Vous êtes sur la page 1sur 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Componente de Fsica
2.2 Comunicao a longa distncia
A luz tem um comportamento dual. Comporta-se como um fluxo de partculas, os fotes, pacotes de energia quantizada, i.e., quanta, em que a energia transportada por uma radiao, ou seja, pelos fotes que a compem, directamente proporcional sua frequncia, E = h f , em que h a constante de Planck. Comporta-se como uma onda tambm dado que experimenta os fenmenos de reflexo, difuso, refraco e difraco, fenmenos de natureza ondulatria.

Ento, como podemos definir o que a luz? Podemos dizer que a luz a propagao de uma perturbao peridica de um campo elctrico e um campo magntico, transversalmente no espao, pois estes campos, para alm de serem perpendiculares entre si, so perpendiculares direco de propagao.

Fig. 1 Representao esquemtica de uma onda electromagntica

A velocidade de propagao da luz no vazio ronda os 3,0 108 m / s , valor aproximado tambm para a propagao no ar, mas em meios materiais esse valor menor.

2.2.1 Transmisso de informao A luz, como radiao electromagntica que , no necessita de suporte material para se propagar; por isso as ondas electromagnticas so utilizadas para a transmisso de informao a longas distncias. No ar, apresentam a vantagem de serem pouco absorvidas durante a sua propagao neste meio, ao contrrio de uma onda sonora em que, por mais intensa que seja a perturbao que a originou, uma parte da sua energia

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 1 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

vai sendo absorvida durante a propagao, correspondendo uma diminuio da sua intensidade. Foi o fsico escocs James Clerk Maxwell quem, em 1864, no seguimento dos trabalhos desenvolvidos por Ampere, Oested e Faraday, desenvolveu um conjunto de equaes que relacionam os campos elctricos e magnticos, o que est na base de todo o sistema de telecomunicaes, o que levou previso das ondas electromagnticas. Assim, cargas elctricas sujeitas a campos elctricos sofrem a aco de foras elctricas e condutores atravessados por corrente elctrica sujeitos a campos magnticos sofrem a aco de foras magnticas. Foi o fsico alemo Heinrich Hertz quem, cerca de vinte anos depois, comprovou a teoria de Maxwell, ao realizar uma experincia na qual criou artificialmente, e pela primeira vez, ondas de rdio, as chamadas ondas hertzianas, ficando tambm patente que estas ondas se propagavam no espao, podendo sofrer reflexo, refraco e difraco. Hertz determinou tambm a velocidade de propagao destas ondas, bem como o seu comprimento de onda. A figura seguinte esquematiza a montagem experimental levada a cabo por Hertz.

Fig. 2 Representao esquemtica da experincia de Hertz

Utilizando um gerador de alta tenso e uma bobina era possvel criar uma oscilao de cargas elctricas entre dois pares de esferas, de tamanhos diferentes, as quais emitiam ondas electromagnticas captadas por um ressoador, um anel metlico com uma pequena abertura regulvel. Com uma lupa observou, entre as pontas do ressoador, pequenas fascas. O ressoador funcionou como a primeira antena receptora e o seu excitador funcionou como a primeira antena emissora.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 2 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

A comunicao via rdio processa-se essencialmente sob a forma de rdio AM e rdio FM. A transmisso de um sinal, como um sinal udio monofnico, pode ser feita atravs da modulao de amplitude (AM) ou da modelao de frequncia (FM).

Modulao em amplitude Quando a informao transmitida a partir de uma estao de rdio AM, a imagem elctrica do som, obtida a partir de um microfone, usada para modular a amplitude da onda transportadora transmitida pela antena de emisso da estao. A banda AM do espectro electromagntico est colocada entre os 535 kHz e os
1605 kHz e as ondas transportadoras so espaadas de 10 kHz .

Fig. 3 Esquema da modulao de amplitude

Assim, uma estao de rdio AM utiliza a imagem elctrica do sinal sonoro para modular a amplitude da onda transportadora. Na extremidade do receptor aquela imagem retirada da onda transportadora e transformada de novo numa onda sonora por um altifalante.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 3 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Modulao de frequncia Quando a informao transmitida de uma estao de rdio FM, a imagem elctrica do sinal sonoro, obtida a partir de um microfone, usada para modular a frequncia da onda transportadora transmitida a partir da antena da estao de rdio. A banda FM do espectro electromagntico est compreendida entre os 88 MHz e os
108 MHz e as ondas transportadoras para estaes individuais so espaadas de 200 kHz , para um mximo de 100 estaes. Estas estaes FM possuem um desvio

mximo de 75 kHz da frequncia central, o que deixa margens de 25 kHz para cada lado para minimizar interferncias com bandas adjacentes. Esta separao de estaes muito mais larga do que o que se passa para as estaes AM, o que permite a transmisso numa mais vasta banda de frequncias para a emisso de msica em alta fidelidade, da que a largura de banda usada na rdio FM seja maior que a largura de banda usada na rdio AM. Permite tambm a utilizao de sub - ondas transportadoras o que torna possvel a transmisso de sinais em FM estreo.

Fig. 4 Esquema da modulao de frequncia

Assim, uma estao de rdio FM utiliza a imagem elctrica de um sinal sonoro para modelar a frequncia da onda transportadora. Na extremidade do receptor aquela imagem retirada da onda transportadora e traduzida de novo num sinal sonoro por um altifalante.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 4 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

A figura seguinte ilustra com mais detalhe este processo.

Fig. 5 Esquema mais detalhado da modulao de frequncia

A modificao da frequncia, que aqui est desproporcionada, proporcional amplitude do sinal. Uma onda transportadora de rdio FM de cerca de 100 MHz est limitada modelao de 0,1 MHz . Uma emisso normal de rdio estreo FM est compreendida, em termos de modelao, a 0,053 MHz . A comunicao via rdio processa-se essencialmente sob a forma de rdio AM e rdio FM. A transmisso de um sinal, como um sinal udio monofnico, pode ser feita atravs da modulao de amplitude (AM) ou da modulao de frequncia (FM).

Existem duas categorias de sinais: os analgicos, que so funes contnuas de uma grandeza fsica, e os digitais, funes discretas de uma grandeza fsica. Assim: Nos sinais analgicos a grandeza fsica analisada varia de uma forma contnua; Nos sinais digitais a grandeza fsica analisada assume uma srie de sequncias formadas por 0 e 1.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 5 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

2.2.2 Fenmenos ondulatrios Uma onda incidente, na superfcie de separao entre dois meios, transporta energia. Parte dessa energia , ou poder ser, absorvida, parte transmitida e parte reflectida, de acordo com a Lei da Conservao de Energia. Para representar esquematicamente estes fenmenos usual recorrer ao raio de onda, uma linha imaginria que perpendicular frente de onda que define a direco de propagao desta. O fenmeno de reflexo d-se quando um feixe luminoso, ao incidir na superfcie de separao entre dois meios, muda de direco, continuando a propagar-se no mesmo meio. A figura seguinte esquematiza a situao.

Fig. 6 Esquema representativo da reflexo regular

Nesta representao, N representa a normal no ponto de incidncia, i o raio incidente,


r o raio reflectido, o ngulo de incidncia (ngulo feito pelo raio incidente com a

normal ao ponto de incidncia) e o ngulo de reflexo (ngulo feito pelo raio reflectido com a normal ao ponto de incidncia). O esquema aqui representado respeita reflexo regular uma vez que a superfcie de separao entre os meios plana. As leis de Snell Descartes para a reflexo so: O raio incidente, o raio reflectido e a normal no ponto de incidncia esto contidos no mesmo plano; Os ngulos de incidncia e reflexo so iguais.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 6 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Se a superfcie de separao fosse irregular a reflexo dir-se-ia difusa, i.e., ocorreria uma difuso, e os raios incidentes seriam reflectidos em vrias direces. No esquecer que, devido ao facto do nosso planeta ter uma atmosfera os raios solares sofrem uma difuso devido presena das molculas constituintes da atmosfera. Quando um feixe luminoso passa, atravs de uma superfcie de separao, de um meio material para outro, meios esses ditos pticos, mas de refringncia diferente, a velocidade com que a luz se propaga varia, o que leva a uma mudana na sua direco de propagao. Este fenmeno designa-se por refraco. A figura seguinte ilustra a mudana de direco de um feixe luminoso quando este abandona um meio ptico 1, menos denso, i.e., menos refringente, passando, atravs da superfcie de separao, para um meio ptico 2, mais denso, i.e., mais refringente.

Fig. 7 Esquema representativo da refraco da luz quando esta passa de um meio menos refringente para outro mais refringente

No existindo absoro de radiao electromagntica, parte desta reflectida, verificando-se as leis supracitadas para a reflexo, e parte transmitida, i.e., sofre uma refraco, pois ocorre uma variao na direco de propagao, equivalente a uma variao na velocidade de propagao da radiao. Nesta representao, N representa a normal no ponto de incidncia, i o raio incidente,
r o raio reflectido, o ngulo de incidncia (ngulo feito pelo raio incidente com a

normal ao ponto de incidncia), o ngulo de reflexo (ngulo feito pelo raio

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 7 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

reflectido com a normal ao ponto de incidncia), R o raio refractado, ou refracto, e o ngulo de refraco (ngulo feito pelo raio refracto com a normal ao ponto de incidncia). Se o meio 2 mais denso que o meio 1, a radiao electromagntica propaga-se, no meio 2, com menor velocidade com que se propaga no meio 1 e da o desvio na direco de propagao aproximando o raio refracto da normal ao ponto de incidncia. Se o meio 2 fosse menos denso, ou seja, menos refringente, que o meio 1, a situao seria a ilustrada pela figura seguinte.

Fig. 8 Esquema representativo da refraco da luz quando esta passa de um meio mais refringente para outro menos refringente

Aqui, no meio 2, a velocidade de propagao da radiao electromagntica seria maior que a correspondente para o meio 1 e o desvio na direco de propagao afasta o raio refracto da normal ao ponto de incidncia. Em qualquer dos casos, as leis de Snell Descartes para a refraco so: O raio incidente, o raio refracto e a normal ao ponto de incidncia esto contidos no mesmo plano;
sen n = k , com k = 2 sen n1

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 8 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Assim, temos

sen n2 = , em que n2 o ndice de refraco do meio 2 e n1 o ndice sen n1 n2 d-nos o ndice n1

de refraco do meio 1, ou seja, n2 sen = n1 sen . O quociente de refraco do meio 2 relativamente ao meio 1, i.e., n2,1 .

Para um meio genrico, o ndice de refraco calculado como o quociente entre a velocidade da radiao electromagntica no vazio, c , i.e., 3,0 108 m / s , e a velocidade da mesma radiao no meio, v , tal que:
n= c v

Logo, a expresso n2 sen = n1 sen pode vir expressa como:


c c v sen sen = sen 1 = v2 v1 v2 sen

em que v1 a velocidade de propagao no meio 1 e v2 a velocidade de propagao no meio 2. De salientar que, como a velocidade de propagao da luz no ar praticamente igual velocidade de propagao da luz no vazio, o ndice de refraco do ar 1,00 .

Se considerarmos o meio 1 como o ar, temos

sen = n2 , dado que n1 = 1,00 . sen

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 9 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Numa situao experimental, recorrendo a um feixe laser e a um prisma de vidro, ou acrlico, acontece algo semelhante ao esquematizado na figura seguinte.

Fig. 9 Esquema representativo da refraco da luz quando esta passa de um meio menos refringente, como o ar, para outro mais refringente, como o vidro ou o acrlico, emergindo posteriormente de novo para o meio menos refringente, o ar de novo

Verifica-se que parte do feixe reflectido e parte transmitido atravs do prisma. Como o prisma mais denso que o ar o feixe refractado aproxima-se da normal ao ponto de incidncia, ocorre uma diminuio da velocidade dentro do prisma. Quando o feixe emerge do prisma, passando de novo para o ar, meio menos denso que o prisma, o feixe desviado novamente, afastando-se da normal ao ponto de incidncia, pois a velocidade passa a ser maior outra vez, tal que os feixes emergente e incidente so paralelos.

Vamos agora considerar a situao em que um feixe luminoso passa, atravs da superfcie de separao, de um meio mais denso, mais refringente, para um meio menos denso, menos refringente.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 10 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

A figura seguinte ilustra a situao referida.

Fig. 10 Esquema representativo da situao de determinao do ngulo crtico para um meio ptico

Como interpretar este esquema? simples. Um feixe luminoso incidente i , proveniente de um meio ptico 2, passa atravs da superfcie de separao para um meio ptico 1, menos denso, i.e., menos refringente. Parte do feixe reflectido, r , e parte transmitido, sofrendo refraco, R . Para a situao a cheio, , e so os ngulos de incidncia, reflexo e refraco, respectivamente, tal que, de acordo com as leis de Snell - Descartes, = e p . Se aumentar o ngulo de incidncia (aumenta o ngulo de reflexo, pois so iguais), aumenta tambm o ngulo de refraco, at que, numa situao limite, a tracejado, o ngulo de refraco igual a 90 . Nesta situao limite, ao ngulo de incidncia
chamamos ngulo limite, ou ngulo crtico, e representamo-lo por c .

Para um ngulo de incidncia superior ao ngulo crtico o feixe incidente totalmente reflectido, no ocorrendo refraco, e a este fenmeno chamamos reflexo
total.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 11 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

A figura seguinte ilustra a situao de reflexo total, i.e., a ausncia de refraco, ou seja, toda a radiao electromagntica incidente, com um ngulo, relativamente normal ao ponto de incidncia, superior ao ngulo crtico, ou limite, para esse meio ptico.

Fig. 11 Esquema representativo da situao de reflexo total

O que que isto implica?

Se aplicarmos as leis de Snell Descartes para a refraco, temos

sen n1 = . sen n2

No esquecer que, agora, o feixe passa do meio que tem o ndice de refraco maior,

n2 , para o meio que tem o ndice de refraco menor, n1 .


Assim, temos n2 sen = n1 sen . Se quisermos determinar qual o ngulo crtico para um dado meio ptico,
sen = sen 90 = 1 , e se o meio 1 for o ar n1 = 1,00 , ento:

n2 sen c = 1,00 sen c =

1,00 1,00 c = sen 1 n2 n2

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 12 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

O fenmeno da reflexo total est na patente no funcionamento de um dos suportes mais eficazes na transmisso de informao a longas distncias, obviamente recorrendo radiao electromagntica, que a fibra ptica, inventada pelo fsico indiano Narinder Singh Kampany. A fibra ptica um filamento, de vidro ou de materiais polimricos, com capacidade de transmitir luz, i.e., radiao electromagntica. Estes filamentos tm dimetros variveis, dependendo da aplicao, indo desde dimetros nfimos, da ordem dos micrmetros (mais finos que um fio de cabelo) at vrios milmetros, podendo ser agrupadas em cabos. O vidro o mais utilizado porque absorve em menor escala a radiao electromagntica. A transmisso da luz pela fibra segue um mesmo princpio, independentemente do material usado ou da aplicao: lanado um feixe de luz numa extremidade da fibra, e pelas caractersticas pticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra atravs de consecutivas reflexes. A fibra possui no mnimo duas camadas: o ncleo e o revestimento. No ncleo ocorre a transmisso da luz propriamente dita, embora o revestimento no seja menos importante. A transmisso da luz dentro da fibra possvel graas a uma diferena de ndice de refraco entre o revestimento e o ncleo, sendo que o ncleo possui sempre um ndice de refraco mais elevado, caracterstica que aliada ao ngulo de incidncia do feixe de luz, possibilita o fenmeno da reflexo total. A radiao electromagntica mais utilizada na transmisso de informao por fibra ptica a radiao infravermelha.

A figura seguinte ilustra o princpio de funcionamento de uma fibra ptica, base de vidro, e na qual os ngulos de incidncia da radiao electromagntica na superfcie de separao entre os meios so superiores ao ngulo crtico para o meio que constitui o ncleo da fibra.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 13 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Parte externa da fibra ptica, em vidro muito puro, com um ndice de refraco inferior ao ndice de refraco do material que constitui o ncleo

Luz reflectida totalmente, e sucessivamente, na superfcie de separao entre os diferentes materiais dos componentes da fibra ptica, devido diferena entre os ndices de refraco correspondentes. Parte central da fibra ptica, em vidro enriquecido em fsforo e germnio, com um ndice de refraco muito elevado
Fig. 12 Esquema representativo do princpio de funcionamento de uma fibra ptica

Um outro fenmeno caracteristicamente ondulatrio o fenmeno da difraco. A difraco um fenmeno no qual as ondas contornam obstculos com dimenses da ordem de grandeza do comprimento de onda das ondas supracitadas. tambm o fenmeno que ocorre quando ondas incidem num orifcio de dimenses da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda das ondas incidentes. Durante a difraco no h alterao do comprimento de onda das ondas incidentes pois o meio de propagao o mesmo. A figura seguinte ilustra o fenmeno da difraco de ondas incidentes no orifcio, ou fenda, existente num anteparo, vlido tanto para uma onda electromagntica como para uma onda mecnica.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 14 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

Anteparo com um orifcio, ou fenda, de tamanho da mesma ordem de grandeza do comprimento de onda da radiao electromagntica incidente

Radiao electromagntica difractada (frentes de onda circulares)

Radiao electromagntica incidente (frentes de onda plana)


Fig. 13 Esquema representativo do fenmeno de difraco

O que se pode concluir?

Como para existir difraco as dimenses da fenda ou do obstculo, no qual uma onda incide, tm de ser de igual ordem de grandeza do comprimento de onda da onda incidente: o som e as ondas electromagnticas de grande comprimento de onda (ondas de rdio) contornam com facilidade obstculos de grandes dimenses, propagando-se em todas as direces; as ondas electromagnticas de pequeno comprimento de onda (ondas de TV em UHF, ou microondas, ou outras de maior frequncia) praticamente no sofrem difraco, o que no implica que no sofram reflexo e/ou refraco por parte da atmosfera terrestre.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 15 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

2.2.3 Bandas de radiofrequncia

As ondas electromagnticas, das mais diversas frequncias, ao atravessarem a atmosfera terrestre podem sofrer reflexo, refraco, difraco ou absoro. Na tabela seguinte esto discriminadas as bandas de frequncia mais utilizadas nas comunicaes.
Banda de frequncias ELF (Extra Low Frequency) Utilizao

Comunicao com submarinos. Navegao e military. Navegao e estaes de rdio.

Frequncia extrabaixa (30 Hz 3 kHz)


VLF (Very Low Frequency)

Frequncia muito baixa (3 kHz 30 kHz)


LF (Low Frequency)

Frequncia baixa (30 kHz 300 kHz) Ondas longas


MF (Medium Frequency)

Estaes de rdio nacionais.

Frequncia mdia (300 kHz 3 MHz) Ondas mdias


HF (High Frequency)

Estaes de rdio e radiotelefone.

Frequncia alta (3 MHz 30 MHz) Ondas curtas


VHF (Very High Frequency)

Estaes de rdio em FM e estaes de televiso. Estaes de televiso, telefones celulares e controlo areo por radar. Telefones celulares, radar, satlites de comunicao e GPS. Estaes espaciais.

Frequncia muito alta (30 MHz 300 MHz)


UHF (Ultra High Frequency)

Frequncia ultra alta (300 MHz 3 GHz)


SHF (Super High Frequency)

Frequncia super alta (3 GHz 30 GHz) Microondas


EHF (Extra High Frequency)

Frequncia extra alta (30 GHz 300 GHz)

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 16 de 17

Disciplina de Fsica e Qumica A

11 ano de escolaridade

Componente de Fsica

As ondas rdio de baixas frequncias, grandes comprimentos de onda, as ondas mdias e longas, so as que melhor se difractam na atmosfera, contornando facilmente obstculos de grandes dimenses, e acompanham a curvatura terrestre, at alguns milhares de km , porque so pouco absorvidas pelo ar e so reflectidas pela estratosfera. As ondas rdio de elevadas frequncias, pequenos comprimentos de onda, as ondas curtas, sofrem mltiplas reflexes na ionosfera e na superfcie terrestre, propagando-se tambm a grandes distncias. As ondas electromagnticas com frequncia extra alta, como so as microondas, so pouco absorvidas e/ou reflectidas na atmosfera e, como praticamente no sofrem difraco, propagam-se em linha recta. Como podem atravessar a ionosfera so utilizadas nas comunicaes via satlite. Claro que esta no a nica razo. Porque a informao a transmitir mesmo muito elevada a largura de banda tem de ser elevada, o que implica ondas portadoras de elevada frequncia. (nota: no estamos no contexto de ionizao de tomos ou remoo electrnica!) A transmisso de informao tambm pode ser efectuada com recurso a radiao infravermelha, a qual tambm no sofre difraco, como o caso da utilizao dos

remotos dos mais diversos electrodomsticos, o que praticamente no levanta problemas


dado que os utilizadores esto normalmente em linha recta com os ditos, e para alm disso este tipo de radiao facilmente reflectida por tectos e paredes.

Paulo Jos Santos Carrio Portugal

Pgina 17 de 17

Vous aimerez peut-être aussi