Vous êtes sur la page 1sur 48

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUO CIVIL

NOTAS DE AULAS CONSTRUO DE EDIFCIOS I


CONCRETO ARMADO

Profa. Tereza Denyse P. de Arajo

Fevereiro 2003

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

2-48

CONCRETO ARMADO
1. 2. INTRODUO FRMAS

3. ARMADURAS 4. 5. 6. CONCRETAGEM FALHAS NO CONCRETO BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1.

INTRODUO

As estruturas de edifcios podem ser classificadas levando em considerao tanto a sua concepo estrutural, como a intensidade de seu emprego, ou a partir dos materiais que a constituem. Quanto concepo estrutural, elas podem ser classificadas em reticuladas, elementos planos, ou outros como cascas, espaciais, pneumticas, etc. As estruturas reticuladas transmitem os esforos utilizando elementos isolados, tais como: lajes, vigas, pilares ou prticos. Nas estruturas planas a transmisso se d atravs de um plano de carregamentos (alvenaria estrutural). Quanto intensidade do emprego, elas podem ser classificadas em tradicionais e no tradicionais. As tradicionais so aquelas mais empregadas em um certo local, por exemplo, edifcios, de mdio e grande porte, com estrutura de concreto armado moldado no local. As no tradicionais so aquelas de uso menos freqente, tais como edifcios de madeira, de ao, de alvenaria estrutural. Quanto aos materiais constituintes, pode-se dizer que os materiais mais comumente empregados so a madeira, o ao e o concreto armado. A madeira um material pouco utilizado na construo de edifcios no Brasil, devido a sua dificuldade de obteno e elevado custo, dentre outros problemas. O ao , tambm, pouco utilizado no Brasil na construo de edifcios de mltiplos pavimentos. Sua utilizao tem sido concentrada, nos ltimos anos, na produo de edifcios industriais. As estruturas em concreto armado ganharam espao significativo no Brasil, desde o seu surgimento, na construo de edifcios de qualquer altura. , atualmente, o material mais utilizado, seja ele moldado no local, como pr-fabricado. A execuo de estruturas de concreto armado deve seguir um planejamento bsico de produo, tal que possibilite a obteno das peas projetadas e com a qualidade especificada. Mostra-se esse esquema na Figura 1, onde a produo das armaduras e frmas podem ser feitas ao mesmo tempo, montadas e levadas para o local onde a pea ser executada. Colocam-se ento os embutidos (dutos e passagens das instalaes). Providencia-se a mistura do concreto e transporta-o at o local onde ser feita a concretagem, a qual consiste no lanamento, adensamento e cura do concreto. Em seguida, desforma-se a pea que considerada pronta.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

3-48

Figura 1. Esquema de produo para a execuo de estruturas de concreto armado.

2.

FRMAS

So estruturas provisrias, em geral de madeira, destinadas a dar a forma aos elementos de concreto, at a sua solidificao. Num passado no muito distante, a definio das frmas era de responsabilidade dos encarregados e mestres-de-obras, acreditando-se que o critrio de dimensionamento prtico fosse suficiente para garantir a estabilidade da obra, sem atentar para os custos advindos da falta de rigor maior no trato das frmas. Atualmente, torna-se imperativo que o engenheiro d a devida importncia ao dimensionamento das frmas e dos escoramentos, considerando os planos de montagem e desmontagem, bem como seu reaproveitamento na obra, a fim de minimizar custos, perdas, alm de alcanar maior qualidade e reduzir prazos de entrega. 2.1. Tipos de Frmas As frmas, em geral, so classificadas de acordo com o material e do modo como so utilizadas, levando em conta o tipo de obra. Assim, pode-se classific-las como: Convencional feita de madeira e indicadas para pequenas obras particulares e detalhes especficos; Moduladas so de madeira e mistas, indicadas para obras repetitivas e edifcios altos;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

4-48

Trepantes madeira, metlicas e mistas, indicadas para torres, barragens e silos; Deslizantes verticais madeira, metlicas e mistas, indicadas para torres e pilares altos de grande seo; Deslizantes horizontais metlicas, indicadas para barreiras, defensas e guias.

As estruturas mistas consistem na combinao da madeira com peas metlicas, plsticos, papelo e pr-moldados. Um sistema de frmas constitudo dos seguintes elementos: molde, estrutura do molde, escoramentos e acessrios. Molde caracteriza a forma da pea e o elemento que entra em contato direto com o concreto. constitudo por painis de laje, fundos e faces de vigas e faces de pilares. Estrutura do molde o que d sustentao e travamento ao molde, enrijecendo-o. constitudo por gravatas, sarrafos acoplados aos painis e travesses. Escoramento o que d apoio estrutura da frma, transmitindo os esforos da estrutura do molde para algum ponto de apoio no solo ou na prpria estrutura de concreto. constitudo por guias, pontaletes e ps-direitos. Acessrios so componentes utilizados para nivelar, dar prumo e locar peas, sendo constitudos por aprumadores, sarrafos de p-de-pilar e cunhas.

2.1.1. Frmas de Madeira

Figura 2. Esquema geral de frmas de edifcio.

O uso das frmas de madeira (Figura 2) mais difundido devido s seguintes razes:

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

5-48

Facilidade de treinamento e utilizao da mo-de-obra (carpinteiro); Uso de equipamentos e complementos pouco complexos e relativamente baratos (serras manuais e mecnicas, furadeiras, martelos, etc.); Boa resistncia a impactos e ao manuseio (transporte e armazenagem); O material reciclvel e pode ser reutilizado; Apresenta caractersticas fsicas e qumicas condizentes com o uso.

As nicas restries, quanto ao uso da madeira como frma para o concreto, se referem ao tipo de obra e s condies de uso, que so: Pouca durabilidade; Pouca resistncia nas ligaes e emendas; Grandes deformaes quando submetidas a variaes bruscas de umidade; Ser inflamvel.

Neste caso, utiliza-se para o molde a madeira em forma de tbua ou de compensado. As tbuas so feitas em madeira de pinho (araucria ou madeira do Paran), cedrinho, jatob e pinus (no recomendado). O pinho usado na construo civil chamado de pinho de terceira categoria ou classe. Esta classe apresenta uma madeira seca, com ns ou furos (distanciados entre si mais de 31 cm), com manchas, ardiduras, esmoado ( 1/3 da espessura), fendilhamento, gretas e falhas, de cor natural, corretamente serrada, bitola exata, quinas ou arestas em esquadrias. As dimenses usuais das tbuas podem ser vistas na Figura 3.
Dimenses usuais da s t bua s
Nomencla tura 1x4 1x6 1x9 1x12 Espessura (E) Comprimento C La rgura L polega da (cm) polega da (cm) (metro) 4 (10,16) 6 (15,24) 9 (22,86) 12 (30,48) B sico 4,20 comercia l 3,90 comercia l 3,60 comercia l 3,30

L C E

1 (2,54)

Figura 3. Dimenses usuais das tbuas compensadas.

As chapas compensadas, ou compensados, so apropriadas para concreto aparente, apresentando um acabamento superior ao conseguido com painis de tbuas. Recomenda-se estudar bem o projeto de frmas, a fim de evitar perdas durante o corte. Em obras correntes so utilizadas chapas resinadas, pois so mais baratas (reutilizao: 2 ou 3 vezes no mximo); em obras com melhor acabamento, exige-se o uso de chapas plastificadas, que apesar de apresentarem maior custo, tm maior ndice de reaproveitamento (10 a 40 vezes). Na Figura 4 mostra-se as dimenses usuais destas tbuas.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

6-48

A estrutura do molde usa comumente a madeira aparelhada, em forma de trelia ou perfis de madeira colada. So utilizadas tbuas (2,5 cm x 30 cm), sarrafos (2,5 cm x 5,0 cm; 2,5 cm x 10 cm) e caibros ou pontaletes (5 cm x 6 cm; 7,5 cm x 7,5 cm). Nos escoramentos usa-se a madeira bruta ou aparelhada. Tambm chamados de pontaletes, podem ter seo circular com dimetro mnimo de 8 cm e comprimentos variando entre 2,4 m a 3,2 m; os de seo quadrada podem ter as seguintes dimenses: 5 cm x 5 cm, para madeiras duras e 7,5 cm x 7,5 cm para madeiras menos duras (pinho ou de peroba). Estes pontaletes devem ser inteiros, sendo que possveis emendas devem obedecer aos critrios estabelecidos na norma, que so: Cada pontalete s pode ter uma emenda; A emenda s poder ser feita no tero superior ou inferior do pontalete; O nmero de pontaletes com emenda dever ser inferior a 1/3 do total de pontaletes distribudos.

Dimenses da s cha pa s compensa da s


Pa dr o a lem o = 1,10 m x 2,20 m Pa dr o ingls = 1,22 m x 2,44 m (4x8) Espessura s comercia is (mm) 6, 8, 10, 12, 15, 20 Nmero de rea proveita mentos
Resina dos Pla stifica dos ma is de 5 por fa ce (10x) ma is de 15 por fa ce (30x)

Figura 4. Dimenses usuais das chapas compensadas.

As escoras devem ficar apoiadas sobre calos de madeira assentados sobre a terra apiloada, ou sobre o contra-piso de concreto, ficando uma pequena folga entre a escora e o calo para a introduo de cunhas de madeira. Nos acessrios, so utilizadas cunhas de madeira. 2.1.2. Frmas Metlicas Estas frmas so formadas, em geral, por chapas metlicas de diversas espessuras, dependendo das dimenses dos elementos a concretar e dos esforos que devem resistir. So indicadas para a fabricao de elementos de concreto pr-moldado, cujas frmas so fixas podendo possuir vibradores acoplados. Nas obras, so mais utilizados os tubos metlicos como escoramentos. Estes tubos so chamados de pontaletes tubulares, que so extensveis, com ajustes a cada 10 cm, com chapas soldadas na base para servir como calo. Podem ter, no topo, uma chapa tambm soldada, ou uma chapa em U para servir de apoio s peas de madeira. Embora tenham um custo inicial muito alto, tm como principal vantagem a sua durabilidade. 2.1.3. Frmas Mistas So, em geral, compostas de painis de madeira com escoramentos metlicos (Figura 5).

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

7-48

Figura 5. Esquema de frmas mistas.

2.2. Execuo das Frmas A escolha do tipo de frma a ser utilizado numa obra depende dos seguintes fatores: Especificao do acabamento superficial Caractersticas do projeto da estrutura (C.A.); Cronograma de execuo Disponibilidade de Tecnologia Materiais Equipamentos

Espao no canteiro de obras Porte do Empreendimento Disponibilidade de mo-de-obra Custos Material Mo-de-obra

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

8-48

Equipamentos Caractersticas da desforma.

Para que as frmas sejam executadas na obra, alguns cuidados devem ser levados em considerao antes da elaborao das mesmas, por exemplo: o recebimento e estocagem das peas brutas de madeira e dos compensados; devem existir o projeto estrutural completo e o projeto de frmas, com a indicao das prumadas e embutidos das instalaes prediais (gua, esgoto, eltrica, telefone, etc.); deve existir no canteiro de obras uma central de frmas (carpintaria) com todos os equipamentos e bancadas necessrias. Devem-se ainda seguir as seguintes condies: Obedecer rigorosamente planta de formas do projeto estrutural; As frmas devem ser dimensionadas para resistir aos seguintes esforos: Peso prprio das frmas (20 kgf/m3); Peso prprio do concreto (2400 kgf/m3); Peso prprio dos operrios e equipamentos (100 kgf/m2); Vibraes devido ao adensamento do concreto;

As frmas devem ser estanques, no permitindo a passagem de argamassa pelas frestas das tbuas; Devem ser executadas de tal maneira que possibilite o maior nmero de reutilizaes, proporcionando economia no material e na mo-de-obra.

Figura 6. Frma do pilar.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

9-48

2.2.1. Frmas de Pilares Os pilares podem apresentar sees as mais variadas, porm as mais comuns so a quadrada e a retangular. As frmas so formadas por painis verticais ligados por gravatas (Figura 6). Estas gravatas so destinadas a reforas os painis, para que resistam aos esforos que nelas atuam quando do lanamento do concreto. A nica carga atuante nas paredes laterais do pilar (painis) a presso do concreto fresco, que dada pela seguinte equao: Pmx = 7,2 + 785 R T + 17,8 (1)

onde Pmx o empuxo mximo em kN/m2; R a velocidade de lanamento do concreto na frma em m/h; e T a temperatura do concreto na frma em C. Pmx deve ser menor do que um valor limite dado por: Pmx < h onde o peso especfico do concreto e h altura do pilar. O dimensionamento da frma do pilar consiste em calcular o espaamento entre as gravatas, considerando os painis como vigas contnuas apoiadas nas travessas das gravatas. O vo entre dois apoios, calculado verificando-se a resistncia da viga bi-apoiada, dado por: (2)

l=

8W adm q

(3)

sendo que W o mdulo resistente que, para uma seo retangular, dado por: W= bh 2 ; 6 (4)

l a distncia entre os apoios (gravatas), b o maior lado do pilar e q a carga distribuda aplicada. Verifica-se agora a deformao (flecha mxima da viga bi-apoiada) dos painis, considerando a situao de cura do concreto e peas revestidas, utilizando a seguinte frmula:

l=3

185EI 300q

(5)

onde EI a resistncia flexo, sendo que I o momento de inrcia da seo do pilar. Se o pilar for aparente, a equao (5) torna-se l=3 185EI 500q (6)

Em geral, aps certo limite, reforam-se as gravatas com tirantes de ferro, ou outro tipo de reforo, a fim de dividir o vo das travessas em duas ou mais partes e reduzir os momentos fletores a que esto sujeitas. A Figura 7 e Figura 8 mostram dois tipos de reforos que podem ser utilizados: com tensores e barras de ancoragem, respectivamente.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

10-48

Figura 7. Reforo das travessas por meio de tensores.

Figura 8. Reforo das travessas por meio de barras de ancoragem.

Figura 9. Execuo da frma do pilar.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

11-48

Execuo (Figura 9): a) Eixos e nvel transferidos para a laje (conferidos e liberados com trena metlica); b) marcar e fixar os gastalhos nos tacos (colocados na concretagem da laje) a partir dos eixos sem se preocupar com o nvel; c) apicoar o concreto na base interna do gastalho a fim de remover a nata de cimento; d) fixar um pontalete guia, travando no gastalho e aprumando de acordo com os eixos (2 escoras em mo-francesa); e) colocar as formas (3 faces) do pilar, cuidando para que fiquem solidarizadas no gastalho e aprumadas no pontalete guia; f) verificar o nvel do conjunto marcando no pontalete guia a altura do pilar; g) a cada operao conferir prumo, nvel e ortogonalidade do conjunto (usando esquadro metlico); h) passar desmoldante nas faces internas das frmas (caso j tenha sido usada); i) conferir e liberar para colocao e montagem da armadura (ver item 3); j) depois de colocada a armadura e todos os embutidos (prumadas, caixas etc.) posicionar as galgas e espaadores a fim de garantir as dimenses internas e o recobrimento da armadura; k) prever janela de inspeo e limpeza em pilares com mais de 2,5 m de altura; l) executar o travejamento da frma por meio de gravatas, tirantes, tensores, encunhamentos etc., de acordo com as dimenses dos painis e da carga de lanamento a suportar; m) conferir todo o conjunto e partes e liberar para concretagem, verificando principalmente: prumo, nvel, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espaadores, esquadro e limpeza do fundo.
2.2.2. Frmas de Vigas

As frmas das vigas so formadas pelos dois painis das faces da viga e pelo painel de fundo. A ligao entre os painis das faces da viga e o painel de fundo feita por meio de gravatas, formadas por trs travessas, duas verticais e uma horizontal (Figura 10). As vigas com msulas podem ter a face da viga acompanhando, ou no, a inclinao do fundo (Figura 11). Estas frmas esto ligadas diretamente s frmas das lajes, s quais podem ser feitas de vrios modos. A mais simples est mostrada na Figura 12 e na Figura 13a, que consiste em pregar as bordas da laje sobre a borda superior da viga. Este tipo de ligao dificulta a retirada das tbuas, podendo causar fendas no concreto devido ao empenamento da laje, ou inchamento, provocado pela falta de umedecimento prvio da frma. Outra ligao, tambm muito usada, o da Figura 13c, que facilita a execuo e o nivelamento das frmas das vigas, bem como a retirada das tbuas da laje. As ligaes da Figura 13b e d eliminam os inconvenientes da Figura 13a, porm, com aumento da mo-de-obra. Nas vigas de permetro, as extremidades superiores devem ser escoradas (Figura 14). As faces das vigas so ligadas s faces do pilar por meio de emendas (Figura 15).

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

12-48

Figura 10. Frmas da viga.

Figura 11. Frmas de vigas com msula.

Figura 12. Frma da viga com a laje.

Figura 14. Vigas de extremidade.

Figura 13. Formas de ligao da viga com a laje.

Figura 15. Emendas da frma de viga com a frma do pilar.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

13-48

Neste tipo de frma, os elementos a serem calculados so: fundo, faces, gravatas. O fundo da viga formado por tbuas que trabalham como vigas contnuas, apoiadas nas travessas horizontais das gravatas. Estas tbuas suportam a presso mxima, como mostra a Figura 16. As faces so formadas tambm por tbuas que trabalham como vigas contnuas, sofrendo presses menores do que as do fundo da viga, dadas pela equao (1). A travessa horizontal considerada uma viga livremente apoiada, cujo vo igual a b0 + 0,15, onde b0 a largura interna da frma. As travessas verticais tambm so consideradas livremente apoiadas, cujo vo igual a altura da viga. determinado o espaamento de cada uma das travessas (horizontal e vertical) e, por tentativa, combina-se as duas para formar a gravata.

Figura 16. Carga aplicada na viga.

Estas frmas podem ser lanadas aps a concretagem dos pilares ou no conjunto de frmas: pilares, vigas e lajes, para serem concretadas ao mesmo tempo. Execuo (Figura 17): a) depois da limpeza dos painis das vigas, deve-se passar desmoldante com rolo ou broxa (providenciar a limpeza logo depois da desmoldagem dos elementos de concreto, armazenando os painis de forma adequada para impedir empenamento); b) lanar os painis de fundo de vigas sobre a cabea dos pilares ou sobre a borda das frmas dos pilares, providenciando apoios intermedirios com garfos (espaamento mnimo de 80 cm); c) fixar os encontros dos painis de fundo das vigas nos pilares cuidando pra que no ocorram folgas (verificar prumo e nvel); d) nivelar os painis de fundo com cunhas aplicadas nas bases dos garfos e fixando o nvel com sarrafos pregados nos garfos (repetir nos outros garfos at que todo o conjunto fique nivelado); e) lanar e fixar os painis laterais; f) conferir e liberar para colocao e montagem da armadura (ver item 3); g) depois de colocada a armadura e todos os embutidos (prumadas, caixas etc.) posicionar as galgas e espaadores a fim de garantir as dimenses internas e o recobrimento da armadura;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

14-48

h) dependendo do tipo de viga (intermediria ou perifrica) executar o travejamento da frma por meio de escoras inclinadas, chapuzes, tirantes, tensores, encunhamentos etc., de acordo com as dimenses dos painis e da carga de lanamento a suportar; i) conferir todo o conjunto e partes e liberar para concretagem, verificando principalmente: alinhamento lateral, prumo, nvel, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espaadores, esquadro e limpeza do fundo.
Painel da laje Nvel da laje

...

Escora 1x3

Painel de fundo 1x9, 1x12

Painel lateral 1x9, 1x12

Chapuz 1x4

...

...

.. ..

...

...

...

.. ..

...

Gravata 1x2, 1x3 Tala 1x3

Travessa 1x2, 1x3

..

Escora 1x3 Pontalete 3x3

..

Frma p/ viga intermediria

Frma p/ viga perifrica

Figura 17. Execuo da frma da viga.

2.2.3. Frmas de Lajes

Figura 18. Frma de laje: tbuas apoiadas sobre travesses e apoiados por guias transversais.

As frmas das lajes so formadas por tbuas deitadas e justapostas que se apiam nos escoramentos. A carga que estas tbuas devem suportar a soma do peso prprio do concreto,

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

15-48

o peso prprio das frmas e a sobrecarga, constituda pelo peso dos operrios e dos equipamentos. O escoramento destas tbuas pode ser feito de dois modos: tbuas apoiadas sobre travesses eqidistantes, suportadas por guias transversais (Figura 18) e tbuas apoiadas sobre as guias (Figura 19). Os elementos a serem calculados so: o vo das tbuas (espaamento dos travesses, no primeiro caso, ou das guias, no segundo); o vo dos travesses (espaamento das guias); o vo das guias (espaamento dos ps-direitos); e o comprimento admissvel dos ps-direitos entre os ns do travamento. Neste caso, se utiliza as frmulas dadas pela equao (3), para verificar a resistncia, e as equaes (5) e (6), para verificar a deformao.

Figura 19. Frma de laje: tbuas apoiadas diretamente sobre as guias.

Os procedimentos para lanamento das frmas das lajes dependem do tipo de laje que vai ser executada e, em geral, fazem parte do conjunto de atividades da execuo das frmas das vigas e pilares. A exceo das lajes pr-moldadas, que so lanadas aps a concretagem das vigas, nos demais casos (lajes pr-fabricadas, moldadas no local, celulares, etc.) so executadas em conjunto com as vigas, para que sejam solidarizadas na concretagem. Execuo (Figura 20): a) lanar e fixar as longarinas apoiadas em sarrafos-guias, pregados nos garfos das vigas; b) providenciar o escoramento mnimo para as longarinas por meio de escoras de madeira ou de metal (1 a cada 2 metros); c) lanar o assoalho (chapas compensadas ou tbuas de madeira) sobre as longarinas; d) conferir o nvel dos painis do assoalho fazendo os ajustes por meio de cunhas nas escoras ou ajustes nos telescpios; e) fixar os elementos laterais a fim de reduzir e eliminar as folgas e pregar o assoalho nas longarinas; f) verificar a contra-flecha e, se for o caso de laje-zero, nivelar usando um aparelho de nvel (laser) a fim de garantir a exatido no nivelamento; g) travar o conjunto todo; h) limpar e passar desmoldante;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

16-48

i) conferir nos projetos das instalaes os pontos de passagens, prumadas, caixas, embutidos etc.; j) liberar para execuo da armadura (ver item 3); k) conferir todo o conjunto e partes antes de liberar para concretagem, verificando principalmente: nivelamento, contra-flecha, alinhamento lateral, imobilidade, travejamento, estanqueidade, armaduras, espaadores, esquadro e limpeza do fundo.
Pa inel da la je t bua s de 1x12 T ra vesses 2x3, 3x3, 3x4

talas Guia 3x4

Guia c/ t bua 1x6, 1x9

0,80

< 1,00 m

Pontaletes ou ps-direitos

Figura 20. Execuo da frma da laje.

2.2.4. Frmas para Paredes

Figura 21. Frmas de paredes.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

17-48

Figura 22. Frmas de alicerces.

Figura 23. Frma de bloco.

Figura 24. Frma de sapata corrida.

Figura 26. Frma de amarrao de estacas.

Figura 25. Frma de sapata isolada.

Figura 27. Frmas de sapata associada.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

18-48

As frmas de vigas-parede so constitudas de dois painis horizontais ligados por travessas horizontais (Figura 21). So calculadas como vigas de grande altura, devendo-se determinar o tipo e o espaamento das travessas verticais. Este espaamento limitado pela resistncia das tbuas (painis).
2.2.5. Frmas para Fundaes

As frmas das fundaes (Figura 22, Figura 23, Figura 24, Figura 25, Figura 26, Figura 27) esto limitadas aos painis laterais e so calculados como no caso das frmas das paredes.
2.2.6. Frmas para Escadas

As frmas das escadas variam de acordo com o tipo de escada. Para escadas retas, so executadas da mesma maneira que s lajes (Figura 28): os lances da escada so painis inclinados e limitados lateralmente por tbuas pregadas a cutelo, formando os espelhos dos degraus; no piso da escada podem-se dispensar as tbuas para concreto no muito plstico; os espelhos so formados por tbuas ligadas umas s outras por sarrafos (borda superior) longitudinais.

Figura 28. Frmas de escadas.

2.3. Prazo para Desforma


Tabela 1. Prazo de desforma segundo a norma.

TIPOS DE FRMAS Paredes, pilares e faces laterais de vigas Lajes de at 10 cm de espessura Faces inferiores das vigas com reescoramento Lajes com mais de 10 cm de espessura e faces inferiores das vigas com menos de 10 m de vo Arcos e faces inferiores de vigas com mais de 10 m de vo

PRAZO DE DESFORMA Concreto Comum 3 dias 7 dias 14 dias 21 dias 28 dias Concreto de ARI 2 dias 3 dias 7 dias 7 dias 10 dias

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

19-48

A retirada das frmas e do escoramento s pode ser feita depois que o concreto estiver endurecido, a fim de que este possa resistir aos esforos que nele iro atuar. Um planejamento prvio de desforma pode reduzir custos, prazos e melhorar a qualidade. A desforma deve ser progressiva para que no ocorra o aparecimento de fissuras e trincas. A tabela a seguir mostra os prazos de desforma especificados pela norma, tanto para concretos feitos com cimento portland comum e cura mida, como para concretos aditivados (cimento com alta resistncia inicial).
3. ARMADURAS

A fase de armao das estruturas, ou colocao das ferragens, uma das mais importantes numa obra, exigindo cuidadosa ateno do engenheiro nos mnimos detalhes. , nesta etapa da obra, antes da concretagem, que providenciado a colocao dos embutidos (tubulaes de gua, eletrodutos e caixas nas lajes e passagens nas vigas, etc.). Antes de qualquer coisa, deve-se procurar conhecer todos os detalhes do projeto estrutural e das instalaes, fazendo reviso de todos os elementos de concreto e, principalmente, conferir toda a ferragem. Os ferros so comprados de acordo com um quadro-resumo, anexado ao projeto, que deve ser conferido antes de processar o pedido de compra. Os trabalhos de corte, dobragem e montagem das armaduras devem ser feitos por pessoal habilitado, sempre com a superviso de um encarregado de armao. Essa mo-de-obra constituda de armadores e ajudantes de armao. Em alguns centros urbanos j possvel terceirizar totalmente as armaduras, contratando empresas especializadas no fornecimento de armaduras prontas.
3.1. Aquisio do Ao

Por ocasio da compra, o engenheiro deve estar atento aos seguintes detalhes: quantidade de cada tipo de ao; fazer uma pesquisa de preos junto aos diversos fornecedores; s condies de pagamento; prazo de entrega.
3.2. Recebimento do Ao

Para receber o material na obra, necessrio planejar o local de armazenagem das barras, levando em considerao seu peso e dimenses. Este local deve suportar o material sem que haja riscos s demais instalaes, ou outros servios j executados. Verificar se as condies de acesso ao local so adequadas, se a carreta e os equipamentos de descarga conseguem manobrar para descarregar as barras no local escolhido, se haver necessidade de sinalizao e/ou interdio temporria da via pblica ou de acessos de particulares vizinhos. No recebimento, o responsvel pela obra deve fiscalizar os seguintes pontos: nota fiscal; quantidade de barras; dimenses das barras; converso de peso x metro. Em obras de mdio e grande porte, recomenda-se retirar amostras para ensaios de trao e dobramento, em laboratrio, de acordo com as normas vigentes (NBR 6152, NBR 6153). Se os resultados destes ensaios no forem satisfatrios, a remessa deve ser rejeitada. Alguns grandes fornecedores j entregam o ao com certificado de qualidade, atestando que o produto foi testado nos laboratrios da prpria fornecedora ou de uma certificadora conveniada.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

20-48

3.3. rea de Corte, Dobramento e Montagem

Deve ser previsto, no canteiro de obras, um local adequado para instalar as bancadas de corte, dobra e montagem das armaduras. Em alguns edifcios, estas bancadas so instaladas no subsolo ou no trreo. A bancada de corte deve ter comprimento suficiente para se trabalhar com barras de 12 metros e, caso no seja possvel, instala-se o equipamento de corte (mquina policorte ou tesoura) no prprio local de armazenagem das barras. Essas bancadas devem ser feitas de pranches de madeira, firmemente fixadas ao solo por meio de cavaletes. Os pinos de dobra devem ter dimetro entre 3 e 6 vezes o dimetro da barra a ser dobrada. A montagem pode ser executada em bancadas secundrias feitas de cavaletes de madeira ou de restos de barras de ao.
3.4. Tipos de Ao

Os aos utilizados na construo civil so classificados de acordo com suas caractersticas mecnicas e o processo de fabricao (laminao a quente, encruamento por deformao a frio). A seguir, so mostrados os tipos de ao mais comuns, utilizados na confeco de elementos de concreto armado:
CA-25 - liso so encontrados em barras e rolos. So utilizados em elementos de fundaes (estacas brocas e baldrames); CA-50 - nervurado so encontrados em barras de 12 m de comprimento. Sendo de boa qualidade, permite fazer emendas com solda a topo (dimetros de 10 a 40 mm). So indicados para ferragem longitudinal de vigas, pilares, estacas e blocos; CA-60 liso e com entalhes so vendidos em barras rolos ou barras de 12 m. Admitem emendas soldveis, dobragem e alta resistncia e so indicados na produo de vigotas de lajes pr-fabricadas, trelias, armaes para tubos, prmoldados, armaes em lajes e estribos; Arame recozido utilizado na amarrao de vergalhes, sendo encontrado em rolos de 60 kg, 35 kg ou 1 kg;

Categoria do ao

Dimetro da barra

Identificao do fabricante
Figura 29. Marcas de laminao em relevo em barras de ao.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

21-48

Telas soldadas vendidas em rolos de 60 e 120 m.

Segundo a NBR 7480/96, as barras de ao, de qualquer tipo, com dimetro igual ou superior a 10 mm devem apresentar marcas de laminao em relevo, indicando a marca do fabricante, a categoria e o dimetro (Figura 29). Nas barras com dimetro menor do que 10 mm, a identificao pode ser feita com a pintura de uma das pontas em cores padronizadas.
3.5. Execuo

As armaduras so feitas de acordo com o elemento que se quer construir, adaptando-se s caractersticas especiais deste elemento.
Armaduras de lajes macias consideradas como vigas de pouca altura e grande largura. A armao feita por uma malha, ou seja, ferros colocados lado a lado nas duas direes. Os ferros no vo at o fim da laje, somente at o apoio, estando a parte central da laje com armao maior (Figura 30).

Figura 30. Armadura de laje.

Armaduras de vigas so constitudas por (Figura 31): armaduras longitudinais superior e inferior, que nas vigas simples so retas ou corridas, e os estribos, considerados como armadura transversal. Os ferros longitudinais podem ainda ser dobrados , normalmente a 45, para combater o esforo de cisalhamento (Figura 32).

Figura 31. Armadura de viga simples.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

22-48

Figura 32. Viga com ferro dobrado.

Armaduras de pilares formadas por armadura longitudinal, dispostos na vertical para ajudar o concreto a absorver a carga de compresso, e a armadura transversal (estribos), cuja funo manter os ferros longitudinais na posio exata. A disposio destes ferros pode ser observada na .

Figura 34. Armadura de outros pilares.

Figura 33. Armadura de pilar.

3.5.1. Corte

O corte dos ferros pode ser feito com mquinas manuais ou mecnicas. A seguir, mostram-se algumas destas ferramentas, com seu uso:
Arcos e serras de ao rpidas indicadas para pequenas obras com lajes pr-fabricadas. Tem como principal vantagem pouco investimento em equipamentos e grande mobilidade, porm, exigem maior tempo de execuo e, conseqentemente, maior custo de mo-deobra;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

23-48

Tesouras de corte (Figura 35) indicadas para obras de pequeno e mdio porte com lajes macias ou mistas. Possibilitam maior rapidez no corte dos vergalhes, porm, exigindo maior esforo humano; Mquinas de corte (Figura 36) indicadas para obras de mdio e grande porte, possibilitando o corte de bitolas maiores. Contudo, necessitam serem fixas em um s local; Serra de corte - indicada para obras de mdio e grande porte, cortando rapidamente qualquer tipo de bitola, no entanto, apresentam o inconveniente do rudo provocado pela alta velocidade do disco.

Figura 35. Tesoura de corte.

Figura 36. Mquina de corte.

Figura 37. Bancada de dobragem.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

24-48

3.5.2. Dobra

Como j foi dito, a dobragem dos ferros feita sobre uma bancada (Figura 37) que, dependendo do tipo da obra, utiliza-se dos seguintes equipamentos:
Pinos de dobragem so usados em obras de pequeno e mdio porte. Os pinos so feitos de ao, fixados diretamente nos pranches, servindo de apoio na dobragem dos ferros com uma alavanca (chave ou ferro de dobrar - Figura 38).
Pinos de dobragem

Chapa

Prancho

Figura 38. Pinos de dobragem.

Chapas de dobrar so chapas prontas com pinos de dobragem soldadas, fixas na bancada, servindo de apoio para o uso da ferramenta de dobragem. O dimetro dos pinos especificado de acordo com o dimetro da barra e o tipo de ao a ser dobrado, como mostra a Tabela 2.
Tabela 2. Dimetro do pino de dobra

Dimetro do pino de dobra Dimetro do ao CA-25 CA-50 CA-60

Menor do que 10 mm Entre 10 a 20 mm Maior do que 20 mm

3 4 5

3 5 8

3 6

Mquinas de dobrar so utilizadas em obras de mdio e grande porte, as quais podem realizar o trabalho de dobragem em srie, exigindo mo-de-obra qualificada para oper-la.

3.5.3. Amarrao

Depois de cortadas e dobradas, as barras soltas podem ser montadas ou amarradas em feixes, chamados de kits de armaduras (Figura 39), a fim de serem transportadas para o local de montagem. Os kits devem ser identificados, conforme projeto estrutural, por meio de etiquetas a fim de evitar erros de montagem. Cada kit deve conter a armadura de um pilar, ou uma viga, ou de uma laje. O armazenamento destes kits deve ser feito em local livre de passagem de equipamentos; o transporte pode ser feito por guinchos, com os devidos cuidados de manuseio.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

25-48

Figura 39. Kit de armadura.

As amarraes so feitas com arame recozido no 18, em par tranado, executando-se o n mais apropriado com um torniquete (ferramenta do armador) que, depois de devidamente apertado, cortado rente ao n. O tipo de n a ser usado depende do nmero de barras concorrentes no ponto de amarrao. A seguir exemplificam-se dois destes ns (Figura 40):
N simples usado para amarrar duas barras lisas e de menor bitola. Consiste de apenas um n, que comum em solidarizar armaduras de lajes macias e armaduras de pele; N duplo usado em bitolas maiores.
Arame recozido dobrado

N simples
Figura 40. Tipos de ns.

N duplo

3.5.4. Emendas

Emendas devem ser evitadas, pois, na maior parte das vezes, acrescenta custos e podem comprometer a segurana. No entanto, se estas forem necessrias, recomenda-se consultar o engenheiro calculista. As emendas podem ser de trs tipos:

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

26-48

Por transpasse (ou justaposio - Figura 41) as barras devem estar desalinhadas e o transpasse mnimo 80 vezes o dimetro da barra, sendo que a distncia entre elas deve seguir a norma (de acordo com o dimetro);

80 x

Distncia entre as barras


Figura 41. Emendas por transpasse.

Com luvas (Figura 42) so luvas prensadas e/ou rosqueadas, executadas em oficinas com equipamentos apropriados. Exigem clculos especficos, feitos para cada situao.

Por prensagem
Figura 42. Emendas com luvas.

Por rosqueamento

Por solda so executadas e testadas em laboratrio segundo normas especficas. A soldagem pode ser feita por caldeamento, por eletrodo (a mais comum), ou por um sistema de cadinhos (moldes).

3.5.5. Montagem

A montagem das armaduras, conforme projeto, pode ser feita em oficina ou no local da obra. A operao de montagem feita sobre cavaletes ou bancos de carpinteiros especiais. Alguns destes bancos devem ser desmontveis, tal que facilite a montagem de armaduras de vigas contnuas. A operao compreende as seguintes fases:

Figura 43. Montagem de armaduras sobre cavaletes fase 1.

Figura 44. Montagem de armaduras sobre cavaletes fase 2.

1. Instalao dos bancos ou cavaletes nas suas posies e colocao das armaduras-guia e de alguns estribos (Figura 43).

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

27-48

2. Colocao das barras da armadura principal, comeando pelas retas e depois as que mudam de direo, com os respectivos estribos (Figura 44). Os seguintes cuidados devem ser observados durante a montagem das armaduras: 1. Colocao dos espaadores espaadores ou pastilhas so pequenas peas de plstico, argamassa ou metlicos, usados para garantir o recobrimento mnimo no concreto. So colocados entre a armadura e a frma e/ou entre as barras de ao. No caso de pilares e vigas, recomenda-se colocar a armadura na frma com, pelo menos, uma das faces j com as pastilhas, pois se torna bem difcil coloc-las depois que a armadura est na frma. Nas lajes, colocar no mnimo cinco espaadores por metro quadrado. 2. Colocao de caranguejos so espaadores feitos de pedaos de barras de ao, utilizados na colocao dos ferros negativos. 3. Amarrao das armaduras das lajes as armaduras, neste caso, devem ser amarradas, alternadamente, as barras cruzadas nas lajes (n sim, n no), fazendo uma verificao final e realizando ajustes momentos antes da concretagem. 4. Verificar a necessidade de armaduras de pele em vigas e pilares nos pontos prximos s caixas e tubulaes. 5. Conferir o posicionamento dos embutidos (caixas, tubulao) e aberturas. 6. Se a armadura for muito densa, evitar fechar totalmente a passagem do vibrador, deixando para colocar eventuais barras no momento do lanamento do concreto. 7. Colocar luvas plsticas nas pontas dos ferros (esperas) para proteger os operrios de cortes acidentais.
3.6. Telas Soldadas

So armaduras de ao prontas para serem usadas nas obras, dispensando a amarrao dos ns com arame recozido, reduzindo com isso a mo-de-obra. So encontradas em rolos com largura de 2,45 m e comprimento de 60 a 120 m, ou em painis de 4 x 6 m. As pontas da tela podem ser cortadas para formar cruzetas de ancoragem, sendo que o valor do transpasse limitado por norma.
4. CONCRETAGEM

Esta a fase final do processo de elaborao de elementos da infra-estrutura e superestrutura, sendo considerada a mais importante. A concretagem s pode ser liberada para execuo depois que as frmas estiverem consolidadas e limpas, as armaduras estiverem corretamente dispostas e as instalaes embutidas estiverem devidamente posicionadas. Esta etapa consiste no lanamento, adensamento e cura do concreto, sendo de extrema importncia a presena do engenheiro na obra, ou de um tcnico ou mestre-de-obra com grande experincia em execuo de concretagem. Erros cometidos nesta fase acarretam em grandes prejuzos futuros, sem contar na perda da reputao do profissional e da construtora responsveis.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

28-48

4.1. Liberao da Concretagem

Para que a concretagem seja liberada, necessrio estar atento aos seguintes pontos: 1. As estruturas anteriormente concretadas devem estar consolidadas e devidamente escoradas para esse novo carregamento; 2. Dependendo do tipo de concreto (usinado ou feito no canteiro), as condies de acesso dos equipamentos (caminho-betoneira, carrinhos, jerica, bombas, etc.) devem estar desobstrudas; 3. Fontes de gua, tomadas de energia para os adensadores, rguas e iluminao, se for o caso, devem estar disponveis; 4. As jericas devem se movimentar de forma ininterrupta, com caminhos diferentes para ir e vir, se possvel; 5. Os materiais necessrios para o controle tecnolgico (moldes) devem estar em perfeitas condies (limpos e preparados); 6. Os eixos das frmas devem estar conferidos, bem como estas devem estar travadas e escoradas; os ps dos pilares devem estar fechados aps a limpeza; 7. As armaduras devem estar conferidas, principalmente, as armaduras negativas; os espaadores devem estar em quantidade suficiente; 8. Equipes de carpinteiros, armadores e eletricistas devem estar de prontido durante a concretagem, para que eventuais servios de reparos e reforos nas frmas, armaduras e instalaes sejam realizados; 9. Prever a possibilidade de interrupo da concretagem com a necessidade da criao de juntas frias; 10. O nvel das mestras e dos gabaritos de rebaixo, bem como o nvel das prumadas e aberturas devem estar conferidos, cuidando para que no haja deslocamento dos ferros negativos devido a passagem de carrinhos e pessoas; 11. Planejar antecipadamente a concretagem, estabelecendo intervalos entre os caminhes e/ou betonadas, reprogramando de acordo com o ritmo; 12. Garantir as condies de segurana, interna e externamente obra, aplicando as recomendaes da NR-18; 13. A seqncia de concretagem deve ser planejada e acompanhada, anotando o local onde o material de cada caminho foi lanado, atentando para que esta termine sempre na caixa da escada ou no ponto de sada da laje.
4.2. Tipos de Concreto

O concreto um material constitudo por um aglomerante misturado com um ou mais agregados (materiais inertes) e gua. O aglomerante o cimento Portland; os agregados so divididos em agregado mido (areia e p de pedra) e agregado grado (pedra britada, argila

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

29-48

expandida, pedregulhos, etc.). Alm destes componentes, podem ser adicionados aditivos que melhoram ou corrigem algumas de suas propriedades. Quando recm-misturado, possui propriedades plsticas que facilitam o transporte, lanamento e adensamento; quando endurecido, possui propriedades que atendem as especificaes de projeto. Se convenientemente tratado, o endurecimento continua a se desenvolver durante muito tempo, mesmo aps ter adquirido resistncia suficiente para a obra. O concreto pode ser classificado de acordo com sua finalidade em concreto comum, concreto leve, concreto aditivado, concreto ciclpico e concreto magro. O concreto ciclpico o concreto comum com grandes pedras, dispostas regularmente em camadas e bem afastadas uma da outra. O concreto magro usado, em geral, para lastro e consiste de 1 saco de cimento, 8 lata de areia, 11 lata de pedra e 2 latas de gua. A seguir, se falar em detalhes dos trs primeiros tipos de concreto.
4.2.1. Concreto Comum

o concreto normalmente utilizado nas estruturas de edifcios e obras de arte normais. Sua mistura pode ser feita no prprio canteiro ou em centrais dosadoras. Estas centrais so tambm chamadas de concreteiras (concreto usinado).
4.2.1.1 Preparao no Canteiro

A preparao do concreto no canteiro pode ser feita manualmente ou mecanicamente (betoneiras). O primeiro exige um grande esforo da mo-de-obra, sendo indicado para pequenas obras e servios. Sua qualidade apenas razovel, sem qualquer garantia da resistncia desejada, sendo misturado numa superfcie resistente (livre de partes soltas), plana, limpa e impermevel. Execuo do Concreto Manual (Figura 45): 1. Espalhar a areia sobre a superfcie, formando uma camada de 15 cm; 2. Espalhar o cimento sobre a camada de areia; 3. Misturar a areia e o cimento at obter uma cor homognea; 4. Formar uma camada de mais ou menos 15 cm; 5. Espalhar a pedra sobre a camada e misture tudo; 6. Depois de bem misturado (cor homognea), formar um monte com um buraco no meio (boca de um vulco); 7. Despejar gua aos poucos e misturar vigorosamente at obter a consistncia desejada; 8. Depois de colocada toda a gua, continuar misturando, pois assim o concreto ficar mais mole.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

30-48

1
Espalhar a areia

2
Espalhar o cimento

3
Misturar uniforme e espalhar

4
Espalhar a brita e misturar

5
Formar um monte com coroa

6
Adicionar a gua aos poucos

Figura 45. Execuo manual do concreto.

O concreto misturado em betoneira simplifica o processo de mistura, obtendo-se um material de melhor qualidade do que o primeiro. O tempo de carregamento do material deve ser o mnimo possvel (um minuto) e o tempo de mistura deve ser, no mnimo, de trs minutos. Execuo do Concreto em Betoneira: 1. Betoneiras com carregamento direto (Figura 46) neste caso, a mistura, para um saco de cimento, feita com a betoneira girando: a. adicionar gua; b. adicionar agregado grado; c. adicionar o cimento; d. adicionar a areia. 2. betoneiras com carregamento por caambas (Figura 46) e gua adicionada concomitantemente (meio a meio): a. adicionar metade do agregado grado; b. adicionar areia; c. adicionar cimento; d. adicionar o restante do agregado grado.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

31-48

Betoneira 320 litros com carregamento direto e descarga pelos dois lados

Betoneira 580 litros com caamba

Figura 46. Betoneiras.

4.2.1.2 Concreto Usinado

Na central dosadora, as instalaes so preparadas para a produo em escala, sendo constitudas de silos armazenadores, balanas, correias transportadoras e equipamentos de controle. Na maioria dos casos, em obras urbanas, a mistura feita no prprio caminho, durante o trajeto entre a central de concreto e a obra. Em obras de grande porte, como barragens e estradas, as centrais fazem a mistura e o material transportado por gruas e caambas. Vantagens: economia de materiais (menor perda de areia, brita e cimento); maior controle tecnolgico dos materiais, dosagem, resistncia e consistncia, com melhor qualidade; racionalizao do nmero de ajudantes na obra, conseqentemente com menores encargos trabalhistas; melhor produtividade da equipe; reduo no controle de suprimentos e eliminao de reas de estoque no canteiro; reduo do custo da obra. Na hora da compra, o fornecedor escolhido deve atender, alm dos critrios comerciais (preo, prazo de pagamento, entrega, credibilidade, etc.), s prescries das normas tcnicas pertinentes e as devidas taxas do CREA (ART da concreteira). Os lotes de concreto so definidos em funo do tipo de estrutura, da solicitao e quantidade (NBR 12655). Na compra dos lotes, o contratante deve exigir do fornecedor que venham registradas as seguintes informaes na nota fiscal: 1. Especificao do concreto (tipo de cimento, trao, teor de argamassa, etc.); 2. Resistncias caractersticas (no mnimo aos 28 dias); 3. Mdulo de elasticidade; 4. Consistncia; 5. Dimenso mxima do agregado grado; 6. Consumo mnimo de cimento;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

32-48

7. Fator gua-cimento; 8. Aditivos; 9. Volume; 10. Preo unitrio e total; 11. Hora de sada do caminho da central.
4.2.2. Concreto Leve

Este concreto composto com agregados leves, que permitem massas especficas abaixo de 1200 kg/m, podendo chegar ao mnimo de 600 kg/m. A alta porosidade dos agregados resulta num concreto de caractersticas no estruturais, muito utilizado como isolante trmico e acstico. Alm disso, apresenta um bom comportamento em relao ao fogo. Para se obter o concreto leve, elimina-se o agregado grado e introduz-se o material leve, tais como ar, gs, espuma, prolas de isopor, dentre outros. Podem ser aplicados como enchimento de rebaixo de lajes, nivelamento de pisos e contra-pisos e em paredes e forros isolantes. O concreto leve tambm pode ser estrutural e, neste caso, sua densidade pode variar de 1200 a 1750 kg/m, proporcionando reduo considervel no peso das estruturas. Devido natureza do agregado (argila expandida), oferece boa isolao termo-acstica e bom comportamento ao fogo. Este tipo de concreto pode ser aplicado em lajes, vigas, pilares e pisos em obras que requeiram reduo no peso da estrutura, no enchimento de pisos e lajes rebaixadas, na regularizao de superfcies e em painis pr-fabricados, do tipo parede de vedao.
4.2.3. Concreto Aditivado

Neste caso, os aditivos so adicionados ao concreto a fim de modificar certas propriedades do material fresco ou endurecido. Torna-os mais facilmente manuseveis e incrementam sua resistncia diante das solicitaes fsico-qumicas. O uso de aditivos deve ser criterioso, recomendando-se, sempre, fazer um estudo prvio para cada trao e cada situao. O comportamento varia de acordo com a natureza e a dosagem do cimento e dos agregados, bem como depende da temperatura ambiente, do processo de lanamento, adensamento, cura, etc. No entanto, preciso lembrar que os aditivos no transformam um concreto mal dosado e manuseado num bom concreto. Eles aprimoram certas caractersticas positivas do concreto acabado, adequando-se s exigncias da obra e do projeto. Os aditivos fazem de um concreto bom, um concreto melhor. Vantagens (conforme suas caractersticas): aumento da trabalhabilidade, sem aumento de consumo de gua; reduo do consumo de gua, mas mantendo a mesma trabalhabilidade e obtendo maiores resistncias; reduo da gua e do cimento, na mesma proporo, mantendo a mesma trabalhabilidade e as mesmas resistncias originais; aumento das resistncias iniciais; retardao ou acelerao da pega; reduo da exsudao (segregao de gua que ocorre na pasta de cimento, acumulando-se na superfcie da pasta); aumento da durabilidade frente ao fsico-qumica; reduo do coeficiente de permeabilidade; controle da expanso causada pela reao lcali/agregado; anulao da retrao ou leve expanso; reduo da segregao; penetrao do concreto em ferragens densas; melhor bombeabilidade; aumento da aderncia do concreto ferragem; melhor aspecto e acabamento; ausncia de trincas ou fissuras; correo da deficincia de finos no trao; possibilidade de concretagens em temperaturas elevadas; e reduo no custo unitrio do concreto.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

33-48

Os aditivos podem ser classificados, segundo sua ao principal, em trs grupos: ao fsica, ao qumica e ao fsico-qumica. A ABNT, atravs da EB-1763, estabelece a seguinte classificao: a) Aditivo plastificante (tipo P) aumenta o ndice de consistncia do concreto, desde que seja mantida a quantidade de gua de amassamento, ou que esta seja reduzida de, no mnimo, 6% da quantidade original. b) Aditivo retardador (tipo R) aumenta os tempos de incio e fim de pega do concreto. c) Aditivo acelerador (tipo A) diminui os tempos de incio e fim de pega do concreto, bem como acelera o desenvolvimento das suas resistncias iniciais. d) Aditivo plastificante retardador (tipo PR) combina os efeitos do aditivo plastificante com o aditivo retardador. e) Aditivo plastificante acelerador (tipo PA) combina os efeitos do aditivo plastificante com o aditivo acelerador. f) Aditivo incorporador de ar (tipo IAR) incorpora pequenas bolhas de ar ao concreto. g) Aditivo superplastificante (tipo SP) aumenta o ndice de consistncia do concreto, desde que seja mantida a quantidade de gua de amassamento, ou que esta seja reduzida de, no mnimo, 12% da quantidade original. h) Aditivo superplastificante retardador (tipo SPR) combina os efeitos do aditivo superplastificante com o aditivo retardador. i) Aditivo superplastificante acelerador (tipo SPA) combina os efeitos do aditivo superplastificante com o aditivo acelerador. Os aditivos plastificantes e incorporadores de ar so considerados aditivos de ao fsica. J os aceleradores so aditivos de ao qumica, enquanto os retardadores, os impermeabilizantes e os expansores so aditivos de ao fsico-qumica. Os impermeabilizantes obedecem norma NBR-12190, sendo eles, basicamente, de trs tipos: sais orgnicos, materiais hidrfugos e gis orgnicos ou inorgnicos. Os sais orgnicos podem ser de forma lquida, pastosa ou em p, que reagem com a cal do cimento; os hidrfugos diferem dos sais orgnicos por se apresentarem em sua forma final, no reagindo com os componentes do cimento; os gis so feitos base de emulso. A escolha do tipo de aditivo a ser usado depende das caractersticas desejadas do produto final, seja ele fresco ou endurecido. Sua determinao feita aps avaliao dos seus efeitos em ensaios realizados com os mesmos materiais e condies da obra. A dosagem do aditivo varia de obra para obra. O uso adequado dos aditivos feito seguindo sempre as recomendaes dos fabricantes.
4.3. Recebimento Concreto Usinado

O trajeto a ser percorrido pelo caminho-betoneira deve ser preparado, dentro ou fora do canteiro, para evitar atrasos e perda do concreto. Em obras urbanas, devem-se observar as seguintes condies:

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

34-48

1. O acesso para o caminho deve permitir manobras do caminho seguinte, a fim de que haja continuidade na entrega; 2. Deve ser previsto um local de estacionamento, prximo ao canteiro, para o caminho que espera descarregar; 3. As manobras dos caminhes devem ser devidamente sinalizadas com cones, fitas e luzes de sinalizao; 4. Se o concreto for bombeado, deve-se prever acessos e estacionamento para os caminhes e bomba; 5. O estacionamento deve ser previsto para dois caminhes, prximo bomba, a fim de manter um fluxo contnuo de bombeamento. A aceitao do concreto em obra feita em duas etapas, segundo a NBR-12655. A primeira consiste em verificar as condies do concreto fresco na obra, usando-se o slump test (ensaio de abatimento); a segunda diz respeito s condies do concreto endurecido, onde se verifica a resistncia compresso do concreto.
4.3.1. Ensaio de Abatimento

Antes da descarga do caminho, necessrio fazer uma avaliao da consistncia do concreto, verificando se est de acordo com o que foi especificado na nota fiscal. Sabe-se que a falta de gua torna o concreto menos trabalhvel, o que pode acarretar em ninhos de concretagem, e o excesso reduz a resistncia do concreto. O teste que avalia a consistncia o slump test, o qual determina a trabalhabilidade e controla a quantidade de gua adicionada ao concreto fresco. Este ensaio (Figura 47) consiste nos seguintes passos:

Figura 47. Slump test.

1. Coletar, diretamente da calha do caminho, uma amostra de aproximadamente 30 litros de concreto depois de descarregado pelo menos 0,5 m3 (no retire a amostra de concreto j lanado na frma); 2. Colocar a amostra em um carrinho e misturar para assegurar a homogeneidade;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

35-48

3. Colocar o cone sobre a placa metlica (previamente molhados e tratados), nivelada, apoiando firmemente os ps sobre as abas inferiores do cone; 4. Preencher o cone em 3 camadas iguais e aplicar um apiloamento de 25 golpes em cada camada em toda a seo do cone, adensando cuidadosamente com a haste sem que esta penetre na camada inferior; 5. Retirar o excesso de material da ltima camada com a rgua, alisando a superfcie; 6. Iar o cone verticalmente, com cuidado; 7. Colocar a haste sobre o cone invertido ao lado da massa abatida, medindo a distncia entre o ponto mdio do material e a parte inferior da haste, expressando o resultado em centmetros; 8. Caso o ensaio aponte que o concreto est com sua trabalhabilidade acima do limite estabelecido, a carga deve ser rejeitada; 9. Se o abatimento ficar abaixo do limite, pode-se adicionar gua ao concreto e, em seguida, verificar novamente o abatimento. Se, no entanto, estiver acima em at 2,5 cm e dentro do limite mximo (Tabela 3), o concreto pode ser aceito.
Tabela 3. Limite de abatimento no slump-test. Concreto com controle razovel Tipo de obra/servio Consistncia Trabalhabilidade Agregados mantidos em volume Vibrao manual ou mecnica Mnimo (cm) Fundaes e muros de arrimo no armados Fundaes e muros armados Estruturas usuais e lastros Peas com alta densidade de armaduras Concreto aparente Concreto bombeado at 40 m Concreto bombeado acima de 40 m Firme Firme a plstico Plstico Plstico a mole Plstico a mole Mole Muito mole 2,0 3,0 5,0 7,0 6,0 8,0 9,0 Mximo (cm) 6,0 7,0 7,0 9,0 8,0 10,0 13,0

4.3.2. Ensaio de Resistncia Compresso

A resistncia compresso do concreto determinada em laboratrios especializados, a partir de corpos-de-prova obtidos de amostra representativa do material, conforme a norma NBR12655. Estes corpos-de-prova so moldados em cilndricos metlicos de 150 mm de dimetro e 300 mm de altura, levando em considerao os seguintes pontos: 1. Retirar a amostra do tero mdio da mistura, evitando as primeiras e as ltimas partes do material lanado;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

36-48

2. Retirar o material direto da calha do caminho-betoneira, em quantidade superior a 30 litros e o dobro do necessrio para os moldes, misturando tudo em um carrinho para assegurar a homogeneidade; 3. Preencher os moldes em quatro camadas iguais, apiloando cada uma delas com 30 golpes com a haste metlica, evitando que a haste penetre na camada inferior j adensada; 4. Proceder ao acabamento da superfcie com uma rgua metlica, retirando o excesso de material; 5. Deixar o molde em repouso, em temperatura ambiente, por 24 horas; 6. Enviar os corpos-de-prova, devidamente identificados, ao laboratrio. A norma determina que sejam confeccionados dois corpos-de-prova de uma mesma betonada, para cada idade de rompimento (7 dias e 28 dias) e que a escolha dos lotes seja feita em funo da solicitao a que estiver submetido o elemento estrutural. O controle pode ser estatstico por amostragem parcial e controle total (corpos-de-prova so confeccionados para cada caminho-betoneira). A condio bsica para que o concreto seja aceito, considerando o ensaio de resistncia compresso, que a tenso de ruptura seja maior do que a tenso de projeto.
4.4. Transporte

O concreto deve ser transportado do local de amassamento para o de lanamento to rpido quanto possvel, mantendo sua homogeneidade e evitando a possvel segregao do material. O transporte pode ser feito por meio convencional ou por bombeamento.
4.4.1. Transporte Convencional

Esse tipo de transporte pode ser feito utilizando um dos seguintes equipamentos: 1. Carrinhos e jericas o uso de um deste tipo de transporte implica que o caminho de percurso deve ser planejado, para que sejam evitados contratempos provocados por esperas e danos nas armaduras. Devem ser mantidas sempre limpas e livres de argamassas endurecidas; devem ser molhadas antes do incio da concretagem; os eixos devem ser engraxados semanalmente e no devem receber peso acima do permitido. 2. Guinchos estes equipamentos devem estar com seus componentes em rigorosa manuteno. Alm disso, deve ser proibido transportar pessoas (NR-18); deve ser operado por pessoa habilitada; deve ser previstos o uso de corrente, cadeado e chave para que pessoas no habilitadas os utilizem em horrios inadequados, ou para evitar um acionamento acidental. 3. Gruas e caambas a manuteno destes equipamentos deve ser feita por firma especializada e rea de atuao da grua deve ser delimitada e bem sinalizada, a fim de impedir a circulao de pessoas sob as cargas suspensas. Alm disso, a caamba deve ser mantida limpa e livre de material endurecido; a carga deve estar sempre dentro do limite estabelecido; deve ser operada usando rdios comunicadores. 4. Calhas e correias transportadoras so indicadas para obras de maior porte, que tenha fluxo contnuo de concreto e que seja em grande quantidade.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

37-48

4.4.2. Transporte por Bombeamento

Bombas so utilizadas neste tipo de transporte. Elas empurram o concreto por meio de tubulao metlica, podendo vencer grandes alturas e/ou distncias horizontais. Tm a capacidade de transportar grandes volumes de concreto em comparao com o transporte convencional (atingem 4 a 7 m3/h), podendo atingir de 35 a 45 m3 por hora. O seu uso proporciona maior produtividade, menor gasto com mo-de-obra e menor energia de vibrao (concreto mais plstico). Pode-se usar em conjunto com a bomba lanas (caminho-lana), podendo atingir todos os pontos de concretagem. Deve-se observar que o dimetro interno da tubulao deve ser maior do que o triplo do dimetro mximo do agregado grado; a tubulao deve ser lubrificada com nata de cimento, antes de sua utilizao; as curvas devem ser reforadas com escoras e travadas para que a extremidade do mangote de lanamento esteja segura; no mnimo, dois operrios devem ser designados para segurar a extremidade do mangote de lanamento; a operao deve ser monitorada por rdios comunicadores e controle remoto da lana; durante a concretagem, verificar se a movimentao da lana no provoca danos nas instalaes eltricas, telefnicas e vizinhas; manter a continuidade da concretagem, com um caminho sempre na espera.
4.5. Lanamento

O lanamento do concreto na frma da laje constitui o encerramento de uma etapa da programao de concretagem, na construo de edifcios de mltiplos pavimentos, devendo ser executada na presena de um engenheiro, mestre ou tcnico com experincia nesta etapa. Esta etapa requer planejamento quando da execuo de grandes estruturas. A ABESC (Associao Brasileira das Empresas de Servios de Concretagem) sugere considerar os seguintes cuidados: a) Dimensionar antecipadamente o volume do concreto (calculando direto das frmas), o incio e intervalos das cargas para manter o ritmo na entrega do concreto; b) Dimensionar a equipe envolvida nas operaes de lanamento, adensamento e cura do concreto; c) Prever interrupes nos pontos de descontinuidade das frmas como: juntas de concretagem previstas e encontros de pilares, paredes com vigas ou lajes etc.; d) Especificar a forma de lanamento: convencional ou bombeado, com lana, caamba etc.; e) Providenciar equipamentos e ferramentas, tais como:

equipamento para transporte dentro da obra (carrinhos, jericas, bombas, esteiras, guinchos, guindaste, caamba, etc.); ferramentas diversas (enxadas, ps, desempenadeiras, ponteiros, etc.); tomadas de fora para os equipamentos eltricos.
Alm disso, devem-se observar as condies gerais descritas a seguir:

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

38-48

a) Fazer com que o concreto seja lanado logo aps o trmino da mistura, limitando em 2 horas e meia o tempo entre a sada do caminho da concreteira e sua aplicao na obra; b) Limitar em 1 hora o tempo de fim da mistura no caminho e o lanamento, o mesmo valendo para concretagem sobre camada j adensada e, se for o caso, utilizar retardadores de pega, nas obras com maior dificuldade no lanamento; c) Lanar o mais prximo da sua posio final; d) Evitar o acmulo de concreto em determinados pontos da frma, distribuindo a massa sobre a frma; e) Lanar em camadas horizontais de 15 a 30 cm, a partir das extremidades para o centro das frmas; f) Lanar nova camada antes do incio de pega da camada inferior; g) Tomar cuidados especiais quando da concretagem com temperatura ambiente inferior a 10C e superior a 35C; h) A altura de lanamento no deve ultrapassar 2,5 metros e, se for o caso, utilizar trombas (Figura 48), calhas (Figura 49), funis (Figura 50), etc. para alturas de lanamento superiores a 2,5 metros;

Figura 48. Lanamento do concreto por tromba ou canaleta. Figura 49. Lanamento do concreto por calha.

Figura 50. Lanamento do concreto por funil.

i) Limitar o transporte interno do concreto com carrinhos ou jericas a 60 metros para evitar a segregao e perda de consistncia (utilizar carrinhos ou jericas com pneus); j) Preparar rampas e caminhos de acesso s frmas (prever antiderrapantes);

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

39-48

k) Iniciar a concretagem pela parte mais distante do local de recebimento do concreto; l) Molhar abundantemente as frmas antes de iniciar o lanamento do concreto, a fim de impedir a absoro da gua de amassamento; m) As frmas devem ser estanques para no permitir a fuga da nata de cimento; n) Eliminar e/ou isolar pontos de contaminao por barro, entulho e outros materiais indesejados; o) Manter uma equipe de carpinteiros, armadores e eletricistas, sendo que um carpinteiro fique sob as frmas verificando o preenchimento com um martelo de borracha; p) Lanar nos ps dos pilares, antes do concreto, uma camada de argamassa com trao 1:3 (cimento e areia mdia); q) Interromper a concretagem no caso de chuva, protegendo o trecho j concretado com lonas plsticas; r) Dar especial ateno s armaduras negativas, verificando sua integridade; s) No utilizar concreto remisturado; t) Providenciar pontos de iluminao no caso da concretagem se estender para a noite.
4.5.1. Juntas

Em geral, as juntas so feitas para permitir que ocorram deslocamentos na estrutura, provenientes de retraes, expanses e contraes devidas a variaes de umidade e temperatura; escorregamentos e empenamentos devidos s mesmas causas; e flexes causadas pelo carregamento ou condio do solo de fundao. As juntas so classificadas de acordo com o objetivo a alcanar, ou seja, juntas de contrao ou de dilatao atendem aos deslocamentos causados por variaes de temperatura ou diminuio do teor de umidade; j as juntas de escorregamento ou de empenamento eliminam os riscos de deslocamentos devidos a cargas excessivas ou de recalques diferenciais. Estes tipos de junta podem ser completos ou parciais. As juntas completas tm as duas partes adjacentes totalmente separadas. As juntas parciais apresentam um estrangulamento na seo, enfraquecendo esta regio e fazendo com que apaream fissuras. Nesse caso, a armadura contnua, permitindolhe pequenos movimentos. Quando h necessidade de interromper o lanamento do concreto, juntas de concretagem so utilizadas para simplificar a execuo da estrutura. Os melhores locais devem ser antecipadamente escolhidos e so aqueles sujeitos aos menores esforos. Nas vigas e nas lajes, escolhem-se os locais com armadura inclinada; se no houver armadura inclinada, interrompe-se a aproximadamente 1/5 do vo a partir dos apoios. Nesses locais os esforos de trao e compresso so quase nulos e os esforos de cisalhamento so absorvidos pelas barras inclinadas e pelos estribos, que esto mais prximos entre si nesta regio. Alm disso, as armaduras horizontais (armadura negativa) juntamente com as eventuais barras inclinadas ajudam na ligao entre o concreto endurecido e o novo. Quando as vigas ou lajes esto apoiadas em pilares ou paredes, o lanamento do concreto dever ser interrompido no plano de ligao do pilar ou parede com a face interior da laje ou viga, ou no plano que limite inferiormente as msulas e os capitis, durante o tempo necessrio para evitar que o assentamento do concreto produza fissuras ou descontinuidades na vizinhana daquele plano.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

40-48

A junta deve ser quase vertical, formada por uma tbua. Juntas muito inclinadas podem provocar desagregao do concreto, rolando as pedras mais pesadas at o p da junta. Antes de reiniciar o lanamento, a nata de cimento e os fragmentos soltos precisam ser removidos da superfcie do concreto endurecido. A rea de contato no deve ser pintada com nata de cimento, um costume errado e prejudicial para uma boa ligao das duas partes, porque forma uma pelcula alisante e isolante. Quando a interrupo entre as duas concretagens bastante prolongada, recomenda-se aplicar uma fina camada de argamassa de cimento-areia 1:1, imediatamente antes da retomada da concretagem. No caso de pegas grandes ou essenciais numa estrutura, ou de uma ligao entre concreto existente de uma construo velha e o concreto novo, a junta deve ser tratada com um adesivo especifico a base de epxi, observando-se com maior rigor as prescries do fabricante, principalmente no que se refere ao tempo em que se pode aplicar o adesivo ou iniciar o lanamento do concreto. Por este motivo, deve-se dispor dessas instrues no canteiro da obra.
4.6. Adensamento

O objetivo do adensamento compactar o concreto evitando espaos vazios no interior das peas, ou seja, retirando o ar do material, incorporado nas fases de mistura, transporte e lanamento. Ele pode ser feito manualmente ou mecanicamente. O adensamento manual indicado para pequenos servios e/ou obras de pequeno porte. o mtodo mais simples e consiste em golpear as camadas de concreto com soquetes, ou barras metlicas, de 5 a 6 kg, de forma contnua. O adensamento mecnico feito por meio de equipamentos de vibrao, em geral, vibradores de imerso e de superfcie (vibradores de agulha ou de placa). Este ltimo utilizado para acabamento. Consiste em agitar os elementos que formam o concreto de maneira que este adquira maior compacidade. O concreto deve ser adensado imediatamente aps seu lanamento nas frmas, lembrando que tanto a falta de vibrao quanto o excesso podem causar srios problemas ao concreto. Portanto, certos cuidados so importantes nesta fase de execuo do concreto, que so: a) O concreto deve ser lanado em camadas de no mximo 50 cm (30 cm o recomendvel) ou em camadas compatveis com o comprimento do vibrador de imerso; b) Aplicar o vibrador sempre na vertical; c) Vibrar o maior nmero possvel de pontos da pea; d) Introduzir e retirar o vibrador lentamente, fazendo com que a cavidade deixada pela agulha se feche novamente; e) Deixar o vibrador por 15 segundos, no mximo, num mesmo ponto (o excesso de vibrao causar segregao do concreto); f) Fazer com que a agulha penetre 5 cm na camada j adensada; g) Evitar encostar o vibrador na armadura, pois isso acarretar problemas de aderncia entre a barra e o concreto;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

41-48

h) No aproximar muito a agulha das paredes da frma (mximo 10 cm), para evitar danos na madeira e evitar bolhas de ar; i) O raio de ao do vibrador depende do dimetro da agulha e da potncia do motor, conforme a Tabela 4; j) Evitar desligar o vibrador ainda imerso no concreto; k) Adotar todos os cuidados de segurana indicados para o manuseio de equipamento eltrico.
Tabela 4. Raio de ao da agulha do vibrador de acordo com o dimetro da agulha.

Dimetro da agulha (mm)

Raio da ao (cm)

Distncia de vibrao (cm)

25 a 30 35 a 50 50 a 75
4.7. Cura

10 25 40

15 38 60

A cura consiste no processo de endurecimento do concreto. Durante este processo o concreto deve ser protegido contra a secagem rpida, mudanas bruscas de temperatura, excesso de gua, incidncia de raios solares, agentes qumicos, vibrao e choques. Deve-se evitar bater estacas, utilizar rompedores de concreto, furadeiras a ar comprimido prximo de estruturas recm concretadas, assim como, evitar o contato com gua em abundncia e qualquer outro material que possa prejudicar o processo de endurecimento e de aderncia na armadura. Para evitar uma secagem muito rpida do concreto e o conseqente aparecimento de fissuras e reduo da resistncia em superfcies muito grandes, tais como lajes, necessrio iniciar a cura mida do concreto to logo a superfcie esteja seca ao tato. A seguir so listados alguns dos mtodos mais comuns para a cura do concreto, que podem ser usados isoladamente ou concomitantemente: a) Molhar continuamente durante 7 dias (no mnimo 3 dias) a superfcie concretada (pilares e vigas); b) Manter uma lmina de gua sobre a superfcie (lajes e pisos); c) Espalhar areia, serragem ou sacos (arroz, estopa, cimento etc.) sobre a superfcie e mant-los umedecidos (lajes e pisos); d) Manter as frmas sempre molhadas (pilares, vigas e escadas); e) Molhar e cobrir com lona; f) Utilizar produtos apropriados para cura de concreto (pelcula impermevel).
4.8. Desforma

A retirada das frmas de concreto deve ser planejada de modo a evitar o aparecimento de tenses diferentes das que foram projetadas para suportarem as peas concretadas. Nas

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

42-48

concretagens usuais, em que no foram utilizados cimentos de alta resistncia inicial, os prazos so dados na Tabela 5.
Tabela 5. Prazos para a desforma de peas de concreto. Elemento a ser desmoldado Faces laterais de vigas e pilares Faces inferiores de vigas e lajes, retirada de algumas escoras e encunhamentos Faces inferiores de vigas e pilares com desmoldagem quase total e retirada de escoras esparsas Desmoldagem total Vigas e arcos com vo maior que 10 m Prazo (dias) Concreto armado comum Concreto armado + aditivos 3 7 -

14 21 28

7 11 21

5.

FALHAS NO CONCRETO

As falhas no concreto podem ocorrer antes ou depois o seu endurecimento. O perodo que antecede ao endurecimento aquele em que ainda possvel remoldar o concreto, mesmo aps o lanamento. Costuma variar entre uma a doze horas, dependendo da temperatura, umidade do concreto e do uso de aditivos que modifiquem o tempo de pega (aceleradores ou retardadores). Estas falhas aparecem depois da desforma, devidas, em geral, a falta de cuidados durante a fase de lanamento, adensamento e cura, ou ainda da movimentao das frmas ou do leito do concreto numa fundao. O pessoal da obra tende a querer esconder essas falhas logo em seguida da desforma, por achar que isso significa um certo relaxo da mo-de-obra nas fases anteriores. Entretanto, uma tentativa de conserto pode vir a causar grandes problemas no futuro, com o comprometimento da segurana. Por isso, conveniente estabelecer como norma estudar em conjunto com o projetista estrutural e o mestre-de-obra a melhor forma de resolver as falhas ocorridas. As falhas que ocorrem aps o endurecimento do concreto podem ser o resultado da retrao hidrulica, acabamento, concentrao de esforos, projeto estrutural ou acidentes.
5.1. Fissuras Antes do Endurecimento do Concreto

Sedimentao as armaduras e os agregados podem impedir que o concreto se sedimente, obrigando-o a separar-se (Figura 51 e Figura 52). Para prevenir o aparecimento destas fissuras devem-se produzir misturas densas, com menor abatimento possvel, e adensar bem o concreto. Retrao superficial causada pela rpida evaporao da gua da superfcie do concreto, ocorrendo principalmente em tempo quente e seco (Figura 53). Medidas ento devem ser tomadas para reduzir a evaporao da gua, que so:

1. Baixar a temperatura do concreto durante os dias quentes:


resfriar a gua de amassamento; estocar agregados sombra e molhando-os;

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

43-48

proteger as frmas e o concreto do sol; lanar o concreto em dias frios.

Figura 51. Sedimentao do concreto impedida pela armadura.

Figura 52. Sedimentao do concreto impedida pela argamassa.

2. Reduzir a velocidade do vento na superfcie do concreto:


construir barreiras para o vento com madeira, plstico ou vegetao.

3. Manter a umidade do concreto:


proteger a superfcie do concreto em caso de atraso entre o lanamento e o acabamento; jogar gua sobre o concreto acabado to logo desaparea o brilho, indicando secagem superficial; aplicar produtos de cura qumica.

Figura 53. Retrao superficial na fase plstica.

Movimentao da fundao ou frmas causadas por recalques do subleito (Figura 54) ou pelo mau escoramento das frmas (Figura 55), indicando que pode ter ocorrido um projeto inadequado das frmas, inchamento da madeira devido umidade ou perda de pregos, ou ainda devido ao uso imprprio ou excessivo dos vibradores. Para prevenir estas falhas deve-se compactar adequadamente o subleito, no caso de recalques do subleito, e projetar de forma adequada s frmas e aos escoramentos.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

44-48

Figura 54. Movimentao da fundao ou frma.

Figura 55. Movimentao lateral da frma.

5.2. Fissuras Aps o Endurecimento do Concreto

Retrao hidrulica neste caso, as fissuras ocorrem devidas s variaes de volume quando o teor de gua varia (Figura 56). Estas variaes de volume so caractersticas dos concretos feitos com cimento hidrulico. Tambm podem ocorrer em concretos dosados com excesso de areia. A preveno feita usando o menor de teor de gua de amassamento possvel; aumentando o teor de agregado grado; e realizando uma cura adequada do concreto. Quanto ao tipo de cimento a ser usado, no h consenso entre os autores.

Figura 56. Retrao superficial na fase plstica.

Acabamento o acabamento imprprio ou uma cura inadequada fazem surgir fissuras hexagonais na superfcie do concreto (Figura 57). O uso excessivo da desempenadeira o grande causador dessas fissuras, alm da pulverizao de cimento para dar acabamento. Para evit-las deve-se restringir ao mximo o uso da desempenadeira e no pulverizar cimento sobre a superfcie. Concentraes de esforos fissuras surgem em locais em que haja concentrao de esforos, tais como aberturas em cantos (Figura 58) ou em mudanas de direo (Figura 59) ou corroso da armadura (Figura 60). Na primeira, ocorre sedimentao diferenciada nos dois lados da abertura; na segunda, ocorre devido ao recobrimento insuficiente da armadura, aliada excessiva porosidade pela proximidade das frmas; na terceira, a oxidao faz com que a armadura aumente de volume que resulta em esforos de trao no concreto, que no resiste. Para preveni-las deve-se adensar

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

45-48

adequadamente o concreto nos cantos e refor-los com armaduras; deve-se dimensionar propriamente o recobrimento da armadura e execut-lo de acordo com o projeto.

Figura 57. Fissuras por acabamento.

Figura 58. Fissuras em cantos.

Figura 59. Mudana de direo da armadura.

Figura 60. Oxidao da armadura.

Insuficincia de armadura negativa na viga

Seo transversal do apoio insuficiente para resistir ao momento negativo

Insuficincia de armadura para resistir ao cisalhamento no apoio

Seo transversal do apoio insuficiente para resistir ao cisalhamento

Insuficincia de armadura positiva na viga Seo transversal no meio do vo insuficiente para resistir compresso devido ao momento positivo Figura 61. Fissuras em vigas.

Projeto estrutural as fissuras podem aparecer por uso inadequado, carregamento excessivo, insuficincia de armadura, vibrao ou recalque da fundao. As figuras abaixo mostram alguns tipos de fissuras em lajes (Figura 62), vigas (Figura 61) e pilares (Figura 63), com suas respectivas causas.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

46-48

Acidentes neste caso, as falhas so causadas por falhas inesperadas, tais como fogo, tempestades ou terremotos.

Insuficincia de armadura negativa

Insuficincia de espessura de laje nos apoios

Insuficincia de armadura positiva

Insuficincia de espessura de no meio da laje

Insuficincia de espessura ou armadura de cisalhamento nos apoios

Insuficincia de armadura nos cantos para absorver momentos envolventes, armadura negativa por cima e positiva por baixo. Figura 62. Fissuras em lajes.

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

47-48

Insuficincia de armadura ou de seo de concreto

Insuficincia de estribos

Flambagem do pilar no meio da altura

Flambagem do pilar nos pontos do engaste

Trabalha como tirante quando no est dimensionado para tal Figura 63. Fissuras em pilares.

5.3. Correo de pequenas falhas

So consideradas pequenas falhas de concretagem, as bicheiras mnimas, ou seja, aquelas em que no h o aparecimento da armadura. Nesse caso, o prprio pedreiro pode fazer o reparo com uma argamassa de cimento e areia fina (3:1) com aditivo adesivo sinttico (sika-fix, Bianco) misturado na gua de amassamento na proporo de 1:2.
5.4. Correo de grandes falhas (bicheiras)

So considerados grandes falhas de concretagem, os ninhos de concretagem (bicheiras), ou seja, aquelas em que h o aparecimento da armadura e/ou segregao do concreto. Nesses casos, recomenda-se verificar todos os detalhes da falha, sua localizao, extenso e proximidade com outra falha, para da ento, escolher o melhor tratamento para cada situao encontrada. Na maioria das vezes pode-se resolver o problema com o uso de adesivos a base de epxi para solidificar um novo concreto ou graute. A seguir, so apresentadas algumas sugestes de correo de falhas mais comuns (bicheiras): a) Remover todo o concreto solto (segregado), picotar deixando os cantos arredondados e limpar a rea a ser tratada; b) Promover a limpeza das armaduras, retirando a corroso e nata de concreto aderida; c) Aplicar um adesivo estrutural base de epxi na superfcie de concreto e nas armaduras (seguir as instrues do fabricante); d) Lanar o material escolhido (concreto ou graute) usando o mtodo de adensamento possvel (manual ou vibrao mecnica);

Construo de Edifcios I

Concreto Armado

48-48

e) Utilizar aditivos para evitar a retrao do material (expansor); f) Promover a cura adequada e o acabamento da superfcie.
6. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AZEREDO, Hlio Alves de. O edifcio at sua cobertura. So Paulo: Edgard Blcher, 1998. AZEREDO, Hlio Alves de. O edifcio e seu acabamento. So Paulo: Edgard Blcher, 1998. CARDO, Celso. Tcnica da Construo. Belo Horizonte: Edies Engenharia e Arquitetura, 1979, Vol. I. BORGES, Alberto de Campos. Prtica das Pequenas Construes. So Paulo: Edgard Blcher, 1996. BARROS, Mercia M. S. B. de, MELHADO, Slvio B. Tecnologia da Construo Civil. Notas de aula Recomendaes para a Produo de Estruturas de Concreto Armado em Edifcios. So Paulo, 1998. ZULIAN, Carlan S., DON, Elton C., VARGAS, Carlos L. Construo Civil. Notas de aula Frmas. UEPG - http://www.uepg.br/denge/civil/, 2002. ZULIAN, Carlan S., DON, Elton C., VARGAS, Carlos L. Construo Civil. Notas de aula Armaduras. UEPG - http://www.uepg.br/denge/civil/, 2002. ZULIAN, Carlan S., DON, Elton C., VARGAS, Carlos L. Construo Civil. Notas de aula Concretagem. UEPG - http://www.uepg.br/denge/civil/, 2002. VEDACIT, Impermeabilizantes. Aditivos para concretos, argamassas e caldas de cimento, 2001. RIPPER, Ernesto. Como evitar erros na construo. So Paulo: Pini, 1986.

Vous aimerez peut-être aussi