Vous êtes sur la page 1sur 13

PR-REITORIA ACADMICA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO LEITURA I 2 Parte ANO: 2013 PERODO: 2/Matriz Curricular 2013 DISCIPLINA: FSICA

I (Mecnica)

Movimento do centro de massa A partir da definio de centro de massa temos a seguinte equao:

A variao dessas posies com o tempo calculada como:

de modo que a velocidade do centro de massa tem a forma:

A variao dessas velocidades com o tempo calculada como:

de modo que a acelerao do centro de massa tem a forma:

Cada termo da equao anterior refere-se a uma partcula especfica, e igual fora resultante que atua nessa partcula.

Mas a fora resultante que atua em uma partcula que faz parte desse sistema composta de duas partes: as foras externas a esse sistema que atuam em cada partcula e as foras internas de interao mtua entre as partculas.

Mas quando considerarmos a soma das foras internas estaremos incluindo pares de foras que se anulam, segundo a Terceira Lei de Newton por serem ao e reao. Por exemplo: iremos incluir as foras que a partcula 2 exerce na partcula 3 como tambm as foras que a partcula 3 exerce na partcula 2 . E essas foras de interao se anulam. Isso acontece com todos os pares de partculas que considerarmos. Assim a soma total das foras internas que atuam em um sistema de partculas nula, e desse modo:

Momento Linear

O momento linear de uma partcula expresso pela equao : = A taxa de variao no tempo do momento de uma partcula igual fora resultante que atua sobre a partcula e tem a mesma orientao que essa fora. Este enunciado como a segunda Lei de Newton foi originalmente descrito, ou seja, fora em termos de variao do momento: =

O Momento Linear de um Sistema de Partculas

Para um sistema composto de n partculas, o momento total uma grandeza vetorial que pode ser definida por:

ou ainda :

Para um sistema em que a massa constante :

desta forma,

Conservao do Momento Linear

Na anlise de um sistema quando este tomado de forma isolada o somatrio das foras externas nulo , logo:

Ou seja , o momento total de um sistema uma constante, sendo assim pode-se aplicar o conceito de momento linear para a anlise dos problemas , que envolvam colises por exemplo.

Colises e Impulso

Ponto de partida : Colises Simples

Se considerarmos a 2 Lei de Newton a um sistema constitudo unicamente de uma partcula e um alvo , pode ser observado que colises deste tipo apesar de durarem um timo produzem mudanas drsticas como a inverso do sentido do movimento , mesmo durante a coliso a fora F varia mudando o momento linear da partcula esta variao da fora pode ser descrita da seguinte forma a partir da 2 Lei de Newton :

A variao total do momento dada pela integrao da expresso anterior, entre um instante imediatamente antes da coliso e um instante imediatamente depois:

O lado esquerda da expresso fornece a variao do momento linear :

O lado direito fornece uma medida tanto da intensidade da fora quanto da durao e denominado impulso:

Logo a variao do momento aplicado a um corpo igual ao impulso:

O mdulo do impulso dado pode ser dado por: =

Colises e Energia Cintica A aplicao dos conceitos de conservao de momento linear tem ampla Na coliso de corpos e partculas a energia cintica pode ser completamente transformada em outro tipo de energia, isto por vezes traduzido como a destruio a energia cintica em outro caso extremo a energia cintica pode aumentar veremos a seguir , exemplos que ilustram o que foi exposto : 1- Coliso unidimensional de duas partculas de massa Se os dois corpos forem considerados como um sistema isolado, o momento linear total do sistema ter uma variao dada por:

No exemplo em que consideramos as partculas com massa anterior toma a seguinte forma:

e velocidades

a equao

Assim, se no houver foras externas, o momento linear total no varia durante o processo de coliso. Embora o momento linear total sempre conservado durante uma coliso, a energia cintica K pode ou no ser conservada. As colises podem ser classificadas conforme a conservao, ou no, da energia cintica. Se a energia cintica conservada, a coliso dita coliso elstica. Em caso contrrio, a coliso dita coliso inelstica. Colises entre corpos macroscpicos so geralmente inelsticas. Entretanto, muitas vezes, podem ser tratadas como se fossem aproximadamente elsticas. Quando os dois corpos permanecem juntos aps a coliso, a coliso dita coliso perfeitamente inelstica. A expresso "perfeitamente inelstica"no significa que toda energia cintica inicial se perde, mas sim que a perda a maior possvel e compatvel com a conservao do momento linear. De outra forma pode se assumir o seguinte com respeito a energia cintica para um sistema fechado : +Q = Em que energia cintica inicial do sistema e Q representa a parcela de energia devido a ao de foras no conservativas agindo sobre o sistema, a energia cintica final, logo : Se Q>0 , temos o caso especial coliso superelstica; Q=0 , coliso elstica; Q<0 , coliso inelstica.

Coliso Inelstica Se a coliso inelstica ento, por definio, a energia cintica no se conserva. A energia cintica final deve ser menor do que seu valor inicial e a diferena convertida, por exemplo, em calor ou em energia potencial de deformao. Tambm, a energia cintica final pode exceder a inicial, quando uma determinada energia potencial for liberada durante a coliso. Em qualquer caso, a conservao do momento linear e da energia total ainda sero mantida. Coliso perfeitamente inelstica Finalmente, seja o caso de uma coliso perfeitamente inelstica, onde os dois corpos permanecem juntos depois da coliso, com uma mesma velocidade final.

Coliso Elstica Neste caso alm da conservao do momento linear a energia cintica tambm conservada , logo :

Esta expresso pode ser simplificada como:

(a) E a equao do momento linear para o caso das duas partculas pode ser representada por : (b) Dividindo (a) por (b) e simplificando os termos obtm-se:

Problema Resolvido

Trs partculas esto inicialmente em repouso, cada uma destas partculas sofre a ao de uma fora devido a agentes fora do sistema em anlise. As orientaes das foras esto indicadas no grfico e os mdulos so = 6,0 N, = 12N e =14 N. Qual a acelerao do centro de massa do sistema e em que direo ele se move?

Resoluo A massa total do sistema M= 16kg, logo a 2 Lei de Newton pode ser aplicada ao sistema de partculas como segue:

Para a direo x, temos :

Para a direo y, temos:

Logo em mdulo a acelerao do centro de massa em mdulo ser dada por:

A direo dada pelo ngulo em relao ao semi eixo x positivo ser dado por :

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Problema Resolvido

Vous aimerez peut-être aussi