Vous êtes sur la page 1sur 19

Naturalismo, aqui e l-bas

Leonardo Mendes | UERJ Pedro Paulo Garcia Ferreira Catharina | UFRJ

Resumo: Neste ensaio, propomos uma releitura do romance naturalista brasileiro, evitando a lgica da influncia e importaes de ideias. Destacamos a funo que a literatura naturalista, tanto francesa quanto brasileira, se atribui na cena poltica republicana dos dois pases. Palavras-chave: Romance, naturalismo francs, naturalismo brasileiro.

ano da Frana no Brasil (2009), em retribuio ao ano do Brasil na Frana (2005), evidencia, de maneira institucional, os fortes laos histricos e culturais que unem os dois pases. As tentativas frustradas da fundao da Frana Antrtica por Villegagnon, no sculo XVI, no Rio de Janeiro, e da Frana Equinocial por Daniel de La Touche, no incio do sculo XVII, no Maranho, constituem marcos fundadores dessa longa histria e, como lembra o antroplogo Gilbert Durand no prefcio de Culturas cruzadas; intercmbios culturais entre Frana e Brasil, do historiador e socilogo Mario Carelli, permitiram a simpatia e a amizade entre os dois pases, que, ao contrrio de Brasil e Portugal, no se baseiam em uma relao 1 de mgoas, comum entre colonizado e colonizador. Queremos, na esteira do pensamento de Carelli, considerar esse intercmbio entre as duas culturas como uma troca fecunda para os dois lados,

1.

DURAND. Prefcio, p. 11.

109

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

fugindo, assim, de uma leitura que privilegie a lgica da influncia-importao que se daria entre um pas com uma cultura milenar impositiva e um pas jovem, 2 sedento de ideias, mas sem esprito crtico. Nesse sentido, acreditamos, a ttulo de exemplo, que a vinda da Misso Artstica Francesa ao Brasil, em 1816 chefiada por Joachim Le Breton e integrada por artistas com forte formao neoclssica como Jean-Baptiste Debret, Nicolas-Antoine Taunay, entre outros, que formaram a primeira escola de ensino de arte no Brasil, por decreto de D. Joo VI , e a criao da Academia Imperial de Belas Artes, em 1826, no ocorreram de maneira pacfica ou passiva: a Misso Francesa encontra resistncia dos artistas portugueses vivendo no Brasil e prticas anteriores oriundas de um estilo colonial, com as 3 quais tiveram que dialogar. De retorno Frana, Debret, em sua crnica pictrica Viagem pitoresca e histrica ao Brasil (1834), d testemunho de o quanto sua 4 estada no Brasil marcara sua viso de mundo e modificara os padres de sua pintura. Os exemplos dessa generosa colaborao entre a cultura francesa e a cultura brasileira poderiam se multiplicar. Nesse trnsito intenso, produtos culturais vm sendo trocados, subvertidos, realimentados, corrompidos e transformados pelos usos que deles se fazem nos contextos histrico-polticos locais dos dois pases. Seria preciso atentar para esses contextos de modo a romper com as hierarquias platnicas do modelo (superior) e da cpia (inferior) que falsificam a compreenso do que se fez aqui e l. No caso da fico naturalista que o foco de interesse deste estudo poderamos fazer isso sem deixar de reconhecer a importncia de Zola para a escola, aqui e l. Poderamos reconhecer a importncia do romance francs para a nossa literatura sem cair na armadilha idealista de Afrnio Coutinho, que julga o naturalismo brasileiro um movimento frustrado porque no havia 5 aqui um ambiente propcio para o pleno desenvolvimento da escola.

2.

Durand fala ainda dos fluxos e refluxos pacficos de duas culturas orgulhosamente autnomas e jamais submissas uma outra pelos acasos da histria. DURAND. Prefcio, p. 15. A esse respeito cf. LUZ Uma breve histria dos Sales de Arte , especialmente o captulo Da Europa ao Brasil a Academia e suas primeiras exposies, p. 50-60 e tambm SCHWARCZ. O sol do Brasil; Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. Joo. Cf. LUZ. Uma breve histria dos Sales de Arte. Cf. COUTINHO . Introduo literatura no Brasil, p. 229.

3.

4. 5.

110

Belo Horizonte, p. 1-212

Produzido na Frana e no Brasil mais ou menos na mesma poca ltimas dcadas do sculo XIX , o romance naturalista teve manifestaes mltiplas e variadas. Mas no Brasil ele continua sendo lido no contexto estreito das escolas literrias, como manifestao local, nem sempre bem-sucedida, de ideias importadas 6 de Paris, especialmente de Zola e do romance cientfico. O objetivo deste estudo romper com esse modelo de leitura e propor uma reavaliao do romance naturalista a partir de novos vocabulrios e pontos de vista crticos.

Por um olhar renovado sobre o naturalismo


O primeiro nome associado ao naturalismo francs o daquele que o socilogo francs Pierre Bourdieu reconhece como sendo o primeiro intelectual: 7 mile Zola. No entanto, inmeros romances de outros escritores imantados pela esttica naturalista, tendo participado ou no do grupo literrio de Zola, ficam margem da abordagem dos estudos crticos e, muitas vezes, no cabem na leitura mdico-cientfica veicula pelo ensaio de Zola O romance experimental (1880). A crtica da poca, chocada com os temas, reprova a esttica que qualifica de ptrida fato que leva Zola a se defender dos ataques, por meio de textos crticos 8 publicados em jornais e revistas, nos quais justifica a esttica que propunha. Os conceitos propostos mais recentemente por David Baguley permitem redimensionar a esttica naturalista, expandindo seu horizonte de modos e autores. Citando Yves Chevrel, Baguley reafirma a inteno de reunir um corpus de textos que, nos anos 1870-1900, foram considerados como possuidores de traos comuns e explicar uns em relao aos outros, utilizando a obra e ao de 9 Zola como referncia, mas no como critrio nico. Parodiando ainda Brunetire,

6.

Para o naturalismo brasileiro como expresso das teorias deterministas europeias, Cf. STRACCIA. O espetculo de massas na literatura brasileira; QUEIRZ JNIOR. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira; DUARTE. A mecnica de um recalque; SUSSEKIND. Tal Brasil, qual romance?

7. Cf. BOURDIEU. Les rgles de lart, p. 185-189. 8. Em 1868, aps a publicao de Thrse Raquin (1867) primeiro romance
relevante de Zola que ilustra sua teoria dos temperamentos e anterior saga Les Rougon-Macquart o diretor do La Cloche, o republicano Louis Ulbach, chama o romance de literatura ptrida. Cf. MITTERAND. Lhomme de Germinal 1871-1893, p. 534.

9.

CHEVREL. Citado por BAGULEY. Le Naturalisme et ses genres , p. 7. (Traduo dos autores).

111

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

Baguley completa: trata-se, sobretudo, de escrever a histria interna do movimento naturalista, traar uma filiao de textos e definir as relaes dinmicas entre 10 esses textos e textos-modelos dos quais eles derivam ou se distinguem. Buscando demonstrar a literariedade e a genericidade da fico naturalista, recusa assumir uma abordagem que corrobore o mito realista da representao direta da vida 11 assim como o mito da representao passiva dessa realidade. Sinteticamente, podemos dizer que Baguley reconhece dois subgneros naturalistas: o primeiro, cujo modelo estaria nas obras dos irmos Jules e Edmont de Goncourt, praticado por Zola em seus romances mais clebres como LAssommoir (1877), Nana (1880) e Germinal (1885). Marcado por um trao trgico na temtica, possui, em geral, uma estrutura cannica de narrativas, com comeo, meio e fim bem delineados, com apresentao dos personagens, da problemtica, um clmax e um desfecho. H uma predestinao maior do que a vontade dos personagens, contra a qual eles no tm foras para lutar. Porm, diferentemente das tragdias clssicas, nada h de divino nisso: seus destinos so determinados pela hereditariedade do mal, isto , pelos erros herdados de geraes passadas, por doenas, influncias da educao e do meio, elementos contra os quais estabelecem uma luta darwiniana, ainda que intil, pela sobrevivncia. Trata12 se do espetculo de uma queda. Um segundo subgnero pouco mencionado quando se fala do naturalismo seria o naturalismo da desiluso, em que o mal do personagem est relacionado mediocridade da vida humana e s dvidas existenciais. Os personagens assumem o papel de espectadores; no h luta, mas resignao. Herdeiro do gnero cmico dos romances de Gustave Flaubert, esse subgnero possui uma estrutura mais esttica, enquanto que o primeiro mais objetivo, clnico e dinmico. Na obra de Zola, por exemplo, LAssommoir estaria para o naturalismo trgico assim como La joie de vivre (1884) estaria para o naturalismo da desiluso. Nada 13 impede, porm, que em uma mesma narrativa convivam os dois subgneros.

10. BAGULEY. Le Naturalisme et ses genres, p. 7. (Traduo dos autores). 11. BAGULEY. Le Naturalisme et ses genres, p. 6; 8. (Traduo dos autores). 12. Cf. BAGULEY. Le Naturalisme et ses genres, Captulo IV: Le modle
tragique.

13.

Cf. BAGULEY. Le Naturalisme et ses genres, Captulo V: La comdie humaine.

112

Belo Horizonte, p. 1-212

Baguley tambm no deixa de estudar o modo irnico e o papel central da pardia na esttica naturalista. Sua abordagem faz com que possamos melhor compreender o que rene escritores to diversos como mile Zola, Lon Hennique, Guy de Maupassant, Joris-Karl Huysmans, Henri Card e Paul Alexis sob uma mesma etiqueta (o grupo de Mdan), alm de tornar possvel estender o alcance da esttica naturalista a escritores, franceses ou no, como os irmos Goncourt, Octave Mirbeau, Camille Lemonnier, Paul Adam, Paul Bonnetain, Jules Claretie, entre tantos, responsveis, assim como Zola, pela circulao dinmica das obras e a constituio da esttica. Logo, no queremos repisar o terreno j batido das relaes entre a literatura naturalista brasileira e seu modelo francs, em que se destaca apenas a importao dos preceitos mdico-cientficos da doutrina de Zola, sistematizada 14 no clebre ensaio de 1880. Ora, como afirma David Baguley, esse texto, muito mais do que as bases de uma doutrina esttica de uma pretensa escola naturalista, jamais se cumpriu em todo o seu alcance preceitual, nem mesmo pelo prprio Zola. Compunha, sobretudo, uma jogada publicitria em que o ensaio dava a chave de leitura para o romance que se lanava, Nana, enquanto que este servia como 15 uma espcie de aplicao do Romance experimental. Esse jogo de autorregulao 16 da obra constituiu uma estratgia necessria aps os violentos ataques ao autor de LAssommoir romance que provocou grande escndalo, porm obtendo grande sucesso de pblico, permitindo a Zola a compra da casa de campo num vilarejo que daria a chancela ao grupo de escritores reunidos em torno dele, com a publicao 17 do volume coletivo, tambm em 1880, das Soires de Mdan.

14.

O volume Le roman exprimental reunia diversos artigos escritos por Zola anteriormente arrolados na bibliografia desse ensaio. Cf. BECKER et al. Dictionnaire dmile Zola; sa vie, son uvre, son poque suivi du Dictionnaire des Rougon-Macquart, p. 257 e 367-369; MITTERAND. Lhomme de Germinal 1871-1893, p. 503.

15.

Cf. BAGULEY, 1995, p. 38-43. Para a coincidncia de datas de publicao, cf. MITTERAND. Lhomme de Germinal 1871-1893, p. 503.

16. Dominique Maingueneau chama de espao associado (em oposio ao


espao cannico) os textos pertencentes ao regime elocutivo (dedicatrias, prefcios, comentrios, manifestos, debates, etc.) cuja funo seria a de regulao pela qual [o] criador negocia a insero de seu texto em certo estado do campo e no circuito comunicacional. (Traduo dos autores). MAIGUENEAU. Le discours littraire; paratopie et scnes dnonciation, p. 113.

17.

Tratamos mais longamente desses temas em CATHARINA. Esttica naturalista e configuraes da modernidade, p. 105-119.

113

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

A nosso ver, Zola torna-se vtima de si prprio, pois, ao tentar instaurar uma literatura que ele qualificava de moderna e ao associ-la medicina experimental, ele codificaria a chave de leitura de sua prpria obra, fazendo com que outros aspectos igualmente importantes da esttica naturalista como, por exemplo, sua hipertrofia descritiva e sua relao com as artes plsticas, fossem relegadas a segundo plano, ou mesmo desconsiderados. Em outro texto menos comentado pela fortuna crtica do naturalismo, 18 intitulado A Repblica e a literatura, Zola triangula a relao entre literatura e cincia, que desenvolve no Romance experimental, com a poltica. Grosso modo, podemos dizer que nesse texto, ao invs de estabelecer homologia entre o literato e o mdico-experimentador, Zola estrutura a questo pela comparao entre escritores e polticos republicanos. No inocentemente que o faz, mas estrategicamente. Admitia que, aps regimes polticos diversos que se sucederam Revoluo Francesa, as idas e vindas da Monarquia, a Primeira e Segunda Repblicas e os dois Imprios, o regime republicano deveria finalmente se estabelecer, no como uma imposio, mas como a consequncia dos fatos e do amadurecimento poltico da nao, pois era o regime necessrio em pocas de progresso e evoluo. Em A Repblica e a literatura Zola procura afirmar a grande importncia da literatura na sociedade e na constituio dos governos. At ento, ela teria sido uma ameaa aos regimes polticos, mesmo em relao Repblica:
Os governos suspeitam da literatura porque ela uma fora que lhes escapa. Um grande artista, um grande escritor os incomoda, apavora, a partir do momento em que eles o sentem escapando da disciplina, armado com um instrumento poderoso. (...) Realeza, Imprio, Repblica, todos os governos, mesmo os que pretenderam apoiar as letras, rejeitaram os escritores originais e inovadores. Falo principalmente dos tempos modernos, em que o pensamento escrito tornou-se uma arma perigosa.
19

18. Texto publicado no Figaro de 20 de abril de 1879 logo, precedendo


de pouco a publicao do Romance experimental antes de ser incorporado pelo editor Charpentier ao volume encabeado pelo Romance experimental, em 1880. Cf. MITTERAND. Lhomme de Germinal 18711893, p. 530-536.

19.

ZOLA. Le roman exprimental. Lettre la jeunesse. Le naturalisme au thtre. Largent dans la littrature. Du roman. De la critique. La Rpublique et la littrature, p. 396-397. (Traduo dos autores).

114

Belo Horizonte, p. 1-212

Zola prope uma aliana entre os dois campos, o literrio e o poltico, em que a literatura fornea o modelo, baseado na observao e na experimentao. Aps reconhecer o pouco apreo da classe poltica pelos literatos, aps ter recusado as relaes de dependncia que uniam os dois campos (por meio de recompensas, prmios e penses), ter exigido que a classe poltica lhes conceda liberdade (Faa20 nos livres, e o senhor ser um grande ministro ), o escritor mostra sua contribuio social atravs da sua obra, em que construiu uma Histria natural e social de uma famlia no Segundo Imprio, para enfim oferecer a sada para que a Repblica se estabelea definitivamente, segundo os preceitos do naturalismo:
Ns expusemos a verdade do Imprio, tornando-nos historiadores desse perodo histrico, assim como exporemos a verdade da Repblica, quando ela ingressar na nossa histria e determinar novos costumes. (...) o naturalismo uma literatura republicana, se consideramos a Repblica como o governo humano por excelncia, baseado na investigao universal, determinado pela maioria dos fatos, enfim, respondendo s necessidades observadas e analisadas de uma nao.
21

Naturalismo francs, naturalismo brasileiro


Na Frana, como afirmava Zola, aps a derrocada de Napoleo III, era chegada a hora de a Repblica se estabelecer. No Brasil, o romance naturalista se elabora num momento de transio bem menos turbulento do que na Frana, diga-se de passagem entre o Segundo Reinado e a Repblica. Todos os autores naturalistas brasileiros foram republicanos (e abolicionistas) combativos. Escritores como o paulista Julio Ribeiro, o maranhense Alusio Azevedo e o cearense Adolfo Caminha entendiam, como Zola, que a poltica do romance naturalista s poderia ser republicana. Todos eles eram homens de imprensa e, como tais, combatiam pelas causas da liberdade e da Repblica nos jornais das cidades, especialmente no Rio de Janeiro, num trabalho intenso de construo de um dissenso poltico,

20. 21.

ZOLA. Le roman exprimental. Lettre la jeunesse. Le naturalisme au thtre. Largent dans la littrature. Du roman. De la critique. La Rpublique et la littrature, p. 404. (Traduo dos autores).

ZOLA. Le roman exprimental. Lettre la jeunesse. Le naturalisme au thtre. Largent dans la littrature. Du roman. De la critique. La Rpublique et la littrature, p. 401. (Traduo dos autores).

115

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

moral e esttico que corria paralelo (e de muitos modos de maneira independente) construo do republicanismo ligado aos cafeicultores do oeste paulista. Essa diferena era importante porque enquanto o movimento republicano que vinha do interior de So Paulo (e que se tornaria hegemnico) era politicamente 22 conservador e mantinha distncia relativa do movimento abolicionista, o republicanismo dos escritores e jornalistas que praticavam o romance naturalista era uma aspirao que emanava de experincias de diversificao, heterogeneidade e estranhamento prprios das cidades modernas. Deve nos alertar, nesse contexto, o fato de que eram nordestinos os principais escritores que abraaram a esttica naturalista no Brasil, dando notcia de certa efervescncia cultural em capitais provincianas como Recife, So Lus do Maranho e Fortaleza. Tanto Alusio Azevedo quanto Adolfo Caminha para ficarmos com os dois que alcanaram estatuto cannico eram nordestinos que vo para o Rio de Janeiro para tentar seguir a carreira de escritor e artista, com pouca ou nenhuma rede de proteo social. A impresso de que eles representavam algo de novo na cena da literatura brasileira foi compartilhada por contemporneos como Urbano Duarte e Adherbal de Carvalho, que saudaram com o grito Romancistas ao Norte! o aparecimento do romance O mulato e de Alusio em 23 1881. O grito alertava a intelectualidade brasileira para a evidncia de que havia vida inteligente fora do Rio de Janeiro. De fato, desde a dcada de 1870 as ideias filosficas e os pressupostos tericos que davam sustentao ao romance naturalista brasileiro vinham circulando em cidades do Nordeste. Os notrios exageros de Silvio Romero no lhe retiram (nem de seu grupo na Escola do Recife) o mrito de ter introduzido, pela primeira 24 vez no pas, um saber secular e temporal, afastado de concepes religiosas. Num pas profundamente catlico como o Brasil, descartar Deus no era coisa que se fizesse sem contrair inimigos. Mas foi nas duas ltimas dcadas do sculo XIX que se escreveram os primeiros romances modernos, sem transcendncia, na histria 25 da literatura brasileira. Esse foi o romance naturalista e os modos como ele rompia

22.

Cf. BOEHRER. Da monarquia repblica . Histria do Partido Republicano do Brasil.

23. Cf. CARVALHO. O naturalismo no Brasil, p. 156. 24. Cf. VENTURA. Estilo tropical. Histria cultural e polmicas literrias no
Brasil 1870-1914, p. 12.

25.

Cf. ATHAYDE. Poltica e letras.

116

Belo Horizonte, p. 1-212

com a transcendncia e com o divino ainda aguardam investigao. Zola e sua obra, certo, eram lidos e admirados por esses escritores, mas o que tornou possvel a emergncia de um romance arrojado como O cortio, em 1890, no Brasil, ultrapassava as influncias do romance francs e do cientificismo europeu. Nas duas ltimas dcadas do sculo XIX, alguns escritores nordestinos brasileiros se sentiram confiantes o bastante para introduzir um ponto de vista perifrico e/ou marginal na literatura do pas. Todas as teorias materialistas, os avanos da cincia e as causas do progresso foram invocados por setores nordestinos que, s vsperas da Repblica, se sentiam excludos dos debates nacionais. Esses setores eram republicanos porque entendiam que no tinham futuro numa estrutura econmica criada sobre a aliana da monarquia parlamentar com os interesses da 26 monocultura do caf, concentrados no sul do pas. O naturalismo, ao pretender construir a ideia da nao como uma entidade composta de pessoas diferentes, 27 reescreveu o Brasil a partir da periferia. Os escritores naturalistas foram os primeiros a tentar representar a sociedade brasileira como um todo composto de partes contraditrias, composta de negros, mulatos, mulheres masculinizadas e 28 homossexuais ou homens afeminados. Tratava-se de um ponto de vista ex29 cntrico que se anunciava e que lutava pelo ingresso no campo literrio. Invocar o nome e a autoridade de Zola era uma maneira de abrir portas, entrar no circuito comunicacional, ganhar leitores (fosse pelo escndalo ou pelo prestgio cientfico), viabilizar publicaes e, quem sabe, uma carreira de escritor na Corte. Mas isso no queria dizer que o modelo no pudesse ser subvertido, transformado ou mesmo corrompido. Os naturalistas foram os primeiros autores brasileiros que escreveram romances sobre a pobreza, a feira e a banalidade do quotidiano nas cidades do pas. Se era verdade que O cortio tinha semelhanas com o romance LAssommoir (1876), de Zola, tambm era verdade que havia diferenas, sendo a principal delas a moralidade aberta com que o narrador do romance brasileiro descrevia e

26. 27.

Cf. TINHORO. A provncia e o naturalismo.

Cf. BUENO. Brazilian Naturalism and the Politics of Origin. (Traduo dos autores).

28. 29.

BUENO. Brazilian Naturalism and the Politics of Origin, p. 363. (Traduo dos autores).

BUENO. Brazilian Naturalism and the Politics of Origin, p. 388. (Traduo dos autores).

117

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

tratava os habitantes das favelas e dos prostbulos do Rio, a despeito de um verniz cientificista sem o qual nenhum discurso seria levado a srio na segunda metade 30 do sculo XIX. No romance, o trao mais caracterstico de relativizao moral aparece na celebrao da mulatice de Rita Baiana, de sua sexualidade exuberante e alegria de viver. Poderamos mesmo afirmar que o personagem da mulata, em suas peripcias de erros e acertos, sem nunca pretender ser um modelo de virtudes, configura, no romance, uma teoria do Brasil a teoria de um pas da mestiagem, 31 da mistura e de seus paradoxos, e da possibilidade da beleza na pobreza. Tal capacidade de flexibilizao (poltica e moral) emanaria das experincias bomias 32 da gerao de Alusio e no estaria relacionada ao romance francs. Enquanto na Frana a boemia aparece associada mais s batalhas romnticas, no Brasil ela coincide com o romance realista/naturalista, a poesia parnasiana e a crise do sistema monrquico. A cena local era, portanto, de crise poltica, moral e esttica do imprio brasileiro, de seus aparelhos ideolgicos e produtos culturais. Ao longo dos anos turbulentos da dcada de 1880, chega ao Rio de Janeiro um grupo de rapazes cultos das camadas mdias ou populares das provncias (Bilac era o nico carioca) que, aos poucos, vo se conhecendo e reunindo nos bares e confeitarias da Rua do Ouvidor, at formar uma boemia com todas as caractersticas de rebeldia associadas boemia parisiense: cabelos compridos, roupas extravagantes, disponibilidade para a nudez em pblico, mltiplos endereos e uma compreenso moderna da civilizao da mquina e do sentido provisrio da existncia humana que era uma novidade no pas. Era uma juventude bem-humorada, desempregada, perigosamente

30.

Para as acusaes de plgio contra O cortio, cf. PARDAL MALLET. O cortio. Para o romance naturalista brasileiro como produo diferenciada do naturalismo francs, cf. MENDES, 2000, 2003 e 2006.

31. Cf. MENDES. O retrato do imperador: negociao, sexualidade e romance


naturalista no Brasil.

32.

A gerao de Alusio, s vezes chamada de gerao de 89, foi um grupo de jovens escritores bomios, todos na faixa dos vinte e poucos anos por ocasio da Repblica, que se frequentava com assiduidade nos bares e nas redaes dos jornais do Rio antigo. Foram eles, alm dos irmos Artur (1855-1908) e Alusio Azevedo, Olavo Bilac (1865-1918), Coelho Neto (1864-1934), Jos do Patrocnio (1854-1905), Paula Nei (1858-1897), Lus Murat (1861-1920), Guimares Passos (1867-1909) e Pardal Mallet (1864-1894). Para a moralidade aberta da experincia bomia do Rio antigo, cf. OLIVEIRA. Onosarquistas e patafsicos: a boemia literria no Rio de Janeiro fin-de-sicle.

118

Belo Horizonte, p. 1-212

descrente das religies e das igrejas e alguns at mesmo descrentes da existncia 33 de Deus. Os bomios garantiam a sobrevivncia com um trabalho irregular nos jornais do Rio. A renda, magra e intermitente, mal dava para pagar o aluguel. Como os jovens bomios do clssico de Henri Murger, Cenas da vida bomia (1845), os jovens escritores brasileiros compartilhavam moradias, refeies, roupas e sapatos, amparando uns aos outros na batalha diria de ingresso no campo literrio. surpreendente que em 1890, quando publica O cortio, Alusio, um autor j reconhecido, ainda dividisse com Coelho Neto um sobradinho na Rua Conde dEu, 34 no centro do Rio. De 1881 a 1895 perodo em que produziu toda a sua obra , Alusio enfrentou todas as atribulaes de um escritor profissional com pouco 35 dinheiro. Mesmo que isso o aborrecesse, Alusio, durante anos, levou a vida de um artista bomio tpico, frequentemente ameaado de despejo por falta de aluguel, dono de um nico terno bom adquirido nos tempos das vacas gordas, diariamente 36 submetido aos caprichos do acaso, que poderia lhe trazer uma refeio, ou no. Alusio pode ter reivindicado o ttulo de escritor-cientista, mas ele estava longe, nessa poca, de pertencer ao mundo burgus de Zola. Suas pesquisas tambm eram as andanas pela cidade de um artista bomio um contrabandista, na 37 definio de Maingueneau, que atravessa[va] as divises sociais. Embora no fizessem parte dos desvalidos e excludos da sociedade carioca do final do sculo XIX, os bomios (naturalistas, parnasianos ou de outras denominaes) s vezes compartilhavam com eles a fome e a penria, trocando

33. Uma das crticas lanadas contra Alusio pelos setores conservadores do
Maranho quando saiu O mulato, em 1881, era a de que ele no acreditava na metafsica. Cf. MONTELLO. Alusio Azevedo e a polmica de O mulato.

34. 35.

Cf. CORREIA. A bomia do meu tempo.

Para a vida de Alusio antes de ingressar na carreira diplomtica, cf. MRIAN. Alusio Azevedo. Vida e obra (1857-1913).

36.

Sabemos, pelos relatos disponveis, que Alusio foi um melanclico que nunca se adaptou s intermitncias da vida bomia de sua juventude. Na sesso de homenagem a Alusio na Academia Brasileira de Letras, em 1913, quando o escritor morreu, Coelho Neto proferiu discurso em louvor do amigo no qual comentou a insatisfao do escritor com a vida bomia. E conclui: Fora, pois, da boemia, porm a renegara mais tarde, dela esquecido e injustamente envergonhado (Citado por PEIXOTO. Lembranas de Alusio Azevedo, p. 268). MAINGUENEAU. O contexto da obra literria, p. 35.

37.

119

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

versos, crnicas e artigos de fundo por comida. Quando as coisas apertavam, Alusio e outros iam para a manso do Visconde de Barra Mansa, um latifundirio fluminense, rico e solteiro, que gostava da companhia dos bomios e lhes dava abrigo e 38 refeio em sua manso em Laranjeiras, s vezes por longos perodos. Os bomios viviam numa zona de penumbra, ao mesmo tempo dentro e fora do mundo 39 burgus, o que lhes permitia um intercmbio genuno com as camadas populares da populao da cidade e tambm com setores da elite letrada. Mas isso no queria dizer que eles, s vezes, no fossem esnobes e nem estivessem livres dos preconceitos da classe dominante. Estamos falando de uma experincia urbana, moderna e paradoxal a boemia e tentar resolver o paradoxo empobrece nossa compreenso da experincia histrica real. A marginalidade (no sentido etimolgico do termo) exercia, por proximidade contingente, uma atrao sobre os bomios, que com ela se identificavam ocasionalmente. somente na fico dos jovens escritores bomios republicanos que os excludos comeam a pipocar no romance brasileiro. As esferas sociais subalternas tambm eram o foco de interesse do romance de Zola e a coragem do escritor francs, claro, animava os escritores brasileiros a escrever romances sobre lavadeiras e moradias populares, como O cortio, e sobre marinheiros e a zona porturia do Rio, como Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha. Para explicar e justificar a deciso de escrever fices sobre esses sujeitos estranhos 40 e desconhecidos, os escritores invocavam, tambm como Zola, o prestgio do discurso cientfico, que no era moral ou imoral, nem (pretensamente) julgava o que descrevia. Mas a cena poltica local a crise do sistema monrquico, a expanso e diversificao da experincia urbana, com o surgimento da boemia e com a grande 41 expanso da imprensa e do comrcio de livros, especialmente no Rio de Janeiro complicava a adeso declarada aos modelos e mtodos deterministas de Zola.

38. Cf. MRIAN. Alusio Azevedo. Vida e obra (1857-1913). 39. Cf. SEIGEL. Paris bomia: cultura, poltica e os limites da vida burguesa
1830-1930.

40.

Brito Broca sugere que o furor causado pelo aparecimento de O cortio em 1890 se deveu ao fato de que o romance trazia para a literatura brasileira uma humanidade desconhecida e estranha. Cf. BROCA. Naturalistas, parnasianos e decadistas . Vida literria do realismo ao prmodernismo, p. 130.

41.

Para uma avaliao da fico naturalista no contexto da expanso do mercado editorial carioca no final do sculo XIX, cf. EL FAR. Pginas de sensao. Literatura popular e pornogrfica no Rio de Janeiro (1870-1924).

120

Belo Horizonte, p. 1-212

Na Frana, como dissemos, Zola criou uma camisa de fora interpretativa para sua prpria obra ao associar o romance naturalista medicina experimental, fazendo com que outros aspectos da esttica naturalista fossem ignorados pela tradio crtica, tanto no romance dele como no de outros autores do perodo. Do mesmo modo, no Brasil alguns autores e romances do final do sculo XIX foram esquecidos porque no se encaixavam no perfil cientificista exclusivamente associado escola. Esta uma das razes que possivelmente explica o desinteresse da crtica pela obra de Coelho Neto, romancista fecundo e companheiro das jornadas bomias dos jovens escritores republicanos na Rua do Ouvidor e adjacncias, nas dcadas de 1880-90. Mas esta s uma das razes. O esquecimento de Coelho Neto tem razes complexas e alegar que ele foi vtima de uma compreenso 42 superficial da esttica naturalista no esgota a questo. Ele foi tambm uma das baixas do modernismo, que orquestrou uma campanha bem-sucedida de difamao do escritor, associando-o a uma viso afrancesada e superficial da realidade, sem 43 fundo social, que teria sido sepultada pelos paulistas em 1922. Entretanto, vrios aspectos da esttica naturalista sem relao direta com a chave cientificista, conforme arrolados por Baguley, ajudam-nos a compreender e apreciar alguns romances importantes de Coelho Neto, tais como Miragem (1895), A conquista (1899) e Fogo ftuo (1929), ampliando e diversificando o corpus da fico naturalista no Brasil. So romances ligados s experincias da juventude bomia do autor, mais prximos do romance de Flaubert do que do romance de Zola, desprovidos do verniz cientificista de O cortio e Bom-Crioulo e antes empenhados em narrar no os triunfos da civilizao moderna (como o mtodo experimental de Zola parecia sugerir), mas suas desiluses. O naturalismo da desiluso, de que fala Baguley, aparece especialmente em Miragem, como sugere o prprio ttulo do romance. Nele Coelho Neto narra a proclamao da Repblica a partir do ponto de vista de um soldado tuberculoso que passa mal e desmaia justamente na hora em que, ao lado dele, Deodoro passava a cavalo e em triunfo pela Rua do Ouvidor no dia 15 de novembro. A histria do soldado Tadeu uma antiepopia de fracassos e frustraes que termina com sua morte. Nada alcanado, nada realizado, nada compreendido. O que vemos operar aqui a proposio radical de rompimento

42. Para um estudo esclarecedor sobre Coelho Neto e sua obra na tradio
crtica brasileira, cf. LOPES. No purgatrio da crtica: Coelho Neto e seu lugar na histria da literatura brasileira.

43.

Para uma crtica negativa tpica da obra de Coelho Neto, cf. PEREIRA. Prosa de fico (de 1870 a 1920). Histria da literatura brasileira.

121

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

com a culminncia (de sentido) do pico, uma estratgia narrativa que s seria realmente compreendida e apreciada no modernismo. O mesmo se verifica em A conquista e Fogo ftuo, com suas estruturas circulares e circunstanciais, que no concluem nada e nem chegam a lugar nenhum. A conquista possivelmente o romance mais conhecido e citado de Coelho Neto, mas ele aparece mais como fonte primria de pesquisa historiogrfica sobre a vida literria carioca do final do sculo XIX do que como narrativa ficcional. Como tal, o ttulo do romance, que reverbera intenes picas, s pode ser uma ironia porque nada (ou quase nada) conquistado na narrativa. Tanto A conquista como Fogo ftuo tm um regime temporal que suprime os nexos de consecuo e causalidade da narrativa. Ambos os romances podem ser lidos e apreciados como uma srie de crnicas sobre o Rio antigo e a vida bomia. A organizao dos captulos circunstancial, como um dobrar aleatrio de esquinas. O leitor como um andarilho (bomio) que atravessa a cidade. Em Fogo ftuo, o captulo XI descreve eventos (o encilhamento) posteriores aos que descreve o captulo XII (o baile da Ilha Fiscal e o 15 de novembro) operando um rompimento com a cronologia, com o historicismo, e mais importante, com a causalidade e a teleologia, sugerindo, portanto, a falta de relao lgica entre os eventos e de finalidade das coisas. O naturalismo da desiluso e o estudo da experincia bomia do Rio antigo nos ajudam a perceber o que os jovens escritores republicanos tinham em comum, para alm das escolas literrias. Tambm ganha relevo sob essa tica o romance de Pardal Mallet, outro companheiro das jornadas bomias das dcadas de 1880-90 no Rio e outro autor esquecido. Em Hspede (1887), Pardal Mallet narra a histria de um adultrio que no se concretiza, em contraposio aos romances de adultrio to comuns no sculo XIX. Nada acontece. Nada de relevante acontece tambm no romance Lar (1888), com sua descrio montona do quotidiano banal de uma famlia pequeno-burguesa no Rio de Janeiro do final do sculo XIX. Esses romances de Pardal Mallet e de Coelho Neto inscrevem a transitoriedade e o provisrio em suas estruturas profundas (e aqui incluiramos tambm O cortio); so libelos contra o definitivo, que louvam o acaso e o dia a dia prosaico da existncia. Na frase emblemtica de Neiva, em Fogo ftuo: No tenho casa, como no tenho esposa nem livro, tudo transitrio: o hotel, a amante 44 e o jornal.

44.

COELHO NETO. Fogo ftuo, p. 48.

122

Belo Horizonte, p. 1-212

Consideraes finais
No momento em que alguns decretam o fim da literatura, os estudos das cenas literrias do passado parecem carecer de credibilidade. O prestgio de que a literatura gozava no sculo XIX e na primeira metade do sculo XX, na Frana e no Brasil, impulsionado pelos meios de divulgao, sobretudo a imprensa, enfraqueceu-se, restringindo-se hoje a um campo restrito e particular de atuao. Essa supremacia foi assumida pelo espao multimiditico em que outros discursos a propaganda, o cinema, a msica popular ocupam o centro da discusso dos problemas sociais e das questes polticas, ao passo que a literatura se fechou sobre o prprio campo, concentrando-se em seus prprios arquivos. Hoje, so esses discursos que ditam modelos de comportamento, outrora oferecidos pela literatura, ao propor modos de apreender a realidade. A ausncia de polmicas literrias atuais indica essa perda de fora simblica da literatura nas disputas da 45 sociedade. Nesse sentido, o status do crtico literrio tambm perde em funo social. A apreenso dos textos do passado, pelos leitores atuais, na lgica atual do campo, impe uma viso em que a importncia da literatura se atenua, sobretudo em relao s questes sociais, mas tambm estticas, que encenavam. Devemos ento admitir que, dentro de alguns anos, no seremos mais capazes de ler (e compreender) textos como Madame Bovary, A pata da gazela, A mulher de 30 anos e quase toda a literatura do passado? No seria j essa a realidade que encontramos na formao das novas geraes nascidas aps o advento do mundo multimiditico? Para que no caiamos no anedtico nem na anlise superficial de algo que no interessaria mais, as questes levantadas neste ensaio acerca das relaes entre a literatura naturalista no Brasil e na Frana devem ser encaradas dentro da lgica relacional do campo poca, dando destaque sedimentao do regime republicano nos dois pases. Com o passar do tempo, tendo os valores republicanos e democrticos ocupado o proscnio da cena poltica mundial, a importncia da literatura naturalista parece se perder, quando desvinculada de seu contexto de produo. No entanto, vale lembrar que a fora de literatura de Zola forneceu-lhe capital social suficiente para intervir em assuntos de Estado, como foi sua participao no caso Dreyfus, que mobilizou toda a Frana.

45.

Cf. MAINGUENEAU. Contre Saint Proust ou la fin de la Littrature.

123

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

No Brasil, os autores que abraaram a esttica naturalista o fizeram no contexto de uma experincia bomia nos anos turbulentos da crise do sistema monrquico, a das lutas por um pas mais plural e democrtico. Tais lutas atravessaram a dcada de 1880 e incluram a campanha abolicionista, de que os bomios foram protagonistas, reunidos em torno da figura lendria do jornalista negro Jos do Patrocnio. Patrocnio deu emprego a todos os rapazes no jornal A Cidade do Rio, que ele dirigia e que se tornaria um porta-voz dos setores letrados que lutavam por um pas da diversidade e da pluralidade. Os jovens escritores republicanos tambm se aventuraram na publicao de peridicos oposicionistas por conta prpria, tais como os jornais A 46 Rua e O meio, em 1889, e o radical O Combate, em 1892. Nos dois primeiros, escreviam artigos contra a monarquia. Nos intervalos, imaginavam e publicavam romances naturalistas sobre o feio e o banal. Em O Combate, escreviam artigos contra o governo Floriano Peixoto, que acabou por mandar fechar o jornal e prender os escritores bomios. Bilac conseguiu fugir para Ouro Preto, mas quando voltou ao Rio recebeu ordem de priso ao desembarcar do trem na Central. Coelho Neto abaixou o tom e ficou no Rio, optando por fazer crticas veladas ao governo republicano em crnicas de jornais. Pardal Mallet e Patrocnio foram presos e exilados no Par. Era o fim da boemia do Rio antigo, mas no do romance naturalista brasileiro, que agora tinha plenas razes para ficcionalizar a desiluso.

46. Para um estudo sobre os jornais dos escritores republicanos, cf. SILVA.
Entre a pena e a espada : literatos e jacobinos nos primeiros anos da Repblica (1889-1895). Para as atribulaes de Patrocnio e dos bomios nos primeiros anos da Repblica, cf. MAGALHES JUNIOR. A vida turbulenta de Jos do Patrocnio.

124

Belo Horizonte, p. 1-212

Naturalism, here and l-bas Abstract: The aim of this essay is to present a re-reading of the Brazilian naturalist novel outside the logic of influence and the importation of ideas. The essay highlights the connection between naturalist fiction and the republican scene, both in France and in Brazil. Keywords: Novel, French Naturalism, Brazilian Naturalism.

Referncias
ATHAYDE, Tristo de. Poltica e letras. In: CARDOSO, Vicente Licnio. margem da histria da repblica. Recife: Fundao Joaquim Nabuco/Editora Massangana, 1990. p. 209-255. BAGULAY, David. Le Naturalisme et ses genres. Paris: Nathan, 1995. BECKER, Colette et al. Dictionnaire dmile Zola; sa vie, son uvre, son poque suivi du Dictionnaire des Rougon-Macquart. Paris: Robert Laffont, 1993. BOEHRER, George C. Da monarquia repblica. Histria do Partido Republicano do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000. BOURDIEU, Pierre. Les rgles de lart. Paris: Seuil, 1992. BROCA, Brito. Naturalistas, parnasianos e decadistas. Vida literria do realismo ao pr-modernismo. Campinas: Editora Unicamp, 1991. BUENO, Eva Paulino. Brazilian naturalism and the politics of origin. MLN, Baltimore, v. 107, n. 2, p. 363-395, 1992. CARELLI, Mario. Culturas cruzadas: intercmbios culturais entre Frana e Brasil. Trad. Ncia Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1994. CARVALHO, Adherbal de. O naturalismo no Brasil . Maranho: Livraria Contempornea, Jlio Ramos e C. Editores, 1894. CATHARINA, Pedro Paulo G. F. Esttica naturalista e configuraes da modernidade. In: MELLO, Celina Maria Moreira; CATHARINA, Pedro Paulo G. F. (Org.). Crtica e movimentos estticos: configuraes discursivas do campo literrio. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 105-136. COELHO NETO, Henrique. Fogo ftuo. Porto: Lello & Irmos, 1929. CORREIA, Lencio. A bomia do meu tempo. Curitiba: Edio do Estado do Paran, 1955. COUTINHO, Afrnio. Introduo literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1976. DEBRET, Jean-Baptiste. Caderno de viagem. Texto e organizao de Julio Bandeira. Rio de Janeiro: Sextante, 2006.

125

O eixo e a roda: v. 18, n. 1, 2009

DUARTE, Eduardo de Assis. A mecnica de um recalque. 1978. 220 fl. Dissertao (Mestrado em Letras). Pontifcia Universidade Catlica, Rio de Janeiro, 1978. DURAND, Gilbert. Prefcio. In: CARELLI, Mario. Culturas cruzadas: intercmbios culturais entre Frana e Brasil. Trad.: Ncia Adan Bonatti. Campinas: Papirus, 1994. p. 11-16. EL FAR, Alessandra. Pginas de sensao. Literatura popular e pornogrfica no Rio de Janeiro (1870-1924). So Paulo: Cia. das Letras, 2004. FARIA, Joo Roberto. Idias teatrais. O sculo XIX no Brasil. So Paulo: Perspectiva /FAPESP, 2001. LOPES, Marcos Aparecido. No purgatrio da crtica: Coelho Neto e seu lugar na histria da literatura brasileira. Dissertao de Mestrado. Campinas: UNICAMP, 1997. LUZ, Angela Ancora da. Uma breve histria dos Sales de Arte. Rio de Janeiro: Caligrama, 2005. MAGALHES JUNIOR, Raimundo. A vida turbulenta de Jos do Patrocnio. Rio de Janeiro: INL, 1972. MAINGENEAU, Dominique. O contexto da obra literria. So Paulo: Martins Fontes, 2001. MAINGENEAU, Dominique. Le discours littraire; paratopie et scnes dnonciation. Paris: Armand Colin, 2004. MAINGENEAU, Dominique. Contre Saint Proust ou la fin de la Littrature. Paris: Belin, 2006. MENDES, Leonardo. Naturalismo com aspas: Bom-Crioulo de Adolfo Caminha, a homossexualidade e os desafios da criao literria. Revista Gragoat, Niteri, Universidade Federal Fluminense, v. 14. p. 29-44, 2003. MENDES, Leonardo. As qualidades da incorreo: o romance naturalista no Brasil. In: MELLO, Celina Maria Moreira de; CATHARINA, Pedro Paulo Garcia Ferreira (Org.). Crtica e movimentos estticos: configuraes narrativas do campo literrio. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006. p. 137-165. MENDES, Leonardo. O retrato do imperador: negociao, sexualidade e romance naturalista no Brasil. 7. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000. (Coleo Memria das Letras). MENDES, Leonardo. Rita Baiana: nao e sexualidade em O cortio. In: AZEVEDO FILHO, Deneval Siqueira de; MAIA, Rita Maria de Abreu (Org.). Livros e idias: ensaios sem fronteiras. So Paulo: Arte & Cincia, 2004. p. 115-128. MRIAN, Jean-Yves. Alusio Azevedo. Vida e obra (1857-1913). Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. MITTERAND, Henri. Zola. Lhomme de Germinal 1871-1893. T. II. Paris: Fayard, 2001. MONTELLO, Josu. Alusio Azevedo e a polmica de O mulato. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1975. OLIVEIRA, Diogo de Castro. Onosarquistas e patafsicos: a boemia literria no Rio de Janeiro fin-de-sicle. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008. PARDAL MALLET, Joo Carlos de Medeiros. O cortio. In: AZEVEDO, Aluisio. Aluisio Azevedo: fico completa em dois volumes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005. v. 1. p. 83-89.

126

Belo Horizonte, p. 1-212

PEIXOTO, Afrnio. Lembranas de Alusio Azevedo. In: ______. Poeira da estrada. Ensaios de crtica e de histria. So Paulo: Cia. Editora Nacional, 1944. p. 258-269. PEREIRA, Lucia Miguel. Prosa de fico (de 1870 a 1920). Histria da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1988. QUEIRZ JNIOR, Tefilo de. Preconceito de cor e a mulata na literatura brasileira. So Paulo: tica, 1975. SCHWARCZ, Lilia Moritz. O sol do Brasil; Nicolas-Antoine Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de d. Joo. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. SEIGEL, Jerrold. Paris bomia: cultura, poltica e os limites da vida burguesa 18301930. Porto Alegre: L&PM, 1992. SILVA, Ana Carolina Feracin da. Entre a pena e a espada: literatos e jacobinos nos primeiros anos da Repblica (1889-1895). Dissertao de mestrado. Campinas: Unicamp, 2001. STRACCIA, Carlos (Org.). O espetculo de massas na literatura brasileira. So Paulo: Selimunte, 1992. SUSSEKIND, Flora. Tal Brasil, qual romance? Rio de Janeiro: Achiam, 1984. TINHORO, Jos Ramos. A provncia e o naturalismo. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1966. VENTURA, Roberto. Estilo tropical. Histria cultural e polmicas literrias no Brasil 1870-1914. So Paulo: Companhia das Letras, 1991. ZOLA, mile. Le roman exprimental. Lettre la jeunesse. Le naturalisme au thtre. Largent dans la littrature. Du roman. De la critique. La Rpublique et la littrature. e 5 d. Paris: Charpentier, 1881.

127

Vous aimerez peut-être aussi