Vous êtes sur la page 1sur 13

A ESTRUTURA ATMICA DO TOMO DE CARBONO E DOS TOMOS MAIS COMUNS LIGADOS A ELE NAS MOLCULAS ORGNICAS.

TIPOS DE ORBITAIS E GEOMETRIA


Prof. Dr. Marcelo Moreira Britto O nmero de ligaes covalentes que um tomo pode formar conhecida como covalncia. Para quase todos os tomos, a presena de dois eltrons com spins opostos nos campos de atrao, entre dois ncleos, mais vantajoso, em termos de energia, que a presena de um nico eltron no campo de seu prprio ncleo. Pode ser visto, como exemplo, os tomos de oxignio e nitrognio, os quais podem se combinar com dois e trs tomos respectivamente, em virtude de possurem dois e trs eltrons desemparelhados respectivamente.
2 4 O 8 2s 2p 6

2p 2s

2s2 2p5 2s

2p

. :O .

..

+ 2 H.

:O
H

..

.. . N . + 3 H. .

..
H N H H

Quando possvel, em alguns casos o nmero de eltrons desemparelhados aumentado atravs da excitao do tomo, promovendo eltrons de orbitais menos energticos para orbitais mais energticos. Um exemplo pode ser ilustrado pelo tomo de carbono.
C
6

2s2 2p2 2s

2p

* C 6 2s1 2p 3 2s

2p

No exemplo acima, o carbono pode fazer quatro ligaes a partir dos quatro eltrons emparelhados obtidos. A excitao dos tomos a um novo estado de valncia requer energia. Entretanto eltrons s podem ser desemparelhados quando a energia consumida for compensada pela energia liberada pela formao de uma ligao qumica. Uma ligao covalente pode ser formada de duas formas: - Interao entre dois orbitais, cada qual com um eltron. - Interao entre dois orbitais sendo um com dois eltrons (doador) e o outro vazio (aceptor).

O ltimo caso pode ser ilustrado atravs da formao do on amnio (NH4+).

H N H H

..

H + H Este atomo est com o orbital s vazio


+

H N H H

O tomo central possui dois eltrons disponveis para ligao em um de seus orbitais de valncia.

O nitrognio possui um par de eltrons no ligantes em um orbital ao mesmo tempo que o H+ possui um orbital vazio (1s). Quando a molcula de NH3 se aproxima do on H+ o orbital com os eltrons no ligantes do nitrognio interage com o orbital vazio do on H+ formando uma ligao covalente. Em geral, a covalncia de um elemento caracterizada pelo nmero total de orbitais de valncia envolvidos na formao de ligaes covalentes. Os elementos apresentam suas covalncias mximas em acordo com a estrutura de suas camadas eletrnicas. Elementos do segundo perodo, por exemplo, possuem quatro orbitais de valncia disponveis ( 1 orbital s e 3 orbitais p), podendo formar, no mximo 4 ligaes covalentes ( oito eltrons no orbital de valncia). O nmero mximo de ligaes covalentes para os elementos do terceiro perodo 6, o que corresponde ao envolvimento de 1 orbital s, 3 orbitais p e 2 orbitais d para a formao das ligaes. O nmero mximo de ligaes para um elemento que possua orbitais d seria 9 ( 1 orbital s, 3 orbitais p e 5 orbitais d). A covalncia mxima para os elementos do bloco f seria ainda maior. A QUMICA DO TOMO DE CARBONO: Consideremos o tomo de carbono com a seguinte configurao eletrnica: 1s2, 2s2, 2p2. Distribuindo estes eltrons no diagrama de nveis de energia, teremos:

Estado fundamental

Energia 2s 1s

2p

Podemos observar que o tomo de carbono possui 4 orbitais de valncia ( 1orbital s e 3 orbitais p) situados no segundo nvel de energia. Possuindo 4 orbitais de valncia, o tomo de carbono poderia fazer no mximo 4 ligaes covalentes. Contudo, o tomo de carbono

possui apenas 2 eltrons desemparelhados, indicando com isto que este tomo poderia fazer apenas 2 ligaes covalentes simples. Sabemos que quando uma ligao covalente formada, h liberao de energia, estabilizando o sistema. Desta forma, quanto mais ligaes um tomo faz, mais energia liberada. Contudo sabemos que o nmero de ligaes que um tomo pode fazer depende muito da sua estrutura eletrnica. O tomo de carbono pode, contudo, transferir um de seus eltrons do orbital 2s para o orbital 2p vazio, visto que a diferena de energia entre estes dois orbitais pequena. Desta forma o tomo de carbono assume o seguinte estado eletrnico (excitado):

Energia
Estado excitado

2p 2s 1s

Neste estado eletrnico, o tomo de carbono pode agora fazer 4 ligaes covalentes, o que justifica o fato do carbono ser tetravalente. Desta forma, o carbono fazer 4 ligaes covalentes ligando-se a outros tomos da seguinte forma:

C 4 ligaes covalentes simples (4 ligaes sigma) (Ligado a 4 tomos)


C (ligado a 3 tomos) 3 ligaes covalentes sigma e 1 ligao covalente pi

C (ligado a 2 tomos)

2 ligaes covalentes sigma e 2 ligaes covalentes pi

C (ligado a 2 tomos)

2 ligaes covalentes sigma e 2 ligaes covalentes pi

CASO 1: OS ORBITAIS HBRIDOS sp3

C 4 ligaes covalentes simples (4 ligaes sigma) (Ligado a 4 tomos)


Neste caso, todos os orbitais de valncia utilizados pelo tomo so iguais, contudo podemos observar que os 4 orbitais de Valencia utilizados pelo carbono no so todos iguais (1 orbital s e 3 orbitais p). Desta forma, como estes orbitais possuem uma pequena diferena de energia (esto todos no mesmo nvel), o tomo combina 1 orbital s com os trs orbitais p, desta combinao resultam 4 novos orbitais do tipo sp3. Estes novos orbitais, denominados HIBRIDOS, possuem cada um 25% de carter s e 75% de carter p. Com energia intermediaria entre os orbitais s e p que se misturaram.

px py pz 2p s 2s s 2s

px py pz 2p

3 3 sp3 sp3 sp sp

quatro orbitais hibridos sp3formados (cada orbital contm cerca de 25% de carter s e 75 % de carter p)

combinao de um orbital s com trs orbitais p

Para minimizar a repulso entre estes orbitais, sendo todos iguais, cada orbital vai se posicionar na direo dos vrtices de um tetraedro, onde cada orbital far um ngulo de 109,5o com os demais orbitais, como na figura abaixo.

CASO 2: OS ORBITAIS HBRIDOS sp2

C (ligado a 3 tomos)

3 ligaes covalentes sigma e 1 ligao covalente pi

Neste caso, o tomo de carbono utiliza trs orbitais iguais. Como o tomo de carbono possui 4 orbitais de valncia (1orbital s e 3 orbitais p) ele faz a combinao de apenas 3 orbitais ou seja, 1 orbital s e 2 orbitais p. Desta combinao surgem 3 orbitais hbridos iguais do tipo sp2. Cada orbital sp2 possui 33,3% de carter s e 66,6% de carter p. Uma vez formados, para minimizar a repulso entre eles, o tomo de carbono os direciona de forma que cada orbital faz um ngulo de 120o com os outros dois (geometria trigonal plana). O orbital p que no se combinou com os outros permanece inalterado. Desta forma o tomo de carbono utiliza dois tipos diferentes de orbital para se ligar a outros tomos: orbitais hbridos sp2 (fazem as ligaes covalentes sigma) e um orbital p (faz a ligao pi)
pz px py pz sp2 sp2 sp2 2p s 2s s 2s 2p trs orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 33 % de carter s e 66 % de carter p)

px py pz

combinao de um orbital s com dois orbitais p

Observe como seriam os orbitais e a forma da molcula de eteno, onde os dois carbonos que compem a molcula utilizam orbitais do tipo sp2 :

H C C H

H H

Como os orbitais hbridos sp2 assumem a geometria trigonal plana, podemos observar que todos os tomos esto no mesmo plano fazendo as ligaes fortes sigma () e os orbitais p paralelos interagem entre si fazendo a ligao (pi), com nuvem de eltrons acima e abaixo do plano da molcula. CASO 3: OS ORBITAIS HBRIDOS sp

C (ligado a 2 tomos)

2 ligaes covalentes sigma e 2 ligaes covalentes pi

C (ligado a 2 tomos)

2 ligaes covalentes sigma e 2 ligaes covalentes pi

Nestes casos, o tomo de carbono que est ligado a 2 tomos, utiliza dois orbitais iguais. Como o tomo de carbono possui 4 orbitais de valncia (1orbital s e 3 orbitais p) ele faz a combinao de apenas 2 orbitais ou seja, 1 orbital s e 1 orbital p. Desta combinao surgem 2 orbitais hbridos iguais do tipo sp. Cada orbital sp possui 50% de carter s e 50% de carter p. Uma vez formados, para minimizar a repulso entre eles, o tomo de carbono os direciona de forma que cada orbital faz um ngulo de 180o um com o outro (geometria linear). Os 2 orbitais p que no se combinaram com os outros permanecem inalterados. Desta forma o tomo de carbono utiliza dois tipos diferentes de orbital para se ligar a outros

tomos: orbitais hbridos sp (fazem as ligaes covalentes sigma) e orbitais p (fazem as ligaes pi).
px py pz 2p s 2s s dois orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 50 % de carter s e 50 % de carter p) combinao de um orbital s com um orbital p 2s

px py pz 2p sp sp

py pz 2p

Observe como seriam os molcula de etino, onde os compem a molcula utilizam orbitais do tipo sp :

orbitais e a forma da dois carbonos que

Como os orbitais hbridos sp assumem a geometria linear, podemos observar que todos os tomos esto dispostos linearmente fazendo as ligaes fortes sigma () e os orbitais p paralelos interagem entre si fazendo a ligao (pi), com nuvem de eltrons acima e abaixo, na frente e atrs do plano da molcula. OBSERVAO IMPORTANTE: convm observar que quando o tomo possui pares de eltrons no ligantes (pares de eltrons que no esto envolvidos em ligao qumica) estes pares de eltrons tambm esto localizados em orbitais. Desta forma para sabermos que tipo de orbitais so utilizados pelo tomo em questo, devemos contar estes pares como se estivem ligados a algum tomo. No se esquea que este procedimento tomado apenas para se descobrir os tipos de orbitais utilizados. Exemplo: Observe a estrutura abaixo:

..
C

Apesar do tomo de carbono estar ligado a trs tomos, ele utiliza quatro orbitais iguais. O orbital que possui o par de eltrons no ligantes apesar de no estar ligado a outro tomo, semelhante aos outros trs. Desta forma, os orbitais utilizados pelo carbono nesta estrutura, so do tipo sp3.

OUTROS TOMOS COMUMENTE LIGADOS AO TOMO DE CARBONO NAS MOLCULAS ORGNICAS:


O TOMO DE OXIGNIO: Consideremos o tomo de oxignio com a seguinte configurao eletrnica: 1s2, 2s2, 2p4. Distribuindo estes eltrons no diagrama de nveis de energia, teremos:

px py pz s 2s s 1s 2p

O tomo de oxignio possui 4 orbitais de valncia situados no segundo nvel de energia (1 orbital s e 3 orbitais p). O oxignio possui apenas 2 eltrons desemparelhados fazendo apenas duas ligaes covalentes comuns. O tomo de oxignio pode se ligar ao carbono atravs de ligaes simples ou duplas, como mostrado abaixo:

..O..
C

.. O ..

.. O ..
O

Exemplos: H
H C O H H

O H C O H O O

Contudo, como o tomo de carbono, o oxignio no utiliza seus orbitais de valncia puros (s e p) para fazer ligaes. Da mesma forma que o carbono, o oxignio tambm utiliza orbitais hbridos para se ligar aos outros tomos nas molculas orgnicas. Vejamos quais so os tipos de orbitais utilizados pelo oxignio: OS ORBITAIS HBRIDOS sp3 UTILZADOS PELO OXIGNIO NAS MOLCULAS ORGNICAS: Nos exemplos abaixo o oxignio se liga a outros tomos utilizando apenas ligaes simples:

.. O ..

.. O ..

Desta forma, apesar de estar ligado a apenas 2 tomos, o oxignio utiliza 4 orbitais iguais visto que ele possui dois pares de eltrons no ligantes que tambm esto localizados em orbitais. Com isto, o oxignio que possui 4 orbitais de valncia ( 1 orbital s e 3 orbitais p), faz a combinao dos 4 orbitais ( 1s + 3p) obtendo 4 orbitais hbridos sp3 iguais em forma e energia. Estes orbitais esto orientados de acordo com os vrtices de um tetraedro, fazendo um ngulo de 109,5o um com o outro. Deste modo teremos: dois pares de eltrons situados em orbitais sp3 e dois orbitais disponveis para a formao de ligaes covalentes do tipo sigma (). O esquema abaixo ilustra o que foi dito acima:
px py pz px py pz 2p s 2s s combinao de um orbital s com trs orbitais p 1s 2p s 2s trs orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 25 % de carter s e 75 % de carter p)
3 3 sp3 sp3 sp sp

OS ORBITAIS HBRIDOS sp2 UTILIZADOS PELO OXIGNIO NAS MOLCULAS ORGNICAS: Nos exemplos abaixo o oxignio se liga a outros tomos utilizando ligaes duplas:

..O..
C

.. .. O .. N

Desta forma, apesar de estar ligado a apenas 1 tomo, o oxignio utiliza 3 orbitais iguais visto que ele possui dois pares de eltrons no ligantes que tambm esto localizados em orbitais. Com isto, o oxignio que possui 4 orbitais de valncia ( 1 orbital s e 3 orbitais p), faz a combinao de apenas 3 orbitais ( 1s + 2p) obtendo 3 orbitais hbridos sp2 iguais em forma e energia. Estes orbitais esto orientados de acordo com os vrtices de um triangulo eqiltero (trigonal plano) fazendo um ngulo de 120o um com o outro. Deste modo teremos: dois pares de eltrons no ligantes situados em orbitais sp2 e 1 orbital disponvel para a formao de ligao covalente do tipo sigma (). O orbital p que no se combinou aos demais ser utilizado para a formao da ligao (pi). O esquema abaixo ilustra o que foi dito acima:
px py pz 2p s 2s s 2s pz px py pz sp2 sp2 sp2 2p trs orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 33 % de carter s e 66 % de carter p) p

combinao de um orbital s com dois orbitais p

O TOMO DE NITROGNIO: Consideremos o tomo de nitrognio com a seguinte configurao eletrnica: 1s2, 2s2, 2p3. Distribuindo estes eltrons no diagrama de nveis de energia, teremos:

px py pz s 2s s 1s 2p

O tomo de nitrognio possui 4 orbitais de valncia situados no segundo nvel de energia (1 orbital s e 3 orbitais p). O nitrognio possui 3 eltrons desemparelhados fazendo 3 ligaes covalentes comuns. Contudo em alguns casos ele pode fazer tambm 4 ligaes (3 ligaes covalentes comuns e uma coordenada). O tomo de nitrognio pode se ligar ao carbono atravs de ligaes simples, duplas, ou triplas como mostrado abaixo:

:N

..

N C

H N C H

..

H N C C

..

C N C C

..

Exemplos:
H

:N

H C N C H H N

..

..

..

..
N H

Contudo, como o tomo de carbono, o nitrognio no utiliza seus orbitais de valncia puros (s e p) para fazer ligaes. Da mesma forma que o carbono, o nitrognio tambm utiliza orbitais hbridos para se ligar aos outros tomos nas molculas orgnicas. Vejamos quais so os tipos de orbitais utilizados pelo nitrognio: OS ORBITAIS HBRIDOS sp3 UTILIZADOS PELO NITROGNIO NAS MOLCULAS ORGNICAS:

Nos exemplos abaixo o nitrognio se liga a outros tomos utilizando apenas ligaes simples:

N ..

..

..
N

Desta forma, apesar de estar ligado a 3 tomos, o nitrognio utiliza 4 orbitais iguais visto que ele possui um par de eltrons no ligantes que tambm est localizado em um orbital. Com isto, o nitrognio que possui 4 orbitais de valncia ( 1 orbital s e 3 orbitais p), faz a combinao dos 4 orbitais ( 1s + 3p) obtendo 4 orbitais hbridos sp3 iguais em forma e energia. Estes orbitais esto orientados de acordo com os vrtices de um tetraedro, fazendo um ngulo de 109,5o um com o outro. Deste modo teremos: um par de eltrons situados em um orbital sp3 e trs orbitais sp3 disponveis para a formao de ligaes covalentes do tipo sigma (). O esquema abaixo ilustra o que foi dito acima:

px py pz 2p s 2s s 2s

px py pz 2p

3 3 sp3 sp3 sp sp

trs orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 25 % de carter s e 75 % de carter p)

combinao de um orbital s com trs orbitais p

OS ORBITAIS HBRIDOS sp2 UTILIZADOS PELO NITROGNIO NAS MOLCULAS ORGNICAS: Nos exemplos abaixo o nitrognio se liga a outros tomos utilizando ligaes duplas:

..

..
N

..

N C

N N

..

Apesar de estar ligado a 2 tomos, o nitrognio utiliza 3 orbitais iguais visto que ele possui um par de eltrons no ligantes que tambm esto localizados em orbital. Com isto, o nitrognio que possui 4 orbitais de valncia ( 1 orbital s e 3 orbitais p), faz a combinao de apenas 3 orbitais ( 1s + 2p) obtendo 3 orbitais hbridos sp2 iguais em forma e energia. Estes orbitais esto orientados de acordo com os vrtices de um triangulo eqiltero (trigonal plano) fazendo um ngulo de 120o um com o outro. Deste modo teremos: 1 par de eltrons no ligantes situados em 1 orbital sp2 e 2 orbitais disponveis para a formao de ligaes covalente do tipo sigma (). O orbital p que no se combinou aos demais ser utilizado para a formao da ligao (pi). O esquema a seguir ilustra o que foi dito acima:

px py pz 2p s 2s s 2s

pz px py pz sp2 sp2 sp2 2p trs orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 33 % de carter s e 66 % de carter p) p

combinao de um orbital s com dois orbitais p

OS ORBITAIS HBRIDOS sp UTILIZADOS PELO NITROGNIO NAS MOLCULAS ORGNICAS: Nos exemplos abaixo o nitrognio se liga a outros tomos utilizando ligaes triplas:

:N

Apesar de estar ligado a 1 tomo, o nitrognio utiliza 2 orbitais iguais visto que ele possui um par de eltrons no ligantes que tambm est localizado em orbital. Com isto, o nitrognio que possui 4 orbitais de valncia ( 1 orbital s e 3 orbitais p), faz a combinao de apenas 2 orbitais ( 1s + 1p) obtendo 2 orbitais hbridos sp iguais em forma e energia. Estes orbitais esto orientados linearmente, um oposto ao outro, formando um ngulo de 180o um com o outro. Deste modo teremos: 1 par de eltrons no ligantes situados em 1 orbital sp e orbital disponvel para a formao de ligao covalente do tipo sigma (). Os 2 orbitais p que no se combinaram aos demais sero utilizados para a formao das 2 ligaes (pi). O esquema a seguir ilustra o que foi dito acima:

px py pz 2p s 2s s

px py pz 2p sp sp

py pz p

dois orbitais hibridos sp formados (cada orbital contm cerca de 50 % de carter s e 50 % de carter p) combinao de um orbital s com um orbital p 2s

Vous aimerez peut-être aussi