Vous êtes sur la page 1sur 9

IFBA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO CINCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

VITRIA DA CONQUISTA Alunos: Ruan Sales Iasmin Moreira Caren Trancoso Salmen Bukzem Disciplina: Eletrnica Analgica Turma: 2131

Professor: Kenedy Marconi

AMPLIFICADOR OPERACIONAL

25 de NOVEMBRO 2013

Sumrio 1. 2. 2.1 2.2 2.3 2.4 3. 4.


Introduo Amplificador Operacional Amplificador Inversor Amplificador No-Inversor Amplificador Somador Amplificador Diferencial ou Subtrator Concluso Referncias Bibliogrficas

3 4 6 6 7 7 8 9

Introduo
Amplificadores operacionais so dispositivos com bastante uso no ramo da eletrnica, considerados fundamentais para a construo de circuitos analgicos. Sua funo inicial, logo que foi lanado na dcada de 40, era realizar operaes matemticas que eram fundamentais para a computao analgica da poca. Com o passar do tempo, esse dispositivo sofreu varias melhorias se destacando entre os componentes eletrnicos. Atualmente, o mercado dispe de milhares de modelos de amplificadores operacionais, com um baixo custo e uma alta confiabilidade e praticidade que podem executar as mais variadas funes utilizando de poucos componentes externos.

Amplificadores Operacionais
O Amplificador Operacional constitudo de uma srie de transstores, diodos, capacitores e resistores, formando assim um arranjo complexo. So basicamente parte de circuitos, utilizados como conversor digital-analgico e amplificadores de instrumentao.

Figura 2.1 Amplificador operacional tpico

A Figura 2.1 ilustra um amplificador comum, formado por um encapsulamento de oito pinos em duas linhas. Na Figura 2.2, o terminal 8 no utilizado. Os terminais 1 e 5 tambm no possuem muita relevncia no tocante a este trabalho. Os terminais que nos interessam so: 1. 2. 3. 4. 5. Entrada inversora: terminal 2. Entrada no inversora: terminal 3. Sada: terminal 6. Alimentao positiva V+: terminal 7. Alimentao negativa V-: terminal 4.

Figura 2.2

A simbologia para o Amp-OP se encontra na Figura 2.3, onde +Vcc equivale ao terminal 7, -Vcc ao terminal 4, Vo ao terminal de sada, V+ representa a entrada no inversora e V- inversora. As entradas so marcadas com (+) e (-) para sinalizar a no inversora e inversora, respectivamente. De tal maneira, uma entrada aplicada ao terminal no inversor ter a mesma polaridade na sada, assim como uma entrada aplicada ao terminal inversor ter polaridade oposta.

Figura 2.3

O Amp-OP deve ser alimentado por uma fonte de tenso, representado na Figura 2.4. A Figura 2.5 por sua vez, mostra um circuito equivalente ao amplificador operacional, onde a seo de sada controlada por uma tenso em srie com uma resistncia de sada. O Amp-OP sente a diferena entre os dois terminais de entrada, multiplica por um ganho A e faz com que a tenso resultante chegue sada.

Figura 2.4

Figura 2.5

A chamado de ganho de tenso de malha aberta, ou seja, o ganho do Amp-OP sem a realimentao externa da sada para a entrada. Compreender o que significa a realimentao de um Amp-OP essencial para o entendimento de circuitos com amplificadores. Temos a amplificao negativa e positiva. Realimentao Negativa: a sada

amostrada e parte dela retorna entrada inversora. O sinal de retorno combinado com a entrada original e assim tem-se uma relao sada/entrada definida e estvel.
Figura 2.6 Realimentao Negativa

Aplicaes tpicas do Amp-OP com realimentao negativa so: filtros ativos, retificadores de preciso, inversores, no inversores, buffers,

integradores e diferenciadores, somadores e subtratores, etc.

Realimentao Positiva: assemelha-se

realimentao negativa, entretanto, parte do sinal de sada volta entrada no inversora. Esta realimentao acarreta alguns

inconvenientes como instabilidade do circuito.


Figura 2.7

Algumas aplicaes comuns do amplificador com realimentao positiva so: osciladores, comparadores com histerese e osciladores. Uma limitao prtica do Amp-OP que a magnitude da tenso de sada no pode exceder |Vcc|, ou seja, a tenso de sada dependente e limitada pela tenso de alimentao.

Amplificador Inversor
O amplificador inversor o circuito com Amp-OP mais bsico. Usa uma realimentao negativa para estabilizar o ganho de tenso total. O motivo pelo qual se faz necessria tal estabilizao desse ganho devido a
Figura 2.8

Avol ser demasiado alto e instvel para

utiliz-lo sem uma forma de realimentao. Por exemplo, o 741C tem um A vol mnimo de 20.000 e mximo de 200.000.

Amplificador No-Inversor
O amplificador no-inversor um outro circuito bsico com Amp-OP. Por sua vez, este utiliza realimentao negativa para

estabilizar o ganho de tenso total. Usando este tipo de amplificador, a realimentao negativa tambm aumenta a impedncia de entrada e diminui a impedncia de sada.
Figura 2.9

Amplificador Somador
Sempre que for preciso combinar dois ou mais sinais analgicos em uma nica sada, o amplificador somador a melhor opo. Ele pode ter quantas entradas forem necessrias para a aplicao. O ganho de cada canal ou entrada dado pela razo entre a resistncia de realimentao e a resistncia de entrada desejada. O circuito somador combina com todos os sinais de entrada em uma nica sada. A tenso de entrada multiplicada pelo ganho do canal correspondente e os valores so somados originando a sada total. O mesmo resultado se aplica a qualquer nmero de entradas.

Figura 2.10 (a) Amplificador somador inversor

Figura 2.10 (b) Amplificador somador no-inversor

Amplificador Diferencial ou Subtrator


Este circuito proporciona uma tenso de sada igual diferena entre os sinais aplicados, multiplicados por um ganho. Desta forma temos que: Vo=R2/R1(V2-V1)

Figura 2.11

Concluso
Os amplificadores operacionais ou Amp-OP tm vrias aplicaes e podem ser combinados com os mais variados circuitos. Algumas de suas aplicaes so os circuitos diferenciadores e integradores, que possuem caractersticas variadas e caractersticas que devem ser observadas, como em alguns casos de desequilbrio de frequncia, para melhor resultado em determinada aplicao.

Referncias Bibliogrficas
1. Alexander, Charles K. e Sadiku, Matthew N. O. Fundamentos de Circuitos Eltricos. [trad.] Gustavo Guimares Parma. Porto Alegre : Bookman, 2003. 2. Silva, Clodoaldo. Amplificadores Operacionais I. s.l. : Clube da Eletrnica, 2012. 3. Malvino, Albert e Bates, David J. Eletrnica. [trad.] Jos Lucimar do Nascimento. 7. s.l. : Bookman, 2007. Vol. 2.

Vous aimerez peut-être aussi