Vous êtes sur la page 1sur 56

GEOLOGIA ESTRUTURAL

Aulas 10 ESTRUTURAS PLANARES E LINEARES Prof. Eduardo Salamuni

ESTRUTURAS SECUNDRIAS FOLIAO E LINEAO


Introduo
Estruturas primrias foliares existem mas no so muito comum. Podem ocorrer em: Rochas gneas acamadadas pelo fluxo de lava Clivagem plano axial de em dobras de slumps, em rochas sedimentares Foliao diagentica em folhelhos Estruturas secundrias planares, representadas pelas foliaes (xistosidades e clivagens) e lineares representadas pelas lineaes minerais, de interseo e de eixos de dobras, ocorrem em rochas que foram submetidas a metamorfismo acima de graus incipientes. So geradas por falhas (incluindo-se zonas de cisalhamento) e dobras.

FOLIAES DEFINIES
Foliao o termo genrico que se aplica ao se referir a feies planares das rochas metamrficas e corresponde a vrios tipos de estruturas tais como: estruturas, Clivagens (de rocha): a separao da rocha em planos paralelos, nos quais no h cristalizao orientada de minerais Xistosidade: definida pela reorientao de minerais pr-existentes e/ou / cristalizao orientada de novos minerais, , especialmente p os micceos. Caracteriza-se por uma intensa anisotropia planar. Estrutura ou bandamento gnaissico: estrutura planar caracterizada por cristalizao orientada e segregao de minerais metamrficos individualizados a olho nu, em bandas definidas

CARACTERSTICAS DE ROCHAS FOLIADAS


O fabric e a mineralogia foram alterados sob stress para produzir clivagem li ou estruturas t t bandadas. b d d Estruturas bandadas consistem em alternncia de laminao entre o domnio das clivagens e o domnio dos micrlitos. micrlitos Os micrlitos possuem partes da rocha original em forma de lentes ou anastomosadas

Metassedimentos da Formao Capiru. Rio Brando do Sul (PR). Foto: E. Salamuni

MORFOLOGIA DAS FOLIAES espaamento trama dos micrlitons forma arranjo

Pedreira de ganisse, metagneas. Santo Antnio de Pdua (RJ). Foto. E. Salamuni

H alguns parmetros morfolgicos/texturais que podem caracterizar os tipos i principais i i i de d foliaes: f li Espaamento: a maior parte de rochas foliadas possui planos com espessuras variadas entre 1 cm e 0 0,1 1 mm mm. Trama dos micrlitons: necessrio determinar se a mesma retilnea ou lenticular (ou anastomosada). Isto pode caracterizar se de alvio ou de compresso. Forma: neste caso importante o grau de planaridade. A foliao pode ser lisa ou rugosa spera e estilolticas. estilolticas As foliaes rugosas so tpicas de psamitos deformados e as lisas de ardsias e filitos, enquanto q que q as estilolticas so bem observadas em rochas como o mrmore e a metamarga. Arranjo: descreve o padro das superfcies da foliao que podem ser planares, l sinuosos, i anastomosados t d ou trapezoidais t id i e tambm t b conjugados. Os trs ltimos descrevem padres conjugados, com arranjos j de foliaes q que possuem p ngulos g entre si (por (p exemplo, p , em xistos e filitos). Arranjos trapezoidais podem ser observados em mrmores e quartzitos.

CLASSIFICAO DE ROCHAS FOLIADAS

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Ardsia com foliao ardosiana e bandamento reliquiar

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Ardsia

Andrew J. Martinez/Photo Resrachers

Foliao metamrfica em mdio grau

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Filito (clivagem ardosiana)

Filito: Foliao metamrfica em mdio grau

Direo da tenso

S. Dobos

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Xisto

Biophoto Associates/Photo Researchers

Xisto em seo delgada (lmina)

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Q Quartzito i

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Quartzito em lmina (orientao incipiente do quartzo)

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Quartzito em lmina (orientao mediana do quartzo)

Q Quartzito i em lmina l i (orientao ( i bem b definida d fi id do d quartzo) )

Mrmore com clivagem de fratura. Foliao pouco visvel

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Mrmore em lmina

Fonte: Peter Copeland e William Dupr (Universidade de Houston)

Gnaisse (bandamento gnaissico)

Fonte: Gnaisses Rio de Janeiro. Foto: E. Salamuni

TIPOS DE CLIVAGENS
Clivagem de fraturas (ou clivagem disruptiva): marcada por um conjunto de microfraturas cujo espaamento milimtrico a centimtrico. No h gerao de minerais recristalizados. Clivagem ardosiana: foliao em metapelitos de granulao muito fina cujos planos so lisos ao tato e apresentam aspecto fosco fina, fosco. formada sob grau metamrfico muito baixo, porm com cristalizao de minerais placides (sericita).

Clivagem de crenulao: resulta da transposio de flancos de microondulaes ou micro-dobras micro dobras em rochas xistosas (ocorre em rochas metamrficas). As pequenas fatias de rocha so denominadas de micrlitos ( (ou microlitons) ) que q se movimentam uns em relaes aos outros. Por vezes difcil a distino entre a clivagem ardosiana e a xistosidade, principalmente no domnio dos filitos. Porm o xisto caracterizado por apresentar minerais micceos visveis a olho nu. Desenvolvimento de uma foliao: a rocha torna-se micro-ondulada, representando a crenulao, em estgios mais avanados os planos de cisalhamento tornam-se evidentes, caracterizando uma clivagem de crenulao.

TIPOS DE XISTOSIDADE
Foliao primria diagentica: trata-se de uma feio planar dada por elementos detrticos orientados orientados, tais como micas micas, normalmente por um fluxo aquoso ou movimento glaciognico

Fonte: Paschier e Trouw (1985). Formao Collio, Alpes (IT)

Xistosidade propriamente dita: refere-se orientao de minerais placides ou prismticos ou ainda ao arranjo agregado de minerais tabulares. Milonitizao: feio planar resultante do fluxo plstico (lamelar) produzido por cisalhamento no-coaxial e com metamorfismo mais energtico da rocha Foliao de transposio: gerada pelo re-ordenamento de uma feio estrutural de uma posio para outra. outra Pode ser formada por um cisalhamento simples, no-coaxial, inclusive com gerao de dobras intrafoliares, mediante projeo da deformao, podendo gerar, inclusive, dobras de estilos variados e crenulao. O bandamento e a xistosidade so deformados e rotacionados.

BANDAMENTO COMPOSICIONAL
caracterizado por faixas com diferentes composies mineralgicas ou texturais, geralmente paralelas entre si. Quando em rocha metamrfica pode ser chamado de bandamento tectnico, e pode corresponder ao acamamento reliquiar paralelo direo da foliao, segregao metamrfica, t fi migmatizao, i ti cisalhamento i lh t ou dissoluo di l por presso Um problema frequente nos trabalhos de campo em rochas meta-sedimentares a distino entre o bandamento composicional primrio, chamado de S0, e o bandamento secundrio chamado de Sn.
Metassedimentos da Formao Abap (PR). Foto: E. Salamuni

Segundo Trouw (1985), alguns critrios de separao so utilizados, tais como:

a. Bandamento primrio: as espessuras das bandas, umas em relao s outras pode ser varivel devido variao na composio, variao no tamanho dos gros; assimetria e principalmente presena de estruturas sedimentares. b Bandamento b. B d t secundrio d i : as bandas b d tm t espessuras montonas; t sua composio tem tendncia bi d l a textura bimodal; t t anastomosada; t d h simetria e ausncia de estruturas sedimentares di t

Mrmore da Formao Abap (PR). Foto: E. Salamuni

ORIGEM DA CLIVAGEM E DA XISTOSIDADE g de fratura: formada sob condies rpteis p em baixas Clivagem temperaturas (nvel estrutural superior). tpica de rochas resistentes. Clivagem de crenulao: associada deformao tardia de rochas que j possuem uma marcante clivagem ou xistosidade. Xistosidade: pode ser produzida diretamente a partir da clivagem ardosiana, em funo do aumento do tamanho dos gros, gerado pelo do incremento da temperatura e da presso. Trs processos fundamentais ocorrem para a formao da xistosidade:
recristalizao rotao interna achatamento contnuo

Os processos de xistosidade, por sua vez, ocorrem a partir dos seguintes mecanismos geolgicos
Rotao mecnica de gros tabulares ou alongados Dissoluo por presso D f Deformao cristalplstica i t l l ti Recristalizao dinmica Crescimento mimtico Crescimento em campo de tenses Crenulao

TEORIAS MECNICAS SOBRE A GERAO DA CLIVAGEM ARDOSIANA OU DA XISTOSIDADE Processo 1: cristalizao esttica dos minerais seguindo superfcies perpendiculares p p ao esforo mximo. Processo 2: Origem por meio do movimento paralelo ao plano mximo de cisalhamento (processo de milonitizao). Neste caso a foliao milontica desenvolve-se segundo o plano XY, oblquo ou sub-paralelo s bordas da zona de cisalhamento. Com o aumento da d deformao d f cisalhante lh a foliao f l se rotaciona, paralelizando-se com as bordas da zona de cisalhamento. Neste contexto os principais processos no desenvolvimento da foliao envolve interao rocha-gua: dissoluo por presso; dissoluo de face-livre do cristal e difuso em filmes.

CARACTERSTICAS PRINCIPAIS DAS FOLIAES Formas dos fabrics na foliao Fabric ou arranjo a estrutura produzida por um conjunto de formas ( bj t ) orientadas (objetos) i t d paralelamente l l t entre t si. i Um U importante i t t efeito f it da d deformao na maioria das rochas o alinhamento paralelo dos objetos deformados no corpo rochoso. Relaes entre estruturas planares e a estrutura maior A deformao responsvel pela gerao de uma foliao produz estruturas maiores tais como dobras, , zonas de cisalhamento e falhas.

RELAO ENTRE FOLIAO E ESTRUTURAS MAIORES H relaes geomtricas simples, entre foliaes e estruturas maiores, geradas pelo mesmo evento de deformao, como explicado abaixo: falhas de cavalgamento: a foliao geralmente concordante com o plano sub-horizontalizado da falha, e normalmente a textura anastomosada. anastomosada falhas transcorrentes: as foliaes so empinadas ou at verticalizadas no plano de falha. Sua textura pode ser anostomosada ou lenticular. zonas de cisalhamento: geram milonitos (ou filonitos), que d dependendo d d do d seu estiramento ti t e a quantidade tid d de d matriz t i so protomilonitos, milonitos ou ultramilonitos. Nas zonas de cisalhamento comum a ocorrncia de foliao ( (ou estrutura) ) S/C, / ,q que composta p por p dois planos de foliao: um principal, aproximadamente paralelo direo de movimento (plano S ou C), e um segundo que ocorre com uma obliqidade 30 em relao primeiro primeiro, sendo interrompido por este.

dobras: a foliao apresenta um arranjo simples em leque materializando a superfcie axial. representada por planos de xistosidade ou ento, clivagens de fratura. A foliao f li plano-axial l i l formada, f d na zona de d charneira, h i numa posio i aproximadamente paralela ao plano axial das dobras produzidas por um dado evento deformacional. deformacional Esta caracterstica importante na anlise estrutural de reas deformadas, , visto que q a foliao plano-axial p mostra q que a rea foi submetida a um regime dctil ou dctil-rptil, ligado a processos de recristalizao metamrfica.

Clivagens de fraturas plano-axiais em dobras suaves.

LINEAES INTRODUO
Lineao a poro linear de um plano de foliao, ou seja, o conjunto de estruturas lineares produzidas em uma rocha como resultado da deformao. Havendo duas superfcies planares que se intersectam haver exposio de lineaes. Caracteriza-se pelo sub-paralelismo ou paralelismo do alinhamento de elementos linerares elongados e podem ser observados desde a escala macroscpica at microscpica microscpica.

Devem possuir fabric penetrativo atravs de toda a rocha. As atitudes recebem valores em azimute e medem a direo (que variam de 0 a 360o) e o mergulho (tambm chamado de caimento, , que q varia de 0 a 90o) ). As lineaes so subdivididas nos seguintes g g grupos: p Lineaes primrias (L0) Secundrias ( (La) Lineaes Lineaes Secundrias (Lb)

TIPOS DE LINEAES PRIMRIAS L0 a. Lineao de particionamento Arranjo linear de gros de silte e areia , devido ao vento ou corrente de gua. b. Lava pahoehoe Lava em forma de corda, convexa na direo do fluxo.

TIPOS DE LINEAES SECUNDRIAS (La) a Objetos alongados a. um dos tipos mais comuns de lineao, e formado pelo alinhamento paralelo do eixo maior de objetos geolgicos deformados. b. Lineao de orientao mineral A orientao mineralgica, sem estiramento, gera alinhamentos mineralgicos e caracteriza uma lineao mineral. c. Lineao de estiramento mineral Minerais deformados e alongados paralelamente a uma direo geram alinhamentos indicando lineao.

Lineao mineral Quartzo ribbon Gnaisse-granito

Seo delgada de metassedimentos da Formao Capiru. Rio Branco do Sul (PR). Foto: E. Salamuni

Complexo Atuba, Ncleo Setuva Bocaiva do Sul Setuva. (PR). Foto: E. Salamuni

Lineao de estiramento mineral

Ortognaisses do embasamento da Bacia do Parnaba (TO). Foto: E. Salamuni

d. Estruturas E t t colunares l No caso das estruturas colunares, a interseo entre uma superfcie original e as colunas que fornece uma lineao. lineao e. Forma de rods achatados Termo usado para designar estruturas extremamente longas e lineares lineares.

f. Objetos geolgicos estirados Podem ser representados por seixos ou ento boudins isolados como os da foto abaixo (em reas com fsseis, os mesmos podem estar tambm estirados).

Boudin na Zona de Falha Paraiba do Sul, Rio de Janeiro (RJ). Foto: E. Salamuni.

g. Boudins e/ou Mullions Boudins cujos eixos X e Y tem, aproximadamente a mesma elongao. No caso de boudins so as necklines que caracterizam as lineaes, produzidas d id pela l extenso (ou ( distenso) di ) de d bandamento b d paralelo. l l Havendo contraste entre camadas, em uma deformao importante tais camadas sofrem um estrangulamento estrangulamento.

Ortognaisses na Zona de Falha Paraiba do Sul, Rio de Janeiro (RJ). Foto: E. Salamuni. Ver boundins bem caracterizados na foto.

h. Estruturas em lpis P Possuem escalas l pequenas, como de d um lpis l i e formam f clivagem li de d interseco e intensa fissilidade. Em estratos dobrados a estrutura em lpis esto orientadas sub-paralelamente aos eixos das dobras.

i. Steps p ( (comum em reas rupteis) p ) Produzidas pelo crescimento de minerais em descontinuidades de superfcies de deslizamento ou microrupturas no plano de falha em forma de degraus. degraus Indicam o sentido de movimento no espelho de falha. falha

Metagranito em Santo Antnio de Pdua (RJ). Foto: E. Salamuni. O plano de falha vertical indica um movimento transcorrente sinistral neste caso.

TIPOS DE LINEAES SECUNDRIAS (Lb) a. Eixos de dobras (diversas escalas)

b. Eixos paralelos de crenulao l Estruturas lineares produzidas pelo eixo de microdobras ou crenulao, que so geradas pelo dobramento de rochas p finamente laminadas.

Geometrias comuns em foliaes (em duas escalas de apresentao)

c. Interseco de planos Quando dois conjuntos de estruturas planares (duas foliaes ou duas clivagens de crenulao p. ex. ) se intersectam criada a lineao de interseo.

INDICAO DA DIREO E SENTIDO DE MOVIMENTO

Slickensides ou estrias de atrito: superfcies de falhas mostram marcadores


estriados produzidos pelo movimento e atrito entre os blocos falhados. Estrias devido deslocamentos flexurais tambm esto nesta categoria categoria.

Diabsio na Pedreira Central Curitiba (PR) Foto: E. Salamuni. O plano de falha vertical indica um movimento transcorrente destral neste caso.

Quando em zonas milonticas, lineaes minerais ou de estiramento mineral, paralelizar com as bordas da zonas de cisalhamento, , marcando tendem a se p a orientao do eixo X na deformao finita.

Indicao e movimento rotacional

Metagranito em pedreira de Santo Antnio de Pdua (RJ). Foto: E. Salamuni. A assimetria dos prfiroslastos indicam um movimento transcorrente destral neste caso.

FOLIAES E LINEAES EM RELAO AO ELIPSIDE DE DEFORMAO


Quase que invariavelmente as lineaes so resultantes de deformao aplicada sobre os vrios tipos de rochas. rochas Nas deformaes ou cisalhamento no-coaxial as lineaes so coincidentes com o eixo x do elipside de deformao. Nas deformaes coaxiais, que resultam em dobras, as lineaes equivalem ao eixo y das estruturas. Na deformao por cisalhamento, as rochas podem apresentar quatro padres de textura, que podem ser visualizados no diagrama de Flinn:

Tectonitos L: componentes fortemente alongados Tectonitos S: componentes fortemente achatados Tectonitos LS: alongamento mais pronunciado que achatamento Tectonitos SL: achatamento mais pronunciado que alongamento

Foliaes e Lineaes X Tectonitos

RELAES ENTRE A DEFORMAO E O METAMORFISMO As rochas metamrficas apresentam texturas que demonstram uma complexa interao entre a deformao e as foliaes (xistosidade e clivagem ardosiana), materializada pela cristalizao. O metamorfismo (temperatura e presso) e a cristalizao podem agir de forma independente Os eventos metamrficos, independente. metamrficos tal como os episdios deformacionais, podem ser divididos em vrias fases e episdios. A elevao das isotermas da crosta em funo de um episdio tectnico tectnico, cria condies para haver o metamorfismo regional. Cessado o evento tectnico as isotermas continuam elevadas no local, de tal sorte que as condies de temperatura para o metamorfismo continuam existindo, mesmo no existindo tenso tectnica no local. Desta forma um processo metamrfico pode iniciar concomitante um evento de cisalhamento de baixo ngulo ou de dobramento, por exemplo mas pode se estender no tempo geolgico. exemplo, geolgico Assim normal considerar o metamorfismo como sin a ps-tectnico.

A correlao cronolgica entre a cristalizao e a deformao consiste na interpretao de relaes temporais dentre os vrios aspectos da deformao (foliaes e lineaes) e dos aspectos da cristalizao (crescimento de novos minerais e recristalizao de minerais p preexistentes). ) Esta correlao, , que q pode p ser feita em nvel mesoscpico ou microscpico, depende da: a. Relao temporal entre os diferentes aspectos da deformao. b. Relao temporal entre a cristalizao de cada mineral e a evidncia de alguma deformao. c. Tempo relativo da cristalizao de cada mineral. Os estudos dos porfiroblastos como marcadores da relao entre o metamorfismo e a deformao pode dar timos resultados, no que diz respeito correlao entre estes dois processos processos.

Vous aimerez peut-être aussi