Vous êtes sur la page 1sur 18

13/11/2012

CADASTRO AMBIENTAL

Prof sis Pasquali

INTERPRETAO LIMITES E REAS


Limites Geomtricos

So os limites reais, ou seja, os limites que so apresentados na imagem de satlite ou levantados por meio de GPS.

POLIGONOS RURAIS APRT ( rea da Propriedade Total). o limite total por propriedade; APRMP (rea da Propriedade Rural por Matrcula ou Posse). o limite das matrculas ou posses que constituem o imvel rural. Estas, adequadas dentro da APRT.
POLIGONOS URBANOS rea delimitada em certido ou matrcula averbada em cartrio local.

13/11/2012

Alm da delimitao de uma rea total ou matrcula, no Cadastro Ambiental deve-se levar em considerao importantes atributos legais de proteo aos recursos naturais, como diferenciais a serem tambm delimitados:
APPs
Cdigo Florestal Lei 12.651/12

Reserva Legal RPPNs ou outro tipo de UC


SNUC Lei 9985/00

OBSERVAR A LEGISLAO ESTADUAL E MUNICIPAL

PROTEO DOS BIOMAS E DA BIODIVERSIDADE

13/11/2012

CERRADO

MATA ATLNTICA

LEGISLAES RELACIONADAS
Leis Federais:
N 12.651/12 Novo Cdigo Florestal; N 9.433/97 Poltica Nacional dos Recursos Hdricos; N 11.428/06 Utilizao e proteo da vegetao nativa

do Bioma Mata Atlntica.


Resolues CONANA:
302/2002 limite de APP em reservatrios artificiais; 303/2002 parmetros, definies e limites de APPs;

369/2006 casos excepcionais que possibilitam

interveno ou supresso de vegetao em APP; 429/2011 Recuperao das APPs.

13/11/2012

APP
REA DE PRESERVAO PERMANENTE

APP
Art. 3 da Lei Federal n 12.651/12: II - rea de Preservao Permanente: rea protegida, coberta ou no por vegetao nativa, com a funo ambiental de preservar os recursos hdricos, a paisagem, a estabilidade geolgica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gnico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populaes humanas.
As APPs compreendem reas com vegetao, que no

as cultivadas ou outras para fins econmicos.

13/11/2012

Como exemplo de APP esto:


entornos de nascentes ou vertentes; reas ao redor das lagoas, lagos ou reservatrios d'gua naturais ou artificiais (que decorram de barramento de curso dgua natural); as matas ciliares; as encostas com mais de 45 graus de declividade; os topos de morro; os manguezais; vegetao necessrias para atenuar eroso, mitigar riscos de

enchentes e deslizamentos de terra e de rocha; vegetao necessrias para fixar dunas (restingas); faixas paralelas rodovias e ferrovias; entre outros.

APLICAO
Curso dgua (ltico):
menos de 10 metros de largura 30m de APP de 10 a 50 metros de largura 50 m de APP de 50 a 200 metros de largura 100 m de APP de 200 a 600 metros de largura 200 m de APP largura superior a 600 metros 500 m de APP

Rios Internacionais: 500 metros

13/11/2012

rea Urbana:

Art. 65. Na regularizao fundiria de reas urbanas no identificadas como reas de risco, ser admitido: 2 Para fins da regularizao ambiental, ao longo dos rios ou de qualquer curso d'gua, ser mantida faixa no edificvel com largura mnima de 15 (quinze) metros de cada lado.

Nascentes ou olhos dgua:


Num raio de 50 metros, sendo perenes ou intermitentes.

13/11/2012

Lagos e Lagoas Naturais:


Em reas Urbanas = 30 metros Em reas rurais at 20 ha de superfcie 50m de APP

+ de 20 ha de superfcie 100m de APP


Reservatrios Artificiais:
Em reas Urbanas = 15 a 30 metros
Em reas rurais at 20 ha de superfcie 30m de APP

+ de 20 ha de superfcie 100 m de APP


Veredas:
50 metros da cota permanentemente brejosa e encharcada.

NA PRTICA
As hidrografias do imvel devem ser corretamente identificadas como segue: RIO, LAGOA, NASCENTE, VEREDA e ESP_AGUA. A partir da definio correta so calculados as APPs.
RIO o elemento do tipo linha. Devem ser interpretados os cursos de gua que na imagem de satlite se apresentem como uma linha e naturalmente possuam largura igual ou inferior a 50 metros.

13/11/2012

LAGOA o elemento do tipo polgono. So os lagos, lagoas,

represas, artificiais ou naturais, que esto dentro do imvel rural.

APP representada por linha pontilhada.

VEREDA o elemento do tipo polgono. So veredas: espao

brejoso ou encharcado que contm nascentes ou cabeceiras de cursos d`gua, onde h ocorrncia de solos hidromrficos, caracterizado predominantemente por renques de buritis do brejo (Mauritia flexuosa) e outras formas de vegetao tpica.

13/11/2012

ESPELHO DGUA elemento do

tipo polgono. So os rios ou parte deles que utilizando a imagem de satlite com melhor resoluo seja possvel mensur-lo com preciso.
NASCENTE o elemento do tipo ponto. Local onde aflora

naturalmente a gua subterrnea, que esteja dentro e/ou no entorno do imvel rural.

APP gerada sobre rio e nascentes

APPs so geradas separadas, conforme legislao pertinente:

13/11/2012

SOMENTE APP NA REA DO CADASTRO

APP EM REAS COM DECLIVIDADE RESTRIES DE MORROS

Para APP em Serra, aplica-se o que segue: I - agrupam-se os morros ou montanhas cuja proximidade seja de at quinhentos metros entre seus topos; II - identifica-se o menor morro ou montanha; III - traa-se uma linha na curva de nvel correspondente a dois teros deste; e IV - considera-se de preservao permanente toda a rea acima deste nvel.

10

13/11/2012

As APPs so reas que devem ser preservadas em seu

estado natural ou restabelecidas, de forma que no sofra explorao humana direta e permanente, de nenhuma forma;
A supresso de vegetao em APP somente poder ser

autorizada em caso de utilidade pblica ou interesse social:


Utilidade Pblica atividades de segurana nacional e

sanitria; obras de infraestrutura essenciais; outras (CONAMA). Interesse social atividades de proteo vegetao, como: combate e preveno ao fogo, eroso, s espcies invasoras; manejo agroflorestal sustentvel; outras (CONAMA). Quando considerada eventual e de baixo impacto ambiental Abertura de pequenas vias de acesso (ponte, trilhas ecolgicas, ancoradouros), cercas, etc.
Resoluo CONAMA n 369/06

Art. 3 A interveno ou supresso de vegetao em APP somente poder ser autorizada quando o requerente, entre outras exigncias, comprovar: I - a inexistncia de alternativa tcnica e locacional s obras, planos, atividades ou projetos propostos; II - atendimento s condies e padres aplicveis aos corpos de gua; III - averbao da rea de Reserva Legal; e IV - a inexistncia de risco de agravamento de processos como enchentes, eroso ou movimentos acidentais de massa rochosa.

11

13/11/2012

A existncia de vegetao natural nessas reas importante tanto para proteger a qualidade do solo, quanto para manter a qualidade e quantidade de gua dos recursos hdricos, dos mananciais subterrneos e prevenir enchentes. Sem falar na preservao da fauna e flora nativas, que esto cada vez em maior perigo, mantendo e equilibrando seus fluxos de energia e reproduo.

RESERVA LEGAL - RL -

12

13/11/2012

Art 3 da Lei n 12.651/12

III - Reserva Legal: rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a funo de assegurar o uso econmico de modo sustentvel dos recursos naturais do imvel rural, auxiliar a conservao e a reabilitao dos processos ecolgicos e promover a conservao da biodiversidade, bem como o abrigo e a proteo de fauna silvestre e da flora nativa;
Art 12

Todo imvel rural deve manter rea com cobertura de vegetao nativa, a ttulo de Reserva Legal, sem prejuzo da aplicao das normas sobre as APPs.

13

13/11/2012

Art.16

Poder ser institudo Reserva Legal em regime de condomnio ou coletiva entre propriedades rurais, respeitado o percentual previsto no art. 12 em relao a cada imvel. Pargrafo nico. No parcelamento de imveis rurais, a rea de Reserva Legal poder ser agrupada em regime de condomnio entre os adquirentes.

Art. 15.

Ser admitido o cmputo das APP no clculo do percentual da Reserva Legal do imvel, desde que: I - no implique a converso de novas reas para o uso alternativo do solo; II - a rea a ser computada esteja conservada ou em processo de recuperao, conforme comprovao do proprietrio ao rgo estadual integrante do Sisnama; e III - o proprietrio ou possuidor tenha requerido incluso do imvel no Cadastro Ambiental Rural - CAR.

14

13/11/2012

RPPNS
E OUTRAS UNIDADES DE CONSERVAO

SISTEMA DE UNIDADES DE CONSERVAO SNUC


Unidade de conservao um termo utilizado no Brasil

para definir as reas institudas pelo Poder Pblico para a proteo da fauna, flora, microorganismos, corpos dgua, solo, clima, paisagens, e todos os processos ecolgicos pertinentes aos ecossistemas naturais.

Lei n 9985 de 18 de julho de 2000 Decreto n 4.340, de 22 de agosto de 2002

15

13/11/2012

CADASTRO AMBIENTAL EM UCS


As UCs tem seus Objetivos e Planos de Manejo particulares,

isto , tem que averiguar o que consta de restrio no Plano de Manejo da UC para se aferir medies adequadas no Cadastro Ambiental de uma unidade de conservao.
As UCs necessitam de Zoneamento interno, sendo que a

maioria ainda exige uma Zona de Amortecimento, o que deve ser levado em conta tambm no momento de aferir delimitaes.

As unidades de conservao dividem-se em dois grupos, com caractersticas especficas:


DE PROTEO INTEGRAL
preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto

dos seus recursos naturais, ou seja, apenas aquele que no envolva consumo, coleta, dano ou destruio. com exceo dos casos previstos nesta Lei.
DE USO SUSTENTVEL
compatibilizar a conservao da natureza com o uso

sustentvel de parcela dos seus recursos naturais.

16

13/11/2012

UNIDADES DE PROTEO INTEGRAL


Estao Ecolgica ESEC Reserva Biolgica REBIO Parque Nacional PARNA Monumento Natural MONA Refgio da Vida Silvestre REVIS

UNIDADES DE USO SUSTENTVEL


reas de Proteo Ambiental APA reas de Relevante Interesse Ecolgico ARIE Floresta Nacional FLONA Reserva Extrativista RESEX Reserva de Fauna REFAU Reserva de Desenvolvimento Sustentvel RDS Reserva Particular do Patrimnio Natural RPPN

17

13/11/2012

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMNIO NATURAL RPPN


rea privada, gravada com perpetuidade, com o objetivo de conservar a diversidade biolgica.
O proprietrio da rea, assinar um termo de compromisso perante o rgo ambiental, que verificar a existncia de interesse pblico, e ser averbado no Registro Pblico de Imveis; S ser permitida a pesquisa cientfica e a visitao com objetivos tursticos, recreativos e educacionais; Como as demais UCs, as RPPNs possuem Plano de Manejo ou de Proteo prprios e de Gesto da unidade, que devem ser levados em considerao.

OBRIGADA.

Prof. sis Samara Ruschel Pasquali


Biloga, Msc. Eng. de Produo Gesto Ambiental

isis.ambiental@hotmail.com

18

Vous aimerez peut-être aussi