Vous êtes sur la page 1sur 15

Crie uma mquina virtual do Ubuntu para navegar na web

Na mquina virtual do Linux, voc pode visitar qualquer site sem se preocupar com vrus e outras ameaas
Por Felipe Augusto Cavalcante em 07/Mai/2012

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/crie-maquina-virtual-doubuntu-navegar-na-web.html#ixzz1uK6XItoO Voc j deve ter ouvido falar que o sistema operacional Linux mais seguro do que o Windows. Mas dificilmente ouviu uma boa uma explicao para isso. De forma simplificada, isso ocorre por trs motivos bsicos:

Disciplina: os sistemas Linux normalmente exigem a criao de um usurio do tipo administrador, protegido por senha logo na instalao. S ele tem permisso para realizar instalaes e alteraes importantes no sistema; Comportamento: a boa prtica de segurana no Linux diz que no se deve usar a conta de Administrador para navegar na internet ou fazer outras tarefas cotidianas, mas apenas configurar o sistema. Esta dica tambm pode ser aplicada no Windows; Oportunidade: o sistema ainda no to atrativo para ataques comuns, pois o grande mercado composto por PCs com Windows. Por isso, o sistema da Microsoft mais atrativo tanto para a pesquisa de brechas quanto para a criao de keyloggers, trojans e outras pragas.

Acesse os sites sem se preocupar com vrus e outras ameas

Como aproveitar a segurana do Linux sem abandonar o Windows? H trs opes: 1. Instalar o sistema junto com o Windows no esquema de dual boot. Com ele, voc escolhe qual rodar no momento da inicializao do PC. O ponto negativo que a instalao um pouco difcil de ser revertida; 2. Usar o CD de uma distribuio Live, que inicia o Linux no PC sem precisar de instalao ou fazer alteraes no disco rgido. Desta forma, voc no pode guardar favoritos do navegador e outras informaes; 3. Usar uma mquina virtual. a opo mais simples. Na prtica, permite que voc use o Linux dentro do Windows, sem correr o risco de estragar algo nele, pois o sistema estar isolado na mquina virtual, sem acesso aos seus arquivos do PC real. Confira abaixo como ter uma mquina virtual Linux Ubuntu rodando no VirtualBox. Voc vai poder navegar sem correr o risco de prejudicar a segurana do PC ou a instalao do Windows.

O preparo da mquina virtual


1. Baixe e instale o VirtualBox. 2. Baixe a imagem do CD de instalao do Ubuntu. 3. Execute o VirtualBox e clique no boto "Novo".

4. Clique no boto "Prximo"

5. Digite o nome desejado para a mquina virtual. Ao digitiar "Linux Ubuntu", o VirtualBox seleciona automaticamente o sistema e a distribuio (Ubuntu) na lista. Depois, clique no boto "Prximo". Conforme imagem abaixo:

6. Selecione a memria para a mquina virtual. Dica: se o seu PC tem menos de 4 GB de memria, mantenha em 512. Seno, escolha 1024 MB (GB), assim a mquina virtual rodar melhor. Clique em "Prximo" para continuar.

7. Em "Disco Rgido Virtual", continue a instalao. Clique em "Prximo" e mantenha a opo VDI selecionada. 8. Em "Detalhes de armazenamento...", mantenha a opo "Dinamicamente Alocado". Assim, a mquina virtual ocupar o espao do HD medida que ela cresce - e no os 8 GB de uma s vez. 9. Mantenha a configurao comum em 8 GB. A quantidade mais do que o suficiente para navegar e ainda instalar alguns programas.

10. Confira a localizao da mquina virtual, em seu HD, e clique no boto "Criar" para finalizar.

Como instalar o Ubuntu na mquina virtual


1. No VirtualBox, selecione a mquina virtual e clique no boto "Iniciar". Clique no boto "Prximo" da janela "Bem-vindo ao assistente...".

2. Na janela "Selecione a Mdia...", clique no boto em formato de pasta.

3. Indique o local em que baixou o arquivo ISO do Linux. Selecione o arquivo e clique em "Abrir". Clique em "Prximo".

4. Clique no boto "Iniciar" para rodar a mquina virtual com a imagem de instao do Ubuntu. 5. Ao carregar o instalador, indique o idioma "Portugus do Brasil". Observe que existe a opo "Experimentar o Ubuntu" sem instalar (Live). Este tutorial prossegue com a instalao, pois, com ela, possvel guardar os favoritos do navegador e outras informaes na mquina virtual.

* Observe que tudo ocorre dentro de uma janela no prprio Windows. Um sistema operacional roda dentro do outro, como se fosse um programa. 6. Clique em "Instalar o Ubuntu". Caso deseje, selecione "Baixar atualizaes enquanto instala", assim voc no precisa se preocupar em atualizar logo aps a instalao. No exemplo, vamos seguir sem atualizar, clique em "Continuar".

7. Ateno: como a instalao ser feita em uma mquina virtual, mantenha a opo "Apagar disco e reinstalar Ubuntu" e clique em "Continuar". Se fizer isso sem uma mquina virtual, voc perder tudo o que tem no disco rgido, ou na partio selecionada.

8. Clique em "Instalar agora" e aguarde. Quando aparecer opo de fuso horrio, confirme e continue. Faa o mesmo com relao ao layout do teclado.

9. Configure o fuso horrio da mquina virtual e clique em "Continuar".

10. Quando solicitado, informe um nome de usurio e uma senha para o seu Ubuntu. Com estes dados, ser possvel fazer o login no sistema. Caso deseje, marque a opo "Iniciar sesso automaticamente". Assim, o login no ser necessrio para entrar no sistema.

11. Se quiser, aproveite a instalao e confera algumas dicas do Ubuntu. Para isto, clique na seta para direita.

12. Ao terminar a instalao, prossiga para reiniciar a mquina. No se assuste com a mensagem. Apenas aperte a tecla "Enter", para continuar. Observao: quem instalar o Ubuntu no prprio PC, precisa retirar o DVD antes de reiniciar.

13. Depois que reiniciar, coloque a senha de seu usurio para entrar no sistema. A conta de "Convidado", no armazena informaes no sistema.

14. Clique no cone do navegador Firefox, localizado no menu do lado esquerdo da tela. Voc pode navegar tranquilamente sem se preocupar com o PC.

Instalar o Flash Player para assistir aos vdeos


1. Quando aparecer um erro durante a reproduo de um vdeo online, clique no boto "Install Missing Plugins", no canto superior direito do navegador.

2. Selecione o "Adobe Flash Player" e clique em "Next".

3. Coloque a senha de seu usurio do sistema e aguarde at o trmino da instalao. Feche o Firefox para aplicar as alteraes.

4. Pronto. Agora s aproveitar os vdeos da internet e navegar tranquilamente em qualquer lugar que voc queira.

Dicas para detonar no Ubuntu

Crie snapshoots no VirtualBox com o sistema recm-instalado. Assim voc poder recuper-lo facilmente. Afinal, no existe sistema 100% seguro conectado internet. Para saber como criar o snapshoot, confira o tutorial referente ao Windows 8, que funciona com qualquer mquina virtual. Mantenha o Ubuntu atualizado. Assim voc evita problemas com o sistema e os programas adicionais, como o "Adobe Flash Player". O prprio sistema oferece as atualizaes - no se preocupe. Atualize tambm o seu Windows e o prprio VirtualBox. Privacidade para evitar rastros e histricos de navegador, acesse a conta de convidado do Ubuntu. Maquina virtual ficou lenta? Grave o CD do Ubuntu com um programa como CDBurnerXP , Alcohol 52% ou de sua preferncia. Depois, s reiniciar o PC com ele no drive e selecionar a opo "Experimentar o Ubuntu" no instalador.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br/materias/crie-maquina-virtual-doubuntu-navegar-na-web.html#ixzz1uK6MyiUK

Vous aimerez peut-être aussi