Vous êtes sur la page 1sur 4

FESP FACULDADE DE EDUCAO SUPERIOR DO PARAN DIREITO

ADRIANO AUGUSTO DA CRUZ MAT: 254548

CURITIBA OUTUBRO - 201

ADRIANO AUGUSTO DA CRUZ

Trabalho da Disciplina de Teoria de Direito II, do curso de Direito.

CURITIBA! NO"EMBRO 201

1 - Quais so as fontes formais estatais do direito? Segundo Maria Helena Diniz, integram as fontes formais estatais do Direito, a Legislao e a jurisprudncia. A primeira o conjunto das normas jur dicas produzidas pelo !stado, atra"s de seus "#rios meios, particularmente pelo $oder Legislati"o. A %uisprudncia a&arca a deciso irrecorr "el de um tri&unal, ou um conjunto de decis'es dos tri&unais ou a orientao (ue resulta de um conjunto de decis'es judiciais proferidas num mesmo sentido so&re uma dada matria e pro"eniente de tri&unais da mesma inst)ncia ou de uma inst)ncia superior como o S*% ou *S*.

2 - Quais so as fontes formais no estatais do direito? As fontes formais no estatais, so oriundas do pr+prio relacionamento entre os detentores de direitos, elas nascem enraizadas nestas reala'es sem a interferncia pronta da mo do !stado, como por e,emplo os costumes jur dicos, (ue esta&elecem regras sociais resultantes de da pratica do -a&itantes da sociedade de forma generalizada e prolongada, possuindo por isso mesmo elementos pr+prios. .utro e,emplo de fonte formal no estatal a Doutrina, esta oriunda do resultado acadmico dos jurisconsultos. / dela (ue so e,tra dos as "ertentes de interpretao das leis (ue tam&m se aplica aos tri&unais.

3 - Qual a influncia da jurisprudncia como fonte do direito? A jurisprudncia conflui na pratica, para e"itar (ue uma (uesto doutrin#ria fi(ue eternamente a&erta, ela acelera a soluo dos lit gios, reduzi os incon"enientes da

incerteza do Direito. $ermite tam&m as partes terem uma "iso mais clara da doutrina, o&ser"ando como teriam sido julgados casos an#logos, e"itando, em alguns casos, (ue no"as disputas sejam iniciadas. segurana nas rela'es jur dicas ! por isso ela traz mais

4 - Quais so os elementos do costume? .s elementos so &asicamente a capacidade de repetio, isto a const)ncia de determinada pr#tica em determinada comunidade, inserida no tempo e no espao. De forma (ue tal pr#tica imiscui0se nas entran-as desta referida socidade. .utro elemento o psicol+gico, isto , a aceitao da(uela sociedade como sendo estas regras oriunda da pr#tica de repetio necess#ria para o e(uil &rio de paz social entre os seus.

5 - Quais so as fontes materiais do direito? As fontes materiais so os fatores e circunst)ncias (ue delimitam a criao da norma, originando dispositi"os "#lidos e recon-ecidos, ou seja, todas as autoridades, pessoas, grupos e situa'es (ue influenciam a criao do direito em determinada sociedade. De modo, (ue estas fontes apontam as raz'es 1ltimas da e,istncia de determinadas normas jur dicas ou mesmo do pr+prio direito, sendo a &usca de tais causas mais filos+fica do (ue jur dica.

Vous aimerez peut-être aussi