Vous êtes sur la page 1sur 12

1.

INTRODUO TERICA

O princpio da hidrosttica teve suas razes com o experimento de Arquimedes, que comprovou que quando se introduz um objeto em um recipiente com gua, a variao do volume proporcional ao volume do objeto. Enfim a hidrosttica o estudo da fora exercida sobre lquidos em repouso est mantem uma relao com a densidade, presso e etc. Uma das tcnicas utilizadas para medir a presso denominada manometria, sendo utilizadas colunas de liquido verticais ou inclinadas. Os manmetros so instrumentos de medida que permitem determinar uma diferena de presso entre dois pontos num escoamento de um determinado fluido. Como se sabe este diferencial de presso medido pelo desnvel de alturas do lquido existente no manmetro (lquido manomtrico) nos dois pontos do mesmo. Manmetro em U: Este tipo de manmetro possui sculos de existncia, ele um manmetro de coluna lquida. Este manmetro contm um tubo em forma de U, no qual se coloca uma dada quantidade de lquido devido a diferena de presso (DP = P1 P2 ).

Figura 1 - Esquema de um manmetro em U com lquido manomtrico B instalado numa tubulao onde se escoa um fluido A.

Neste mtodo a presso a medir aplicada a uma das aberturas do tubo, enquanto uma presso de referncia aplicada outra abertura (geralmente a presso atmosfrica). Equao fundamental da hidrosttica: A diferena entre as presses proporcional diferena do nvel do lquido, em que a constante de proporcionalidade a massa volmica do fluido.
4

Onde: DP =Diferena de presso Dh = Deslocamento da coluna de mercrio A =Presso do fluido que escoa no tubo B =Peso especfico do fluido manomtrico

Manmetro diferencial: Neste tipo de manmetro, existe um lquido intermdirio (figura 2) entre o lquido manomtrico e o fluido que escoa no tubo.

Figura 2 - Esquema de um manmetro diferencial com lquido manomtrico C e lquido diferencial B, instalado numa tubulao onde se escoa um fluido A.

Esse lquido designa-se por lquido diferencial. Este tipo de manmetro normalmente utilizado para determinar diferencial de presso muito pequeno.

Manmetro diferencial: Semelhante ao manmetro em U em termos de constituio, mas em que um das extremidades est sujeito a uma inclinao em relao ao plano horizontal, diferente da do outro.

Figura 3 - Esquema de um manmetro inclinado com um ngulo e com um lquido manomtrico A, instalado numa tubulao onde se escoa um fluido B.

Piezmetro: Tambm chamado de manmetro de coluna dgua e utilizado para medir baixas presses. um simples tubo de vidro graduado, que aberto nas extremidades, onde se mede a carga de presso ( h ) na tubulao.

ESCALAS DE PRESSO Para o estudo bsico de Mecnica dos Fluidos, tanto a escala absoluta como a escala efetiva ou relativa, so igualmente importantes. - Escala absoluta: a escala de presso que adota como zero o vcuo absoluto, o que justifica a afirmao que nesta escala s existe presses positivas, teoricamente poderamos ter a presso igual a zero, que representaria a presso do vcuo absoluto; - Escala Efetiva ou Relativa: a escala de presso que adota como zero a presso atmosfrica local, o que justifica a afirmao que nesta escala existe: presses negativas (depresses ou vcuos tcnicos), nulas e positivas.

Devemos salientar que a menor depresso possvel a atmosfrica, que para a escala absoluta, corresponderia ao vcuo absoluto. Alguns dos sistema de unidades utilizado:

2. OBJETIVO Realizar medies de presso com manmetros e piezmetros por mtodos diferentes e analisar resultados calculando os erros e incertezas de medio.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3.1 PIEZOMETRIA

Foram realizadas medies no mdulo experimental de Mecnica dos Fluidos coletando a presso em cinco pontos na parte inferior da canaleta estando a mesma na posio horizontal ( = 0) usando os piezmetros.

Para a execuo desta parte prtica foram interligados os piezmetros nos pontos 1,2, 3, 4, 5 e 7, localizados no fundo da canaleta do mdulo experimental. Ligado o conjunto motor-bomba, sempre observando os cuidados para evitar choques mecnicos nas tubulaes do equipamento e cuidados com a segurana pessoal. Foram efetuadas as sangrias nos piezmetros para a retirada de ar, minimizando assim os erros nas leituras dos dados.

Todos os dados foram coletados e registrados na tabela 1: Altura de lquido medida nos piezmetros. Foram realizados os clculos das presses e anotados na tabela 2.

3.2 MANOMETRIA Foram realizadas as medies de presso entre dois pontos utilizando o tubo de PVC rugoso, provocando uma perda de carga atravs de uma vlvula manual presente neste trecho de tubulao.

Foram utilizados dois mtodos: duas ligaes simples e uma ligao diferencial, com repeties das medies com trs vazes diferentes.

Na ligao simples, foram conectadas as tomadas de presso partindo das placas de orifcio localizadas nos pontos P1 e P2 a dois manmetros em U de comprimento L=400 mm.

Na ligao diferencial, foram conectadas as tomadas de presso atravs de mangueiras partindo dos pontos P1 e P2 a um manmetro em U de comprimento L=1000 mm, sendo as conexes realizadas em cada uma das extremidades. Foi ligado o conjunto motor-bomba para a coleta dos dados. Aps a execuo do procedimento de sangria nos manmetros para a retirada de ar, foram coletados dados em trs vazes diferentes. Todos os dados foram coletados e registrados na tabela 3: Altura de lquido medida nos manmetros em U com ligao simples para trs vazes diferentes. Foram realizados as medies diferenciais e clculos e anotados na tabela 4: Altura de lquido medida nos manmetros em U com ligao diferencial para trs vazes diferentes.

10

4. RESULTADOS Piezometria: Foram preenchidos os dados coletados na tabela 1 para o ensaio com os piezmetros utilizados, efetuados os clculos e preenchida a tabela 2 com as presses encontradas em todos os sistemas de unidades solicitados.

Segue a tabela 1: Altura de lquido medida nos piezmetros para as duas posies da canaleta: ALTURA DE LQUIDO (h) PIEZMETRO [m] = 0 P1 P2 P3 P4 P5 P7 0,334 0,331 0,33 0,329 0,009 0,007

Segue a tabela 2: Presses calculadas nos piezmetros para as duas posies da canaleta nos sistemas SI. PRESSO [Pa = N/m] PIEZMETRO P1 P2 P3 P4 P5 P7 3276,54 3247,11 32373,3 3227,49 88,29 68,67 = 0

Dado para clculo:

gua (4C) = 1000 Kg/m3


11

Manomtrica:

Foram preenchidos os dados coletados na tabela 3 para o ensaio com os manmetros utilizados, efetuados os clculos e preenchida a tabela 4 com as presses calculadas.

Segue a tabela 3: Altura de lquido medida nos manmetros em U com ligao simples para trs vazes diferentes.

ALTURA DE LQUIDO (h) MANMETRO [m] Q1 h1 h2 hLS 0,257 0,176 0,081 Q2 0,171 0,119 0,052 Q3 0,112 0,077 0,035

Segue a tabela 4: Altura de lquido medida nos manmetros em U com ligao diferencial para trs vazes diferentes.

ALTURA DE LQUIDO (h) MANMETRO [m] Q1 hLD 0,087 Q2 0,062 Q3 0,043

12

Anlise dos resultados: Atravs da anlise dos resultados obtidos pde-se observar a relao diretamente proporcional entre a altura da coluna do fluido e o valor da presso. Quando se faz uso de um fluido manomtrico mais pesado que o fluido de pesquisa em um manmetro aberto possibilita a utilizao de uma coluna menor de fluido para verificao da altura h facilitando a anlise. O erro apresentados no clculo de presso entre os dois mtodos, simples e diferencial, nas primeiras medies com vazo Q1 pode estar associado s variveis no processo: Erro de leitura do operador, influncia da viscosidade do fluido devido, impurezas nas paredes, dentre outros.

13

5. CONCLUSO

Atravs dos procedimentos realizados observou-se coerente a equao fundamental da hidrosttica (P = x h) que foi verificada atravs dos experimentos com piezmetros e manmetros com a utilizao de dois mtodo distintos de medio de presso. Levou-se em considerao, tambm, a importncia da ateno e cuidado com o manuseio dos equipamentos para que haja garantia da preciso dos resultados obtidos.

14

6. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS BASTOS, Francisco de Assis A. Problemas de Mecnica dos Fluidos. Rio de

Janeiro: Guanabara Dois, 1983. 483p. FOX, R.W; MC DONALD, A.T. Introduo Mecnica dos Fluidos. Traduo:

R.N.N.Koury, G.A.Campolina Frana. 5. ed. Editora Livros Tcnicos e CientficosLTC: Rio de Janeiro, 2001. BRUNETTI, Franco - Mecnico dos Fluidos - 2005, SP.

15

Vous aimerez peut-être aussi