Vous êtes sur la page 1sur 6

Artigo de rev iso

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta


Determination of Km and Max V: review and a new proposal
A.J.S. Siqueira 1 A.M.P . Azevedo1 A. Mattos-Dutra1 C.A Fin1 V.R. Lando1 L.N. Rotta1 M.R. Wink1 R.L. Bjerk1 M.S. Ferracini2 SUMRIO O objetivo do presente trabalho foi o de apresentar uma anlise das trs equaes da reta que permitem a determinao do Km e da Vmax de uma reao enzimtica. Os autores sugerem uma nova equao capaz de calcular o Km e a Vmax com maior preciso e assim como Hofstee, Eadie, Scatchard e Wilkinson recomendam o abandono da equao de Lineweaver-Burk. PALAVRAS-CHAVE Cintica enzimtica - Km - Vmax.

47

1 2

Departamento de Cincias Fisiolgicas setor de Bioqumica, Universidade Federal de Cincias da Sade de Porto Alegre. Professora com Licenciatura Plena em Matemtica, Colgio Bom Conselho, Porto Alegre, RS.
Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta SUMMARY The objective of the work was to analyse three different equations used to calculate the Km and Vmax of enzymatic reaction. The authors suggested a new equation that is capable to calculate with more precision both constants and is in agreement with the Hofstee, Eadie, Scatchard and Wilkinson who recommended to abolishment of the Lineweaver-Burk equation. KEYWORDS Enzymatic kinetic Km Vmax

48

Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta Introduo No presente artigo os autores procuraram fazer uma anlise das equaes utilizadas para determinao do Km e Vmax das reaes enzimticas. O Km e Vmax so duas constantes de extrema importncia no estudo das reaes enzimticas. O Km permite entender a funo de enzimas que catalisam uma reao especca, como o caso das isoenzimas, hexoquinase e glicoquinase. A primeira tem um Km pequeno para a glicose e a segunda, um Km maior para o mesmo substrato, o que explica suas diferentes funes. Quando uma mesma enzima atua sobre mais de um substrato, esta constante permite identicar o substrato natural (principal) que ser o de menor Km sendo que este inversamente relacionado com a anidade da enzima pelo substrato. Existe uma dependncia entre Km e Vmax (NEILANDS; STUMPF , 1955). Na determinao da atividade de uma enzima, a concentrao do substrato deve car em torno de 10 Km ou, se no for possvel, dever atingir o limite da solubilidade. Nestas condies esta reao aproxima-se de 90% da velocidade mxima (PANASSE, 1974), que est vinculada atividade molecular. A noo de enzima iniciou em 1833 com Payen e Persoz, citado por Wallach (1997). O ponto de partida dos estudos sobre cintica enzimtica ocorreu em 1902 quando Henri sugeriu a existncia da formao de um complexo enzima-substrato. Partindo desta hiptese, Michaelis e Mentem (1913, p. 333) apresentaram um clculo matemtico mais tarde desenvolvido por Briggs e Haldane (1925, p. 38) que resultou na equao: v = Vmax.s ou Km+s Km=s(Vmax _ 1) onde v a velocidade de reao, v Vmax a velocidade mxima, s a concentrao do substrato e Km quando v = Vmax 2 A partir da igualdade acima foram derivadas trs equaes lineares capazes de determinar Km e velocidade mxima: equaes de Eadie-Hofstee (DIXON; WEEB, 1964), Hanes e Woolf (1932) e LineweaverBurk (1934) representadas nas igualdades 1, 2 e 3 abaixo. Foi possvel estabelecer uma quarta equao que se mostrou mais precisa e que foi denominada
Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

CMPA (Equao 4).

Material e Mtodos Para realizao do presente trabalho foram obtidos os valores de concentrao de substrato e das respectivas velocidades com enzimas conhecidas (invertase e adenililtransferase) e de cinco reaes hipotticas. O Km e a Vmax das reaes foram calculadas com as quatro reaes calculadas. Os resultados obtidos foram comparados e analisados. Os grcos das reaes da invertase foram desenvolvidos com as quatro equaes e o da adenililtransferase com as equaes Linewear-Burk e CMPA. Resultados Os resultados encontram-se nas tabelas 1, 2,e 3.

49

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta Discusso A equao de Lineweaver-Burk, a mais recomendada pelos diversos autores, apresenta dois erros matemticos. 1 = Km . 1 +1 v V s V Para determinar o Km considera 1 igual a zero. v Ento -1 0 = Km . 1 +1 ou km . 1 = - 1 ou, ainda 1 = V s Km V s V V s V V 1 = - 1 . V = 1 =- 1 s V Km s Km uma curva . Esta armao fcil de vericar em um experimento para determinar o Km e Vmax da invertase (gura 1, C). Nesta gura possvel observar que na equao de Lineweaver-Burk o traado da reta foi forado. Na realidade, os pontos indicam uma curva e no uma reta. O grco A da gura 2, e o da Eadie-Hofstee (gura 1, A) mostram o mesmo defeito. De acordo com Hofstee (1952) no h nenhuma razo que justique o uso da equao de Lineweaver-Burk. Wilkinson (1961, p. 324) arma que consideraes estatsticas recomendam a equao linear S/v x S no lugar de 1/s x 1/v. Com os dados das reaes enzimticas hipotticas, da invertase (VILLELA; BACILA; TASTALDI, 1973) e da adenililtransferase (WILKINSON, 1961, p.324), que se encontram nasTabelas 1, 2 e 3, procuramos comparar os valores encontrados para Km e Vmax, os quais encontram-se na Tabela 2. possvel observar que as quatro equaes apresentaram Considera, tambm, 1 igual a zero para a deters minao da Vmax 1 = - Km . 0 + 1 ou 1 =1 v v V v V desvios da mdia menores que 5%, o que tolervel tanto para Km quanto para Vmax. (HOFSTEE, 1952). No entanto a nova equao mostra a menor mdia dos desvios para a Vmax, a de Eadie-Hofster menor para Km; no entanto a equao de Lineweaver-Burk, evidencia a maior mdia dos desvios tanto para Km quanto para Vmax. Na equao As igualdades (I) e (II) foram obtidas considerando os valores de 1/v e 1/s igual a zero. As dedues que levam s igualdades I e II esto mal conduzidas, pois 1/s e 1/v nunca sero iguais a zero. A equao de Lineweaver-Burk leva o estudante a um raciocnio falso, formulado dentro de princpios aparentemente lgicos. Scatchard, citado por Hofstee (1952) arma ...o mtodo dos inversos (1/s x 1/v) tem a desvantagem de encobrir desvios da reta ideal e de forar uma linha reta onde deveria ser CMPA, como na de Eadie-Hofstee, as duas constantes so obtidas sem clculos adicionais. Para a equao 1/s x 1/v devem ser calculadas as recprocas dos dados experimentais e os valores de Km e Vmax, com os inversos dos dados indicados pelo grco. Na equao de Hanes a Vmax calculada pelo inverso da inclinao da reta. A gura 1, A, B, C, e D, que indicam o experimento com a invertase da levedura, mostra que as melhores distribuies dos pontos foram obtidas com as equaes de Hanes-Woolf e CMPA.

(I)

(II)

50

Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta Para Dixon (1964) as trs equaes de reta para a determinao do Km so vlidas, mas d preferncia equao de Lineweaver-Burk que , infelizmente pouco convel, segundo Wallach (1997). Os argumentos do autor para considerar 1/s x 1/v o melhor caminho para determinar as duas constantes, so inconsistentes. Conforme Dixon o mtodo dos inversos permite identicar facilmente os pontos correspondentes s diferentes concentraes de substrato, o que no acontece com os outros mtodos. No entanto, as equaes de Hanes e Wolf e a CMPA no apresentam este problema. Para o mesmo autor na equao de Eadie-Hofstee qualquer erro em vafeta ambas coordenadas deslocando o ponto da reta ideal. Esse ltimo argumento no pode ser aceito considerando que um experimento para determinao do Km e Vmax deve ser realizado com diversos pontos e, portanto, o desvio de um ou dois pontos no impede que o resultado mantenha a preciso desejada. Consideraes Finais As mdias dos desvios e os desvios das mdias mostraram claramente que a equao de Lineweaver-Burk evidencia o maior desvio da mdia tanto do Km como da Vmax. A mesma equao exige que sejam calculadas as recprocas das concentraes do substrato e das velocidades das reaes no incio e no nal dos clculos o que estatstica dos resultados. Valores de Km e Vmax da adenililtranferase com dados da Tabela 3 (WILKINSON, 1961) calculados pela equao CMPA (Km=0,5889 e Vmax= 0,6884) apresentaram uma diferena de apenas 1,02% para a primeira constante e de 0,084% para a segunda quando comparados com os resultados estatsticos de Wilkinson (Km=0,595 e Vmax 0,69). Como possvel vericar na Figura 2, os resultados obtidos com a equao de Lineweaver-Burk as variaes foram de 7 ,5% e de 11,5% para Vmax em relao aos achados estatsticos.

51

Os pontos desviados podem ser desprezados no momento da confeco do grco. Alm disso, para determinao das duas constantes, necessrio repetir vrias vezes o mesmo experimento a m de permitir uma anlise

no ocorre com as outras equaes. Pelas razes apresentadas concordamos com os autores que recomendam o abandono da equao de Lineweaver-Burk para determinao do Km e Vmax.
Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

Determinao do Km e V Max: reviso e uma nova proposta


Referncias ATKINSON, J. F . et al. Nicotinamida Mononucleotide Adenylyltransferase of Pig-Liver Nuclei. Bioch. v. 80, p. 318, 1961. BRIGGS, G. F .; HALDANE, J. B. S. A note on kinetics of enzyme action. Bioch. J. v. 19, p. 338, 1925. DIXON, M. & WEBB, E. C. Note, Nature, v. 184, p. 1298, 1959. EADIE, G. S. The Inibition of cholinesterase by physostigmine and prostigmine. J. Biol. Chem., v. 146, p. 85, 1942. HANES, C. S. CLXVII. Studies on plant amylases. Bioch. J. v. 112, p. 1406, 1932. HOFSTEE, B. H. On the Evaluation of the Constants Vm and Km in Enzyme Reations. Science, v. 116, p. 329, 1952. LINEWEAVER, H. & BURK, D. The determination of Enzyme Dissociation Constanto. J. Amer. Chem. Soc. V. 56, p. 658, 1934. MICHAELIS, L.; MENTEN, M. L. Die Kinetik der Investinwirkung Bioch. Z, v. 49, 1913. p. 333. NEILANDS, J. B.; STUMPF, P . K. Outlines of Enzyme Chemistry. New York: John Wiley & Sons Inc, 1958. p. 95-109. PANASSE, L. Les Enzymes: Cintique et Mcanisme DAction. Paris: Masson et Cie, diteurs, 1974. p. 24-25. WALLACH, J. Les enzymes. Paris: Editeur Nathan, 1997 . WILKINSON, G. N. Statistical Estimations in Enzyme Kinetics. Bioch. J. v. 80, p. 324, 1961.

52

Cincia em Movimento | Ano XIII | N 27 | 2011/2

Vous aimerez peut-être aussi