Vous êtes sur la page 1sur 53

Dilogo Dirio de Segurana - D D S

Segurana do Trabalho O que ? um programa destinado a criar, desenvolver e manter atitudes prevencionistas na Empresa, atravs da conscientizao de todos os empregados. Onde? Tem corno foco principal a realizao de conversaes de segurana nas reas operacionais, possibilitando melhor integrao e o estabelecimento de um canal de comunicao gil, transparente e sincero entre hefias e !ubordinados. Quando? "iariamente, antes do inicio da #ornada de trabalho, com durao de $% a &$ minutos, com leitura de temas a'ui apresentados ou outros relativos a !egurana e (edicina do Trabalho. Quem? ) responsabilidade pela e*ecuo da ""! do +,der-!upervisor, registrando diariamente o tema da ""! com as assinaturas da e'uipe em impresso padro. Como? Em reunies com o grupo de trabalho, escolhendo um dos temas e fazendo a leitura em alta voz, procurando ser ob#etivo na e*planao, ou conversando sobre outro tema espec,fico.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S

QUASE ACIDENTES S O SINAIS DE A!E"TA


(uitos acidentes 'uase acontecem... !o a'ueles 'ue no provocam ferimentos apenas por'ue ningum se encontra numa posio de se machucar. .rovavelmente, se n/s tivssemos conhecimento dos fatos, descobrir,amos 'ue e*istem muito mais acidentes 'ue no causam ferimentos do 'ue a'ueles 'ue causam. 0oc1 dei*a alguma coisa pesada cair de suas mos e no acerta o pr/prio p. 2sto um acidente, mas sem grandes conse'31ncias ou mesmo um pe'ueno ferimento. 0oc1 sabe o 'ue geralmente faz com 'ue um 'uase acidente no se#a um acidente com ferimentos4 5eralmente uma frao de segundo ou uma frao de espao. .ense bem. (enos de um segundo ou um cent,metro separa voc1 ou uma pessoa de ser atropelado por um carro. Esta diferena apenas uma 'uesto de sorte4 6em sempre. !uponha 'ue voc1 este#a voltando para a casa 7 noite de carro e por pouco no tenha atropelado uma criana correndo atrs de uma bola na rua. 8oi apenas sorte voc1 ter conseguido frear no 9ltimo segundo a poucos cent,metros da criana4 6o. :m outro motorista talvez tivesse atropelado a criana. 6este e*emplo os seus refle*os podem ter sido mais rpido, ou talvez voc1 estivesse mais alerta ou mais cuidadoso. !eu carro pode ter freios melhores, melhores far/is ou melhores pneus. "e 'ual'uer maneira, no se trata de sorte, apenas o 'ue faz com 'ue um 'uase acidente no se torne um acidente real. ;uando acontece algo como no caso da criana 'uase atropelada, certamente, voc1 reduzir a

velocidade sempre 'ue passar novamente pelo mesmo local, voc1 sabe 'ue e*istem crianas brincando nos passeios e 'ue, de repente, elas podem correr para a rua. 6o trabalho um 'uase acidente deve servir como aviso da mesma maneira. ) condio 'ue 'uase causa um acidente pode facilmente provocar um acidente real da pr/*ima vez em 'ue voc1 no estiver to alerta ou 'uando seus refle*os no estiverem atuando to bem. Tome por e*emplo, uma mancha de /leo no cho. :ma pessoa passa, v1, d a volta e nada acontece. ) pr/*ima pessoa a passar pelo local no percebe o /leo derramado, escorrega e 'uase cai. !ai desconcertado e resmungando. ) terceira pessoa, infelizmente, ao passar, escorrega, perde o e'uil,brio e cai, batendo com a cabea em 'ual'uer lugar ou esfolando alguma parte do corpo. Tome um outro e*emplo. :m material mal empilhado se desfaz no momento 'ue algum passa por perto. .elo fato de no ter atingido esta pessoa, ela apenas se desfaz do susto e diz. <.u*a, essa passou por perto=> (as se a pilha cai em cima de algum 'ue no conseguiu ser mais rpido o bastante para sair do caminho e se machuca, faz?se um barulho enorme e investiga?se o acidente. ) concluso mais do 'ue /bvia. 6@! "E0E(A! E!T)B E( )+EBT) .)B) A ;:)!E ) 2"E6TE. )ssim evitamos ser pegos por acidentes reais. +embre?se 'ue os 'uase acidentes so sinais claros de 'ue algo est errado. E*emploC 6osso empilhamento de material pode estar mal feitoD a arrumao do nosso local de trabalho pode no estar boa. 0amos verificar nosso local de trabalho, a arrumao das ferramentas e ficar de olhos bem abertos para as pe'uenas coisas 'ue podem estar erradas. Belate e corri#a estas situaes. 0amos tratar os 'uase acidentes como se fossem um acidente grave, descobrindo suas causas fundamentais en'uanto temos chance, pois s/ assim conseguiremos fazer de nosso setor de trabalho um ambiente mais sadio.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


A""U#A$ O% !I#&E'A E O"DENA$ O S O (ONS )*(ITOS
Todos os empregados tem suas tarefas para fazer. As % ! ? senso de utilizao, ordenao, limpeza, asseio e disciplina ? fazem parte de nossas obrigaes. (as o 'ue isto afinal4 <)rrumao, limpeza, ordenao, asseio e disciplina> significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o cho limpo, sem papel, /leo derramado, gra*as nas paredes e assim por diante. E a'uele empilhamento de material corretamente, m'uinas de pe'ueno porte guardadas nos seus devidos lugares, chaves e ferramentas acomodadas nos lugares certos e limpos. ) boa arrumao significa ter livre acesso 'uando numa emerg1ncia de primeiros socorros e a e'uipamentos de combate a inc1ndio. !ignifica muitas coisas, mas a definio mais curta C <:( +:5)B ).BA.B2)"A .)B) )") A2!) E )") A2!) 6A !E: "E02"A +:5)B>. Todos os empregados podem a#udar no esforo de arrumao, fazendo o seguinteC - manter pisos, corredores e reas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessrios, delimitando os locais com fai*as, inclusive corredoresD - confinar res,duos em locais apropriadosD - guardar todos os e'uipamentos de proteo individual em locais ade'uados. 6ada indica mais uma rea desorganizada, desarrumada e su#a do 'ue os copos de papel, restos de lanches espalhados pelo cho, sobre a mesa, em bancadas de trabalho, em passarelas e assim por diante. A bom resultado da arrumao, ordenao, limpeza, asseio e disciplina, no obtida por mutires de limpeza. Ela o resultado de um esforo dirio. !e cada empregado arrumasse pelo menos uma coisa todos os dias, os resultados seriam surpreendentes. ) hora de fazer a limpeza toda hora.

:() A82 26) +2(.) :() A82 26) !E5:B) Todos nos # ouvimos alguma vez 'ue uma oficina limpa uma oficina segura. (as como podemos manter nossa oficina limpa e segura4 s/ uma 'uesto de um pouco de ateno com a arrumao, com cada um de n/s fazendo a sua parte. :ma fa*ina geral uma boa idia. Toda oficina ou mesmo nossa casa precisa de uma fa*ina geral ocasionalmente. Entretanto, a <arrumao, ordenao, limpeza, asseio e disciplina> mais 'ue isso. % ! significa limpeza e ordemC um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. !ignifica recolher e limpar tudo depois de cada tarefa. !e uma tarefa provocar muita desordem, tente manter a mesma a n,vel m,nimo, tomando um pouco mais de cuidado. +i*o e /leo incendiam?se facilmente. :m inc1ndio ruim para a Empresa e para n/s. !u#eira apenas material fora do lugar. A /leo 'ue derramou no cho tinha papel a cumprir na m'uina. A cho apenas mais uma fonte de risco. ubra o /leo derramado com material absorvente ou tente coletar 'uando houver possibilidade de derramamento para seu reaproveitamento. om isto voc1 poder evitar 'ue algum tenha um tombo. Abserve onde voc1 dei*a ferramentas ou materiais. 6unca os colo'ue num chassi de m'uina ou numa pea m/vel da m'uina. 6unca empilhe coisas em cima de armrios. Abserve os espaos sob as bancadas e escadas, no dei*ando refugos e entulhos. (antenha portas e corredores livres de obstruo para serem acessados em caso de emerg1ncia. A verdadeiro segredo de uma oficina limpa e segura nunca dei*ar para depois o trabalho de limpeza e arrumao, fazendo?o imediatamente en'uanto d pouco trabalho. 0 fazendo a limpeza e a coleta de coisas espalhadas 'uando concluir uma tarefa ou 'uando seu turno estiver terminando.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


NIN+U,# DESE-A CU!&A" NIN+U,#
Tentamos fazer um bom trabalho de verificao nas inspees de risco e seguimos as recomendaes 'ue saem destas inspees. Tentamos fazer um trabalho completo de investigao das causas de todos os acidentes. 6o fazemos isto para colocar algum na berlinda ou para culpar algum. 8azemos isto apenas por um motivoC evitar 'ue novos acidentes ocorram. .rovavelmente alguns de voc1s este#am pensandoC <6enhuma investigao impediu o acidente 'ue est sendo investigado>. !e isto 'ue voc1s esto pensando, voc1s esto completamente certos. .orm, boas investigaes, criteriosas, no tendenciosas podem a#udar em muito na preveno do pr/*imo acidente. Todos os acidentes so provocados ? eles no acontecem por acaso. !e descobrirmos a causa do acidente, podemos fazer alguma coisa para elimin?la e impedir 'ue outro acidente como a'uele acontea. (as se apenas dermos de ombros, se apenas dissermosC <8oi uma coisa desagradvel, 'ue podemos fazer4 Estas coisas acontecem. 8oi um azar>, ento podemos estar certos de 'ue outros acidentes como a'uele acontecero. ) maioria dos acidentes apresenta mais de uma causa. .or e*emplo, um homem perde o e'uil,brio e cai de uma escada. !e na investigao a concluso teve como causasC <o funcionrio no teve cuidado> ou <a proteo no estava no lugar>, estamos parando a investigao sem termos esgotados todas as possibilidades. .eguemos o caso novamente. A homem 'ue perdeu o e'uil,brio e caiu da escada. .ergunta?seC a escada estava com defeito4 E se estava por'ue ela estava sendo usada4 A homem sabia 'ue a escada estava em boas condies de uso e relatou isto4 !e no sabia, ele foi instru,do corretamente sobre como e o 'ue inspecionar numa escada, ou a escada estava em boas condies mas foi usada de matreira inade'uada4 Ela foi colocada num corredor onde uma pessoa poderia esbarrar4 !e foi, por'ue no havia uma pessoa no p da escada para manter as outras pessoas afastadas4 Ela deveria ter sido presa no topo4 Ela tinha o tamanho correto para o local4 Ela foi posicionada com o Fngulo certo em relao 7 parede, ou foi o pr/prio trabalhador 'ue fez algo inseguro4 Ele estava subindo com algum ob#eto pesado 'ue poderia ter sido iado por uma corda4 !e estava, foi dito a ele para usar uma corda4 Ele segurava ob#etos com as

mos soltas4 Ele tentou virar?se para descer a escada de costas para ela4 Ele tentou segurar algo 'ue foi #ogado para ele e perdeu o e'uil,brio4 Estas so, acredite ou no, apenas algumas perguntas 'ue podem ser feitas sobre um acidente muito simples. !e investigarmos a fundo em busca da causa ou causas fundamentais, ento estamos contribuindo para 'ue possa evitar outros acidentes dessa natureza. )cima de tudo a !egurana 'uer saber se foi totalmente uma 'uesto de falta de cuidado, ou se e*istiram outras condies 'ue contribu,ram para provocar o acidente. ) investigao de acidente 'ue se#a real, s/lida, consistente, profunda e 'ue atin#a todas circunstFncias 'ue envolve o acidente um dos melhores instrumentos 'ue precisamos dominar para trabalhar com segurana. Todos saem lucrando com a investigao neste departamento e lucram com as investigaes feitas em outras reas da Empresa. ) mesma coisa acontece com as inspees de segurana e os acompanhamentos das recomendaes de segurana Elas so realizadas para e preparadas para identificar ou eliminar as condies de risco. Todos os maus hbitos, todas as peas defeituosas dos e'uipamentos, todas as inconformidades devero ser relatados ao 5erente, antes 'ue algum se acidente. +embre?seC no estamos atrs da cabea de ningum. 6o estamos 'uerendo colocar ningum na berlinda. )penas 'ueremos impedir 'ue algum de n/s se machu'ue por um acidente.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


.IQUE ATENTO A /ID"O QUE("ADO
Becentemente uma mulher trabalhando num balco de supermercado teve sua rotina subitamente interrompida, 'uando uma garrafa de soda caiu e estourou perto dela, sendo atingida pelos cacos onde sofreu pe'uenos cortes. :m vendedor de uma lo#a de luminrias demonstrava aba#ur de loua, 'uando o cliente caiu acidentalmente sobre o aba#ur sofrendo cortes no punho. :m trabalhador de manuteno foi atingido no olho por um caco de vidro 'uando uma #anela de vidro caiu. ) lista de feridos poderia continuar, passando pelo caso de uma pessoa 'ue tromba com uma porta de vidro at a 'ueda de um copo de vidro no banheiro. .orm, a hist/ria da segurana no termina com ferimentos. )lgum tem 'ue limpar o vidro 'uebrado e esta tarefa e*ige o maior cuidado. As ferimentos causados ao recolher os cacos de vidro, ou por no recolh1?los, no costumam virar <manchete de #ornal>, mas fazem seus estragos com fre'31ncia atravs de cortes, ferimentos atingindo pe'uenas artrias e posteriores infeces. Tome cuidado 'uando lidar com cacos de vidro. !e voc1 se cortar bus'ue os primeiros socorros imediatamente. 5arrafas ou copos 'uebrados nunca devem ser depositados diretamente no li*o. )condicione os cacos numa folha de #ornal ou outro papel resistente e se poss,vel rotular com o dizer <contm vidro 'uebrado>. !e estiver trabalhando com ma'uinrio, desligue?o antes de comear a remoo do mesmo. As trabalhadores 'ue forem regularmente e*postos a riscos de vidro 'uebrado, devem usar o e'uipamento de proteo individual apropriado. Este e'uipamento constitu,do de /culos de segurana, luvas ou mscaras, dependendo do tipo de trabalho. )s luvas e protetores de braos, assim como a bota de segurana so necessrias. Acasionalmente, n/s mesmos 'uebramos um copo de vidro ou ob#eto de vidro. 6este caso os cacos podem ser coletados usando?se um pedao de papelo. )s part,culas menores podem ser recolhidas com folhas absorventes umedecidas, 'ue devem ser enroladas e marcadas como tendo vidro 'uebrado. 6unca use toalhas ou guardanapos de tecido para coletar as part,culas de vidro. A uso de uma pazinha de li*o, de uma vassoura ou rodo de borracha tambm um mtodo seguro para lidar com esta situao. )s pessoas 'ue trabalham com vidro devem ser alertadas constantemente 'uanto a 'uebra, mal empilhamento e cai*as defeituosas. :m ferimento srio pode ocorrer se voc1 cair ou esbarrar numa cai*a ou prateleira onde o vidro 'uebrado possa ter sido dei*ado.

)lgum dia voc1 pode lidar ou tentar abrir recipientes de vidro 'ue podem 'uebrar. 6este caso prote#a suas mos com toalhas grossas. !e houver suspeita de vidro 'uebrado num local contendo gua, primeiramente faa a drenagem da gua do local para posterior remoo do vidro. !eria virtualmente imposs,vel cobrir todos os casos em 'ue voc1 pode defrontar com o problema do vidro 'uebrado +embre?se, porm, de 'ue o vidro 'uebrado deve ser coletado e descartado imediatamente e de uma maneira 'ue se#a segura para voc1, sua fam,lia e para os outros.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"E&A"A$ O DE *"EAS SE+U"AS DE T"A(A!)O
E imposs,vel eliminar todos os riscos 7 nossa volta. A melhor 'ue podemos fazer eliminar alguns e minimizar o m*imo poss,vel outros. :ma pessoa 'ue tenha 'ue dirigir em estradas asfaltadas e escorregadias em dias chuvosos, no pode eliminar os riscos devidos 7 trao deficiente ou a m visibilidade, mas pode minimiz?los. Em primeiro lugar no deve usar pneus lisos, deve verificar se os limpadores de pra?brisa esto funcionando bem e outros acess/rios para uma eficaz operao. ;uando chegar 7 estrada, a pessoa dever ser cautelosa, procurando uma velocidade compat,vel com a'uelas condies de trfego. Ela abai*ar as #anelas fre'3entemente para diminuir o embaamento. "ever manter a distFncia maior de outros ve,culos. 6o geral, a pessoa dever intensificar suas tticas de direo defensiva, esperando pelo pior, mas sempre procurando dar o melhor de si para 'ue no ocorra acidentes. A 'ue tudo isto tem a ver com a preparao de reas seguras de trabalho4 Tem tudo a ver. e*atamente isto 'ue a preparao de reas de trabalho, ou se#a, a eliminao ou minimizao dos riscos. 6a verdade o programa inteiro de preveno de acidentes apenas isto. Eis a'ui um outro e*emplo comumC :ma escada numa resid1ncia de dois andares essencial, por razes /bvias. (uitas pessoas morrem ou ficam feridas todos os anos em acidentes em escadas. 6aturalmente a escada no pode ser eliminada, mas os riscos podem ser minimizados. .ara tanto providenciamos corrimo na altura recomendada, pisos aderentes, inclinao, 'uantidade de degrau recomendado, espaamento entre degraus e altura dos degraus dentro das normas e iluminao apropriada. )lm disto, devemos treinar as crianas para usar escadas com segurana, subir e descer um degrau de cada vez, usar o corrimo e no correr. )gora esta escada pode ser usada com segurana relativa. !uas condies de riscos foram minimizadas e a conscientizao atravs do treinamento apropriado 7s crianas deve eliminar os atos inseguros. 0e#amos como estes princ,pios se aplicam em nosso trabalho. !uponha 'ue temos um pro#eto 'ue e*i#a de n/s reparos em instalaes subterrFneas num cruzamento de rua movimentado. ) 'uebra do asfalto e a abertura de um buraco certamente apresentam muitos riscos 'ue no podem ser eliminados. (esmo 'ue se#a um trabalho de emerg1ncia, ele deve ser plane#ado e avaliado antes de ser iniciado. Todos os membros da e'uipe de trabalho so responsveis pela identificao e anlise dos riscos inerentes 7'uela atividade. Todos devem ser protegidos o m*imo poss,vel como o p9blico e*terno, as propriedades p9blicas, os vizinhos e cada membro da e'uipe. omo nosso trabalho ir interferir no trfego de ve,culos e pedestres, temos de iniciar definindo nossa rea de trabalho. As motoristas devem ser alertados antecipadamente de 'ue h um grupo de pessoas e*ecutando um trabalho 7 frente. omo no podemos eliminar os riscos do trfego, o melhor 'ue podemos fazer torn?lo mais lento. Beduzir a velocidade cont,nua dos ve,culos no apenas permite a continuidade do trabalho e melhora a segurana, como tambm melhora as boas relaes com os vizinhos. )p/s estabelecermos um padro seguro para o trfego, ap/s termos criado proteo aos pedestres na'uele local, ainda assim teremos de lidar com os riscos envolvidos na tarefa. (uitos dos riscos com os 'uais defrontamos podem ser eliminados, outros podem ser minimizados. ) utilizao de e'uipamentos como o capacete, luvas, /culos de segurana, protetores faciais, mscaras, enfim, a'ueles e'uipamentos dimensionados pela segurana como importantes para sua proteo, eliminaro os outros riscos nesta atividade.

.orm, todo o aparato de proteo e*istente no impedir atos inseguros da'ueles 'ue 'uerem desafiar a pr/pria segurana. ada um de n/s responsvel por seu pr/prio desempenho na segurana do trabalho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


ESTE-A A!E"TA AOS "ISCOS CO# (ATE"IAS
)s baterias comuns de autom/veis parecem inofensivas. 2sso pode representar o maior perigo, por'ue muitas pessoas 'ue trabalham com elas ou pr/*ima delas parecem desatentas em relao a seus riscos em potencial. A resultado o crescente n9mero de acidentes no trabalho relacionados com o mal uso ou abuso das baterias. (uitos dos acidentes podem ser evitados se respeitarmos os principais riscos da bateria. ? A elemento eletrol,tico nas clulas das baterias o cido sulf9rico dilu,do, 'ue pode 'ueimar a pele e os olhos. (esmo a borra 'ue se forma devido o derrame do cido pre#udicial a pele e os olhosD ? ;uando uma bateria est carregada, o hidrog1nio pode se acumular no espao vazio pr/*imo da tampa de cada clula e, a meios 'ue o gs possa escapar, uma centelha pode inflamar o gs aprisionado e e*plodir. A controle desses riscos bastante simples. ;uando voc1 estiver trabalhando pr/*imo a baterias, use as ferramentas metlicas com muito cuidado. :ma centelha provocada pelo aterramento acidental da ferramenta, pode inflamar o hidrog1nio da bateria. .or este mesmo motivo nunca fume ou acenda f/sforos pr/*imos a baterias. )o abastecer a bateria com cido, no encha com e*cesso ou derrame. !e houver o derrame, limpe?o imediatamente, tomando cuidado para proteger os olhos e a pele. A p/ formado pelo ac9mulo de massa seca, pode facilmente penetrar nos seus olhos. .ortanto prote#a?os com /culos de segurana. A abuso da bateria pode eventualmente causar vazamentos de cidos e vazamentos de hidrog1nio 'ue encurtam sua vida e 'ue podem ser perigosos para 'ual'uer um 'ue este#a trabalhando pr/*imo. A recarregamento da bateria provoca o ac9mulo de hidrog1nio, 'ue altamente inflamvel. )ssim, faa o recarregamento ao ar livre ou num local bem ventilado, com as tampas removidas. .rimeiro ligue os conectores tipo #acar do carregador nos p/los e posteriormente ligue o carregador na tomada de alimentao. ;ual'uer fonte de centelhas durante a recarga pode causar uma e*ploso. 8i'ue atento especialmente em relao ao centelhamento 'uando se tentar #umpear uma bateria descarregada. Estas pontes GjumpersH podem provocar um arco voltaico e centelhas 'ue podem inflamar o hidrog1nio. 6unca ligue cabos pontes dos terminais positivos aos terminais negativos. )o fazer isto, os componentes eltricos sero 'ueimados se for feita uma tentativa de dar partida no ve,culo. 6unca ligue os terminais da bateria com cabos pontes en'uanto o motor estiver funcionando. ) colocao dos terminais em curto pode criar centelhas 'ue podem inflamar o hidrog1nio criado pelo carregamento. 8inalmente, nunca verifi'ue uma bateria colocando?a em curto com uma chave de fendas ou 'ual'uer metal. )s centelhas podem inflamar o hidrog1nio na bateria.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


!U("I.ICA$ O E "E&A"OS
6o e*iste m'uina 'ue no precise ser lubrificada de vez em 'uando. (uitas m'uinas precisam de uma limpeza regularmente e todas as m'uinas, de vez em 'uando, precisam de reparos ou a#ustes. )lgumas vezes, achamos 'ue podemos lubrificar, limpar ou a#ustar uma m'uina em funcionamento. .orm uma m'uina ligada pode cortar, esmagar, ferir ou matar. .or isso importante desligar a m'uina antes de iniciar 'ual'uer trabalho. As minutos a mais 'ue voc1 ganharia na produtividade com a m'uina funcionando, no vale o risco 'ue voc1 assume, por se colocar pr/*imo a engrenagens, correias e dentes 'ue no esto protegidos. :m ferimento 'ue e*ige atendimento no ambulat/rio, consumir mais tempo do 'ue a'uele ganho por manter a m'uina em funcionamento. :m ferimento 'ue leve um funcionrio a um hospital custar muito para ele mesmo e para a Empresa muitas vezes mais o 'ue voc1 poderia ganhar numa vida inteira com pe'uenas paradas. .orm, no suficiente voc1 apenas desligar a m'uina antes de comear o trabalho. !e voc1 precisar fazer 'ual'uer trabalho 'ue colo'ue parte do seu corpo pr/*imo a peas m/veis ou de peas energizadas, sua segurana e*ige 'ue voc1 tome alguns cuidados especiais para assegurar o movimento repentino e ou re?ligamento acidental. )lgumas m'uinas e circuitos possuem dispositivos especiais. !e sua m'uina no os possui, tenha em mente os seguintes pontosC ? Tome as medidas especiais para manter a m'uina desligada 'uando voc1 estiver trabalhando nela. olo'ue uma eti'ueta de advert1ncia na chave ou comando. !e necessrio mantenha um empregado pr/*imo a chave a fim de manter outras pessoas afastadas. Bemova um fus,vel 'ue desligue completamente o circuito ou alerte a'ueles 'ue este#am pr/*imos ou 'ue possam se apro*imar do 'ue voc1 est para fazerD ? 6unca dei*e chaves ou outras ferramentas sobre urna m'uina, em 'ue uma partida s9bita possa arremess?lasD ? !e seu trabalho e*igir 'ue voc1 permanea dentro ou perto de um corredor ou passagem por onde caminhes entram, colo'ue uma placa de advert1ncia ou barricada, ou colo'ue algum para alertar os motoristas sobre sua presena na'uele localD ? 6unca ligue 'ual'uer m'uina ou circuito eltrico, a menos 'ue voc1 este#a absolutamente certo de 'ue nenhum outro empregado est trabalhando nela. 6unca opere 'ual'uer m'uina a menos 'ue voc1 este#a autorizado para oper?laD ? 6unca lubrifi'ue, a#uste ou repare uma m'uina, a menos 'ue voc1 este#a autorizado a fazer este trabalho em particular. (uitos destes trabalhos devem ser feitos por pessoal de manuteno especialmente treinado para a tarefa.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


ACIDENTES &ODE# ACONTECE" E# QUA!QUE" !U+A"
& ? ... em casa I ? no tra#eto de ida para o trabalho... J ? no trabalho... K ? num par'ue de diverses... % ? 0oc1 trabalha no escrit/rio. um lugar seguro, certo4 Errado. 6o necessariamente, acidentes podem acontecer a 'ual'uer pessoa em 'ual'uer lugar a 'ual'uer momento, principalmente 7'uelas e*postas a uma condio insegura. )bai*o esto relacionados acidentes reais 'ue provocaram ferimentos e tomaram tempo de empregados de escrit/rio, pessoas como voc1 e eu. ? :m empregado de escrit/rio estava voltando do almoo e ao subir as escadas de acesso escorregou e caiu. As degraus estavam molhados. ? :ma estagiria 'ueimou seu brao es'uerdo e parte da perna es'uerda 'uando estava desligando uma cafeteira. ? :m ar'uivista apanhou um #eito nas costas 'uando um companheiro caiu sobre elas tentando pegar alguns cartes numa gaveta de ar'uivo. ? :ma empregada de escrit/rio tropeou num fio telefLnico e*posto e caiu ao solo tendo fraturas. ? :ma secretria pu*ou uma cadeira 'ue continha um prego e*posto tendo em seu dedo um corte. ? :m empregado dos setor de servios gerais teve seu dedo indicador da mo direita dilacerado por uma guilhotina da *ero*. ? :m empregado estava tentando abrir uma #anela do escrit/rio. Ele empurrava contra o vidro 'uando o mesmo 'uebrou, sofrendo cortes m9ltiplos nos punhos. ? :ma recepcionista escorregou num salo de refeies 'ue havia sido encerado recentemente e caiu, causando dores na coluna vertebral. ? :m empregado estava correndo para um estacionamento da Empresa na Fnsia de apanhar o Lnibus e ir embora, escorregou?se sofrendo fratura do brao es'uerdo. ? :m empregado dei*ou um copo de caf sobre sua mesa. ;uando virou?se para peg?lo no viu 'ue havia uma abelha dentro da *,cara. ) abelha ferrou seu lbio superior. ? :m empregado correndo no ptio ap/s o almoo para chegar primeiro e ler o #ornal, escorregou?se num paralelep,pedo sofrendo fraturas no tornozelo es'uerdo. ? :ma secretria ao sentar?se numa velha cadeira, a mesma no suportou o peso devido suas estruturas apodrecidas e desmanchou. ) funcionria teve ferimentos e lu*aes. ? :m funcionrio 'uebrou seu #oelho ao trombar numa gaveta dei*ada aberta por seus colegas. ? ) fa*ineira de idade avanada teve uma parada card,aca em funo de um cho'ue eltrico na fiao da enceradeira, 'ue por algum tempo estava com os cabos e*postos. .oder,amos enumerar centenas ou milhares de e*emplos de acidentes 'ue voc1s mesmos tem conhecimento no nosso dia?a?dia, se#a ele no lar, na rua, no trabalho. +embre?se 'ue 'ual'uer destes acidentes poderia ter acontecido com algum de n/s. )ssim se voc1 ver algum agindo de maneira insegura ou observar uma condio insegura, fale com a pessoa sobre isto ou procure eliminar esta condio insegura. !egurana responsabilidade de todos. <) )ME A( A! ) 2"E6TE!=>

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


I+NI$ O ES&ONT0NEA
0oc1 # viu um pintor recolher trapos ensopados com /leo de linhaa, tinta e terembentina ao trmino do trabalho4 !e # viu, voc1 viu na verdade uma demonstrao de preveno de inc1ndio no trabalho. 2sto tambm vale para o mecFnico 'ue coloca os pedaos de pano com /leo num recipiente de metal e'uipado com tampa automtica. +atas para trapos com /leo devem ser colocadas em todos os lugares onde eles precisam ser usados. Estas medidas de precauo so geralmente tomadas no trabalho, mas no em casa. .or 'ue esses pedaos de pano ou trapos representam risco de inc1ndio4 Bepresentam por'ue um f/sforo ou cigarro aceso poderiam ser #ogados sobre eles causando um inc1ndio. Esta realmente uma das razes. :m outro fator a auto?ignio. !ob certas condies, estes materiais podem pegar fogo sem a presena de uma chama. ) ignio espontFnea um fenLmeno 'u,mico, no 'ual h uma lenta gerao de calor, a partir da o*idao de materiais combust,veis. omo <o*idao> significa a combinao com o o*ig1nio, devemos nos lembrar de 'ue o o*ig1nio um dos tr1s fatores necessrios para fazer fogoC combust,vel, calor e o*ig1nio. ;uando a o*idao acelerada o suficiente sob condies ade'uadas, o calor gerado atinge a temperatura de ignio do material. )ssim haver fogo sem o au*,lio de uma chama e*terna. )lguns materiais entram em ignio mais rapidamente do 'ue outros. .or e*emploC sob mesma aplicao de calor, o papel incendeia mais rpido 'ue a madeiraD a madeira mais rpido 'ue o carvoD o carvo mais rpido 'ue o ao e assim por diante. ;uanto mais fina for a part,cula de um combust,vel mais rapidamente ele 'ueimar. 0oltemos aos trapos com /leo. As peritos em inc1ndio # provaram 'ue muitos dos inc1ndios industriais Ge alguns domsticos sriosH foram causados 'uando trapos oleosos empilhados #untos geraram calor suficientes para pegar fogo. Estes especialistas nos ensinaram duas formas de evitarmos a auto?ignio de trapos com /leoC manter o ar circulando atravs deles ou colocando?os num local onde no teriam ar suficiente para pegar fogo. ) designao de uma pessoa especialmente para ficar revirando uma pilha de trapos para evitar a 'ueima rid,culo. )ssim sendo, a segunda idia parece ser melhor. A lugar ideal uma lata de metal com tampa automtica, isto , 'ue feche por si mesma. ) finalidade e*cluir todo o o*ig1nio. 6aturalmente se enchermos o recipiente at a boca, a ponto de a tampa no fechar totalmente, a finalidade do recipiente estar comprometida. A o*ig1nio penetrar na lata e fornecer o item 'ue lhe falta para causar o inc1ndio. .ara iniciar um inc1ndio alguns itens so mais perigosos. A /leo de linhaa e os /leos secantes usados para pintura so especialmente perigosos. .orm, mesmo /leo de motor tem capacidade de incendiar trapos espontaneamente. ) temperatura normal do ambiente, algumas substFncias combust,veis o*idam lentamente at atingirem o ponto de ignio. Em pilhas de carvo com temperaturas acima de N$ graus cent,grados so consideradas perigosas. ;uando a temperatura apro*imar deste valor e tende a aumentar, aconselhvel a remoo da pilha de modo a ter uma melhor circulao de ar para arrefecimento. As fazendeiros conhecem muito bem os riscos de serragem, cereais, #uta e sisal, especialmente 'uando esto su#eitos a calor ou a alternao de umedecimento e secagem. ) circulao de ar, a remoo de fontes e*ternas de calor e o armazenamento em 'uantidades menores so os cuidados dese#veis. Tenha em mente os perigos da combusto espontFnea e prati'ue #ogando trapos com /leo e li*o em recipientes ade'uados, tanto no trabalho 'uanto em casa. 8aa da segurana o seu mais importante pro#eto pessoal, a'uele do tipo <8)O) 0A P (E!(A>.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


"ECI&IENTE1 !2QUIDOS IN.!A#*/EIS
(uitas instalaes industriais e estabelecimentos comerciais compram l,'uidos inflamveis em tambores de &%$ litros. .ara o uso rotineiro eles transferem estes l,'uidos para recipientes menores. As tambores devem satisfazer os r,gidos padres 2 para 'ue possam estar 'ualificados como recipientes para transporte de l,'uidos inflamveis. .orm, estes padres no servem para 'ualificar os tambores como recipientes de armazenamento de longo prazo. (uitos usurios assumem 'ue seguro armazenar tambores fechados e*atamente como foram recebidos. :m tambor para ser seguro para armazenamento deve ser protegido contra a e*posio a riscos de inc1ndio e e*ploso. A armazenamento e*terno deve ser preferido em relao ao interno. .orm, os tambores devem ser protegidos contra a luz solar direta e contra outras fontes de calor. A tampo deve ser substitu,do por um respiro de al,vio vcuo?presso, to logo o tambor se#a aberto. Este tipo de respiro deve ser instalado num tambor de l,'uido inflamvel vedado se houver 'ual'uer possibilidade de 'ue ele se#a e*posto a luz solar direta, ou for danificado de 'ual'uer maneira, seu conte9do deve ser imediatamente transferido para um recipiente em bom estado em 'ue se#a limpo ou 'ue tenha sido usado para guardar o mesmo l,'uido anteriormente. A recipiente substituto deve ser do tipo 'ue satisfaa as e*ig1ncias necessrias de segurana. Todo tambor deve ser verificado 'uanto 7 presena do r/tulo identificando o seu conte9do. importante 'ue este r/tulo permanea claramente vis,vel para evitar confuso com outro inflamvel e tambm facilitar o descarte seguro. Talvez o e'uipamento mais comum para armazenar pe'uenas 'uantidades de l,'uido inflamvel se#am a'ueles portteis variando de & a &% litros. As recipientes seguros so feitos de vrias formas. Becipientes especiais podem ser usados para l,'uidos viscosos como os /leos pesados. As recipientes para o uso final tambm so fabricados de muitas formas, para diferentes aplicaes. !omente os recipientes de segurana reconhecidos 8( ou :+ devem ser considerados aceitveis para o manuseio de l,'uidos inflamveis, se#a para o armazenamento, transporte ou utilizao final. As recipientes devem ser pintados de vermelho e ter r/tulos claramente vis,veis e leg,veis 'ue identifi'uem os conte9dos e indi'uem os riscos e*istentes. A ao ino*idvel ou recipientes no pintados podem ser usados para l,'uidos corrosivos ou de dissoluo de tinta. As l,'uidos inflamveis geralmente so comprados em pe'uenos recipientes com tampas e roscas. Embora eles satisfaam r,gidos padres para se 'ualificarem como recipientes para transporte, no oferecem necessariamente proteo contra o fogo, o 'ue e*igido de recipientes para armazenamento e transporte de l,'uidos combust,veis e inflamveis. onse'uentemente recomenda?se 'ue em cada caso em 'ue um grau maior de segurana deva ser obtido, todos os l,'uidos inflamveis se#am transferidos para recipientes <reconhecidos>, to logo os recipientes de transporte se#am abertos. 6unca tente abrir um recipiente usando maarico ou outro ob#eto sem 'ue tenha sido feito a desgaseificao. .rocure orientao em caso de d9vida com a segurana do trabalho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


CO#O #ANUSEA" SO!/ENTES IN.!A#*/EIS
!iga estes cuidados sempre 'ue voc1 precisar usar solventes inflamveisC - .rote#a os tan'ues de limpeza contendo solventes inflamveis de acordo com as normas. 2sto significa instalar e*tintores de inc1ndio compat,veis com o volume de inflamvel, drenos e manter o local ventiladoD - :se recipientes com segurana para pe'uenas operaes manuais de limpezaD ? :se esguicho ventilado para operaes de limpeza onde o solvente deve ser esguichado no trabalho. 0entile o tan'ue de solvente para o lado e*terno, se necessrio, e'uipe o respiro de ventilao com abafador de fogoD ? 6o use solvente inflamvel em e'uipamento desingra*ante a vaporD ? 6o fume neste localD ? 0entile para evitar misturas e*plosivas no localD ? !e poss,vel use solventes com pontos de ignio acima de JQ graus cent,grados e no os a'uea acima de J graus abai*o do ponto de ignioD ? (antenha o solvente em uso m,nimo necessrio para o trabalhoD ? )rran#e recipientes metlicos tampados para os trapos de limpeza e remova?os ao final de e*pedienteD ? :se ferramentas 'ue no soltem fagulhas Gfeitas de alum,nio, lato ou bronzeHD ? :se os e'uipamentos de proteo individual ade'uados.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


CO#O &ODE#OS &"E/ENI" INC3NDIO
0oc1 # parou para pensar no 'uanto todos n/s perder,amos no caso de um inc1ndio grave4 !e nossas instalaes fossem danificadas o pre#u,zo da Empresa seria muito grande, sem contar com poss,veis acidentes graves. "ependendo do inc1ndio as perdas so irreparveis. Ento temos 'ue ter consci1ncia o 'ue isto significa e procurar ter alguns cuidados, pois o inc1ndio tambm pode ocorrer em nossas casas, e uma vez iniciado, o pre#u,zo certamente ser grande. )ssim, o 'ue pode ser feito em relao a inc1ndios4 .rimeiro temos de compreender se o controle de inc1ndio depende de nosso conhecimento acerca de princ,pios 'ue so chamados fundamentais, 'ue soC & ? ombust,velC papel, madeira, /leo, tecido, solventes, gasolina, gs, etc. I ? alorC o grau necessrio para vaporizar o combust,vel, 'ue depender de cada um. J ? A*ig1nioC normalmente deve ter no m,nimo de &%R presentes no ar para sustentar um inc1ndio. ;uanto maior for sua presena, mais brilhante ser a brasa e mais rpida ser a combusto. .ara e*tinguir um inc1ndio, necessrio apenas remover um dos itens essenciais para sua manuteno, o 'ue pode ser feito porC & ? )rrefecimento ? controle da temperatura e calorD I ? 2solamento ? controle do combust,velD J ? !ufocao ? controle do o*ig1nioD K ? 2nterrupo da reao 'u,mica da cadeia, em certos tipos de inc1ndio. As inc1ndios so classificados de acordo com 'ue esto 'ueimando. As inc1ndios de classe A envolvem combust,veis em geral, como a madeira, tecidos, papel ou entulhos. .ara este tipo de inc1ndio usa?se a gua para resfriar o material. As inc1ndios de classe ( envolvem flu,dos inflamveis

como a gasolina, o /leo diesel, a gra*a, tinta e etc. .ara combater este tipo de inc1ndio, usa?se o di/*ido de carbono ou p/ 'u,mico seco 'ue sero responsveis em sufocar o o*ig1nio da reao. As inc1ndios de classe C envolvem e'uipamentos eltricos e geralmente so controlados pelo di/*ido de carbono ? AI ? e p/ 'u,mico seco da mesma maneira 'ue o anterior. Eis a'ui algumas formas 'ue podem contribuir para evitar inc1ndiosC & ? (anter uma rea de trabalho limpa evitando o ac9mulo de entulhosD I ? olocar trapos su#os de /leo em recipientes metlicos tampadosD J ? Abservar os avisos de no fumarD K ? (anter todos os materiais combust,veis afastados de fornalhas ou outras fontes de ignioD % ? Belatar 'ual'uer risco de inc1ndio 'ue este#a alm de nosso controle, especialmente os eltricos. 8inalmente, alguns pontos a serem lembradosC uidado na arrumao, limpeza e ordenao de produtos inflamveisD - !aiba onde esto os e*tintores de inc1ndio e o tipo de cada um onde podem ser aplicados e como oper?losD - Em caso de princ,pio de inc1ndio, a#a imediatamente pois debelar o fogo no seu in,cio mais fcil, ou procure au*,lio imediatamenteD - :se o e'uipamento de combate porttil dispon,vel para controlar o fogo at 'ue chegue a#uda. !e no for poss,vel saia do local imediatamente. ertamente podemos ... se tentarmos. !eno, ve#amos com podemos preservar nosso bem?estar e nosso trabalho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"OCEDI#ENTOS CO""ETOS &A"A O "EA(ASTECI#ENTO
.arece 'ue o abastecimento e o reabastecimento de m'uinas e ve,culos uma coisa 'uase 'ue cont,nua. necessrio e faz parte da rotina de nosso trabalho. Tanto 'ue algumas vezes es'uecemos o 'uanto perigoso. A perigo est no fato de 'ue a gasolina evapora rapidamente e seus vapores invis,veis podem se espalhar para locais onde n/s menos esperamos 'ue este#am. 6o reabastecimento n/s temos no apenas vapores, mas tambm outros riscos. )ssim sendo, precisamos tomar bastante cuidado nesta operao. ;:)6"A E!T20EB BE)M)!TE E6"A :() (S;:26) ) .)BT2B "E :( T)6;:E ) 2() "A !A+A, ;:)2! !TA )! BE5B)! "E !E5:B)6O) ;:E "E0E(A! 6A! +E(MB)B4 ? (antenha o bico da bomba em contato com a boca e o tubo de combust,vel en'uanto abastece. 2sto impedir o ac9mulo de eletricidade esttica e uma poss,vel e*plosoD ? (anter a m'uina freada para no haver 'ual'uer deslocamentoD ? "esligue o motor e a chave de ignio antes de comear o abastecimentoD ? 6o fume em reas de abastecimentoD - (antenha o e*tintor de inc1ndio pr/*imo ao local de abastecimentoD - 6unca encha o tan'ue totalmente. "ei*e algum espao para e*panso e inclinao sem derramamento. ? "rene a mangueira 'uando terminar e limpe algum derramamento 'ue tenha ocorrido. 6ormalmente abastecemos pe'uenos motores usando pe'uenos gales. ;uais so as caracter,sticas 'ue tornam um recipiente seguro para colocar gasolina4 ? Ele deve ter uma capacidade entre J e &% litrosD

? "eve ter um abafador de chama dentro do recipiente para impedir 'ue uma centelha ou calor faa os vapores entrarem em ignioD ? "eve possuir um sistema de al,vio de presso de dentro para fora, mas 'ue mantenha a abertura fechadaD ? ) pea para segurar o recipiente deve ser constru,da de forma a proteger a alavanca de abertura. A 'ue realmente devemos evitar 'uando estamos reabastecendo4 ? "erramar gasolina no piso ou cho. !e derramar devemos #ogar material absorvente e recolher o material para um local seguro, evitando 'ue os vapores se espalhemD ? Evitar 'ue o combust,vel atin#a nossas roupas. !e isto acontecer procure trocar de roupas, pois os vapores presentes no tecido so irritantesD ? olocar gasolina onde ha#a fonte de calor, centelha ou chama a menos de &N metros de onde estamos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


DE' #ANEI"AS &A"A CON/I/E" CO# +ASO!INA
;uando a gasolina bombeada para um recipiente porttil para uso domiciliar, criamos um potencial de inc1ndio e e*ploso. )s pessoas de um modo geral no esto a par de sua inflamabilidade e*trema e geralmente violam as regras sobre como manuse?la. 0oc1 sabe com 'ue facilidade a gasolina pode entrar em combusto4 Eis a'ui dez maneiras para evitar acidentes com gasolinaC ? 6o a colo'ue num recipiente errado. :m recipiente aprovado tem uma base larga 'ue o torna 'uase imposs,vel de ser inclinado e uma tampa forada por mola 'ue impede o al,vio indevido de vapor inflamvelD ? 6o use gasolina para limpar pincis su#os de tinta. 6a maioria dos inc1ndios os vapores entram em ignio at mesmo por uma chama de f/sforo, velas, lFmpadas. ;ual'uer casa de tintas vende tambm solventes para limpeza de pincis 'ue limpam melhor 'ue a gasolina com menor risco de inc1ndioD ? 6o fume 'uando estiver manuseando gasolina. :m cigarro ou f/sforo podem facilmente botar fogo ou causar uma e*ploso. 6unca fume em postos de abastecimentoD ? 6o guarde gasolina dentro de resid1nciasD ? 6o use gasolina para limpar o cho. A vapor e*tremamente forte e perigosoD - 6o acione interruptores de eletricidade ao abrir um dep/sito percebendo o cheiro caracter,stico. .rimeiro ventile o local, are#e o ambiente e posteriormente acenda a luz. A arco eltrico provocado num interruptor o suficiente para provocar e*ploso em ambientes saturadosD ? 6o confundir gasolina com outra coisa, principalmente as crianas devem distinguir lcool, gua e gasolinaD ? ) gasolina deve ser sempre armazenada num recipiente rotulado e fora do alcance das crianas. ? 6o use gasolina para limpar vesturioD ? 6o use vesturio 'ue foi atingido por derrame de gasolinaD ? 6o use gasolina para acender lareirasD - 6unca dei*e recipientes contendo gasolina destampados. A vapor altamente perigoso.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


!I#&E'A DE TA#(O"ES
:m ponto a ser lembrado 'uando limpar um tambor contendo l,'uido inflamvel 'ue, embora voc1 ache 'ue tirou todo o l,'uido, est isento de perigo. Errado. A tambor nunca esvaziado por'ue o vapor permanece depois de ter retirado todo o l,'uido. Este vapor se mistura com o ar dentro do tambor e enche o espao vazio. Esta mistura de vapor e ar algumas vezes produz e*ploses. E esta combinao 'ue e*plode no motor de seu carro 'uando voc1 d a partida. 0oc1 tem apenas de se lembrar 'ue 'ual'uer tambor usado para estocar l,'uido inflamvel ? gasolina, /leo diesel, lcool, solventes e assim por diante ? uma bomba armada, apenas esperando 'ue voc1 cometa um erro se manuse?lo incorretamente. )ssim sendo, antes de usar um tambor velho limpe?o completamente e faa 'ual'uer trabalho de reparo de soldagem necessrio. Eis a'ui o procedimento correto para limpeza de um tambor 'ue continha l,'uidos inflamveisC ? Bemova todas as fontes de ignio ou calor da rea em 'ue for abrir tambores velhos. 2sto inclui interruptores e lFmpadas eltricas desprotegidas. !e as fontes no puderem ser removidas, faa o trabalho numa rea onde no este#am presentes. :se somente lFmpadas de e*tenso, a prova de e*plosoD ? :se vesturio de segurana re'uerido, isto inclui botas de borracha, avental, luvas de borracha ou asbestosD ? Betire os tampes com uma chave de boca longa e dei*e o res,duo do l,'uido drenar totalmenteD ? :se uma lFmpada a prova de e*ploso para inspecionar o interior do tambor 'uanto a presena de trapos, ou outros materiais 'ue possam impedir a drenagem totalD ? "rene o tambor durante mais de cinco minutos. 2sto deve ser feito colocando o tambor numa prateleira de cabea para bai*o apoiado em algum suporte. "ei*e?o drenar, certificando?se de 'ue o tampo fica na parte mais bai*a. )pli'ue vapor durante &$ minutosD ? olo'ue uma soluo custica e gire o tambor por % minutos. (artele o tambor nas laterais com uma marreta de madeira com vapor 'uenteD ? +ave o tambor com gua 'uente, dei*ando toda a gua drenar pelo tampoD ? !e'ue o tambor com vapor 'uenteD ? )p/s sec?lo, inspecione?o cuidadosamente para certificar?se de 'ue este#a limpo, usando uma lFmpada a prova de e*ploso. !e no estiver, lave?o novamente a vapor. 8aa sempre um novo teste antes de comear 'ual'uer soldagem no tambor, mesmo se ele foi limpo e testado anteriormente.

Dilogo Dirio de Segurana


&OEI"A E4&!OSI/A
Todos voc1s # leram ou ouviram relatos sobre e*ploses de poeiras e sabem 'ue muitas poeiras podem e*plodir se houver corretas condies para tal. omo 'ual'uer um de n/s pode passar por uma situao como esta, ho#e falaremos sobre isto. U poeira de 'ual'uer substFncia 'ue possa ser mantida 'ueimando 'uando voc1 coloca fogo e*plodir sob as circunstFncias certas. "uas coisas so necessrias para esta e*plosoC a poeira deve ser fina o suficiente e deve ser misturada a 'uantidade certa de ar. ) poeira no e*plodir 'uando estiver no cho ou em camadas sobre as coisas. (as se voc1 chut?la um pouco, formando uma nuvem no ar, voc1 ter uma condio e*plosiva. )dicione uma centelha ou uma chama a esta condio e ela poder e*plodir. .ara e*plodir a poeira tem 'ue ser fina o suficiente para pegar fogo facilmente. ) poeira de madeira, por e*emplo, no precisa ser to fina 'uanto a poeira de carvo. )s part,culas de poeira tem 'ue estar pr/*imas o bastante para 'ue se obtenha a 'uantidade certa de o*ig1nio para 'ueimar. As p/s de metais podem ser e*plosivos se forem finos o bastante para passar atravs de uma tela de %$$ mesh. Estas poeiras so e*plosivas da mesma forma 'ue a madeira e o carvo. ./s de magnsio, alum,nio e bronze so muitos e*plosivos. !empre 'ue uma poeira e*plosiva lanada no ar, a mistura certa com o ar provavelmente ocorrer em algum ponto da nuvem formada ? durante um segundo ou dois pelo menos. 6estes casos, voc1 ter o necessrio para a ocorr1ncia de um inc1ndio ou e*ploso. !e houver muita poeira a sua volta, voc1 ter duas e*ploses e um inc1ndio. ) primeira e*ploso geralmente pe'uena, mas lana mais poeira no ar. ), acontece a e*ploso maior e mais perigosa. ) poeira em reas abertas criar apenas uma grande labareda. Em espaos fechados, como numa mina de carvo, a poeira poderia produzir presses 'ue nenhum bloco de concreto suportariam. As edif,cios novos, 'ue alo#am processos e 'ue apresentam este risco, assim como moinhos, elevadores de cereais e oficinas de usinagem de metais, so pro#etados com sees de paredes ou teto 'ue se abrem e dei*am a presso sair, antes 'ue atin#am um n,vel muito alto. )s e*ploses de poeira podem ser evitadas se os tr1s princ,pios abai*o forem aplicadosC - (antenha a poeira separada do ar o m*imo poss,velD - 6o dei*e a poeira se acumular, limpando?a sempreD - (antenha as fontes de ignio afastadas. .ara limpar poeiras e*plosivas, use uma vassoura de fibra macia ou um aspirador de p/ ? nunca use vassoura ou espanador do tipo domstico.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


"ECI&IENTES DE SE+U"AN$A
:m homem foi morto 'uando uma lata de gasolina e*plodiu em suas mos. Ele estava #ogando gasolina numa fogueira de li*o no seu 'uintal 'uando, subitamente, tornou?se um tocha humana. Esta pode ser uma velha hist/ria, mas acidentes desta natureza continuam a fazer manchetes sempre. 6unca colo'ue, espalhe ou arremesse l,'uidos inflamveis em fogueiras, lareiras ou churras'ueiras acesas. 0oc1s nem imaginem a fora e*plosiva em potencial de at mesmo pe'uenas 'uantidades deste l,'uido volteis. ) condio insegura nos casos de recipientes vazando sempre encontrada nos relat/rios de acidentes. <A l,'uido de inflamveis no estava num recipiente de segurana aprovado>. A 'ue um recipiente de segurana aprovado4 E por'ue no e*plodiria como outro 'ual'uer4 :m recipiente de segurana para l,'uidos inflamveis possui detectores de chama em suas aberturas de enchimento e sa,da. !e o recipiente tiver apenas uma abertura, deve ser protegido por tela. 6a realidade a tela impede 'ue chamas fora do recipiente penetrem dentro dele, incendiando os vapores internos. Ela dissipa o calor sobre a superf,cie defletora GtelaH a uma temperatura abai*o do ponto de ignio dos vapores internos. ) chama no pode passar atravs da tela. 6um recipiente 'ue no se#a de segurana, no h nada 'ue impea a chama de entrar no recipiente. !e a proporo da mistura ar?vapor estiver na fai*a do l,'uido inflamvel contido, o recipiente pode e*plodir se os vapores forem incendiados. :m outro aspecto do recipiente de segurana uma tampa de al,vio de presso no remov,vel e articulada, 'ue impede o recipiente de romper devido 7 e*posio ao fogo ou calor e*tremo. ) tampa com tela num recipiente 'ue no se#a de segurana no capaz de aliviar a presso dentro dele e pode derramar, se operador se es'uecer de recoloc?la. Toda v,tima de fogo sobre a 'ual tenho lido poderia ter sido salva ? mesmo a'uelas 'ue tenham cometido algum ato inseguro ? se o l,'uido estivesse armazenado num recipiente de segurana. 0erifi'ue a estocagem de l,'uidos inflamveis em suas casas. !e os recipientes estiverem marcados com a palavra <inflamvel>, lembre?se de algumas coisas 'ue voc1 aprendeu ho#e.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


.U-A DE INC3NDIOS555 ONDE QUE" QUE /OC3 ESTE-A
Temos a'ui um guia 'ue vai orientar voc1 a escapar de casa, do trabalho, edif,cios, lo#as e de locais p9blicos... onde 'uer 'ue voc1 este#a e surpreendido por um inc1ndio. !eu pior inimigo chama?se <fumaa>. ) fumaa, o calor, os gases, podem colocar voc1 em estado de cho'ue e mat?lo depois de poucas respiradas. !e voc1 for pego pela fumaa, no se apavore, deite no cho e raste#e. Ela mais leve 'ue o ar e tende a ocupar primeiramente os espaos superiores. :m outro inimigo o <elevador>. Ele pode aprisionar voc1. !e os sinais do elevador forem ativados por calor, o elevador pode ser forado a ir para o local onde o fogo est. 0oc1 no gostaria de estar nele neste momento. 8aa um lembrete mental das escadas para sa,da de inc1ndio, onde 'uer 'ue voc1 este#a. :se?as para descer para descer para os n,veis abai*o de onde se encontra o inc1ndio. 8aa um lembrete mental das vrias sa,das de inc1ndio, sempre 'ue entrar num restaurante, cinema, teatro, etc. 8umaa ou cheiro de coisa 'ueimada pode significar o in,cio de um inc1ndio. Ento evite a portaria principal, certamente estaro tumultuada. .rocure as sa,das laterais 'ue normalmente esto sinalizadas.

omo sair do edif,cio 'ue voc1 trabalhaD do seu apartamento ou de lugares altos4 ) seguir algumas recomendaesC ? !e voc1 mora num edif,cio, instale um detector de fumaa do lado de fora da rea dos 'uartos de dormirD ? .rocure sempre saber o local das sa,das de emerg1ncia e das cai*as de alarmes mais pr/*imas de voc1D ? Tenha sempre em mente o n9mero de telefone do corpo de bombeiroD ? 8i'ue atento ao sentir cheiro forte de fumaaD ? 8eche as portas atrs de voc1D ? :se as escadas, nunca elevadoresD ? Tenha em mente um plano de emerg1ncia de sa,da Gpergunte ao seu s,ndico sobre istoH. !e voc1 deparar com uma situao desta e ficar preso, tome as seguintes atitudesC ? .rocure manter a calma e orientar a'uelas pessoas mais despreparadasD ? .enseD ? Baste#e se houver fumaa. .renda sua respirao e feche os olhos sempre 'ue poss,velD ? olo'ue portas fechadas entre voc1 e a fumaa. .rocure as frestas em volta das portas e respiros, usando trapos e tecido, se for poss,vel molhe?osD ? "esligue todos os aparelhos presentesD ? 8aa sinais pela #anela, se houver telefone procure o corpo de bombeiros e informe sua localizao, mesmo 'ue eles # este#am presentes.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


E A "ES&EITO DE &EQUENOS .E"I#ENTOS?
;uando dizemos 'ue o Voo se machucou ontem, 'uerermos dizer 'ue algo de srio aconteceu com ele. 6ormalmente no consideramos arranho, uma pancada na cabea, uma pancada na co*a como machucado ou ferimento. )o pensarmos assim, estamos parcialmente certos, mas parcialmente errados tambm. As pe'uenos ferimentos no nos preocupam por'ue no nos afastam do trabalho, nem re'uerem internao. 2sto verdade desde 'ue tomemos pe'uenas medidas para 'ue a coisa no fi'ue grave. ;uantos e*emplos temos a'ui para mostrar 'ue a'ueles pe'uenos ferimentos pode ser um princ,pio de problema srio Gdei*e a turma citar casos em fam,liaH. E*istem milhares de casos em todo o Mrasil em 'ue pessoas no deram a devida importFncia da'ueles pe'uenos ferimentos e 'ue mais tarde teve uma perna amputada, um /rgo e*tra,do ou mesmo at a morte, porm tais casos no so divulgados. :m #ogador de futebol americano recebeu uma forte blo'ueio de corpo no meio do campo !aiu do #ogo sentindo?se muito bem e depois de algum tempo foi para casa. Ele morreu no dia seguinte por ter sido v,tima de uma ruptura do bao. .or mais estranho 'ue possa parecer, algumas vezes uma pessoa pode at sofrer uma fratura sem 'ue se perceba disto, negligenciando o caso. Estes so apenas alguns dos motivos 'ue nos levam a 'uerer 'ue voc1 relate 'ual'uer ferimento, 'ual'uer pancada, 'ual'uer 'ueda recebidos em casa, no trabalho, na rua e receba o tratamento 'ue deve ter o caso. .rovavelmente a unidade de sa9de com alguns cuidados de primeiros socorros, dei*ar voc1 novo num minuto, porm, no faa auto?medicao, achando 'ue no precisa de tratamento por'ue no est se sentindo muito mal.

:m outro ponto. ) menos 'ue voc1 se#a bem treinado em primeiros socorros e 'ue este#a autorizado a lidar com estes casos, no brin'ue de mdico tratando outras pessoas, fazendo aplicaes em pessoas 'ue no este#am se sentindo bem. 0oc1 poder provocar muito mais mal do 'ue bem. ) Empresa possui uma assist1ncia mdica da melhor 'ualidade 'ue pode oferecer uma proteo ade'uada para pe'uenos ferimentos. Belate todos os ferimentos, pe'uenos ou grandes, no momento em 'ue acontecem e faa o tratamento imediato com as pessoas 'ue esto 'ualificadas para isto.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"I#EI"OS SOCO""OS &A"A OS O!)OS
;:E2()":B)! ;:W(2 )!C !o 'ueimaduras provocadas por manuseio de produtos 'u,micos como os solventes orgFnicos, tintas, gra*as e /leos. As danos provocados podem ser e*tremamente srios. ) seguir algumas orientaes 'ue o a#udaro em casos de primeiros socorrosC ? +ave os olhos com gua imediatamente, de forma cont,nua e suave durante pelo menos &% minutos. olo'ue a cabea debai*o de uma torneira ou colo'ue a gua nos olhos usando um recipiente limpoD ? 6o colo'ue tapa?olhoD ? As recipientes de <spraXs> representam fontes cada vez mais comuns de acidentes 'u,mico com os olhos. As danos so ampliados pela fora de contato. !e esses recipientes contiverem produtos custicos ou irritantes, devem ser usados com cuidado e mantido afastado das crianas. .)BTW :+)! 6A! A+YA!C caracterizado pela presena de min9sculos fragmentos em suspenso no ar. !o resultantes de processos mecFnicos, isto , o atrito de ob#etos e materiais usados em algum processo produtivo e tambm resultantes dos ventos. )lguns cuidadosC ? +evante a plpebra superior para fora e para bai*o sobre a plpebra inferiorD ? !e a part,cula no sair, mantenha o olho fechado, colo'ue uma bandagem e procure a#uda de um mdicoD ? 6o esfregue os olhos em hip/tese alguma. ABTE! E .EB8:B)OZE!C !o resultantes de pe'uenos ferimentos nas pro*imidades dos olhos ou no olho propriamente dito. 6este caso re'uer um cuidado maior e imediato por parte da'uele 'ue vai socorrer. ? 8aa uma bandagem leve e procure um especialista imediatamenteD ? 6unca lave os olhosD ? 6unca tente remover 'ual'uer ob#eto 'ue este#a cravado no olho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


ESTE-A &"E&A"ADO &A"A SA!/A" U#A /IDA CO# &"I#EI"OS SOCO""OS E# CASOS DE ESTADO DE C)OQUE
A cho'ue provocado por um estado depressivo de vrias das funes vitais..., uma depresso 'ue poderia ameaar a vida, mesmo 'ue os ferimentos da v,tima no se#am por si mesmos fatais. A grau do cho'ue aumentado por alteraes anormais na temperatura do corpo e por uma bai*a resist1ncia da v,tima ao <stress>. A primeiro socorro dado a uma v,tima em estado de cho'ue para melhorar a circulao de sangue, assegurar um suprimento ade'uado de o*ig1nio e manter a temperatura normal do organismo. :ma coisa 'ue no deve ser feita manter uma v,tima de cho'ue a'uecida para no sentir frio. 2sto elevar a temperatura da superf,cie corp/rea, o 'ue pre#udicial. "urante os 9ltimos estgios de cho'ue, a pele da v,tima pode parecer malhada, o 'ue provocado pelos vasos sang3,neos congestionados na pele e indica 'ue a presso da v,tima est muito bai*a. As sintomas mais notveis de um paciente em estado de cho'ue soC ? .ele plida e friaD ? .ele 9mida e friaD ? 8ra'uezaD ? .ulsao aceleradaD ? Bespirao rpidaD . ? 8alta de arD ? 0Lmito. :ma v,tima de cho'ue deve ser mantida deitada para melhorar a circulao do sangue. 0,timas com ferimentos na cabea e com sintomas de cho'ue devem ser mantidas deitadas e com os ombros arremetidos para cima. !ua cabea no deve ficar mais bai*a 'ue o restante do corpo. :ma v,tima com ferimentos faciais severos, ou 'ue este#a inconsciente deve ser deitada de lado para permitir 'ue flu,dos internos possam drenar, mantendo as vias areas desobstru,das. 6o deve ser dado 7 v,tima em estado de cho'ue 'ueC ? Este#a inconscienteD ? Tenha vLmitoD ? Tenha convulsesD ? possa precisar de cirurgia ou anestesia geralD ? Tenha ferimentos abdominais ou cerebrais. As l,'uidos somente devem ser dados se a a#uda mdica estiver atrasada em mais de uma hora e no ha#a complicaes dos ferimentos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


E4&OSI$ O A SU(ST0NCIAS &OTENCIA!#ENTE &"E-UDICIAIS 6 SA7DE OU &E"I+OSAS
)s substFncias pre#udiciais geralmente so ignoradas por'ue seus efeitos no so observados imediatamente. )lgumas substFncias como o asbesto GsubstFncia encontrada no amianto para fabricao de telhas e lonas de freioH levam anos para manifestar suas caracter,sticas malficas num organismo. !e a e*posio a uma substFncia for s9bita e acidental ou constante, o resultado ser sempre o mesmo, dor, sofrimento, custos, perda de trabalho, etc. E*aminemos alguns fundamentos deste problema. A(A )! !:M!T[6 2)! .BEV:"2 2)2! .E6ETB)( 6A 6A!!A AB5)62!(A4 ? )travs da boca, ingerindo alimentos contaminados, contendo agrot/*icos ou a'ueles 'ue foram preparados atravs de mos su#asD ? .or absoro atravs da pele. A contato da pele com produtos 'u,micos se faz de modo mais lentoD ? .ela respirao. 5ases, fumaas, vapores e poeiras podem causar problemas respirat/rios. ;:)2! )! 8AB()! MS!2 )! ;:E !E ).BE!E6T)( )! !:M!T[6 2)! .BEV:"2 2)2!4 ? !/lida ? como o cal, cimento, fibras de vidro, asbesto, part,culas de s,lica e chumboD ? +,'uida ? cidos, gasolina, lcool, solventes, conservantes e desengra*antesD ? 5asosa. (uitos l,'uidos tambm formam vapores 'ue podem ser pre#udiciais A ;:E "E0E(A! 8)\EB .)B) E02T)B E].A!2OTA ) !:!T[6 2)! .BEV:"2 2)2!4 ? (antenha o local de trabalho sempre limpo e isento de poeiras, incluindo as entrados de servioD ? ertifi'ue?se de 'ue ha#a boa ventilao ou ventiladores de e*austo no lugar onde est sendo feito trabalho de soldagem ou 'uando motores a gasolina estiverem ligadosD ? Evite contato da pele com o concreto 9mido. A cimento contm produtos 'ue irritam a peleD ? )o fazer contatos com solventes e desengra*antes, procure orientao sobre o e'uipamento de proteo individual a ser usadoD ? :se corretamente o E.2. .rocure a segurana para melhor orientao sobre o uso correto e a'uele indicado.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


A"E-E OS +ASES DE E4AUST O
As policiais no trfego, nas horas de maior movimento de carros, algumas vezes se 'uei*am de cansao e de dores de cabea, ap/s algumas horas em ambientes polu,dos por gases de e*austo. .ara envenenar o ar interno, no necessrio 'ue milhares de motores este#am funcionando e e*pelindo gases. Masta apenas um motor para faz1?lo. )re#ando os gases de e*austo, as condies podem ser mais seguras para o trabalhador 'ue est numa rea fechada onde operam pe'uenos caminhes. Eis por'ue to importante ter um bom suprimento de

ar fresco em 'ue gases de e*austo so um problemaC um 9nico motor a gasolina, ou a gs de cozinha 'uando funcionando a plena carga, libera cerca de J a KR de mon/*ido de carbono G AH e cerca de && a &JR de di/*ido de carbono G AIH. A restante em grande parte nitrog1nio e pe'uenas 'uantidades de outras impurezas. )ssim sendo, fcil compreender por'ue uma pe'uena empilhadeira, 'ue 'ueima J litros de combust,vel por hora, deve operar somente em locais ventilados o suficiente para e*pelir os gases e obter ar puro. )r puro o bastante significa operar as empilhadeiras somente em reas planas ou aumentar a ventilao se a sala for pe'uena. (uita ventilao uma boa idia por'ue preciso muito ar puro para diluir os gases de e*austo. A mon/*ido de carbono encontrado em motores a gasolina o resultado da 'ueima incompleta na combusto da gasolina. Este gs altamente nocivo 7 nossa sa9de, pois o A combina?se facilmente com a hemoglobina presente em nosso sangue e responsvel pela respirao celular. :ma vez estando em ambientes confinados na presena de motores sendo a'uecidos, recomenda?se 'ue se d1 a partida e em seguida retire o carro ou o motor para um ambiente are#ado. !e isso no for poss,vel, procure afastar?se do local ou procure dotar o local de e*austor e ventiladores para diluir os gases.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SO!/ENTES CO#UNS
As solventes so l,'uidos 'ue tem a propriedade de dissolver substFncias sem alterar sua natureza. .or e*emplo, a gua dissolve o sal. !e voc1 ferver a gua at secar, voc1 ter o sal de volta como era antes. ) gua o mais comum dos solventes, mas s/ funciona com determinados produtos. !e voc1 utilizar a gua para dissolver uma gra*a, /leo ou gorduras no ter sucesso devido as caracter,sticas 'u,micas destes produtos. )ssim, a gua no funciona como solvente para gra*as, /leos e gorduras. Temos 'ue recorrer a outros tipos de solventes. A lcool, a nafta e assim por diante so e*celentes solventes, porm tem suas desvantagens. Todos esses solventes so perigosos dependendo da 'uantidade, local onde so manuseados. Estes solventes so chamados de solventes orgFnicos por serem derivados do petr/leo, constitu,do basicamente de cadeias de carbono. Eles se 'ueimam, podem causar e*ploses e principalmente so muito t/*icos para o organismo. Todos so 9teis e podem ser usados se alguns cuidados de segurana forem tomados. 6o dif,cil ter este cuidado se voc1 souber os riscos e a forma de control?los. )lguns solventes evaporam muito rapidamente, outros mais lentamente. ;uanto maior for a rea de contato entre o solvente e o ar, maior evaporao ser produzida. !uponha 'ue voc1 dei*e uma lata de solvente aberta. 0oc1 ter apenas um flu*o de evaporao. !e este mesmo solvente for todo derramado pelo cho a evaporao ser maior ainda. As solventes evaporam?se mais rapidamente com o ar em circulao do 'ue com o ar parado. ;uanto maior for sua temperatura mais rapidamente ele se evaporar. dif,cil encontrar uma boa razo para 'ue um solvente se#a a'uecido. Entretanto se ocorrer a'uecimento do solvente haver riscos de e*ploses e inc1ndios. )ntes de manusear 'ual'uer solvente, primeiro conhea seus riscos. Abserve a situao a sua volta e plane#e a tarefa cuidadosamente. +embre?se de 'ue os vapores do solvente atuam e certifi'ue?se de 'ue ele no pode se evaporar a ponto de se tornarem perigosos. 6o se es'uea de 'ue eles se espalham muito rapidamente pelo ar e move?se conforme suas correntes, da mesma maneira 'ue acontece com a fumaa do cigarro.

onhea seu solvente. 6o use gasolina como solvente por ser muito voltil e altamente inflamvel .refira as ess1ncias minerais 'ue so os substitutos seguros. 6o manuseie o solvente sem o E.2 ade'uado.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


*CIDOS
Youve uma poca em 'ue apenas os trabalhadores da ind9stria 'u,mica lidavam com cidos. .orm essa poca # passou. Em 'ual'uer instalao industrial ho#e em dia, podemos nos deparar com eles. ) maioria deles mais ou menos pre#udicial 'uando manuseados, ou podem causar danos s/ de se chegar perto deles. Todos eles podem ser manuseados com segurana, mas antes deve?se saber como. 0oc1 tem de respeitar esta substFncia. As dicionrios dizem 'ue os cidos tem um gosto azedo e 'ue atacam os metais. ) parte relativa ao gosto no nos interessa muito, mas a parte 'ue fala da capacidade de atacar os metais . .or'ue esta a caracter,stica 'ue os tornam perigosos. A dicionrio deve mencionar 'ue eles tambm atacam a pele e os tecidos orgFnicos, alm de outras coisas. )lguns deles podem iniciar um inc1ndio e alguns podem produzir gases venenosos ou inflamveis. !endo assim, muito importante voc1 saber um pouco mais sobre os cidos ao manuse?lo. +embre?se sempre de 'ue 'ual'uer cido ataca, isto , 'ueima a pele e os tecidos abai*o dela. As cidos so mortais para os olhos. ) rapidez e a profundidade com 'ue atacam depende do tipo de cido e do 'uanto se#a forte seu n,vel de concentrao. "e 'ual'uer maneira o primeiro princ,pio de segurana no manuseio de 'ual'uer cido mant1?lo afastado de voc1. !e houver respingos na sua pele procure lavar imediatamente. a, 'ue a maioria das pessoas tem problemas com os cidos. )s pessoas tem contato com um cido fraco, como a soluo de baterias por e*emplo. ) pele arde um pouco, mas no muito. Elas vo e lavam o local. ) pele fica ligeiramente avermelhada, meio inflamada e nada acontece. om isto elas pensam 'ue no foi nada, apesar de tudo. )ssim vo ficando cada vez mais descuidadas. om o passar do tempo no h rigor com este produto e ele acaba atingindo os olhos desta pessoa. ) menos 'ue a lavagem se#a imediata e o atendimento mdico imediato, o m,nimo 'ue ocorrer ser uma reduo na viso. "ependendo do cido, provavelmente causar uma cegueira permanente. ) maioria dos cidos corr/i os metais rapidamente, liberando o hidrog1nio durante a reao. A hidrog1nio altamente inflamvel. :ma centelha ou uma chama pode iniciar um inc1ndio. (isturado com o ar torna?se altamente e*plosivo. :m outro e*emplo o da bateria comum dos autom/veis. "entro dela o cido sulf9rico combina com o composto de chumbo contido nas placas das baterias, liberando o hidrog1nio. om isso, ao acender uma lFmpada, acender um f/sforo para verificar o n,vel de gua da bateria Gou mesmo se chegar com cigarro acesoH, voc1 poder ser vitima de uma labareda de fogo no seu rosto. (uitas pessoas # sofreram este tipo de acidente. ) maioria vem como l,'uidos e no atacam vidros e borrachas. "erem ser acondicionados em recipientes de vidro ou revestidos de borracha. (anuseie os recipientes contendo cidos com muito cuidado. )lguns so piores 'ue os outros, mas todos eles desprendem gases e vapores terr,veis. A cido sulf9rico e o hidrocloreto liberam gases capazes de atacar peles, olhos e pulmes. .ortanto eis a'ui o )M da segurana para o manuseio dos cidosC ? 6o d1 chance a elesD ? :se vesturio resistente ao ata'ue dos cidos, incluindo luvasD ? )o manusear, evite derramar ou 'uebrar o recipiente 'ue o contmD ? (antenha?os afastado de 'ual'uer fonte de calor e longe de substFncias 'ue possam. As cidos podem ser manuseados, desde 'ue se conhea os riscos e as prticas seguras de manuse?lo.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


ATE""A#ENTOS &O" &"ECAU$ O
) eletricidade pode matar voc1. (uitas pessoas na Empresa sabem muito pouco ou 'uase nada sobre eletricidade, apesar de ser usada amplamente no dia?dia de nosso trabalho e em nossas casas. 6/s acionamos um interruptor e a luz acende ou um e'uipamento ligado. Trocamos uma lFmpada 'uando se 'ueima. onsideramos a eletricidade e suas muitas aplicaes como seguras, pelo fato de nos prestarem muitos servios de maneira simples e fcil. )s estat,sticas indicam 'ue muitos trabalhadores foram mortos em circuitos de &&% volts. :m cho'ue resultante de um contato com apenas &% miliampres de corrente pode ser fatal. ) &&% volts uma lFmpada de N velas pu*a %$ miliampres de corrente. onse'uentemente a 'uantidade de corrente usada por unha lFmpada desta, pu*a corrente o bastante para matar J seres humanos. 6o e*iste dados sobre acidentes com energia eltrica em nossas casas, mas certamente este n9mero elevado, face ao desconhecimento das pessoas, principalmente 'uando so crianas. .ara se proteger contra os riscos da eletricidade 'uando manusear furadeiras, serras eltricas, li*adeiras ou cabos de e*tenso, tome conhecimento dos fatos bsicos relacionados com as causas do cho'ue e da eletrocusso. .or e*emplo a condio do corpo do indiv,duo tem muito a ver com as chances de ser morto por um cho'ue. !e as mos estiverem suadas, os sapatos e meias estiverem 9midos, ou se o piso estiver molhado, a corrente no encontrar dificuldades Gresist1nciaH, passando facilmente atravs do corpo e aumentando a severidade do cho'ue. ;uando estiver trabalhando com ferramentas ou aplicaes eltricas, lembre?se das seguintes regras de preservao da vidaC ? ertifi'ue?se se a cone*o do pino terra este#a intacta antes de liga?lo a 'ual'uer receptculoD ? Tenha e*tremo cuidado 'uando trabalhar com ferramentas eltricas portteis em locais 9midos ou molhados, ou pr/*imos destes locais. 2sto inclui tan'ues e caldeiras ou tubulaes e outros pro#etos aterrados 'ue voc1 possa eventualmente tocar, permitindo a passagem da eletricidade atravs de seu corpo at o terraD ? Belate cabos desfiados ou 'uebradosD ? !e voc1 tomar um cho'ue de algum e'uipamento 'ue estiver usando, relate isto a seu supervisor para 'ue mande fazer os reparos necessrios. "ei*e os reparos eltricos para os especialistasD ertifi'ue?se de estar usando apenas e'uipamento aterrado ou :+ aprovadoD - :se ferramentas para reparo protegidas, e no dei*e de estar usando o E.2 ade'uado. +E(MBE?!E <) 02") .A"E E!T)B .AB :( 82A>.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


CA(OS DE E4TENS O
6o h nada a respeito dos cabos de e*tenso 'ue possa sugerir algum perigo. 6o h peas im/veis, no h chamas e nem barulho. Eles so inofensivos..., mas podem ser perigosos se mal usados. !omente bons cabos devem ser usados. "1 prefer1ncia 7'ueles 'ue so testados e aprovados por laborat/rios de testes de e'uipamentos eltricos. As cabos 'ue apresentarem desgastes devem ser reparados ou #ogados no li*o. 0oc1 pode controlar alguns dos riscos associados ao uso de cabos de e*tenso. )ntes de mais nada nenhum cabo de e*tenso pode suportar unta utilizao abusiva. !e voc1 der um n/, amass?lo, cort?lo ou mesmo curv?lo, voc1 poder estar danificando seu revestimento isolante comprometendo?o. 2sto poder causar um curto?circuito ou um princ,pio de inc1ndio, ou mesmo um cho'ue eltrico. ) maioria dos cabos eltricos transporta eletricidade comum de &&$ volts sem grandes problemas, a no ser uma sensao de tomar um pu*o. !ob certas condies uma corrente de &&$ volts pode matar. Tais condies pode ser representada por um to'ue num cabo sem revestimento com as mos molhadas ou suadas, ou pisar em superf,cies molhadas. )ssim sendo, prote#a o cabo de e*tenso 'ue estiver usando. Enrole?o em grandes lanadas. 6o o dobre desnecessariamente. 6o o submeta a tenso. :m cabo nunca deve ser dei*ado pendurado numa passagem ou sobre uma superf,cie, onde as pessoas transitam. As motivos so simplesC evitar armadilhas 'ue podem causar acidentes e evitar danos ao pr/prio cabo. !e um cabo de e*tenso mostrar sinais de desgaste, ou se voc1 souber 'ue ele # foi danificado, tro'ue? o por um outro novo. 6o conserte cabos por sua conta, a no ser 'ue a pessoa se#a habilitada para tal. Em situaes especiais, so necessrios tipos especiais de cabos. )lguns so resistentes 7 gua, outros no. )lguns so isolados para resist1ncia ao calor, outros so pro#etados para suportar a ao dos solventes e outros produtos 'u,micos. 6o conhecendo as caracter,sticas tcnicas fornecidas pelo fabricante, evite usar cabos em locais 9midos, pr/*imos ao calor ou locais contendo produtos 'u,micos. ) utilizao ade'uada de cabos de e*tenso no dif,cil e nem complicada. A uso correto no toma tempo e pode livr?lo de um cho'ue eltrico. )lgumas regras devem ser aplicadas fia utilizao segura de cabos de e*tenso ? (anuseie o cabo gentilmente, evitando tension?lo, dobr?lo ou amass?lo, ? .endure num local onde no perturbe a passagem, ou possa representar riscos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


C)OQUE E!,T"ICO
A flu*o de corrente 'ue causa danos ao organismo em caso de um cho'ue eltrico. ;uando uma pessoa se torna parte de um circuito eltrico, a severidade do cho'ue determinada por J fatores bsicosC & ? a ta*a do flu*o atravs do corpo I ? o percurso da corrente atravs do corpo J ? o tempo com 'ue o corpo foi parte do circuito

) eletricidade pode se deslocar somente 'uando h circuito completo. A cho'ue pode ocorrer 'uando o corpo faz contato com ambos os fios de um circuito Go positivo e o neutroH, um fio de circuito energizado e o terra, ou uma parte metlica de um dispositivo eltrico 'ue tenha sido energizado. )s mulheres possuem menor resist1ncia ao cho'ue eltrico do 'ue os homens, em funo da constituio orgFnica e de outros fatores. 8atores tais como condio f,sica, a umidade da pele, podem determinar a 'uantidade de eletricidade 'ue um corpo humano pode tolerar. 2nfelizmente, o corpo humano no possui 'ual'uer proteo interna contra o flu*o de corrente eltrica. ) superf,cie da pele fornece a maior parte da resist1ncia ao flu*o da corrente. alos ou pele secas possuem resist1ncia razoavelmente alta, mas a pele 9mida possui pouca resist1ncia. ;uando a resist1ncia da pele interrompida, a corrente flui facilmente atravs da corrente sang3,nea e dos tecidos do corpo. ;ual'uer 'ue se#a a proteo oferecida pela resist1ncia da pele, diminui rapidamente esta resist1ncia com o aumento da voltagem. ) morte ou ferimentos causados pelo cho'ue eltrico podem resultar do seguinteC ? contrao dos m9sculos peitorais, podendo interferir na respirao a tal ponto 'ue resultar em morte por asfi*iaD ? paralisia temporria do sistema nervoso central, podendo causar parada respirat/ria, uma condio 'ue fre'3entemente permanece, mesmo depois da v,tima ter sido desconectada da parte energizadaD ? interfer1ncia do ritmo normal do corao, causando fibrilao card,aca, uma condio na 'ual as fibras do m9sculo card,aco, em vez de contra,rem de maneira coordenada, contraem separadamente e em diferentes momentos. ) circulao do sangue pra e ocorre a morteD ? parada card,aca por contrao muscular Gem contato com alta correnteH. 6este caso o corao pode reassumir seu ritmo normal 'uando a vitima libertada do circuito. ? hemorragias e destruio dos tecidos, nervos e m9sculos do corao devido ao calor provocado pela alta corrente.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


EQUI&A#ENTOS DE &"OTE$ O
Todos n/s temos um instinto de nos proteger toda vez 'ue uma situao adversa em condies normais. )o passar andando por uma rua e nos depararmos com um cachorro bravo e sentimos 'ue ele uma ameaa e 'ue pode atacar, neste momento seu organismo comea a se preparar para a defesa, se#a correr, se#a apanhar um pedao de pau. A certo 'ue internamente seu organismo enviou vrias mensagens ao crebro no instinto de defesa. .orm e*istem outros recursos pro#etados para proteger voc1. .egue por e*emplo um par de /culos ou uma proteo facial. Estes dispositivos no impedem um dano num e'uipamento ou 'ue um inc1ndio se#a evitado. isto mesmo= ) proteo para a face e para os olhos serve apenas para uma coisa. 2mpedir 'ue algum material arremessado atin#a sua vista ou o rosto. 8oi pro#etada para isso. Entretanto, ela proteger voc1 apenas se voc1 'uiser. 6o h nenhum dispositivo automtico para proteo dos olhos. As /culos e outras protees tem valor apenas 'uando voc1 os utiliza da forma como foram pro#etados para serem usados. om o capacete de segurana a mesma coisa, protege sua cabea. Ele s/ vai proteger se voc1 us?lo, mesmo 'ue esta proteo evite apenas um 9nico acidente em todos os anos trabalhados na Empresa. )s botas de segurana de voc1s protegero os seus ps, e no os meus ou o do presidente da Empresa... apenas os seus. ;uando h risco de cair alguma coisa sobre seus ps, e*istem ento a bota de segurana com bi'ueira de ao, capaz de suportar o peso da 'ueda de um ob#eto sobre seus ps. )ssim sendo, 'uando dizemos para usar o e'uipamento de proteo individual, no estamos pedindo um favor para a Empresa. 6o estamos estabelecendo um monte de regras s/ para o beneficio da Empresa. 6o estamos 'uerendo amolar voc1s com restries sem sentido.

6/s estamos apenas 'uerendo fazer o 'ue correto e o 'ue bom para todos voc1s, ou se#a, 'ue um empregado fi'ue cego, 'ue outro perca uma perna, 'ue outro fi'ue doente ou 'ue outro venha at morrer. Estamos contentes de a#udar de diferentes maneiras. 6/s aprendemos a partir de e*peri1ncias pr/prias, 'uais so os tipos de e'uipamentos de proteo necessrios em diferentes tarefas e passamos esta e*peri1ncia para voc1. E e*igido o uso do e'uipamento de proteo por normas internas. ) lei diz 'ue a Empresa obrigada a fornecer gratuitamente o e'uipamento. E assim ela faz. (as a lei diz tambm 'ue a Empresa deve treinar o empregado e e*igir o uso do e'uipamento. !e o empregado descumprir as determinaes da Empresa, logo ele pode receber uma punio. E isso muito /bvio. (as, vamos dei*ar uma coisa bem clara. 6o podemos usar o e'uipamento para voc1. 6o podemos estar o tempo todo ao lado de cada um de voc1s, dizendo <use este e'uipamento agora=> <agora este da'ui=>. 2sto com voc1 e assim 'ue deve ser, por'ue voc1 os tem dispon,vel e para sua proteo. )s vezes pode parecer complicado ter 'ue colocar este ou a'uele E.2 como num trabalho de esmerilhamento. .orm pare um minuto para pensar no assunto. ;uanto tempo leva um <besouro> de uma pea de ao ou pedao de esmeril para atingir seus olhos4 )penas uma frao de segundo. Ento pessoal, a partir de ho#e, vamos zelar pelo nosso E.2, vamos us?lo sistematicamente, vamos fazer de nosso setor um e*emplo para a Empresa.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"OTE$ O DAS # OS
"ois dos instrumentos mais importantes com os 'uais trabalhamos so nossas mos. .rovavelmente no poder,amos usar 'ual'uer outro dispositivo capaz de substituir nossas mos e ainda mantermos a preciso e capacidade de manobra delas. omo a maioria das coisas com as 'uais estamos acostumados, costumamos no nos lembrar de nossas pr/prias mos, e*ceto 'uando uma porta prende um de nossos dedos. ), sim, lembramos 'ue nossas mos so sens,veis. 2nfelizmente, logo es'uecemos desta situao e novamente dei*amos de lado. 0oc1 ficaria surpreso ao saber 'ue os ferimentos nas mos representam &-J dos I.$$$.$$$ de acidentes incapacitantes 'ue ocorrem no trabalho a cada ano. ) maioria destes acidentes so causados por pontos de pinamento, apro*imadamente ^$R. As pontos de pinamento tem o mau hbito de nos pegar 'uando no estamos prestando ateno. .odemos evit?los ficando atentos em relao a sua e*ist1ncia e ento tomar os cuidados ade'uados. :m bom cuidado usar luvas ade'uadas 'uando estivemos manuseando materiais speros ou 'uando estivermos levantando ou movimentando ob#etos. Autras medidas de segurana incluem tirar um tempo para remover ou dobrar pontas protuberantes. 6aturalmente, as protees das m'uinas e as ferramentas especiais dadas a voc1, para e*ecutar uma determinada tarefa, devem ser usadas. ;uando voc1 no toma cuidado com o ma'uinrio com o 'ual ter 'ue trabalhar, ou 'uando voc1 remove uma proteo e no a coloca no lugar novamente, voc1 est aumentando as chances de ser ferido. )postar em voc1 nestas situaes perder na certa. )s protees para as mos no so nada de novo. Elas tem sido consideradas importantes a anos. )pesar dos cuidados 'ue tomamos, nossas mos recebero pe'uenos ferimentos de tempos em tempos. Todos os cuidados devem ser adotados. .ara no arrancar as peles de suas mos, verifi'ue com cuidado o local 'ue voc1 vai passar movimentando um ob#eto, certifi'ue?se 'ue as portas e corredores so largos o suficiente. ;uando for descer um ob#eto ao cho tome o cuidado de no ter os dedos prensados, procure a#uda, solicite um companheiro para fazer o devido calamento. )o apanhar um ob#eto, verifi'ue as condies de pega, verifi'ue se suas mos no esto su#as de gra*a ou /leo.

)'uelas pessoas 'ue so casadas, provavelmente alguma vez # brincaram dizendo 'ue todos os seus problemas comearam 'uando colocaram uma aliana no dedo. 2sto uma verdade, principalmente no 'ue diz respeito ao trabalho. .or razes de segurana no use alianas ou anis 'uando estiver trabalhando. Estas #/ias podem facilmente se prender numa m'uina e em outros ob#etos 'uando estiver trabalhando, provocando cortes no dedo e at amputao. .olias e correias formam pontos de pinamento e devem ser cobertas com protees. !e voc1 necessitar recolher vidros 'uebrados, pregos ou ob#etos cortantes, use as luvas para a tarefa. 6unca tente manusear esse material com as mos descobertas. :ma boa coisa a ser lembrada o fato de 'ue suas mos no sentem medo. Elas vo onde voc1 mandar e se comportaro conforme seus donos mandarem.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"OTE$ O &A"A OS O!)OS
om tanta conversa a respeito de segurana, algumas vezes nos es'uecemos do /bvio. ) segurana uma 'uesto pessoal. )s m'uinas com 'ue trabalhamos podem ter suas protees, mas se no a usarmos, elas no cumpriro seus papis. .odemos estar com os nossos /culos de segurana, mas se no usarmos, eles no iro nos proteger. A 'ue conta a longo prazo a crena firme de termos de fazer tudo para podermos trabalhar com segurana. 6/s temos de usar o e'uipamento de proteo individual se 'uisemos ter um bom desempenho em segurana. 6ingum poder fazer a segurana por n/s. !uporta 'ue voc1 se#a um da'ueles 'ue acreditam na importFncia de proteger sua viso em 'ual'uer circunstFncia e 'ue a#a de acordo com esta idia o tempo todo. ;uando algum da turma 'uiser gozar voc1 por e*cesso de zelo, o 'ue voc1 faz4 0oc1 decide no se envolver e se afasta, ou ento diz 7 pessoa a razo 'ue faz proteger seus olhos mesmo 'ue o risco se#a pe'ueno. Talvez com isso voc1 leve a pessoa a refletir e leve?a a chegar na mesma concluso 'ue voc1. As dispositivos para proteo dos olhos tem sido empregados na ind9stria desde &_&$. Talvez algum de voc1s conheam algum 'ue tenha recebido um ferimento no olho ou 'ue tenha ficado cego por no estar usando /culos de segurana na hora certa. )lgumas part,culas podem atingir seus olhos de forma muito violenta, podendo ocorrer a perda de uma das vistas. 0rios tipos de /culos de segurana esto dispon,veis para proteger seus olhos contra part,culas, aerodispersoides, vapores e l,'uidos corrosivos. "ependendo da tarefa voc1 pode usar o /culos ou protetores faciais ou mscaras faciais. ) soldagem re'uer a proteo dos olhos na forma de um capacete para impedir 'ue raios infravermelhos e ultravioletas atin#am seus olhos. As soldadores devem usar /culos 'ue prote#am contra o arremesso de part,culas. !empre 'ue houver a presena de part,culas em nossas atividades deve?se fazer uso do /culos de segurana. 0oc1 sabe 'ue precisa de apenas urna part,cula de esmeril para acabar com sua viso4 0oc1 sabe 'ue o respingo de um produto 'u,mico corrosivo o suficiente para cegar4 )lgumas vezes voc1 arran#a uma desculpa para no usar /culos de segurana. :ma das desculpas mais fre'3entes C <eles atrapalham minha viso>, <eles so desconfortveis>, <eles me fazem ficar rid,culo>, <eles embaam>. !empre 'ue a proteo para seus olhos o aborrecer, lembre?se apenas 'ue voc1 no poder en*ergar atravs de um olho de vidro, ou sempre ter 'ue usar um instrumento para cobrir a'uela vista perdida. ) pior desculpa de todas a'uela 'ue diz 'ue o trabalho rpido, leva apenas & minuto. A acidente leva muito menos. E o transtorno ser o resto da vida. :ma das frases mais usadas C <Eu me es'ueci...>. usada fre'3entemente como desculpa para no usar o /culos. 6o estamos dizendo 'ue podemos nos es'uecer uma vez 'ue outra, isso acontece. .orm, basta 'ue voc1 se es'uea uma 9nica vez de colocar os /culos para 'ue este es'uecimento, esse

lapso de mem/ria, se#a o mais caro em toda a sua vida. .ortanto, faa o uso do /culos de segurana uma 'uesto de hbito. .ense no seguinteC no e*iste uma boa razo para 'ue algum no prote#a os pr/prios olhos. ) viso no tem preo assim, sendo use a proteo para seus olhos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


CO#&ETI$ O &A"A CA(E$AS DU"AS
"e acordo com o onselho de !egurana 6acional do Trabalho, vrias companhias # adotaram o novo certificado de dureza de cabeas para os trabalhadores 'ue acham ter suas cabeas duras o suficiente. 0rios testes foram aplicados para determinar se um trabalhador pode obter esse certificado. )lguns funcionrios desta seo # e*pressaram seu interesse em ganhar certificados. )ssim sendo, estamos oferecendo agora a oportunidade para eles. )'ueles 'ue conclu,rem satisfatoriamente os testes abai*o recebero um bon, um certificado na moldura e a permisso de usarem os bons no lugar do capacete de segurana. TE!TE "E .E6ETB)OTA. :m prumo de chumbo pesando meio 'uilo dei*ado cair repentinamente de uma altura de J metros na cabea do interessado. !e a ponta penetrar pelo menos & cm, o interessado ter passado na primeira fase do e*ame. TE!TE "E )M!ABOTA. ) cabea do interessado submersa na gua durante IK horas, sem o au*,lio de ar mandado !e a absoro total for menor do 'ue $,% R o interessado passa ao e*ame seguinte. TE!TE "E BE!2!TP6 2) ;:W(2 ) E TB(2 )C ) cabea do interessado testada 'uanto suas propriedades de resist1ncia a produtos 'u,micos, incluindo cidos e solventes, e 'uanto a resist1ncia ao fogo. Tendo passado nesta fase, o interessado far o teste final 'ue o eltrico. TE!TE E+TB2 A. Este teste final e muito simples, envolve a cabea do interessado a uma tenso de at J.$$$ volts em N$ hertz ). :m vazamento de _ miliampres permitido a I.$$$ volts, no sendo permitido o rompimento do isolamento. ;ual'uer um empregado 'ue passar neste e*ame, 'ue normalmente so aplicados aos capacetes de segurana, ser agraciado com um bon e um certificado de dureza devidamente envolvido por uma moldura moderna para permitir 'ue ele use apenas o bon en'uanto estiver trabalhando em locais onde lhe for e*igido usar o capacete de segurana.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


O /A!O" DO CA&ACETE DE SE+U"AN$A -* .OI A&"O/ADO )o longo dos dias, os empregados tem dado vrias desculpas para no usar o capacete de seguranaC ? ? ? ? ? ? Ele muito pesado= Ele me d dor de cabea= Ele machuca meu pescoo= Ele muito frio para ser usado= Ele muito 'uente para se usado= Ele no dei*a eu ouvir direito=

? Ele no dei*a eu en*ergar direito= ? Ele faz eu ficar careca= Yo#e em dia, at 'ue no h muita resist1ncia em usar os capacetes de segurana. Youve poca 'ue nem podia falar em capacete, 'ue o empregado reclamava. )o longo dos anos a consci1ncia tem melhorado, embora muitos ainda relutam em no aceitar este E.2 como parte integrante do seu dia?dia como um instrumento importante de trabalho. 2magine uma en*ada, um machado ou outra ferramenta desprendendo acidentalmente do cabo e atingindo seu colega. .ode ser na cabea, como tambm pode ser em 'ual'uer outra parte do corpo. 2magine ser atingido por peas m/veis. Yist/rias diversas como pro#ees de britas, pro#ees de fragmentos de esmeris, batidas contra, so e*emplos concretos de 'ue a utilizao do capacete de suma importFncia no nosso trabalho. )t mesmo a presena do risco de uma 'ueda sobre os trilhos em funo das irregularidades do piso, faz com 'ue nossa obrigao com o uso do capacete aumente ainda mais. 0oc1 nunca saber 'ue tipo de surpresa pode aguardar voc1 vindo em direo ao crFnio. .ortanto prote#a?se usando o seu capacete e cuide de sua conservao, no #ogando?o ao cho, mantendo?o limpo e em perfeitas condies de uso.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


!ES8ES NAS COSTAS
+eses repetidas nas costas podem se tornar crLnicas e pode causar anos de sofrimento, encurtar os altos produtivos do trabalhador e provavelmente acabar com a alegria da aposentadoria durante muitos anos. .odemos evitar estas leses nas costas4 !im. !e reconhecermos algumas de suas causas e procurar evitar males maiores. ) maioria das leses nas costas resulta das seguintes causasC ? +evantamento de cargas com o corpo em posio erradaD ? +evantamento de ob#etos abai*o do n,vel do soloD ? Tentativa de ser o forte, ou se#a, levantar pesos acima da capacidade da pessoaD ? Escorreges 'uando transportando ob#etos ou operando ferramentasD ? 5iro do corpo nos calcanhares 'uando se levanta ou carrega ob#etosD ? .osio de trabalho incorreto e fre'3ente. ) maioria de voc1s # sabem como levantar do cho um peso corretamente4 Todos n/s temos limitaes 'uando temos de levantar um peso, pois nosso organismo no foi moldado como levantador e transportador de cargas. !e um ob#eto pesa acima de K$ `g, solicite a#uda de um guincho para i?lo. .ara transport?lo solicite a presena de um e'uipamento apropriado. !ua condio f,sica, constituio e estrutura orgFnica tem muito a ver com sua capacidade de levantar e transportar ob#etos pesados. 6o faa mais do 'ue d conta. Em locais onde o terreno irregular o risco ainda maior. !olicite a#uda aos companheiros. 6unca gire o corpo ao levantar ou transportar ob#etos pesados, mude a posio dos ps. !ua coluna e m9sculos no foram preparados para suportar presso ou tenso superior a determinados limites caracter,sticos de cada um.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


#ANUSEIO DE CA"+AS CO# SE+U"AN$A
(esmo com o au*ilio mecFnico para o levantamento de cargas, encontramos certas coisas 'ue precisam ser feitas manualmente. .ara evitar distenses de mau #eito nas costas, temos 'ue faz1?lo corretamente. 2sto # foi dito vrias vezes, porm ainda ocorre muita leso por levantamento de pesos. onsideremos algumas coisas 'ue temos de levantar manualmente. A 'ue pesa mais4 A 'ue mais dif,cil de manusear4 .ense nisso en'uanto falamos nos principais pontos sobre levantamento de peso com segurana. ) proteo das mos de m*ima importFncia. )o levantar materiais com bordas cortantes ou superf,cie spera, use luvas para proteger suas mos. "evemos evitar o pinamento de dedos e cortes nas mos. (esmo 'ue voc1 este#a usando luvas, deve certificar?se de 'ue suas mos no correm riscos, no podem ser atingidas por alguma pro#eo no momento do levantamento, e 'ue a mesma no atingir os ps. ) firmeza dos ps essencial para se tentar levantar um ob#eto de 'ual'uer peso substancial. (uitas distenses resultam da perda do e'uil,brio. om isso o peso da carga lanado sobre os m9sculos das costas. ) posio dos ps determina se voc1 est ou no bem e'uilibrado. Eles devem estar ligeiramente separados um do outro. "obrar os #oelhos para levantar o peso com os m9sculos da perna o re'uisito bsico de segurana. !e estiver pegando uma cai*a, posicione?a em diagonal pegando pelos cantos opostos. ) coluna deve ficar 'uase reta. !e encurvar a coluna em demasia poder ocorrer leses graves na coluna vertebral. +embre?se 'ue a coluna composta de pe'uenas vrtebras intercaladas com um disco gelatinoso. ) compresso ento deve ser no sentido vertical. )p/s levantada a carga, mantenha pr/*ima ao corpo para evitar esforos nos m9sculos dos braos e manter o e'uil,brio da pessoa. )ntes de levantar deve ser feita uma avaliao para ter certeza de 'ue, ao ergu1?la poder traze?la pr/*ima ao seu corpo. +evantar lentamente outra recomendao bsica de segurana. olo'ue lentamente sua fora no levantamento. +evante lentamente esticando suas pernas, mantendo as costas retas e a cai*a pr/*ima ao corpo. !e a carga for muito pesada, logo no in,cio voc1 poder retornar a carga para a posio original. .ea a#uda 'uando precisar e no hesite em fazer isto. )presentamos a seguir alguns conselhosC ? "imensione a carga primeiro, no tente ser o mais forte. 6a d9vida pea au*,lioD ? ertifi'ue?se de 'ue est com os ps firmes no cho e verifi'ue os desn,veis do local, se e*istirD ? (antenha os ps ligeiramente separados, uns J$ cent,metros um do outroD ? olo'ue seus ps pr/*imo 7 base do ob#eto. 2sto importante por'ue evita colocar toda a carga sobre os m9sculos das costasD ? "obre seus #oelhos, mantendo suas costas retas e o mais vertical poss,vel. )s botas de segurana com bi'ueira de ao previnem poss,veis acidentes com pro#ees de ob#etos sobre os ps +evantamento de cargas representam muitos problemas no trabalho em relao a acidentes t,picos ou problemas relacionados com a sa9de do empregado. )ssim sendo, procure utilizar a fora dos m9sculos das pernas e braos, pois costas no possuem m9sculos para essa finalidade.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


CA""IN)OS DE # O
Todos a'ui conhecem um carrinho de mo. Eles se parecem um com o outro. :ma rodinha de pneu, a caamba e duas barras de segur?lo. .ode haver apenas uma grande diferena no #eito 'ue cada um e*ecuta um trabalho com segurana. )s pessoas 'ue utilizam esses carrinhos de mo os conhecem muito bem e sabem 'uais os trabalhos 'ue podem e*ecutar. 2sto importante para uma utilizao segura. V vimos carrinhos carregados com cai*as empilhadas to alto 'ue a cai*a do topo fica na altura do peito. A tempo perdido tentando e'uilibrar esta carga prova 'ue uma carga menor mais segura e melhor para se e*ecutar a tarefa. As ferimentos mais comuns entre a'ueles trabalhadores 'ue utilizam este tipo de carrinho, envolve as mos e os ps. )ssim sendo, use luvas para proteger as mos. !e algum de voc1s # teve o dedo do p atropelado por um carrinho, sabe bem a importFncia de usar as botas de segurana. 6o tente impedir o movimento do carrinho usando os ps. 2sto acabar mais tarde com uma leso E*istem certos procedimentos 'ue deve ser seguido para os utilitrios destes carrinhosC ? mantenha a carga mais bai*a poss,velD ? colo'ue primeiro os ob#etos pesados, depois os mais levesD ? colo'ue a carga de modo 'ue o peso concentre no ei*oD ? no obstrua sua viso com cargas altasD ? ao levantar o carrinho, faa fora com os braos e pernas e no com as costasD ? o carrinho 'ue deve transpolar a carga, voc1 s/ empurra e e'uilibraD ? nunca ande para trs com carrinho carregadoD ? 'uando descer uma rampa, mantenha o carrinho virado para frente, 'uando subir inverta a posioD ? os carrinhos de mo no devem ser usados em rampas acima de %R. )o final do e*pediente o mesmo deve ser mantido numa posio tal 'ue os cabos no venham a oferecer riscos de cho'ues por pessoas.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


E#&I!)ADEI"AS - AS #U!AS DE CA"+A DO T"A(A!)O
)s empilhadeiras, verdadeiras mulas de carga da ind9stria, esto se tomando rapidamente bestas perigosas. )nualmente, milhares de ferimentos com afastamento esto relacionados com as empilhadeiras. "esde 'uem foram introduzidas nos locais de trabalho elas so responsveis pelo aumento do ,ndice de acidentes tirais de K$$R. A aumento alarmante de operao insegura de empilhadeiras foi relatado num estudo recente. Eis a'ui algumas das concluses desse estudoC ? (ais da metade ? %IR ? dos fermentos no per,odo estudado envolveu empilhadeiras m/veis, &_R envolveram empilhadeiras sendo operadas em ve,culos estacionados e em &_R dos casos a empilhadeira estava paradaD ? ;uase a metade ? K%R ? dos ferimentos foram sofridos por empregados trabalhando ou caminhando em reas onde as empilhadeiras estavam sendo operadasD ? erca de &%R dos ferimentos foram causados em trabalhadores regularmente designados para tarefas pr/*imas das empilhadeirasD ? As ferimentos mais t,picos ? IIR ? envolviam escoriaes e contuses nas pernas, psD

? Esmagamentos foram os ferimentos mais comuns associados com elevao ou abai*amento dos garfos das empilhadeirasD ? As acidentes fatais 'ue houveram, foram provocados principalmente por 'uedas de cargas, tombamento. ) maior parte destes acidentes poderia ter sido evitada se as regras de segurana abai*o fossem seguidasC ? 6o levante a carga com a empilhadeira em movimentoD ? 6o transporte a carga com o garfo totalmente levantadoD ? "iri#a cuidadosamente e lentamente nas es'uinas e sinalize com a buzina nos cruzamentosD ? 0erifi'ue se as plataformas usadas para acesso a caminhes ou vages tem a largura e a resist1ncia necessrias para suportar a empilhadeiraD ? Evite paradas s9bitasD ? 6o transporte passageiros de caronaD ? Abserve os espaos acima e o giro da e*tremidade traseiraD ? .ara melhor viso, d1 r ao transportar cargas grandes, mas fi'ue virado para a direo do deslocamentoD ? Transporte carga somente em conformidade com a capacidade nominal da empilhadeiraD ? +evante a carga com o mastro vertical ou ligeiramente inclinado para trsD ? 6o transporte cargas ou pilhas instveis. ertifi'ue 'ue as cargas este#am posicionadas uniformemente nos garfos e observe o e'uil,brio ade'uadoD ? )bai*e as cargas lentamente e abai*e o suporte de carga totalmente 'uando a empilhadeira for estacionada. ) operao segura das empilhadeiras pode torn?las as verdadeiras mulas de cargas confiveis, ao invs de bestas perigosas no seu local de trabalho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


I$A#ENTO #EC0NICO E OUT"OS EQUI&A#ENTOS #OTO"I'ADOS
As guinchos, talhas e lanas so alguns dos e'uipamentos de iamento motorizados 'ue normalmente so encontrados em nosso meio de trabalho. A desenvolvimento destes e'uipamentos envolve muita e*peri1ncia de campo e teste de engenharia. ;uando finalmente so liberados para a utilizao geral, estes dispositivos sero to seguros 'uanto a moderna tecnologia pode nos oferecer, entretanto, re'uerem operao e manuteno ade'uada para se tornar uma operao segura e de muita utilidade. "evemos sempre verificar estes e'uipamentos antes de us?los. "evemos verificar 'uanto ao abastecimento de combust,vel, vazamentos de /leos e fluidos hidrulicos, mecanismos de embreagens emperrados ou danificados, desgaste anormal, trincas por fadigas e outras condies inseguras. !empre 'ue for observada uma condio insegura, relate isto e certifi'ue?se 'ue foi reparado prontamente. ) utilizao de guinchos e de outros e'uipamentos motorizados em nossos trabalhos uma operao meticulosa. (esmo a maioria desses e'uipamentos sendo simples o suficiente para uma criana oper? los, somente uma pessoa habilitada e 'ualificada pode faz1?lo de forma correta e com segurana. A operador 'ualificado nunca abusa de seu e'uipamento. Ele evita parada e partidas rpidas, 'ue podem provocar desgaste e*cessivo. Ele sempre faz um teste de levantamento para verificar se o gancho ou a armao est correta e no local certo. A operador escolhe uma pessoa para os sinais manuais necessrios e aceita somente os sinais dessa pessoa indicada e apenas a'ueles sinais claramente indicados. Entretanto, a manuteno das distFncias de afastamento de responsabilidade do operador. !e ele mesmo achar 'ue h motivos para 'uestionar o #ulgamento da pessoa 'ue est sinalizando, deve

verificar estas distFncias antes de continuar. Ele deve dar a ateno particular aos espaamentos em relao a fios areos 'ue poderia provocar energizao do ve,culo. !e 'ual'uer coisa sair errada, o operador deve parar o e'uipamento e no reiniciar at 'ue o problema tenha sido esclarecido e um novo plano tenha sido desenvolvido. ;uando estamos trabalhando com este e'uipamento ou deslocando?o, temos 'ue ter a certeza de todos os cuidados para no danific?lo. Eis a'ui algumas aes 'ue podem ocorrer danos facilmente. ;uando uma escada em lana mantida ereta com o ve,culo movimentando?se um local para o outro. Ela pode ser danificada pelo contato com pontes, galhos de rvores e fios. (uitos outros e*emplos poderiam ser citados, mas todos mostrariam 'ue poucos riscos, se 'ue e*iste algum, esto incorporados nos pro#etos destes e'uipamentos. As riscos inicialmente so decorrentes de abusos e neglig1ncia. E*istem vrias protees 'ue devem ser usadas, dependendo do tipo de e'uipamento. Em alguns casos, estas protees so parte integrante do e'uipamento. .or e*emplo, certas protees 'ue fazem parte dos sistema hidrulico, permitem 'ue uma plataforma desa suavemente em vez de cair abruptamente 'uando h um vazamento hidrulico. As procedimentos de operao segura devem ser sempre utilizadas. .or e*emploC 'uando h uma possibilidade de contato com o fio energizado, use as luvas de borracha. Este cuidado se aplica no apenas 7s pessoas 'ue este#am diretamente envolvidas com o trabalho em eletricidade, mas tambm a todas a'uelas 'ue este#am trabalhando pr/*imas de redes eltricas ou de e'uipamentos 'ue possam fazer contatos com fios energizados. Autros procedimentosC fi'ue embai*o de cargas suspensas, use o cabo de controle para guiar a carga, procure testar continuamente o e'uipamento. A bom operador ? o operador seguro ? sabe 'ue e'uipamentos motorizados so e*tenses de seus braos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


DICAS DE SE+U"AN$A &A"A O&E"A$ O CO# +UINDASTE #9/E!
) grande maioria dos acidentes envolvendo os guindastes, atinge trabalhadores embai*o ou pr/*imos a cargas suspensas, 'uando as mesmas caem devido a amarrao, ganchos e estropos inseguros. As cabos e os prendedores devem ser e*aminados diariamente e inspecionados completamente pelo menos uma vez por semana e mais fre'3entemente ao apro*imar de sua vida 9til. A n9mero de arames 'uebrados, a 'uantidade de desgaste dos arames e*ternos e a evid1ncia de corroso so indicadores. !e um cabo de N por &_ ou de N por I% tiver seis arames partidos numa perna, esta seo de cabo estar seriamente comprometida. As ganchos deterioram devido 7 fadiga e 7 m prtica de iar a carga em um ponto, o 'ue faz com 'ue o gancho se abra. !e voc1 encontrar um gancho nestas condies, substitua?o. :m gancho girat/rio minimiza o esforo e o desgaste provocado pelo giro da carga durante um iamento. :m gancho de segurana possui um trinco 'ue impede o estropo de sair. ) operao de um sistema de guindar em terreno macio ou inclinado perigosa. A guindaste dele estar sempre nivelado antes de ser colocado em operao. )s sapatas de apoio do uma estabilidade confivel somente 'uando usadas em terreno firme. ) sobrecarga uma causa fre'3ente de acidentes srios, como o tombamento, colapso da lana e falha de cabos. Todos os fabricantes estabelecem os limites de carga de segurana para diferentes Fngulos de inclinao da lana. As limites especificados na tabela de carga nunca devem ser e*cedidos, alm das instrues de operaes devem ser seguidas. )ntes de sair do guindaste, por 'ual'uer razo, apli'ue os freios, calce as rodas, trave a lana e colo'ue alavancas e controle em neutro. Abserve antes de iniciar os trabalhos as condies do terreno, inclinaes e posicionamento do guindaste em relao a fiao area.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SE+U"AN$A CO# CA(OS DE A$O
As cabos de ao so amplamente usados em vez das cordas de fibra por'ue possuem maior resist1ncia para o mesmo diFmetro e peso. !ua resist1ncia constante, molhado ou seco e permanece a mesma sob condies climticas variveis e possuem maior durabilidade. .orm, este material dever ser inspecionado diariamente 'uanto ao desgaste. :ma inspeo completa deve cobrir os seguintes pontosC ? Y evid1ncias de corroso, desgaste ou dobraduras4 :m cabo 'ue foi dobrado no pode ser reparadoD ? E*istem arames 'uebrados4 !e houver, substitua o cabo de ao, se o mesmo no satisfizer os padres de segurana estabelecidosD ? A cabo foi lubrificado corretamente4 A cabo deve ser mantido lubrificado ade'uadamente para evitar a corrosoD ? ;ual a condio das emendas e cone*es4 ;ual'uer observao de danos corri#a?osD ? Y evid1ncia de 'ue o cabo de ao tenha sido esmagado, achatado, aberto formando gaiolas ou apresenta 'ual'uer outro dano causando sua distoro4 !e houver substitua?oD ? As empregados usam proteo para os olhos, 'uando necessrio4 ;uando no estiverem sendo usados, guarde?os corretamente para proteg1?los contra su#eira, para permitir o pronto acesso a eles e de maneira a permitir uma inspeo visual completa e precisa. (anuseie os cabos de maneira a evitar dobras ou tores. ) importFncia da lubrificao peri/dica muito importante. :m cabo de ao possui muitas peas m/veis. Toda vez 'ue um cabo dobrado e esticado, os arames nas pernas do cabo devem deslizar uns contra os outros. onse'uentemente deve haver unta camada de lubrificao em cada pea m/vel. :m segundo motivo importante para a lubrificao do cabo de ao evitar a corroso dos arames e a deteriorao do n9cleo, ou alma, de fibra. :m cabo enferru#ado um perigo, por'ue nenhuma inspeo visual capaz de determinar a resist1ncia remanescente de um cabo corro,do. 6estas condies ele muito perigoso, pois a ferrugem reduz a rea de corte transversal do ao bom restante. om isso ele pode partir sem aviso prvio. A lubrificante pode ser aplicado atravs de uma escova. .ara instalar os clipes nas laadas de e*tremidades dos cabos de ao, faa o seguinteC ? )pli'ue o primeiro clipe a uma distFncia da e*tremidade morta do cabo, com o parafuso <:> sobre a e*tremidade morta e com a e*tremidade viva se apoiando na sela do clipe. )perte as porcas uniformemente com o tor'ue recomendadoD ? )pli'ue o segundo clipe o mais pr/*imo poss,vel da laada, com o parafuso <:> sobre a e*tremidade morta. 5ire as porcas at 'ue fi'uem firmes no lugar. 6o aperteD ? Espace todos os outros clipes igualmente entre os dois primeiros ? eles no devem ficar separados numa distFncia superior 7 largura da base do clipe. 5ire as porcas, tire a folga do cabo e aperte as porcas uniformemente com o tor'ue recomendado. Todas as sapatas dos clipes devem assentar na e*tremidade do cabo e ter o tamanho ade'uado para o diFmetro do cabo. ) distFncia entre os clipes num cabo de ao deve ser igual a seis vezes o diFmetro do cabo.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"*TICAS DE SE+U"AN$A NA UTI!I'A$ O DE ESCADAS
6osso trabalho e*ige 'ue utilizemos vrios tipos de escadas. !e elas no forem usadas corretamente, tornam?se perigosas e podem causar acidentes srios e at fatais. .or serem instrumentos de trabalho comuns, os riscos associados a elas normalmente no so levados muito em conta. .ara eliminar estes riscos e reduzir os acidentes recomendamos as seguintes prticasC & ? :se sempre a escada certa para o trabalho. 6o improvise usando uma escada muito longa ou muito curtaD I ? 2nspecione todas as escadas periodicamente 'uanto a ferrugem, trincas, partes 'uebradas e corrimo enfra'uecidoD J ? (antenha todas as escadas com a ferragem bem firme e verifi'ue 'uanto a empeno ou peas 'uebradasD K ? ;uando poss,vel, providencie um local de guarda ade'uado para elas. onsidere os fatoresC calor, umidade e poss,veis danos por ferramentas e m'uinasD % ? Bemova as lascas 'ue aparecerem. +i*e estas reas e as pinte novamenteD N ? Botule as escadas identificando o comprimento e o local onde elas devem ser usadas e guardadasD Q ? (antenha todos os cabos 'ue forem usados com escadas em boas condiesD ^ ? .rovidencie apoio suficiente para manter as escadas presas 'uando transportadas em ve,culos. 8i*e numa posio 'ue minimize os efeitos num poss,vel cho'ue no trFnsitoD _ ? (antenha as escadas livre de gra*asD &$ ? .osicione?as corretamente. (antenha &-K do comprimento da mesma afastado do p da paredeD && ? ;uando em uso, amarre a e*tremidade superior. alce a base ou solicite 'ue algum segure a baseD &I ? 6unca use escadas de metal para trabalhos em circuitos eltricosD &J ? olo'ue sinais de alerta ou barricadas na base da escada 'uando estiverem sendo usadas em locais de passagem de pedestres, ou onde possa haver movimento de m'uinas e e'uipamentosD &K ? Bemova todas as escadas do servio 'uando defeituosas.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&ENSE E# SE+U"AN$A QUANDO USA" ANDAI#ES
Trabalhar em locais onde necessrio instalar andaimes necessita de cuidados especiais, pois o risco de 'ueda est presente. Ento siga estas dicas 'ue au*iliaro na reduo dos riscosC ? )ntes de usar, inspecione o andaime no 'ual voc1 vai utilizarD ? !e voc1 precisar de usar escadas para alcanar o andaime preste ateno nos degraus. Abserve todas as regrasD ? !egure nos corrimos da escada ao subir e descer do andaime e no transporte material nesse momentoD ? (antenha o andaime livre de material no usado ou desnecessrio 'ue possa causar um tropeoD ? 0erifi'ue se os pranches do andaime no se pro#etam acima de &% cm alm das barras transversais. !e forem muito longos, eles podem inclinarD ? 0erifi'ue as condies de estabilidade do andaime. .rocure instalar em locais nivelados e este#a atento aos calosD

? 6unca pule de um andaimeD ? .ara os andaimes m/veis, aplicar freios e calar os roletes antes de subir para trabalharD ? )marre as e*tremidades superiores num local fi*o. .ara eliminar os riscos de 'ueda de ob#etos, siga as seguintes regras bsicasC & ? Abserve as boas regras de arrumao e ordenao das plataformas do andaimeD I ? ertifi'ue?se 'ue os pranches esto firmes e no local certoD J ? 6o dei*e ferramentas ou material soltos. +impe a plataforma ao filial de cada turno de trabalhoD K ? !e algum estiver trabalhando acima de voc1, certifi'ue?se 'ue ha#a proteo acima da sua cabea. :se o capaceteD % ? 6unca arremesse uma ferramenta ou ob#etos para outra pessoa. !e necessitar passar algum ob#eto a outra pessoa, use uma corda, um cesto ou uma sacolaD N ? ertifi'ue?se 'ue uma pessoa 'ue este#a ao n,vel do solo, 'ue est iando uma carga com a corda manual, ou 'ue este#a abai*ando uma carga, permanea afastadaD Q ? !e estiver sendo feito algum trabalho de demolio ou de alvenaria, colo'ue uma tela no espao entre a plataforma e o corrimo superiorD ^ ? :tilize o cinto de segurana 'uando no houver num dos lados do andaime um corrimo.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SE+U"AN$A CO# #*QUINAS O&E"AT"I'ES E# O.ICINAS
)lgumas observaes 'ue devem ser seguidas no trabalho com m'uinas operatrizes em oficinasC ? 6o opere m'uinas operatrizes sem a devida 'ualificao e treinamentoD ? 6o remova as protees e*istentes e nem as torne in9teisD ? :se protetores oculares, capacete, protetores faciais ou outros dispositivos de proteoD ? :se o vesturio na medida e*ata, ? 6o use anis, #/ias frou*as, cordes, luvas largas, cordes enrolados no pescoo e cabelos e*cessivamente longosD ? :se a ferramenta correta e ade'uadamente presa para trabalhar em cortes, furaces, modelagem, etc. ? 6o limpe ou lubrifi'ue m'uinas 'uando em funcionamentoD ? 6o pare a m'uina utilizando as mos ou ferramentas nas poliasD ? 2nspecione as ferramentas regularmenteD ? (antenha a m'uina sempre limpa, retirando o e*cesso de esc/rias ap/s a concluso dos trabalhosD ? (antenha o piso da oficina sempre secoD ? )ntes de montar uma pea no esmeril numa li*adeira, teste sua circularidade. ? (antenha o apoio da ferramenta a &-^> da pedra do esmeril e em pedestais. ) proteo a &-K>

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


O ES#E"I!
As homens de antigamente afiavam suas ferramentas, roando?as contra uma pedra. Yo#e o mesmo princ,pio usado A esmeril um dos instrumentos mais comuns e 9teis 'ue possu,mos. !em ele, nossos altos n,veis de efici1ncia industrial e de produo nunca seriam poss,veis. (as como todo processo industrial necessita de cuidados, o esmeril eltrico re'uer cuidados especiais por ser um instrumento 'ue apresenta muitos riscos a acidentes considerados srios.

Todos a'ueles trabalhadores 'ualificados como os fabricantes de ferramentas, mecFnicos, sofrem um maior n9mero de ferimentos causados pelo uso do esmeril. 6ormalmente esses ferimentos so os mais graves. claro 'ue neste caso os cuidados com segurana no esto sendo seguidos, por'ue a maioria destes acidentes no acontecer. :m estudo sobre ferimentos causados por este instrumento revelou dois fatos altamente significativosC oito em dez ferimentos ocorrem no ponto de operao ou pr/*imo dele, e cinco em dez ferimentos atingem os olhos. A fato da metade de todos os ferimentos ser nos olhos, enfatiza o 'uo importante usar o /culos de segurana. ) falha em usar /culos de segurana pode ser desastrosa. :ma part,cula arremessada pode cegar um olho desprotegido. @culos mal usados e a utilizao de /culos errados representam outros fatores importantes nos ferimentos provocados pelo esmeril. ) finalidade do /culos de segurana proteger a viso e no ficar no armrio, l ele no protege nada. ) maioria dos esmeris so pro#etados para ficarem presos entre flanges. 6o opere esmeris 'ue no esteia montado em flanges apropriados e ade'uados. olo'ue faces de material compressivo entre o esmeril e seu flange. 6o use esmeril defeituoso. A esmeril 'ue foi desativado nunca deve ser usado novamente para esmerilhar 'ual'uer coisa. )ntes de montar o esmeril, inspecione?o cuidadosamente 'uanto a trincas ou marcas 'ue indi'uem danos. )lm disso, faa o teste de circularidade. Teste a pedra tocando?a gentilmente com um martelo de madeira ou cabo de uma chave de fenda. !e a roda no estiver com defeito, um c,rculo perfeito ser traado. !alvaguardas apropriados fazem parte das operaes seguras de esmerilhamento. )s prticas seguras representam a outra parte. !e umas poucas prticas seguras forem totalmente observadas, os ferimentos por esmeril sero poucos e muito menos severos. )ntes iniciar verifi'ue a pedra 'uanto a flanges trincados. ertifi'ue?se tambm 'ue a pedra no est 'uebrada. 0erifi'ue se a pedra do tamanho correto, assim como suas especificaes para o trabalho a ser feito. !e a pedra estiver montada fora do centro ou com lateral mais desgastada, grandes esforos so impostos, podendo ocorrer fragmentao de toda a pedra. .edras com velocidade e*cessivamente altas representam outra das principais causas de acidentes. :ma pedra de esmeril no deve ser operada acima da velocidade recomendada pelo fabricante. onhea o limite seguro de velocidade da pedra 'ue voc1 utiliza. )cima de tudo, no monte a pedra 'ue voc1 usa noutra m'uina 'ue possa e*ceder o limite de velocidade. E*ecutando o trabalho de maneira segura, voc1 est protegendo seus dedos, suas mos e seu e'uipamento. !egure a pea de trabalho firmemente, no muito pr/*imo da pedra. 6o force a pea de trabalho contra uma pedra ainda fria, apli'ue o trabalho gradualmente para a'uecer a pedra. )o desligar o esmeril no saia e dei*e?o sozinho en'uanto a pedra estiver em movimento.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SE+U"AN$A CO# &"ENSA : .U"ADEI"A &A"A #ETA!
? :se apenas ferramentas ade'uadamente afiadas. 0erifi'ue se os so'uetes e encai*es esto em boas condiesD ? .renda a pea de trabalho no torno ou apoio e fi*e?o na mesa da prensa. 6enhum trabalho deve ser feito segurando a pea manualmente en'uanto perfuraD ? 6o aperte a morsa ou braadeira en'uanto a m'uina estiver em movimento ou 'uando a m'uina estiver sendo lubrificada ou a#ustadaD ? :se o capacete mais #usto para manter o cabelo afastado das pecas m/veisD ? 6o use roupas folgadas ou #/ias, elas podem ser presas por peas rotativas. 6o use luvas ou coisas penduradas no pescoo, camisas ou bluses abertosD

? :se o /culos de segurana 'ue impedir 'ue part,culas voadoras atin#am seus olhos. :se tambm botas de seguranaD ? Bemova as part,culas metlicas da mesa e da rea de trabalho com uma escova ou um instrumento apropriado 6o use o ar comprimido ou as mos para fazer esse tipo de trabalhoD ? 6o opere as furadeiras com velocidades maiores do 'ue as especificaes do fabricante para os materiais 'ue este#am sendo furadosD ? (antenha a mesa livre de ferramentas e de outros itens soltos. (antenha o piso em volta da prensa livre de ob#etos 'ue possam causar tropeesD ? )ntes de comear a trabalhar com a m'uina, certifi'ue?se 'ue a pea de trabalho este#a firmemente presa, de 'ue as brocas, so'uetes e encai*es este#am em boas condies e se esto firmes no lugar, ? 0erifi'ue se a m'uina foi lubrificada apropriadamente e se todas as condies esto corretas para utilizao segura e se as chaves de trava foram removidasD ? )ntes de dei*ar a m'uina, desligue?a e certifi'ue 'ue ela tenha paradoD ? Belate 'ual'uer condio insegura imediatamente.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


DICAS SO("E .E""A#ENTAS
Beserve um tempo para verificar suas ferramentas se#am elas manuais ou eltricas, antes de comear a utiliz?las !e as mesmas estiverem gastas ou necessitarem de reparos, elas podero ser um instrumento de acidente ertifi'ue?se de 'ue as ferramentas este#am limpas e de a'uelas 'ue possuem cortes este#am afiadas. :m corte cego pode fazer uma ferramenta escapar de sua posio ao ser utilizada. :se a ferramenta EBT) para o trabalho 'ue vai e*ecutar. !aiba a finalidade de cada ferramenta e use? a da maneira correta. 6o use a chave de fenda como alavanca ou ferramenta de bater. ) utilizao incorreta da ferramenta pode 'uebr?la ou causar um ferimento. Tudo isso pre#u,zo. :se a ferramenta como ela foi pro#etada para ser usada. .roceda o corte no sentido contrrio a voc1. !e uma ferramenta possui I cabos, utilize a ambos. ;uando usar uma chave a#ustvel, pu*e o cabo em vez de empurr?lo. !e voc1 no estiver certo como usar a ferramenta, no advinde ? verifi'ue o manual de utilizao. 6o trabalhe com impaci1ncia. .renda a'uilo 'ue for necessrio numa bancada ou num torno e mantenha mos, cabelos e vesturio afastados de peas m/veis. 6o teste a fiao da ferramenta com os dedos. :se roupas apropriadas para o trabalho 'ue estiver fazendo. !e estiver serrando, li*ando ou martelando, use seus /culos de segurana. !e estiver usando uma serra eltrica, use uma mscara ade'uada para evitar inalao de poeira. !e estiver trabalhando com a mesma m'uina em ambientes fechados, use o protetor auricular. !e estiver trabalhando em bancadas com peas, use o sapato de segurana. 6o use braceletes, gravatas ou vesturio folgado 'uando estiver usando ferramentas eltricas, pneumticas ou hidrulicas. )o concluir todo o trabalho, limpe as ferramentas. Transporte as bordas cortantes apontadas para bai*o. .rovidencie um lugar para guardar cada ferramenta. 6o dei*e uma ferramenta fora do lugar por'ue voc1 est plane#ando us?la novamente no dia seguinte=. Tomando cuidado com sua ferramenta e, sabendo como us?las, voc1 pode eliminar os riscos e se proteger contra ferimentos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


C)A/ES DE .ENDA - A .E""A#ENTA #AIS SU-EITA A A(USOS
"epois do martelo a chave de fenda provavelmente a ferramenta 'ue mais sofre abusos. )s chaves de fenda so encontradas numa ampla variedade de formas, tamanhos e materiais. .orm, todas se destinam a um 9nico uso. )pertar e afrou*ar parafusos. 2nfelizmente essa ferramenta usada como alavanca, como formo, raspador, misturador de tinta e incrivelmente, 7s vezes, como martelo= A abuso mais comum usar a chave de fenda de tamanho errado para o parafuso. 0oc1 no usaria um par de sapatos 'ue fosse muito pe'ueno ou muito grande para seus ps. aso contrrio isso seria um abuso para eles. .ela mesma razo, voc1 no deve usar uma chave de fenda 'ue se#a muito pe'uena ou muito grande para o parafuso com o 'ual est trabalhando. :se a chave de fenda certa. A abuso ocorre mais fre'3entemente por'ue a pessoa no tem a chave correta nas mos na'uele momento para e*ecutar um trabalho. Tenha estes pontos em mente 'uando usar uma chave de fendaC sempre combine o tamanho da chave com o trabalho a ser feito e sempre combine o tipo da chave com o tipo de cabea do parafuso. !elecione urna chave com uma lFmina grossa o suficiente para se encai*ar corretamente na fenda do parafuso. 2sto reduz a fora necessria para manter a chave no lugar e danificar a ponta ou a ferida do parafuso. ) maioria das pontas de lFminas so chanfradas, o 'ue permite usar a chave para mais de um tipo de parafuso porm a chave 'ue contm a lFmina com as faces em paralelo se fi*ar mais firmemente do 'ue a chave com lFmina chanfrada. )s lFminas chanfradas tem a tend1ncia de sair da fenda sempre 'ue uma 'uantidade significativa de fora de toro aplicada. ;uando absolutamente necessria uma fora e*tra de toro, uma chave de boca, mas nunca um alicate, pode ser usada para a#udar. )s chaves de fenda para o trabalho pesado, com ponta 'uadrada, so dispon,veis para este fim. 0ia de regra 'uanto maior for uma chave de fenda, maior ser o diFmetro do cabo. ;uanto maior for o diFmetro do cabo, maior ser a fora de toro. .ara apertar um parafuso com segurana, primeiro faa um furo piloto na superf,cie do material 'ue voc1 for prender. Esta recomendao especialmente importante 'uando se aplica parafuso em madeira dura ou 'uando o parafuso est pr/*imo da borda da tbua, por e*emplo. As furos pilotos podem ser feitos em madeiras macias. 8aa sempre a guia para iniciar a colocao do parafuso. 6o momento da toro verifi'ue se o parafuso est firme, assim comece a pression?lo sempre mantendo a fora perpendicular ao plano, procurando aplicar a fora de toro com os braos, procurando mant1? los numa altura considervel. seguro usar as duas mos com um fora e*tra. ) utilizao do e'uipamento de proteo individual muito importante para sua segurana. A E.2 apropriado a utilizao do /culos de segurana e luvas para evitar ferimentos. Eis algumas regras bsicas de seguranaC ? ertifi'ue?se sempre 'ue a ponta da chave se encai*a na fenda. !em folga e sem apertoD ? 6o use uma chave de fenda como puno ou formoD ? 6o e*ponha a chave de fenda a calor e*cessivoD ? :se uma lima para acertar a fenda desgastadaD ? Vogue fora uma chave e*cessivamente desgastada ou trincadaD ? :se o E.2 recomendado.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


USE OS #A"TE!OS CO# SE+U"AN$A
A martelo provavelmente a primeira ferramenta 'ue todos nos aprendemos a usar e infelizmente isto no foi suficiente para nos tomar especialistas na utilizao de martelos com segurana. E*istem muitos casos de acidentes atingindo os dedos. .olegares atingidos ainda representam os ferimentos mais comuns provocados pela utilizao de martelos e, provavelmente se#a o 9nico 'ue preocupa algumas pessoas. 6a realidade e*istem muitas outras formas de se ferir com o martelo. :m su#eito 'ue este#a trabalhando numa oficina batendo na lataria de um carro, pode ser atingido por um fragmento de metal enferru#ado. Empregados da construo civil constantemente sofrem de fraturas nos dedos por marteladas diversas, causando muito das vezes seu afastamento do trabalho. ) maioria dos acidentes 'ue envolvem as atividades com o uso de martelo so leses nas mos e acidentes t,picos de fragmentos nos olhos. :m pouco de consci1ncia em relao 7 segurana tem um grande papel na preveno desses acidentes. Bealmente voc1 pode tomar vrios cuidados na utilizao de martelos. .rimeiramente verifi'ue as condies do cabo, se o mesmo possui trincas ou outros defeitos. ertifi'ue?se 'ue o cabo este#a firme na pea metlica. :se sempre o martelo certo para o trabalho 'ue est fazendo. A uso de martelos errados danificar materiais e pode causar ferimentos. A uso de proteo para os olhos representa uma outra prtica de segurana. :se o /culos sempre 'ue for bater com o martelo, principalmente ao bater sobre um formo em 'ue ha#a risco de part,culas atingir a viso. !egure sempre o martelo firmemente, perto da e*tremidade do cabo 'uando voc1 segura um martelo perto da parte metlica, fica dif,cil segurar a cabea na vertical. ertifi'ue?se 'ue a face do martelo este#a em paralelo com a superf,cie a ser martelada. 2sto evitar danos nas bordas da cabea do martelo e tambm diminuir a chance do martelo escapar ou danificar a superf,cie de trabalho. .ara martelar de maneira a facilitar a penetrao, mova seu brao para trs apenas o suficiente para alcanar a fora correta. .ara uma pancada forte, mova seu brao bem para trs. Em seguida, mova para frente com um movimento rpido e firme. Estas recomendaes parecem elementares. !o realmente. !o elementares, mas no fcil alcanar a maestria neste movimento. (antenha as garras afiadas o bastante para agarrar as cabeas dos pregos firmemente. 6o use as agarras como formo ou alavancas. omo todas as ferramentas manuais mantenha?o bem protegidos 'uando no estiverem sendo usados. :m martelo dei*ado no cho pode fazer algum tropear. Talvez voc1 nunca tenha percebido a e*ist1ncia de tanta coisa envolvendo a segurana com martelos, mas gostaria de acrescentar mais uma coisa. ;uando voc1 estiver usando um martelo, lembre?se de se preocupar no apenas com sua pr/pria segurana, mas tambm com a segurana da'ueles 'ue estiverem 7 sua volta.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&"E/EN$ O DE ACIDENTES CO# C)A/ES DE (OCA
;uando precisamos de uma chave de boca, no h absolutamente outra ferramenta 'ue possa substitu,? la. )s chaves de boca so indispensveis em 'uase todas as ind9strias, assim como em nossas casas. As ferimentos relacionados com atividades 'ue se utilizam chaves de boca vo de leses simples a mais complicadas. ) maioria dos acidentes resulta da utilizao de chaves de tamanhos e tipos incorretos. ;uanto mais soubermos a respeitos destas chaves e a maneira correta como us?las, mais aptos estaremos para evitar acidentes. ) chave de boca mais comum do tipo aberta. :samos esse tipo de chave inade'uadamente de vrias maneirasC & ? :sando uma 'ue se#a muito grande. 6este caso, muito provavelmente, ela vai escapar e danificar as bordas das porcasD I ? )travs da utilizao de uma chave de boca de e*tremidade aberta com as garras trincadas ou danificadasD J ? olocando um pedao de cano no cabo para aumentar a fora. ) chave no foi pro#etada para suportar esse esforo adicionalD K ? :so de cunha Gcomo a ponta de uma chave de fenda para completar o encai*e da chave de boca na porca ou cabea do parafusoD .orm, mesmo 'uando escolhemos o tipo e o tamanho corretos, e*istem outros erros 'ue cometemosC & ? Empurrar a chave, ao invs de pu*ar. !e voc1 precisar de empurrar, use a palma de sua mo de forma 'ue as #untas de seus dedos no se#am e*postasD I ? A no assento da chave completamente na porca. Ela poder escapar sob pressoD J ? ) aplicao de presso antes de se sentir totalmente e'uilibrado. 0oc1 poderia cair se a porca subitamente afrou*ar ou a chave escaparD K ? Mater na chave com um martelo. 2sto danifica a chaveD % ? :sar as chaves com as mos su#as de /leoD N ? 5irar uma chave a#ustvel de maneira incorreta. ) presso deve ser sempre na garra fi*a, 'ue a mais forte das duas.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


&O"QUE INS&ECIONA" .E""A#ENTAS E EQUI&A#ENTOS?
As pe'uenos e grandes acidentes geralmente acontecem da mesma maneira. As eventos 'ue acabam em acidentes so os mesmos, porm os resultados so bastantes diferentes. !uponhamos, por e*emplo 'ue um martelo este#a frou*o no cabo. :m dia um trabalhador tenta us?lo, batendo em um ob#eto sobre a bancada. ) cabea do martelo salta longe, batendo em uma parede de concreto e caindo ao cho. 6o ferindo ningum e nem causando danos 7 propriedade. .orm, em uma outra ocasio a cabea do martelo sai do cabo e vai de encontro a uma pessoa 'ue estava por perto, ferindo?a seriamente. )s circunstFncias foram inicialmente as mesmas em ambos os casos, mas os resultados foram diferentes. A 'ue desagradvel nessa hist/ria 'ue nunca sabemos 'uando a cabea frou*a vai sair do cabo e ferir algum. )ssim, a inspeo de ferramentas e e'uipamentos se torna evidente. :ma inspeo regular significa 'ue voc1 verificou uma ferramenta ou um e'uipamento antes de us?lo. ) inspeo de ferramentas uma parte programada de cada tarefa. E to indispensvel para o trabalho

a ser feito 'uanto a sua habilidade e 'ualificao para e*ecut?lo. ) verificao se as ferramentas e e'uipamentos esto em ordem o primeiro passo no apenas para uma operao segura, mas tambm para uma operao eficiente. ;uantas vezes voc1 ouviu algum dizer 'ue um melhor trabalho poderia ter sido feito se ferramentas e e'uipamentos estivessem em melhores condies4 Talvez um formo mais afiado tivesse facilitado o encai*e de uma trava numa porta, ou talvez uma gota de /leo num mancal pudesse ter evitado uma perda na produo, 'uando o ma'uinrio teve 'ue ser parado. Talvez os produtos no tivessem sido danificados e o guindaste no tivesse apresentado falhas, se tivessem sido inspecionados e reparados antes. 6aturalmente, todos esses e*emplos esto relacionados em coisas materiais. Eles aumentam a falta de efici1ncia, diminuem os padres de produo e aumentam o custo. :m novo mancal, mais umas poucas outras peas de reposio colocaro o ma'uinrio de volta ao trabalho. As produtos danificados podem ser #ogados fora e novos devem ser produzidos. (as 'uando falamos sobre uma pessoa 'ue foi ferida por causa de uma destas falhas, o 'uadro muda rapidamente. 6ada mais importante em nossa operao do 'ue evitar 'ue algum saia ferido. ) perda de um olho, de um brao, de uma perna ou de uma vida e*atamente istoC uma perda. 6o h pea de reposio 'ue devolve a condio normal. :m homem forte e saudvel passou anos de sua vida e*plicando como perdeu um olho devido a falta de cuidado. 6o foi apenas por'ue no estava usando /culos de segurana. !eu formo estava trincado e uma parte o atingiu ao bater. !eu acidente foi como a maioria dos acidentes, poderia ter sido evitado. !e apenas tivesse feito uma inspeo nas suas ferramentas e procurar o /culos de segurana. ) eliminao do <se> a chave da preveno dos acidentes. ) responsabilidade por isto cabe a cada indiv,duo. ) manuteno de ferramentas e do e'uipamento pode at no ser sua responsabilidade pessoal, mas a responsabilidade por inspecion?la e cobrar de 'uem responsvel, sua. ) inspeo apenas o primeiro passo para evitar os acidentes e ferimentos causados por um e'uipamento e ferramentas defeituosos. ) verificao deve tornar?se um hbito, deve ser rotineira como vestir uma camisa para o trabalho logo 'ue acorda. um hbito, um hbito seguro.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


"E+"AS DE SE+U"AN$A &A"A .E""A#ENTAS E!,T"ICAS
? )terre todas as ferramentas 'ue no possuam duplo isolamento. !e a ferramenta foi e'uipada com um plug de tr1s pinos, encai*e?o numa tomada de tr1s entradas. !e estiver usando um adaptador para tomadas de duas entradas, fi*e o fio adaptador num terra conhecido. 6unca remova o terceiro pinoD ? (antenha todas as protees no lugar e em boas condiesD ? (antenha a rea de trabalho limpa. Sreas e bancadas cheias de entulhos so um convite aos acidentesD ? Evite ambientes perigosos. 6o use ferramentas eltricas em locais 9midos ou molhados. (antenha as reas bem iluminadasD ? 6o force a ferramenta. Ela far melhor o trabalho e de maneira mais segura, se for usada sob as condies para as 'uais foi pro#etadaD ? 6o separe as pernas do cabo eltrico. !e, acidentalmente, cortar o cabo ou danificar o isolamento de 'ual'uer maneira, no tente repar?lo por sua conta. Entregue?a para substituio e-ou reparos imediatos. 6o substitua cabos de e*tenso por sua contaD ? ;uando sair da rea de trabalho temporariamente, guarde as ferramentas longe do alcance de crianas. Elas so muito curiosasD ? :se o vesturio apropriado, sem #/ias ou roupas folgadas. Elas podem agarrar?se em peas m/veis. :se o calado e as luvas de borracha 'uando se trabalha em reas abertasD ? :se /culos de segurana para a maioria das ferramentasD

? 6o abuse do cabo. 6unca carregue uma ferramenta segurando pelo cabo eltrico, ou desligue da tomada pu*ando por ele. (antenha o cabo afastado de fontes de calor, /leo ou bordas cortantesD ? .renda seu trabalho :se garras ou um torno de mesa. mais seguro do 'ue usar as mos, ficando com as mesmas livres para segurar a ferramentaD ? 6o se esti'ue para alcanar o ponto de trabalho. (antenha?se bem e'uilibrado durante todo o tempoD ? "esligue a ferramenta 'uando no estiver usando?a, ou 'uando for trocar acess/riosD ? Bemova as chaves e chavetas de a#uste. 8orme o hbito de verificar se as chavetas e chaves de a#ustes foram removidas da ferramenta antes de lig?laD ? Evite partidas acidentais. 6o carregue ferramentas conectadas com o dedo no gatilhoD ? 6o repare ou desmonte a ferramenta. +eve?a a uma oficina autorizada ou substitua?aD ? onhea a sua ferramenta eltrica. )prenda suas aplicaes e limitaes, assim como os riscos em potencial associados 7 sua operao.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SE+U"AN$A CO# .ACAS
)s estat,sticas mostram 'ue as facas causam mais ferimentos incapacitantes do 'ue 'ual'uer outra ferramenta manual. )s pessoas em todas as ocupaes so feridas por facasC o funcionrio do almo*arifado ao tentar abrir una cai*a, todos n/s em nossas resid1ncias, o trabalhador ao longo do trecho ao cortar 'ual'uer tipo de material, etc. Bealmente todos n/s estamos e*postos fre'3entemente a ferimentos com facas pela razo 9nica de 'ue a faca uma ferramenta muito usada. ;uando estivermos velhos o bastante para trabalhar, a maioria de n/s # ter aprendido os perigos associados 7s facas. .orm, somos incapazes de aprender os cuidados de segurana to rapidamente A principal risco no uso de facas no trabalho 'ue a mo do usurio pode escorregar sobre a lFmina, causando um srio ferimento. :ma outra causa de ferimento o contato da faca com a mo livre ou com o corpo. ;uando for preciso usar uma faca, corte sempre afastando a faca do corpo, se poss,vel. aso contrrio, use uma proteo ade'uada para o corpo e tome medidas para manter o material cortado no lugar. E*istem luvas especiais para este tipo de trabalho no caso de frigor,ficos. !e for necessrio carregar a faca de um lado para o outro no trabalho, colo'ue numa bainha pr/pria. As especialistas em segurana recomendam 'ue a bainha se#a usada sobre a cintura do lado direito ou es'uerdo, com a ponta virada para trs. ) faca transportada na parte da frente ou sobre a perna pode causar um srio acidente em caso de 'ueda. ) maneira de guardar as facas tambm um fator importante para a segurana. ubra as bordas e*postas e mantenha as facas em locais apropriados, no as dei*e sobre bancos ou no cho. A primeiro socorro muito importante se voc1 se cortar com uma faca. (esmo o menor corte deve ser tratado para evitar infeces. Y casos de pessoas 'ue se afastaram do trabalho por vrios dias devido a complicaes e infeces causados pelos ferimentos mal tratados. 5eralmente se diz 'ue no h nada mais doloroso do 'ue um corte com uma faca cega. Talvez isso se#a um pouco de e*agero, mas nos chama a ateno para um ponto muito importante. (antenha as facas sempre afiadas e em boas condies de uso. :ma faca cega e*ige 'ue voc1 faa mais fora para cortar e a lFmina pode escapar e ferir voc1 ou algum 'ue este#a por perto. 6unca use uma faca defeituosa. .or e*emplo, 'ue tenha uma lFmina ou cabo 'uebrado. 6aturalmente uma boa maneira de danificar e at 'uebrar uma faca us?la como uma chave de fenda ou for?la a cortar determinados ob#etos 'ue deveriam ser cortados com facas maiores ou faces. <6ossa paci1ncia capaz de trazer mais resultados do 'ue o uso da nossa fora>. Essa afirmao boa para ser lembrada 'uando precisamos usar uma faca.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


.U"ADEI"AS E!,T"ICAS &O"T*TEIS
!e no forem usadas corretamente, as furadeiras podem ser perigosas. As casos de acidentes so numerosos, nos 'uais os usurios de furadeira acabam fazendo furos em si mesmos, geralmente nas pernas. 2sto normalmente acontece 'uando algum vira a furadeira momentaneamente para bai*o e atingido pressionando o gatilho inadvertidamente. (esmo se a ponta da broca estiver cega, os estragos so muitos. )s furadeiras eltricas causam ferimentos de outra forma. +ascas de material 'ue est sendo furado podem ser pro#etadas nos olhos do operador. Au se a furadeira no for segura de forma correra, a broca pode 'uebrar #ogando um pedao de metal ao encontro do operador. ;uando elas so tratadas sem cuidado, so dei*adas cair ou 'uando batem contra alguma coisa, ou so molhadas, o isolamento pode enfra'uecer. !e voc1 usar uma furadeira com o isolamento 'uebrado, voc1 ter uma furadeira <viva> nas mos. !e voc1 se posicionar num local molhado, estiver sentado numa viga de ao ou numa chapa de piso, ou mesmo estiver muito suado, a furadeira pode lhe dar um cho'ue fatal. (esmo sendo um cho'ue pe'ueno, en'uanto estiver furando, pode causar problemas. 0oc1 pode dei*ar a furadeira cair, ou cair para trs segurando?a. )ntes de comear um trabalho de furao, observe cuidadosamente. "escubra todos os riscos presentes e faa um plano de ao seguro. ? ) 8:B)"E2B)C Ela est limpa4 !e estiver su#a ou enferru#ada, devolva?a para a manuteno. .u*e o gatilho para ver se est trabalhando corretamente ou se est muito duro e se a energia cortada imediatamente 'uando o gatilho for solto. ertifi'ue?se de 'ue a velocidade da furadeira se#a correta para o trabalho a ser feito. ? A )MAC Abserve 'uanto 7 'uebra 'ue e*ponha fios e se fica frou*o na tomada. ertifi'ue?se 'ue a furadeira tenha duplo isolamento. !e no tiver ela deve ser aterrada com um adaptador de duas posies, com uma orelha r,gida fi*a ao parafuso central na sa,da, alm disso, verifi'ue se o terceiro pino no foi removido. ? )MA! "E E]TE6!TAC .osicione?os de forma a no representar riscos de tropeos !e algum ficar com o p preso no cabo, os dois podem ficar feridos. 6o nada engraado sofrer um solavanco do cabo em suas mos. 0erifi'ue os cabos de e*tenso 'uanto a 'uebras 'ue e*ponham fios. !e sua furadeira precisa ser aterrada, certifi'ue?se de usar um cabo de e*tenso para aterramento. ? MBA )C ertifi'ue?se de 'ue fi'ue reta 'uando encai*ada. !egure a furadeira para cima e gire?a por um momento. ) broca deve girar corretamente. !e ela no ficar reta, a broca est emperrada ou est bem presa no encai*e. Tire a chave de aperto antes de dar a partida. ? A TB)M)+YAC .ara iniciar um furo em Fngulo roto e mant1?lo roto, se#a cuidadoso e mantenha seu e'uil,brio. :ma broca afiada far o trabalho sem a necessidade de muita presso. )ssim, economize sua fora muscular para outras tarefas. +uvas, naturalmente, nunca so usadas em volta de furadeiras. ? A! ()TEB2)2!C (etais muito macios cortam com pouca presso, por e*emplo o alum,nio. A ao necessita de um pouco mais de presso e de brocas especiais. :se uma puno de metal para iniciar a furao. ;uando terminar a furao guarde a furadeira num local seguro. ) melhor prtica instalar num gancho de forma 'ue fi'ue guardada fora do caminho, podendo ser facilmente alcanada. ) furadeira eltrica est entre as ferramentas mais 9teis 'ue possu,mos, mas vamos saber utiliz?la com segurana.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SE+U"AN$A CO# +*S CO#&"I#IDO
As gases comprimidos so armazenados em cilindros de paredes metlicas muito grossas, especialmente constru,do e testado para este fim Eles apresentam riscos especiais. Todo cilindro de gs comprimido contm uma grande 'uantidade de energia. ;uando esta energia aliviada inade'uadamente, ela pode provocar srios acidentes. As gases por si s/ # so perigosos por'ue podem causar inc1ndios, podem ser t/*icos e podem ser corrosivos. Esta a razo pela 'ual devemos tratar com respeito todos os gases comprimidos. 6esta condio eles possuem propriedades 9nicas 'ue no so comuns aos s/lidos e l,'uidos. Estas propriedades soC & ? Mai*o ponto de ebulio, 'ue permite unha rpida difuso do gs e rpida elevao de presso dentro do cilindro Este bai*o ponto de ebulio pode causar 'ueimaduras de frio, 'uando alguns gases comprimidos entram em contato com tecidos do corpoD I ? Mai*o ponto de fulgor, sempre abai*o da temperatura ambienteD J ? .resso. A risco mais comum associado presso envolve o vazamento dos gases. )lm disto, 'uando h uma grande elevao de presso, provocando uma descompresso e*plosiva na cabea do cilindro, o cilindro passa a atuar como um m,ssil desgovernado, 'ue pode causar danos graves e ferimentos srios 7s pessoasD K ? "ifusividade. ) difuso do gs atravs de uma #unta de vedao vazando pode contaminar a atmosfera. Esta contaminao pode criar uma atmosfera t/*ica ou e*plosiva ou pode causar asfi*ia. Estes perigos geralmente no so observados, por'ue raramente podem ser vistos ou cheirados. !empre 'ue um cilindro de gs for recebido, e antes de ser usado, inspecione?o cuidadosamente para assegurar?se de 'ue este#a em boas condies e de 'ue seu conte9do este#a indicado corretamente no r/tulo. )lgumas vezes um r/tulo colocado na superf,cie do cilindro, ou fi*ada 7 tampa uma eti'ueta. ) vlvula do cilindro deve ficar sempre tampada. )lm disto, inspecione os cilindros para determinar se e*iste ranhuras, ar'ueamentos ou 'ueimaduras por maarico, crateras isoladas ou reas corro,das Gparticularmente em volta do pescoo do cilindro ou da vlvulaH, ou con#untos de vlvulas estragadas ou 'uebradas. !e for observado 'ual'uer defeito, isole o cilindro dos outros 'ue estiverem bons e entre em contato com o fornecedor sobre os problemas registrados. )rmazene os cilindros em locais frescos e bem ventilados. 6o guarde substFncias inflamveis e fontes de ignio na mesma rea. )rmazene?os na posio vertical, com suas tampas no lugar e afastados da luz solar direta, onde possam estar su#eitos a ao climtica. 5uarde?os afastados de trfego e passagem de pedestres e acorrente?os numa estrutura firme para evitar 'ue caiam. As gases inflamveis devem ser armazenados separados por pelo menos N,% metros. A ideal armazenar os diferentes tipos de gases inflamveis em diferentes locais. A manuseio incorreto de gases comprimidos pode facilmente causar danos e*tensivos 7 propriedade, srios ferimentos e mesmo a morte de pessoas. )lgumas regras de bom senso so apresentadasC ? :se sempre um carrinho de mo para transportar gases comprimidos. )marre?o. ? 6o transporte cilindros em ve,culos fechados.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


? ? ? ? ? ? ? ? ? ontinuao... (antenha os cilindros acorrentados no lugar Gou presas de outra formaH durante todo o tempoD (antenha a tampa do cilindro firme no lugar, at 'ue voc1 este#a pronto para usar o gs comprimidoD )terre os cilindros 'ue contenham gases inflamveisD :se os cilindros somente na posio verticalD 8eche todas as vlvulas do cilindro 'uando no estiver em usoD :se o regulador apropriado para o gs em particularD )bra as vlvulas cuidadosamenteD ;uando a presso do cilindro se apro*imar do valor m,nimo de trabalho, remova?o e mar'ue?o com clareza, com dizeres de <est vazio>. )ssuma sempre 'ue o cilindro de gs este#a cheio e manuseie?o como tal.

)lguns dos tipos mais comuns de gases comprimidos 'ue esto sendo usados em nossa Empresa incluem o o*ig1nio, o acetileno, o hidrog1nio, o nitrog1nio, o argLnio e o 5+. ? gs li'3efeito de petr/leo. )lguns comentrios sobre cada umC O4I+3NIO !eu risco principal o fato de ser altamente reativo com gases inflamveis e pelo fato de ser essencial no processo de combusto. ACETI!ENO ;uando combinado com o o*ig1nio, o acetileno produz a chama de gs mais 'uente atualmente conhecido. Ele altamente inflamvel e altamente e*plosivo. )ID"O+3NIO A hidrog1nio um gs altamente inflamvel. !eu limite de inflamabilidade de KR a QKR de vapor de mistura no ar. NIT"O+3NIO A nitrog1nio um gs no inflamvel, comumente usado em soldagem a arco. !eu risco principal est no fato de 'ue tambm desloca o o*ig1nio em reas fechadas e provoca uma atmosfera deficiente de o*ig1nio. A"+;NIO A argLnio um gs inerte, no inflamvel, comumente usado em soldagem a arco. !eu risco principal est no fato de 'ue tambm desloca o o*ig1nio em reas fechadas ou confinadas, causando uma atmosfera deficiente de o*ig1nio. +!& 5s +i'3efeito de .etr/leo, conhecido como gs butano. omumente usado em processo de 'ueima, porm sua chama no to 'uente, e*igindo um consumo maior. .or ser mais pesado 'ue o ar 'uando h vazamento ele se alo#a em locais mais bai*os, ocorrendo risco de e*ploses. !eu cheiro caracter,stico de mercaptana um sinal evidente de vazamentos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


O O4I+3NIO
A o*ig1nio um elemento de temperatura e presso atmosfrica normais, no tem cor, cheiro ou sabor. )pro*imadamente &-% da atmosfera constitu,do por o*ig1nio GI$,__RH. ) caracter,stica predominante de o*ig1nio a sua capacidade de sustentar a vida e manter a combusto. (uito embora o o*ig1nio se#a no inflamvel, muitos materiais 'ue no pegariam fogo em ambiente normal podero 'ueimar numa atmosfera enri'uecida com o*ig1nio. (uitos combust,veis como o /leo 'ueimam com uma viol1ncia 'uase e*plosiva na presena do o*ig1nio. .or causa dessas caracter,sticas cuidados e precaues devem ser tomados na hora de entrar em reas ou em locais onde uma atmosfera enri'uecida pode e*istir. Em estado gasoso o o*ig1nio tem &,& vezes o peso do ar. A mais importante mtodo de fabricao de o*ig1nio por distilao fracionada ap/s a li'uefao do ar. A ar li'3efeito basicamente &-% de o*ig1nio e K-% de nitrog1nio omo o nitrog1nio tem um ponto de ebulio mais bai*o, o o*ig1nio sobra em forma l,'uida ap/s a ebulio e a evaporao do nitrog1nio. )s principais aplicaes do o*ig1nio tem suas origens nas propriedades de sustentao 7 vida e de manuteno da combusto deste gs. A o*ig1nio usado em terapia respirat/ria, para ressuscitao ap/s asfi*ia e para anestesia em con#unto com outros gases em reas de medicina. A o*ig1nio tambm usado para sustentar a vida na aviao a grandes altitudes e para au*iliar nos mergulhos a grandes profundidades. A uso industrial de o*ig1nio inclui sua utilizao em con#unto com acetileno ou com outros gases em processos em cortes de metais, solda, t1mpera, chanfragem. & ? "iretrizes para o armazenamento com seguranaC ? 6o colo'ue os cilindros perto de materiais inflamveis, principalmente /leo, gra*a ou material de fcil combusto. ? As cilindros no devem ser armazenados a temperaturas acima de %&,N graus cent,grados. ? As cilindros devem ser protegidos contra cho'ues mecFnicos. "evem ser amarrados na posio vertical. ? As cilindros pe'uenos podem ser usados na posio horizontal, porm a vlvula e o regulador de presso devero estar protegidos. I ? "iretrizes para o manuseio com seguranaC ? 6o manuseie com as mos su#as de /leo, gra*a ou outro material inflamvel. ? 6unca me*a ou tente consertar as vlvulas. Ela nunca deve ser polida com produtos de limpeza. ? 6unca use os cilindros como rolete ou suportes. ? ) movimentao por meio de guindaste necessrio. "eve?se providenciar uma plataforma, devidamente amarrados. ? As cilindros no devem ser transportados horizontalmente por empilhadeiras com vlvulas salientes. ) mesma pode ser danificada por ob#etos estacionrios. As cilindros nunca devem ser arrastados. Embora o o*ig1nio se#a utilizado de uma forma 9til em vrios setores de nossas vidas, sempre bom lembrar dos aspectos relacionados com a segurana dos mesmos.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


O ACETI!ENO
A acetileno um composto de carbono e hidrog1nio. E um gs incolor e ligeiramente mais leve 'ue o ar a mesma temperatura e presso atmosfrica. A acetileno com &$$ R de pureza inodoro, porm o gs normalmente utilizado nas ind9strias, possui um cheiro caracter,stico de alho. A acetileno 'ueima no ar com uma temperatura muito 'uente, isto , atinge temperaturas altas. )s temperaturas para ignio de acetileno com o o*ig1nio variam conforme os fatores de composio, presso, o conte9do de vapor de gua e a temperatura inicial. omo e*emploC a mistura 'ue contm J$R de volume de acetileno com ar, 7 presso atmosfrica, pode sofrer ignio a apro*imadamente I%$ graus celsius. As cilindros para acetileno vem e'uipados com um dispositivo de descarga de presso para o escape do acetileno em caso de temperaturas altas. Begras de segurana para o armazenamento dos cilindrosC ? As cilindros devem ser sempre armazenados num lugar definitivo, em locais secos e bem ventiladosD ? 6unca devem permitir 'ue os cilindros atin#am temperatura acima de N$ graus celsiusD ? )s vlvulas devem estar fechadas 'uando os cilindros no estiverem em usoD ? As cilindros no devem ser colocados diretamente em contato com o cho, para evitar ferrugens. ) incid1ncia direta dos raios solares devem ser evitadosD Begras de segurana para o manuseioC ? 6unca tente consertar ou alterar cilindros ou vlvulasD ? )s cone*es e mangueiras devem estar sempre bem vedadas e as mangueiras em boas condies. As locais sob suspeita de vazamento devem ser testados com gua e sabo. 6unca utilize um chama para este teste. ? aso uma vlvula com gaveta vaze em torno de seu ei*o com a vlvula aberta, feche?a e aperte a porca da gaveta. !e isto no for suficiente para conter o vazamento, colo'ue uma eti'ueta no cilindro indicando a irregularidade e notifi'ue o fornecedor. (antenha?o em local are#ado e sinalize para evitar 'ue pessoas se apro*imem com cigarros ou outra fonte de ignioD ? )ntes de movimentar os cilindro, deve?se fechar as vlvulas. As reguladores de presso devem ser sempre removidos e as cpsulas de proteo de vlvula colocadas no lugar, a no ser 'ue os cilindros se#am movimentados e bem amarrados na posio verticalD ? 6unca use os cilindros de acetileno como roletes, suportes ou para 'ual'uer outra finalidade, seno a'uela 'ue destinadaD ? ) movimentao horizontal pode ser usada. 6este caso fi*e?o bem ao carrinho com correntes, de forma 'ue suas vlvulas este#am protegidas, de modo a evitar cho'ues com ob#etos estacionriosD E*perimentos provaram 'ue o acetileno pode ser aspirado em concentraes relativamente elevadas sem efeitos crLnicos ou nocivos. A 'ue no pode ocorrer esta concentrao suprir a e*ist1ncia de o*ig1nio 'ue deve estar presente no ar em concentrao m,nima de &^R em volume. 6este caso ocorrer a asfi*ia.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


SO!/ENTES O"+0NICOS
!olventes orgFnicos so misturas de substFncias 'u,micas capazes de dissolver outros materiais. !o compostos lipossol9veis. !o volteis e inflamveis. ) ao dos solventes orgFnicos no corpo humano semelhante ao efeito dos anestsicos, ou se#a, inibe a atividade do crebro e da medula espinhal, diminuindo a capacidade funcional do sistema nervoso central, tomando?a menos sens,vel aos est,mulos. As solventes so substFncias lipof,licas, ou se#a, eles apresentam grande afinidade pela gordura, acumulando em /rgos e tecidos do corpo 'ue possuem tecido adiposo GgordurasH. :ma vez depositados, os solventes alteram a e*citabilidade normal das clulas, suprindo a conduo normal dos impulsos nervosos. As solventes como a gasolina, thiner e 'uerosene, so considerados muitos volteis e de fcil penetrao no organismo atravs dos pulmes, podendo provocar ap/s e*posio longa, dores musculares, cibras, alteraes na sensibilidade superficial ? dor e tato. As solventes como o benzeno em contato com a pele podem provocar leses e 'ueimaduras. ;uando inalados ap/s longa e*posio, podem provocar edema pulmonar. )o atingirem a circulao provocam depresso no sistema nervoso central, diminuio do n9mero de espermatoz/ides ou sua deformao. A benzeno no deve ser confundido com benzina. "ifere dos demais solventes por sua ao mielot/*ica, ou se#a, possui ao na medula /ssea, diminuindo o n9mero de gl/bulos brancos, vermelhos e as pla'uetas. A primeiro sinal de to*idade do benzeno pode ser observado na coagulao sang3,nea. !e diagnosticada nesta fase a doena revers,vel. !e a e*posio ficar cont,nua poder instalar?se uma hipoplasia medular, surgindo a anemia e a diminuio do n9mero de pla'uetas. Becomendaes importante sobre o produtoC ? Todos os solventes devem possuirC & ? 2dentificao do produto 'u,micoD I ? !eus riscos no manuseio do produtoD J ? (edidas de primeiros socorros e inc1ndios, K ? (todos de manuseio, transportes e armazenamentoD % ? 2nformaes to*icol/gicas e ecol/gicasD N ? +imites de e*posio dos trabalhadores, vigilFncia mdica a todos envolvidosD Q ? :tilizao do e'uipamento de proteo individual por todos os trabalhadores e*postosD ? .roteo em ambientes de trabalhoC & ? A local deve ser bem ventilado, protegidos do calor e de 'ual'uer fonte de ignio, sendo e*pressamente proibido 8:()BD I ? :sar os e'uipamentos de proteo como mscara para vapores orgFnicos, luvas de .0 D ) preocupao 'ue todos n/s devemos ter 'uando manusear os solventes orgFnicos reconhecer os riscos 'ue estes compostos apresentam 7 nossa sa9de e 'ue podem provocar com seu uso indiscriminado e fre'3entes doenas 'ue se manifestariam ap/s longos per,odos de trabalho.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


A IN.!U3NCIA DO CA!O" NO T"A(A!)O
A calor e*cessivo pode ser considerado como um inimigo no nosso trabalho. Ele influi diretamente no nosso desempenho, fazendo com 'ue o cansao aparea precocemente, dei*ando?nos muito das vezes at irritado. 6osso organismo tem mecanismos de defesa contra o calor 'ue so mecanismos termorreguladores. Eles fazem com 'ue a pessoa comece a suar. ) pele mantendo?se molhada pelo suor faz com 'ue as pessoas sentem a sensao de frescor. A ambiente trmico pode ser descrito por meio de 'uatro parFmetrosC temperatura, umidade, movimentao do ar e o calor radiante, podendo ser natural GsolH ou artificial GfornoH. ) medio destes fatores ambientais servem para avaliar se um indiv,duo est pr/*imo ou no de sua capacidade de e*ist1ncia. Estas avaliaes so realizadas pelos Tcnicos e o resultado comparado com dados previstos na legislao. ) condio homeotermica Gmesma temperaturaH do corpo humano possibilita atravs de mecanismos fisiol/gicos a manuteno da temperatura interna ideal mesmo diante de agresses ambientais 'ue variam de %$ graus negativos a &$$ graus celsius 'uando devidamente protegidos. !em proteo essa variao de l$ graus a N$ graus celsius. ) principal forma de proteo ao calor, como # dito a atravs do suor. Autro mecanismo a evaporao do pr/prio suor, pelas vias respirat/rias e pelas vias urinrias. .ortanto a perda de gua e sais minerais intensa em ambientes 'uentes, sendo necessrio a reposio sempre. A dese'uil,brio crLnico entre as perdas e a reposio ocasiona os seguintes sintomasC desidratao, cibras, fadiga prematura, esgotamento, leses da pele, bai*a produtividade, internao Gtemperatura do corpo superior a K$ graus .H. matreira mais eficaz na minimizao dos efeitos do calor sobre nosso organismo adorar alguns cuidados na e*posio cont,nua, devendo observar as seguintes recomendaesC ? )p/s algum tempo de trabalho em ambientes com incid1ncia solar ou em ambientes confinados sem ventilao em pocas de muito calor, procurar descansar alguns minutos em locais mais ventilados e frescos. ? Evite bebidas alc/olicas nas noites 'ue antecedem uma #ornada de trabalho em locais 'uentes. A lcool ingerido faz com 'ue aumente ainda mais a necessidade de ingesto de gua # deficiente nestes casos. ? .rocure beber gua o suficiente apenas para suprir suas necessidades fisiol/gicas. ? .rocure ingerir algumas pitadas de sal de cozinha, contudo sem e*cesso, pois o sal provoca mais sede. ? .rocure ir para o trabalho com as roupas limpas. )s roupas su#as so menos ventiladas em funo do suor, su#eira e outros produtos presentes. ? 6o fi'ue sem camisa sob um sol intenso. )s radiaes ultravioletas provenientes do sol provocam leses na pele no per,odo de _ horas da manh as &N horas da tarde, podendo estas leses provocarem o cFncer de pele.

Dilogo Dirio de Segurana - D D S


O "U2DO5 /A#OS NOS &"OTE+E"<?
0amos entender um pouco sobre o ru,do e procurar eliminar este mal de nossos ambientes de trabalho. .rimeiramente vamos falar de sons. ;uando ouvirmos um cantar de um pssaro, 'uando ouvirmos uma m9sica suave e agradvel aos nossos ouvidos, ou 'uando ouvimos um som de uma cachoeira, sentimos um certo prazer. Esta sensao gostosa, nos faz bem. .orm, se uma buzina de um carro dispara pr/*imo da gente ou ouvimos determinadas m9sicas de roc` estridentes, ou mesmo, a'uela gota de gua 'ue cai sem parar em cima de um lato, nos despertando durante uma noite, dizemos 'ue a'uele <barulho> ruim, desagradvel, nos incomoda As sons se propagam no ar atravs de ondas 'ue ao atingirem a membrana do t,mpano fazendo?o vibrar e transmitir a outras partes do ouvido fazendo com 'ue todo um mecanismo funcione para 'ue possamos ouvir. ;uando essas ondas so muito fortes podem provocar o rompimento dessa membrana provocando leses nos ouvidos. :m e*emplo disso o barulho provocado por uma detonao pr/*ima da otite. "ependendo da intensidade da e*ploso, at ob#etos maiores podero se romper devido ao deslocamento das ondas, cu#a intensidade provocaria este rompimento. Em nosso ambiente de trabalho no ocorre barulhos de uma detonao, porm outros barulhos de menor intensidade ocorrem e de forma mais constante. "ependendo dessa intensidade e do tempo dessa e*posio, no h rompimento do t,mpano, mas ocorrer outras leses 'ue com o passar dos anos se tornar irrevers,vel. o caso da surdez. As efeitos do barulho so mais facilmente demonstrveis na interfer1ncia com a comunicao. ;uando estes sons tem n,veis semelhantes ao da voz humana e emitido na mesma fre'31ncia, causa um mascaramento, 'ue pode atrapalhar na'uelas tarefas 'ue dependem de comunicao oral, podendo um aviso ou unta voz de comando ficar pre#udicado, aumentado riscos de acidentes. ;uanto aos efeitos sobre a sa9de podemos citar tr1s tiposC ? ) surdez temporria. orno e*emplo, se n/s estivermos num local barulhento por alguns minutos, notamos alguma dificuldade de ouvir, sendo normal o retorno desta audio, ap/s alguns instantes. ? !urdez permanente. )contece 'uando h e*posio repetida durante longos per,odos. 6o seu inicio a pessoa no percebe essa alterao da percepo auditiva. om o passar dos anos as perdas progridem. 0er televiso, rdios em volumes altos, so sinais evidentes dessa perda auditiva. ? Trauma ac9stico. a perda auditiva causada por um barulho muito forte repentino. E*emplo de um E*ploso. A 'ue deve nos preocupar em nosso ambiente de trabalho, evitar estar e*posto aos ru,dos intensos e prolongados. .ara se avaliar o n,vel destes ru,dos, e*istem aparelhos 'ue foram pro#etados para suportar os mesmos ru,dos de uma pessoa 'ual'uer, 'ue so levantados por pessoas 'ualificadas na sua operao. "ependendo da intensidade obrigao dos Tcnicos responsveis adotar mecanismos de proteo de forma a reduzir os n,veis de ru,do 'ue pre#udi'uem os trabalhadores, ou indicar o E.2 para o caso. )lgumas recomendaes se fazem importantes lembrar 7'uelas pessoas 'ue trabalham em ambientes e-ou e'uipamentos ruidososC ? A ru,do pode provocar insLnia, impot1ncia se*ual, nuseas, perda do apetite, nervosismo, ansiedade, o alimento do n9mero de acidentes, absente,smo, etc. .ara evitarmos 'ue se#amos acometidos por males provocados pelo ru,do, devemos estar sempre fazendo o uso do E.2 indicado 'ue o abafador de ru,do.

.O!)A 2NDICE DESC"I$ O &*+INA $& $I $J $K $% $N $Q $^ $_ &$ && &I &J &K &% &N &Q &^ &_ I$ I& II IJ IK I% IN IQ I^ I_ J$ J& JI JJ JK J% JN JQ J^ J_ K$ K& KI

A 'ue 4 ;uase acidentes so sinais de alerta 6ingum dese#a culpar ningum )rrumao, limpeza e ordenao so bons hbitos 8i'ue atento a vidro 'uebrado .reparao de reas seguras de trabalho Este#a alerta aos riscos corri baterias +ubrificao e reparos )cidentes podem acontecer em 'ual'uer lugar 2gnio espontFnea BecipienteC l,'uidos inflamveis omo manusear solventes inflamveis omo podemos prevenir inc1ndio .rocedimentos corretos para o reabastecimento "ez maneira para conviver com a gasolina +impeza de tambores .oeira e*plosiva Becipientes de segurana 8u#a de inc1ndios... onde 'uer 'ue voc1 este#a E a respeito de pe'uemos ferimentos4 .rimeiros socorros para os olhos Este#a preparado para salvar uma vida com primeiros socorros em casos de estado de cho'ue E*posio a substFncias potencialmente pre#udiciais 7 sa9de ou perigosas )re#e os gases de e*austo !olventes comuns Scidos )terramentos por precauo abos de e*tenso ho'ue eltrico, E'uipamentos de proteo .roteo das mos .roteo para os olhos ompetio para cabeas duras A valor do capacete de segurana # foi aprovado +eses nas costas (anuseie cargas com segurana arrinhos de mo Empilhadeiras ? as mulas de carga do trabalho 2amento mecFnico e outros e'uipamentos motorizados "icas de segurana para operao com guindaste m/vel !egurana com cabos de ao .rticas de segurana na utilizao de escadas

Con=inua>o .ense em segurana 'uando usar andaime !egurana com m'uinas operatrizes em oficinas A esmeril !egurana com prensa-furadeira para metal "icas sobre ferramentas haves de fenda ? a ferramenta mais su#eita a abusos :se os martelos com segurana .reveno de acidentes com chaves de boca .or'ue inspecionar ferramentas e e'uipamento4 Begras de segurana para ferramentas eltricas !egurana com facas 8uradeiras eltricas portteis !egurana com gs comprimido A o*ig1nio A acetileno !olventes orgFnico ) influ1ncia do calor no trabalho A ru,do= 0amos nos proteger KJ KK K% KN KQ K^ K_ %$ %& %I %J %K %% %Q %^ %_ N$

Vous aimerez peut-être aussi