Vous êtes sur la page 1sur 3

Por que os mdicos cubanos so to queridos?

Exigiram a volta deste mdico cubano em Feira de Santana

Os mdicos brasileiros aprenderam uma coisa rapidamente com a chegada de seus colegas ou rivais, segundo a viso dominante entre eles cubano: so detestados. Exagerei? Ento vou colocar a coisa de forma mais branda: no so amados. Especificamente entre os brasileiros desvalidos, esta uma verdade doda que nem os mdicos brasileiros podem contestar sem enrubescer. O episdio de Feira Santana particularmente revelador. A fora do tema tanta que Feira de Santana, pela primeira vez em muitos anos, virou assunto nacional. Um mdico cubano teria escrito no papel uma dose errada para uma criana com febre. Na consulta em si, segundo a me da criana, o mdico explicou tudo com clareza e acerto. Algum teve acesso receita e a usou para denunciar o cubano. Ele foi afastado.

E isso gerou uma revolta entre as pessoas, as humildes pessoas, que tinham sido atendidas pelo cubano. A primeira da lista da revolta era a prpria me do garoto. Ela se mobilizou pela reintegrao do cubano. Em sua simplicidade, disse o que todos sabemos: os cubanos tratam seus pacientes com carinho e ateno, enquanto os brasileiros, retiradas como de hbito as excees, sequer os olham. De certa forma, os mal-amados mdicos brasileiros so vtimas. Eles foram e so educados num sistema mercantil em que a sade uma mercadoria com finalidades estritamente lucrativas. So fortemente influenciados por gigantescos laboratrios multinacionais que simplesmente quebrariam se a humanidade, subitamente, se tornasse saudvel. Por viverem da doena, os laboratrios estimulam os mdicos sempre convidados a bocas livres em hotis e cidades especiais a receitar remdios sempre. raro voc sair de uma consulta sobre um colesterol alto sem que o mdico indique medicamentos, em vez de uma vida mais saudvel com exerccios e uma dieta menos assassina. A internacionalmente aclamada medicina cubana tem outra viso da sade. Para os mdicos cubanos, a chave est na preveno. Tenha bons hbitos. Em Cuba, existe o chamado doutor comunitrio. Como um amigo, ele acompanha as pessoas de uma determinada regio. Uma vez por ano, o doutor comunitrio faz uma visita de surpresa ao paciente, em sua casa, para ver se seus hbitos esto de acordo com uma vida de sade. por isso que comum, em Cuba, voc ver idosos se exercitando na praia. O resultado que a expectativa de vida em Cuba, a despeito das limitaes econmicas impostas pelo durssimo embargo americano, uma das maiores do mundo. Alm de tudo, a medicina, em Cuba, conservou algo do sacerdcio e do idealismo que o imprio do dinheiro foi destruindo no Ocidente, includo o Brasil. A principal motivao de um candidato a mdico, no Brasil, a remunerao. uma das profisses mais bem pagas. Dentro dessa lgica pecuniria, o jovem mdico vai se estabelecer onde pode ganhar mais dinheiro: So Paulo, por exemplo. Por isso, e pela inao de tantos governos, milhes de desvalidos em cidades remotas ficaram ao longo dos tempos sem um nico mdico.

Ou, como no caso de Feira de Santana, com mdicos que gostariam de estar em outro lugar, com uma clientela disposta a pagar 400, 500, 600 reais por uma consulta. Os mdicos brasileiros, diante da chegada dos cubanos, tm agora duas alternativas. Uma ficar sabotando-os. a mais fcil. Outra , humildemente, aprender com eles. a mais sbia, tanto para os mdicos brasileiros como para a sociedade como um todo. A no ser que os mdicos brasileiros se reinventem, logo as pessoas e no estou falando apenas das desvalidas passaro a sonhar em ter um mdico cubano para cuidar delas.
Paulo Nogueira No DCM

Vous aimerez peut-être aussi