto em que se inserem as polticas pblicas, e a qualicao dessas mulheres em mecanismos de dilogo e interveno junto a gestores pblicos. Por meio desses instrumentos favorece a atuao conjunta desses grupos de mulheres negras na luta poltica pela conquista de respeito, reconhecimento e transformao nos padres de qualidade de vida. Criola elege Criar e aplicar novas tecnologias para a luta polticas de grupos de mulheres negras Produzir conhecimento qualicado por dados especcos sobre o contexto atual das questes de direitos formar lideranas negras aptas a elaborar suas agendas de demanda por polticas pblicas e a conduzir processos de interlocuo com gestores pblicos incrementar a presso poltica sobre governos e demais instncias pblicas pela efetivao de direitos, particularmente o direito sade, o acesso justia e eqidade de gnero, raa e orientao sexual.

Vous aimerez peut-être aussi