Vous êtes sur la page 1sur 8

O HOME-OFFICE E A CRIATIVIDADE Vicente Volnei de Bona Sartor * Gerson Rizzatti RESUMO

Esse artigo apresenta alguns aspectos relacionados com o home-office e a criatividade em um contexto de mudanas estruturais nas carreiras dos profissionais em organizaes competitivas e globalizadas. O home-office uma estratgia muito eficaz para as empresas e para os profissionais, pois torna o modelo organizacional eficaz sobre o ponto de vista da produtividade, constituindo-se em um diferencial competitivo diante das necessidades do mercado atual.
PALAVRAS-CHAVE: ABSTRACT

Home-office, criatividade e competitividade.

That article presents some aspects related to the home-office and the creativity in a context of structural changes in the professionals' careers in competitive organizations. The home-office is a very effective strategy for companies and for professionals, because it makes the organizational model effective in relation to productivity, and it is a competitive device considering the needs of the current market.
KEY WORDS:

Home-office, creativity and competitiveness.

INTRODUO
Uma das exigncias das organizaes contemporneas e competitivas a excelncia do trabalho humano. As organizaes tiveram que repensar suas estratgias buscando alternativas com intuito de se tornarem mais competitivas e rentveis. Dentre essas estratgias, uma das dimenses adotadas foi a aplicabilidade do sistema de trabalho denominado home office. O home office uma tendncia geradora de grandes impactos na rea de recursos humanos, e sobretudo conforme citam Bawa e Dubash (1998) "... marca o fim do emprego formal e das longas carreiras na mesma corporao...".

O home-office surgiu como uma alternativa para validar o processo de mudanas ocorrido nas estrutura das organizaes. Esse sistema de trabalho comeou a experimentar uma grande expanso, haja vista sua praticidade e minimizao de custos. Alm disso, o trabalho na prpria residncia pode aumentar consideravelmente a produtividade, devido evoluo da informtica e das telecomunicaes. A competitividade entre as organizaes muitas vezes faz com que se d nfase produtividade e ao controle, inibindo outras reas de conhecimento que podem ser o diferencial estratgico no mercado atual. Uma dessas reas relegadas a criatividade individual.

* Mestre. Professor e Pesquisador do Ncleo de Pesquisas e Estudos em Recursos Humanos - NUPERH. ** Mestre. Doutorando do Programa de Ps Graduao em Engenharia de Produo e Sistemas da UFSC, Professor do Departamento de Cincias da Administrao da UFSC e membro do Ncleo de Pesquisas e Estudos em Recursos Humanos - NUPERH.

Ao contrrio do que comumente se pensa, a criatividade no apenas um processo criativo voltado para reas de marketing e desenvolvimento, mas sim para toda a organizao. Na verdade pensar criativamente tambm inclui expertise, ou seja, o conhecimento tcnico e intelectual aliado motivao. A combinao desses fatores conhecimento tcnico com motivao determina o que uma pessoa realmente pode fazer de forma criativa.
CONCEITOS DE CRIATIVIDADE

idia saber identificar novas oportunidades de negcios, e para identific-las exige-se do empreendedor predisposio e criatividade. A predisposio est relacionada com a habilidade para identificar oportunidades de negcios. A idia a base da criatividade, pois a partir dela que os novos empreendedores e os inovadores mais valorizados nas organizaes tm os seus insights e transformam em realidade o que at ento permanecia em suas mentes. A partir da, a unio corpo x mente, matria x esprito inevitvel. Une-se ao saber o lado emocional do ser humano, a criatividade e a liberdade de ouvir a voz da intuio, o que para muitos uma voz que vem de dentro, sem que se possa control-la. A voz que de dentro responsvel pela gerao de idias criativas e inovadoras Para a maioria das pessoas, a criatividade uma bno divina e restrita a alguns indivduos iluminados. Na antigidade, a criatividade era associada a alguma forma de loucura, ou como sendo transmitida internamente pelos cdigos genticos; justamente por tratar-se de pessoas espontneas, que possuem originalidade de pensamentos, irracionalidade e rompem maneiras tradicionais de agir (Borges, 1997). Nos tempos atuais, pessoas criativas ainda continuam sofrendo discriminaes pois ousam atuar de acordo com suas idias. Por mais inovadoras que sejam, sofrem sempre um tipo de preconceito. Para Chinelato Filho (1993) "a criatividade sinnimo de inovao, gerao de idias e mudana de comportamento." Depende, acima de tudo, da persistncia do indivduo, j que este sofre as discriminaes da sociedade, conforme citado anteriormente. Uma organizao criativa aquela que valoriza o potencial das pessoas para a competncia,

Conforme a literatura, a base da criatividade a idia. Nesse sentido, faremos uma breve anlise de seu significado. Segundo Borges (1997), a maioria das idias obtida ou condicionada por uma informao criativa de um indivduo, podendo ser: uma representao mental de uma coisa concreta ou abstrata, imagem; elaborao intelectual, concepo; projeto, plano; e inveno, criao. Da mesma forma, Michaelis a define como: "Representao mental de uma coisa concreta ou abstrata. Imagem. (...) Modelo eterno e perfeito do que existe. Delineamento, esboo. Talento inventivo; engenho. Pensamento, concepo, plano. Mente, imaginao. Opinio, conceito. Noo, conhecimento. Lembrana, recordao, reminiscncia, fora.(...) uma fora de realizao. I. luminosa: boa idia. 1.. me: aquela que d origem a outras idias. I. nova: opinio tendente a alterar a organizao da sociedade num sentido avanado em liberdades. I. inatas: idias que se supe presentes no indivduo antes de qualquer experincia. I. incompletas..." Esses dois conceitos sugerem que ter uma boa

58

a responsabilidade e a ao. Para disseminar potencial criativo latente nas pessoas, necessria uma cultura gerencial participativa em que as pessoas tenham a oportunidade de manifestar seu potencial criativo. Bemvenutti citado por Baima (1998) afirma que preciso transformar subordinados em homens de negcio, que "arrisquem , ousem inovem." Desta forma, o comportamento humano valorizado. Entretanto, algumas empresas no valorizam o potencial criativo de seus colaboradores. Em decorrncia disso, surgem alguns obstculos que dificultam o exerccio da criatividade: falta de informao; hbitos e vcios arraigados; desmotivao e imobilidade; despreparo intelectual; rejeio s mudanas; e preconceitos culturais, religiosos, polticos e sociais. A mente humana, quando liberada das barreiras acima citadas, ilimitada em seu potencial criativo. Sempre que o sujeito criativo encontra as situaes culturalmente favorveis, ele se sente cada vez mais estimulado a desafiar e a criar. Ou seja, os seres humanos sentem prazer ao pr em prtica as suas capacidades, e esse prazer cresce na medida em que cresce a capacidade posta em prtica. Para Chinelato Filho (1993), a produo de idias visando soluo de problemas e de novos negcios o objetivo principal das pessoas criativas. Desta forma, grandes negcios surgem da intuio dos indivduos. Empresas que investem na criatividade so aquelas que esto permanentemente inovando. De acordo com o mesmo autor, certos hbitos posturas facilitam o desenvolvimento da criatividade latente em todas as pessoas, a saber:

hbito de ler e escrever; contato com as artes e as cincias; contato com os veculos de comunicao; e abertura de esprito ser flexvel, receptivo s novas idias e com vontade de aprender. Para estimular a criatividade, sugere-se que as empresas pratiquem e possibilitem os seguintes procedimentos: desafio - combinando corretamente as pessoas s tarefas em que elas melhor se enquadram, para isso os gerentes precisam de um profundo conhecimentos de seus funcionrios; liberdade - proporcionando autonomia s pessoas de forma que isto propicie a motivao e consequentemente criatividade; recursos - boa distribuio de tempo e dinheiro, recursos estes que influenciam a criatividade tendo que ser muito bem distribudos e gerenciados; caractersticas dos grupos de trabalho - uma questo determinante para o estmulo da criatividade, pois no momento da formao de equipes os gerentes devem ter a sensibilidade de aliar entre os integrantes a mesma motivao pelo objetivo fim; desejo mtuo de ajudar seus colegas; e o reconhecimento de cada integrante do conhecimento e a perspectiva singulares que os demais trazem para o grupo; encorajamento pela superviso - saber elogiar os sucessos e os esforos malsucedidos e cultuar um clima de positivismo na organizao encorajando criaode idias e dando importncia a cada uma delas; e apoio organizacional - por parte dos lderes da organizao estimula a criatividade dos funcionrios no momento que estes sabem que o apoio realmente existe, no apenas com "suborno" utilizando recompensas em dinheiro, mas sim com trocas de informaes e colaborao aumentando o conhecimento, o raciocnio criativo e

..*./41Wi TO

...0

59

consequentemente a motivao. A PESSOA CRIATIVA Estudos e investigaes realizados por pesquisadores visando identificar o indivduo criativo na populao, compreender suas atitudes, comportamentos e sentimentos, tm apontado uma srie de caractersticas comuns nas pessoas criativas, que segundo Borges (1997) so: Fluncia de flexibilidade de idias onde a fluncia entendida como a capacidade para gerar um grande nmero de idias e solues diante um problema ou situao especfica. Pensamento original e inovador onde a originalidade um componente da criatividade e no sinnimo. Gerar novas idias no necessariamente conduz a aplicao dessas idias. Alta sensibilidade externa e interna - que diz respeito a energia mais poderosa para a realizao criativa, que vem do sentimento de possuir um ideal, um sonho que se pretende realizar. Fantasia e imaginao que pode ser observada como uma oportunidade para a resoluo de problemas. Inconformismo o indivduo criativo, muitas vezes, percebe o que rotineiro sob diferentes pontos de vista. Tendendo a ser inconformista e resistente s presses da sociedade para pensar e comportar de outra forma a fim de conseguir realizar novas descobertas. Idias enriquecidas e elaboradas - so essenciais para transformao de um produto. 7. Preferncia por situaes de risco, motivao e curiosidade - so componentes essenciais da coragem de ser arriscar. O indivduo est to curioso e motivado para saber, que no se importa com os riscos que possa correr na procura da verificao de suas

idias; 8. Humor, impulsividade e espontaneidade O ambiente humorstico tende a favorecer o aparecimento de idias diferentes, inovadoras e criativas. A pessoa criativa estrutura as informaes em consistentes relaes de causa e efeito, estando apta a dar outro passo em frente, classificando os fatos e as idias que a rodeia. Para ativar a criatividade, pode-se estabelecer um ambiente encorajador e procurar orientar a mente dos funcionrios para canais criativos e que conduzam as metas da empresa. Desta maneira, os fatores capazes de avivar a criatividade e que a tornam til s organizaes so os seguintes: o volume de encorajamento e orientao recebido pelo indivduo; a qualidade do resultado criativo - variando conforme o nvel da aptido mental de quem o concebeu; a motivao - ajuda a sustentar a autodisciplina emocional e intelectual que um criador precisa enquanto est concentradora concepo de uma nova idia. Para ser criativo preciso ser conseqente, a partir da capacidade de olhar as coisas pelo inverso, de ver o que ningum viu. Geralmente, isso significa ver o mais simples, o bvio. A criatividade acima de tudo o diferencial permanente nos negcios de sucesso! RELAO ENTRE O HOME-OFFICE E A CRIATIVIDADE De Masi, citado por Mendes (1999), afirma que o ambiente favorvel criatividade o ambiente sem burocracias. Alm disso, o fato de muitas pessoas trabalharem num mesmo

60

edifcio, considera ele, "anti-criatividade", "Edifcios so anti-criatividade. So gaiolas de vidro em que somos obrigados a conviver com colegas antipticos e chefes mal-educados e a comer aquela comida horrvel de bandejo. As empresas levam tudo para um mesmo espao: bar, restaurante, creche. As pessoas ficam aprisionadas ali, vo de casa para o trabalho, do trabalho para casa. um horror." Isto tende a confirmar que as pessoas que trabalham em casa esto propensas a mais insights, produzindo seus trabalhos com mais criatividade do que aquelas que trabalham na sede da empresa. As pessoas criativas preferem empresas pequenas s grandes corporaes. Outro aspecto valioso no estudo da criatividade, segundo De Masi, que as organizaes burocrticas contribuem para a desmotivao e decorrente mau humor, gerando falta de criatividade e predomnio de procedimentos rotineiros e habituais. Os controles rgidos observados nas grandes organizaes tambm impedem que a criatividade possa aflorar, pois o controle o "reino da burocracia" e a "motivao o reino da criatividade". A inovao conquistada a partir da criatividade deve ser parte da misso da empresa, e estar enraizada nos seus objetivos. A empresa deve, sobretudo favorecer a criatividade atravs da flexibilidade conferida aos funcionrios. Por este motivo, o Home-Office uma alternativa eficaz para trabalhos que exigem a criatividade como diferencial competitivo. Esta uma das caractersticas marcantes do sistema home-office, pois permite que o funcionrio realize sua auto-avaliao e procura melhorar suas deficincias. Outro ponto importante que no estando subordinado e no tendo a quem ouvir

constantemente o que fazer, esee trabalhador pode estimular seu potencial criativo e produzir trabalhos significativos. CONSIDERAES FINAIS As grandes transformaes afetaram significativamente o mercado de trabalho, onde s sobrevive aquele que tem o poder de absorver continuamente as grandes evolues tecnolgicas e o aprendizado como um todo. Tem-se no home-office uma maneira de atender essa exigncia, pois o funcionrio que trabalha em casa sente-se mais vontade, expandindo sua produtividade, sua criatividade e sua qualidade de vida no trabalho. Desta forma verifica-se que, no mundo atual, com a evoluo constante das tecnologias, o home-office uma estratgia muito eficaz para as empresas e para os profissionais, pois torna o modelo organizacional eficaz sob o ponto de vista da produtividade e sob a perspectiva humana, constituindo um diferencial competitivo em face s exigncias do mercado. Enfim, o home-office tido como uma tendncia que provocar grandes impactos na rea de recursos humanos. Este artigo destacou o home-office como uma nova perspectiva para o mercado de trabalho e para as organizaes que pretendem a excelncia em seus recursos humanos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSIS, Vanusia. Para casa agora eu vou. Ser Humano, n.116, p. 8-13, jan.1997. BAWA, Joanna. DUBASH, Manek. O escritrio em casa : ganhando dinheiro com o seu computador. So Paulo : Summus, 1998. BAIMA, Mariana. A prtica criativa. Empreendedor, Florianpolis, p. 50-51, abr.

61

1998. BERNARDI. Maria A. Lar, doce escritrio: o que as empresas esto fazendo de avanado em prol do equilbrio entre trabalho e famlia. Exame, n. 2, p. 82, jan. 1997. BLEYER, Lisiane Kater. Home-Office : uma nova tendncia nas organizaes. Florianpolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. BOECHAT, Yan. Escritrio domstico comea a ganhar adeptos. Gazeta Mercantil, So Paulo, 2 set. 1999. Caderno Empresas & Carreiras, p. 6. BORGES, Cristina. Como identificar novas oportunidades de negcios. In : Iniciando seu prprio negcio de CUNHA, Cristiano J. C. de Almeida & FERLA, Luiz Alberto. So Paulo : 1997. Instituto de estudo avanados. p. 41-62. BOWDITCH, James L. & BUONO, Anthony F. Elementos do comportamento organizacional. So Paulo : Pioneira, 1997. CHANLAT, Jean-Fraois. O indivduo na organizao : dimenses esquecidas. 2. ed. So Paulo : Atlas, 1993. CHINELATO FILHO, Joo. A arte de organizar para informatizar. Rio de Janeiro : LTC Livro Tcnicos e Cientficos, 1993. DRUCKER, Peter E As novas realidades : no governo e na poltica, na economia e nas empresas, na sociedade e na viso do mundo. 3. ed. So Paulo : Pioneira, 1989. EDVINSSON, Leif & MALONE. Michael S. Capital Intelectual : descobrindo o valor real de sua empresa pela identificao de seus valores internos. So Paulo : Makron Books, 1998. HAMPTON, David R. Administrao contempornea : teoria, prtica e casos. 2.ed. So Paulo : McGraw-Hill do Brasil, 1983. p. 35-64. HANDY, Charles B. Deuses da administrao : como enfrentar as constantes mudanas da cultura empresarial. So Paulo : Saraiva, 1994. HERSEY, Paul & BLANCHARD, Kenneth H. Psicologia para administradores : a teoria e

as tcnicas da liderana situacional. So Paulo : Editora Pedaggica e Universitria, 1986. HOME-OFFICE poder ser uma excelente alternativa. Administrao de Negcios, n. 7, p. 129-131, abr. 1997. HOME-OFFICE. Guia SEBRAE/Tendncias e Oportunidades. Florianpolis, n. 5, p. 1-4, jun. 1997. MENDES, Maria Luiza. Por mais horas de folga. Editora Abril. Exame, Ed 684, p.6268, maro de 1999. MINARELLI, Jos A. Trabalhar por conta prpria : uma opo que pode dar certo. So Paulo : Gente, 1998. PETERS, Thomas J. & WATERMANN, Robert H. Vencendo a crise : como o bom senso empresarial pode super-la. So Paulo : Harper & Row do Brasil, 1983. RIFKIN, Jeremy. O fim dos empregos : o declnio inevitvel dos nveis dos empregos e a reduo da fora global de trabalho. So Paulo : Makron Books, 1996. STEWART, Thomas A. Capital intelectual : a nova vantagem competitiva das empresas. Rio de Janeiro : Campus, 1998. SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizaes. Traduo de Luiz Euclydes Trindade Frazo Filho. Rio de Janeiro : Campus, 1998. VARELLA, Cristina. Quando a casa vira escritrio. Mulher de Negcios, Rio de Janeiro, n. 14, p. 50-53, 1996. WOMACK, James P & JONES, Daniel T. A mentalidade enxuta nas empresas : elimine o desperdcio e crie riquezas. 3. ed. Rio de Janeiro : Campus, 1998.

62

Livros Grtis
( http://www.livrosgratis.com.br ) Milhares de Livros para Download: Baixar livros de Administrao Baixar livros de Agronomia Baixar livros de Arquitetura Baixar livros de Artes Baixar livros de Astronomia Baixar livros de Biologia Geral Baixar livros de Cincia da Computao Baixar livros de Cincia da Informao Baixar livros de Cincia Poltica Baixar livros de Cincias da Sade Baixar livros de Comunicao Baixar livros do Conselho Nacional de Educao - CNE Baixar livros de Defesa civil Baixar livros de Direito Baixar livros de Direitos humanos Baixar livros de Economia Baixar livros de Economia Domstica Baixar livros de Educao Baixar livros de Educao - Trnsito Baixar livros de Educao Fsica Baixar livros de Engenharia Aeroespacial Baixar livros de Farmcia Baixar livros de Filosofia Baixar livros de Fsica Baixar livros de Geocincias Baixar livros de Geografia Baixar livros de Histria Baixar livros de Lnguas

Baixar livros de Literatura Baixar livros de Literatura de Cordel Baixar livros de Literatura Infantil Baixar livros de Matemtica Baixar livros de Medicina Baixar livros de Medicina Veterinria Baixar livros de Meio Ambiente Baixar livros de Meteorologia Baixar Monografias e TCC Baixar livros Multidisciplinar Baixar livros de Msica Baixar livros de Psicologia Baixar livros de Qumica Baixar livros de Sade Coletiva Baixar livros de Servio Social Baixar livros de Sociologia Baixar livros de Teologia Baixar livros de Trabalho Baixar livros de Turismo

Vous aimerez peut-être aussi