Vous êtes sur la page 1sur 15

www.op-edu.

eu

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu

INTRODUO
Este documento, intitulado EDUCAO: LEVANTA-TE E LUTA apresenta nmeros, factos e realidades que traduzem a situao da Educao em Portugal em 2013. Este documento um contributo para a defesa do Estado Social que determina a sociedade e o seu desenvolvimento, sendo que nenhuma das outras dimenses do Estado Social pode ser excluda. importante ter em conta que, em todas as realidades que envolvem dinmicas coletivas, a construo lenta, complexa e difcil, plena de avanos e recuos, mas que a sua destruio pode ser muito rpida, devastadora e de retrocessos incontrolveis. No dia 3 de maio de 2011, o governo Scrates assina um acordo com a troika: UE/BCE/FMI. Contra o emprstimo de 78 mil milhes de euros, o pas fica com o estatuto de intervencionado e perde a sua soberania poltica para os grandes credores financeiros. O primeiro-ministro garante que vai virar a austeridade para o Estado e no para as pessoas e que no haver mais cortes na funo pblica nem nas pens es. A 21 de junho de 2011, eleito Passos Coelho, do PSD, que constitui governo com o CDS/PP. Inicia-se ento um tsunami sobre o Estado Social incluindo a Educao. Portugal foi, desde a interveno da troika, o pas que mais cortou nas prestaes sociais: cortou cerca de 7,4%, ficando longe da mdia europeia. O PIB desceu mais de 2,3 pontos percentuais s neste ltimo ano e as previses do governo so regularmente revistas em baixa. A Educao, apesar de se manifestar e de ainda aparecer noticiada na comunicao social, bastante menorizada tanto poltica como socialmente, quer na Assembleia da Repblica quer nos movimentos cvicos que tm vindo a constituir-se na sociedade portuguesa. Portugal um pas frgil e a Educao no escapa a essa fragilidade. J a Espanha fascista tinha 10 anos de escolaridade obrigatria nos anos 70 (ver Projeto Social do Mediterrneo, OCDE) e entre ns ainda se trabalhava para a prolongar de 4 para 6 anos. Passmos de 1,4% do PIB para a Educao em 1972, para 4,6% em 1995, at atingir 5,7% em 1998 (OCDE, Education at a glance, 2001). Houve, em democracia, compromissos polticos claros no sentido de valorizar a qualificao dos portugueses. Atualmente, pases como a Sucia rondam os 7% nas despesas com a Educao. Porm, em 2012 essa percentagem desceu, em Portugal, para 3,8%, SENDO actualmente A MAIS BAIXA DE TODA A UNIO EUROPEIA. A Educao, segundo Passos Coelho, est menos blindada pela Constituio da Repblica Portuguesa ltima barreira contra a barbrie do que a Sade e est, por isso mesmo, muito mais ameaada. O chamado Relatrio do FMI de 2013, encomendado e escrito por diversos tcnicos e responsveis portugueses, designa-a como um CUSTO. Ora a Educao antes de mais um INVESTIMENTO na qualificao das pessoas e, portanto, na qualificao da prpria sociedade e do seu futuro. Este documento aborda os seguintes pontos:

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
12345678Ao que chegmos! Da Escola aos mega agrupamentos (Des)caminhos curriculares Ensino Superior - Ver Lisboa? Nem por um canudo! Professores tr/oik/cidados A Pobreza na Escola Educao de Adultos: no h 2 oportunidade Para onde nos levam?

Num caminho descendente, de cortes e de transformaes, de pobreza e de desigualdades que ameaam a escola pblica, Educao: Levanta-te e Luta assume-se como um grito de alerta.

1. Ao que chegmos!
A dispensa de milhares de professores, a gesto dos mega agrupamentos ao estilo privado, reforando o poder dos diretores, a metodologia da concorrncia entre escolas, o aumento de horas de trabalho dos professores, a nfase curricular nas disciplinas de carcter mais instrumental, com menorizao da formao do aluno, so as medidas mais evidentes do programa ideolgico que se vai instituindo em Portugal. No Estado Novo, o sistema de ensino estruturava-se em duas fileiras de ensino: uma para a formao das elites (o liceu) e outra para a formao do capital humano (escolas tcnicas). A Revoluo de Abril acabou com estas vias, procurando um sistema democrtico que propunha diferenciaes vrias e flexveis. esta realidade que se pe em causa quando se quer impor um sistema dual alemo, como afirmou o ministro da Educao numa conferncia em Berlim. No sentido de uma seleo precoce, foram j criados exames nacionais em todos os graus de ensino, de modo a que os alunos com resultados inferiores sejam enviados para a segunda via, degradando assim o estatuto da formao profissional. O que est em causa uma mudana do projeto de sociedade com base em opes ideolgicas da elite que sustenta o poder. A crise econmica e financeira que sujeitou o pas condio de refm das agncias internacionais (FMI, BCE e UE) est a servir de pretexto para um ataque escola pblica, configurando mesmo uma profunda alterao do sistema de ensino portugus. Nos ltimos dois anos, o oramento para a Educao desceu de 5,7% do PIB para 3,8%. Em 2010 e 2011, o nmero de professores desempregados aumentou 120%. A Educao foi o setor que mais cresceu no nmero de inscritos nos Centros de Emprego: 225%, comparando os nmeros de 2009 com os de 2011 (Relatrio do IEFP). Esta excluso em massa feita custa do aumento do nmero de alunos por turma, da concentrao de escolas em mega agrupamentos, do aumento das horas de trabalho dos docentes e da extino de disciplinas no curriculares (Estudo Acompanhado e rea de Projeto que preparam para a vida e no apenas para exames a curto prazo), e a menorizao de muitas outras, do Desporto/Educao Fsica Educao Artstica, da Educao Cvica Educao para a Sade. Tudo justificado com os CUSTOS mas a despesa em Educao , hoje, a mais baixa da Unio Europeia.

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Quanto aos resultados, que s so avaliveis a longo prazo, bom assinalar que o estudo do PISA vem demonstrando uma melhoria dos conhecimentos dos alunos em leitura, matemtica e cincias, situando-se agora Portugal na mdia dos pases participantes no programa da OCDE. No Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS), os resultados de 2011 indicam que os alunos do 4 ano obtiveram em Cincias 53 pontos, sendo a mdia internacional de 48, ultrapassando a Blgica ou a Noruega. Em Matemtica atingiram 59 pontos numa mdia internacional de 50, frente da ustria, da Dinamarca, da Alemanha, da Irlanda, da Itlia, da Noruega, da Espanha e da Sucia. Dos 50 pases que participaram neste estudo, Portugal ficou respectivamente em 15 e em 19 lugar. Temos, assim, um padro de crescimento, desde os anos 90, superior ao da mdia da OCDE, ao contrrio do que anunciam os profetas da desgraa. Tem sido um caminho sustentado na resoluo do atraso educativo portugus. Estes dados no so ocultados ou menorizados por acaso. Com o falso pretexto do insucesso do sistema, pretende-se atingi-lo no mago da democracia social. Assinalemos que no h sequer uma linha sobre a integrao das crianas e dos jovens com necessidades educativas especiais, questo incontornvel no que toca aos avanos civilizacionais maiores. Todo o poder economia, advogam os atuais poderes, esquecendo o desemprego galopante, a emigrao dos jovens qualificados - com elevadssimas taxas de desemprego - um mercado de trabalho que no sabe o que significa economia do conhecimento mas que se agarra super explorao dos trabalhadores com o salrio mnimo mais baixo da Unio Europeia. O problema mundial e europeu, certamente, mas cada pas conta a sua histria e a sua realidade. Todos os documentos da OCDE, do Banco Mundial, do FMI e da UE repetem a necessria competitividade na formao escolar, com cortes no pessoal, com oramentos restritivos, com uma escola cuja oferta cada vez mais pobre. No ponto 4.0 do Memorando de Entendimento sobre as Condicionalidades de Poltica Econmica, na sua atualizao de Setembro de 2011, revela-se que o que tem em vista o combate baixa escolaridade e ao abandono escolar precoce , to s, melhorar a qualidade da formao humana e facilitar a adequao ao mercado de trabalho. No um projeto para uma sociedade democrtica com plena cidadania.

2. Da Escola aos mega agrupamentos


A 'imploso' do Ministrio da Educao (MEC), que o Ministro repetidas vezes prometeu1 e outras gradas figuras do PSD2 conclamam, tem-se concretizado, com visveis resultados. A juno dos dois anteriores departamentos do Estado responsveis pela Educao e Cincia acelerou a estratgia neoliberal para desorganizar e anquilosar o aparelho estatal. Acentuam-se os processos de centralizao e burocratizao. A Lei Orgnica do MEC incluindo a extino das Direes Regionais de Educao, na forma como se concretizou, constitui tambm um passo relevante neste processo.

Ver eg. http://www.publico.pt/politica/noticia/nuno-crato-ainda-quer-implodir-o-seu-ministerio-1501062

Posio defendida nas Jornadas Parlamentares do PSD em 2011. Cf. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=411926&tm=9&layout=123&visual=61

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Esta destruio do setor educativo do Estado para alm de pretender facilitar o esboroamento do ensino pblico tem tambm como objetivo a criao de nichos de negcio na administrao da Educao. O Programa do Governo prometia "o acesso ao conhecimento e a experincias exteriores, em particular contratualizando com parceiros da sociedade civil" e tal tem vindo a ser concretizado com o recurso a dispendiosas consultorias e outsourcings perspetivando acentuar-se com a antevista autonomizao do Ministrio em relao s Escolas. O que est hoje a ser construdo traduz a aplicao dos princpios neoliberais em que a concorrncia, a avaliao, a regulao e a competitividade so sacralizadas, em que o mercado e a iniciativa privada (agora batizada de empreendedorismo) so mobilizados para que conceitos como rede nacional ou mesmo servio pblico se sobreponham ao de rede pblica de estabelecimentos de Educao e ensino constitucionalmente consagrado. Trata-se, efetivamente, da descentralizao de um modelo de negcio educativo em que o Estado se liberta das escolas pblicas. Algumas das medidas que tm sido adotadas no mbito da organizao e gesto das escolas convergem para este objetivo. Desde logo, a criao e agregao de mega agrupamentos de Escolas constitui -se como um aspeto essencial para a desqualificao do ensino pblico. A criao dos mega agrupamentos verticais, muitos dos quais com mais de 2.000 alunos, alguns com mais de 4.000 alunos, tem contribudo para a descoordenao pedaggica, para a desumanizao do clima escolar (hoje, as secretarias podem ficar a quilmetros das escolas, numa sede de agrupamento e diversas competncias so para a transferidas, desenraizando as dinmicas escolares dos seus contextos). Os mega agrupamentos representam a perverso absoluta do projeto originrio dos agrupamentos escolares que visava requalificar a Escola pblica conferindolhe condies organizacionais adequadas a uma vivncia pedaggica, participada e democrtica. Assiste-se a uma sobrevalorizao de procedimentos burocrticos, ao privilegiar as lgicas administrativas em vez das educacionais, a complexificao de hierarquias e redes organizacionais, a hiper-regulamentao e sobreocupao do quotidiano de quem vive a Escola. Nesta complexificao da gesto dos mega agrupamentos em que se privilegiam as componentes administrativas, os docentes so sobreocupados numa pouco til proliferao de tarefas e reunies criando-se a convico geral que a direo de to emaranhada realidade s pode ser assumida por profissionais muito especializados e experientes. A avaliao tem sido instituda como um complicado instrumento de controlo e de seleo mais subordinado a necessidades financeiras, estatsticas e outras do que a intentos formativos e a melhorias de prticas. A arbitrariedade e a precarizao de emprego, institudas para um nmero crescente de professores, acentuam uma diviso profissional inaceitvel e tendem a consagrar no interior das escolas subordinaes, dependncias e medos incompatveis com um clima democrtico e participativo indispensvel ao fomento das aprendizagens. Isto tudo contribui para a tendencial perpetuao nos cargos dirigentes e abre terreno justificao para a existncia de gestores profissionais frente das escolas. Mas contribui tambm, objetivamente, para uma crescente dependncia dos Conselhos de

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Gesto e dos Diretores face s Cmaras Municipais, verificando-se j em alguns Municpios uma efetiva partidarizao daquele cargo. neste quadro que o Governo d passos concretos para a transferncia de competncias da Educao para as Autarquias. O protocolo recentemente celebrado entre O Ministro da Educao e a Cmara de Cascais assume-se como um projeto-piloto de um processo de transferncia de competncias relativas a toda a educao bsica e ensino secundrio que o governo deseja ver rapidamente generalizado. sintomtico que, neste estudo estratgico pioneiro, seja dada uma especial ateno gesto dos recursos, incluindo professores e trabalhadores auxiliares, assim como reduo global de custos. Quando conhecida a dificuldade que a maioria das Cmaras tem em contribuir para as dinmicas educativas locais, (em termos gerais, os Conselhos Municipais de Educao so um exemplo de inoperncia e burocracia intil), o salto em frente projetado pelo Governo mais se assemelha a um salto para o abismo. E o projeto especfico Escola Segura da responsabilidade do Ministrio da Educao que to bons resultados demonstrou na segurana dos alunos e da comunidade educativa desapareceu como tal? Com que consequncias? fcil compreender que o percurso iniciado pelo MEC visa inviabilizar a autonomia das escolas, desorganizar e desinvestir na Escola pblica e desqualificar o ensino da generalidade das crianas e jovens. a opo por um caminho que, em nome da livre escolha e da suposta ineficincia do Estado ir enveredar, tambm neste setor social, pela senda das parcerias pblico-privadas e das privatizaes.

3. (DES)CAMINHOS CURRICULARES
Legitimadas pelo ambiente de crise vivido em Portugal como noutros pases europeus, damos conta de mudanas nas disciplinas, nos contedos programticos e nos recursos curriculares, acompanhadas de alteraes estruturais, consignadas no DL n 139/2012 de 5 de julho e num conjunto de despachos regulamentares. Entre as intenes declaradas, o pedagogicamente correto e a realidade, a distncia imensa. Com efeito, as medidas adotadas vo ao arrepio das intenes legisladas. Assistimos a uma sobrevalorizao de um ncleo duro de disciplinas: o reforo do portugus e da matemtica, aumentando o nmero de horas de cada uma dessas disciplinas nos 2 e 3 ciclos do ensino bsico e a atribuio de cargas horrias semanais definidas como os tempos mnimos para lecionar o programa do 1 ciclo em lngua portuguesa, matemtica e estudo do meio. Este desequilbrio do currculo na perspetiva da formao integral bsica desvaloriza as reas das expresses e a formao cvica. As reas no curriculares, orientadas para a aquisio de hbitos de estudo e de trabalho responsvel so agora limitadas aos alunos que tenham maiores dificuldades, transformando-se em fator de remediao para alguns e no de formao plena para todos. O que tem vindo a acontecer com o Desporto Escolar no qual tanto se investiu para a integrao e socializao positiva de todos os alunos?

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Fingindo que cumprem a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n 46/86 com as alteraes introduzidas at 1999), varrem todas as opes que no se enquadram no ncleo duro da escola tradicional. Com efeito, as componentes curriculares que contribuam para a promoo integral dos alunos em reas de cidadania, artsticas, culturais, cientficas ou outras (DL 139/2012, Art.12, pontos 1 e 2) previstas para os 2 e 3 ciclos, tornam-se eventuais e a sua oferta deve ser efetuada atravs da utilizao de um conjunto de horas de crdito, definidas em despacho normativo do membro do governo responsvel pela rea da Educao. Ou seja, contingentes e centralizadas, contrariando a autonomia das escolas, estas atividades educativas passam a ter um carcter aleatrio. A diminuio drstica do nmero de professores prejudica fortemente o apoio aos alunos e o desenvolvimento de atividades diferenciadas. O mesmo acontece com o aumento do nmero de alunos por turma, criando uma presso para a conformidade e para o ensino expositivo tradicional em que se ensina a todos como se fossem um s e o mesmo. H muitos professores que, pela diminuio das horas das suas disciplinas, vo de escola em escola e se dispersam entre mais de 13 turmas. As alteraes curriculares no se ficam por aqui. Prev-se a criao temporria de grupos de homogeneidade relativa (o que significa? A fuso de duas ou mais disciplinas numa s?) em disciplinas estruturantes, no ensino bsico, atendendo aos recursos da escola. Os recursos da escola voltam assim a marcar a qualidade do trabalho escolar. Por outro lado, prev-se agora um ensino vocacional precoce (Art. 6 ponto 1, alnea f do DL j referido), a partir do 4 ano de escolaridade, desde que neste ciclo se verifiquem duas retenes (leia-se reprovaes). Tal medida divulgada como visando o sucesso escolar (Art. 21). Sob a capa da reorientao de al unos com insucesso escolar e/ou problemas de integrao na comunidade educativa, estamos perante uma situao da maior gravidade: a excluso para vias profissionalizantes, sob regulao das escolas e de acordo com as orientaes ministeriais dos alunos que, por razes vrias, e, em primeiro lugar, por pertencerem a meios de cultura no letrada - os filhos do analfabetismo no se integram na escola rgida e uniforme, uma escola tradicional e igual para todos em que suposto que todos aprendam a mesma coisa, ao mesmo tempo e da mesma maneira. Trata-se de um retrocesso civilizacional que no pode passar em silncio. A par com estas medidas, claramente orientadas para uma escola para as elites e outra para o povo, criam-se exames nacionais no 4 ano, no 6 e no 9 anos, nas disciplinas de lngua portuguesa e de matemtica. Retirando todo o sentido da profisso docente e ignorando os avanos das cincias sociais e humanas, afirma-se que tais exames asseguram uma articulao entre currculo e avaliao e constituem um elemento de referncia que refora a sistematizao do que se ensina e do que se aprende. A pretexto do rigor e da valorizao dos resultados escolares, multiplicam-se os nveis avaliativos internos, externos, dos alunos, dos professores e das escolas, tudo isto num discurso confuso e prolixo, traduzido em metas curriculares formais e em mltiplos despachos. Os processos de aprendizagem desaparecem, bem como o desenvolvimento de competncias, e apenas se afirma fortemente um modelo empresarial da gesto da Educao. A meritocracia e no a Escola para Todos mas apenas para os que a merecem revela-se numa escolaridade posta ao servio do mercado de trabalho, desvalorizando a formao integral das pessoas crianas e jovens. , muitas dcadas depois, a afirmao despudorada da escola da reproduo social, traduzindo as desigualdades sociais em mrito individual.

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Trata-se, no Portugal de 2013, de uma reforma educativa maquilhada, de uma mudana em curso em funo de um entendimento elitista de para que serve a Educao no presente e no futuro da sociedade portuguesa.

4. Ensino Superior - Ver Lisboa? Nem por um canudo!


conhecida, na linguagem popular, a expresso ver Braga por um canudo. O monculo do Bom Jesus, em Braga, foi apropriado de forma analgica pelo senso comum nacional para dar conta de duas realidades recorrentes. Por um lado, para se referir s coisas que apenas podemos ver distncia sem que as possamos tornar nossas. Por outro lado, num sentido mais critico, para dar conta das circunstncias em que vemos expectativas que consideramos legtimas serem goradas. Ficar a ver Braga por um canudo desejar algo e no o conseguir. ter a deceo de constatar que, afinal, no vamos chegar onde julgvamos ser possvel. ficar mais longe do que j estivemos mais perto. Retomo esta expresso trivial para, de forma analgica, retratar a situao do ensino superior em Portugal. O atraso estrutural que Portugal manteve em relao Europa sempre nos colocou muito longe de uma realidade que poderamos ver - porque, afinal, estava geograficamente perto de ns -, onde desejvamos chegar, mas que se afigurava como que inalcanvel - de to longe que nos encontrvamos em termos de padres de comparao em vrios planos. A nossa adeso CEE mudou este horizonte de lonjura e foi abrindo janelas que, aos poucos, nos colocaram em patamares de aproximao. O crescimento do sistema nacional de ensino superior, ainda que com desequilbrios, foi uma dessas janelas de vo largo com consequncias transversais: no aumento das qualificaes, na capacidade de inovao, na promoo da internacionalizao, no fomento das atividades de investigao, etc. Todavia, sob a tutela da troyka, Portugal tem vindo a dar sucessivos passos atrs na trilha que vinha seguindo, tornando-se evidente que o caminho e o desiderato da aproximao esto comprometidos. A Unio Europeia tem vindo a colocar o ensino superior e a investigao cientfica no mago das suas prioridades. Ironicamente, uma das suas agendas mais emblemticas (centrada no objetivo de tornar a Europa a economia do conhecimento mais dinmica e competitiva do mundo), traada para a primeira dcada do milnio, assumiu a designao de Agenda de Lisboa. No se trata apenas de uma coincidncia com o facto de Portugal assumir, pela altura da emergncia dessa Agenda, a presidncia do Conselho da UE. Para alm das estratgias da Unio, h, na Agenda, a vontade do pas em marcar um rumo em que o ensino superior uma pea-chave. Parte da ironia est em que nem os muitos canudos que no seu crescimento o sistema de ensino superior produziu nos permitem ver a Lisboa que Agenda. verdade que a UE, e Portugal ainda mais que a UE, ficou a ver a Agenda de Lisboa por um canudo, falhando todas as metas (excepto uma) que a Agenda fixou, para 2010, em matria de educao. Todavia, Portugal, que veio de um atraso estrutural incomensurvel, deu passos muito importantes nas ltimas dcadas.

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu

Dos 216 doutoramentos concludos em 1986, Portugal passou para 1606 doutoramentos concludos em 2010. Das 6,6 publicaes cientficas por 100 mil habitantes em 1986, Portugal passou para 131,6 em 2011. Se a nica meta para a educao alcanada pela UE no mbito da Agenda foi o nmero de licenciados em matemtica, cincias e tecnologia, curial registar que, de acordo com o Eurydice, Portugal foi o pas que registou o maior aumento, tendo o peso de licenciados nesta rea (para o perodo 20012010) passado de 17% para 25% (um pouco distante da Finlndia 32% mas muito frente da Holanda 14%). Dados compilados pela FFMS mostram que os 106 mil alunos inscritos no ensino superior em 1986 eram j 396 mil em 2011 (embora fossem s 390 mil em 2012, a primeira reduo registada desde a expanso do ensino superior). O nmero de diplomados passou de 18.600, em 1991, para 78.785, em 2011. Em 1990, o pas despendia 6.814.826 euros em bolsas de ao social no ensino superior, quantia que se elevou a 163.287.914 euros, em 2010 (sendo reduzida para 130.657.929, em 2011 e ainda mais reduzida em 2012, como o atesta o relatrio citado no Pargrafo seguinte e as declaraes do CRUP, que atestam uma reduo de 20 mil bolseiros nos ltimos 3 anos, de 75 mil para 55 mil bolseiros). O ensino superior foi durante dcadas, em Portugal, o principal instrumento de mobilidade social ascendente. hoje frequentemente estigmatizado por estar a produzir desempregados. Todavia, convm relevar que o relatrio Education and Training Monitor 2012 salienta que possuir um grau de ensino superior acarreta benefcios duas a trs vezes superiores aos custos pblicos decorrentes da sua aquisio. Mais de metade dos pases da UE j alcanaram a desejada meta de garantir que 40% das pessoas que tm entre 30 e 34 anos possuem um grau superior de ensino. Em Portugal apenas cerca de 26% est nessa situao. A UE estima que, em 2020, 35% do mercado de trabalho seja preenchido por profissionais com qualificao superior, enfatizando que, se verdade que os diplomados experienciam crescentes dificuldades de empregabilidade, entre os diplomados pelo ensino superior que encontramos as mais elevadas taxas de empregabilidade. Este mesmo relatrio confirma que, j em 2009, mesmo quando vrios pases europeus estavam em recesso, Portugal e a Romnia foram os nicos a reduzir o investimento no ensino superior, quando todos os outros pases, apesar da reduo da despesa pblica, mantiveram ou aumentaram os oramentos para o ensino superior. Dados do Eurostat de 2012 mostram que Portugal gasta em percentagem do PIB abaixo da mdia europeia (1,07% em Portugal contra 1,22% na UE). Alcanar os patamares da Agenda de Lisboa afigura-se como uma miragem. Os cortes no ensino superior esto inequivocamente a promover o abandono e o absentismo dos alunos, esto a colocar as instituies em estado de agonia, esto a levar a uma reduo do corpo docente (cerca de 1000 professores a menos em relao ao ano letivo transato), a um aumento dramtico da idade mdia do corpo docente (o ndice de envelhecimento rcio-% vai nos 98,5 contra 47,7 em 2001), a uma precarizao que no ensino superior privado vem ganhando contornos de escravatura (e que no ensino superior pblico aparece travestida de voluntariado).

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu

5. Professores tro/ik/cidados
O que tem mostrado a atuao deste governo para atingir o que dizem ser os objetivos do memorando de entendimento com a troika? Precarizao de parte do corpo docente, com incumprimento de normas aprovadas em diretiva europeia de 1999, que determina a vinculao laboral aps 3 anos de contrato por parte de qualquer trabalhador. O MEC no cumpre; Recusa do pagamento, devido por lei, aos docentes que terminam os seus contratos, sem razo, desrespeitando as decises dos tribunais; Colocao de muitos professores em mobilidade especial, pela atribuio dos chamados horrios 0, abrindo caminho ao despedimento de quem v desaparecer as suas atividades vontade dos mandantes; Pagamento de horas extraordinrias a preos ridculos, tempo por compensao por trabalho noturno a desaparecer, retirada de subsdios de frias e de natal uma reduo do rendimento lquido rondando os 30%. Estagnao salarial e de carreira; Aumento desmedido de inscries nos centros de emprego (71% mulheres) e 44% na zona norte (IEFP), entre 2010 e 2011. O Ensino foi a profisso que maior desemprego teve; Aumento do nmero de alunos por turma, diminuindo assim os professores em funes e baixando os nveis de acompanhamento e de maior proximidade com os alunos. Um retrocesso inadmissvel; Processo de reviso curricular sem fundamentos legais , com disciplinas que desaparecem e outras que diminuem o nmero de docentes; Abandono do processo de certificao de adultos, anulando a importncia da Educao ao Longo da Vida; Inoperncia dos centros de formao de professores, anulando-se os cursos que servem a sua atualizao permanente; Encerramento de escolas e criao de mega agrupamentos que eliminam a dimenso mais nobre da docncia: a do acompanhamento e proximidade a cada aluno; Absoluto desrespeito pelos profissionais que procuram, com prejuzo das suas penses, abandonar a profisso. Mais de metade dos pedidos de reforma apresentados por todos os funcionrios pblicos at final de 2012 so de professores. bvio que o atual governo tem a sua prpria leitura do memorando da troika e que vai mais alm, subjugando a Educao aos parmetros financeiros de curto prazo, erro crasso que marcar uma gerao pois os reflexos no setor so sempre sentidos a longo prazo. Cabe aqui repetir a frase tantas vezes dita: Se a Educao cara, experimentem a ignorncia. Os docentes vivem hoje um clima nas Escolas reflexo de uma sociedade deprimida, pronta a explodir face a acontecimentos de reduzida importncia. A mediao nem sempre possvel e, embora muitas situaes sejam silenciadas por diretrizes superiores, a violncia sentida e chega ao conhecimento de todos. Fomenta-se um Ensino que exige uma prtica intensa de resoluo de testes para melhorar a prestao dos alunos nos exames, pois existe a ideia de que as Escolas so tanto melhores quanto mais alta a sua posio no ranking.

10

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Como diz de forma insuspeita Diane Ravitch,3 As nossas escolas no melhoraro se apenas valorizarmos o que os testes medem, acrescentando que no melhoraro se nos continuarmos a focar apenas na leitura e na matemtica enquanto ignoramos as outras disciplinas que so elementos essenciais de uma boa Educao () O objetivo da Educao no produzir resultados elevados, mas educar crianas para serem pessoas responsveis com mentes bem desenvolvidas e bom carter (). Teremos de nos assegurar que os nossos alunos mais necessitados tm professores bem formados, pequenas turmas, instalaes bonitas e um currculo rico em artes e cincias. () Como nao, necessitamos de um sistema de Educao pblico forte e vibrante um elemento fundamental da nossa sociedade democrtica. Entre ns, acontece o contrrio: o que se construiu nas ltimas dcadas visto por um prima estreito e tecnocrata, sem alma nem alcance. Ensina a todos como se fossem um s, excluem-se, mudam de rumo. Isto no significa, de modo algum, que no haja professores e equipas resistentes, movimentos pedaggicos e espaos de esperana. Apenas queremos sublinhar as polticas educativas do governo PSD/CDS ao servio da troika, adivinhando-lhe os desejos e fazendo o papel de bom aluno reverente e obrigado que ultrapassa sempre os pedidos do professor. Os professores tm vindo a sofrer uma brutal compresso nas horas disponveis para o desenvolvimento das suas atividades4, o que os obriga a utilizar tempo da sua vida pessoal a favor do exerccio profissional que querem dignificar. J em 2006 Gomes et al. mostravam que 30% era afetado pelo stress, verificando-se situaes de burnout (esgotamento fsico e emocional) em 13%; Em 2010, Rita, Patro & Sampaio afirmavam que no Secundrio os professores so colocados perante nveis de exigncia e expectativas superiores para a execuo do seu papel e no Bsico sentem maior dificuldade na gesto dos conflitos com os pais e com a escola. Ainda em 2010, Correia, Gomes & Moreira aconselhavam, face ao problema descrito, a anlise da reduo dos alunos por turma e a limitao da carga de trabalho para se cumprir o n. de horas de servio por semana. O estudo da OCDE5, j com dados de 2008, afirmava que em termos de horas de estudo [Portugal 752, mdia OCDE 661, mdia da UE (a 19 pases) 632] Portugal se situava no patamar mais elevado dos valores apurados, tal como em tempo de trabalho dos professores [1261, mdia OCDE 1166, mdia da UE (a 19 pases) 1108]. Tendo presente o que j foi descrito, que d conta dos atropelos entretanto cometidos, a tese de que os docentes trabalham pouco mostra que o que se vai dizendo so afirmaes mentirosas de quem tem um plano ideolgico para concretizar, que colide com a realidade e que teima em no permitir que a evidncia seja demonstrada.

6. A Pobreza na Escola
A crise financeira atual est a afetar Portugal severamente, com significativo impacto nos recursos disponveis para a Educao, OCDE, Reviso da Avaliao da Educao em Portugal, 2012.

Ex-adjunta do Secretrio da Educao de George Bush, no seu livro A vida e a morte do grande sistema escolar americano: Como os testes e a escolha esto a minar a Educao, analisado no American Educator (n. 2, vol. 34, 2010) 4 Em anexo deixa-se documento sobre o horrio docente para a perceo desta realidade. 5 Education at a glance (2010).

11

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Desde 2011, a maioria dos cidados portugueses est cada vez mais empobrecida, financeira e socialmente, e defraudada nos seus direitos: direito ao emprego, Educao condigna dos filhos e, em muitos casos, ao prprio sustento das suas famlias. O aumento constante do desemprego, desde 2008, atirou 9% da populao portuguesa para uma situao de privao material severa (Eurostat, 2012). Como resultado, em 2011, 18% da populao portuguesa encontrava-se em risco de pobreza (Eurostat, 2012). No 4 trimestre de 2012, a taxa de desemprego estimada foi de 16,9% (INE, 2013): a populao desempregada j ultrapassou as 900.000 pessoas. A Caritas Europa, em Dublin (2013), revelou dados que mostram que, em 2012, entre a populao ativa em situao de emprego, em Portugal, o risco de pobreza de 10,3%, para uma mdia europeia de 8,4%. Se incluirmos na anlise outras dimenses, verificamos que, no que se refere ao risco de pobreza, persiste uma maior vulnerabilidade por parte das mulheres (18,4%) face aos homens (17,3%), das pessoas com mais de 65 anos (21%) e das pessoas com menos de 18 anos (22,4%). Entre todos, os mais perto do limiar da pobreza so os idosos que vivem sozinhos e as famlias constitudas por dois adultos com trs ou mais filhos (Eurostat, 2012). Mas a vulnerabilidade e o risco tocam, tambm, as famlias monoparentais e os casais em que ambos os cnjuges se encontram desempregados. Paralelamente, o fosso entre pobres e ricos em Portugal o maior no conjunto dos pases da Unio Europeia, sendo o rendimento dos dois milhes de portugueses mais ricos do pas quase sete vezes maior do que o rendimento dos dois milhes de pessoas mais pobres. O Report Card 10, produzido pelo Gabinete de Investigao da UNICEF, debrua-se sobre a pobreza e privao infantis no mundo industrializado, comparando e alinhando os pases de acordo com o seu desempenho, em que se declara que os dados disponveis provam que um nmero demasiado elevado de crianas continua a no ter acesso a variveis de base em pases que tm meios para as proporcionar. Neste quadro, a Romnia e a Bulgria so os pases que apresentam as taxas de privao mais elevadas (70% e 50% respectivamente) seguidos por Portugal com uma taxa de 27%; no proteger as crianas dos efeitos da crise econmica e financeira nos dias de hoje um dos erros mais caros que uma sociedade pode cometer (UNICEF, 2012). Em Portugal, o maior problema de privao das famlias ao nvel financeiro (43,3% na alimentao e bens essenciais), seguindo-se os tempos livres (29,4% - ausncia de atividades culturais e ou desportivas), o domnio social (26,4% - enquadramento, conforto h muitas crianas a viverem szinhas com irmos pouco mais velhos) e a Educao (25,8%). J em 2011 se manifestava esta privao, em que cerca de 40% dos alunos dos ensinos bsico e secundrio beneficiaram da ao social escolar, tendo mais de metade destes alunos recebido o apoio mximo, ou seja refeies, livros e material escolar inteiramente pagos (Relatrio CNE, 2011). No incio do ano letivo de 2012/2013, diversos rgos de comunicao social noticiavam que cerca de 13 mil alunos estavam sinalizados pelo programa de reforo alimentar nas escolas. Segundo diversas notcias na imprensa escrita e outra, em 2012, muitas escolas mantiveram as suas cantinas abertas no perodo das interrupes letivas, para fornecerem refeies s crianas de famlias mais carenciadas. Nos ltimos dois anos o oramento da Educao desceu de 5,7 para 3,8% do PIB, colocando Portugal num dos ltimos lugares, entre os seus pares europeus, o que naturalmente fragiliza o sistema educativo. O oramento de Estado para 2013 contemplou um novo corte na Educao, superior a 700 milhes de euros, a que acresce as consequncias do corte suplementar de 4.000 milhes de euros para as funes sociais do Estado, anunciado pelo atual governo.

12

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu

7. A Educao de adultos: no h segunda oportunidade


Facilitar e generalizar o acesso Educao e Formao em todas as fases da vida foram, em 2011, as recomendaes da Comisso Europeia aos Estados-membros sobre a Educao/Formao de Pessoas Adultas. Empenhado nestes desgnios, Portugal realizou, nas ltimas dcadas, um significativo esforo de qualificao da populao, apesar de ainda se encontrar distante de grande parte dos pases da Unio Europeia e da OCDE. Em 2000, criou-se a ANEFA (Agencia Nacional de Educao e Formao de Adultos), articulando o Ministrio da Educao e o do Trabalho e Solidariedade Social (ento assim designado). O objetivo, para alm da criao de cursos articulados de Educao e Formao Profissional (EFA) para Adultos, era o da construo rigorosa de Centros de Reconhecimento, Validao e Certificao de Competncias. Eram necessrios critrios de saberes passveis de serem equivalentes a graus escolares e eram necessrios formadores capazes de conduzir o trabalho. Como o nome indica, o objetivo era o de reconhecer e validar competncias adquiridas ao longo da vida (no trabalho, na vida cvica, na emigrao, etc., etc.) para efeitos escolares e/ou profissionais, com integrao no plano de estudos de todas as dimenses do conhecimento. Mais tarde, com a vontade de que milhares de adultos adquirissem rapidamente o 12 ano (OCDE oblige!), o governo batizou-os (nome feliz) de Centros de Novas Oportunidades (CNO), para os quais foram precisos muito mais formadores e que passaram a funcionar em associaes, cooperativas, centros empresariais e tambm em muitas escolas e constituram um estmulo e apoio efetivos procura de Novas Oportunidades de Formao e Certificao para Adultos. Respondia-se assim necessidade de Portugal vencer o ciclo longo de atraso nacional na qualificao da populao adulta, face aos outros pases desenvolvidos, havendo cerca de 430 Centros Novas Oportunidades em todo o pas. O trabalhador portugus, frequentemente pouco qualificado e raramente diferenciado, possui habilidades no fazer e mesmo no pensar o que fazer, mas nunca obteve formao certific ada que o preparasse para o desempenho. No tendo obtido a escolaridade mnima, no acede formao de aperfeioamento profissional, de atualizao ou mesmo de progresso, porque lhe faltam qualificaes acadmicas. Mas este trabalhador sabe o que faz e porque faz. Pode no saber fundamentar cientificamente o processo do saber fazer, mas possui um saber de experincia feito, que se afirma como um percurso formativo diferenciado, reconhecvel e avalivel. H muitos anos que sabemos que a separao entre a mo e o crebro foi uma criao da histria e da ideologia. Os CNO proporcionaram melhoria efetiva dessas competncias adquiridas, nomeadamente a literacia (leitura, escrita e comunicao oral) e e-competncias (uso de computador e internet). A percentagem de utilizadores de internet elevou-se de 67% para 83% para usos pessoais e profissionais. Houve igualmente uma melhoria generalizada das softskills: competncias pessoais e sociais, cvicas e culturais assim como se evidenciou um forte reforo da auto-estima e da motivao para continuar e (re)aprender a aprender. A iniciativa captou forte adeso dos adultos e cedo se percebeu a existncia de uma cada vez maior procura dos cursos de Educao-Formao, com grande impacto junto de desempregados com menos de 40 anos. tambm referida, frequentemente, uma maior estabilidade de emprego e alargamento de competncias por todos os que tm realizado este investimento formativo.

13

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
Os Centros de Novas Oportunidades constituram-se como a "porta de entrada" dos adultos para novas qualificaes, respeitando e valorizando o seu perfil individual, e as competncias escolares e profissionais adquiridas ao longo da vida, em contextos formais, no formais e informais. Segundo a Agncia Nacional para a Qualificao, houve centenas de milhares de certificaes totais entre 2006 e 2012, bem como certificaes parciais e encaminhamentos para outras ofertas formativas, tanto nos CNO como nos cursos EFA e ainda nas formaes modulares certificadas. Com ajustamentos certamente necessrios, tnhamos respostas diversas para um povo que revelou em 1996 (1 Estudo Nacional de Literacia) imensas fragilidades na sua qualificao e nas suas competncias da vida letrada. Desde a entrada em funes do governo PSD/CDS, dos 430 CNO espalhados pelo pas, 129 foram encerrados, por asfixia financeira, ao longo do 1 semestre de 2012; os restantes 301 continuaram em funcionamento at agosto de 2012, data limite para uma morte sobejamente anunciada e divulgada. Foi encomendada a uma equipa do ensino superior (Universidade Catlica) uma avaliao cujos resultados encheram os jornais dizendo que os certificados obtidos nos CNO no se tinham traduzido em melhores situaes laborais (questo que nunca tinha constitudo o principal objetivo). Dizer isto em 2012, em plena recesso econmica, quando o desemprego chega aos 17,6%, se no leviandade vontade de terminar com a Educao de segunda oportunidade que todos os envolvidos elogiavam. crime face ao saber e Educao dos mais vulnerveis, dos mais pobres, dos outros, dos que, no sendo das elites, no estudaram durante dcadas completando um qualquer MBA num pas anglo-saxnico. Diversos estudos mostram que os outros indicadores definidos pela equipa de avaliao (aumento da auto-estima, da auto confiana, aprendizagem ao longo da vida, despertar a curiosidade e a vontade de saber sempre mais, entre outros, transmitir esta atitude aos seus filhos) so preciosos e contribuem para termos um povo mais culto, mais esclarecido, mais interventivo. Estas alternativas surgiram, no mbito da Educao de Adultos, aps os resultados muito insuficientes do Ensino Recorrente, cujo estudo o Ministrio da Educao ento encomendou. Era ineficaz, era carssimo, apresentava desastrosas taxas de abandono! Um adulto que conseguisse terminar o 12 ano por esta via teria custado ao errio pblico o mesmo que um estudante de Medicina. Mas extinguiram cegamente os CNO! Fica o vazio (!) e nem o Ensino Recorrente, que reproduz o modelo escolar falhado tanto na 1 como na 2 oportunidade, permite hoje a qualquer adulto prosseguir os seus estudos. Em Portugal, destruiu-se a segunda oportunidade de Educao de Adultos, apesar de termos, ainda, cerca de um milho de analfabetos (dados do ltimo censo do INE).

8. Para onde nos levam? Para o abismo da ignorncia


A Educao est em perigo. Duma escola pblica com indicadores de qualidade, quer este governo PSD/CDS criar uma escola de elite (a dos filhos deles) e a dos outros. Voltaram os exames em todos os ciclos e as matrias tradicionais aumentaram as horas letivas. As atividades artsticas so para quem pode pagar, por fora. Isto salvo um ou outro exemplo que confirma a regra.

14

Educao: Levanta-te e Luta!


www.op-edu.eu
O nvel de qualificao de um povo traduz a sua cultura e o seu conhecimento. Educao no se limita a letras e a nmeros. Educao saber viver juntos, compreender e agir sobre o mundo em que vivemos. A nossa maior capacidade em resolver os problemas individuais e coletivos depende da Educao. Estamos a perder! Perdemos em todos os campos. Perdemos os jovens - e menos jovens - mais qualificados. Voltmos a ser um pas de emigrantes. As escolas vivem tristes. A mudana instilada ao nvel das prticas escolares pelo cansao dos professores, pela sua funcionalizao e pela precarizao das suas condies de trabalho. Nos ltimos dois anos o desemprego docente cresceu 225%! Da Escola - a nossa Escola - fizeram mega agrupamentos com mais de 4.000 alunos. A identidade das pessoas no tem qualquer valor para este governo. urgente chamar a ateno para a extenso e intensidade da pobreza e dos problemas que envolvem a Educao no Portugal de hoje, com reflexos inquestionveis no futuro, denunciando-os como um grave atentado ao desenvolvimento social, afinal, to recentemente adquirido A Educao - de que to privados fomos no passado - hoje vista pela troika como um CUSTO. Ora, a democracia precisa da Escola. Entre ns, que ningum se esquea da Educao quando reflete sobre o futuro. Ou no teremos futuro. A soberania j l vai . Portugal nunca superou a distncia entre pobres e ricos. O Eurostat coloca-nos, quanto s desigualdades, a par da Romnia e pouco acima da Litunia e da Letnia. Estamos a viver uma grave ameaa liberdade, participao cidad, democracia e paz social. Quando um governo agrava a degradao das condies de vida do povo que governa com mos vazias de solues, est apenas a preencher o lugar que ganhou nas eleies, sem respeito pelos cidados do seu pas. Da que o momento de crise que estamos a viver exija, de todos, no desempenho dos seus diversos papis - pessoais e coletivos - a prestao de contas e a exigncia de um presente e de um futuro dignos. Exige, de todos ns, lutas pequenas e grandes, sem esquecer nenhuma. Adormecer, aceitar em silncio, curvar a cabea, acreditar nos discursos que a TV despeja sempre pelas mesmas vozes dar-lhes a vitria. Pelo Medo. Desistindo de ns.

Por isso, EDUCAO: LEVANTA-TE E LUTA.

15

Vous aimerez peut-être aussi