Vous êtes sur la page 1sur 29

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO.

O. 2013 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line) Submisso: 26 nov. 2012. Aceitao: 17 jan. 2013. Sistema de avaliao: s cegas dupla (double blind review). UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Valmir Emil Hoffmann (Ed. Seo), Walter Bataglia (Ed.), p. 222-250.

PLANEJAMENTO DE REDES LOGSTICAS: UM ESTUDO DE CASO NA INDSTRIA PETROQUMICA BRASILEIRA

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS


Mestre em Administrao pelo Instituto de Ps-Graduao e Pesquisa em Administrao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ). Engenheiro de Produo da Petrobras. Avenida Repblica do Chile, 230, 29 andar, Centro, Rio de Janeiro RJ Brasil CEP 20031-170 E-mail: felipefrias@gmail.com

ISABEL DE ABREU FARIAS


Mestra em Administrao pelo Instituto de Administrao e Gerncia da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Analista de Planejamento da Fundao Oswaldo Cruz. Rua 24 de Maio, 615, apto. 1, Sampaio, Rio de Janeiro RJ Brasil CEP 20950-091 E-mail: belafarias@gmail.com

PETER FERNANDES WANKE


Doutor em Engenharia pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Ps-Graduao e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ). Professor do Departamento de Operaes, Tecnologia e Logstica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rua Pascoal Lemme, 355, Ilha do Fundo, Rio de Janeiro RJ Brasil CEP 21941-918 E-mail: peter@coppead.ufrj.br

Este artigo pode ser copiado, distribudo, exibido, transmitido ou adaptado desde que citados, de forma clara e explcita, o nome da revista, a edio, o ano, e as pginas nas quais o artigo foi publicado originalmente, mas sem sugerir que a RAM endosse a reutilizao do artigo. Esse termo de licenciamento deve ser explicitado para os casos de reutilizao ou distribuio para terceiros. No permitido o uso para fins comerciais.

planejamento de redes logsticas

Resumo
O planejamento de redes logsticas emerge como deciso estratgica a ser tomada na busca da manuteno da competitividade empresarial. O presente estudo desenvolveu um modelo de Programao No Linear Inteira Mista contemplando os principais componentes de custo envolvidos no processo de planejamento de redes associados realidade brasileira: transportes, estoques e tributos. O modelo foi testado na empresa Nova Braskem. Foram realizadas anlises de sensibilidade em que se apreciaram os principais trade-offs relativos s premissas assumidas. Constatou-se que, no caso estudado, o modelo desenvolvido proporciona economia nos custos tributrios e nos custos logsticos de transporte, e, consequentemente, nos custos totais. Mais precisamente, os resultados apontam que, apesar da importncia dos custos de transporte ante os demais, o aspecto fiscal se apresentou como o principal potencial de retorno financeiro a ser perseguido, e, dessa maneira, foi possvel demonstrar o valor associado questo dentro da atmosfera empresarial brasileira. Para o design timo de uma rede, confirma-se, portanto, a tese de que no plausvel a dissociao entre logstica e planejamento tributrio. Ademais, dada a natureza do estudo de caso, factvel a considerao do planejamento de redes logsticas como um importante ferramental capaz de subsidiar a busca de sinergias em operaes de fuses e aquisies de empresas. H, por exemplo, diversos outros casos recentes no cenrio empresarial brasileiro, como a fuso entre Sadia e Perdigo e entre outras empresas do agronegcio. Para dar continuidade aos estudos dos trade-offs entre logstica e os aspectos tributrios brasileiros, sugere-se a incluso de novos tributos (PIS, Cofins etc.) e a concesso de benefcios fiscais na modelagem de redes logsticas futuras. Especificamente com relao ao estudo de caso, observa-se que a forma de agregao dos mercados consumidores deve ser aprimorada, uma vez que a disposio de clientes na indstria petroqumica bastante pulverizada. A correlao entre as demandas igualmente poderia ser analisada em um estudo de caso futuro. Finalmente, a fim de examinar as concluses encontradas, sugere-se a aplicao do modelo desenvolvido em outros estudos de caso.
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

223

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

PalaVras - CH aV e
Planejamento de redes logsticas; Programao no linear inteira mista; Indstria petroqumica; Nova Braskem; Estudo de caso.

I N TRODU O

224

Com o aumento da complexidade inerente s cadeias de suprimento, cada vez mais o planejamento logstico torna-se essencial para a competitividade de uma empresa. nesse contexto que os profissionais da rea tomam decises estratgicas para gerenciar incertezas, servio ao cliente e custos na rede de distribuio (WANKE; ZINN, 2004). Dentre tais decises, o planejamento de redes mais especificamente, a determinao do nmero de instalaes, sua localizao e a alocao dos mercados consumidores a elas emerge como uma das principais decises dentro do processo de planejamento logstico (BALLOU, 2006). Esse cenrio se justifica pela natureza dessas decises, que envolvem elevados investimentos e impactam diretamente no custo total de distribuio fsica (LACERDA, 2000), j que influenciam diretamente as decises relativas aos estoques e transportes. Especificamente no caso brasileiro, Yoshizaki (2002) constata que a estrutura tributria nacional se apresenta como um aspecto relevante e que impacta diretamente o planejamento de redes logsticas. Dessa forma, o presente estudo desenvolveu um modelo de programao matemtica para o planejamento de redes logsticas que considera simultaneamente os custos de transporte, os custos de estoques e os aspectos tributrios. A partir de Montebeller Jnior (2009) como referncia, o modelo aqui proposto observou premissas menos restritivas para torn-lo mais aderente realidade, sendo posteriormente aplicado no estudo de caso da Nova Braskem empresa da indstria petroqumica brasileira que nos ltimos anos experimentou movimentos de consolidao. Alm de orientaes sobre a configurao tima da rede logstica, o estudo de caso tambm deve contemplar a aferio dos ganhos potenciais relativos aplicao do modelo por meio de anlise de cenrios e anlises de sensibilidade. 1 Especificamente, espera-se apreciar os trade-offs relativos s principais premissas assumidas e seus impactos na tomada de deciso.
1

De acordo com Wanke e Magalhes (2011), trade-off representa uma situao em que precisa abrir mo de uma caracterstica para ganhar em outra, quando as opes so conflitantes. Em logstica, os trade-offs mais comuns so entre custos e alguma outra caracterstica como qualidade ou nvel de estoques.

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

O artigo est estruturado em mais quatro sees alm da introduo. A prxima seo trata do referencial terico utilizado para construo do artigo. A seo 3 no apenas apresenta os modelos de localizao de instalaes que serviram como base para reviso de literatura, mas tambm o modelo proposto. A seo 4 apresenta a metodologia utilizada para aplicao do modelo proposto, a anlise do estudo de caso e a discusso dos resultados relativos aplicao do modelo na Nova Braskem. A seo 5 trata das concluses e das implicaes gerenciais.

2
2.1

R E V ISO DE L ITERATURA
AS PECTOS QUE IN FLUEN CIA M O P L A N E JA ME N TO D E R EDES LOG STICAS

No caso de uma empresa em operao, h diversos fatores que no devem ser negligenciados durante um eventual processo de reavaliao de sua rede logstica. Tais fatores so a demanda, o servio ao cliente, as caractersticas dos produtos e os custos logsticos, sobretudo os de transporte e armazenagem (AMBROSINO; SCUTELL, 2005; BALLOU, 2006; BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2006; FIGUEIREDO; FLEURY; WANKE, 2003; WANKE, 2001; FIGUEIREDO et al., 2002). Especificamente para a realidade brasileira, Yoshizaki (2002) constata que os aspectos tributrios em especial, a estrutura das alquotas interestaduais do Imposto sobre Circulao de Mercadorias e Servios (ICMS) impactam de sobremaneira o desenho de uma rede logstica. Os custos de transporte so frequentemente os mais visveis no planejamento de redes logsticas, podendo atingir at cerca de 30% do total (BALLOU, 2006; BOWERSOX; CLOSS; COOPER, 2006; FIGUEIREDO; FLEURY; WANKE, 2003). Em seguida, destacam-se os custos de armazenagem, cuja maior parcela est muitas vezes relacionada aos custos fixos de abertura e operao das instalaes; esses custos tendem a crescer em degrau (WANKE, 2001). De menor magnitude, mas tambm relevantes na literatura internacional, destacam-se os custos de oportunidade de manuteno dos estoques (BALLOU, 2006). Especificamente com relao aos tributos incidentes em operaes logsticas, Ribeiro (1999) conceitua esses tributos como transacionais, ocorrendo quando h a exteriorarizao do fato gerador de um imposto situao ou evento previsto hipoteticamente em lei, de forma abstrata, mas que, uma vez ocorrido, faz surtir para uma determinada pessoa fsica ou jurdica, a obrigao de pagar tributo (KOYAMA; WEFFORT; SESSAK, 1996 apud SILVA, 2007). Yoshizaki

225

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

(2002) complementa afirmando que cada imposto possui um conjunto de fatos geradores especficos. Dentre as diversas operaes logsticas estudadas por Ribeiro (1999), foi possvel constatar que a incidncia de diversos tributos, sendo que o ICMS incide sobre todas as operaes logsticas ligadas distribuio fsica. Mais precisamente, o ICMS pode ser conceituado como um tributo indireto de competncia dos Estados e do Distrito Federal (ZANLUCA, 2010). A determinao das alquotas aplicveis s operaes interestaduais e de exportao faz parte da competncia do Senado Federal (CALCIOLARI, 2006), assim como a fixao das alquotas mximas e mnimas nas operaes intraestaduais. Todavia, a definio das alquotas intraestaduais aplicadas so deliberaes estaduais que respeitam limites estabelecidos a priori (cf. Tabela 1). Assim, cada Estado da Unio possui uma alquota definida para cada tipo de produto e/ou operao comercial (compra, venda e transferncia). Acrescenta-se ainda que a concesso de isenes, incentivos e benefcios relativos ao ICMS parte integrante da atribuio dos Estados.
TABELA 1

ALQUOTaS INTRaESTaDUaIS
OPERAES INTRAESTADUAIS ORIGEM/DESTINo ALQUoTA ORIGEM OPERAES INTERESTADUAIS DESTINo Regies Norte, Nordeste, Centro-Oeste ou Esprito Santo Minas Gerais, So Paulo ou Regio Sul Minas Gerais , Rio de Janeiro, So Paulo ou Regio Sul Regies Centro-Oeste, Nordeste, Norte ou Esprito Santo Regies Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul ALQUoTA

Rio de Janeiro

19%

Rio de Janeiro

8%

Paran, So Paulo ou Minas Gerais

18%

Rio de Janeiro

13%

Demais Estados

17%

Minas Gerais, So Paulo ou Regio Sul

12%

Minas Gerais, So Paulo ou Regio Sul


226

7%

Demais Estados

12%

Fonte: Conselho Nacional de Poltica Fazendria (2004).

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

Atualmente, Calciolari (2006) observa que os Estados concedem benefcios e isenes revelia do Conselho Nacional de Poltica Fazendria (Confaz). Tais medidas objetivam a atrao de investimentos privados que, posteriormente, alavancariam o desenvolvimento regional. A manuteno dessas polticas desencadeia o fenmeno conhecido como guerra fiscal. Todavia, Nascimento (2008) vislumbra que os potenciais benefcios a serem usufrudos pelo eventual vencedor de um conflito fiscal se restringem a uma viso de curto prazo. Ressalta-se que a empresa pode se posicionar de duas maneiras distintas em relao eventual economia com impostos para o consumidor final. Na primeira delas, vislumbra-se um potencial para aumento na participao de mercado, tendo em vista o repasse da reduo dos impostos no preo final. A segunda oportunidade, tambm conhecida como eliso fiscal, apropriao da economia gerada para o consumidor a partir do diferencial de alquotas, ou seja, a empresa aumentaria a sua margem de tal maneira que o custo do produto para o elo seguinte fosse o mesmo de um fornecimento intraestadual. Constata-se ento que, dentro da estrutura atual do ICMS, a eliso fiscal emerge como alternativa para auferir ganhos econmicos. Contudo, no se podem negligenciar os outros componentes inerentes rede logstica como o aumento dos custos de transporte relativos ao turismo de mercadorias, ou seja, quando a mercadoria movimentada desnecessariamente entre entes da Federao em busca de benefcios fiscais e/ou de ganhos relacionados prtica da eliso fiscal. O mesmo no deve ultrapassar os ganhos com questes tributrias; o nvel 2 de servio prestado no deve ser impactado devido ao aumento do lead-time de ressuprimento etc.

M O D EL OS DE L OCAL IZA O DE I N S TAL AES

Os modelos de localizao de instalaes foram categorizados conforme sugesto de Montebeller Jnior (2009) em modelos de localizao de instalaes que desconsideram os custos de manuteno de estoques; modelos de localizao de instalaes que consideram os custos de manuteno de estoques de forma simplificada; e modelos de localizao de instalaes que consideram
227
2

De acordo com Wanke e Magalhes (2011), o lead-time de ressuprimento deve ser entendido como o tempo de compra mais o tempo de transporte. Tambm conhecido como lead-time logstico, ou tempo de ciclo total, o tempo decorrido desde a emisso de uma ordem a um fornecedor at o atendimento da ordem do cliente final. Tambm chamado em portugus de tempo de resposta, para designar o tempo compreendido entre o incio da primeira atividade at a concluso da ltima, em uma srie de atividades.

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

os efeitos de centralizao de estoques. Adicionalmente, foi acrescida uma nova categoria relativa aos modelos de localizao de instalaes que consideram os efeitos dos aspectos tributrios. No Quadro 1, apresentam-se os autores dos modelos utilizados como referncia para a elaborao do modelo proposto no presente artigo.
QUADRO 1

AUTORES DOS MODELOS DE LOCaLIZaO DE INSTaLaES ESTUDaDOS PaRa a ELaBORaO DO MODELO PROPOSTO
AUToRES DE MoDELoS DE LoCALIZAo DE INSTALAES QUE DESCoNSIDERAM oS CUSToS DE MANUTENo DE ESToQUES Hakimi (1964) Hakimi (1965) Minieka (1970) Elzinga e Hearn (1972) Church e Revelle (1974) Brandeau e Chiu (1989) Owen e Daskin (1998) Nozick e Turnquist (2001) Miranda e Garrido (2004) AUToRES DE MoDELoS DE LoCALIZAo DE INSTALAES QUE CoNSIDERAM oS CUSToS DE MANUTENo DE ESToQUES SIMPLIFICADoS AUToRES DE MoDELoS DE LoCALIZAo DE INSTALAES QUE CoNSIDERAM EFEIToS DE CENTRALIZAo DoS ESToQUES AUToRES DE MoDELoS DE LoCALIZAo DE INSTALAES QUE CoNSIDERAM oS EFEIToS DoS ASPECToS TRIBUTRIoS* Yoshizaki (2002) Morabito e Junqueira (2006) Silva (2007) Morabito e Junqueira (2008) Yoshizaki (2008) Carraro (2009) Wanke, Montebeller Jnior e Tardelli (2009)

Jayaraman (1998) Jayaraman e Pirkul (2001) Martos e Yoshizaki (1999) Ambrosino e Scutell (2005) Davariz (2006)

Das e Tyagi (1997) Das e Tyagi (1999) Croxton e Zinn (2005) Montebeller Jnior (2009)

* Esses modelos j foram j utilizados para avaliar redes logsticas nacionais. Fonte: Elaborado pelos autores.

228

Ressalta-se que o modelo de Montebeller Jnior (2009) tem particular contribuio para a literatura de planejamento de redes por apresentar uma formulao menos restritiva para o problema de localizao de instalaes. Seu modelo considera, sem simplificaes: os custos de estoque de ciclo e de segurana; as incertezas da demanda e do lead-time de ressuprimento; e as correlaes existentes entre as demandas dos mercados. No obstante, em seu modelo flexibilizada a forma de alocao dos estoques, de modo que o atendimento dos mercados a partir de mltiplas instalaes se faa possvel. Especificamente em relao aos

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

modelos j aplicados na indstria nacional que consideram o aspecto tributrio, foi observada a ausncia dos custos relativos manuteno de estoques. Portanto, constata-se essa lacuna como um dos diferenciais deste artigo.

3.1

MO DE LO P ROP OSTO

O modelo proposto foi desenvolvido a partir da expanso do modelo de Montebeller Jnior (2009), e algumas de suas premissas originais foram alteradas para que o modelo aqui apresentado estivesse mais aderente com a realidade do estudo de caso. Entre as alteraes, cabe destacar que o modelo ora proposto considera: k fbricas (com localizao fixa e predeterminada) em sua rede logstica, onde k 1; r produtos a serem transportados e estocados na rede, onde k 1; custos de transporte (R$/unidade) relativos ao suprimento dos armazns pelas fbricas, em vez de custos unitrios de ressuprimento (R$/unidade/ dia) em funo do lead-time da fbrica para cada armazm; a possibilidade de distribuio direta da fbrica para os mercados; aspectos tributrios (ICMS) em sua modelagem.

A rede logstica composta de trs estgios. O primeiro deles referente s instalaes fabris; o segundo, ao conjunto de armazns; j o terceiro elo compete aos mercados consumidores. Dessa forma, o custo total da rede dado pela Equao (1); CTRede = CTRessup + CTDist + CTEC/CP + CTES + CTICMS (1)

CTRede = Custo total da rede; CTRessup = Custo total de ressuprimento dos armazns; CTDist = Custo de distribuio para os mercados; CTEC/CP = Custo de manuteno dos estoques de ciclo e colocao de pedidos; CTES = Custo de manuteno dos estoques de segurana; CTICMS = Custo tributrio relativo ao ICMS. Evidencia-se que a componente relativa ao custo de distribuio para os mercados composta de duas parcelas distintas. A primeira delas relativa ao atendimento ao mercado consumidor diretamente da fbrica, e a segunda, distribuio escalonada pelos armazns. Com relao ao clculo que apura o saldo do
229

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

custo tributrios do ICMS da rede, este calculado a partir dos dbitos reduzindo os crditos. A formulao matemtica dos aspectos fiscais foi desenvolvida com base em Wanke, Montebeller Jnior e Tardelli (2009). Assim como Montebeller Jnior (2009), o modelo proposto possibilita o atendimento a um mesmo mercado por meio de mais de um armazm (prtica que em ingls se chama cross-filling, no havendo traduo adequada para o portugus) e considera simultaneamente os estoques de ciclo, segurana, as correlaes de demanda e a variabilidade dos lead-times de ressuprimento. Ainda de acordo com o mesmo autor, a partir dessas consideraes, o modelo j constitui uma contribuio para a literatura, tendo em vista que a considerao dos custos relativos aos estoques, em grande parte modelos de localizao, simplicada pelo uso de linearizaes ou mesmo negligenciada. Adicionalmente, a considerao de mltiplas fbricas/produtos, da possibilidade de distribuio direta pelas fbricas e dos aspectos fiscais torna o modelo proposto muito menos restritivo e mais aderente realidade. A formulao matemtica apresentada a seguir: Conjuntos: i,l = ndice de um mercado; j = ndice de um potencial armazm na rede; f = ndice de uma fbrica; p = ndice de um produto. Parmetros (entre parnteses: a unidade de medida): n = Nmero total de mercados; m = Nmero de possveis localidades para um armazm; k = Nmero total de fbricas; r = Nmero total de produtos; Aajfp = Custo unitrio de colocao de pedido do produto p no armazm j para a fbrica f ($/pedido); Cajp = Custo unitrio de manuteno de estoques do produto p no armazm j ($/unidade); Dbip = Demanda mdia do produto p no mercado i (unidades/dia); ilp = Correlao entre as demandas mdias do produto p nos mercados i e l; Lafjp = Lead-time mdio de ressuprimento do produto p da fbrica f para o armazm j (dias); Dbip = Desvio padro da demanda do produto p do mercado i (unidades/dia); Lafjp = Desvio padro do lead-time de ressuprimento do produto p da fbrica f para o armazm j (dias);
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

230

planejamento de redes logsticas

kajp = Nvel de servio no armazm j para o produto p (fator de segurana que reflete o nvel de proteo em relao aos stock-outs); Tijp = Custo unitrio de transporte na distribuio do produto p entre mercado i e armazm j ($/unidade); Trfjp = Custo unitrio de transporte no suprimento do produto p da fbrica f para o armazm j ($/unidade); Tfabfip = Custo unitrio de transporte na distribuio direta do produto p da fbrica f para o mercado i ($/unidade); CapFabfp = Capacidade de produo do produto p da fbrica f (unidades); CProdfp = Custo unitrio de produo do produto p na fbrica f ($/unidade); Precop = Preo unitrio de venda do produto p ($/unidade); I_Fab_CDfj = Alquota de ICMS incidente no fluxo de mercadoria da fbrica f para o armazm j (%); I_Fab_Mercfi = Alquota de ICMS incidente no fluxo de mercadoria da fbrica f para o mercado i (%); I_CD_Mercij = Alquota de ICMS incidente no fluxo de mercadoria do armazm j para o mercado i (%); CredFabf = Crdito de ICMS acumulado pela fbrica f ($). Variveis: Wijp = Proporo da demanda mdia do produto p do mercado i atendida pelo armazm j; Wfabifp = Proporo da demanda mdia do produto p do mercado i atendida diretamente pela fbrica f; Yfjp = Varivel binria que indica se a fbrica f realiza o suprimento do produto p para o armazm j; 1, se a fbrica f realiza o suprimento do produto p para o armazm j, Yfjp = 0, caso contrrio. Funo objetivo: Minimizar CTRede = CTRessup + CTDist + CTEC/CP + CTES + CTICMS (2) Sujeito s seguintes restries:
m k

231


j=1

Wijp +

f=1

Wfabifp = 1 i,p, (3)

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE
m n n


j=1 i=1

Yfjp Wijp Dbip +


k

i=1

Wfabifp Dbip CapFabfp f,p, (4)


f=1

Yfjp = 1 i,p, (5) (6) (7) (8) (9)

Em que:

Dbitos Crditos 0, 0 Wijp 1, 0 Wfabifp 1, Yfjp {0,1}, f,j,p.

CTRessup =

p=1 j=1 f=1 i=1

YfjpTrfjpWijpDbip, (10)

CTDistfab =

p=1 f=1 i=1

TfabfipWfabifpDbip, (11)
n

CTDistCD =

p=1 j=1 i=1

TijpWijpDbip, (12)

CTEC/CP =

p=1 j=1 f=1

Yfjp 2 AajfpCajp

i=1

WijpDbip,

(13)


232

CTES =
n n i 1

p=1 j=1 f=1

YfjpkajpCajp (14)
n

Lafjp

W
i=1

+2
i=1 l=1

WijpWljpilpDbipDblp +

i=1

WijpDbip ,

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas


r m k n r k n

Dbitos =
p=1 j=1 f=1 i=1

YfjpWijpDbipCProdfpIFABCDfj +
r m n

p=1 f=1 i=1

WfabijpDbipPrecopIFABMercfi (15)

+
p=1 j=1 i=1 k

WijpDbipPrecopI_CD_MERCij,
r m k n

Crditos =
f=1

CredFabf +

p=1 j=1 f=1 i=1

YfjpWijpDbipCProdfpI_FAB_CDfj

(16)

A restrio (3) garante que a demanda da rede seja plenamente atendida pelas fbricas e/ou armazns. A restrio (4) assegura que a capacidade produtiva de cada fbrica seja respeitada. J a restrio (5) indica que o suprimento de cada armazm somente poder ser realizado por uma nica fbrica. Destarte, faz-se com que seja proibida a prtica denominada de order splitting, que ocorre quando um armazm gerencia de forma independente o seu ressuprimento e divide os seus pedidos entre mltiplos fornecedores (EVERS, 1999). Essa restrio est alinhada com a posio de Thomas e Tyworth (2006), dada a ausncia de evidncias empricas sobre as vantagens dessa prtica. As trs restries em conjunto so responsveis por preservar o balano de massa da rede. A restrio (6) certifica que o saldo de ICMS da rede seja devedor (positivo), ou seja, que no haja acmulo de crditos para posterior recuperao e, por conseguinte, capital empatado. Por fim, as ltimas estabelecem os limites das variveis de deciso, sejam elas contnuas (Wijp e Wfabifp) ou binrias (Yfjp). A modelagem no considera os custos relativos abertura das instalaes (fbricas e armazns) para estar aderente com a realidade de reavaliao da rede logstica a ser apresentada no estudo de caso. De acordo com a formulao matemtica apresentada, o modelo proposto se enquadra como um Problema de Programao No Linear Inteira Mista (MINLP, sigla em ingls). Quando comparada com problemas de Programao Inteira e Programao No Linear (MIP e NLP, respectivas siglas em ingls), a resoluo desse tipo de problema muito mais complexa e dispendiosa computacionalmente (GROSSMANN, 2002). Por isso, alm das contribuies cientficas apresentadas luz do planejamento de redes, o artigo tambm subsidia o desenvolvimento de um campo ainda incipiente na literatura, conforme discutido na seo seguinte.

233

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

3.2 PR EM ISSA S, D ESEN VOLVIME N TO E VA L I DAO


C O NCEITUAL O modelo de MINLP em questo foi desenvolvido na plataforma do software Advanced Integrated Multidimensional Modeling Software 3.11 (AIMMS), que considerado adequado para a modelagem de problemas de otimizao (FERREIRA FILHO; IGNACIO, 2004). Por ser uma extenso de Montebeller Jnior (2009), optou-se, primeiramente, pela implantao desse modelo de referncia. Em seguida, conforme o experimento realizado em seu trabalho, foi conduzida a gerao de dez mil cenrios com valores aleatrios para os parmetros do problema que, por sua vez, seguiram um padro de distribuio uniforme contnua para detalhamento dos limites, ver Montebeller Jnior (2009). Foi utilizado o solver LGO 1.0 (Lipschitz-Continuos Global Optimizer) para a otimizao dos dez mil cenrios. Por fim, a validao dos resultados foi realizada por meio da comparao das principais estatsticas descritivas utilizadas pelo autor relativas s polticas de alocao de estoques e aos custos da rede. De posse desses resultados, iniciou-se a implantao do modelo aqui apresentado, a partir da alterao de algumas das premissas do modelo referencial. Para tal, fez-se necessrio seguir um procedimento metodolgico que norteasse cada alterao das premissas originais de Montebeller Jnior (2009) e, por conseguinte, de sua modelagem. Tal procedimento seguiu os seguintes passos: 1. definio da alterao na modelagem; 2. desenvolvimento do modelo de programao matemtica; 3. implantao do modelo em AIMMS; 4. preparao, implantao e otimizao dos dez mil cenrios; 5. consolidao e anlise; 6. validao das anlises (caso no aprovada, retorno ao processo no passo 2); 7. modelo validado com nova premissa. Vale destacar que cada alterao de premissa/modelagem foi realizada individualmente e que a considerao de mais de uma nova premissa fez-se a partir da unio de duas premissas individualmente implantadas e tambm seguiu o referido procedimento. Dentre todas as alteraes realizadas, a considerao de fbricas pode ser considerada como a de maior ruptura, porque foi a nica que demandou a alterao da tipologia original do problema de NLP para MINLP. A partir de ento, a utilizao isolada do solver LGO 1.0 se fez invivel e passou a ser substituda pelo algoritmo AOA (AIMMS Outer Aproximation). Na resoluo dos problemas de MINLP, o AOA utiliza um conjunto de dois outros solvers; um deles para a resoluo de modelos MIP e o outro para NLP. O primeiro deles o CPLEX 12.3, e o segundo, o CONOPT 3.14G.

234

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

As premissas utilizadas no desenvolvimento terico do modelo de programao matemtica foram: 1. As k fbricas tm sua localizao fixa e predeterminada. 2. Os mercados consumidores tm sua localizao fixa e predeterminada. 3. As possveis localidades dos armazns so predeterminadas e finitas. 4. O nmero de armazns finito e no mximo igual ao nmero de possveis localidades. 5. H r produtos a serem transportados e estocados na rede. 6. As demandas dos mercados so variveis aleatrias independentes, com correlao e desvios padro diferentes de zero. 7. A correlao entre a demanda de dois produtos distintos nula. 8. Os lead-times de ressuprimento entre as fbricas e os armazns so variveis aleatrias independentes, com desvio padro diferente de zero. 9. Os mercados podem ser servidos por mais de um armazm, ou seja, pode haver cross-filling; por meio da distribuio direta das fbricas ou at mesmo, simultaneamente, pelos armazns e pelas fbricas. 10. So considerados os estoques de ciclo e estoques de segurana nos armazns. 11. No so considerados estoques para a fbrica e mercados consumidores. 12. So considerados os nveis de servio requeridos por cada mercado na forma de um fator de segurana que garante uma determinada probabilidade de no ocorrncia de stock-outs. Alm disso, o fator o mesmo para todos os armazns e produtos. 13. O modelo de gesto de estoques nos armazns do tipo LEC e ponto de pedido. 14. Os custos unitrios de transporte entre as fbricas e os armazns (ressuprimento) so funo das distncias entre eles e so medidos em R$/unidade. 15. Os custos de unitrios de transporte entre os armazns e os mercados dependem das distncias entre eles e so medidos em R$/unidade. 16. Os custos de unitrios de transporte entre as fbricas e os mercados dependem das distncias entre eles e so medidos em R$/unidade. 17. O ICMS calculado no modelo somente pela agregao de valor do preo de venda em relao ao custo de produo. A preparao dos dez mil cenrios a atividade mais importante do passo 4, j que o modelo de Montebeller Jnior (2009) pode ser considerado como um caso especfico do modelo proposto. Assim, faz-se necessrio considerar a mesma rede logstica utilizada pelo autor composta de uma instalao fabril, cinco armazns, cinco mercados consumidores e um nico produto a ser transportado.
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)
235

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

A Tabela 2 apresenta o alinhamento entre os parmetros do modelo de Montebeller Jnior (2009) e o modelo aqui desenvolvido.
TABELA 2

PaRMETROS UTILIZaDOS Na VaLIDaO CONCEITUaL DO MODELO


PARMETRo Do MoDELo DA DISSERTAo Aajfp ($/Pedido) Cajp ($/Unidade/dia) Dbip (Unidades/dia) PARMETRo DE MoNTEBELLER JNIOR MNIMo MXIMo (2009) Aaj ($/Pedido) Caj ($/Unidade/dia) Dbi (Unidades/dia) 17 0,35 80 -1 1 3 0,5 1 0,5 0,8 0,8 Infinito Infinito 0 0 0 0 0 0 67 0,68 120 1 5 30 2 1 1 1 5

ilp
Lafjp (Dias)

il
Laj (Dias)

Dbip (Unidades/dia) Lafjp (Dias)


kajp Tijp ($/Unidade) Trfjp ($/Unidade) Tfabfip ($/Unidade) CapFabfp ($/Unidades) CProdfp ($/Unidade) Precop ($/Unidade) I_Fab_CDfj (%) I_Fab_Mercfi (%) I_CD_Mercij (%)
236

Dbi (Unidades/dia) Laj (Dias)


kaj Tij ($/Unidade) S ($/Unidade/dia) S Laj -

CredFabf ($)

Nota: A adoo de parmetros iguais a infinito (Tfabfip, CapFabfp) ou zero (CProdfp, Precop, I_Fab_ CDfj, I_Fab_Mercfi, I_CD_Mercij, CredFabf) objetiva desconsiderar seus efeitos na otimizao dos dez mil cenrios. Fonte: Adaptada de Montebeller Jnior (2009).

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

Finalmente, explorar-se- a etapa de consolidao e anlise. Aps a otimizao dos dez mil cenrios e o tratamento dos resultados, apresentada na Tabela 3 a comparao entre as polticas de alocao de estoques encontradas na validao do modelo desenvolvido e as de Montebeller Jnior (2009).
TABELA 3

COMPaRaTIVO DE POLTICaS DE aLOCaO DE ESTOQUES: MODELO MONTEBELLER JNIOR (2009) VERSUS MODELO DESENVOLVIDO
PoLTICA CET CoNFIGURAo DA REDE CET SCE SCE_CF Mista SCE_CF_SI SCE_SI Total 10.000 10.000 563 625 ToTAL 9.437 ToTAL 9.375

CET = centralizao total; SCE = subcentralizao; SCE_CF = subcentralizao e cross-filling; SCE_ CF_SI = subcentralizao, cross-filling e sistema independente; SCE_SI = subcentralizao e sistema independente. Fonte: Elaborada pelos autores.

Ainda que pesem a aleatoriedade dos parmetros gerados, as alteraes de premissas e de modelagem realizadas a partir do modelo de Montebeller Jnior (2009) e, principalmente, a mudana do solver utilizado na resoluo do problema, os resultados encontrados por intermdio do modelo aqui desenvolvido se mostram extremos com aproximadamente 1% de desvio, corroborando sua validao conceitual. Por fim, a ltima anlise realizada para validao do modelo desenvolvido diz respeito comparao das componentes de custo da funo objetivo de cada modelo. Para tanto, utilizou-se como mtrica o desvio percentual entre os custos do modelo e os de Montebeller Jnior (2009): CTx CTox CTox

237

Desviox =

(17)

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

onde Desviox = Desvio no cenrio x, tal que 0 x 10.000; CTx = Componente de custo do modelo desenvolvido no cenrio x; CTox = Componente de custo do modelo de Montebeller Jnior (2009) no cenrio x. As componentes de custo consideradas foram: custo total da rede, custo total de transporte e custo total manuteno de estoques (ciclo e segurana).

E S T U DO DE CASO

4.1 C O NS I D ERAES M ETOD OLG I CA S


Tomando-se como ponto de partida as caractersticas peculiares deste estudo a saber, a anlise da questo fiscal brasileira luz de uma modelagem mais completa da rede logstica o mtodo do estudo de caso mostra-se como o instrumento de pesquisa mais apropriado para lidar com todas as possveis implicaes do fenmeno e tambm para captur-las. Isso ocorre porque os estudos de caso apresentam as seguintes caractersticas (YIN, 1994): 1. permitem responder a questes do tipo como e por qu; 2. visam ao estabelecimento de ligaes operacionais entre conceitos, hipteses e questes, ao invs de buscar a determinao da frequncia ou da incidncia de um determinado fenmeno; 3. proporcionam uma ao reveladora e exploratria no que diz respeito ao fenmeno em estudo quando todas as suas implicaes e facetas possveis no foram completamente consideradas no referencial terico; 4. permitem a coleo de evidncias contemporneas, por meio de observao direta e entrevistas sistemticas. Especificamente, os itens 3 e 4 so tratados nas sees a seguir. Ademais, ressalta-se que todos os dados utilizados no estudo de caso so de domnio pblico, ou seja, foram utilizadas fontes secundrias para desenvolvimento e teste do modelo proposto. Entre as principais fontes, encontram-se os relatrios publicados pela Braskem, o Guia Quatro Rodas e o QuiMax Prices.

4.2 C O NTE XTO HISTRICO


Aps a consolidao da indstria petroqumica nacional, em 2010, formou-se a Nova Braskem, cuja rede logstica foi composta pela unio das redes originais da Braskem e da Quattor. Para testar o modelo desenvolvido, procedeu-se sua aplicao ao caso da Nova Braskem, pois, aps a integrao dos ativos na formao da nova empresa, tornar-se-ia essencial uma reavaliao profunda da rede logstica. Em adio, a Braskem (2011a) vislumbrava que, em 2011, R$ 400 milhes poderiam vir a ser capturados em sinergias decorrentes da integrao

238

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

entre as empresas, e a maior parte desse montante se concentraria em iniciativas de cunho industrial e logstico. Ademais, na esfera industrial, far-se-ia possvel o aprimoramento do planejamento de produo e vendas das diversas unidades industriais como a definio do melhor mix de produo para cada planta. Na plataforma logstica, enfatizar-se-iam os ganhos com transporte, decorrentes de um melhor planejamento de vendas para mercado interno e externo, distribuio e armazenagem. Portanto, dada a concepo da rede logstica e o expressivo potencial de retorno financeiro atrelado formao da Nova Braskem, objetiva-se determinar qual seria a rede logstica tima para a empresa (design e operao), alm de verificar qual seria o ganho potencial atrelado a essa reviso da rede logstica. Para a aplicao do modelo desenvolvido, foram considerados os seguintes aspectos da rede logstica formada aps a consolidao das redes das empresas: os produtos polietileno (PE), polipropileno (PP) (BRASKEN, 2011a); a demanda agregada por Estado (ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA DO PLSTICO, 2010); os preos em R$/t (fornecidos pelo portal especializado QuiMax Prices (2011), estimados com base na mdia de cada produto para o quarto trimestre de 2010); os custos de transporte rodovirio (estimados por veculo padro do tipo carreta com cavalo simples e 30 toneladas de capacidade) (GUIA QUATRO RODAS, 2011; INTELIGNCIA EM GESTO LOGSTICA, 2006; NCT; LOGSTICA, 2011; ZAP LOGSTICA, 2011); os custos de manuteno de estoque (BANCO BRADESCO BBI, 2010; BRASKEN, 2011b); e os nveis de servio ao cliente de cada um dos mercados consumidores. No caso brasileiro, soma-se ainda a considerao do ICMS na reavaliao da rede logstica. Por isso, alguns comentrios so tecidos a seguir para melhor entendimento da aplicao do modelo. Primeiramente, os parmetros relativos s alquotas de ICMS aplicadas na circulao de mercadorias entre os diversos Estados da Federao I_Fab_CDfj, I_Fab_Mercfi e I_CD_Mercij foram extrados diretamente da Tabela 1 (CONSELHO NACIONAL DE POLTICA FAZENDRIA, 2004). Por sua vez, a estimao do parmetro referente ao crdito de ICMS acumulado pelas fbricas da rede (CredFabf) oriundo de suas operaes de compra/recebimento de insumos merece particular ateno, pois algumas simplificaes foram assumidas. Inicialmente, cabe destacar que o acmulo de dbitos ou crditos anteriores ao perodo de anlise (4 trimestre de 2010) foi desconsiderado. Em seguida, realizou-se um levantamento da produo (PE e PP) de cada empresa no referido trimestre e, posteriormente, um rateio proporcional pela capacidade de cada fbrica (CapFabfp) (BRASKEM, 2011b). Adicionalmente, estimou-se a partir dos rendimentos divulgados por Braskem (2011b) a neces RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

239

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

sidade de petroqumicos bsicos eteno e propeno para as respectivas produes de PE e PP no perodo. Somente esses dois produtos (eteno e propeno) foram considerados, pois representam os custos mais relevantes nos processos produtivos de PE e PP. Para a Braskem (2011a), por exemplo, tais produtos responderam por, aproximadamente, 90% dos custos variveis associados s suas respectivas unidades fabris. O prximo passo foi mapear a origem do suprimento dos petroqumicos bsicos. O fornecimento de eteno tanto para Braskem quanto para Quattor realizado diretamente a partir das plantas de primeira gerao contguas s de PE (BRASKEM, 2011a); logo, caracterizam um fluxo intraestadual de circulao de mercadorias.

4.3 ANL ISE E D ISCUSSO D E R E S ULTA D OS


De acordo com Davariz (2006), o planejamento de redes logsticas associado a inmeras incertezas relativas a dados, premissas etc. Com o intuito de minimizar os riscos associados a elas, o autor pondera que anlises de sensibilidade sejam utilizadas para conferir maior robustez s solues encontradas. J a anlise de cenrios se apresenta como outra importante ferramenta utilizada na avaliao dos resultados de um modelo de localizao de instalaes (SIMCHI-LEVI; SIMCHI-LEVI; KAMINSKY, 2003). Ela tem como objetivo principal quantificar os ganhos oriundos de uma eventual reavaliao da rede logstica da empresa.

4.3.1 ANLIS E DE CE NRIOS


Para se verificar o potencial de agregao de valor (MOORI; BASSO; NAKAMURA, 2000) proveniente da operao integrada da Nova Braskem, fez-se necessrio estimar os custos originais das redes logsticas da Braskem e da Quattor. Cabe destacar que a operao de todas as instalaes de armazenagem mapeadas foi uma premissa assumida na tentativa de uma correta valorao dos custos logsticos de cada rede. Assim, estabelece-se que a otimizao no deva levar ao fechamento de nenhuma instalao de armazenagem e, por conseguinte, que as redes no se apropriem completamente dos benefcios oriundos da aplicao do modelo. Os fluxos do cenrio integrado da Nova Braskem que utiliza a premissa de operao de todos os armazns apresentado na Figura 1. Nela, possvel constatar que a distribuio direta impera ante a escalonada, dado que a utilizao dos armazns majoritariamente destinada a mercados de menor demanda.

240

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

FIGURA 1

FLUXOS Da OTIMIZaO Da REDE LOGSTICa Da NOVa BRaSKEM


Fbrica Armazm (a) Armazm Mercado (b) Fbrica Mercado (c)

Fonte: Elaborada pelos autores.

A utilizao da distribuio direta prevalece, respondendo por, aproximadamente, 94% da demanda atendida de resinas. Nesse momento, deve-se atentar para a importncia da confiabilidade da entrega direta a partir das instalaes industriais. Quando a premissa relativa operao de todos os armazns relaxada, o modelo tende a realizar a distribuio totalmente direta sem a utilizao de nenhum armazm. Esse resultado, todavia, faz pouco sentido do ponto de vista empresarial. Esse aspecto ser explorado novamente na seo Anlises de sensibilidade. A fim de quantificar os ganhos relativos reavaliao da rede logstica, foi realizada a anlise dos trs principais componentes de custos da funo objetivo. A primeira parcela relativa aos custos de manuteno de estoques, em que ocorre acrscimo no custo de R$ 3.402 por dia. Esse aumento do custo de manuteno de estoques decorrente do ligeiro aumento de participao da distribuio escalonada no atendimento da demanda total. Constatou-se que a operao integrada foi extremamente benfica para os custos tributrios da rede logstica. Os ganhos relativos a esse componente foram os mais significativos, proporcionando uma reduo de aproximadamente R$ 323.085 por dia de economia com custo de ICMS. Ademais, foi possvel constatar reduo nos custos logsticos de transporte da ordem de aproximadamente R$ 86.777 por dia. Tal economia decorrente de uma melhor alocao dos mercados consumidores rede. Na anlise dos custos totais, constatou-se uma economia diria decorrente da operao integrada da Nova Braskem, com a aplicao do modelo proposto, da ordem de aproximadamente R$ 406.000 por dia.
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

241

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

Para o horizonte considerado na anlise (4 trimestre de 2010), a economia potencial se aproxima de R$ 36,5 milhes. Adicionalmente, h perspectivas de ganhos adicionais em virtude do fechamento de armazns subutilizados pela rede logstica. Tais valores se mostram aderentes com as perspectivas de Braskem (2011a), que estima a captura de R$ 400 milhes anuais em sinergias industriais e logsticas decorrentes da formao da Nova Braskem.

4.3.2 ANLIS E S DE S E NS IBILIDADE


Com o intuito de apreciar melhor os trade-offs observados no estudo de caso em questo, a presente seo apresenta os resultados de algumas anlises de sensibilidade desenvolvidas. A primeira delas relativa possibilidade de distribuio direta da fbrica. Dada a observncia de predomnio dessa modalidade no estudo de caso, optou-se por limitar o valor da varivel associada a essa premissa (0 Wfabifp Wfabmx) e estudar o comportamento das componentes da funo objetivo. O Grfico 1 sumariza a referida anlise:
GRfICO 1

EVOLUO DOS CUSTOS EM fUNO Da RESTRIO DE aTENDIMENTO DIRETO Da fBRICa (EM R$/DIa)
1.200.000 1.000.000 800.000 600.000 400.000 200.000 0 1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1 0 Custo de transporte Custo de ICMS Custo de estoque

Fonte: Elaborada pelos autores.

242

A presena dessa nova restrio fora obrigatoriamente uma maior utilizao dos armazns da rede e, por conseguinte, implica maiores custos de manuteno de estoques. Graas a essa imposio, foi possvel verificar o trade-off entre a logstica e os aspectos tributrios, enunciado por Yoshizaki (2002). medida que se observa um aumento dos custos de transporte, tambm se constata uma reduo dos custos relativos ao ICMS. Isso se justifica graas ao estmulo do turismo de produtos proporcionado pela atual estrutura de alquotas do imposto. Ressalta-se que o passeio de mercadorias no foi verificado no estudo de caso,
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

pois o incremento relativo aos custos de transportes e estoques supera a potencial reduo da parcela tributria. Na comparao dos custos de transporte/ICMS entre o cenrio referencial e a anlise de sensibilidade, constatou-se, como na anlise anterior, o mesmo trade-off entre logstica e ICMS, em que um custo superior de transporte contrabalanado por um custo tributrio inferior. Nesse caso, a ausncia do efeito dos custos relativos manuteno dos estoques permite que tal compensao seja evidenciada facilmente. No estudo de caso utilizado, o custo de ICMS passou de R$ 97.324 no cenrio de referncia para somente R$ 41.832 na anlise de sensibilidade, o que representa uma reduo de 43%. J o custo de transporte saltou de R$ 804.046 no cenrio de referncia para R$ 823.807 na anlise de sensibilidade, o que representa um crescimento de 2,5%. Outra importante observao que deve ser destacada na referida anlise a participao dos trs armazns utilizados pela rede logstica Contagem (MG), Trs Coraes (MG) e Joinville (SC) , caracterizando o fenmeno de eliso fiscal. A ltima anlise de sensibilidade teve por intuito examinar como a presena dos aspectos tributrios impacta a configurao da rede logstica. Para tanto, foi promovida a otimizao da rede logstica sem a presena desse componente na funo objetivo. A no considerao de tais custos implica minimizao do custo de transporte, dado que no h estmulo para a utilizao da distribuio escalonada. Por isso, sua comparao deve ser realizada com a otimizao do cenrio de referncia sem a obrigatoriedade de operao de nenhum armazm. Os custos de transporte encontrados no cenrio de referncia foram de R$ 801.363, enquanto na anlise de sensibilidade, foram de R$ 445.657, o que representa 55,6% do custo de transporte no cenrio de referncia. A diferena nos custos de transporte evidenciada entre os dois cenrios se deve unicamente considerao do ICMS. Novamente, constata-se que os tributos influenciam a concepo da rede logstica.

CON C L U S E S E I M P L I C A E S GERE N C I AIS


243

O presente estudo explorou o planejamento de redes logsticas a fim de reiterar a sua relevncia para o campo terico de estudo em logstica. O alcance parcial de seus objetivos se deu a partir da proposio de um modelo de programao matemtica que contemplou os custos logsticos relativos a transporte,

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

244

manuteno de estoques e aspectos tributrios da realidade brasileira. A no linearizao dos custos de estoques um diferencial contemplado pelo estudo. Com a considerao de tais componentes em sua funo objetivo, o modelo traz contribuies cientficas literatura do tema. Em adio, por se tratar de um problema de Programao No Linear Inteira Mista, h tambm uma contribuio para o campo da programao matemtica. A utilizao do software AIMMS foi crucial para o correto desenvolvimento tanto do modelo matemtico proposto quanto do estudo de caso. Aps a aplicao no estudo de caso, com a anlise de cenrios, foi possvel quantificar os ganhos relativos ao planejamento da concepo/operao da rede logstica estudada e corroborar a importncia do tema. Nesse contexto, constataram-se a preponderncia dos custos logsticos de transporte ante as demais componentes da funo objetivo e, por conseguinte, o porqu do favorecimento da distribuio direta perante a escalonada. Assim, o uso da primeira modalidade evita que sejam incorridos custos adicionais de transporte e estoque; cabe ressaltar que isso representa a minimizao dos custos associados manuteno de estoques na rede logstica. A confiabilidade no atendimento aos consumidores direto das fbricas emerge como uma importante questo que no pode ser negligenciada, uma vez que o nvel de servio prestado pela rede se faz totalmente dependente dela. Acrescenta-se que, por meio das anlises de sensibilidade, foi possvel apreciar os trade-offs relativos s principais premissas assumidas. Nesse momento, foram evidenciadas as compensaes entre os custos de transporte e a contempornea estrutura do ICMS. Os ganhos observados mostraram o valor inerente reavaliao na concepo/operao da rede estudada. Mesmo com o prevalecimento dos custos de transporte ante os demais, o aspecto fiscal (leia-se ICMS) se apresentou como o principal potencial de retorno financeiro a ser perseguido, e, dessa maneira, foi possvel demonstrar o valor associado questo dentro da atmosfera empresarial brasileira. Portanto, para o design timo de uma rede, confirma-se o defendido por Yoshizaki (2002) de que no plausvel a dissociao entre logstica e planejamento tributrio. Ademais, dada a natureza do estudo de caso, factvel a considerao do planejamento de redes logsticas como um importante ferramental capaz de subsidiar a busca de sinergias em operaes de fuses e aquisies de empresas. H, por exemplo, diversos outros casos recentes no cenrio empresarial brasileiro, como a fuso entre Sadia e Perdigo e entre outras empresas do agronegcio. Como limitao do estudo, ressalta-se que a considerao dos custos relativos aos estoques nos armazns coloca a distribuio escalonada em posio
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas

desfavorvel ante a distribuio direta. Portanto, a premissa de no levar em conta a acumulao de estoques nas fbricas uma limitao que merece ser trabalhada em um estudo futuro. Alm disso, o determinismo associado aos fluxos de atendimento dos mercados consumidores (alm de privilegiar a distribuio direta) aparece como uma limitao que pode impactar fortemente o nvel de servio a ser prestado pela rede logstica. Desse modo, a considerao de uma variabilidade associada se apresenta como outra sugesto vlida. Na mesma esfera, a considerao de diferentes modais de transporte emerge como outro aspecto a ser trabalhado futuramente. Para dar continuidade aos estudos dos trade-offs entre logstica e os aspectos tributrios brasileiros, sugerem-se a incluso de novos tributos (PIS, Cofins etc.) e a concesso de benefcios fiscais na modelagem de redes logsticas futuras. Especificamente com relao ao estudo de caso, observa-se que a forma de agregao dos mercados consumidores deve ser aprimorada, uma vez que a disposio de clientes na indstria petroqumica bastante pulverizada (BRASKEM, 2011a). A correlao entre as demandas igualmente poderia ser analisada em um estudo de caso futuro. Finalmente, a fim de examinar as concluses encontradas, sugere-se a aplicao do modelo desenvolvido em outros estudos de caso.

LOGISTICS NETWORK PLaNNING: a BRaZILIaN PETROCHEMICaL INDUSTRY CaSE STUDY


A bstra Ct
Logistics network planning constitutes a strategic decision in the quest to maintain business competitiveness. The present study develops a Mixed Integer Nonlinear Programming model that encompasses the main cost components that should be taken into account in network planning in Brazil, involving transportation, inventories and taxation. The model was tested in the petrochemical company Nova Braskem. Sensitivity analyses were performed in order to gauge the main trade-offs regarding the studys assumptions. It was found that applying the model in the case studied produced savings in taxation and transportation costs and thus in total costs. More precisely, the results indicate that, despite the importance of transportation costs compared to other components, the tax component showed the largest potential financial return to be pursued and in this way it was possible to demonstrate the value associated with the issue within the atmosphere of Brazilian business. For the optimal design of a network, it is
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

245

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE

confirmed the argument that it is not plausible the dissociation between logistics and tax planning. Moreover, given the nature of the case study, it is feasible to consider the planning of logistic networks as an important tool capable of supporting the search for synergies in mergers and acquisitions. There are, for example, several other recent cases in Brazilian business scenario, as the merger of Sadia and Perdigo and among other agribusinesses. To continue the studies of the trade-offs between logistics and Brazilian tax aspects, we suggest the inclusion of new taxes (PIS, Cofins etc.) as well as the granting of tax benefits in future modeling logistics networks. Specifically with regard to the case study, it is observed that the form of aggregating consumer markets should be enhanced, since the array of customers in the petrochemical industry is highly dispersed. The correlation between the demands could also be analyzed in a future case study. Finally, in order to examine the conclusions reached in this study, it is suggested to apply the model here developed in other case studies.

KeYwords
Logistics network planning; Mixed integer nonlinear programming; Petrochemical industry; Nova Brasken; Case study.

PLaNEaMIENTO DE REDES LOGSTICaS: UN ESTUDIO DE CaSO EN La INDUSTRIa PETROQUMICa BRaSILEa


Resumen
El planeamiento de redes logsticas emerge como decisin estratgica a tomarse en la bsqueda del mantenimiento de la competitividad empresarial. El presente estudio ha desarrollado un modelo de Programacin No Lineal Entera Mixta considerando los principales componentes de costo envueltos en el proceso de planeamiento de redes asociadas a la realidad brasilea: transportes, stock y tributos. El modelo fue testado en la empresa Nova Braskem. Fueron realizadas anlisis de sensibilidad en que se apreciaron los principales trade-offs relativos a las premisas asumidas. Se ha constatado que en el caso estudiado el modelo desarrollado proporciona economa en los costos tributarios y en los costos logsticos de transporte y consecuentemente en los costos totales. En concreto, los resultados indican que, a pesar de la importancia de los costos de transporte en comparacin con otros, fiscalmente se present como el principal beneficio
RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

246

planejamento de redes logsticas

econmico potencial de ser perseguido y de esta manera fue posible demostrar el valor asociado a la emisin en la atmsfera empresa brasilea. Para el diseo ptimo de una red, se confirma, por lo que el argumento de que no es verosmil la disociacin entre la logstica y la planificacin fiscal. Adems, dada la naturaleza del caso, es factible considerar las planificacin de redes logsticas como una herramienta importante capaz de apoyar la bsqueda de sinergias en las fusiones y adquisiciones. Hay, por ejemplo, varios casos recientes en el escenario empresarial brasileo, como la fusin de Sadia y Perdigo y entre otras agroindustrias. Para continuar los estudios sobre las ventajas y desventajas entre la logstica y los aspectos fiscales brasileos, sugiere la inclusin de nuevos impuestos (PIS, Cofins, etc.) y la concesin de beneficios fiscales en las futuras redes de logstica de modelado. Especficamente en relacin con el caso de estudio, se observa que la forma de agregacin de los mercados de consumo debe ser mejorada, ya que la gama de clientes en la industria petroqumica es muy dispersa. La correlacin entre las demandas tambin podra ser analizada en un futuro estudio de caso. Por ltimo, con el fin de examinar las conclusiones, se sugiere aplicar el modelo desarrollado en otros estudios de caso.

Palabras ClaVe
Planeamiento de redes logsticas; Programacin no lineal entera mixta; Industria petroqumica; Nova Braskem; Estudio de caso.

REF ERNC IAS


AMBROSINO, D.; SCUTELL, M. G. Distribution network design: new problems and related models. European Journal of Operational Research, v. 165, n. 3, p. 610-624, 2005. ASSOCIAO BRASILEIRA DA INDSTRIA DO PLSTICO. Perfil da indstria brasileira de transformao de material plstico. So Paulo: Abiplast, 2010. BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logstica empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006. BANCO BRADESCO BBI S/A. Laudo de avaliao Braskem S/A e Quattor participaes S/A. So Paulo, 25 mar. 2010. Disponvel em: <http://www.braskem-ri.com.br/>. Acesso em: out. 2010. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J.; COOPER, M. B. Gesto logstica de cadeias de suprimentos. Porto Alegre: Bookman, 2006. BRANDEAU, M. L.; CHIU, S. S. An overview of representative problems in location research. Management Science, v. 35, n. 6, p. 645-674, 1989. BRASKEM. Relatrio anual de administrao (Formulrio 20F). So Paulo, 2011a. Disponvel em: <http://www.braskem-ri.com.br>. Acesso em: 8 jul. 2011.

247

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE
BRASKEM. Planilha eletrnica Valuation Book 4T10. 2011b. Disponvel em: <http://www.braskem-ri. com.br>. Acesso em: 15 fev. 2011. CALCIOLARI, R. P. Aspectos jurdicos da guerra fiscal no Brasil. Caderno de Finanas Pblicas, Braslia, n. 7, p. 5-29, dez. 2006. CARRARO, P. R. Avaliao da influncia de aspectos logsticos, fiscais e ambientais no projeto de redes de distribuio fsica. 2009. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo)Universidade de So Paulo, So Paulo, 2009. CHURCH, R. L.; REVELLE, C. S. The maximal covering location problem. Papers of the Regional Science Association, Aores, v. 32, n. 1, p. 101-118, 1974. Conselho Nacional de Poltica Fazendria. Convnio ICMS 100/97. Braslia: Ministrio da Fazenda, 2004. Disponvel em: <http://www.fazenda.gov.br/>. Acesso em: 20 fev. 2011. CROXTON, K. L.; ZINN, W. Inventory considerations in network design. Journal of Business Logistics, Oak Brooks, v. 26, n. 1, p. 149-168, 2005. DAS, C.; TYAGI, R. Role of inventory and transportation costs in determining the optimal degree of centralization. Transportation Research Part E, Amsterdam, v. 33, n. 3, p. 171-179, 1997. DAS, C.; TYAGI, R. Effect of correlated demands on safety stock centralization: patterns of correlation versus degree of centralization. Journal of Business Logistics, v. 20, n. 1, p. 205-213, 1999. DAVARIZ, R. C. Procedimento para anlise de rede logstica. 2006. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Transportes)Instituto Militar de Engenharia, Rio de janeiro, 2006. ELZINGA, J.; HEARN, D. W. The minimum covering sphere problem. Management Science, Hanover, v. 19, n. 1, p. 96-104, 1972. EVERS, P. T. Filling costumers orders from multiple locations: a comparison of pooling methods. Journal of Business Logistics, Oak Brooks, v. 20, n. 1, p. 121-139, 1999. FERREIRA FILHO, V. J. M.; IGNACIO, A. A. V. O uso de software de modelagem AIMMS na soluo de problemas de programao matemtica. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1,p. 197-210, 2004. FIGUEIREDO, K. F.; FLEURY, P. F.; WANKE, P. F. (Org.). Logstica e o gerenciamento da cadeia de suprimento: planejamento do fluxo de produtos e de recursos. So Paulo: Atlas, 2003. FIGUEIREDO, K. F.; LAVALLE, C.; ARKADER, A.; HIJJAR, M. F. Diferenas regionais na avaliao do servio logstico: uma pesquisa no setor de supermercados de cinco capitais brasileiras. Revista de Administrao Mackenzie, v. 3, n. 2, p. 117-136, 2002. GROSSMANN, I. E. Review of nonlinear mixed-integer and disjunctive programming techniques. Optimization and Engineering, Berlin, v. 3, n. 3, p. 227-252, 2002. GUIA QUATRO RODAS. Guia rodovirio. Disponvel em: <http://mapas.viajeaqui.abril.com.br/ guiarodoviario/>. Acesso em: fev. 2011. HAKIMI, S. L. Optimum locations of switching centers and the absolute centers and medians of a graph. Operations Research, Amsterdam, v. 10, n. 3, p. 450-459, 1964. HAKIMI, S. Optimum location of switching centers in a communications network and some rated graph theoretic problems. Operations Research, Amsterdam, v. 13, n. 3, p. 462-475, 1965. INTELIGNCIA EM GESTO LOGSTICA. A velocidade mdia de um caminho no Brasil 60% menor do que nos EUA. 2006. Disponvel em: <http://www.newslog.com.br/site/default.asp>. Acesso: fev. 2011.

248

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

planejamento de redes logsticas


JAYARAMAN, V. Transportation, facility location and inventory issues in distribution network design. International Journal of Operations & Production Management, London, v. 18, n. 5/6, p. 471-494, 1998. JAYARAMAN, V.; PIRKUL, H. Planning and coordination of production and distribution facilities for multiple commodities. European Journal of Operational Research, Amsterdam, v. 133, p. 394-408, 2001. LACERDA, L. Consideraes sobre o estudo de localizao de instalaes. In: FLEURY, P. F.; WANKE, P.; FIGUEIREDO, K. F. (Org.). Logstica empresarial: a perspectiva brasileira. So Paulo: Atlas, 2000. MARTOS, A.; YOSHIZAKI, H. Projeto de rede de distribuio considerando localizao, estoques e transportes simultaneamente. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produo, 20., 1999, So Paulo. Anais... So Paulo: USP, 1999. MINIEKA, E. The m-center problem. SIAM Rev., London, v. 12, n. 1, p. 138-139, 1970. MIRANDA, P. A.; GARRIDO, R. A. Incorporating inventory control decisions into a strategic distribution network design model with stochastic demand. Transportation Research Part E, Amsterdam, v. 40, n. 3, p. 183-296, 2004. MONTEBELLER JNIOR, E. J. Incorporando o efeito de consolidao dos estoques no planejamento de redes logsticas. 2009. Dissertao (Mestrado em Administrao)Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009. MOORI, R. G.; BASSO, L. C. F.; NAKAMURA, W. T. Supply chain como um fator de gerao de valor: uma aplicao do conceito EVA. Revista de Administrao Mackenzie, v. 1, n. 1, p. 103-125, 2000. MORABITO, R.; JUNQUEIRA, R. Um modelo de otimizao linear para o planejamento agregado da produo e logstica de sementes de milho. Produo, So Paulo, v. 16, n. 3, p. 510-525, 2006. MORABITO, R.; JUNQUEIRA, R. Planejamento otimizado da produo e logstica de empresas produtoras de sementes de milho: um estudo de caso. Gesto e Produo, So Paulo, v. 15, n. 2, p. 367-380, 2008. NASCIMENTO, S. P. Guerra fiscal: uma avaliao comparativa entre alguns estados participantes. Economia Aplicada, So Paulo, v. 12, n. 4, p. 677-706, 2008. NOZICK, L. K.; TURNQUIST, M. A. A two-echelon inventory allocation and distribution center location analysis. Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review, Amsterdam, v. 37, issue 6, p. 425-441, Dec. 2001. NTC; LOGSTICA ASSOCIAO NACIONAL DO TRANSPORTE DE CARGAS E LOGSTICA. Caminho volta a crescer na distribuio de resinas da Braskem. Disponvel em: <http://www. portalntc.org.br>. Acesso em: jul. 2011. OWEN, S. H.; DASKIN, M. S. Strategic facility location: a review. European Journal of Operational Research, Amsterdam, v. 111, p. 423-447, 1998. QUIMAX PRICES. Sries de dados histricos. Disponvel em: <http://www.quimaxlatin.com/site/ quimax_prices.php>. Acesso: fev. 2011. RIBEIRO, N. V. Contribuio ao aperfeioamento de sistemas logsticos de distribuio no contexto tributrio brasileiro: estudo de caso em indstria de bens de consumo. 1999. Dissertao (Mestrado em Administrao de Empresas)Universidade de So Paulo, So Paulo, 1999. SILVA, M. B. Otimizao de redes de distribuio fsica considerando incentivo fiscal baseado no crdito presumido de ICMS. 2007. Dissertao (Mestrado em Engenharia de Produo)Universidade de So Paulo, So Paulo, 2007.

249

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

LUIZ FELIPE DE MEDEIROS FRIAS ISABEL DE ABREU FARIAS PETER FERNANDES WANKE
SIMCHI-LEVI, D.; SIMCHI-LEVI, E.; KAMINSKY, P. Cadeia de suprimentos: projeto e gesto: conceitos, estratgias e estudos de caso. Porto Alegre: Bookman, 2003. THOMAS, D.; TYWORTH, J. Pooling lead-time risk by order splitting: a critical review. Transportation Research Part E, Amsterdam, v. 42, n. 4, p. 245-257. 2006. WANKE, P. F. Aspectos fundamentais do problema de localizao de instalaes em redes logsticas. Revista Tecnologstica, So Paulo, v. 5, n. 3, mar. 2001. WANKE, P. F.; MAGALHES, A. Logstica para micro e pequenas empresas. So Paulo: Atlas, 2011. WANKE, P. F.; ZINN, W. Strategic logistics decision making. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, Amsterdam, v. 34, n. 6, p. 466-478, 2004. WANKE, P. F.; MONTEBELLER JNIOR, E. J.; TARDELLI, R. V. Introduo ao planejamento de redes logsticas: aplicaes em AIMMS. So Paulo: Atlas, 2009. YIN, R. K. Case study research: design and methods. New York: Sage, 1994. YOSHIZAKI, H. T. Y. Projeto de redes de distribuio fsica considerando a influncia do imposto de circulao de mercadorias e servios. 2002. Tese (Livre-Docncia em Engenharia de Produo)Universidade de So Paulo, So Paulo, 2002. YOSHIZAKI, H. T. Y. Avaliando o impacto da reforma tributria nos custos logsticos brasileiros usando modelos matemticos. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produo, 28., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABEPRO, 2008. ZANLUCA, J. C. ICMS: teoria e prtica. Curitiba: Portal Tributrio, 2010. Disponvel em: <http:// www.portaltributario.com.br>. Acesso em: 30 jan. 2011. ZAP LOGSTICA. ZAP frete online. Disponvel em: <http://www.zaplogistica.com.br>. Acesso em: mar. 2011.

250

RAM, REV. ADM. MACKENZIE, V. 14, N. 4 SO PAULO, SP JUL./AGO. 2013 p. 222-250 ISSN 1518-6776 (impresso) ISSN 1678-6971 (on-line)

Vous aimerez peut-être aussi